You are on page 1of 8

Cin. Agron.

, 9 (1-2):27-34 Dezembro, 1979 - Fortaleza-Cear

ESTUDODE DIFERENTESESPAAMENTOS PLANTIO NO DO CAPIM ELEFANTE ..- PENNISETUMPURPUREUM

OBED JERNIMO VIANA. FRANCISCO DE ASSIS MAlA LIMA *

JOS~ FERREIRA ALVES.

o capim elefante a forrageira mais procurada e disseminada na faixa litornea cearense, onde se situa grande parte da bacia leiteira e de engorda em confinamento de Fortaleza. Neste biotipo ecolgico, esta forrageira j foi estudada sob vrios aspectos, atendendo s especulaesde tcnicos e pecuaristas interessados. Fazendo parte dessa prioridade de estudos est o espaamento no plantio desta forrageira, que at ento no havia sido pesquisado. Estudo de espaamento de capim elefante e desconhecidoem nosso meio e muito raro noutras regies.
Segundo OTERO (3), o plantio de capim elefante, no mtodo de plantio "estaquia na cova", feito no espaamento de 0,80m x 0,80m. ARAJO(I) afirma que o plantio de capim elefante deve ser feito em sulcos distanciados de 1,0m, e que as mudas devem ser espaadasno sulco, na faixa de 40-60cm entre si. O objetivo deste trabalho o de se fazer um estudo comparativo de trs compassos no plantio de capim elefante, no sentido de respondera muitas dvidasque ocorrem nesteassunto.
Professores do Centro de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Cear. Fortaleza, Cear. (CCA - UFC).

MATERIAL

E MTODO

As mudas utilizadas para o plantio desta forrageira pertenciam ao capim elefante cultivar "Mineiro" e tinham idade cronolgica superior a 100 dias, portanto dentro das recomendaesde VIANA(6). O trabalho foi conduzido no campus do Centro de Cincias Agrrias, em Fortaleza, Cear, Brasil, em regime de sequeiro, e teve a durao de 4 anos, compreendendo o perodo de 1974 a 1977. O solo onde foi implantado o trabalho foi classificado por lIMA(2) como Podzlico Bruno Acinzentado e o mtodo de plantio utilizado foi o de "estaquia na cova" constando cada estaca de quatro gemas,seguindo a orientao de resultados obtidos em trabalho anteriormente realizado por VIANA(4). Anlises da fertilidade de solos foram realizadas antes da implantao da pesquisa e aps cada ano da mesma. Adubao com NPK, conforme a orientao do analista do laboratrio de Solos do Centro de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Cear, foi feita para o primeiro, segundo, terceiro quarto anos nas propores de 140120-60; 140-0-12; 140-120-60 e 1400-12. resoectivamente

28

VIANA, O. J. ET AL

o delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com trs tratamentos e seis repeties, a saber: A - espaamento de 60cm x 60cm; B - espaamento de 80cm x 80cm e C - espaamentode 100cm x 100cm. A anlise estatstica dos dados obtidos foi realizada segundo STEEL et aI. (4) Os dados meteorolgicos, durante a durao do trabalho, obtidos pela Estao Meteorolgica do CCA-UFC, esto contidos na Tabela 1.
RESULTADOS E DISCUSSO

Nas Tabelas 2 a 5 encontram-seos resultados das anlises da varincia, relativa" produo da massa verde, matria seca, altura das plantas e numero de perfilhos. Nos dois primeiros anos, observaram-sevalores altamente significativos para espaamentos,tanto para produo de massaverde (Tabela 2), quanto para matria seca (Tabela 3). No terceiro e quarto anos, no foram constatadas diferenas significativas. Com relao altura de plantas (Tabela 4) e nmero de perfilhos (Tabela 5), constatou-se ao nvel de probabilidade adotada, significnciapara espaamentos,do primeiro ao quarto ano. Os coeficientes de variao encontrados, situaram-se dentro dos limites perfeitamente aceitveis para este tipo de experimentao e os autores aceitaram como vlidas as conclusestiradas a partir dos resultadosobtidos. As mdias de produo de massa verde, de matria seca, de altura das plantas e do nmero de perfilhos referentes aos trs espaamentos estudados, no perodo do ensaio, assim como resultados da aplicao do teste de Tukey, encontram-se nas Tabelas 6, 7, 8 e 9, respectivamente.Examinando-seas Tabelas6 e 7, observa-se para o perodo de durao do ensaioque os tratamentos A e B apresentaramos maiores valores, tanto para massa verde quanto para CONCLUSOES matria seca. A comparao das mdias Os resultados obtidos e discutidos, feita pelQ mesmo teste revelou nos nestetrabalho e nascondies Que em

dois primeiros anos, diferena significativas apenas para o contraste entre o tratamento A e C (Tabelas 5 e 6). Para as demais comparaes no foi encontrada significnciaestatstica. Para altura de plantas (Tabela 8) e nmero de perfilhos (Tabela 9), constatou-se padres distintos de comportamento durante o perodo de durao do experimento. A primeira caracterstica revelou, no primeiro e segundoanos, diferenas significativas entre as comparaes envolvendo os valores obtidos com o emprego dos trs espaamentos. Nos dois l~imos anos de pesquisas verificou-se sig'nificnciasomente para os contrastes entre os tratamentos A e C (terceiro ano) e A x B e A x C (quarto ano). Para o nmero de perfilhos, a aplicao do teste Tukey mostrou que os tratamentos B e C, quando comparados com A, apresentaramsuperioridade quanto produo de perfilhos, no primeiro e segundo anos. Para o terceiro e quarto anos, todas as comparaes formuladas revelaram-sesignificativas ao nvel de 1% de probabilidade. Vale ressaltar que as plantas do tratamento A apresentavam-seraquticas, mais tenras e as touceiras tinham um desenvolvimento ereto, porm acamando com facilidade, com altura mdia e nmero mdio de perfilhos superior e inferior, respectivamente,aos demais tratamentos (Tabelas 8 e 9). Por outro lado, as plantas do tratamento C apresentaram-serobustas e as touceiras tinham desenvolvimento um pouco radiado, mostrando-se voltadas para cima, sem tendncia alguma ao acamamento, com altura media e numero medlo de perfilhos inferior e superior respectivamente aos demais tratamentos (Tabelas8 e 9). Quanto s plantas do tratamento B, apresentaram-se como um grupo intermedirio, nos aspectosacima discutidos.

ESTUDO DE DIFERENTES ESPAAMENTOS NO PLANTIO DO CAPIM ELEFANTE

29

foram estudados os espaamentos do LITERATURA CITADA capim elefante, sugerem as corlcluses seguintes: ARAJO, A. A. 1967. Forrageira
1) O melhor espaamento, no plantio de capim elefante, visando-seexclusivamente, a produo de massa verde e matria seca por unidade de rea, o de 60cm x 60cm. 2) O melhor espaamento, no plantio de capim elefante, objetivando-se, exclusivamente a obteno de mudas de alta qualidade, para formao de novas capineiras, o de 100cm x 100cm. 3) O espaamento mais adequado, para alcanar uma produo razovel de massa verde e matria seca e a obteno de mudas de regular qualidade, o de 80cm x 80cm, hiptese que, alis, parece ser a de maior utilidade prtica, o que corrobora com a orientao dada por OTERO (3). SUMMARY
2.

3.
4.

5.

6.

para ceifa. l.a Ed. 157 pp. ilust. Editora Sulina, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. LIMA, F. A. M.; E. G. G. MOREIRA &IPlRAJ. 1974. Contribuio ao estudo dos solos do Municpio de Fortaleza. III Classificaode um solo. Relatrio de Pesquisasdo Departamento de Engenharia Agrcola e Edafologia do Centro de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Cear. Fortaleza, Cear, 7 pp. (mimeografado). OTERO, J. R. DE. 1961. Informaes sobre algumas plantas forrageiras. 2.a Ed. 303 pp. ilust. S.I.A., M.A., Rio de Janeiro, Brasil. VIANA, O. J. 1967. Influncia do nmero de ns na propagao de capim elefante, Penopurpureum Schum. Pesquisa Agropercuria no Nordeste. SUDENE, 2 (2): 83-85. STEEL, R. G. D. and TORRIE, J. H. 1960. PrincipIes and Procedures of Statistics. McGrawHill Book Company Inc. .Toronto, New York. VIANA, O. J. 1973. Influncia da idade das plantas e do comportamento das estacas,no plantio do capim elefante - Penopurpureum Schum, no Estado de SoPaulo. BoI. SocoCear. Agron., 14: 29-34, Fortaleza, Cear.

Three differentes spacing (60cm x 60cm, 80cm x 80cm and 100cm x 100 cm) were tested for the napier grass, Pannisetumpurpureum Schum. CV "Mineiro" cultivated in dry regime. The trial was conducted in the CCA-UFC experimental area in a GRAYISH BROWN PODZOLIC SOIL with fertilization N-P-K during the period 19741977. A randomized block design with three treatments and six replications was used. It was concluded that the best spacing is a function of the kind of use to be given to the grass. The spacing of 60cm x 60cm was the best for the production of green mass and dry material while the 100 cm x 100cm was prefered when the objectiye was to produce (seedin~Df) hi~h quality plants. However jf the purpose was to obtain green mass, ary material and seedstock of reazonable quality (at the same time), the spacing of 80cm x 80cm was found to be the most appropriate under oun conditions.

30

VIANA. O. J. ET AL

~E &: E
~LnLnMO>O>~M CXJ; ~

N. tO. ~. 00. 0>. M. O. O. r-.. q-. ~. r-.. r-.q-~o>q-O>O>COCOO>MN


r ~NM~",,"N
00. M O>

O>.

.<O

t"'ca ... ca Q) U

t"a>

"O

'E *"

,(OvLl)M'-M'-r-.(O.-(O~
(O" C(O" (O" (O' Ll)' Ll)' NNNNNNNNNNNN
Ll)'

L!)r-.CCo)o)~ML!)r-.CCL!)r-. 00 00 00 00 00 O) 00 r-. r-. r-. r-. r-. N ro

o "O ca Q, "O Q) u. Q) "O ca "O o;;; ... Q) "~ c :) ca "O '" ca '-= 'ca ... CI <!

Cr-.' r-.' r-.'


N

~. co

L!)~L!)r--r--COv~cnMOr-M' V' V' O' ~. ~. r--' v'

L!)COMr--~r--MN
~N~ MMM~

V'
00 .-

N'

~.

o'

Ln. co .~

cn

OOCCCCr-.LnLnNNvCCO>CC r-. 00 0000 000000000000 r-. r-.


M ...,

"'~ ca~ " m c~~ uV Q)~ "O~


;-..' L!)' CO' CO' CO' CO' CO' CO' CO' CO' CO' ~'

o c
OO>O~MOO~'=tCOO>L!)
['jNNNNNNN~NNN
V. <O ,",'

.-

o
a:

-J LU a)
Ln r-. (J) "C

~ GlO '-~ ('oMO')('o~~OOOO~r...r...O 0.EU

e I ... c== Q) '" u ~ om "O ,cri ca ... ,ca ClQ) Eu o . ... ca o N Q) Q) Q) ca ~t Q) o

~ .E:
~NI:V'\

...:
m' N'

mL!)r...r... NOr M' .-' M' N- v' N' OMCX)L!)m(O 00. O> O CX! 00.

Mr... v(O .-' M' M' .-' v CX)

'E *"

.r-.COOOMLnOOOOCO~MCO
CO- CO- Ln- CO- Ln- Ln- Ln- CO- (O- r-.- r-.- CO""NNN~I""""..,""N""""

,-

O>.-OOCOO>vvOvLC)vN I""OOOOmmmMr""' """'M

N m

.,;

o
N, CD ~,

"C co 'C) '-

"Ou. o Ira uca ... '" w ca C '" o "O ca > Q, '" .c o ",'

c: QJ U
0')' ':1"' N' o' M'

R: E
~,

..;
r...' 0')' M' r...' o' OOOr...(.Or...~NNr...NMO') ..., ~ ,':) "" ""' o'

(.O'

co, co C) r--: ~.

o, M M ",'

'" :J co C) 'E . '-

.,; o 'QJ
E

~
r-. C)

"C

"E ~

,-

~r--(J)OOMcx)COcx)CONV mCX)CX)(J)mmr...r...r-.r--r--m

QJE== coQJE "CC) CO CO E '" ", c:c:~ QJQJco o-uu E o -.: OO-.'; u E E

ci~ \-EU ~o

<Do)M~O~Ncx)~r CX) <D- Ln- Ln- Ln- Ln- Ln- Ln- Ln- <D- <D- r-. - <D~. N N N N N ~I ". ,",. N N ('\1

8 ';:' -ca ,~
U '" o "O ca (:)

0), I.C) '"

,~ QJ o "C .'Q)co>
E > ' ;:.

:J "".

CO ~

o ~ e ICO tJ. coQJco ~ "C ,~ co oO-"C,-E U QJ E 1-::>0. e

I
O
O .; .:

"~O Q)
c: >

(.)-:=

..

..
tO Q) tO.c -, u. ~ <i

O .-

OoSE.cEE .c '" Q) c: ~ o+"'>


tO:J"S ~ -, -, Clt':J <s: t"

"0 .c

o
.. :J

~ o
.c Q) .. .c

O Z

N Q) O

Q)

-.J <! l-

<{

a
I-

c 'W 5=

u-o ~ E --E ci.-ciE.. QJ E ~ ~J"

ESTUDO DE DIFERENTES ESPAAMENTOS NO PLANTIO DO CAPIM ELEFANTE

31

Q, ~ C
QJ

c'" a. w
li) li)

"C
o "C :]
+"'

.,; c: ~0Lt) tO. ~. q-. c:

.,;

a. .,; .,;
t: t: CCl!>CO V. . t-.. MNM
~ o o 0)-

W
er-. .ar-.
00) (/)~ a. "C o "C r... :Jr... ~O) W.a.
...~ .c r... 00) (/).( r-.. C> ~

+-' '"

0000 OOOtO

~ o tO 1--.'

~ ~

c: a. ... a. :t: (:)

ro.. ro.. O) .-

o c ,

o' ~ +-'r-.

'-= :=
o.co x I.. W CD, o 'co "C ~ , QJ -uo c .c . --- co +-' N -QJ QJiij "Ct ~ o >LL co E
(/) ~ o ""'. CX)
li) O;: +"'

a;0) E ~.

QJ '"

'" c: mNCC 00. r--. 00. mr--N ..c:

'"

c: a.

co ...

<!

N
'... a. a.co X a. ... 'co

S aJ.
C) . M

o ~ <{

~ o L!). co N

Wu. O co
"C a. N

z ,~
Ln r-* * *
r-. C) ~

ta . ~ E

'" '"

QJ

co .c: +"' ... --.0

-:.~

::..u.

:] QJ.c "C u

N:]~ "C
o ~
""'. Ll). -:t.

o(/) !~ E e
~ N (V)

* o
co u a.

a.

(O.
co
.~ .c: 'a. u 'ro(/) ~ E

(/)

E
:J

'>
o, 1'" o c: <{ Ll)CD~ OMN ~N

~O)O)

* o
r-.. o N

-.J 'ta ~
co ~ a.

1..0. I.. a.

W . > c m ,- QJ ~a. ""j I I-a:QJ

",o. o

-.J U.J a)

> ....
+"' ~
.5E.a-

li) O

a-

... ~

o lta U. ta ": co

+-' c ta -.QJ W

I-

a: c:
... 00.. 1'8-

a.
v r--. a> .-

QJ .u ,-.QJ 0ua. '" QJ +-' C QJ "C C o o. '" e I.. o uw


o ,+-' C ta o. o. -0-0 ro ro :g:g .c.c ro .c.c o
'-

> E QJ '. "C co "'U 2!. o C"C co -.a. a. "CUj ~ E


+"' c: a.

~ o M LD' ..-

co .- a. ...
+"'

>
.a. co

co c:

.,; o c <t (")

t:* 00.-00 Nr-.Ln O' .-' r-.' Nr-. ' ~ a. a. "C O O U

.*

~ o tO. r-..

Q)
"C co :12:12

Q)
"C co

o C '" o +-' C QJ E ta t)ta o. '" ~ +-' C QJ I..


IrQ U-

ro o
'-

.-

.c.c li)

a.

+"' c:
+"'c: a.

co

co

co

-.J

.c.c o..

a.a.
o. o. -0-0 ~~ !n.o. o. -0-0

LnNO
"C c: O c:

o '-

o '-

C'1

a.a.

Q) "C

Q) "C

o
.~ CO > QJ
"C ti) QJ +"' t: QJ ' ;.:: QJ o U

QJ ta ,U C 'ta

> > '- '-

a. t O U

8.~
li) +"'

!::

!::
o o

> .+-'

ro ro .ro u -.o 0.-

a. t)co ' c:
>
+-' ro u

c: a. E co

~~ Ln.Q) "C Q) "C

": ta >

>
+-'.ro u

!:: 01
'"

QJ "C QJ ,!!! :'(ij c

O ~ ~ 'ro !:: !:: !:: .~.~ I ti) ti) . * '"


* * . c:

~~ co > a. "C a.
li) ;"Cij c:

lro (.)ro "': ro > CI) "O '" ro '" :J ro ()

Ira ura ": ra

o
'-

Q)
> 'c:

Q)
> o > c: .-

>
Q)
li)

o co oo:-E >

o co

co u

>

c:

o +"' c:

"C '" Q) Q) o li) E ~ Oca"C U +"' ,o ca li) ... Q) aJl-a: c: Q)

;:' co U

;:' co U

O) o'"
o :t: ~ IrQ

C:C:Z

'u

0)0)

~
O U
*

Ci5

Ci5

I .,;
* * r.

32
li) li)

VIANA. O. J. ET AL

... c: li) 'li)

o'
,...: "'r-. ca> aI.-

o
ai
li) '"

"': qa. . * *

r-.

a>

"C
c

o
"C :Jr-. ...r-.

w~
li) '-

NLnCO O. 00. O. 0.-0

~ o ~ (O.

x.w

"O

0==

~
.

~m
x > v
. taU ...

.0-:1" or-. cnC) .o' ... c: -' 0li)

ta ta a.N cn.2!. o ta "Ot ta Eu. o ..." C ~ Io E ai . E ::I


.c cn (.) Ou> "O ta (:)

.s
aJ
'" * c:*
.

li)

Q;-CO'
wU O co' "C N
li) r-.. MO MON O'N'O' a.'~
X

*
o O. N
!J == ... ai c.. ai "O ... ~ E ~ ai ... ~ a.

..~co

-o " u. ~ E
c: li) CO

: E'
li) co.c "C u :J

q-

~
li)
'Z cn "-

~
~<X)O <X)VN ~' r...' o'

~
* * I.!) * *

cn
~ o ~ (C

e
-.J w a1 Ic cn C ta ai cno.. ~ I "+:, ai
ai a:ta ... C ta

<{ -J W m <{ ~ o;;


co ~ ""Qi'"
ai 0lta W o > o..

~ co e'" ~

a. e E ai ~ E ... '::I ai

10 c: co li) 'cijQ. o.: I

a: .~ c:

..~ ou a. 0- co "a;u o o U"C


Q) Q) "C "C co co ::2::2 :: co co .0.0 o o ""a.a.

co > li) li) ~ "C~ II)~ II)W ~ E


* ~l.C)M ~COO O'~'O' * *

~ o V. M

li) o li) 0...'" c: c: li) co "C: c: o o a.C: li) li) ~ o '- ... o c: U li) E li) 0'li) a. x

LnNO

ai ,""" C C ai ta "u : ;;: o ai C o U cn o cn ... ai C ... ai

~E ": ". ta ta >u ai o "0"0 cn o

Q) "C 10

Q) "C ~~ !n.Q) "C


ICQ UCQ "-= CQ > Q) "C VI Q)

Q) "C

~ "O C o

E ta (.)ta

Q) "C

co 0u c: ,tO W ": co > li) "C

;; ,~ ,~ c: c: o o ,co co g

a.~ ~w ... ... o U

cn ai ... c ai e ai ta"u C ... o o co > > u o;:. ';:' ;:: co co oU U c: 0- ,CI 'O- 'O- ,-

~ .c 10 .c e a. Q) "C * .Q) "C "Qj >


'ta ai ": "O ta o >"0 ai ~ "O~ alW "~ ... ai 'ta .c c o <tu>

'o c > o o;:. 10 10

li) o~ :c; c:

O.ucn -,-Q) CDI-CI:

cn o +-' c: Q) o cn E ~ 8~~

U o;;:: > 00c

C Q) " ;;= Q) O U

'c

'c

~ CICI ,- 0- lCO C/)C/)Z

10 oU '" ;;:: '10 o .-

C)
.~Z tn.,; * . * c * * * u! '"

ESTUDO DE DIFERENTES ESPAAMENTOS NO PLANTIO 00 CAPIM ELEFANTE

33

~ ai ~
'"

I
ai +-' ~

0~ c: lU '+~ I

c r-. cor-. q-0) "'.O OCq.~ r-. ocO) 'ai .s-

~ I
MMv .-, 0>, Ln, NMLn OOr---Ln
0),

~
o~ t:r... cor... vO) "'~ o I "tJv .~r... "tJ0) 'Q)~ ~'"

c
r-.r-.~ r-.U"lN
U"I, ,

ai W w
E ". lU U o "C o ";:' c: lU c: o c: '" o c: r-. ~r-. Em CJlU . lU

co -.-

E '. co
u o
"O o "~ ~ co
r... r... C) ~

C) ~
<0<0<0 U'),,"-O) ""-NU') O' O' 0)' >a> ~ :J la> "O a> +-' '" a> +-' o Qj Q. a> "O ca ::Q

c:
o c <!
CO,

o
OI"-N
a> "O a> ... I/) a> ... 1"-, CO, l-

~ '"
+-'

rororo CONtO
L!)o;to;t

a> ~ :J

>
o c: <{

r-. r-.

o
C! .;to

~r-. ai r-. Em co~ u- ,

o ; o.

coq~r-. Wm
"'~ ai +-';: ~ ai ', '" co '-

:
-m .c o [; <!
-C ca

I"m .-

ala] -.-

,
co

101010 Nr-.r-.
~. ~. m~V MVM
-C o ... o.

a>"O ca :2 . '" lU .. co .c --:!:'.. m ."";: c: ~ .. ~aJ '+i5 '~. ~ lU "C r-.. o "C :J
"'Wt ~ o "u. .c ~

a.v "'r-. wm ~ "'

I"o ~ . ,.,
101010 NLnI-'NNN M' M' .-'

'e
ai

m. ~ U . lU N

w
Q CI: w '>
~ .<! -.J
W
aJ

co

..J W a) Lai o
'-u. .c

"O~ o , "O co ~ N a> "O +-'~ co '" W+-, ~

. ~

u w (/)

:: ca .c o ... Q. a> "O ~ ..a> "O

a: 'W

cn ai ,9' E' ~ ~ aI.c E u ,- cn ; E


""'-1"'-1"-

o E (/) (/) c;;


O) ~

?i r-.
o c <{ NO) M~(o
... c a> E ca u ';:' ,~ ... ca ... I/) a>

coco.c (000)
O

.c
'-

; >

i) ~
O) .-

. r-,'

O) ~. .Ln I:J ::J


o ca <!

o (/) S' E' c: :J ~.r;; E C.) .- (/) ~ E a.~ ~ x W .. o s. "C .. Q) ~

E ~

I :s

.o """.o Nvo>
o t: <t . r"\'
v. . . CX)(Y)L!)

a> > ,c:


CX) 0), O)

a>

I-

ca

NN~

c.~ ai x W ..
o "O ai ~ c. .. ~ c.

E E ~ ~ -ai +-' ai W '" E '2 o I: <!


N, a> N ::J :::1

qr-. C) ..-

-.c.c cococo ~NN 0>. ~. O. Inr--~ OOOCO .N

E a> :> ~ "O Ig C ca


... ... a>

".
co u

('\

ai "O i .c

lU U Q) "C
ca E I/) a> ~ 10 ,~"O ... a> E ca I/) ca 0."0 a> ,... :J o C)

Q. ~ E '+- ~ -Q) Q) W '" E "2 ".

~ t"O) .o c: . ~
ro .r;; -.. :::-

a> +-' c: a> E ca C.) o;; '" o;; ca +-' '" a>

.c caca.c aNO>
'-. t-.. O>LON .-~~ '-.

.0). Lt')

;t:.. ai "E ai > co


'" '" co ~

E a> ... a> ~ "O o lca c: ca ;:. .2? ca E '" a> lU C.) Q) (/) lU "': 'Q) lU ~
'" a> E

10 ca (.)-"0 o;; '" a> ca

u
o ... c Q) E ro uro a. '" III

a> I/) C ,I/) U ,~ a> "O "0'<11 ,~ E "O I/) '<II~ ~~ *~

E
C.)

ai "O o ICO u~ "O o ... a.

000 cooo~ x x 000 coooo

o
x

.r:. --.:!::.

Q) "C o IIU CJ:J "C o .. ~

o
c:
QJ

0-

Q."O a> 0... :J o CJ C.) ~ c: '" ca

~ ~ Q

co uco a. '" I"

000 coco~ x x 000 coco

o x o

7 .c --.!::.

C.)

"-

~ ~ o

a> "O "O-a. ca E ~ '" -a. ~* ~

34 VIANA,O.J. ET AL

~ ... GI o~ C C GI Q.
(n

E o 0c: r-. cor-. c ca


'" ';;

~
c: r-. ~oO)

o~
r-.

I
GI
r-.

vO> (noO I

o c
q-~
O)
I

o -" '
...
~ co ...

c'a E

-ov
.-co -00> 'Q) O0;;-

1"-. Ll). N. ~~~

'"

"O~ 'Q)

C CO

E
ca uca

.2!. w
,S a.
CO > a.
.:,(. :J
c, m,

:>

a c

.
-

"'r... ar... Em GI~ ,E

I~

a.

I/)

"O::

' o:t u-r... COm

<r

j o. a. -o co .c O cnu O ca N ca m

:J '" ca '" IWI%) m -caII-

::

w
'"

a.~ '"

-O> ...

r-.
.c caca.c
L!)","CC "'". N. .
:c co .c o 'o. a. mE t
'~ mu. a. O

~
C m

GI co
0-

'"

00
, I'V:'
-o ~

GI o- 'ta GI o0co Q GI
"O

Ca)

o c: <!

<{ -.J W a)
co N

GIU GI

a "0-

:J ... ~ o-

a. -o j > 't:

Q")

x W

"O
:J "':'.c '" u

<{ Ia cn
a.s:: u

WLL

'" C> , ..IO '" c ca I.. ~ a. .. ~ a. m

a
o
~

j)'
cc.cu o.-o:t '-. 00. Ln. N o co a.
a: w ~ ,:) "7
t: a.

~ E .c GI
E :J
. ~I co u

E ~ '- E
';:'

ccn GI

a:
m '" I0'm '"

~ E
~

oQJ

GI o-

a.~ x c. W o-

co

';:' I/)

"O QJ C ~ .2!.

a
ai .-

~ c. o c n

~ r-.
E
a. '-

I/) a.

- c
-Q.

> m
m
- ca m -w~
I

ca C

* *

~. 00.~.

"'.oU MCOOO
ICO t:
CO '-

~ -o o

a.

c c m
ca

r-. O') ...

.c"""
EW '. E ca ,o c <{ ri
O>MtC Or...o ~~N

W
oS a. co U
QJ "O

.2
CO
I/)

10
,-

a. a. E u""-0 a.

ug. mu
I/)

"O m ca"O
ICO

E
ti)

0.1/) a. CO '--o

'Qi U :J O !::: '"


o u t: '~ C) a.

co
C co

E
o +"' C QJ E IV uIV c. '" "1

O .c

.:::..
o 000 tO 00.X X X 000 tO 00 O

'

:;:

'.+::

:
co "O co
'"

a. -o ,-CO

I-

m D-

E u

~ E
'CI) I/)

co~

m "O

...

o
c: Q)

o:J ~

~<i
* -

O a; E ':J Z

E ta uta a. o:':

000 (O(X)~ x x x 000 coooo

.-MM

-J LlJ a) I-

~
E
~

"O,

U a "O a ';:' c co :

E u
m
a;0)
O) , ~ o t:
L!)CX)CX) '" !co uco

a. '" .u

~'" o -c o

O) .-

,... ,...
o I: <!

CI: -o a.
"'.a.

co.c.c LnLnOO V,N, o,

lO)

~.Q mo;!" u.cca Q')L!)(O ~NC")

O
o, ~

*
U) o :r: -J
C C) , .~
* *

E m

u. a: w

o c: , ~
NOOr-. ~~N ~NM

E
w
* *

cn

i:r>
C) , .-

.c
o c . N

OOON Ln.-O

.-NM

c m

"Oqco r-. ,O)

(Y)O)L!) (Y)~O o -c co -c

'"

o u co -c o -c ~ co :J C"
co -c co ...

'"

u.ccc

o u ~ Q) '" co u~ Q) ... Q) ~ -c '" co ... co .~ -c ~ co ... co O'" co ~ Q) 0co

Q) > ... Q) '"

E
'"

-g
o -" '

...

~ co ...

e
'" '"

o ro
Q) 10 u-~ ';:' Q)

e
>
'" o '" co O--c co Q) ... u o o

gox .- u

'"

>
o
Q)coco co -c
'

co.2!.o'Q)

~
~

'"

'"

* *

-c

You might also like