You are on page 1of 4

Concurso em crimes omissivos

Omisso de socorro simplesmente deixa de agir. Crime comissivo por omisso = o no agir uma forma de agir, significa que estou diante de uma ao em que eu tenho o dever jurdico de agir, tal qual como previsto no art. 13 do CP. Ex: salva vidas que se omite de socorrer algum se afogando... atinge-se a finalidade atravs do no agir. Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Crime omissivo prprio = concurso de agentes. Obrigatoriedade de prestar socorro do motorista e do carona Crime comissivo por omisso: mdico deixa de prestar socorro porque um terceiro o instiga a no prestar. Dever eticamente mais exigvel uma vez que h um dever jurdico assumido mdico que se omite em salvar paciente.

Jurisprudncia concurso de pessoas crime omissivo prprio. DA AUTORIA MEDIATA Homem de trs aquele sujeito que se utiliza de um ttere para o cometimento do crime, estou falando de uma marionete nas mos do autor mediato, este se utiliza de algum inimputvel. A coao moral exclui a culpabilidade quando ela irresistvel* DA AUTORIA COLATERIAL Aquela situao aonde eu tenho um crime cometido por mais de uma pessoa sem que eu tenha a noo do cometimento do crime pelo outro.

Ex: o passivo A do crime desce por uma estrada, e h duas pessoas B e C, esperando logo a frente cada uma em uma moita diferente, B e C disparam um tiro sobre A no caracteriza concurso de pessoas porque no tem o vnculo subjetivo. No precisa de premeditao. Multido delinqente delito multitudinrio a multido me da fora, faz com que eu venha efetivamente a agir. H concurso de agente, todos tm o elemento subjetivo que matar. Testemunha Abonatria: Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime. Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico - Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos.

Participao Impunvel Dois requisitos fundamentais: a) Conscincia de participar na ao comum: b) Eficcia causal: a minha colaborao tem que ser eficaz Punibilidade do concurso de pessoas Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade Estou diferenciando condutas, cada um responde por sua parcela 1 - Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. Contribuio causal menor no delito Cooperao dolosamente distinta Desvio subjetivo de conduta efetivamente se concretizou, eu buscava um resultado diferente daquele que

Art. 29 [...] 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. Se por ventura o resultado era previsvel eu respondo, mas a pena ser aumentada em virtude da previsibilidade.

Crime preterdoloso os dois respondem pela prtica delitiva dolo no antecedente culpa no conseqente. Ex. soco no sujeito (dolo lesionar) e o sujeito cai e bate a cabea... Comunicabilidade das circunstancias condies elementares: a) Circunstancias: so aquelas que circundam o fato principal, a exemplo de dados, fatos, elementos ou peculiaridades que o cercam, sem que, no entanto integrem a figura tpica, podendo as mesmas ser de ordem objetiva ou subjetiva. Objetivas: so as que dizem respeito ao fato objetivamente considervel , a qualidade e condies da vitima, ao tempo, ao lugar, modos e meios de execuo. Subjetivas: so as que referem ao agente, suas qualidades, estado, parentesco, motivos do crime, etc.

b) Condies de carter pessoal: so as relaes do agente com o mundo exterior, com outros seres, com estado de pessoa, de parentesco, etc. c) Elementares do crime: so dados, fatos, elementos e condies que integram a figura tpica, e sem os quais o crime no existiria. Assim sendo teremos a comunicao de tais circunstancias nos seguintes casos: 1) A circunstancias e condies de carter pessoal, no se comunicam entre coautores e participes, por expressa determinao legal; 2) As circunstancias objetivas e elementares do tipo ( sejam objetivas ou subjetiva) s se comunicam se entrarem na esfera de conhecimento dos participantes sob pena de estarmos diante da chamada responsabilidade penal objetiva, havendo clara ofensa aos princpios constitucionais penais. Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. exemplo crime de infanticdio. [no prestei ateno]

DAS ESPCIES DE PENA Art. 32 - As penas so I - privativas de liberdade; II - restritivas de direitos; III - de multa.

A pena elemento fundamental para a concepo de crime. Pena no s a priso. Mas sempre ser a conseqncia do crime. Medida de segurana- ao inimputvel e eventualmente ao semi-inimputvel.

Pena a sano aflitiva imposta pelo estado, mediante a ao penal ao autor de uma infrao penal, como retribuio de seu ato ilcito, consistente na diminuio ou privao de um bem juridicamente protegido, cuja finalidade no meramente retributiva, mas tambm, a de readaptar o ru a sociedade e desestimular preventivamente a sociedade em geral, afim de que no cometa novas transgrees. Pena a sanso aflitiva o sofrimento, imposta pelo estado. Retribuir o mal praticado atravs de outro mal consistente... bem como re socializar re educar e preveno.

You might also like