A Arte de Bem Receber

“Conseguir transformar algo simples em algo complicado é vulgar. Mas pegar em algo complicado e torná-lo simples, maravilhosamente simples, isso é criatividade.” Charles Mingus

A Arte de Bem Receber – Lapa Palace

INTRODUÇÃO
Hoje em dia, para se receber bem, não é necessário organizar um evento complicado. O segredo do sucesso está na simplicidade, elegância e criatividade. Para conseguir obter este resultado, precisamos de cuidar de todos os pormenores e conseguir uma organização perfeita. Com a grande ajuda da Senhora D. Nahid Ghani, do meu marido Sandro, a paciência da minha professora de Português, Senhora D. Teresa Carvalho e, naturalmente, da Senhora D. Maria Beatriz Bigote Chorão e Senhora D. Teresa Ribeiro consegui organizar esta aula. Queria agradecer muito à Loja David Rosa, por nos ter proporcionado a utilização dos magníficos objectos de prata para a mesa real na sala Columbano. Finalmente, quero agradecer ainda ao pessoal do Lapa Palace pela sua inestimável contribuição. O objectivo deste manual não foi criar um guia completo de protocolo e técnica de serviço, mas sim o de ajudar os nossos alunos da Escola de Cozinha a obterem um sucesso retumbante na organização de recepções em casa. Doris Fabris - Bucheli Hotel Lapa Palace Lisboa

- -

2

nomeadamente pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos. nomeadamente o direito de citação. acessíveis neste caderno. .A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Todas as imagens ou textos. desde que claramente identificada a sua origem. sendo expressamente interdita qualquer utilização. quaisquer que sejam os meios utilizados. propriedade do Lapa Palace. cópia. distribuição. modificação. sendo ainda dispensada a autorização para utilização privada. estão protegidos pela lei. Exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei. comercial ou não comercial. venda ou qualquer outro uso.- 3 . reprodução. total ou parcial. salvo com autorização expressa do Lapa Palace. difusão ou transmissão. sem fins comerciais.

a sexta-feira e o sábado eram dias ideais para organizar uma recepção porque as pessoas podiam descansar no dia seguinte. Quando convida os seus amigos pode usar o telefone.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace A ARTE DE BEM RECEBER Todos nós recebemos convidados em casa. Antigamente. mesmo quando se trata apenas de um almoço. úteis para pessoas muito ocupadas. mas saberemos fazê-lo correctamente? Para sermos bem sucedidos. Hoje é possível também usar o fax ou o email. preferem cada vez mais recusar convites a fim de poderem partir para o campo ou para a praia. temos de conhecer algumas regras. gosta de convidar os amigos para um churrasco. Lembre-se de que os convites e os envelopes têm de ser escritos de forma legível. Naturalmente. Os convites para o jantar podem apresentar problemas semelhantes. Mas.- 4 . hoje em dia. porque voltam tarde e não lhes convém interromper o dia de trabalho. CONVITE Quando tenho de enviar o convite? • • • • • 3 semanas antes de um cocktail 2 semanas antes de um jantar formal 4 semanas para um jantar social ou de negócios 6-8 semanas antes de um baptizado ou festa familiar semelhante 10 semanas antes de um casamento ou de um baile A escolha do dia também é importante. É necessário seguir 5 passos importantes: . O mesmo se pode dizer em relação à segunda feira. não tem escolha se se tratar de um aniversário ou de uma celebração numa data fixa. Quem vive fora da cidade e não pratica uma vida social intensa. A sextafeira pode ser um mau dia. porque as pessoas gostam de partir cedo para o fim-de-semana.

- 5 . Geralmente. telefonar apenas no caso de resposta negativa. 4 1249-021 Lisboa R.F. Rua Pau da Bandeira. dia da semana e hora.F.00 horas.F. Sofia Barros da Silva António Costa de Oliveira Têm o prazer de convidar ______________O Sr.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace QUEM CONVIDA? O anfitrião QUEM CONVIDAMOS? Os nomes dos convidados QUE TIPO DE EVENTO? Descrição do mesmo (cocktail. Tel. Para maiores eventos. Dr.S. almoço ou jantar) QUANDO? Data. ONDE? Escreva a morada exacta e o número do telefone.S. pede-se uma resposta (R.V.F.Afonso Perreira Silva e mulher_________ um cocktail no dia 30 de Maio de 2003. quinta-feira para às 19 .S. 21 394 94 94 . répondre s’il vous plaît).: responder se faz favor ou R.P.

- 6 .F. porque certos pratos não podem esperar! Em Portugal costuma convidar-se para o jantar entre as 20. Por vezes acontece que algumas senhoras preferem um vestido elegante curto.S. confirma-se junto da secretária.F. Chegar atrasado é um sinal de pouca educação. Quando está escrito fato escuro ou traje escuro. . 4 1249-021 Lisboa Traje escuro R. Normalmente. Não esquecer de responder imediatamente! Em geral. António Vasconcelos de Sousa e mulher_________ jantar no dia 20 de Novembro de 2004___________ para às 19 . temos de observar um limite de tempo. é melhor avisar pelo telefone. ou para o anfitrião. No caso de um dos cônjuges não poder participar. é uma recepção formal.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Sofia Barros da Silva António Costa de Oliveira Têm o prazer de convidar para uma recepção em honra do Maestro Riccardo Muti _________O Sr. Não quer dizer chegar dez minutos antes. Em Portugal os convites mandam-se geralmente 7 a 10 dias antes do evento. o que cria um certo ambiente e animação e permite aos convidados terem tempo de chegar. Se vive num sítio difícil de encontrar. por consequência as senhoras sabem que devem levar um vestido comprido. escreve-se no canto inferior do cartão: smoking. geralmente combinam entre si de forma a não haver surpresas. Sugiro que chegue 5 minutos depois da hora fixada. é aconselhável mencionar o tipo de vestuário. 21 394 94 94 até 15/11/2003 Quando organiza uma recepção importante. é utilizado o telefone.00 e 21. Nunca cancele um convite no último minuto. cancela-se o convite explicando a situação. a não ser por uma razão de peso. se for uma casa particular. especialmente quando se trata de um jantar formal. SEJA SEMPRE PONTUAL! É nosso dever chegar tão pontualmente quanto possível. Porque organizar uma recepção exige um grande empenho. não puder chegar a horas. No caso de um convidado se atrasar. para uma instituição. onde as senhoras deverão ir vestidas elegantemente.30. Se a anfitriã insiste para que venha sozinha(o) será ela a procurar um substituto(a) para completar a mesa. é aconselhável juntar um mapa com as explicações necessárias. por qualquer razão. o que pode criar uma situação embaraçosa para a anfitriã. Tel. Se. Rua Pau da Bandeira. Conta-se cerca de meia hora para os aperitivos. não é fácil fazer alterações à última da hora.00 horas.

croquetes de camarão. Se tiver espaço suficiente. servindo-lhes bebidas sem álcool. Prepara-se uma mesa onde se colocam todas as garrafas e os empregados passam por entre as pessoas servindo-lhes em bandejas todas as bebidas. patê de fígado. caviar e tostas de salmão fumado. pode preparar também uma mesa para os petits-fours e para os pastéis. canapés de tomate. pastéis de bacalhau. folhado de cogumelos Um cocktail começa normalmente entre as 18. Lembre-se que é sempre agradável ter flores frescas em cima de mesa! .- 7 . folhado quatro queijos. queijo. pontas de espargos. cubinhos de ravanete com chutney de manga. Algumas sugestões: • • • • • • • • • • • • • • • • • mousse de Roquefort. Quando as bandejas com os vários canapés se encontram meio vazias. empadinhas de queijo. miniquiche. ameixa com bacon. pequenos pastéis ou petits-fours. precisa de arranjar um óptimo serviço. vol-au-vent de mousse de peixe. barquete recheada com mousse de camarão. champanhe e vinho branco (muitos portugueses preferem um bom whisky). fatias de perú com ameixas. presunto italiano. COCKTAILS É uma forma simpática de receber convidados em casa. damasco com brie.30h e 19.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace EVENTOS Temos diferentes possibilidades para recebermos pessoas em casa.30h. Geralmente servemse diferentes canapés frios e quentes. é necessário voltar a enchê-las para não darem uma má impressão. Para que um cocktail tenha sucesso.

Todos as bebidas são servidas em bandejas pelos empregados. Os empregados devem estar atentos à loiça suja que deve ser retirada imediatamente. petits fours. risotto. as saladas e as sobremesas.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace COCKTAIL DINATOÎRE (Jantar em pé) Este tipo de recepção é menos usado para o almoço. Acompanhamentos Sobremesas variadas (tortas. para poder ser comida em pé. É muito importante não só o arranjo e a disposição dos pratos como também a decoração da mesa. Normalmente. cebolinhas etc. sorvetes. Se houver espaço. massas e respectivos molhos.00 e termina às 21.- 8 . .00. Sopas (frias ou quentes) Pratos quentes (aves. É um cocktail prolongado. Não podemos esquecer que os olhos também comem! Algumas sugestões: • • • • • • • • • • Tábua de queijos (nacionais e/ou importados) Cesta de pães sortidos Patês e mousses Carne fria variadas Saladas diversas (simples e/ou compostas) Molhos sortidos e guarnições(azeitonas. carnes. é agradável ter uma mesa separada com os queijos. peixes. não se pode descurar o serviço. Embora se possa considerar um self-service. Os convidados gostam muito de buffets porque têm mais variedade de comida e porque podem servir-se à vontade. a comida é preparada de forma a não ser necessário usar faca. normalmente começa às 19. frutas frescas. pepinos. ou seja. O ambiente é menos formal.

Não esqueça a decoração com flores frescas. os empregados recolhem os pratos e talheres sujos para permitir que os convidados se sirvam uma segunda vez ou para passarem à sobremesa. Depois de os convidados se terem servido e sentado. Quando todos os convidados tiverem terminado. essencial para um buffet! . ou seja. sem contar com uma pessoa na cozinha para solucionar todos os problemas finais do menu. e com outra pessoa para abrir a porta e recolher. tinto ou branco. serão os empregados que passarão os vinhos. Os empregados limpam a mesa das migalhas e servem o café ou o chá.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace BUFFET (geralmente jantar-buffet) Se organizamos em nossa casa um buffet com mesinhas. se for caso disso. No caso de ter à disposição um cozinheiro. é simpático pô-lo a cortar carne ou outras coisas atrás da mesa do buffet. Quando virem que os convidados terminaram. precisamos de empregados. com os convidados sentados.- 9 . para que se possa escolher entre ambos. os empregados levarão para a cozinha as travessas sujas do buffet e também os pratos e talheres sujos. os casacos. Os aperitivos serão passados pelos empregados Os empregados nunca servem o buffet. O mínimo para 24 pessoas seria um serviço de dois empregados.

. campo ou praia.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace ALMOÇO É quase sempre uma ocasião informal e pode ser organizado de formas diferentes consoante o sítio onde vive – cidade.- 10 .

A Arte de Bem Receber – Lapa Palace JANTAR Todos as pessoas estão sentadas. e pode ser formal ou informal dependendo dos convidados 11 .- 11 .

para uma mesa pequena. com filete dourado. uma é suficiente. Para uma recepção muito formal. ALMOÇO Fundo de alcachofras com salada de sapateira ****** Consommé Celestine ****** Tournedó de novilho com molho Choron Batata “fondant” Feijões verdes Tomate Provençal ****** Gelado assado no forno Com molho de frutos vermelhos Lisboa. 29 Novembro 2003 . A ementa deverá estar impressa sobre um cartão de boa qualidade e.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace EMENTA Para um almoço ou um jantar oficial. Em Portugal. deverá mencionar o convidado de honra.- 12 . não esquecendo a data. Para uma refeição muito formal cada convidado terá a sua própria ementa em cima do prato ou do guardanapo. usa-se geralmente uma ementa (menu) com a descrição tão exacta quanto possível das comidas e dos vinhos. Note que os marcadores e as ementas deverão ser escritas no mesmo estilo de letra. Coloca-se a ementa (escrita à mão ou à máquina) entre dois lugares. não é costume utilizar-se a ementa numa recepção numa casa particular. eventualmente.

o serviço de copos para um almoço ou para um jantar deve fazer conjunto com a toalha ou toalhetes e com a louça.- 13 . Em almoços pode-se utilizar toalhetes de palha. mas cada vez com maior frequência de algodão. seja ela de renda delicada. Com a louça acontece algo semelhante. linho ou de damasco. desde os cristais ao faqueiro. mas para um almoço numa casa particular utiliza-se uma mais simples do que para jantar. Num almoço oficial emprega-se a mesma louça que num jantar. TOALHAS E GUARDANAPOS A toalha tem um papel primordial na elegância de uma mesa. de linho ou estampados. Tradicionalmente de linho.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Lembre-se que o segredo do sucesso de um convite não depende de uma comida sofisticada. Não podemos utilizar uma louça alegre e informal de almoço com um serviço de copos de cristal clássico com filete dourado. Do mesmo modo. Em jantares formais utiliza-se normalmente una toalha de damasco branco. Muitas vezes um prato simples e bem feito é mais apreciado! Fundamental também é a arte de escolher os convidados. 14 . Complementará na perfeição os outros elementos.

Nas recepções informais. .- 14 . incluindo o linho simples. o linho colorido ou algodão axadrezado têm um ar fresco e apelativo. Os tecidos compostos de algodão e poliéster são mais fáceis de tratar. liso ou bordado ou uma faixa de cor contrastante.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Existem muitas alternativas ao damasco.

Velas não se utilizam para o almoço. como uma pequena grinalda de hera ou utilizar uma fita bonita.- 15 . mas não na casa. madeira.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Hoje vale uma regra: tudo é possível. Não é uma questão de moda ou de bom gosto.podem ser dobrados ou enrolados e enfiados numa argola. conjuntos de plástico e guardanapos de papel são só aceitáveis no jardim. Existem argolas de uma infinidade de materiais. porcelana. Existem duas excepções. Os guardanapos – a condizer ou a contrastar. . tartaruga. pode atar-se qualquer coisa à volta do guardanapo enrolado. só para a noite. Em alternativa. por exemplo. estanho. talvez combinado com uma flor. a luz só é necessária para os jantares e assim se obtém um efeito mágico.

amortece os sons e evita que a toalha escorregue e. nunca se porá a toalha sem o seu forro! O forro torna a mesa mais macia e confortável. protege a superfície da mesa .A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Uma coisa muito importante. ao mesmo tempo.- 16 .

mas não para um jantar. E não se esqueça de colocar sempre velas novas! . Velas NUNCA se utilizam para o almoço. num convite particular. Pelo contrário.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace A DEÇORAÇÃO DA MESA A decoração de uma mesa não é. mais convencional. uva etc. Uma boa anfitriã deve esforçar-se por aprender a arranjar as suas decorações com originalidade e gosto. como alguns pensam. e no inverno arranjos de natal. algo secundário. A dona de casa não deve decorar a mesa com um arranjo floral. Precisamos de dar atenção à disposição das velas e dos arranjos florais sobre a mesa para não impedir a visibilidade entre as pessoas. no outono. folhas. A fruta e as verduras são um excelente elemento decorativo para uma mesa. É um elemento absolutamente essencial para que o nosso convite tenha êxito. a luz só é necessária para os jantares e assim se obtém um efeito mágico. flores de verão. podemos deixar voar a nossa imaginação. tal como faria um florista. só para a noite. Numa refeição oficial. a decoração deve ser mais cuidada ou. Uma ideia original é a decoração da época. Pode utilizar flores de primavera. se quisermos. Não é uma questão de moda ou de bom gosto. embora sejam apropriados para um almoço.- 17 .

- 18 .A Arte de Bem Receber – Lapa Palace .

ou por ser um executivo destacado. devido às circunstâncias da vida moderna. nos lados estreitos da mesa: 2 A 4 3 1 A 1 3 4 2 Na presidência francesa. regra geral. A presidência a que chamamos anglo-saxónica. A distribuição dos lugares de uma mesa será tanto mais exigente quanto mais formal for o jantar. ocupa as duas cabeceiras nos extremos. os anfitriões. isto nem sempre é possível.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace PRESIDÊNCIA E PRECEDÊNCIAS Quando uma pessoa leva uma vida social intensa ou viaja muito por qualquer razão . ou seja. ou por ocupar um alto cargo . deverá haver número igual de homens e de senhoras.tem de assistir a inúmeras recepções ou refeições. consiste em que quem preside à mesa. nos Estados Unidos e em muitos países do mundo.seja pela sua posição social. e que é usual no Reino Unido. No entanto.- 19 . quem ocupa a presidência ocupa o meio do lado comprido da mesa: 3 1 A 2 4 4 2 A 1 3 A = Anfitrião A = Anfitriã (o sublinhado indica uma senhora) . pelo contrário. Em princípio. ou oferecê-las ela própria. Então perguntar-se-à quais são as regras para sentar os diferentes convidados a uma mesa. e quando o é nem sempre é fácil determinar precedências.

se o jantar for oferecido por um casal. etc. Esta é a regra geral e a que se segue em Portugal. evitando também. Excluindo as ocasiões formais. são sobretudo o bom senso e o tacto que irão determinar a distribuição dos lugares. Deve respeitar-se a dignidade concedida pela idade. o que ajuda muito a memorizar os nomes de cada convidado . é fundamental juntar pessoas que tenham alguma coisa em comum. as pessoas mais velhas têm precedência sobre os jovens. Se temos só uma mesa para mais do que 10 convidados. Cada mesa deve estar assinalada de uma das formas sugeridas. Para uma recepção importante com muitas mesas. Pode indicar-se as mesas usando um número. .A Arte de Bem Receber – Lapa Palace De qualquer modo. Para ter êxito numa recepção. que fiquem em frente um do outro. no qual se indica a posição de cada convidado. Neste caso. é melhor usar marcadores de cartolina com o nome claramente escrito. a tendência actual é para sentar os convivas de modo a conseguirse uma convivência agradável. podemos colocar um pequeno plano em cima da mesa. sendo possível. o que é um factor tão importante como a comida. Os casais devem separar-se.. cidades . é conveniente ter uma lista dos convidados. a regra fundamental que preside à distribuição dos lugares consiste em sentar o convidado de honra à direita da anfitriã e a sua mulher à direita do anfitrião. diferentes flores. tendo em conta o tipo de recepção e de convidados. A lista tem de figurar na entrada da sala para indicar às pessoas onde devem sentar-se. num lugar visível. Sendo menos de dez pessoas.- 20 . Em geral.

devemos contar com aproximadamente 30 a 45 minutos para o aperitivo. O Kyr Royal prepara-se com champanhe e xarope de cassis. Gin. Vodka. o balde com gelo.- 21 . fatias de limão. Aqui em Portugal. bem como os retardatários para chegarem. pauzinhos e guardanapos de papel. Pode servir: Champanhe. Não esquecer a água tónica e água de castelo. Cynar). . os diferentes copos. Prepare uma mesa com as garrafas. muitas pessoas preferem um bom Whisky.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace APERITIVO Num jantar formal. para que os convidados tenham tempo para se conhecerem. Vermutes (Martini). sumo de tomate. sumo de laranja. Bitter (Campari. Hoje vamos preparar duas bebidas diferentes para o aperitivo: A MIMOSA E O KYR ROYAL A Mimosa prepara-se com champanhe e sumo de laranja fresco. vinho branco.

Para evitar ter o lugar vazio sem o prato. pode-se pôr um marcador. Se for taça de consommé. Antigamente. O marcador da mesa tira-se. antes da sobremesa. o prato chega à mesa com a comida já pronta. sobre o prato raso.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace SERVIÇO DE MESA A LOIÇA A primeira coisa a colocar ao pôr uma mesa é o forro e a toalha. entre os 1º e 3º copos. mas não é absolutamente necessário. hoje em dia. Em caso de pouco espaço o 4º copo (vinho licoroso (Sétubal ou Porto ou flute de champanhe) fica atrás da linha dos 3 copos. colocá-la-emos também com o seu prato correspondente. Com 3 copos: o copo do meio fica em linha com a faca de carne Normalmente não se colocam mais de 4 copos. nem um prato de sopa em cima da toalha. de vidro ou de porcelana) está na moda. O marcador (de prata. Se tivermos de usar um prato de sopa. de preferência. De forma nenhuma se põem dois pratos rasos. um em cima do outro. poremos este em cima do raso. ficando um em frente do outro. os pratos eram servidos à mesa. No caso de se porem toalhetes temos de conseguir que estes estejam perfeitamente colocados. OS COPOS Os copos colocam-se diante do prato: Com 2 copos: o copo de água fica em linha com a faca de carne. .- 22 . Depois põe-se a louça.

Em frente do guardanapo. o que implicava uma dificuldade e um trabalho adicionais para os empregados. de se fazer um convite sem contar com ninguém para servir. colocamos o pratinho do pão com a sua faca. começando do lado esquerdo. estão pousados os talheres de sobremesa (garfo e colher). o copo de água. Sem dúvida que o sistema actual de ter todos os talheres colocados antes de os convidados se sentarem é o único praticável. Não esquecer o saleiro e o pimenteiro. .- 23 .A Arte de Bem Receber – Lapa Palace OS TALHERES Actualmente colocam-se todos os talheres ao mesmo tempo. Antigamente. traziam-nos de cada vez que se mudava o prato. Não se pode superar o numero de três talheres de cada lado. o copo de vinho tinto e o copo de vinho branco. cada vez mais frequente. À esquerda dos garfos. uma entrada de peixe e um prato principal de carne. Este couvert está preparado para uma sopa. Temos três copos. e de ser a anfitriã a ocupar-se dos seus convidados. no caso.

Característica: O convidado serve-se sózinho. Consiste em apresentar a travessa à esquerda do convidado. . com a ajuda de uma colher e de um garfo grande.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace OS DIFERENTES SERVIÇOS Temos vários tipos de serviços Serviço à francesa Serviço à inglesa Serviço à russa ou à inglesa com mesa de apoio Serviço empratado Serviço à francesa É considerado como relativamente simples e fácil para o empregado. Essencialmente é praticado nos banquetes.- 24 . dirigidos para ele.

. Serviço à russa ou à inglesa com mesa de apoio Este tipo de serviço é muito frequente nos restaurantes. prepararam-se os talheres para a sobremesa.- 25 . Os pratos devem ser preparados duma maneira apetitosa e nunca sobrecarregados. Característica: O empregado serve o convidado com a ajuda de um colher e de um garfo grandes. Característica: O empregado mostra a travessa primeiro aos convidados. depois retira-se e pousa a travessa em cima da mesa (réchaud) e põe as diferentes comidas nos pratos. REGRAS DE SERVIÇO: Trabalhos efectuados do lado direito: Pôr ou retirar os pratos (ver excepções) Servir os vinhos e outros bebidas Os molhos líquidos com molheira Pousar. tirar facas. que depois serão servidos aos convidados pelo lado direito. Se se servir queijo retiram-se as migalhas depois de ter servido o queijo. é o serviço que se pratica mais nos banquetes. Este serviço apresenta a vantagem de ser muito rápido. em seguida. colheres e copos Trabalhos efectuados do lado esquerdo: Mostrar a travessa aos convidados Pousar e retirar os pratos do pão e prato de salada e os lavabos (excepções) As migalhas são retiradas do lado esquerda. Serviço empratado A comida é colocada em cima do prato ainda na cozinha e depois trazida ao convidado.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Serviço à inglesa Exige da parte do empregado uma grande prática manual. Esta forma de servir permite um serviço muito rápido especialmente para banquetes. A travessa é apresentada à esquerda do convidado. segurando-os “à pinça” na mão direita. substituir.

Não se pousam dois copos do mesmo tamanho. Depois de servir o café ou chá. conta-se com 1 sommelier (vinho e bebidas) para 10 pessoas e 1 empregado de mesa para 10 pessoas.B. Convites oficiais podem ser sujeito a regras diferentes. serve-se a anfitriã como a última senhora. whisky.) . pela mesma ordem dos pratos. etc. depois todas as outras convidadas. Para uma mesa maior de 10 pessoas precisamos dividir a mesa em duas ou mais partes para o serviço. Nos hotéis. N. VINHO O vinho é servido do lado direito. muda-se da casa de jantar para a sala para tomar o café e os digestivos. aguardente. Tal permite aos convidados ficarem mais confortáveis e dá-lhes a possibilidade de conversarem com diferentes pessoas. tendo então como referência o protocolo. CAFÉ E DIGESTIVOS Se os convidados não forem mais de dez. depois continua-se com os senhores na mesma sequência. podemos perguntar qual o digestivo que cada um prefere (cognac. Nunca se põem mais de 4 copos! Os copos são pousados por ordem de tamanho: o mais pequeno à direita e o maior à esquerda.A Arte de Bem Receber – Lapa Palace Proposta de serviço para uma recepção simples em casa: A primeira pessoa a servir é sempre a convidada de honra.- 26 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful