You are on page 1of 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM BIOLOGIA

DANILO DA SILVA SANTOS

TICAS, IMPACTOS AMBIENTAIS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

FEIRA DE SANTANA BA JUNHO/2012

DANILO DA SILVA SANTOS

TICAS, IMPACTOS AMBIENTAIS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Trabalho de Concluso de Curso apresentado FTCead Faculdade de Tecnologia e Cincias, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Licenciado em Biologia. Orientadora: Profa. Bianna Tedesco

FEIRA DE SANTANA BA JUNHO/2012

AGRADECIMENTOS

A DEUS pelo dom da vida, pela f e perseverana para vencer os obstculos. Aos meus pais, Dalmo e Raimunda, pela orientao, dedicao e incentivo nessa fase do meu curso de graduao e durante toda minha vida. As minhas irms, de forma especial a Andreia e Alexsandra, que sempre estiveram dispostos a ajudar no que fosse necessrio mim dando incentivo. As minhas primas Cida e especialmente, a Sileide que incentivou a fazer o curso . Aos professores, especialmente a tutora Bianna Tedesco por sempre estar disposta a sanar as dvidas que surgiram durante todo o curso. A todos os meus colegas que colaboraram com as diversas discusses sobre prticas Docentes, principalmente a Gionilson, Verusca e Nide. Aos meus grandes amigos Ricardo e Antnio Carlos pela grande fora que mim deram nas horas difceis. A toda equipe do Colgio Joo Duarte, especialmente as minhas passadas professoras e hoje amigas, especialmente a Graa pelo incentivo e conselhos em relao a prticas educativas. Ao meu amor, pela dedicao, compreenso e pela presena constante durante toda essa fase, me ouvindo e me ajudando a buscar solues para os problemas existentes. Enfim, sou grato a todos que contriburam de forma direta ou indireta para realizao deste trabalho.

A ns, resta-nos aceitar aquilo que somos adolescentes para sempre. Porque ser adolescente, a srio, no desistir nunca de ser o melhor do mundo para algum.

TICAS, IMPACTOS AMBIENTAIS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Danilo da Silva Santos *

RESUMO Este artigo apresenta uma reflexo sobre a tica, impactos ambientais e desenvolvimento sustentvel, a preocupao com a qualidade ambiental vem crescendo a cada dia, as sociedades desenvolvidas a partir do seu desenvolvimento vm trazendo entre si questes relevantes com problemas relacionados a essa demanda, tornando-se cada vez mais complexos. Mediante aos questionamentos da sociedade a respeito dessa temtica, primordial ressaltar que essa preocupao gerada em torno dos processos ambientais em meio ao seu desenvolvimento sustentvel, podendo est centrado em seu ciclo de vida por meio da degradao ambiental. Em meio esses problemas ambientais, a soluo exige sempre uma abordagem multidisciplinar, ecolgica, econmica, social e tica, visto que o ser humano tambm faz parte desse processo. Quando o assunto emite uma gesto de processos ambientalistas no tem como no retratar da existncia humana, pois os mesmo emitem mudanas sociais, tnicos para uma transformao no seu meio. O presente artigo vem para colocar uma discusso sobre as temticas sociais que percorre o meio ambiente, trazendo solues, questionamentos, acerca de cada beneficio de um sistema ambiental, destacando a importncia de cada ao individual nesse processo do meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. Palavras-chave: Sustentabilidade, Ecologia, Ambiente, tica.

Mediante ao mundo to renovador no necessrio apenas conhec-lo, preciso tambm transform-lo (Paulo Freire).

* SANTOS, Danilo da Silva Graduando do Curso de Licenciatura em Biologia professor da rede Municipal e Estadual de Ensino. Artigo sobre ticas, Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel. 2012. Nmero total de folhas 40.Trabalho de Concluso de Curso Licenciatura em Biologia Faculdade de Tecnologia e Cincias. danilofsa17_@hotmail.com.

ETHICS, ENVIRONMENTAL IMPACTS AND DEVELOPMENT SUSTAINABLE

Danilo da Silva Santos *

ABSTRACT This article presents a reflection on the ethical, environmental impacts and sustainable development, concern for environmental quality is growing every day, the company developed from its development have brought together relevant issues with problems related to this demand, making it becoming increasingly complex. Upon questioning the society about this subject, it is important to emphasize that this concern is generated around the environmental processes in the midst of their sustainable development and can focuses on its life cycle by environmental degradation. In the midst of these environmental problems, the solution always requires a multidisciplinary approach, ecological, economic, social and ethical, since the human also be part of that process. When the subject emits an environmental management processes can not help but picture of human existence, because the same issue social, ethnic to a transformation in their midst. This article has been to place a discussion of the themes that runs through the social environment, providing solutions, questions, about each benefit of an environmental system, highlighting the importance of each individual action in the process of the environment and sustainable development. Keywords: Sustainability, Ecology, Environment, Ethics.

By renewing the world so "is not only necessary to know him, you also need to transform it" (Paulo Freire).

*SANTOS, Danilo da Silva ,Graduando do Curso de Licenciatura em Biologia professor da rede Municipal e Estadual de ensino . Artigo sobre ticas, Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel. 2012. Nmero total de folhas 40. Trabalho de Concluso de Curso Licenciatura em Biologia Faculdade de Tecnologia e Cincias. danilofsa17_@hotmail.com.

SUMRIO 1. INTRODUO................................................................................... 2. OBJETIVOS....................................................................................... 2.1. Geral..................................................................................... 2.2. Especfico............................................................................. CAPTULO 1 3. A biologia e a tica a partir do desenvolvimento sustentvel (biotica)........08 3.1. O papel da tica mediante aos processos de impactos ambientais..09 3.2. O Desenvolvimento sustentvel .......................................................10 3.3. Componentes dos pilares da Sustentabilidade ................................11 3.3.1. Sustentabilidade Ambiental.......................................................12 3.3.2. Sustentabilidade econmica......................................................12 3.3.3. Sustentabilidade scio-politico...................................................12 CAPTULO 2 4. Impactos ambientais e seus estudos: uma questo biolgica....................13 5. Legislao ambiental e para que serve? (estudos ambientais)...................15 5.1. Ecossistemas (reas degradadas)....................................................16 5.2. Educao ambiental e cidadania.......................................................17 CAPTULO 3 6. Em busca de uma integrao efetiva mediante a tica, Impactos Ambientais e o Desenvolvimento Sustentvel....................................................................19 7. Concluso....................................................................................................20 8. Referncias..................................................................................................22 07 08 08 08

1. INTRODUO
A verdadeira dificuldade no est em aceitar ideias novas, mas escapar das ideias antigas. (John M. Keynes) Atualmente grande parte dos seres humanos vem se caracterizando pelo meio em que se vive, muitos deles norteiam o seu ciclo de vida a partir de caractersticas geradas de processos sociais, emitido atravs de processos gerais,feitos pelos processos ambientais causados no meio ambiente. Refletir sobre o desenvolvimento sustentvel na educao brasileira, emite um contexto caracterizado pelos impactos ambientais,trazendo para os mesmo uma reflexo onde como um todo. A questo sobre os impactos ambientais dentro do desenvolvimento sustentvel vem sendo abordado por diversas colunas e fatores de recentes publicaes no mundo atual, acerca de cada problema apresentado de acordo com cada zona climticas dentro do nosso planeta, em meio a um desafio que busca uma relao interpessoal entre o ser humano e a natureza. Ao relatar sobre impactos ambientais e desenvolvimento sustentvel, vale ressaltar que ambos produzem uma colocao no meio ambiente, a partir de uma ao tomada para a alterao desses componentes e tambm por meio de um ambiente global a incorporao do envolvimento ambiental nos processos gerenciais desse sistema. Tais caractersticas para o pleno desenvolvimento sustentvel vem buscando compreender as relaes entre uma sustentabilidade por meio do homem e a natureza podendo perceber a necessidade extrema dos dois andarem juntos em proximidade, no importando o mbito que atue sendo ele econmico,sociopoltico ou educacional.Este artigo apresenta uma reflexo sobre as diferentes perspectivas do envolvimento entre ambos os segmentos. O conceito estabelecido pelo pleno desenvolvimento da gesto ambiental traz uma segurana certificadora de ordem central, especifica e indica que existe uma grande necessidade de articulao dos conhecimentos ecolgicos na sociedade,na escola no mundo

objetiva, a existncia do ser humano em refletir a necessidade de se est, viver e estabelecer uma vida humana de reproduo aqui na terra, em meio aos requisitos globais e sociais para as possveis influncias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana algumas consideraes so feitas a respeito da necessidade de promover uma integrao mais efetiva entre o ser humano e o meio ambiente de programar pesquisas que investiguem as interrelaes entre os dois ambientes de investigao ambiental, para uma boa qualidade um envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento entre elas temos as questes bioticas, envolvendo discusses acerca do estudo da tica sobre a vida humana; os impactos ambientais devidos basicamente s aes antrpicas, o que vem provocando profundas alteraes na biodiversidade e o desenvolvimento sustentvel.

2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL Relatar os procedimentos do desenvolvimento sustentvel em meios aos seus impactos ambientais, a partir de uma demanda tica e de conscincia de cada ser humano, enfatizando a responsabilidade social de cada um nesse contexto. 2.2. OBJETIVOS ESPECFICOS Analisar as questes ambientais e reas degradadas. Favorecer a alto analise de cada ser humano dentro desse contexto ambiental. Caracterizar o meio ambiente como o produto do meio Definir tica ambiental. Compreender manifestaes. Introduzir cada ser humano a atender as demandas ambientais,refletindo sobre o seu papel principal para a construio de um novo habitat. cada processo de degradao e suas

CAPTULO 1 3. A biologia e a tica a partir do desenvolvimento sustentvel (biotica). Os processos que relacionam a conduta humana por meio de cuidados que se deve obter com a sade esto centrados numa cincia que denomina a biotica. As questes que englobam pensamentos ocidentais, passando pelos gregos at o dia de hoje,onde permite o ser humano ter a sua posio sobre a vulnerabilidade humana, quando no est centralmente inserido em favor de massas discriminadas, grupos oprimidos e indivduos vulnerveis ou desamparados. A biologia como estudo dos processos da vida humana aonde Bio se da pelo processo de vida e Logus pelo estudo da mesma, onde permite os processos de caractersticas e comportamentos dos organismos. A origem de cada espcie e suas interaes, aonde vem trazendo consigo varias consideraes e informaes a respeito da implementao e origens biolgicas no ambiente, considerando um fator em constante aumento referente s exigncias para um sistema de normatizao ambiental. Embora possua um processo de amplo estudo, e de vrias definies, a mesma se da tambm pelos processos ambientais sistematizados em uma qualidade de vida ambiental, visando os fatores desenvolvidos para o crescimento de um ambiente paralelamente com o ser humano, podendo trazer vrios efeitos em seus quesitos revolucionrios, possibilitando um impacto significativo sobre o meio ambiente na Terra. Partindo das seguintes referncias sobre a biotica,segundo alemo Fritz Jahr (1927, p87.), ele retrata a mesma como uma percepo de exigncias ticas que, no apenas com relao ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.Pois alm da tica ser uma conduta moral interligado ao ser humano ela tem que decorrer a todos os seres que produz vida. cordial citar que o estudo desses comportamentos humanos tem sido desenvolvido desde tempos passados, mediante ao seu fortalecimento desde 1950, quando vrios questionamentos veio a ser discutido por meio dos problemas apresentados na sociedade,cabendo a cada cidado possuir o direito de se policiar sobre as questes bioticas,fazendo com que todo esse

questionamento no venha interferir nos processos e comportamentos humanos entre a sua valorizao e a diversidade ambiental e biolgica. Pois necessrio no s obter intervenes polticas e cientificas, para obter uma boa manipulao em questes ambientalistas, mas bons componentes genticos para evolucionar em toda a sua forma de vida. (RIFKIN, 1999, p49.). 3.1. O papel da tica mediante aos processos de impactos ambientais. Quando o foco do debate o papel da tica nos processos de impactos ambientais os seres humanos contm uma linha de raciocnio em meio s implicaes para o fornecimento do seu papel de aprendizagem e conduta humana na sociedade, h aspectos a serem ressaltados. A sociedade como impulsionadora da produtividade ao combate de diferentes defesas e do aproveitamento fundamental da gesto ambiental e o distanciamento dos mesmos com a natureza, podendo provocar em cada um o desinteresse pelo combate sob a influncia de que os problemas enfrentados na natureza vm sendo por causa dos pases desenvolvidos, como o Brasil em suas demandas de flexibilidade de seus processos produtivo, degradando um meio que possa usufruir de um ambiente mais saudvel, tornando os mais preocupantes, em seus espaos decorrentes a sua produo empreendidas pela a eliminao e o favorecimento desses impactos acontecerem, especialmente nas classes menos favorecidas. A tica segundo Vzquez (2006, p.23), a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, cincia de uma forma especfica de comportamento humano. Todo e qualquer procedimentos mediante aos aspectos de impactos ambientais, a tica vem fazer com que os seres humanos, possam refletir no s em sua conduta de vida,mas no seu meio como um todo,partculas que viabilizam,o seu papel central no que diz respeito ao meio ambiente. Na produo de suas aes, mesmo sendo considerado um bixo homem" com sua ganncia de querer sempre mais, tende a contribuir para a eliminao dos efeitos causados a natureza, nas destruies referentes aos danos causados no solo e em suas paisagens

naturais. Clotet (ano, p55. ) cita que a tica tem por objetivo facilitar a realizao das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto , como pessoa. 3.2. O Desenvolvimento sustentvel (histria e seus conceitos)

De acordo com WCED, (1987, p44. ) o desenvolvimento sustentvel vem para atender as necessidades de cada individuo presente na gerao, sem compromete-se as geraes futuras de atender as suas prprias necessidades. J Aristteles afirma que o desenvolvimento sustentvel possui um vinculo com a tica de forma inalienvel, visto que os procedimentos das realizaes de cada atividade humana buscam uma sustentabilidade na vida material onde no so neutras em relao ao meio natural. Afinal de contas, o que esse desenvolvimento e para que serve? O desenvolvimento sustentvel o conjunto atividades desenvolvidas para atender as necessidades humanas, sem interferir em seus padres de vida social, e ambiental. Em todos os requisitos socioeconmicos atualmente seus processos evolutivos vem sendo gerado um benefcios econmicos e ambientais para uma implantao um progresso capaz de manter um novo tipo de desenvolvimento pelo planeta, atingindo assim pases que possui uma alta anlise de produes para um bom desenvolvimento e pelos desenvolvidos para uma boa condio de se estabelecer uma boa produtividade humanstica pela um bem estar de vida, mediante as decorrentes fontes de expresso eco desenvolvimento. Alm de a sustentabilidade fazer parte das necessidades do ser humano, o mesmo possui pilares: ambiental, social e econmico. 3.3. Componentes dos pilares da Sustentabilidade

(desenvolvimento sustentvel)
[...] Talvez, o destino da humanidade seja ter uma vida curta, mas, ardente, excitante e extravagante,em vez de uma existncia longa, porm montona e vegetativa. Deixemos que outras espcies as amebas,por exemplo, que no tm ambies espirituais herdem uma terra ainda abundantemente

ensolarada. (GEORGESCU-ROEGEN, 1976, p. 35, Traduo dos autores)

Como j vimos o desenvolvimento sustentvel mediante aos seus aspectos requer uma busca mais ampla em seus procedimentos, a sua estratgia est ligada entre os seres humanos, a natureza e a humanidade. A busca pela parceria e solues dentro de um contexto especifica. Faz necessrio ressaltar que o mesmo possui alguns pilares mediante as suas caractersticas tanto na parte ambiental, social e econmico, componentes desenvolvidos em todos os pilares. 3.3.1. Sustentabilidade Ambiental Ao se tratar de sustentabilidade ambiental vale afirma que grande problema norteia a sociedade diante dessa situao ao lado disso, o ecossistema diante do seu ambiente natural tem que fazer com que a sociedade tenha uma fonte de alimentos mediante ao ambiente e energia renovvel. As classes de baixo nvel socioeconmico enfrentam essas dificuldades e se sentem inseguros, com um patamar de vida miservel, com essas problemticas muitos deles no conseguem garantir uma melhoria de vida continua. Os conflitos e limitaes fazem com que todo consumo obtenha uma perda significativa, embora toda as sustentabilidade ambiental, por meio de naes unidas tenha seus objetivos de fazer com que essa requisio de tamanha necessidade venha ser sanada e atendida por meio de princpios desse desenvolvimento. Reduo de perdas de consumismo ambiental mediante aos processos sociais e econmicos, principalmente em suas atividades de qualidade ambiental. 3.3.2. Sustentabilidade econmica Para estimular e programar a participao de todos nessa demanda por meio de atividades geradas economicamente e traadas, mediante os servios gerados com base nos princpios tradicionais de mais valia econmica, existe

ainda um processo de introduzir um ambiente de vertentes igualdades sociais, uma busca pela participao de uma gesto, mas eficaz mediante a elaborao de construo dos recursos naturais para um valor econmico, mas significativo. 3.3.3. Sustentabilidade scio-politico
Segundo Almeida (1998, p65. ),a sustentabilidade sociopoltica por meio de um dumping ecolgico ocorre quando um pas, por possuir uma poltica ambiental, mas branda, conseguindo assim produzir atravs de seus equilbrios sociais, um aperfeioamento em meio a sua sistemtica, padres de fortalecimento sem seus espaos fsicos, para a plena construo de um fator social, englobando uma relao humana e cultural.

De modo que venha a fortalecer uma nova cultura, deve-se estabelecer, no projeto do desenvolvimento sustentvel, passando por uma identificao eficaz do tipo de envolvimento da sociedade relativamente, que por sua vez, depende do reconhecimento e da descrio sistemtica dos padres e modelos de relaes constituintes de tal desenvolvimento promovendo um bem estar social. 4. Impactos ambientais e seus estudos: uma questo biolgica Segundo o Artigo 1 da Resoluo n001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental qualquer alterao das
propriedades fsicas, qumicas, biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente.

Partir do pressuposto que toda e qualquer questo biolgica mediante aos estudos de impactos ambientais, como um instrumento usado como forma de analises de efeitos e das causas que afetam o meio ambiente. De acordo com a lei poltica nacional do meio ambiente relata que esse estudo de pesquisa se faz necessrio a partir de zonas de estruturas industriais, lei de

zoneamento industrial n. 6.830/80. Todos os princpios bsicos externos e internos ao meio ambiente, onde produtos insultantes de fornecimento de energias e matrias que podem causar danos a sade do ser humano, afetando cada um diretamente ou indiretamente se dar por meio de consequncias causadas por meio de um empreendedorismo.
Bitar & Ortega (1998, p77. ) citam que A definio de Impacto Ambiental est associada alterao ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliao do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.

Inmeros relatos de estudos sobre esse fenmeno que causa tanta segregao a natureza, venho sendo alvo de estudo de vrios pesquisadores, diante de uma equipe de profissionais qualificados pela busca de resultados multidisciplinares na resoluo das problemticas apresentadas. A busca pelas informaes necessrias pela analise de compatibilidades dos estudos analisados, dentro de rgos que busca atender essa demanda, para que possa obter uma boa estruturao das respostas para uma sistemtica dentro dos estudos ambientais. Entretanto com base nas informaes a constituio brasileira todos na sociedade deve obter-se a um ambiente equilibrado, uma vida perfeita e sadia, com base na preservao de ambientes, na qual pode se defender coletivamente, embora esteja ligada a execuo politicamente globalizada, em meio a programas governamentais a seguir de estudos realizados em seus processos produtivos e impactantes na rea ecolgica. A partir dessas concepes so muitas as formulaes tericas do desenvolvimento humano mediante a natureza onde formalizem que a participao de todos nessa demanda de suma importncia na vida, e retm muitas formulaes concentrada na grande soma de interesse na fase da vida do ser humano com relao ao meio ambiente, por obter uma histria com colocaes das fases em meios as suas atividades inerentes aos impactos ambientais, transmisso das mesmas, de forma limitada e abrangente a situaes governamentais ligadas a esse impacto (MACHADO, 1995, p.39 ).

Por fim, pode-se afirmar que vrias aes ambientais de acordo com Machado (1995, p88. ) que todo esse procedimento ambiental um documento pblico que visa estabelecer medidas de correo aos danos ambientais, por meio de diversas equipes multidisciplinares ou uma equipe formada como um todo. Situando os mesmo objetivos especficos necessrios para atingir as metas desse desempenho, identificando as causas e os efeitos na resoluo desses fenmenos naturais. Biologicamente embora existam mapeamentos necessrios para a execuo de certas demandas, todas as partculas dependem de propostas necessrias para uma constituio de vrias tcnicas projetadas pelas atividades humanas onde novas espcies podem se instalar na regio, reconstituindo o ambiente e recuperando em parte a sua flora e fauna.

2. Legislao Ambiental e para que serve? (estudos ambientais)


Embora as demandas sejam prevista de uma constituio de leis ambientais, notrio a formalizao das etapas fecundadas a esse direito e servios pblicos, o estado como um mediador dessas intervenes, com o principal dever de regulamenta o meio ambiente a partir de suas defesas em estudo pela a implantao de novos mtodos de identificar as causas que introduzem as aes e razes a serem manifestado, um vinculo exposto por uma relao de interpessoalidade ente o estado, as geraes includas nesse contexto e a sociedade de forma to renovadora consequentemente ali de forma que venha a ser beneficiada com toda essa demanda legislatria. Ao falar dos direitos ambientais, normalmente o espao social torna-se mais imparcial e altamente competitivo, pela busca de uma vida saudvel quando comparado ao direito do cidado, de obter uma qualidade de vida familiar em meio a uma postura economicamente relativa, externas de consumo de agentes naturais. Recursos regulamentares de forma protegida pelo fornecimento jurdico desenvolvido par o meio ambiente em meio a cada artigo pronunciado pela constituio federal. Normalmente a linguagem adotada e os smbolos empregados se estruturam de maneira contextualizada, impondo caractersticas sociais. O

reconhecimento de todas as diferenas, por exemplo, possibilitaria programar estratgias apropriadas e oferecer orientaes especficas para cada artigo, observando as caractersticas ambientais, os papis e a disponibilidade efetiva para concretizar as atividades em conjuntas. Cada processo retm uma colocao devida, o direito ambiental viabiliza aspectos norteadores em meios a novas categoriais dos direitos difusos, ou seja, cada ser social tem o seu direito de reconhecer,quando se sentir ameaado ou prejudicado,exigir a sua proteo por meio para a defesa de algum recurso natural. De acordo com a constituio brasileira ambiental as bases legais para uma boa autencidade se da por meio de diversas leis e constituies que visam o aperfeioamento da sistematizao do meio ambiente, entre todas as fontes de uniformidades, avanos globais para uma garantia de vida em processo de estabilizao. Devido a inmeros avanos fundem-se processos que destacam uma potncia entre o ministrio publico e as ONGs nas demandas de todas as aes tomadas coletivamente mediante aos prejuzos e os impactos acionados na natureza. O exemplo de que a reduo dos crimes ambientais na lei (Lei n 9.605/98) fez como que o agente poluidor tivesse o seu crime analisado de acordo com suas infraes e impactos causados no seu meio social ambiental. A efetividade desses direitos ambientais est interligada a todos estes aspectos que so relevantes quando visa o bem estar e o seu desenvolvimento da sociedade. A participao de todos nas tomadas de decises, ter uma conscientizao ecolgica, e ser capazes de produz transformaes em meio aos impasses ambientais de estrutura interligada as relaes ambientalistas. 4.1. Ecossistemas (reas degradadas)

Ao invs de tentar reproduzir a estrutura de uma comunidade madura, a nfase agora restaurar processos que levem construo de uma comunidade funcional, na qual a florstica e a estrutura dessa comunidade surge da interao entre as aes implementadas e os processos de migrao e seleo de espcies que iro se desenvolver no local em restaurao (GANDOLFI & RODRIGUES, 2007, p.72 ).

O processo de modificao no ambiente natural ocorre devido ao processo de reas degradadas na sociedade, onde permeia a necessidade de sobrevivncia de varias famlias no meio dos abalos que ocorrem devido aos impactos e zonas climticas na natureza. Decorrentes a reabilitao dessas reas devidas aos acontecimentos globais diante dos fenmenos da natureza, entretanto esses aspectos podem restabelecer uma restituio de uma populao que foi degradada referente ao ecossistema. Cada ecossistema possui a sua formao conjuntos de determinados fatores biticos ou abiticos, um processo de interligaes entre os recursos da natureza em sua formao do processo, sabemos que todos esses fatores se houver alguma alterao em sua demanda acaba afetando o ambiente, o ecossistema. Todavia tais situaes nos trazem revelaes que cada aspecto climtico nos traz uma sucesso ecolgica onde cada aspecto possui as suas vantagens, a sua diversidade de vida, onde a mesma possa obter tambm a sua formao gentica. Tais avaliaes decorrentes as rea degradadas por meio de suas violaes e desestrutura ambiental, apesar de seus abalos o afeto pela sua estrutura fsica, todas elas possuem um modo de fatores que possam torna-se a uma rea para uma colocao no degradada (MAJOER, 1989, p.22). Para que haja tcnicas de restaurao dessas reas necessria uma conduo de regenerao natural de todas as reas em seu processo ecolgico, isolando e manejando cada aspecto natural. Uma transposio para uma boa recuperao de cada rea em sua capacidade de produzir por meio de sua estrutura fsica, qumica e biolgica, eliminando assim os fatores de degradao. 5.2. Educao ambiental e cidadania Processo de conscientizao devido s demandas necessrias, para uma boa sociedade que visa o bem de consumo para todos os cidados, que exercem sua cidadania mediante ao mundo cheio de transformaes

epistemolgico, defronte polticas de surgimentos educacionais. Observando os estudos de Leff (2001, p44. ) ele relata que mesmo o campo da educao ambiental possui uma conscientizao elevada, a mesma ainda busca em diversos fatores base epistemolgicas, onde a sua constituio se da com base nos estudos de interpretaes cientificas a base mais slida desse movimento. Conceituar educao ambiental mediante a uma cidadania to renovadora nos dias atuais, requer um aprimoramento das ideias, colocaes fundamentadas e necessrias para uma alto analise com base nos tericos que defendem essas ideias, relacionada a esse sistema ambiental. Abranger a educao ambiental de uma forma que a prpria educao possa atingir a sociedade, por meio de estruturas planejadas pedagogicamente, atendo as necessidades de fazer com que todos faam parte dessa histria de conscincia, visualizando as problemticas para construir uma alta anlise de sugestes e ideias para sanar essas demandas e obter assim uma vida significativa dentro de um espao prazeroso, obtendo assim tambm a tarefa de saber cuid-lo. A poltica educacional surgi nos anos de 1948 devido a um estudo feito por Thomas Pritchard,onde em sua pesquisa de apresentao para uma conferencia da Unio Internacional para a Conservao da Natureza e seus Recursos, tinha como objetivo o lema educacional dentro de um espao educativo nas cincias naturais e sociais, partindo da o surgimento da educao ambiental. Como alta finalidade de analise de um percurso de aprendizagens, diferenciado as formas do saber, formando pessoas capazes de possuir uma analise critica, consciente de que o dever da poltica ambiental educacional vai muito alm do seu espao. Nesse contexto, a inter-relao da cidadania coma educao ambiental esto interligadas pela reconstruo de uma identidade de forma coletiva, a responsabilidade pelo desempenho da cidadania por meio de seus exerccios executados entre o homem e a natureza (E. ambiental), descrevendo seus valores dentro de uma viso ampla de diferentes formas de observar o mundo e todos os seres humanos que existe na sociedade (cidadania). Sobre LAYRARGUES (2002, p23. ),

a educao ambiental ela teve a sua formulao a partir de um ambiente governamental no Brasil, por dois professores que tinha a sua viso de que o meio ambiente nada mais era o fruto de trabalho de esforo dos seres humanos tanto nos ambitos sociais ao seu meio natural de se conviver, referindo assim a uma viso mera dualista, onde o homem e a mulher possui um poder central maiores que o meio ambiente, formando assim seres superiores a esse fenmeno.

Ao se tratar das crises ambientais no planeta termos diversos reflexos que contribui e contriburam para esses eventos existissem no mundo global, processos polticos de reflexo perante uma sociedade que possui valores morais e tnicos em meio a um andamento ambiental ideolgicos voltados aos seus direitos sociais, uma sensibilizao para uma participao de praticas a serem repensadas e questionadas.

5. Em busca de uma integrao efetiva mediante a tica, Impactos Ambientais e o Desenvolvimento Sustentvel. A busca por um ambiente codificado est ligada em meio s intermediaes entre o ser humano e a natureza, fundamental expressar que o relacionamento de cada o processo que est ligado ao meio ambiental, onde se da pelas experincias de cada um por meio de suas aes e das praticas sociais. As interligaes de todos os fenmenos naturais tornam-se possvel ao acontecimento da degradao deste processo onde acarreta situaes tecnolgicas para a reestruturao do ambiente afetado. Os seres humanos com a necessidade de est em convvio com a natureza visa restabelecer princpios que introduzam uma ao social, ambiental e poltica dentro da mesma, um fator necessrio para anlise de descobertas de problemticas que estabilizam os processos globais num ambiente de aspectos ambientais, econmicos, sociais, ticos e culturais. pertinente dizer que as questes nos espaos ambientais existem casos de associaes mediantes aos desequilbrios de vrios sistemas na natureza, possibilitando uma reduo de espaos econmicos, de uma vida

poltica em sociedade, abrangendo a natureza em suas rotas globais dentro de um patamar elevado na demografia. Tais desequilbrios na natureza causada pelo alastramento de impactos que destri o sistema por meio de uma ao antrpica, sobre a demanda de sistemas ecossociais. O reconhecimento do meio em sociedade aliado aos avanos de mera tutoria ambiental,a uma concepo ambientalista,dados que executem uma construo de estrutura de uma poltica ambiental.Todo e qualquer seres humanos possui praticas que se referem uma forma de diretrizes,que torem as questes ambientais em um instrumento de ensino para uma boa reflexo da pratica a partir de formulaes que advm uma sistemtica de envolvimento habitat,social poltico e educacional. Mediante as bases desse novo contexto ambiental de pluralidades de acontecimentos Almeida (2002, p.10 ) fala que todo esse novo contexto se tem a ideia de interagir e se integrar entre esses processos, visando assim uma nova capacidade de compreender e transformar o mundo a partir de um novo olhar, vinculado aos saberes de transdisciplinaridade entre os conhecimentos diversificados. Restabelecer parcerias continua de uma forma que suas atividades sociais e humansticas, perante um movimento poltico, entre os desempenho de seus resultados, traz uma verificao de que um ambiente sustentvel no s esta engajados em todo o acontecimento dos abalos contidos na natureza, mas tambm pelo reconhecimento de possveis abalos ambientais provocado pela nfase de estruturas e foras da natureza uma centralizao de formao das grandes reas de impactos socioeconmicos. 6. CONCLUSO O papel principal desse artigo foi trazer questes inerentes ao objetivo geral, reflexes sobre os assuntos voltados aos impactos ambientais, tica e seu desenvolvimento sustentvel. A busca pela abrangncia dos processos multidisciplinares, e de autores que questionam esses fenmenos e seus principais acontecimentos ambientais. Objetivamente procurou relatar proposta e formulaes de ideias de pensadores, estabelecendo pressupostos de uma forma social, independente

do ser pensante e de suas condies de vida. A fonte de pesquisa pelo desenvolvimento sustentvel, as problemticas apresentadas pelos impactos e danos causados na natureza, transcendendo assim um fator cultural, poltico, econmico e social. primordial o fato de que o ser humano responsvel pela sua regenerao, mudanas de atitudes de uma forma que ocorra uma viso mais holstica, em tornos dos processos mltiplos perante a esse questionamento de seu desenvolvimento sustentvel, pela busca de melhores regalias de vida para que todos em seu redor possam assegurar uma condio de vida mais gradativa de poder e est includo dentro de um patamar, mais sucedido. No h dvidas de que os seres humanos e demais profissionais que atuam na rea ambiental reconhecem a importncia das relaes que se estabelecem entre a o homem e a natureza e os benefcios potenciais de uma boa integrao entre os dois contextos para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da sociedade. Para que isto ocorra, preciso adaptar diferentes estratgias e formas de programar a relao social e ambiental, considerando o contexto cultural, econmico, educacional isto , as crenas, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais (Baker, 1999; Carvalho, 2000; Epstein, 1986; Epstein &Dauber, 1991; Marques, 2002). A tica, Impactos Ambientais e o Desenvolvimento Sustentvel um potencial no contexto de crescimentos em meio aos seus desenvolvimentos ambientais, a inter-relao de questes sociais, inteiramente relacionado s consequncias mediante aos problemas. Vimos que o sujeito acaba interligando a criao de reaes fenomenais que faz uma aproximao de complexos referentes luta pela qualidade de vida, dentro de um cenrio de possveis ameaas ambientais. Contudo, isso o crescimento sustentvel, se faz necessrio uma linha de estudo para a resoluo do mesmo, ou quem sabe implantaes de sistema de gestes para o alcance de solues e melhoria para o meio ambiente, o ato de que se conscientizando cada um, haveremos no mundo, no s programa de desenvolvimento sustentvel, em suas imensas pratica filosficas de valores que faam com que qualquer individua possam obter o seu censo de estabelecer em conjunto ou individualmente a sua participao pela estabilizao dos recursos naturais, mais sim objetivando uma linha de

estratgias de bem, fazendo com que vivam de maneira livre, sem precisar de que qualquer fenmeno da natureza os faa viver de forma que no condiz com sua biotica, mas sim de maneira absoluta e digna de toda aceitao da sustentabilidade natural.

7. REFERNCIAS
Almeida Freitas ,Sergio Henrique de.Sustentabilidade sociopoltica.Disponivel em www.sober.org.br/palestra/2/1094.pdf;s 06:30 h.

Baker J.A. Estratgias de programaes aos valores de relaes sociais.jornal escola relao sociais(1999). Bitar,O.Y e Ortega,R.D (1998), Alterao e efeito Ambiental Gesto Ambiental.Pp.499-508 .In:Oliveira,A.M.S CARVALHO, Jos Murilo de. O motivo ednico no imaginrio social brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAIS SOCIAIS, V. 13, n.38, 1998, p. 63-79. DAUBER, R KEENAN.Programaes sociais.1991. Conoma. Resoluo n001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente Impacto Ambiental Disponivel em: http://cascavel.ufsm.br/revistageografia/index.php/revistageografia/article/viewA rticle/61 Epstein, Isaac. Relaes sociais. So Paulo: Editora tica, pg.10 Gandolf,Sueli Dallari e Rodrigues,Ricardo Ribeiro (2007), Processos de migrao.pg.72 e Disponivel em: http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/73AE0894/Documento_geral_P ACTO.pdf#page=25 George sci-Roegen Destino da Humanidade Joaquim Clolet .tica e seus objetivos.Livro Biotica(uma viso panormica)pg.90 ou Disponivel em: http://books.google.com.br/books/about/Bio%C3%A9tica.html?hl=ptBR&id=xlyffko0sQUC

John M.Keynes .Ideias e influncias ,disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Maynard_Keynes Layrargues P. P.; CASTRO, (2002),Educao Ambiental a partir de um ambiente governamental-repesando o espao da cidadania. So Paulo: Cortez, 2002. LEFF, E. Epistemologia ambiental. So Paulo: Cortez, 2001. Machado (1995), Aes Ambientais. Majoer reas degradadas e seleo de espcies(1989) e artigo disponivel em:http://www.catolicato.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/ projetos2009-2/3-periodo/Analise-para_recuperacao_de. Marques Rego;Programaes Sociais em suas tomadas de desies.So paulo,Saraiva(2002). Paulo Freire .O mundo em seus processos de formao.(36. ed. 2003; 1. ed. 1970) Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Edies Paz e Terra, 184 p.

RIFKIN, J.Componentes Genticos. Barcelona: Crtica-Marcondo, 1999. Siglo de la Biotecnologa. pp. 9-28.

Thomas Pritchard .Lema da Educao Ambiental;Revista em estudos em Educao ,1998.

You might also like