You are on page 1of 9

E. E. F. M.

EPITÁCIO PESSOA – ORÓS – CEARÁ/16ª CREDE AUTORES: LUISA ALVES DE ARAÚJO E ANDERSON ALVES GOMES

PROJETO: PATRULHEIROS DO MEIO AMBIENTE

ORÓS 2012

Do mesmo modo. . com base na análise de uma série de dados uma conscientização e uma tomada de posição quanto às condutas socialmente esperadas dos cidadãos de uma comunidade. Diante de tais dificuldades propomos desenvolver um trabalho de consciência ambiental com nossos alunos do Ensino Médio. dos desmatamentos e das queimadas são apenas parte das responsabilidades que devemos assumir para garantir nossa permanência aqui na Terra. política.1. Para tanto precisamos de um empenho maior de todas as camadas sociais imbuídas num só propósito.APRESENTAÇÃO A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil. o contexto escolar. cultural e histórica do país. tem como seu precursor o próprio homem. ou seja. Proteger o mundo do aquecimento global. O grande desafio da sociedade moderna neste século é sem dúvida alguma alcançar outros séculos com um meio ambiente que propicie a perpetuação de nossa espécie. tendo em vista tantos problemas ambientais pelos quais estamos passando. o de se organizar para que tenhamos sucesso na tentativa de sobrevivermos a tantos problemas que embora de origem ambiental. esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação escolar. os alunos do Ensino médio participantes do projeto Patrulheiros do Meio Ambiente poderão relacionar o contexto da sala de aula com ações cotidianas do seu meio social. embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental. por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento. trazendo uma proposta de trabalho que busque generalizar as informações sobre o assunto e também sugerir. onde visto com a compreensão de conceitos e procedimentos possibilita a articulação para ações contínuas para a qualidade de vida e estimulando os educandos a relacionarem o habitat com os conteúdos programáticos.

que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século. desmatamento e escassez de recursos nãorenováveis. através de estudos curriculares sistematizados e de pesquisas de campo. com um meio ambiente que propicie a perpetuação de nossa espécie. • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza. 1.1. Específicos • Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio. O nosso grande desafio é indubitavelmente alcançar outros séculos. tantos problemas ambientais pelos quais estamos passando.1 PROBLEMATIZAÇÃO Os grandes problemas ambientais da atualidade são oriundos da falta de informação e senso crítico da humanidade. o futuro da vida no planeta terra. precisamos desenvolver a valorização da vida. Assim. . alienação e desperdício causados pelo capitalismo da nossa sociedade e que contribuem definitivamente para o aumento da poluição.2 JUSTIFICATIVA O projeto Patrulheiros do Meio Ambiente surgiu da necessidade de colocarmos em prática no dia-a-dia. Existe a necessidade de integrar a teoria e prática garantindo. maior responsabilidade. tendo em vista. 1. e naturalmente voltarmos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente que é a casa da gente. Quais serão esses fatores? São entre eles: consumismo. acarretando na degradação podendo levar o planeta a bio extinção.3 OBJETIVOS Objetivo Geral Promover aos alunos desta da EEFM Epitácio Pessoa. assim. através de pequenos atos. integração social e principalmente o compromisso do cuidado e preservação do meio ambiente.

METAS • • Conscientizar 100 % dos alunos sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente. papel. adição. regaste históricos do meio ambiente local. • Desenvolver a oralidade. • Desenvolver e estimular no educando a criatividade. 2. • Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades. música. subtração). aula de campo.1 METODOLOGIA A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites. jogos. direto e indiretamente na preservação do meio • Desenvolver nos alunos relações entre conhecimento científico. e dos fatores que interferem ambiente urbano e rural.PÚBLICO ALVO Este projeto é destinado aos alunos do ensino médio da EEM Epitácio Pessoa em Orós. resto de comida. . 3. etc. plásticos em geral. • Estimular a leitura e a escrita. Formar grupos de patrulheiros do meio ambiente engajados nas questões sócio ambiental tornando-os multiplicadores da preservação do meio ambiente. (vidros.• • Promover a socialização entre alunos X comunidade escolar. produção tecnológica e condições de vida voltadas para o plantio e desenvolvimento de Horta Escolar ecológica e Hidropônica voltadas para o desenvolvimento sustentável e cuidado com o meio ambiente. etc). vídeo educativo. a socialização. oficinas. reduzindo os impactos causados pela ação do homem.) e inorgânico. podendo estender-se a comunidade em geral. Proporcionar a reciclagem a partir de estratégias para diversificar os trabalhos realizados com o lixo orgânico (óleos queimados de frituras. 3. software educativo.

.Criar grupo cultural “Verde é vida” de arte para realizar peças relacionadas ao tema meio ambiente.Visita aos órgãos públicos: prefeitura. secretaria de saúde. . plásticos e papel.2 ATIVIDADES .Criar a cartilha ilustrada com tema preservação da natureza e jornal informativo sobre o meio ambiente e a poluição no nosso município. endemias e PSF do município para buscar soluções para os problemas encontrados. teatro e poesias. Reuniões a equipe escolar X X X para tratar das novas ações a serem desenvolvidas. . Busca de parcerias para o projeto. . produzidos através de um conceito programático com o meio ambiente. . . . . redação. Estudos dentro ser X X X X X X X Jun X Ago Set Out Nov Dez Jan do plano de da X X X X X X X sistematizados bibliografia selecionada através do curso de educação ambiental.Promover cursos de fabricação de produtos de limpeza e embalagens ecológicas. CRONOGRAMA DE TRABALHO ATIVIDADES Elaborar projeto Seleção do grupo de monitores. 3.As atividades serão desenvolvidas da seguinte maneira: .Plantio das Hortas Escolar e Produção de mudas para reflorestamento ambiental. destacando o resto de óleo de frituras.Organizar um grupo de Monitores para serem os multiplicadores do projeto dentro e fora da escola que serão denominados de patrulheiros do meio ambiente. Levantamento bibliográfico a estudado estudos. desenhos.Cultivar uma Horta Escolar e produção de mudas para o plantio em áreas disponíveis.Organizar o grupo cultural “Verde é vida” para criação de paródias.Montar oficinas de reciclagem do lixo orgânico e inorgânico.

Encerramento do Projeto com confecção de Jornal – Mural e apresentação da pesquisa sobre a melhoria da merenda escolar com o plantio da Horta Escolar. não são apenas os alunos que ganham com um projeto dessa natureza. tais como: 4. criação de um jornal informativo sobre o meio ambiente e poluição. oficinas e confecção de roupas para o grupo de teatro. veja o que se espera de cada um dos envolvidos. com alunos da Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa terá como alvo de estudo e pesquisa principal. Afinal. Seminário Relacionado ao X X X X X X X X X X tema. cursos. . existem expectativas de resultados em relação a todos os participantes do projeto.3 CUSTO O referido projeto necessita de uma quantia no valor de R$ 3. Apresentação dos dados com as em conclusões geral e da pesquisa X do “Concurso X X para a comunidade escolar e Aprendendo a Cuidar”.Divulgação do projeto pelos monitores na escola e na comunidade. Plantio da Horta Escolar.4 DURAÇÃO O estudo será realizado neste ano de 2012. 3.00 para realização das atividades como: construção de horta. RESULTADOS ESPERADOS No decorrer do desenvolvimento do projeto. criação da cartilha da mãe natureza.500. A seguir. 3. produção de mudas. os setores próximos da localização da unidade escolar.

econômicos e culturais interferem direto e indiretamente na preservação do meio ambiente urbano. da melhoria da ação pedagógica. a ensaiar e revisar soluções. Química. História e Geografia.Biologia.Alunos • Devem se envolver num processo de produção individual e coletivo e se dispor a enfrentar problemas. Por isso. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO Baseado na Proposta Curricular de Avaliação do Estado do Tocantins a Escola deve avaliar para promover. Comunidade Espera-se que a comunidade possa compreender como os fatores sócio. como uma produção intelectual. Professores • Devem passar a ver o meio ambiente como um fazer natural. comprometendo-se com a aprendizagem dos alunos. Matemática. E ao professor é embutido o papel de esclarecer e organizar as experiências significativas de aprendizagem. ética e intelectual dos alunos. 5. Diretores • Devem valorizar o trabalho coletivo e a formação de professores. Arte. visando à promoção moral.1 DISCIPLINAS DE ABRANGÊNCIA . a usar os recursos de que dispõem e a construir novos conhecimentos. Também precisam elaborar um projeto de ensino fundamentado e autônomo. Coordenadores • Devem atuar em conjunto com a equipe. Com o desenvolvimento . o que significa compreender a finalidade dessa prática a serviço da aprendizagem. é importante que ampliem o conhecimento sobre os conteúdos a serem ensinados e também sobre o processo pelo qual as crianças passam para construir cada conteúdo. além de criar condições tanto para a realização das reuniões em equipe quanto para democratização do ensino e da aprendizagem sobre o meio ambiente na escola 4. orientando o planejamento das situações didáticas e contribuindo para a formação de um grupo de profissionais estudiosos e reflexivos. Português.

CONCLUSÃO Ao desenvolver parte desse projeto. 23ª ed. FREIRE. apresentação do tema aos colegas e comunidade. Será realizado pelos Professores. 1978. entendemos que a terra é um planeta finito e que pode ser destruído se o homem não parar para cuidar e preservar os recursos naturais. A agricultura ecológica é candidata a solução para uma agricultura saudável. Paulo. estudo em grupo. 2002. FREIRE. São Paulo: Papirus Editora. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. responsáveis pelas boas desenvolver nos alunos competências e habilidades que influencia no funcionamento fatores O monitoramento dar-se-á de forma contínua e por aluno.107 p. os recursos pedagógicos e avaliação. o meio ambiente a fauna e a flora de modo geral. As fotografias serão legendadas e deverão transmitir a ideia real da ação que está sendo realizada. A Pedagogia do oprimido. 7ª ed. interação do homem com a natureza.deste projeto deseja-se um impacto na melhoria da aprendizagem por meio de reflexão e conscientização sobre a harmonioso e equilibrado dos condições de saúde das pessoas. pontuando as habilidades a serem desenvolvidas pelos discente. Suporte Pedagógico e Direção da Escola. 6. Os professores registrarão em seus cadernos de plano de aula as atividades que compõem as ações. Paulo. 7. Horta Escolar e “Concurso Aprender a Cuidar”. Além de físicos e sociais. Rio de Janeiro: Paz e Terra. sustentável e sem agressão ao meio ambiente. . bem como o cronograma. Quanto às evidências dos trabalhos realizados pelos alunos como pesquisa. Educação e Qualidade. 2002. REFRENCIAS DEMO. Pedro.São Paulo: Paz e Terra.

GUEDES.br/meio-ambiente/ ( acesso em 10/06/2012) http://www. Flora.abril. fevereiro/março 2006. De mãos dadas.gov.mma.org. http://revistaescola.com.br/ (Ministerio do meio ambiente. acesso em 12/06/2012) portaldomeioambiente. Revista Aprende Brasil.br (acesso em 14/06/2012) .