You are on page 1of 5

Mapa de riscos

Mapa de Risco uma representao grfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuzos sade dos trabalhadores: acidentes e doenas de trabalho. Tais fatores tm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalaes, suprimentos e espaos de trabalho) e a forma de organizao do trabalho (arranjo fsico, ritmo de trabalho, mtodo de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.). Objetivos do mapa de riscos Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno. Etapas de elaborao do mapa de riscos - Conhecer o processo de trabalho no local analisado; - Identificar os riscos existentes no local analisado; - Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; - Identificar os indicadores de sade (queixas mais freqentes, acidentes de trabalho, doenas profissionais, etc.); - Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local. Representao grfica do mapa de riscos Os riscos sero representados por crculos de tamanhos e cores diferentes que devem ser apostos sobre a planta (lay-out) do local analisado. O tamanho do crculo indicar se o risco grande, mdio ou pequeno (quanto maior for o crculo, maior o risco). Para cada tipo de risco os crculos sero representados por uma cor diferente, conforme segue: - riscos fsicos: verde; - riscos qumicos: vermelho; - riscos biolgicos: marrom;

- riscos ergonmicos: amarelo; - riscos de acidentes/mecnicos: azul. O tamanho do crculo representa o grau de risco:

E a cor representa o tipo de risco, conforme segue:

Alguns exemplos prticos: - Num dado almoxarifado foi detectada a existncia de muita poeira:

- Em uma rea de escritrio foram encontradas algumas cadeiras fixas, utilizadas para operao do microcom-putador:

- Na copa foi encontrado um botijo de gs:

Classificao

de

Risco

Classifica os principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronizao das cores correspondentes.

Parametros para Classificao de Riscos Para classificar os riscos em grandezas proporcionais s suas intensidades, definimos aqui um critrio dentro de uma certa coerncia.

Requisitos O Anexo IV da NR 5 estabelece linhas gerais como se pretende que o Mapa de Riscos seja feito. Para isso a CIPA ter de assumir certas atribuies especficas. Das informaes necessrias elaborao do mapa, muitas j devem estar registradas em atas de reunio ou em outros documentos produzidos pela Comisso. Atuao dos cipeiros no levantamento de informaes - Observar os agentes de riscos de cada um dos cinco grupos, segundo a sua classificao.

- Conversar com os trabalhadores da rea expostos a esses agentes ou que trabalham prximos deles.Levar em considerao que os grupos dos agentes qumicos, fsicos e biolgicos, os riscos so mensurveis ou quantificveis por meio de tcnicas e instrumentos especficos de pesquisa ambiental ou laboratorial. - Obter opinies e informaes sobre como podem estar sendo afetados. - Recorrer chefia da rea se achar conveniente, para esclarecimentos adicionais. - Relacionar, com detalhes possveis de serem obtidos, todos os riscos levantados. - Com as informaes preliminares em mos, recorrer seo de Segurana se existente, para revisar e consolidar os dados que iro compor o mapa da rea. Agentes de riscos quantificveis e mensurveis Caso no existam dados comprovados por pesquisa ambiental, os que forem afixados no mapa devem levar a observao provisria. Os riscos ergonmicos e mecnicos no so facilmente mensurveis por meios cientficos; podem, no entanto, ser quantificveis em razo da incidncia na rea e avalivel pela experincia ou informaes estatsticas. Exemplo de mapa de risco

You might also like