You are on page 1of 13

INSTIT TO FEDERAL DE U EDU CAO CINCIA E T , ECNO LOGIA

SUL DE MINAS GERAIS Campus Muzambinho

_______________________________________________________________________

- ESTATUTO SOCIAL DIRETRIO ACADMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CINCIA DA COMPUTAO


_______________________________________________________________________

Muzambinho 2011

NDICE
...............................................................................................................................1 CAPTULO I: DA DENOMINAO.................................................................................3 CAPTULO II: DOS MEMBROS.....................................................................................3 CAPTULO III: DOS PRINCPIOS E FINALIDADES.........................................................3 CAPTULO IV: DO PATRIMNIO..................................................................................4 CAPTULO V: DAS INSTNCIAS DELIBERATIVAS..........................................................6 Seo I: Da Assemblia Geral..................................................................................6 Seo II: Da Diretoria.............................................................................................7 Seo III: Das Atribuies das Coordenaes............................................................9 CAPTULO VI: DAS ELEIES...................................................................................10 Seo I: Das Convocaes e poca........................................................................10 Seo II: Dos Eleitores e Candidatos......................................................................11 CAPTULO VII: DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS......................................13

CAPTULO I: DA DENOMINAO Artigo 1 - O DIRETRIO ACADMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CINCIA DA COMPUTAO D. COMP, do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO, IFSMG CAMPUS MUZAMBINHO, a entidade mxima de representao dos estudantes do curso de Cincia da Computao do IFSMG Campus Muzambinho. O D. COMP. uma associao civil, sem fins lucrativos, de durao indeterminada, sem filiao poltico-partidria ou religiosa, livre e independente dos rgos pblicos e governamentais, regido pelo presente Estatuto, sediado no Campus, estrada de Muzambinho a Nova Resende, km 35, bairro Morro Preto, Muzambinho MG, C.E.P. 37890-000. Cx. Postal 02, com foro eleito a comarca de Muzambinho MG. CAPTULO II: DOS MEMBROS Artigo 2 - So membros do D. COMP todos os estudantes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Cincia da Computao do IFSMG Campus Muzambinho. Artigo 3- So direitos dos membros do D. COMP: a) Ter respaldo em nvel de representao pelos rgos do D. COMP; b) A participao de forma livre e direta, pela palavra oral ou escrita, em qualquer uma das reunies, comisses e instncias deliberativas do D. COMP; c) Votar e ser votado em Assemblia Geral; d) Livre acesso s dependncias do D. COMP. e) Participar das atividades organizadas pelo D. COMP; CAPTULO III: DOS PRINCPIOS E FINALIDADES Artigo 4 - So princpios e finalidades do D. COMP:

a) Representar os estudantes do CURSO DE CINCIA DA COMPUTAO do INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO, no todo ou em parte, judicial ou extrajudicialmente, defendendo os interesses do conjunto destes; b) Promover a aproximao entre os corpos discente, docente e tcnico-administrativo do IFSMG, preservando cada qual a sua autonomia; c) Organizar, auxiliar e incentivar promoes de carter poltico, cultural, cientfico e social que visem o aprimoramento da formao universitria; d) Promover intercmbio, integrao e fortalecimento dos movimentos sociais, em especial das entidades do movimento estudantil; e) Defender que a Educao seja priorizada em um plano de desenvolvimento nacional, afirmando sempre o carter pblico, gratuito, democrtico e social do Instituto; f) Lutar pela democratizao do acesso e pela implementao de polticas que facilitem a permanncia do estudante na instituio; g) Garantir a efetiva ocupao das vagas discentes dos Conselhos Superiores, Cmaras e demais rgos colegiados do IFSMG, defendendo a paridade da participao estudantil nestes rgos em relao aos demais segmentos do Instituto; h) Defender a democracia, a liberdade, a paz e a justia social, lutando contra todas as formas de opresso dentro e fora do Instituto; CAPTULO IV: DO PATRIMNIO Artigo 5 - O patrimnio do D. COMP ser constitudo por todos os bens mveis e imveis que possui e pelos que vier a possuir por meio de contribuies, subvenes, legados e quaisquer outras formas no vedadas pela lei.

1 - A alienao de quaisquer bens que alterem significativamente o patrimnio do D. COMP somente poder ser realizada mediante a deciso da maioria absoluta dos coordenadores da diretoria. Artigo 6 - So recursos financeiros do D. COMP: a) As quantias arrecadadas em forma de contribuio espontnea dos estudantes; b) As receitas de qualquer promoo, convnio ou atividade realizada pelo D. COMP; c) Os lucros provenientes de emprego de capital; d) Doaes provenientes do poder pblico, de entidades no governamentais e sociedade civil, desde que no afete a autonomia administrativa, financeira e poltica da entidade; Artigo 7 - As despesas do D. COMP. sero classificadas em: - Ordinrias, quando referentes a gastos com material de expediente, funcionrios e demais prestadores de servios e a conservao e manuteno do seu patrimnio. - Extraordinrias, quando referentes a gastos decorrentes da realizao de promoes e eventos, alm de toda e qualquer despesa no prevista acima. 1 - As despesas extraordinrias devero ser aprovadas pela maioria absoluta dos coordenadores da Diretoria do D. COMP. 2 - As despesas no podero, no momento da contrao, gerar obrigaes futuras que ultrapassem o perodo da gesto em exerccio. Artigo 8 - A Diretoria do D. COMP obrigada a prestar contas de sua gesto financeira, mensalmente e ao trmino de seu mandato, comunidade relacionada. Aps a sua aprovao, a prestao de contas dever ser afixada em mural da sede do D. COMP, bem como em outros murais e meios que facilitem a sua publicizao.

CAPTULO V: DAS INSTNCIAS DELIBERATIVAS Artigo 9 - O D. COMP. composto das seguintes instncias, por ordem decrescente de poder deliberativo:
1-

Assemblia Geral;

2- Diretoria. Seo I: Da Assemblia Geral Artigo 10 - A Assemblia o rgo mximo de deliberaes do D. COMP, sendo composta por todos os membros do D. COMP, com igual direito a voz e voto. Artigo 11 - Compete Assemblia Geral: a) Reconhecer seus membros; b) Discutir e votar as teses, recomendaes e propostas apresentadas por qualquer um de seus membros; c) Deliberar sobre assuntos de interesse do corpo discente e encaminhar suas decises Diretoria; d) Aprovar propostas de modificaes no atual Estatuto; e) Suspender ou destituir coordenadores do D. COMP. e/ou os representantes discentes nos Conselhos Superiores e Cmaras, garantindo-lhes o direito de ampla defesa; f) Deliberar sobre os casos omissos deste Estatuto. Artigo 12 - A Assemblia Geral poder ser convocada: a) Pela Diretoria do D. COMP; b) Por comisso estudantil, composta por 30 (trinta) estudantes, mediante apresentao de ordem de convocao escrita. Artigo 13 - A convocao da Assemblia dever ser feita com antecedncia mnima de trs dias teis. Artigo 14 - A Assemblia Geral dever ser amplamente divulgada atravs dos mais variados meios de comunicao disponveis.

Artigo 15 - A Assemblia Geral ser presidida pela Diretoria do D. COMP ou, na inexistncia ou ausncia desta, por comisso eleita na prpria Assemblia; Artigo 16 - As decises da Assemblia sero tomadas por maioria simples dos votos. Artigo 17 - As deliberaes da Assemblia Geral sero lavradas em ata, devendo esta ser aprovada ao fim da Assemblia, assinada pela mesa que houver dirigido os trabalhos e publicada a toda comunidade acadmica em at cinco dias teis. Seo II: Da Diretoria Artigo 18 - A Diretoria do D. COMP o rgo coordenador e executor das atividades do D. COMP, estando subordinado s deliberaes da Assemblia Geral. Artigo 19 - Os coordenadores da Diretoria do D. COMP no so remunerados, sob qualquer forma ou pretexto, sendo vedada a distribuio de lucros, dividendos, bonificaes ou vantagens aos mesmos. Artigo 20 - A Diretoria funcionar sob forma de colegiado, na qual, excluindo as peculiaridades referentes a cada cargo, todos os coordenadores possuem o mesmo peso de voto e igual responsabilidade pela gesto, extrajudicial e judicialmente. Artigo 21 - A Diretoria ser organizada internamente em coordenaes, de acordo com a diviso: 1- Presidncia;
23-

Coordenao de Administrao; Coordenao de Comunicao e Poltica;

4- Coordenao de Cultura, Esporte e Eventos; 5- Coordenao de Ensino, Pesquisa e Extenso;


6-

Coordenao de Finanas.

Artigo 22 - A diretoria do D. COMP dever ser composta por, no mnimo, 7 (sete) pessoas distribudas entre as coordenaes. Artigo 23 - livre a criao de demais coordenaes, sendo somente estas obrigatrias. Artigo 24 - Estipular-se-, na ata de posse, dois membros para responsabilidades com fins de movimentao de conta bancria e afins, sendo o Coordenador de Finanas um dos responsveis obrigatrios. Artigo 25 - Compete Diretoria: a) Representar o D. COMP junto Comunidade Acadmica e a Sociedade Civil em geral; b) Fazer-se representar em conclaves estudantis locais, estaduais, nacionais e internacionais; c) Cumprir e fazer cumprir este Estatuto, suas prprias deliberaes, e as da Assemblia Geral; d) Zelar pelo Patrimnio do D. COMP.; e) Defender os interesses do corpo discente do curso de Cincia da Computao do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho. f) Orientar e coordenar as atividades do D. COMP e deliberar acerca de teses, moes, recomendaes e propostas, observando o presente Estatuto, as deliberaes da Assemblia Geral e o programa apresentado pela chapa quando da sua eleio; g) Manter constantemente informados os estudantes acerca das deliberaes e das atividades do D. COMP; h) Prestar contas do patrimnio e da sua gesto financeira e torn-las pblicas a todos os estudantes; i) Tomar medidas de emergncia, no previstas no Estatuto, submetendo-as ad referendum Assemblia Geral. j) Reunir-se, ordinariamente, mensalmente, e, extraordinariamente, quando necessrio.

Artigo 26 - As reunies de diretoria somente sero instaladas com maioria simples dos membros. Artigo 27 - A diretoria deliberar por maioria simples de votos. Artigo 28 - Trs faltas injustificadas s reunies ordinrias resultam em destituio de cargo. Seo III: Das Atribuies das Coordenaes Artigo 29 - So atribuies da Presidncia: Artigo 30 - So atribuies da Coordenao de Administrao: a) Garantir a organizao e zelo dos acervos documental e bibliogrfico do D. COMP; b) Garantir a redao das atas das reunies ordinrias e extraordinrias da Diretoria e das Assemblias bem como o seu devido encaminhamento e divulgao; c) Convocar reunies de Diretoria ordinrias e extraordinrias; Artigo 31 - So atribuies da Coordenao de Comunicao e Poltica: a) Publicao de informativos, jornais, panfletos e manuteno de uma pgina na rede mundial de computadores de modo que contenham a divulgao das atividades do D. COMP e demais temas de interesse dos estudantes; b) Divulgar os eventos, debates e confraternizaes que venham a ser promovidos pelo D. COMP; c) Manter contato e relaes de colaborao com outros grupos e entidades do movimento estudantil dentro e fora do Instituto. d) Fomentar e estimular as Cincias Polticas entre os membros;

10

Artigo 32 - So atribuies da Coordenao de Cultura, Esporte e Eventos: a) Desenvolver e fomentar a atividade esportiva e a criao artstica e cultural entre os estudantes, criando projetos e atividades diversas nessas reas; b) Organizar confraternizaes e outros eventos de grande porte; c) Fomentar e organizar a participao dos estudantes do Instituto em eventos externos de cunho esportivo, cultural e estudantil. Artigo 33 - So atribuies da Coordenao de Ensino, Pesquisa e Extenso: a) Formular e intervir na elaborao das diretrizes educacionais do Instituto e do sistema educacional brasileiro; b) Garantir a ocupao de vagas pelos estudantes em todas as instncias deliberativas do Instituto; c) Acompanhar e interferir nos trabalhos realizados pelo Instituto nestes trs campos; Artigo 34 - So atribuies da Coordenao de Finanas: a) Controlar a movimentao financeira do D. COMP; b) Efetuar pagamentos e recebimentos, devidamente comprovados e aprovados pela Diretoria; c) Prestar contas perante a Diretoria, e torn-las pblicas para todos os estudantes e comunidade; CAPTULO VI: DAS ELEIES Seo I: Das Convocaes e poca Artigo 35 - As eleies sero realizadas em um dia til, das 9h s 22h. Artigo 36 - As eleies sero convocadas e regulamentadas na forma estatutria por uma Comisso Eleitoral, convocada pela diretoria, composta por 3 (trs) discentes, os quais no podero ser candidatos.

11

Artigo 37 - A Comisso Eleitoral dever ser formada at 30 (trinta) dias antes da eleio; Artigo 38 - As eleies devero ser convocadas com 30 (trinta) dias de antecedncia data fixada pela Comisso Eleitoral. Artigo 39 - A convocao ser feita mediante ampla divulgao atravs de jornais, editais, boletins, internet, cartazes, etc. Artigo 40 - Caber comisso fixar a data das eleies, preferencialmente no primeiro ms do primeiro semestre letivo do ano letivo. Artigo 41 - No prazo de 20 (vinte) dias antes do dia fixado para a eleio, uma comisso de 5 discentes pode requerer formalmente a convocao de Assemblia para modificao da comisso eleitoral e data da eleio. Seo II: Dos Eleitores e Candidatos Artigo 42 - So eleitores todos os estudantes regularmente matriculados no IFSMG Campus Muzambinho, no curso de Cincia da Computao. Artigo 43 - A carteira de estudante ou o comprovante de matrcula acompanhado da Carteira de identidade constituem prova de identidade eleitoral. Artigo 44 - Podero concorrer s eleies todos os estudantes regularmente matriculados no IFSMG Campus Muzambinho, no curso de Cincia da Computao. Artigo 45 - As inscries para as eleies dar-se-o sob a forma de chapas. Artigo 46 - S podero concorrer as chapas que preencherem os seguintes requisitos:

12

a) Sejam completas, com pelo menos 1 (um) integrante em cada coordenao; b) Apresentarem plataforma que no contrarie os princpios e finalidades do DCE e do DA. Artigo 47 - S podero concorrer s eleies as chapas registradas junto Comisso Eleitoral at 10 (dez) dias antes das eleies. Artigo 48 - O registro dar-se- mediante requerimento que contenha: 1- O nome da chapa; 2- Os nomes dos candidatos e seus respectivos cargos; 3- A assinatura e o nmero de matricula dos candidatos; 4- Apresentao e resumo da plataforma; 5- Apresentao do comprovante de matrcula de cada integrante da chapa. Artigo 49 - As chapas podem requirir interveno, nesse caso, uma reunio geral ser convocada em at no mximo 48 horas aps o trmino das inscries para deliberarem sobre os recursos. Artigo 50 - A votao dever ser feita nas dependncias do IFSMG Campus Muzambinho, por sufrgio direto e secreto. Artigo 51 - vetado o voto por procurao. Artigo 52 - Ser garantido o sigilo do voto e a inviolabilidade da urna. Artigo 53 - Os trabalhos eleitorais sero exercidos por representao credenciada pela Comisso Eleitoral e 1 (um) fiscal indicado por cada chapa, por urna. Artigo 54 - A apurao dar-se- imediatamente aps o trmino da votao, em local designado pela Comisso Eleitoral. Artigo 55 - A apurao ser feita pela Comisso Eleitoral e por um fiscal indicado por cada chapa.

13

Artigo 56 - A contagem dos votos ser feita por chapas e a Comisso Eleitoral declarar vencedora a chapa que obtiver maioria dos votos. Artigo 57 - Caso a soma dos votos nulos e brancos seja superior ao total de votos dados chapa mais votada as eleies sero declaradas nulas, sendo convocadas novas eleies no prazo de 30 (trinta) dias. Artigo 58 - A Comisso Eleitoral decidir quaisquer dvidas referentes ao processo eleitoral, cabendo recurso de suas decises Assemblia. Artigo 59 - A chapa eleita para a Diretoria do DA ser empossada por ata da Comisso Eleitoral em at 10 (dez) dias aps as eleies. CAPTULO VII: DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Artigo 60 - Os casos omissos no presente estatuto sero dirimidos pela Assemblia Geral. Artigo 61 - O presente Estatuto s poder ser modificado em Assemblia Geral especialmente convocada para este fim. Artigo 62 - Este Estatuto entra em vigor depois de aprovado em Assemblia Geral, devendo ser registrado em cartrio, revogando-se as disposies em contrrio.

MUZAMBINHO (MG), ___ DE ___________________ DE 2011.

You might also like