You are on page 1of 4

FACULDADE CATLICA DE UBERLNDIA CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

MDULO : CONSTRUO CIVIL

DATA:30/05/2012

PROFESSORA:MARIA INEZ RESENDE CUNHA

ALUNO: LEANDRO CHAVES FIGUEIRA

LOCAL: UBERLNDIA/MG

1) Os EPIs utilizados em cada etapa da obra, segundo a NR-18 so os seguintes, para cada uma Terraplanagem: Capacete, Botas e Protetores Auriculares de insero reutilizveis. Fundao: Capacete, Botas e Protetores Auriculares de insero reutilizveis. Estrutura: Capacete, Botas, Luvas, culos de segurana ampla viso ou Protetor Facial, Avental de PVC, Mangote, Botas Impermeveis e Mscara Semi-Facial. Fechamento: Capacete, Botas, Luvas, Respiradores Contra Poeira, Avental e Botas Impermeveis Cobertura: Capacete, Botas, Luvas, culos de segurana ampla viso ou Protetor Facial, Avental de PVC, Mangote, Botas Impermeveis e Mscara Semi-Facial e Luva de Raspas.

2) As exigncias da NR-18 em relao a instalaes eltricas na obra so as seguintes: A execuo e manuteno das instalaes eltricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado, e a superviso por profissional legalmente habilitado. Somente podem ser realizados servios nas instalaes quando o circuito eltrico no estiver energizado. Quando no for possvel desligar o circuito eltrico, o servio somente poder ser executado aps terem sido adotadas as medidas de proteo complementares, sendo obrigatrio o uso de ferramentas apropriadas e equipamentos de proteo individual. proibida a existncia de partes vivas expostas de circuitos e equipamentos eltricos. As emendas e derivaes dos condutores devem ser executadas de modo que assegurem a resistncia mecnica e contato eltrico adequado. O isolamento de emendas e derivaes deve ter caracterstica equivalente dos condutores utilizados. Os condutores devem ter isolamento adequado, no sendo permitido obstruir a circulao de materiais e pessoas. Os circuitos eltricos devem ser protegidos contra impactos mecnicos, umidade e agentes corrosivos. Sempre que a fiao de um circuito provisrio se tornar inoperante ou dispensvel, deve ser retirada pelo eletricista responsvel. As chaves blindadas devem ser convenientemente protegidas de intempries e instaladas em posio que impea o fechamento acidental do circuito. Os porta-fusveis no devem ficar sob tenso quando as chaves blindadas estiverem na posio aberta. As chaves blindadas somente devem ser utilizadas para circuitos de distribuio, sendo proibido o seu uso como dispositivo de partida e parada de mquinas.

As instalaes eltricas provisrias de um canteiro de obras devem ser constitudas de: a) chave geral do tipo blindada de acordo com a aprovao concessionria local, localizada no quadro principal de distribuio. b) chave individual para cada circuito de derivao; c) chave-faca blindada em quadro de tomadas; d) chaves magnticas e disjuntores, para os equipamentos. Os fusveis das chaves blindadas devem ter capacidade compatvel com o circuito a proteger, no sendo permitida sua substituio por dispositivos improvisados ou por outros fusveis de capacidade superior, sem a correspondente troca da fiao. Em todos os ramais destinados ligao de equipamentos eltricos, devem ser instalados disjuntores ou chaves magnticas, independentes, que possam ser acionados com facilidade e segurana. As redes de alta-tenso devem ser instaladas de modo a evitar contatos acidentais com veculos, equipamentos e trabalhadores em circulao, s podendo ser instaladas pela concessionria. Os transformadores e estaes abaixadoras de tenso devem ser instalados em local isolado, sendo permitido somente acesso do profissional legalmente habilitado ou trabalhador qualificado. As estruturas e carcaas dos equipamentos eltricos devem ser eletricamente aterradas. Nos casos em que haja possibilidade de contato acidental com qualquer parte viva energizada, deve ser adotado isolamento adequado. Os quadros gerais de distribuio devem ser mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados. Ao religar chaves blindadas no quadro geral de distribuio, todos os equipamentos devem estar desligados. Mquinas ou equipamentos eltricos mveis s podem ser ligados por intermdio de conjunto de plugue e tomada.

3) Embargo e interdio so medidas de urgncia, adotadas a partir da constatao de situao de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador (seja este

doena ou acidente do trabalho). A interdio implica em paralisao total ou parcial do estabelecimento ou mquina, ou setor de servio, enquanto o embargo caracteriza-se pela paralisao total ou parcial da obra. No tempo paralisado, pode-se tomar atitudes corretivas em relao ao problema e os funcionrios devem receber o salrio como se estivessem em exerccio efetivo.

4) O dimensionamento do SESMT feito de acordo com a NR-4 item 4.2:

4.2. O dimensionamento dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho vincula-se gradao do risco da, atividade principal e ao nmero total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as excees previstas nesta NR. (104.002-2 / I1)

Portanto, para que uma empresa de 350 funcionrios tenha um SESMT dimensionado, necessrio que ela seja categorizada na gradao de risco nmeros 3 e 4, sendo que para a gradao risco 3 , ela contar com 2 tcnicos de segurana do trabalho e para a gradao de grau 4, ela contar com 3 tcnicos de segurana do trabalho, 1 engenheiro de segurana do trabalho e 1 mdico do trabalho. Esta mesma empresa contar com uma CIPA dimensionada conforme o seu nmero de empregados, e o setor econmico a que ela pertence, conforme dita a NR-5 item 5.6:
5.6. A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos.

5) So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, conforme dita a NR-18 (18.3.1). De acordo com a NR-18, em seu item 18.3.2, somente poder elaborar um PCMAT profissional legalmente habilitado em Segurana do Trabalho. 6) A norma que caracteriza o grau de risco do estabelecimento a NR-4, atravs de um quadro que mostra a relao CNAE com seu respectivo grau de risco. Os cdigos utilizados para a construo civil so 43 (SERVIOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUO) e os demais subitens(43.1;43.11-8;43.12-6;43.13-4;43.19-3;43.2;43.21-5;43.22-3;43.29-1;43.3;43.304;43.9;43.91-6;43.99-1).

You might also like