You are on page 1of 11

A Plataforma Tumblr Como Uma Nova Ferramenta Para o Gatewatcher1 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES2 Matias Sebastio

PERUYERA3 Faculdade Internacional de Curitiba e Universidade Tuiuti do Paran Resumo O Tumblr uma plataforma para blogs com caractersticas que simplificam o processo de blogar e tambm estimulam postagens mais simples. Com o crescimento da plataforma e da comunidade de tumblrs, algumas mdias tradicionais se interessaram em ter contato com a comunidade do Tumblr e tambm nas suas possibilidades de difuso de contedo. Este artigo analisa brevemente a plataforma Tumblr, quais as caractersticas que influenciam no formato do contedo, e tambm o uso que lhe dado, em carter experimental, por algumas mdias mais tradicionais. Palavras-chave: Tumblr; Blogs; Gatewatching; Internet.

Introduo O Tumblr, fundado em 2007, essencialmente um sistema de gerenciamento de contedos com elementos de rede social. Ele se caracteriza pela facilidade de uso em relao a outros sistemas. Temos uma definio do prprio Tumblr, na seo about: O Tumblr permite compartilhar qualquer coisa sem esforo. Poste texto, fotos, citaes, links, msica e vdeos, do seu navegador, telefone, computador, email ou de qualquer lugar de onde voc estiver.4 Mas os usurios deram a ele definies melhores. No Urban Dictionary5, site onde usurios postam definies de grias, h vrias definies de Tumblr:
Tumblelogs so miniblogs um jeito rpido de compartilhar links, fotos e vdeos sem as complicaes de um blog normal. Diferente dos blogs, tumblelogs so frequentemente usados para compartilhar as criaes do autor, descobertas ou experincias, porm com poucos ou nenhum comentrio.6 Artigo cientfico apresentado ao eixo temtico Jornalismo, Mdia livre e Arquiteturas da Informao, do IV Simpsio Nacional da ABCiber. 2 Publicitrio, Especialista em Comunicao e Informao pela UTFPR, Mestrando no programa de Comunicao e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paran. e-mail: gustavo@mt2.com.br. 3 Graduando de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba. e-mail: matiasperuyera@gmail.com 4 Traduo do autor: Tumblr lets you effortlessly share anything. Post text, photos, quotes, links, music, and videos, from your browser, phone, desktop, email, or wherever you happen to be. 5 Dicionrio colaborativo online feito pelos prprios internautas, muito parecido com a Wikipedia. 6 Traduo do original: Tumblelogs are miniblogs a fast way to share links, photos, and videos without the bells and whistles of a regular blog. Unlike blogs, tumblelogs are frequently used to share the author's creations, discoveries, or experiences while providing little or no commentary.
1
1

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

As duas definies fazem referncia facilidade de uso do Tumblr em comparao com as plataformas de blogging tradicionais, que, assim como os blogs, foram se distanciando do conceito inicial. As plataformas incharam-se de recursos, e os blogs foram deixando de ser dirios virtuais para se tornarem um meio de comunicao por vezes jornalstico ou empresarial, como afirma Oliveira, em um comentrio sobre o BlogCamp7:
...blogs no so mais s aqueles sites de cunho pessoal onde os autores publicam suas opinies sobre os assuntos que lhe interessam. (...) O tipo de site que parece predominar ao se procurar ilustrar o conceito de um blog hoje em dia o site construdo por algum (ou um grupo de pessoas) que visa ganhar dinheiro publicando contedo e funcionando como alternativa aos jornais, revistas e programas de televiso (OLIVEIRA, 2007).

A definio acima do Urban Dictionary ainda diz: Se blogs so dirios, o Tumblr um caderno de recortes 8, o que define o contedo tpico dos tumblelogs.

Mais um sistema de blogging ou uma nova plataforma?

Schmidt elaborou uma definio quase dicionarstica de blog:


Websites frequentemente atualizados onde o contedo (texto, fotos, arquivos de som, etc) so postados em uma base regular e posicionados em ordem cronolgica reversa. Os leitores quase sempre possuem a opo de comentar em qualquer postagem individual, que so identificados com uma URL nica.9 (SCHMIDT apud AMARAL; RECUERO; MONTARDO, 2007)

Com exceo do sistema de comentrios, que no caracterstica do Tumblr, os blogs nele hospedados respondem a essa descrio. Porm, enquanto vrios usurios veem o Tumblr como mais uma plataforma para blogar, muitos outros o veem como uma plataforma independente, graas s caractersticas que o diferenciam de outros sistemas de blogging. Uma delas a possibilidade de ter seguidores, em uma mecnica similar do Twitter. Os posts de quem o usurio segue aparecem no dashboard, que a pgina inicial do Tumblr, em uma visualizao similar a um agregador de RSS10 (Fig.1). A partir do dashboard

Evento que rene blogueiros. Traduo do autor:If blogs are journals, Tumblr is a scrapbook 9 Traduo de Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Portella Montardo: frequently updated websites where content (text, pictures, sound files, etc.) is posted on a regular basis and displayed in reverse chronological order. Readers often have the option to comment on any individual posting, which is identified by a unique URL 10 Really Simple Sindication, sistema que permite organizar e ler em um nico lugar (agregador) os contedos de blogs e outros sites.
8

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

possvel marcar postagens como favoritas ou reblog-las. A diferena desse sistema para outros,como o Google Friend Connect ou agregadores de RSS, que ele exclui quem no tem uma conta do Tumblr. Os tumblelogs tambm no costumam permitir comentrios, ento para se unir s conversaes, necessrio ter uma conta no Tumblr e um tumblelog. Essas conversaes, em contrapartida, se limitam a enviar mensagens pessoais, no pblicas, a outros autores, marcar a postagem como favorita, ou reblogar o post, liberando assim o acrscimo de comentrios. Essa limitao ocasiona a criao de uma comunidade fechada. A comunidade criada no Tumblr corresponde ao conceito de cluster citado por Recuero: A estrutura bsica da comunidade na rede social aquela de um cluster, ou seja, de um aglomerado de ns com maior densidade de conexes (RECUERO, 2009). A agregao de contedo atravs dos followers de cada usurio cria blocos de usurios que criam e compartilham contedos similares, ou simplesmente tm interesses em comum.

Reblogging: uma volta ideia inicial dos blogs Os primeiros conceitos de weblog, aos quais o prprio termo weblog se refere, se referiam a um log, ou registro, do que foi visto na web. O dono de um blog, seguindo este conceito, tem um papel mais de gatewatcher do que de autor. Ele remedia as informaes que acha importante, usando a ferramenta dos weblogs. Gatewatching, portanto, a observao dos portes de sada de veculos noticiosos e outras fontes, de modo a identificar o material importante assim que ele se torna disponvel (BRUNS apud TRASEL, 2006). A popularizao das ferramentas para publicar contedo, como foi o caso do Blogger, fez com que os usurios encontrassem novos usos alm desse registro, como fazer um dirio pessoal ou reunir textos, por exemplo. O Tumblr surge num contexto em que os blogs j haviam adquirido um novo status, havendo uma necessidade de plataformas de publicao mais simples de usar. Parte desta facilidade est na interface e na ao de reblogar. Ela est presente em dois momentos do Tumblr: no dashboard e nos posts individuais vistos nos tumblelogs. Quem rebloga um post geralmente no edita o texto do post, que gerado automaticamente e contm a referenciao de onde o post veio, que pode s vezes ser longa.
3

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Fig.1: Dashboard (pgina inicial para quem usurio) do Tumblr, onde possvel ver um menu com cones, para fazer novas postagens, e os posts dos tumblogs que o usurio segue.

Interface Podemos dividir a interface do Tumblr em trs instncias: o bookmarklet, o dashboard e os botes presentes em cada Tumblelog. O dashboard (Fig.1) a interface mais tradicional. Consta de um menu principal, onde se escolhe o tipo de mdia que ser inserida, e um espao para escrever comentrios. A escolha da mdia como primeiro passo para postar estimula a simplicidade dos posts. A pergunta que o usurio se faz : o que vou mostrar que seja interessante? A elaborao de posts mais complexos, com vrios tipos de mdia, uma combinao de imagens e vdeo ou at posts com mais de uma imagem so desestimulados pela prpria interface. A metodologia do Tumblr contrasta com a do Blogger ou Wordpress, mais similares a uma pgina em branco (Fig.2).
4

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Fig.2: Tela de criao de novo post do Blogger.com

O bookmarklet um cdigo Javascript que salvo no navegador como se fosse um favorito. Quando usado, ele abre uma janela pop-up do navegador, perguntando qual dos elementos da pgina o usurio quer enviar para seu Tumblr. Novamente a interface estimula uma postagem simples, j que no possvel elaborar posts mais complexos a partir do bookmarklet. Temos aqui tambm uma proposta de integrao com o navegador. O bookmarklet est ali e vira uma funo do navegador, eliminando a necessidade de entrar em algum site para postar algum contedo. Assim, o usurio pode ver algo interessante e post-lo de imediato. Por ltimo, os botes do Tumblr que aparecem em todos os tumblelogs no canto superior direito da pgina. (Fig.3) Esses botes no podem ser eliminados ao personalizar o template. Se o usurio no estiver logado no Tumblr, os botes convidam a criar uma conta. Se logado, as opes so follow, para que as atualizaes desse tumblelog apaream no dashboard do usurio, ou Reblog, para republicar o contedo em seu prprio tumblelog, podendo acrescentar comentrios sem perder o carter de reblogged. (Fig.4).
5

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Fig.3: Post do tumblelog Fuck Yeah Dementia. Acima, direita, possvel ver os botes para quem est logado: like, reblog, seguir o tumblelog ou ir para o dashboard do Tumblr.

Tumblr e gatewatching Alm do leitor que tambm produz contedo, segundo a ideia de prosumers de Toffler (1980), a Web 2.0 precisava de um novo papel para selecionar e editar todo o contedo produzido. Surge assim a figura dos gatewatchers, que principalmente publicitam notcias ,encaminhando para as fontes, mais do que as publicam11 (BRUNS, 2004). Gatewatchers cumprem uma funo de selecionar ou filtrar o contedo disponvel na rede. Colaborando para esse papel, velhas ferramentas se adaptaram, como os blogs, e novas ferramentas surgiram, como o caso do Tumblr.
11

Traduo do autor: fundamentally publicise news (by pointing to sources) rather than publish it.
6

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Fig.4: post Reblogado. Cada usurio que reblogou o post original deixou seu nome e uma imagem, o que demonstra por quantos tumbleblogs o contedo passou.
7

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Os blogs surgem como a primeira alternativa, possivelmente depois do email, para o gatewatcher difundir as notcias e histrias que ele considera interessantes. Na atualidade, as ferramentas para compartilhar fazem da funo do gatewatcher algo mais difundido e desapercebido. Os gatewatchers da atualidade no so somente os blogueiros profissionais que produzem contedo prprio e editam o alheio, mas tambm quem clica nos botes de compartilhar presentes ao final de um post para envi-lo ao Facebook ou Twitter. Neste contexto, um tumblelog, e por consequncia seu dono, podem assumir um ou outro papel, ou ainda um papel intermedirio. possvel postar somente o link para um post ou notcia, como feito no Twitter ou Facebook. Ou ainda reproduzir o contedo na ntegra, processo que facilitado pela ao de Reblog, o que requer que o contedo esteja j em algum tumblelog. O processo anlogo ao Retweet do Twitter, porm no somente com links, como costumeiramente no Twitter, mas com contedo. O importante para ser difundido na esfera do Tumblr disponibilizar o contedo na plataforma, seja ele prprio, alheio ou de outro tumblelog. Uma vez nela, ele poder ser reblogado, comentado, e inclusive sair da esfera do Tumblr.

O uso do Tumblr por meios tradicionais Em 7 de novembro de 2008 foi inaugurado o Tumblr da revista semanal Newsweek. Ele mantido por Mark Coatney, editor do site e do Tumblr da revista, que o define o como uma experincia:
Por que ns tumbleamos? No fim, usamos Tumblr no porque seja uma tima maneira de nos conectar com nossos leitores (apesar que seja verdade) ou porque acreditamos que isto ou algo similar parte de uma nova maneira de interao entre editores e a audincia (apesar de pensarmos isso tambm). Usamos Tumblr porque divertido e enquanto voc no pode comer diverso ou troc-la por dlares para financiar jornalismo srio, acreditamos que h um valor em fazer coisas que gostamos simplesmente porque gostamos de faz-las, e esperamos que nossos amigos Tumblrs gostem tambm.12 (NEWSWEEK TUMBLR, 2009)

Traduo do autor: Why do we Tumbl? In the end, we use Tumblr not because its a great way to connect with our readers (though it is that), or because we believe this or something like it is a part of a new way forward for interaction between publishers and audience (though we think that too). We use Tumblr because its fun and while, you know, you cant eat fun, or trade it in for fistfulls of dollars to fund serious journalism, we believe theres a value in doing things we like simply because we like to do them, and that hopefully our fellow Tumblrs will too.
8

12

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Em uma breve anlise, temos que as primeiras semanas de publicaes no Tumblelog da Newsweek constam de links direcionados a matrias do site da revista e vdeos tambm produzidos pela revista. No ms de setembro de 2010, aproximadamente dois anos depois do comeo das postagens, h poucos links diretos para matrias do website, e mais links para websites de outras publicaes, como o Wall Street Journal. Tambm h contedo reblogado de outros tumblelogs. Essa mudana pode indicar que o tumblelog ainda funciona como uma experincia e que o editor est procurando outros usos e novos contedos para o tumblelog, alm de simplesmente divulgar o website e a revista. Outro Tumblr em atividade do site de notcias Huffington Post, que apresenta contedos variados e de fontes variadas. Os posts e sua edio tm mais coeso que os da Newsweek. As revistas The Atlantic, de Boston, e a New Yorker, de Nova Iorque, tambm tm tumblelogs, com textos curtos, editados especificamente para os tumblelogs. Porm, os textos servem somente para chamar e linkar para os seus sites. O New York Times tambm tm um tumblelog, no qual somente consta um post, o Coming Soon. Independentemente dos planos de cada um, os tumblelogs so mais um canal de comunicao entre os meios e seu pblico, e no somente para atrair visitantes a seus sites. Enquanto o Twitter usado pelos meios principalmente para compartilhar somente informaes curtas, geralmente links, os tumblelogs permitem compartilhar informaes maiores, seja de contedo exclusivo, como nos ltimos posts da Newsweek, ou chamadas para matrias do website, como o caso da The Atlantic e da New Yorker. Atravs de seus tumblelogs, esses meios expem seu contedo e publicitam seus sites e revistas impressas em um cluster de usurios prontos para criticar e divulgar.

Concluso O Tumblr mais uma das enumeras possibilidades que a internet oferece para gerenciar, acumular e compartilhar contedo. A plataforma rene o contedo dos blogs com a facilidade de compartilhamento do Twitter e Facebook. Em um contexto em que a presena das mdias tradicionais na internet no pode se limitar aos canais oficiais criados por elas e que o contedo tm que ser de fcil acesso, para que seja compartilhado e difundido pelos usurios, o Tumblr tm recursos que fazem dele uma ferramenta interessante tanto para quem cria contedo como para a difuso de outros
9

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

meios. Apesar de seu nmero relativamente baixo de usurios se comparado com o Twitter, 6 milhes de usurios em julho de 201013, contra 190 milhes de usurios do Twitter no ms anterior14, o Tumblr a plataforma que merece ser considerada, seja pelo sucesso que teve graas a suas caractersticas, seja pela experimentao que pode inspirar novas formas de edio, ou ainda pelas tendncias que podem ser vistas na maneira em que os usurios publicam ou compartilham contedo. Existe uma ampla tendncia na remediao dos contedos disponveis online. As ferramentas que possibilitam segmentar as informaes ou posts de forma a facilitar a republicao, a remediao e disseminao destes contedos, sero com certeza cada vez mais utilizadas, seja por editores, jornalistas, prosumers ou consumidores, tornando cada uma de ns gatekeepers e gatewatchers de toda a informao disponvel na rede.

13 14

http://techcrunch.com/2010/07/19/tumblr-stats/ http://techcrunch.com/2010/06/08/twitter-190-million-users/
10

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

Referncias AMARAL, Adriana; MONTARDO, Sandra; RECUERO, Raquel (Orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicao. So Paulo, SP: Momento Editorial, 2009. BRUNS, Axel Gatewatching, not gatekeeping: Collaborative online news. Media International Australia Incorporating Culture and Policy: quarterly journal of media research and resources, ed. 107. 2004. P. 31-44. OLIVEIRA, Caio Csar. Blogcamp-MG. Disponvel em: <http://www.caiocesar.cc/?p=8194264> . Acesso em 30/09/2010. RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2009. P. 135. SCHMIDT, Jan. Blogging practices: an analytical framework. Journal of ComputerMediated Communication, n.12(4), article 13, 2007. Disponvel em: <http://jcmc.indiana.edu/vol12/issue4/schmidt.html>. Acesso em: 30/09/2010. TOFFLER, Alvin. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilizao. 28.ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005 TRASEL, Marcelo. Resenha do Gatekeeper ao Gatewatcher. In Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 15, p. 1-4, julho/dezembro 2006. Tumblr Help. Disponvel em: <http://www.tumblr.com/help>. Acesso em 01/10/2010 Tumblr do Fuckyeahdementia. Disponvel em: <http://fuckyeahdementia.com/post/648804824/the-female-bedbug-has-no-sexual-opening-toget-around>. Acesso em: 02/10/2010 Tumblr do Fuckyeahdementia. Disponvel em: <http://fuckyeahdementia.com/post/1228544321/sammy-davis-knows>. Acesso em:02/10/2010 Urban Dictionary. What is Tumblr. Disponvel em: <http://www.urbandictionary.com/define.php?term=tumblr>. Acesso em 02/10/2010 Newsweek Tumblr. Why We Tumblr. Disponvel em: <http://newsweek.tumblr.com/post/255742202/why-we-tumbl>. Acesso em 29/09/2010

11

IV Simpsio Nacional ABCiber - Dias 01, 02 e 03 de Novembro de 2010 - ECO/UFRJ

You might also like