You are on page 1of 9

A R T I G O

Adeso ao tratamento da diabetes Mellitus: A importncia das caractersticas demogrficas e clnicas


Diabetes Mellitus treatment adherence: The relevance of demographic and clinical characteristics
Isabel Silva * Jos Pais-Ribeiro ** Helena Cardoso ***

Resumo
O presente estudo, de carcter exploratrio e transversal, teve como objectivo identificar e analisar variveis demogrficas e variveis clnicas associadas adeso aos auto-cuidados da diabetes. Foi avaliada uma amostra de convenincia de 316 indivduos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M= 48,39; DP=16,90); 41,8% (n=132) apresenta diagnstico de diabetes tipo 1 e a durao da doena varia entre 4 meses e 43 anos (M=13,66; DP=9,32); 59,8% sofre de complicaes crnicas da diabetes. Os resultados sugerem que as variveis demogrficas, o tipo de diabetes e o nvel de controlo glicmico, de uma forma geral, no esto associados a diferenas na adeso ao tratamento. Porm, a presena de sequelas crnicas e uma maior durao da doena esto associadas a maior adeso a alguns dos auto-cuidados da diabetes.

Abstract
This transversal exploratory study aimed to identify and analyze demographic and clinical characteristics related to adherence to self-care in diabetic patients. A convenience sample of 316 diabetic patients; of whom 44,6% were males (n=132); aged between 16 and 84 years (M=48,39; SD=16,90); 41,8% with type 1 diabetes diagnosis; and disease ranging between 4 months and 43 years; 59,8% suffering from diabetes chronic complications was studied. Data reveal that demographic variables, diabetes type and glycaemic control level, generally considered, are not significantly related to differences in perceived treatment adherence. However, the presence of diabetes chronic sequels and diabetes duration are related to better adherence to some of self-care activities in these patients.
Keywords:

adherence, demographic-characteristics, clinic-characteristics

adeso, diabetes, variveis-demogrficas, variveis-clnicas


Palavras-chave:

* Professora Auxiliar, Universidade Fernando Pessoa. ** Professor Associado, Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade do Porto. *** Assistente Hospitalar Graduada, Servio de Endocrinologia do Hospital Geral de Santo Antnio; Professora Auxiliar, Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Recebido para publicao em 16-02-06. Aceite para publicao em 25-05-06.

II. Srie - n.2 - Jun. 2006

Introduo
esperado que os doentes com diabetes executem um complexo plano de aces comportamentais de cuidados numa base diria, ao longo de toda a sua vida. Essas aces envolvem o estilo de vida, medicao (insulina ou anti-diabticos orais), monitorizao dos nveis de glicemia, resposta a sintomas de hipoglicemia ou hiperglicemia, cuidados com os ps e procura de cuidados de sade adequados para a diabetes ou para outros problemas de sade. O regime , ainda, complicado pela responsabilidade que o doente tem de integrar e sequenciar todas estas tarefas comportamentais na rotina do dia a dia, isto , pela exigncia que lhe feita para que tome constantemente decises complexas relativamente ao tratamento. Os doentes podem ter de modificar os seus comportamentos de auto-cuidado de situao para situao, no havendo, frequentemente, uma prescrio comportamental estandardizada que lhe possa ser dada e que se mantenha vlida atravs de todas as situaes (McNabb, 1997). Parece haver consenso quanto a considerar que se trata de um tratamento extremamente desafiante pelo grau de envolvimento activo fora do comum que exige ao doente. Em relao aos doentes com diabetes, a reviso da literatura permite verificar que, tal como se observa com as doenas crnicas em geral, parece ocorrer uma falta de adeso generalizada. Apesar dos profissionais de sade desempenharem um papel vital na gesto das doenas crnicas, a responsabilidade pelo tratamento reside, em ltima instncia, no doente e/ou na sua famlia. No entanto, parece consensual a ideia de que o cumprimento de prescries no depende exclusivamente da vontade destes ltimos (Vzquez, & Ring, 1993). A investigao e a experincia clnica parecem apontar no sentido de existirem factores relativamente especficos que influenciam a probabilidade de um tratamento prescrito vir a ser implementado, estando esses factores usualmente relacionados com mecanismos de regulao, que envolvem as dimenses instrumental, cognitiva e emocional (Sanchez-Sosa, 2001).

Numerosos so os estudos que procuram analisar os determinantes da adeso e muitos so os factores que tm demonstrado estar relacionados com esta. A adeso ao tratamento tem uma natureza multifactorial, uma vez que influenciada por variveis que actuam a partir de fontes diversas, que podem ser agrupadas num conjunto de componentes (Leventhal & Cameron, 1987). Sackett e Haynes (1976) identificaram mais de duzentas variveis relacionadas com a adeso ao tratamento, que agruparam em cinco categorias: (1) caractersticas do doente; (2) caractersticas do tratamento; (3) caractersticas da doena; (4) relacionamento com os profissionais de sade; (5) e variveis organizacionais e estruturais. Sanchez-Sosa (2001), por sua vez, prope uma classificao em quatro componentes: (1) o doente; (2) a equipa de sade; (3) a doena em si; (4) e factores associados s condies do macro-sistema, relacionados com traos socio-econmicos, geogrficos e culturais de um determinado pas. muito pouco provvel que algum destes grupos de factores actue de forma isolada, sendo natural esperar que factores pertencentes a diferentes fontes interajam, produzindo vrios graus de adeso ao tratamento. Entre os determinantes que tm vindo a ser identificados, salientamos no presente estudo a importncia das caractersticas do indivduo e da doena/tratamento. Diversas so as caractersticas da pessoa passveis de afectar a adeso ao tratamento que tm sido alvo de anlise. Warren e Hixenbaugh (1998) referem que a investigao tem demonstrado que as variveis demogrficas predizem fracamente a adeso aos auto-cuidados gerais da diabetes e verificaram que, de acordo com a idade, diferentes so as formas de no adeso. Por exemplo, entre os mais jovens mais frequente, ao efectuar o registo da auto-monitorizao, a alterao intencional dos valores de glicemia para valores mais aceitveis, enquanto que, nos mais idosos, mais frequente a omisso desses valores. Brooks (2002) constatou que, apesar da idade e a escolaridade demonstrarem estar relacionadas

II - n.2 - 2006

34

com a adeso dieta, essas caractersticas demogrficas esto apenas fracamente relacionadas com a percepo das barreiras e a adeso ao tratamento em mulheres afro-americanas grvidas. A investigao tem demonstrado que os adolescentes com diabetes tipo 1 tipicamente aderem menos ao tratamento do que as crianas mais pequenas, nomeadamente em relao regularidade das injeces de insulina, exerccio fsico, cuidados alimentares e auto-monitorizao da glicemia capilar (Hirschberg, 2001). Warren e Hixenbaugh (1998) analisaram os efeitos combinados da idade e apoio social, tendo verificado que os doentes com idades compreendidas entre 18 e 50 anos apresentavam uma menor probabilidade de aderirem ao tratamento na presena dos colegas de trabalho, enquanto os indivduos com diabetes com mais de 50 anos tinham uma maior probabilidade de no adeso na presena de amigos. Estes autores analisaram, ainda, os efeitos do sexo combinados com o apoio social na adeso aos auto-cuidados, tendo constatado que os homens apresentam uma menor adeso ao tratamento na presena de colegas de trabalho do que as mulheres (Warren & Hixenbaugh, 1998). Ryan (1997) encontrou diferenas significativas quanto relao idade do doente e crenas determinantes da adeso aos auto-cuidados. Enquanto que para os mais novos, o trao mais crtico parece ser a percepo da gravidade e da susceptibilidade, para os mais velhos, parecem mais determinantes os benefcios percebidos da adeso ao tratamento. Uma reviso dos estudos publicados nesta rea levou Lutfey e Wishner (1999) a afirmar que, se alguns estudos encontram uma relao entre classe social, educao, isolamento social e estado civil, e o comportamento de no adeso, outros estudos obtm resultados antagnicos, no encontrando qualquer relao entre a adeso e estas variveis. Tambm Wong, Gucciardi e Grace (2005) constataram que os doentes do sexo masculino recebem um apoio mais activo das suas esposas na preparao das refeies e recebem mais encorajamentos verbais, o que se reflecte numa melhor adeso ao tratamento da diabetes.

No entanto, o apoio que os maridos do s esposas com diabetes parece ser significativamente mais passivo. No mesmo sentido, McCollum, Hansen e Sullivan (2005) verificaram que as mulheres com diabetes revelam menor nvel de sade e de funcionamento, o que afecta o seu envolvimento em actividades de auto-cuidados relacionados com a doena.. As caractersticas do tratamento desempenham, tambm, um papel essencial na adeso. As especificidades do regime teraputico, designadamente a sua complexidade, durao e efeitos secundrios, parecem assumir um papel mais decisivo para a adeso do que as caractersticas particulares do indivduo. A literatura tem comprovado que os tratamentos mdicos de longo prazo, como o da diabetes, esto associados a baixos nveis de adeso (Ryan, 1997; Watts, 1980). Jacobson e colaboradores (1990) desenvolveram um estudo longitudinal, que revelou que os padres de adeso estabelecidos no primeiro ano se mantm ao longo do tempo, apesar de ir ocorrendo uma deteriorao da adeso medida que a durao da doena aumenta. Os resultados desse estudo vo ao encontro dos obtidos em estudos anteriores, que sugerem a ocorrncia de maior deteriorao da adeso nos doentes entre os 13 e os 15 anos de idade, bem como o estabelecimento precoce de um padro de regularidade de manuteno das consultas mdicas. Os autores concluram que, logo aps o diagnstico e ao longo dos dois primeiros anos ps-diagnstico, decorre um perodo de dificuldade de adaptao diabetes e que os padres de adeso ao tratamento se estabelecem nos primeiros 2 a 4 anos, sendo que os padres de adeso estabelecidos precocemente tendem a persistir no curso da doena. Anderson e Laffel (1997) verificaram que a no adeso emerge, em mdia, 3,5 anos aps o diagnstico e numa idade mdia de 15 anos, indicando que o terceiro e quarto anos aps o diagnstico da diabetes tipo 1, assim como a adolescncia, so perodos de risco para a no adeso.

II - n.2 - 2006

35

Sherbourne, Hays, Ordway, DiMatteo e Kravitz (1992) desenvolveram um estudo longitudinal com doentes crnicos (com hipertenso, diabetes e doena cardaca) com o objectivo de identificar os antecedentes da adeso s recomendaes mdicas, tendo constatado que a no adeso no incio do estudo era o maior preditor da no adeso dois anos depois. Kovacs, Iyengar, Goldston, Obrosky e Marsh (1990) verificaram que, medida que a durao da diabetes tipo 1 aumenta, tambm aumenta o distress emocional do doente em relao gesto da doena, o que se poder reflectir numa diminuio da adeso ao tratamento. Contrariamente, Garay-Sevilla e colaboradores (1995) observaram que o nmero de anos aps o diagnstico da diabetes o maior determinante da adeso dieta, o que consideram poder indicar que, aps anos a viver com a doena, as atitudes de negao so reduzidas e os doentes progressivamente aceitam o tratamento. No mesmo sentido apontam os resultados por ns encontrados num estudo anteriormente realizado, em que se verificou que quanto maior a durao da diabetes maior , tambm, a adeso aos cuidados alimentares (Silva et al., 2002b). A fraca adeso aos auto-cuidados da diabetes parece resultar da combinao de vrias caractersticas da doena e do seu tratamento, nomeadamente (Vzquez, & Ring, 1993; Wagner, et al., 1998; Warren & Hixenbaugh, 1998): (a) tratar-se de uma doena crnica sem desconforto imediato, nem risco evidente (em que um cumprimento moderado permite alcanar um estado assintomtico); (b) o tratamento implicar mudanas no estilo de vida (muitas vezes, de hbitos de vida bem consolidados e considerados pelo doente como gratificantes); (c) o tratamento ser complexo, intrusivo e inconveniente; (d) no haver uma superviso directa dos comportamentos; (e) o objectivo do tratamento ser a preveno (das complicaes agudas e crnicas) e no a cura; (f) e o doente poder associar o comportamento de adeso a punio ou prmio (por exemplo, fazer pequenas refeies para aliviar os sintomas de uma crise hipoglicmica pode ser percebido como prmio, aumentando a frequncia

da ocorrncia dessas crises; fazer a auto-monitorizao da glicemia pode ser percebido como algo desagradvel, o que pode diminuir a frequncia desse comportamento). Frequentemente, as consequncias imediatas da adeso ao tratamento so mais aversivas e punitivas do que as do no cumprimento dos conselhos mdicos (Vzquez, & Ring, 1993). Watkins e colaboradores (2000) consideram que existe uma relao curvilinear entre dieta e percepo do fardo da diabetes, o que sugere que a percepo desse fardo menor para os indivduos que apresentam uma muito fraca ou muito boa adeso ao regime de alimentao. A mudana no tratamento da diabetes (de anti-diabticos orais para insulina ou de dieta para dieta conjugada com anti-diabticos orais) parece ser associada pelos doentes crena de que se tornou mais difcil aderir ao regime, pelo que Warren e Hixenbaugh (1998) consideram ser importante avaliar at que ponto a mudana no tratamento stressante para o doente e investigar se h um determinado momento de evoluo da doena a partir do qual a pessoa se torna mais resistente s exigncias que uma mudana no tratamento implica. Quanto presena de complicaes crnicas da doena, estas parecem estar associadas, no momento actual, a uma maior adeso ao tratamento, nomeadamente dieta e toma de anti-diabticos orais (Silva et al., 2002b). As caractersticas das consultas mdicas tm, tambm, sido relacionadas com a adeso ao tratamento. A investigao sugere que as consultas mdicas irregulares esto associadas a problemas no controlo metablico e a um risco aumentado de complicaes (Jacobson, 1996) e que uma maior superviso e monitorizao esto associadas a uma melhor adeso do indivduo com diabetes ao tratamento (Watts, 1980). Por outro lado, a adeso parece aumentar medida que a consulta mdica se aproxima. Por exemplo, a adeso auto-monitorizao da glicemia capilar no dia anterior consulta aumenta para 79%, enquanto que nos trinta dias anteriores de apenas 30% (Wagner, et al., 1998). Tambm a forma como as instrues so transmitidas ao doente pode ser determinante para

II - n.2 - 2006

36

os seus auto-cuidados. Os estudos sugerem que as instrues verbais aumentam a adeso ao tratamento da diabetes e medicao em geral (Wagner, et al., 1998). Warren e Hixenbaugh (1998) alertam para o facto de no podermos presumir que os obstculos adeso permanecem constantes ao longo do tempo e para a necessidade de se prestar ateno evoluo dessas barreiras. Em Portugal, no parecem ter vindo a ser realizados estudos sistemticos que analisem de que forma as variveis demogrficas, caractersticas da doena e do tratamento podem estar associadas a diferenas no nvel da adeso em doentes diabticos, pelo que se considera premente o desenvolvimento de investigao neste campo, essencial para que seja possvel estruturar planos de interveno mais dirigidos a aspectos relevantes para esta populao, potenciando a sua adeso ao tratamento. Assim, este estudo teve como objectivo identificar e analisar variveis demogrficas e variveis clnicas associadas adeso aos autocuidados da diabetes.

Material
Questionrio de Auto-Cuidados da Diabetes

Mtodo
Participantes Os participantes constituem uma amostra de convenincia de 316 indivduos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M=48,39; DP=16,90); 17,7% solteiros; 72,5% casados/unio de facto; 3,8% divorciados/separados; 6% vivos. Dos participantes, 41,8% (n=132) apresenta diagnstico de diabetes tipo 1 e 58,2% (n=184) de diabetes tipo 2, e a durao da doena varia entre 4 meses e 43 anos (M=13,66; DP=9,32). Destes doentes 59,8% sofre de complicaes crnicas da diabetes; 49,2% so activos, 5,4% desempregados, 8,6% domsticas, 5,7% estudantes e 31,1% reformados. Todos os participantes so acompanhados na Consulta de Endocrinologia do Hospital Geral de Santo Antnio, no Porto.

Instrumento desenvolvido por Silva e colaboradores (2002a). Trata-se de um questionrio de auto-resposta que visa avaliar a adeso ao tratamento na diabetes ao longo da ltima semana. constitudo por 11 itens, que se agrupam em trs dimenses: cuidados alimentares, tratamento insulnico e tratamento com anti-diabticos orais. O instrumento de resposta tipo Likert, oferece 5 a 6 opes de resposta, conforme a subescala avaliada, sendo que quanto mais elevado o valor obtido, maior ser a adeso ao tratamento (na subescala cuidados alimentares o mximo que possvel obter 28; na subescala tratamento insulnico 8; e na subescala anti-diabticos orais 8). O instrumento apresenta uma consistncia interna aceitvel, dado o reduzido nmero de itens que constitui cada uma das subescalas (Silva et al., 2002a): Sub-escala cuidados alimentares (=0,62); Sub-escala tratamento insulnico (=0,75); Sub-escala tratamento com anti-diabticos orais (=0,88); Escala total (=0,66). O questionrio apresenta, ainda, uma boa estabilidade temporal, avaliada atravs do teste-reteste (Silva et al., 2002a): Sub-escala cuidados alimentares, r(35)=0,85; Sub-escala tratamento insulnico, r(35)=0,72 (no foi analisada a subescala tratamento com anti-diabticos orais, pelo nmero de indivduos a fazerem este tratamento que participaram nas duas avaliaes ser extremamente reduzido). A anlise da correlao de cada sub-escala com a escala total sugere que as trs sub-escalas apresentam uma correlao superior a 0,40, com excepo do item 8 (r=0,38), o que sugere que as sub-escalas apresentam uma consistncia interna aceitvel (Silva et al., 2002a). Finalmente, a anlise da correlao de cada item com as diferentes sub-escalas demonstrou que os itens de cada uma das sub-escalas apresentam uma correlao substancialmente mais elevada com as sub-escalas a que pertencem do que com as outras sub-escalas, demonstrando que a escala possui uma razovel validade convergente-discriminante (Silva et al., 2002a).

II - n.2 - 2006

37

Questionrio demogrfico e clnico

A informao sobre os aspectos demogrficos (sexo, idade, escolaridade, estado civil, nmero de pessoas com quem este vive e actividade profissional/ ocupao), a durao e tipo da diabetes, presena/ausncia de complicaes crnicas e sobre o controlo glicmico (avaliado atravs da hemoglobina glicosilada - HbA1c) foi obtida a partir dos processos mdicos dos doentes.

Procedimento Foi solicitada autorizao da Comisso de tica do Hospital Geral de Santo Antnio para a realizao do presente estudo. A amostra sequencial foi constituda por indivduos que frequentam a consulta externa do Servio de Endocrinologia do Hospital Geral de Santo Antnio e a sua participao obedeceu aos seguintes critrios: ter diagnstico de diabetes tipo 1 ou tipo 2; com ou sem complicaes crnicas associadas diabetes (visuais, cardacas, neuropticas, renais, etc.); informados do diagnstico; sem perturbaes do estado de conscincia; no hospitalizados; sem doena associada (excluir quando for mais significativa do que a diabetes). Os doentes foram contactados no prprio hospital quando a se dirigiam para consultas de rotina. As informaes clnicas e demogrficas foram recolhidas a partir dos processos mdicos dos doentes e estes responderam aos questionrios no contexto de uma entrevista pessoal, aps obteno do seu consentimento informado, respeitando os princpios propostos pela Declarao de Helsnquia, pela qual o hospital se rege. Os participantes foram informados acerca dos objectivos e procedimentos da investigao em que iam participar,

estando livres de qualquer coero para decidir se queriam ou no responder. Em qualquer momento da sua participao podiam recusar continuar, sendo que dessa recusa no resultariam quaisquer consequncias para si. No entanto, nenhum dos doentes contactados recusou a participao em qualquer momento da entrevista. Todas as entrevistas foram realizadas pelo mesmo investigador e decorreram entre 26 de Julho de 2000 e 29 de Outubro de 2001. Para proceder anlise de dados recorreu-se aos seguintes procedimentos estatsticos: estatstica descritiva (mdia, desvio-padro, valores mximos e mnimos) para descrever a adeso ao tratamento nos doentes avaliados, nomeadamente a adeso aos auto-cuidados alimentares, injeco de insulina e anti-diabticos orais; coeficiente de correlao de Pearson para analisar a associao entre a adeso ao tratamento e idade, anos de escolaridade, nmero de pessoas com quem o doente vive e anos de diagnstico de diabetes; o teste t para duas amostras independentes para analisar a existncia de diferenas quanto adeso ao tratamento entre os dois sexos, doentes com diabetes tipo 1 e tipo 2, doentes com e sem complicaes crnicas da diabetes; One-Way Anova para analisar as diferenas ao nvel da adeso ao tratamento em doentes com controlo glicmico bom, razovel e mau, e com distintas actividades profissionais.

Resultados
No Quadro 1, apresenta-se uma anlise descritiva da adeso ao tratamento da diabetes na amostra estudada, designadamente da adeso aos auto-cuidados alimentares, injeco de insulina e anti-diabticos orais. So apresentados os valores

QUADRO 1 Anlise descritiva da adeso ao tratamento da diabetes


Mnimo Auto-cuidados alimentares Tratamento insulnico Tratamento com anti-diabticos orais 6,00 0,00 0,00 Mximo 28,00 8,00 8,00 Mdia 22,96 7,37 7,40 Desvio-Padro 5,36 1,37 1,51

II - n.2 - 2006

38

mnimos e mximos obtidos pelos participantes nas distintas subescalas, assim como os valores mdios e os desvios-padres para cada uma destas. A anlise dos dados sugere a no existncia de uma correlao estatisticamente significativa entre a idade e a adeso aos auto-cuidados da diabetes, nem entre esta ltima e os anos de escolaridade apresentados pelo doente. Tambm no se encontram diferenas estatisticamente significativas entre doentes do sexo masculino e feminino, nem entre doentes com diferentes estados civis ou actividades profissionais/ocupaes quanto adeso ao tratamento. O nmero de pessoas com quem o doente vive demonstrou estar modesta e positivamente correlacionado com a adeso ao tratamento insulnico (r(211)=0,20; p<0,01), ainda que no estivesse correlacionado de forma estatisticamente significativa com a adeso aos auto-cuidados alimentares e aos anti-diabticos orais. Constatou-se a existncia de uma correlao positiva, ainda que fraca, entre a adeso aos auto-cuidados alimentares e a durao da diabetes (r(304)=0,14; p<0,05). Quanto ao tipo de diabetes, a anlise dos dados aponta para a no existncia de diferenas estatisticamente significativas entre os doentes com diabetes tipo 1 e tipo 2 em relao adeso ao tratamento. De igual forma, no foram encontradas diferenas estatisticamente significativas entre indivduos com bom, razovel e mau controlo glicmico relativamente adeso aos auto-cuidados. Finalmente, quando analisada a presena de complicaes crnicas da diabetes, os resultados revelam que, ainda que no se verifiquem diferenas estatisticamente significativas em relao adeso insulinoterapia, estas esto presentes relativamente aos outros dois auto-cuidados. Os indivduos que apresentam sequelas crnicas da doena (M=23,55; DP=5,25) apresentam uma adeso aos cuidados alimentares superior (t(305)=2,37; p<0,05) dos que no sofrem de complicaes (M=22,08; DP=5,41). Por outro lado, os indivduos com sequelas crnicas da diabetes (M=7,66; DP=1,17) revelam uma maior adeso aos

anti-diabticos orais (t(137)=2,31; p<0,05) do que os que no sofrem dessas complicaes (M=6,98; DP=1,90).

Discusso
Pela anlise dos valores obtidos ao nvel da percepo que os doentes tm da sua adeso aos auto-cuidados da diabetes, podemos afirmar que, de uma forma geral, estes valores podem ser considerados bons, uma vez que os valores mdios se aproximam dos valores mximos que possvel obter nas distintas subescalas. Assim, a percepo destes doentes de que aderem muito ao tratamento que lhes foi recomendado pelos profissionais de sade, no s no que diz respeito aos cuidados com a alimentao, mas tambm no que respeita ao tratamento insulnico e aos anti-diabticos orais. De uma forma geral, no parecem existir diferenas estatisticamente significativas entre os doentes com distintas caractersticas demogrficas, como sexo, estado civil e actividade profissional/ocupacional, quanto adeso ao tratamento, nem uma correlao estatisticamente significativa entre esta e a idade e escolaridade do indivduo. Porm, o nmero de pessoas com quem o doente vive demonstrou estar modesta e positivamente correlacionado com a adeso ao tratamento insulnico, ainda que no estivesse correlacionado de forma estatisticamente significativa com a adeso aos auto-cuidados alimentares e aos anti-diabticos orais. possvel que as pessoas com quem o doente vive constituam uma importante fonte de apoio social, que contribua para que a injeco de insulina se torne menos intrusiva na sua vida. Em relao s variveis clnicas, no se observaram diferenas estatisticamente significativas entre doentes com diabetes tipo 1 e tipo 2, nem entre indivduos com distintos nveis de controlo glicmico quanto adeso aos auto-cuidados. Todavia, a durao da doena revelou estar fraca e positivamente correlacionada com adeso aos auto-cuidados alimentares. possvel que, com o

II - n.2 - 2006

39

tempo, o doente, e at mesmo a sua famlia, integrem este tipo de cuidados no seu estilo de vida. Todavia, a adeso insulinoterapia e aos anti-diabticos orais no demonstrou estar significativamente correlacionada, do ponto de vista estatstico, com esta varivel mdica. Estes resultados parecem ir ao encontro da tendncia que Warren e Hixenbaugh (1998) referem, no sentido de, com o tempo, ir ocorrendo uma diminuio de atitudes de negao e uma aceitao progressiva da doena, o que se reflecte numa maior adeso aos auto-cuidados. Os resultados do presente estudo sugerem, ainda que os indivduos que sofrem de sequelas da doena revelam apresentar uma maior adeso ao tratamento do que aqueles a quem as complicaes crnicas no foram diagnosticadas. possvel que o confronto com o diagnstico das complicaes crnicas aumente a percepo de vulnerabilidade e gravidade da doena e das suas sequelas, bem como a percepo dos benefcios associados adeso aos auto-cuidados e, consequentemente, melhore a adeso ao tratamento da diabetes. Assim, os resultados do presente estudo vo ao encontro de outros apresentados na literatura, que sugerem que as variveis demogrficas so fracos preditores da adeso ao tratamento da diabetes (Garay-Sevilla, et al., 1995). Para alm disso, das variveis relacionadas com a doena e com o tratamento estudadas, apenas se destacam pela sua importncia a durao da doena e a presena ou ausncia de complicaes crnicas da diabetes, variveis que devero ser tidas em conta na elaborao e implementao de programas de interveno que visem promover a adeso ao tratamento da diabetes. Em concluso, a investigao psicolgica j identificou numerosas variveis que influenciam os auto-cuidados do doente, mas muitos desses factores potencialmente importantes ainda no foram analisados exaustivamente. A maioria dos estudos realizados de natureza correlacional, dizendo muito pouco acerca da forma como estes factores se relacionam entre si para afectar a adeso e sobre a alterao dos auto-cuidados ao longo do tempo (Cox, & Gonder-Frederick, 1992).

Sendo esta uma rea basilar para o controlo da diabetes, ser indispensvel desenvolver estudos de carcter longitudinal que nos permitam ter uma maior compreenso da forma como a adeso aos auto-cuidados desta doena determinada, ao longo do tempo, quer por factores relacionados com o indivduo, quer por factores associados diabetes e seu tratamento.

Bibliografia
ANDERSON, B. J.; LAFFEL, L. M. B. (1997) Behavioral and psychosocial research with school-aged children with type 1 diabetes. Diabetes Spectrum. Vol. 10, n. 4, p. 277-284. BROOKS, L. M. (2002) Perceived barriers to treatment adherence among pregnant African American women with diabetes. Cleveland, Ohio: Case Western Reserve University, Health Sciences. Tese de doutoramento. COX, D. J.; GONDER-FREDERICK, L. (1992) Major developmentes in behavioral diabetes research. Journal of Consulting and Clinical Psychology. Vol. 60, n. 4, p. 628-638. GARAY-SEVILLA, M. E. [et al.] (1995) Adherence to treatment and social support in patients with non-insulin dependent diabetes mellitus. Journal of Diabetes and Its Complications. Vol. 9, n. 2, p. 81-86. HIRSCHBERG, S. L. (2001) The self-regulation of health behavior in children with insulin-dependent diabetes mellitus. Palo Alto, California: Faculty of Pacific Graduate School of Psychology. Tese de doutoramento. JACOBSON, A. M. (1996) The psychological care of patients with insulin-dependent diabetes mellitus. The New England Journal of Medicine. Vol. 334, n. 19, p. 1249-1253. JACOBSON, A. M. [et al.] (1990) Adherence among children and adolescents with insulin-dependent diabetes mellitus over four-year longitudinal follow-up: I. The influence of patient coping and adjustment. Journal of Pediatric Psychology. Vol. 15, n. 4, p. 511-526. KOVACS, M. [et al.] (1990) Psychological functioning of children with insulin-dependent diabetes mellitus: a longitudinal study. Journal of Pediatric Psychology. Vol. 15, n. 5, p. 619-632. LEVENTHAL, H.; CAMERON, L. (1987) Behavioral theories and the problem of compliance. Patient Education and Counseling. N. 10, p. 117-138. LUTFEY, K. E.; WISHNER, W. J. (1999) Beyond compliance is adherence. Diabetes Care. Vol. 22, n. 4, p. 635-639. MCNABB, W. L. (1997) Adherence in diabetes: can we define it and can we measure it? Diabetes Care. Vol. 20, n. 2, p. 215-218.

II - n.2 - 2006

40

RYAN, C. M. (1997) Psychological factors and diabetes mellitus. In PICKUP, J.; WILLIAMS, G., ed. lit. Textbook of diabetes. Oxford: Blackwell Science. p. 66.1-66.13 SACKETT, D. L.; HAYNES, R. B., ed. lit. (1976) Compliance with therapeutic regimens. Baltimore, Md.: Johns Hopkins University Press. SANCHEZ-SOSA, J. J. (2001) Treatment adherence: the role of behavioral mechanisms operating through health care interventions. Paper presented in the meeting Adherence to Long-Term Therapies: Toward Policies for Action. Geneva: World Health Organization. SHERBOURNE, C. D. [et al.] (1992) Antecedents of adherence to medical recommendations: results from the medical outcomes study. Journal of Behavioral Medicine. Vol. 15, n. 5, p. 447-468. SILVA, I. [et al.] (2002a) Questionrio de auto-cuidados na diabetes: contributo para a criao de um instrumento de avaliao da adeso ao tratamento. Psiquiatria Clnica. Vol. 23, n. 3, p. 227-237.

SILVA, I. [et al.] (2002b) Effects of treatment adherence on metabolic control and quality of life in diabetic patients. Psychosomatic Medicine. Vol. 64, n. 1, p. 125. VZQUEZ, C.; RING, J. M. (1993) Altered cognitions in depression: are dysfunctional attitudes stable? Personality and Individual Differences. Vol. 15, n. 4, p. 475-479. WAGNER, J. A.; SCHNOLL, R. A.; GIPSON, M. T. (1998) Development of a scale to measure adherence to self-monitoring of blood glucose with latent variable measurement. Diabetes Care. Vol. 21, n. 7, p. 1046-1051. WARREN, L.; HIXENBAUGH, P. (1998) Adherence and diabetes. In MYERS, L. B.; MIDENCE, K., ed. lit. Adherence to treatment in medical conditions. Netherlands: Harwood Academic Publishers. p. 423-453 WATTS, F. N. (1980) Behavioural aspects of the management of diabetes mellitus: education, self-care and metabolic control. Behavior Research & Therapy. Vol. 18, n. 3, p. 171-180.

II - n.2 - 2006

41

You might also like