You are on page 1of 16

88

Antonio Carlos Siqueira

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA


Antonio Carlos Siqueira 1
syqueyra2004@terra.com.br Orientador: Silvio Augusto Mercysimerhy@globo.com

RESUMO
Neste texto apresento um esboo do perfil do compositor carioca Guinga no contexto da musica popular brasileira urbana, especificamente no universo da cano popular brasileira. Considerado um dos mais importantes e criativos msicos brasileiros da atualidade Guinga vem se tornando musicalmente objeto de citao no campo de pesquisa sobre musica popular brasileira contempornea (a partir dos anos 90 do sc. XX), em particular no que se refere composio de canes e peas para violo popular. Guinga vem influenciando msicos profissionais e em processo de formao. Um dos objetivos deste texto delinear o perfil do compositor atravs da sua discografia tendo como principio norteador a tematizao da cano na obra discogrfica do artista. Palavras-chave: Msica popular brasileira urbana, violo popular, composio

ABSTRACT
In this text I present a sketch of the carioca composers profile Guinga in the context of the urban brazilian popular music, specifically in the universe of the brazilian popular song. Considered one of the most important and creative brazilian musicians of the present time, Guinga has become a musical reference in the research field on contemporary brazilian popular music (starting from the nineties of the 20th century), specially towards the composition of songs and pieces for popular guitar. Guinga has influence on professional musicians and musicians in formation process. One of the aims of this text is to delineate the composers profile through his discography, using by reference the study of the song in the artists recording work. Key-words: Urban brazilian popular music, popular guitar, composition.

Doutorando em Msica CLA-UNIRIO, Prof. UFMG.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

89

INTRODUO
Nesse esforo de construo de um perfil do artista necessrio considerar suas mltiplas funes: o compositor2; o intrprete (violonista e cantor) e o arranjador. Como compositor Guinga vem adquirindo sucesso dentro e fora do Brasil. Suas musicas (canes e peas instrumentais) em parceria com Paulo Cesar Pinheiro, Aldir Blanc (entre outros) foram gravadas por estrelas da MPB como Elis Regina, Chico Buarque e Leila Pinheiro. Alem de compositor, Guinga intrprete (instrumentista e cantor). O interesse cada vez maior do pblico (brasileiro e estrangeiro) por sua msica, shows, workshops e discografia resultou na publicao de um songbook, uma biografia, uma dissertao de mestrado, sem contar os inmeros artigos em jornais e na internet sobre a sua obra. No tocante aos trabalhos de carter mais especfico acerca da temtica proposta nesse ensaio, a bibliografia disponvel no Brasil ainda bastante incipiente, dispersa em artigos de jornais, revistas especializadas e outros na Internet.

2 - DESENVOLVIMENTO 2.1 - A RELAO ENTRE A MSICA DE GUINGA E A PESQUISA SOBRE MSICA POPULAR BRASILEIRA
No meio acadmico propriamente dito bastante escassa a pesquisa sobre Guinga. Extra-academicamente as pesquisas que mais se aproximam da discusso sobre Guinga e sua importncia no contexto da musica popular brasileira so os trabalhos da pesquisadora Daniella Thompson3 e Mrio Marques, que possuem, entretanto um carter mais jornalstico, portanto, no investigando o aspecto intrinsecamente musical da composio do autor. Mas bom lembrar a Dissertao de Mestrado sobre Guinga de Tomas Saboga (Unirio 2006), bem como a publicao de um songbook, contendo parte de sua obra musical, em 2003 organizado por Sergio Cabral e coordenado musicalmente por Paulo Arago e Carlos Chaves. Percebe-se certa escassez de pesquisas de referncia sobre processos criativos na rea de msica popular brasileira tanto para anlise quanto para pesquisa de repertrio, e nota-se que tais referncias raramente so encontradas no meio editorial

2 3

Guinga no seu ltimo disco (Casa da Villa) aparece tambm como letrista. Cf. www .daniellathompson.com/Texts/Guinga/Guinga_rising.htm.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

90

Antonio Carlos Siqueira

e/ou acadmico, principalmente sobre a obra de Guinga. Pesquisas e estudos tcnicos em msica popular brasileira se encontram em estado de crescimento. Esse estado incipiente dessa rea de pesquisa tem dificultado a aquisio de material apropriado para o desenvolvimento das investigaes nesse campo de estudo. No obstante, vlido lembrar as diversas publicaes de songbooks de vrios compositores brasileiros da bossa nova, tropiclia, e outros valores individuais como Chico Buarque, Joo Bosco, e, o prprio Guinga objeto de pesquisa deste ensaio. Contudo, essas publicaes preenchem o tpico repertrio, aspecto importante que se converte em rico material de pesquisa, mas que no so acompanhados de anlises tcnicas sobre os processos de construo dos padres harmnicos 4, meldicos e rtmicos; como tambm inexistem anlises tcnicas acerca dos arranjos registrados nos fonogramas das obras editadas. Em geral, no Brasil, os songbooks5 se limitam s transcries das obras canes na maioria das vezes - para voz e violo ou voz e piano. De toda forma devemos saudar essas publicaes, uma vez que o trabalho de transcrio uma atividade que exige muita competncia musical. Apesar da existncia de songbook com parte da obra de Guinga, permanece entretanto, a lacuna de estudos sobre os seus processos criativos. Guinga tambm arranjador configurando um perfil que ultrapassa o violonista compositor - interprete. O arranjador presentifica-se nas diversas caractersticas estilsticas por meio dos arranjos e interpretaes das suas msicas e de outros compositores e em suas prprias composies. Guinga est inserido no contexto de uma gerao de violonistas compositores interpretes como Baden Powell, Helio Delmiro, Sebastio Tapajs, Dilermando Reis, entre outros. Nos seus shows sempre se apresenta como violonista (solo ou em duo, trio, quarteto etc.) e mais recentemente como cantor. Considerado um dos mais importantes e criativos msicos brasileiros da atualidade, Guinga tem se tornado uma referncia musical como objeto de citao em pesquisas acadmicas e extra-acadmicas sobre musica popular brasileira, e, principalmente

Aqui vale notar a contribuio de Almir Chediak com as suas publicaes sobre Harmonia e Imrprovisao, nas quais analisa e harmoniza inmeras peas do nosso cancioneiro popular. Cf. CHEDIAK, Almir. Dicionrio de Acordes Cifrados 2a . edio. So Paulo, SP: Irmos Vitale S/A, 1984. CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisao: 70 msicas improvisadas e analisadas: violo, guitarra, baixo, teclado. Rio de Janeiro, RJ: Lumiar, 1986. Sobre o tema songbook recomendo a leitura do trabalho de: BOTELHO, Ana C. Lima. Identidade na cano popular e sua representao: o caso dos song-books no Brasil. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO. Rio de Janeiro, RJ, 1997.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

91

sobre peas para violo popular. Academicamente o artista foi tema de dissertao de mestrado na UNIRIO, citado como referncia musical em elaborao harmnica na tese de doutorado de Fabio Adour6 (UFMG) e dissertao de mestrado de Alexandre Zamith7 (UNiCAMP). Extra-academicamente citado como referncia musical por autores como Sergio Cabral, Nelson Motta, Mario Marques, etc. A obra musical de Guinga tem influenciado principalmente violonistas msicos profissionais (p. ex. os violonistas Marcus Tardelli, Jose Paulo Becker, Paulo Arago etc.,) e msicos em processo de formao (recentemente em concurso para Prof. Assist. de Violo na UNIRIO - peas violonsticas de Guinga fizeram parte do programa da prova de confronto). J assisti Recitais de Formatura de graduao em violo em que peas de Guinga constavam no programa. A contribuio de Guinga para formao de violonistas um fato em processo de consolidao, e, neste sentido pode-se dizer que o artista vem se tornando um formador de opinio musical (Guinga tem viajado pelo mundo fazendo shows e workshops, alem de j ter publicado discograficamente sete lbuns e um DVD).

2.2 - O PAPEL DO VIOLO NA COMPOSIO MUSICAL DE GUINGA


A sua msica brota do seu violo. A utilizao do violo responsvel pela formao de certos modelos de interpretao presentes na histria da cano popular brasileira. Segundo Bruno Py8,
Creditada a Joo Gilberto (1931) a inveno de um tipo de acompanhamento de samba ao violo que se tornaria emblemtico e imitado por todos, mesmo que tocado em outros instrumentos. Esta batida, juntamente com cuidados especiais na conduo e na montagem de acordes a quatro ou mais vozes, fazem do violo, com suas caractersticas e limitaes, o piv de mudanas marcantes no vocabulrio harmnico popular. (Azevedo Py, 2006: 83).

CAMARA, Fabio Adour da. Sobre Harmonia: Uma Proposta de Perfil Conceitual. FaE-UFMG, Belo Horizonte, MG, 2008. (T de Doutorado). ese ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impresses do Choro no piano brasileiro. Dissertao de mestrado Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP 1999. , AZEVEDO PY, Bruno Maia de. Harmonia na Msica Popular Brasileira: reflexes sobre a teoria e a prtica da harmonia e seu desenvolvimento atravs da cano no sculo XX. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO. Rio de Janeiro, RJ. 2006.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

92

Antonio Carlos Siqueira

No seu processo de formao musical Guinga comeou estudando as harmonias da bossa-nova. Jose Estevam Gava9 (2002) observa a importncia da dcada de 30 como perodo de fundao da cano popular, mais adiante nota que a partir da
dcada de 40 (sc. XX) a Bossa Nova j iniciava sua gnese. Isto , em meados desta dcada, por meio de influncias recebidas da msica estrangeira e de novas tendncias interpretativas (enriquecimento rtmico/harmnico e canto mais coloquial, principalmente), j eram antecipados os traos fundamentais que caracterizariam, anos mais tarde, o surgimento da Bossa Nova. (Gava, 2002: 105).

No obstante, Silvio Merhy10 observa que


A valorizao da linguagem harmnica durante a Bossa Nova tem vrias explicaes que incluem desde o aspecto formal do despojamento meldico at a necessidade de valorizar a prpria produo. O entortamento da relao melodiaharmonia que se d com o uso sistemtico de dissonncias, no se constitui de uma prtica musical exclusiva da Bossa Nova e por inspirao dos msicos americanos, mas por uma antiga tradio dos msicos acompanhadores. Estimulados ou motivados a empregar harmonias mais elaboradas, os msicos cariocas daquelas dcadas certamente puderam desenvolver muito suas habilidades neste campo, resultando no aumento da qualidade e na difuso de um gosto harmnico no to habitual para o samba. (Merhy, 2001: 96).

Bruno Py11 comenta em relao cano Desafinado de Tom Jobim e Newton Mendona que, no processo de harmonizao a
conduo das vozes principais da estrutura dos acordes teras e stimas so quase sempre sacrificadas em funo do emprego ou da movimentao das tenses acrescentadas (..), como as tenses precisam ser includas no acorde, este ganha uma montagem um pouco desordenada em funo das limitaes do violo. (Bruno Py, 2006:84)

Neste sentido, Azevedo Py faz uma citao de Severiano e Mello, que resume as contribuies da Bossa Nova12, a partir da cano Desafinado:
9 10

GAVA, Jos Estevam. A Linguagem Harmnica da Bossa Nova. So Paulo: UNESP 2002. , MERHY, Silvio Augusto. Bossa Nova: A permanncia do samba entre a preservao e a ruptura. Tese de Doutorado, IFCS-UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. 2001. AZEVEDO PY, Bruno Maia de. Harmonia na Musica Popular Brasileira: reflexes sobre a teoria e a prtica da harmonia e seu desenvolvimento atravs da cano no sculo XX. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO. Rio de Janeiro, RJ. 2006. Observa-se uma estreita relao entre o vocabulrio harmnico da bossa nova e do jazz norte americano (..) esta proximidade pode ser medida em funo do intenso intercmbio de compositores, msicos e repertrio entre os dois pases. Um grande numero de canes brasileiras do gnero foram gravadas e interpretadas por msicos norte-americanos, sobretudo a partir da dcada de 60. (..) (O) estilo de harmonizao dos bossa-novistas encontra na musica norte americana um parente prximo e influente que vai aproximar definitivamente as duas formas de expresso popular. (Azevedo Py, 2006: 86).

11

12

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

93

(Esta msica) j mostrava tudo que a bossa nova oferecia de inovador e revolucionrio: o canto intimista, a letra sinttica, despojada, o emprego de acordes alterados e, sobretudo, um extraordinrio jogo rtmico entre o violo, a bateria e a voz do cantor. (Severiano e Mello, 1998: 27 apud Azevedo Py, 2006: 84)

Ao comentar a importncia da Bossa Nova na formao musical de Guinga, Mario Marques13 observa que
aquela sonoridade soava diferente de tudo o que j havia escutado. (..). Comeou tocando os sambas menos complicados de Baden Powell e se esforava para pegar(..)(o) violo do Joo Gilberto. Um pouco depois conheceu as harmonias de Garoto, Radams Gnatalli, Ernesto Nazareth, Laurindo de Almeida, Joo Pernambuco e Jacob do Bandolim.(..). Era outra escola. (..) Guinga teve que revisar todo o contedo que tinha assimilado.(..) Sua cabea ficou mais desarrumada ainda ao ser apresentado a Hlio Delmiro. (..) O dedilhado de Delmiro era milimtrico, tecnicamente perfeito. (..) Delmiro14 foi responsvel por injetar nas veias de Guinga cargas fortssimas de jazz, bossa nova e do violo popular. (Marques, 2002: 37-8).

Guinga se utiliza de seus conhecimentos violonsticos e procura, em grande parte de suas peas instrumentais e canes, tonalidades adequadas para o uso dos recursos idiomticos do violo. Aqui importante salientar a escolha da tonalidade adequada composio em funo das caractersticas (limites e possibilidades) impostas pela extenso do violo. A seleo das tonalidades apropriadas repousa na exigncia idiomtica conforme o instrumento escolhido que fornece recursos e possibilidades que so explorados de tal modo que o uso desses recursos caracteriza a composio da obra. Para um bom resultado esttico a definio da tonalidade deve se adequar tessitura da melodia, e ainda estar de acordo com o tipo de textura que se deseja explorar e (..) que melhor caracterizar o gnero da obra atravs do seu acompanhamento (Lima Junior15: 2003, 35). A escolha das tonalidades coloca dois problemas para o compositor: um esttico e outro tcnico. O esttico relaciona-se com o ethos de cada regio tonal, em funo

13 14

MARQUES, Mrio. Guinga: os mais belos acordes do subrbio. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002. Em conversa pessoal, em julho de 2005, Delmiro confirma esse fato. O prprio Guinga diz que teve a honra de aprender muito com Hlio Delmiro (Guinga apud Cabral, 2003, p. 10). CABRAL, Srgio. A msica de Guinga. Songbook. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003. LIMA JUNIOR, Fanuel Maciel de. A elaborao de arranjos de canes populares para violo solo. Dissertao de Mestrado. UNICAMP Campinas, SP : 2003. .

15

CADERNOS DO COLQUIO 2009

94

Antonio Carlos Siqueira

das caractersticas e do colorido da tonalidade escolhida e utilizada. O tcnico ligase aos recursos oferecidos pela tonalidade selecionada e ao modo como o compositor explora esses recursos na tonalidade ou regio estabelecida. Segundo Fanuel Lima Junior, no caso especfico do violo,
Alem de envolver a questo do ethos caracterstico de cada regio, a escolha da tonalidade est ligada diretamente com o grau de dificuldade tcnica que cada uma impe ao instr umentista. Em outras palavras, o fato de ser, o violo, um instr umento to peculiar, com seu conjunto de caractersticas fsicas e sua constituio estrutural, faz com que algumas tonalidades sejam mais fceis que outras. (..). (Fanuel Junior: 2003, 43). Tal fato decorre das prprias caractersticas fsicas do instrumento, com sua constituio estabelecida como , sua afinao, disposio de casas e cordas e a prpria extenso natural, elementos determinantes para se obter um resultado especifico conforme a tonalidade escolhida. . (Fanuel Junior: 2003, 53). (..) (Isso) vai determinar situaes nicas em cada tonalidade, seja em termos de tessitura, ou do resultado que se configura em termos dos prprios movimentos e desenhos para as mos. (Lima Junior: 2003, 54-5).

A incidncia de algumas tonalidades escolhidas pode ser um forte indicador do que se denomina idiomatismo do violo. Humberto Amorim16, ao comentar o uso idiomtico das cordas graves no Preldio I para violo de Villa-Lobos, observa que esse exemplo musical evidencia que o compositor tendeu a explorar tonalidades que privilegiam o uso das cordas soltas. O Preldio I est em mi menor, o que permite as cordas primas soltas (mi, si, sol) reinem soberanas no acompanhamento da pea. (Amorim: 2007, p. 202). O grau de idiomatizao presente na criao musical de musical de Guinga pode ser avaliado na medida em que o compositor qualificadamente usa e explora as potencialidades que o violo oferece. Nesse caso o tratamento textural pode revelar o peso do idiomatismo. A verso de Carlos Malta da pea Cheio de Dedos17 tem uma textura mais polifnica do que a verso original idiomtica e violonstica da mesma pea composta ao violo. Na verso de Malta para sopros, o arranjador parece ter considerado toda a tessitura possvel dos instrumentos escolhidos buscando uma adaptao possvel musica e ao arranjo. Na verso de Malta no aparece o tratamento violonstico da

16

AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos: Uma reviso bibliogrfica, e consideraes sobre a produo violonstica. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO: Rio de Janeiro, RJ. 2007. Primeira faixa do CD Cheio de Dedos lanado em 1996 pelo Selo V elas. Interpretao de Guinga e Lula Galvo em duo de violes.

17

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

95

concepo original da pea. Destaca-se a explorao dos recursos idiomticos dos novos instrumentos escolhidos18. Esse idiomatismo presente na composio musical de Guinga foi tema da primeira dissertao de mestrado19 sobre a obra musical do artista. No seu texto, Saboga20 denomina violonismo, como o elemento idiomtico presente na obra musical de Guinga. Saboga argumenta que no incio de suas investigaes sobre a obra musical de Guinga trabalhou com diversos parmetros, como a harmonia e os padres motvico-meldicos, mas em um dado momento percebeu como a centralidade dos violonismos na obra deste compositor tem reflexos agudos em todos os demais parmetros de sua msica: sua construo violonstica uma das matrizes de sua concepo harmnica e meldica. (Saboga: 2006, p. 79). Meu interesse em comum com a pesquisa sobre o idiomatismo refere-se valorizao de aspectos prprios do violo na composio musical de Guinga. Como afirma Fanuel Lima Junior 21, as propriedades
do violo, enquanto de caractersticas determinadas pela maneira como construdo, conferem-lhe a autonomia de ser um instrumento harmnico, prestando por isso execuo de obras que empreguem a textura harmnica, de melodia acompanhada ou polifnica, com todas as implicaes de qualquer dessas texturas. Sua riqueza de recursos e efeitos possveis e passiveis de serem obtidos abrangem desde aqueles j bastantes conhecidos tais como pizzicattos, harmnicos naturais e artificiais, tratamento em trmolo, efeitos percutidos e todos efeitos de ornamentao utilizados tambm em outros instrumentos de cordas pulsadas ou friccionadas a arco, at alguns recursos e efeitos bastante peculiares, particulares e prprios do instrumento. (Fanuel Junior: 2003, 125).

Outro dado relevante na tematizao da centralidade do violo na composio musical de Guinga a elaborao do acompanhamento presente nas suas peas instrumentais e canes. Como explicam os editores do seu songbook Paulo Arago e Carlos Chaves,

18

Carlos malta: sax bartono, sax tenor, sax alto, sax soprano, flauta baixo, flauta em d, piccolo e arranjo. Faixa 15 do CD Cheio de Dedos lanado em 1996 pelo Selo Velas. SABOGA CARDOSO, Thomas Fontes. A msica de um Violonista-compositor Brasileiro: Guinga, o idiomatismo em sua obra. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO, 2006. 140 pags. No seu texto Saboga denomina de violonismo o elemento idiomtico presente na obra musical de Guinga Segundo Saboga, o termo violonismo foi cunhado por Paulo Arago. (Saboga: 2006, pags. 11-2). LIMA JUNIOR, Fanuel Maciel de. A elaborao de arranjos de canes populares para violo solo. Dissertao de Mestrado. UNICAMP Campinas, SP : 2003. .

19

20 21

CADERNOS DO COLQUIO 2009

96

Antonio Carlos Siqueira

O violo de Guinga foi transcrito integralmente, nota a nota, tanto nas msicas instrumentais quanto nas canes, de modo a registrar da forma mais fiel possvel a riqueza dos acompanhamentos criados pelo compositor - um dos pontos de maior interesse em sua msica, a nosso ver22.

Shoenberg 23 na obra Fundamentos da Composio Musical apresenta quatro tipos de acompanhamento que so classificados de acordo com o uso dos recursos dos instrumentos e tambm em conformidade com a organizao da obra em funo da sua tessitura. Segundo o terico alemo, o acompanhamento no deve ser uma mera adio melodia.
Deve ser o mais funcional possvel e, nos melhores dos casos, atuar como complemento s essncias de seu assunto: tonalidade, ritmo, fraseio, perfil meldico, carter e clima expressivo. Deve revelar, tambm, a harmonia inerente do tema, estabelecer um movimento unificador, satisfazer as necessidades e explorar os recursos instrumentais.

Para o autor o acompanhamento pode ser do tipo coral, figurao, intermitente e complementar. (Shoenberg: 1991, pags. 107-10). Augusto Campos24 observa que
obras para instrumentos como o (..) violo (solista ou acompanhante) podem apresentar uma estrutura harmnica realizada por acordes (ou melhor complexos sonoros) que desempenham duas funes: a) funo harmnica, acordes como sustentao harmnica das composio; b) funo percutiva, acordes para sublinhar as batidas (beats) rtmicas. (Campos: 1974, p. 23).

Fanuel Lima Junior cita25 como recursos idiomticos do violo - o baixo cantante, o uso de harmonias quartais, os sons equissonos, heterofonia e campanella. Desses ltimos, o recurso da Campanella intensamente utilizado por Guinga em sua composio musical. Fanuel Junior observa que uma das maneiras de obter heterofonia no violo se d atravs do emprego da campanella, entendida enquanto efeito resultante da combinao de sons tocados em cordas presas e soltas.

22

Songbook de Guinga: Cabral, Srgio. A msica de Guinga / Srgio Cabral. - Rio de Janeiro: Gr yphus, 2003. Pag. 30. SCHOENBERG, A. Fundamentos da composio musical. So Paulo: EDUSP 1991 , CAMPOS, Augusto de, et all. Balano da bossa: Antologia crtica da moderna msica popular brasileira. 2 ed. (So Paulo: Editora Perspectiva, 1974). LIMA JUNIOR, Fanuel Maciel de. A elaborao de arranjos de canes populares para violo solo. Dissertao de Mestrado. UNICAMP Campinas, SP: 2003. Cf. pags. 125 a 140. .

23 24

25

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

97

A partir da pesquisa de Humberto Amorim, outro autor que discute o idiomatismo na composio para violo, dentre os recursos composicionais do instrumento podemos citar tambm o uso de 1) paralelismos; 2) o uso de cordas graves (4*, 5* e 6*) para conduo de temas, e , 3) o uso de cordas soltas na construo meldico harmnica. Segundo Humberto Amorim26, o paralelismo um recurso do violo que consiste em usar uma mesma digitao (forma) em diferentes regies do brao do instrumento. Ou seja, avana-se ou recua-se nas casas (trastes), mas a posio dos dedos permanece a mesma. (Amorin, 2007: 83). O uso desse recurso fartamente encontrado em grande parte de peas instrumentais e canes da produo musical de Guinga. Em vrias passagens de peas instrumentais como em Dichavado, Ntido e Obscuro27, Sargento Escobar, Perfume de Radams, Constance, Cheio de Dedos, O coco do coco, Choro pro Z, entre outras. Cabe ainda mencionar o uso do ligado e do arpejo como elemento de linguagem, na construo ritmo meldico harmonica na composio musical de Guinga, presente nas obras Dichavado, Perfume de Radams, Cheio de Dedos.

2.3 - UM POSSVEL PERFIL DO ARTISTA


A msica de Guinga constitui um ndice de uma identidade cultural que mantm intacta sua unidade, e se deixa influenciar e multiplicar por uma infinidade de influncias da nossa cultura musical, criando um verdadeiro quebra-cabea musical. Guinga parece imbuir-se, ou deixar-se levar por um movimento criativo desterritorializante, aberto a mltiplas referncias, sem, no entanto, perder a dimenso local28 (brasileira), haja vista a presena de ritmos percussivos, em sua musicalidade - ligados ao baio, samba, choro - por exemplo, os quais, sem se fechar em si, incorporam novos territrios estticos e rtmicos, delineando, assim, canes e peas instrumentais marcadas por uma verdadeira mestiagem de matrizes regionais, nacionais e internacionais. E partir desse ponto que o msico consegue incorporar as diversas tradies (ou dices29) musicais com as quais o compositor dialoga no ato de criao. A

26

27

28 29

AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos: Uma reviso bibliogrfica, e consideraes sobre a produo violonsticas. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO. 2007. Essa obra ao mesmo tempo cano e pea instrumental. Como cano foi gravada violonistica e vocalmente por Guinga no disco Delrio Carioca de 1993. Como pea instrumental foi gravada por Guinga e Paulo Srgio Santos no DVD Saudade do Cordo de 2009. Principalmente a carioca. Conforme terminologia de Luis Tatit. Cf.TATIT L. O Cancionista Composio de Canes no Brasil. So Paulo, EDUSP 1986. ,

CADERNOS DO COLQUIO 2009

98

Antonio Carlos Siqueira

msica de Guinga parece influenciada pelo trao cultural do modernismo e pelo hibridismo tnico-cultural capaz de misturar musicalmente tudo com tudo, a partir de um profundo conhecimento das tradies musicais do Brasil e do Ocidente; condensando, tornando simultneo, tempos e espaos musicais distintos. Nesse sentido, Guinga realiza uma hibridizao de referncias musicais. O seu bigrafo, Mario Marques,30 resume essa capacidade de sntese na composio musical de Guinga da seguinte forma:
Reinventor de diversas tradies; transit a sem se prender por choro, valsa, baio, samba, fox, tango, frevo, blues, toada, rumba, jazz (..). Muitas vezes transgride, embaralha estilos, tirando da sua assinatura, sua identidade. Algo que de imediato o torna uma referncia para a msica brasileira na virada do milnio, como algum que vem provando a permanncia desses mesmos gneros que subverte. (Marques, 2002. p. 11).

Um dos objetivos deste texto delinear o perfil de Guinga atravs da sua discografia. Um dos motivos em fundamentar esse esforo tambm na discografia baseia-se no fato de que o songbook e as partituras publicadas sobre parte da obra musical do artista ser transcries feitas por outros msicos.31 O que constitui as transcries em fonte secundria em relao fonte original, isto , as gravaes presentes na discografia do artista. Outro ponto importante a notar, como principio norteador desse esforo em construir esse perfil do artista, a tematizao da cano na obra discogrfica de Guinga. O compositor carioca gravou oito discos de 1991 a 2007 e um DVD32 em 2009. Segundo Daniel Brasil, Guinga, como Jobim33 sabe explorar o formato cano de vrias formas, recriando e transfigurando toadas, baies, valsas e choro.

30 31

32

33

MARQUES, Mrio. Guinga: os mais belos acordes do subrbio. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002. Paulo Arago e Carlos Chaves (Coordenadores musicais do seu Songbook publicado em 2003). Songbook de Guinga: Cabral, Srgio. A msica de Guinga / Srgio Cabral. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003. DVD essencialmente de msica, quase todo gravado ao vivo no estdio, Entre as conhecidas esto Cheio de Dedos, Cine Baronesa, Catavento e Girassol, Senhorinha, Baio de Lacan, Saci e outras. O Cco do Cco e Destino Bocayuva ainda no tinham sido gravadas por Guinga. As inditas so Saudade do Cordo, que deu ttulo ao trabalho, e Porto da Madama. Compositor e instrumentista de boa formao, destacou-se ainda jovem, em bares e estdios de gravao, pela capacidade de organizar os sons de forma inteligente, econmica e original. Burilou a matria prima que a tradio brasileira lhe oferecia, depurando e estilizando a melodia para depois acrescentar sutilezas harmnicas pouco comuns na msica popular. Cf. http://www.chicosaraiva.com.br/imprensa/gerais/aheranca-de-jobiml.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

99

Com o tropicalismo, a cano ganha a dimenso literria, incorporando as conquistas das vanguardas mais expressivas no pas no decorrer do sculo XX. Guinga mantm esse avano, pelas parcerias com Paulo C. Pinheiro e Aldir Blanc considerados dois dos maiores letristas da recente e moderna MPB, porm, retoma a linhagem mais harmonicamente34 avanada da msica popular brasileira, trao menos evidente no tropicalismo que travou dilogo intenso com a vanguarda da msica pop. Luis Tatit35 nota que no transcorrer da dcada de 70 a cano fez a mixagem de todas as conquistas dos anos anteriores e foi, aos poucos, adquirindo uma feio (prpria) moderna do ponto de vista tecno-eletrnico, mas controvertida do ponto de vista tico e mesmo artstico. (...). E no centro deste novo estado de coisas formouse uma nova competncia: o homem de estdio. (Tatit, 1990, p. 41). Conforme J. Medaglia36, a concluso que se pode tirar desse balano a de que, com a velocidade atual do consumo, de um lado, e com as facilidades e infinitos recursos que a tecnologia coloca nossa disposio, de outro, elevou-se sobremaneira o nvel da solicitao ao autor - seja ela em termos quantitativos como em sua capacidade de reciclagem de ideias. (Medaglia, 1990: 71). desta forma que vimos surgir em meados da dcada de 90 a msica de Guinga na cena cultural brasileira. Reativando a cena musical brasileira e trazendo novamente tona discusses sobre a retomada da linha evolutiva da MPB. Nas palavras do seu biogrfico Mario Marques:
Sua esttica fechada37, vem prontssima.(..) Suas construes so detalhadssimas, caprichadas em cada filigrana. refinado e rebuscado, acadmico por intuio. (..). So camadas e camadas superpostas de melodias. (..) O jazz, com sua mescla de virtuosismo e tcnica, deu rgua e compasso para Guinga arquitetar suas melodias ainda mais ardilosas.(..). Ouviu todos, de Charles Mingus38 a Miilles Davis; (..)

34

35

36

37

38

Contudo, vale notar que, ao lado de peas e canes musicalmente com sofisticao harmnica e meldica, Guinga compe obras (os seus baies, por exemplo) com harmonias e melodias simples. Obras nas quais musicalmente o carter expressivo se revela no aspecto rtmico-melodico. TATIT, L. Cano, Estdio e Tensividade. In: Revista da USP no. 04. Dossi... Msica Brasileira. So Paulo, Edusp, 1989/90. MEDAGLIA, Jlio. Assim no d!... In: Revista da USP no. 04. Dossi... Msica Brasileira. So Paulo, Edusp, 1989/90. E sinttica. Essa capacidade de sntese na extenso e condensao na elaborao da forma musical se verifica, por exemplo, nos choros Sargento Escobar, Choro Breve, Cheio de Dedos. Compositor homenageado por Guinga no CD Sute Leopoldina (1999) com a cano Mingus Samba interpretada por Lenine.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

100

Antonio Carlos Siqueira

Charlie Parker, (..) Duke Ellington. Referncias que se somaram ao seu estrondoso universo sonoro repleto de baies, valsas, choros, foxes e blues. (..). Embaralhou tudo com influncias daqueles que coloca no patamar de gnios brasileiros VillaLobos, Pixinguinha... Enfim, construiu uma imensa galxia musical dentro de si. (Marques, 2002, p. 18,19, 20).

Segundo Guinga39,
Villa-Lobos, que militou entre o er udito e o popular, o pai de Tom Jobim e av da gerao de msicos em que ele se inclui, na qual esto Chico Buarque, Edu Lobo, Toninho Horta e Milton Nascimento. Milton Nascimento o Villa pesquisador, que andava nas matas e igrejas, compara. Segundo Guinga, no Brasil, Villa-Lobos talvez s no tenha influenciado Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Dorival Caymmi, que tomaram caminhos musicais diferentes. Voc ouve Pixinguinha e no ouve Villa. Mas ouve Villa e ouve Pixinguinha. O mesmo ocorre com Nazareth e Caymmi.

Thomas Saboga enfatiza a importncia do compositor cubano Leo Brouwer e do brasileiro Heitor Villa-Lobos na constituio da linguagem musical de Guinga. Notifica tambm, como fator decisivo neste processo, o perodo que Guinga estudou violo com Jodacil Damasceno. Observa uma virada nos caminhos composicionais do artista relacionando sua obra com os idiomatismos - violonismos presentes nas obras de Brouwer e principalmente Villa Lobos. Segundo Saboga40,
Desta forma, o uso de violonismos e tcnicas prprias ao instrumento tambm vai se firmando em sua linguagem, e embora esteja presente em sua msica desde seus primeiros passos musicais, evidenciamos como encontra ao longo do tempo um espao crescente e cada vez mais slido em sua maneira de compor, tendo as lies com Damasceno representado um divisor de guas neste sentido. (..). Guinga utiliza abundantemente a transposio das frmas de mo esquerda principalmente na direo horizontal, acontecendo, com menos frequncia, tambm na vertical. Uma diferena no uso de tais tcnicas tambm transpareceu ao longo dos trechos musicais, com relao a Leo Brouwer e Heitor Villa-Lobos: parece-nos patente que Guinga as utiliza sempre preocupado em manter uma coerncia tonal no campo harmnico, enquanto vemos os outros dois autores empregarem tais tcnicas despidos de qualquer inquietao semelhante. Sugerimos que Guinga apreende as tcnicas composicionais das vanguardas representadas por Brouwer e Villa-Lobos, e as adapta dentro de

39

Em entrevista concedida ao Jornal Estado de Minas 05/03/2007. Matria publicada no Jornal Estado de Minas (01/03/2007 - Ailton Magioli). SABOGA, Thomas Fontes Cardoso. A Msica de um Violonista-Compositor Brasileiro: Guinga, o Idiomatismo em sua Obra. Dissertao de Mestrado. CLA-UNIRIO. 2006.

40

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

101

suas necessidades estticas, trazendo-as para um campo harmnico mais claramente tonal. (Saboga: 2006, pags. 133-4).

Segundo Nelson Motta41, intil tentar catalogar ou enquadrar Guinga em escolas ou movimentos. Guinga autodidata, avanou por trilhas musicais que se misturam aos caminhos de Tom Jobim, Pixinguinha e Villa-Lobos, a fronteira viva entre o clssico e o popular, entre o jazzstico internacional e o melhor samba, choro e cano brasileiros.

3 - CONSIDERAES FINAIS
Todas essas caractersticas esto objetivadas no repertrio gravado na discografia42 de Guinga que totaliza noventa e trs faixas presentes nos setes discos autorais do artista (cinqenta e cinco canes e trinta e oito peas instrumentais). Nesta seleo da sua discografia pode-se incluir tambm o CD - Unha e Carne - de Marcus Tardelli que contem quatorze faixas, todas interpretadas pelo violo do instrumentista. Ao final temos cento e sete faixas da discografia do compositor. Seu primeiro disco, Simples e Absurdo, lanado em 1991 inaugurando o selo Velas, contou com participaes de Chico Buarque e Leny Andrade, entre outros. O CD contm onze faixas todas so canes. Nesse disco, Guinga, no canta nenhuma das canes, atuando somente como violonista. Seu segundo disco, Delrio Carioca, lanado em 1993, selo Velas, contm quinze faixas treze canes e duas peas43 instrumentais. Nesse disco Guinga atua como violonista e cantor. Guinga interpreta dez canes do disco. Pode-se dizer que ele atua como cantoautor, ao mesmo tempo como cancionista escapando do rtulo de ser somente compositor instrumental. Seu terceiro disco Cheio de Dedos44 - lanado em 1996, selo Velas, mostra mais o instrumentista o violonista compositor, da o ttulo Cheio de Dedos que intitula
41

Matria publicada, em 19/09/2005 no site Sintonia Fina, de autoria do compositor Nelson Motta intitulada: Guinga, o homem da fronteira. Guinga. Simples e Absurdo. V elas, 1991; Guinga. Delrio Carioca. V elas, 1993; Guinga. Cheio de Dedos . V elas, 1996; Guinga. Sute Leopoldina. Velas, 1999; Guinga. Cine Baronesa. V 2001; Guinga. Noturno Copacabana. elas, Sony, 2003; Guinga. Graffiando V ento. Velas, 2004; Guinga. Casa de Villa. Biscoito Fino, 2007; Marcus Tardelli. Unha & Carne, 2005; DVD Guinga e Paulo Srgio Santos. Saudade do Cordo. Biscoito Fino, 2009. Uma das peas verso instrumental da primeira cano do CD, intitulada Delirio Carioca. Essa cano aparece como idia sntese do disco, pois tambm titulo do disco e atua como abertura e fechamento do CD. Essa pea aparece como ideia sntese do disco, pois tambm titulo do disco e atua como abertura e fechamento do CD. Procedimento que tambm ocorreu no disco anterior (Delrio Carioca).

42

43

44

CADERNOS DO COLQUIO 2009

102

Antonio Carlos Siqueira

o CD, e ainda batiza as faixas45 de abertura e fechamento do CD. Por ser um disco mais instrumental justifica-se a presena de apenas duas canes46 no contexto das quinze faixas do disco. Portanto o disco constitudo de 13 peas instrumentais e duas canes. Seu quarto disco Sute Leopoldina lanado em 1999, selo Velas, tambm mostra instrumentista o violonista compositor. O CD contm treze faixas que compem o repertrio de oito peas instrumentais e cinco canes.47 Como j foi dito em relao ao disco anterior, esse CD por ser um disco mais instrumental justifica-se a presena de apenas cinco canes no contexto das treze faixas do disco. Contudo, percebe-se uma maior presena da cano nesse CD (Sute Leopoldina), o que no prximo (quinto disco Cine Baronesa) ficar mais evidente uma vez no contexto de treze faixas verificar-se- o numero de seis canes.48 Seu sexto disco Noturno Copacabana lanado em 2003, selo Velas, mostra o retorno do Guinga mais compositor cancionista e menos instrumentista o violonista. O CD contm quatorze faixas que compem o repertrio de quatro peas instrumentais e dez canes. Como j foi dito em relao ao disco anterior (da gradativa volta da cano), esse CD por ser um disco mais cancional apresenta uma ratificao desse fato, pela presena de apenas quatro peas instrumentais no contexto das quatorze faixas do disco. Contudo, em 2004, Guinga lana seu stimo disco, Graffiando Vento, selo Ejea, na Itlia, fruto da sua parceria com Gabrielle Mirabassi. O disco totalmente instrumental e tem no repertorio doze faixas constitudas de oito canes49 com releituras instrumentais e quatro peas originalmente compostas instrumentalmente. Seu oitavo disco Casa da Villa lanado em 2007, selo Biscoito Fino, mostra mais uma vez o retorno do Guinga mais compositor cancionista e menos
45

46

47

48 49

Na abertura do CD, Guinga interpreta (violo-solo) o choro Cheio de Dedos. No fechamento do disco, a mesma pea interpretada por Carlos Malta (sax bartono, sax tenor, sax alto, sax soprano, flauta baixo, flauta em d, piccolo e arranjo). T uma cano instr umental com vocalises sem letra. Portanto uma cano que se atm ao plano musical em instrumental, prescindindo do plano potico. T uma cano instr umental com vocalises sem letra. Portanto uma cano que se atm ao plano musical em instrumental, prescindindo do plano potico. Idem. Dessas oito faixas originalmente canes duas j eram canes instrumentais (cine baronesa e par constante). O repertrio do disco tem a segunite ordem: 1) Choro pro Z; 2) Picotado; 3) Valsa pra Leila; 4) V Alfredo; 5) Rasgando seda; 6) Baio de Lacan; 7) Exasperada; 8) Por trs de Brs de Pina; 9) Cine Baronesa; 10) Canibaile; 11) Constance; e, 12) Par constante.

CADERNOS DO COLQUIO 2009

NOTAS SOBRE UM POSSIVEL PERFIL DE GUINGA

103

instrumentista o violonista. O CD contm doze faixas que compem o repertrio de quatro peas instrumentais e oito canes. Como j foi dito em relao ao sexto disco (da gradativa volta da cano), esse CD por ser um disco mais cancional apresenta uma ratificao desse fato, pela presena de apenas quatro peas instrumentais no contexto das doze faixas do disco. Vale destacar que nesse disco Guinga se assume como cantor o disco no conta, como em outros, com participaes de intrpretes vocais, fato que destacava a figura do artista compositor. Nesse disco, Guinga aparece como letrista. Em resumo, em quatro - primeiro (1991), segundo (1993), sexto (2003) e oitavo (2007) discos lanados por Guinga, existe um preponderncia da cano, e, por conseguinte do compositor cancionista. Um dado importante a destacar que como cancionista Guinga parece pensar primeiro como musico que trabalha a servio da musica. Nesse sentido, distinto da postura cancionista, por exemplo, de Caetano Veloso que trabalha a servio do estado musical da palavra, ou melhor, da letra da cano. No seu processo criativo,50 Guinga afirma ser escravo da melodia: primeiro compe musicalmente a cano instrumentalmente, e depois, s depois, manda para o letrista. No por acaso que muitas de suas canes acabam sendo interpretadas e ou gravadas (inclusive pelo prprio Guinga) como peas instrumentais. O que fica evidente que o cancionista parece no fundo um violonista, isto , o cancionista , de fato, um violonista-compositor que ratifica a centralidade do violo na sua criao musical.

50

O blog O Samba entrevistou o msico e compositor Guinga no Leblon, em 18 de maro de 2007. Ele acabara de lanar seu CD Casa de Villa e preparava-se para uma srie de shows no Brasil e no exterior. Como o seu processo criativo? - O processo de criao comum, no tem nada demais. Eu fao as msicas e mando para os letristas. Eu acho mais fcil assim. Quando eu comecei a compor, muito jovem ainda, eu comecei a musicar letra, mas vi que aquilo dava muito trabalho. Eu no sei fazer isso, acho muito difcil. Para mim, mais fcil fazer a msica, a melodia, primeiro. Cf. Link: http://osamba.wordpress.com/2007/03/22/41/

CADERNOS DO COLQUIO 2009

You might also like