You are on page 1of 31

Curso de Lngua Portuguesa Prof.

Joo Bolognesi

CURSO DE LNGUA PORTUGUESA


Curso para Delegado Federal - CESPE

PROF. JOO BOLOGNESI

2009

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

CURSO de LNGUA PORTUGUESA


Curso para Delegado Federal - CESPE

Contedo programtico
Compreenso e interpretao de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuao grfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da orao e do perodo. Pontuao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Significao das palavras. Redao de correspondncias oficiais.

TPICO 1 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO


Os termos essncias na anlise sinttica so o sujeito e o verbo. A partir deles, organizamos o restante. Em um primeiro momento, imprescindvel identificar o ncleo do sujeito, pois a regra geral exige a concordncia verbal com ele. O passo seguinte est focado no verbo e seu regime.

Tipos Relevantes de Sujeito


1- sujeito determinado simples A beleza das fotografias e dos retratos encantou todas as pessoas. 2- sujeito determinado composto O atraso no incio do espetculo e o fim inesperado dele no agradaram a todos. 3- sujeito oculto Precisei de voc. 4-indeterminado Precisa-se de novas idias. 5- sujeito paciente Os livros foram lidos. Leram-se os livros. 6- orao sem sujeito Houve crises e superaes neste governo. 7- sujeito oracional Habitar na zona rural no significa garantia de vida saudvel.

Regime Verbal
Aps o sujeito, um dos passos decisivos est focado no estudo do verbo e seu regime: 1- verbo intransitivo: no traz complemento; s vezes exige um adjunto adverbial (principalmente verbos que introduzem lugar: ir ao banco, chegar cidade, voltar escola; morar na cidade, ficar no pas, residir no interior). Tal argumento procede. O presidente morreu devido ao acidente. Ele escreve rapidamente.
VI VI adj. adv. VI adj. adv.

Ele ri muito.
VI adj. adv.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

2- verbo transitivo direto: sua regncia no exige preposio e seu complemento chama-se objeto direto. A pessoa previu os fatos. Visitaremos o museu. Amei-a.
VTD OD VTD OD VTD OD

Ele conseguiu o recorde. Vimos ali a soluo.


VTD OD VTD OD

3- verbo transitivo indireto: obrigatoriamente, em sua regncia, h a exigncia da preposio e seu complemento chama-se objeto indireto. O homem discordou da idia. Concordamos sempre com ele. Obedeci-lhe. Refiro-me aos novos fatos.
VTI OI VTI OI VTI OI VTI OI

4- verbo transitivo direto e indireto: sua regncia compe-se de objeto direto e objeto indireto. Enviaremos o documento ao aluno. Avisei-o do problema. Comunico o ocorrido a todos. Paguei-lhe a dvida.
VTDI OD OI VTDI OD OI VTDI OD OI VTDI OI OD

5- verbo de ligao: verbo (ser, estar, ficar, permanecer, tornar-se, continuar, viver, andar, etc.) que se vincula ao predicativo do sujeito. A criana tornou-se um alvo comercial.
VL PS

Ele vive doente.


VL PS

Eles andam tristes.


VL PS

Somos brasileiros.
VL PS

Tambm essencial saber analisar se o verbo est em uma forma simples ou em locuo verbal: Forma simples: Eles ganharam o jogo. Ele viu o filme. Leio a bula. Conhecerei o local.

Locuo verbal: Eles devem ganhar o jogo. Eles tm visto o filme. Estou lendo a bula. Vou conhecer o local.

Com essa noo percebemos que h verbos que ora podem funcionar como auxiliar, ora como principal:

- ser como auxiliar: Ele analisado por vocs. Seremos vigiados de perto. Ele foi enviado para mim. - ser como principal: Amanh ele vai ser pai. Ele tem sido feliz no trabalho. Estamos sendo sinceros. - haver como auxiliar: Ele havia visto o erro. Eles ho de reconhecer a nossa vitria.

- haver como principal: Vai haver eleies.

Est havendo crescimento. Tem havido boas notas.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

EXERCCIOS
1. Faa a anlise sinttica dos perodos a seguir. a) A urna eletrnica implicou profundo controle eleitoral em alguns municpios.

b) Aos brasileiros foram impostas normas alfandegrias muito injustas.

c) O trabalho ser mandado pela secretaria da escola a todos os inscritos.

d) No pode o homem querer apenas o cio.

e) Informaremos o aluno sobre a data da prova.

2. Separe as oraes, identifique os sujeitos e destaque o ncleo a) Prevem-se em lei as providncias referentes a pilhas e baterias j utilizadas: devem retornar aos responsveis por sua fabricao.

b) Nenhum dos votos, nas democracias, deixa de ter conseqncias, j que a todos se dar a mesma acolhida.

c) Segundo a verso oficial, as entradas forosas da polcia em escritrios de advocacia no constituem abuso de autoridade, uma vez que so determinadas por ordem judicial.

d) Embora estejam muito prximos de imensas riquezas, os garimpeiros dificilmente tm acesso a bens de consumo, pois vivem em extrema pobreza.

e) A recuperao salarial, a que se referem os pesquisadores, parcial, porm demonstra a reativao da economia.

3. Indique a alternativa que contm a classificao incorreta. a) A violncia no rende lucros cidade. (verbo transitivo direto e indireto) b) Aquele no era homem. (verbo de ligao) c) O cinema exibiu uma preciosidade. (verbo transitivo direto) d) Chega a polcia e os invasores saem. (verbo transitivo, ambos) e) Uma mosca sozinha j faz sua festa. (verbo transitivo direto)

4. Identifique o sujeito e o seu ncleo e classifique o verbo. Se houver falha gramatical, corrija a frase. a) O nico apoio com que um acusado sem recursos pode contar o de um defensor pblico. b) No cabem aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos.
4

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

c) Falhas no julgamento sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. d) Cabem aos cientistas srios e honestos reformular suas teorias, toda vez que encontrem nelas seja uma falha grave, seja um pequeno deslize. e) Opem-se s mais variadas formas de fundamentalismo todo e qualquer mtodo cientfico que admite a hiptese de sua prpria falibilidade.

5. (CESPE) Desarmar a populao s pode trazer dois resultados. A locuo verbal pode trazer est empregada no singular porque deve concordar com populao.

6. (CESPE) Tornar-se um ser humano consiste em participar de processos sociais compartilhados. A flexo de singular na forma verbal consiste deve-se obrigatoriedade da concordncia do verbo com o sujeito da orao: ser humano.

7. (CESPE) Acerca da funo sinttica exercida por expresses retiradas do texto, julgue os itens subseqentes. Pouco maior do que um par de ameixas secas, com formato semelhante ao de uma gravata-borboleta e pesando entre 15 g e 25 g, ela comanda algumas das mais importantes funes do corpo humano. I ao de uma gravata-borboleta complemento nominal do adjetivo que a antecede II das mais importantes funes do corpo humano objeto indireto da forma verbal comanda Est comprovadssima a nobreza da pecinha de que estamos falando. III a nobreza da pecinha sujeito da orao em que se insere Trata-se da glndula tiride (ou tireide), domiciliada frente da traquia, bem abaixo do pomo-deado, ou gog, para os ntimos. IV da glndula tiride adjunto adnominal, relativo ao substantivo que a sucede O primeiro mdico a descrev-la foi o belga Vesalius, pai da anatomia moderna, em 1543. V pai da anatomia moderna aposto explicativo, referindo-se ao nome prprio Ele observou que a pequena estrutura se movimenta para cima e para baixo durante o ato de engolir, mas no chegou a descobrir as tarefas desempenhadas por ela no organismo. VI no organismo adjunto adverbial, indicando circunstncia de lugar Lanadas na corrente sangunea, essas substncias atingem, uma por uma, todas as clulas do corpo, estimulando-as a produzir energia. VII todas as clulas do corpo objeto direto do verbo que a antecede

A quantidade de itens certos igual a:

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

e)7

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 2 PRONOME RELATIVO


Estudar agora o pronome relativo traduz-se na busca em dominar uma das estruturas que mais geram questes em concurso pblico. Ele fundamental, pois, alm de conectar duas oraes, ainda exerce alguma funo na orao que introduz.

A. estratgia de verificao: identificar, demarcar a orao adjetiva, traduzir, contextualizar B. problemas ao redor do pronome relativo: sentido, preposio, concordncia, vrgula C. a correlao entre os pronomes relativos (exemplos):
. que <=> o qual / a qual / os quais / as quais Vi novamente a revista que voc comprou (= a qual) . a que <=> ao qual / qual / aos quais / s quais Vi novamente a revista a que voc se refere (= qual) . de que <=> do qual / da qual / dos quais / das quais Compramos o doce de que ele gosta (= do qual) . em que <=> no qual / na qual / nos quais / nas quais <=> Era bonita a cidade em que ele morava (= na qual) . com que <=> com o qual / com a qual / com os quais / com as quais Foram aprovadas as decises com que a minoria no concordou (= com as quais) . por que <=> pelo qual / pela qual / pelos quais / pelas quais Ficou famosa a rua por que ele passou (=pela qual)

D. toda a ateno anlise diferenciada do preposicionamento do cujo

EXERCCIOS
c) Cientistas dos Estados Unidos, pas no qual mais se investe em pesquisas mdicas, conseguiram identificar uma parte do crebro envolvida na a) Qualquer instituio que dure muitas geraes cria interesses estabelecidos, e as pessoas que se beneficiam com isso se inclinam a proteger a instituio como um meio de se proteger a si mesmas. d) Se h uma s cultura de que se orgulham os b) Um novo modo de conceber a realidade torna obsoleta a viso de mundo que deriva do brasileiros, essa cultura nica tem dois aspectos, ou melhor, dois nveis bem diferentes, dos quais nascem inmeros contrastes. sndrome de abstinncia -o quadro de sinais e sintomas que um viciado apresenta quando deixa de receber a droga da qual ele depende.

8. Identifique os pronomes relativos, d o seu significado e sua classificao sinttica.

Feudalismo e que o Renascimento no conseguira extirpar inteiramente.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

9. (CESPE) So fatos marcantes desse perodo a conscientizao da sociedade quanto s agresses natureza e sua participao em iniciativas que visam reduzir o processo O pronome substantivo que refere-se a iniciativas, termo que lhe d sentido e que esse pronome substitui na orao adjetiva.

13. (CESPE) No comeo, trazido na bagagem dos aficionados por tecnologia que costumavam viajar para o exterior. O pronome relativo que exerce a funo de sujeito.

10. (CESPE) E o faz dentro da melhor tcnica, combinando o jogo da eloqncia com o exame meticuloso e realista das proposies que lhe so submetidas ...voltados para a dialtica do concreto, para a gerncia das circunstncias tumultuadas ou desafiantes de problemas que emergem da sociedade brasileira. A respeito das oraes adjetivas que lhe so submetidas e que emergem da sociedade brasileira, so corretas as seguintes afirmaes: ambas tm carter restritivo e, em ambas, o pronome relativo exerce a funo sinttica de sujeito.

14. (CESPE) ...a persistncia de desequilbrios fiscais, por um lado, e o surgimento de graves desequilbrios externos, por outro, acabaram por gerar um quadro muito similar ao anterior, em que ttulos da dvida pblica se mantm muito atraentes. So mantidas a correo gramatical e as informaes originais do perodo ao se substituir em que por nos quais.

15. (CESPE) No trecho narro-lhe; no uma aventura, mas experincia, a que me induziram, alternadamente, sries de raciocnios e intuies, mantm-se a correo gramatical do texto com a substituio de a que por: a) de que d) as quais b) em que e) qual. c) que

11. (CESPE) Na medida do possvel, procurei respeitar a agenda intelectual e pblica de minha gerao, mas no abdiquei de aproxim-la de minhas perplexidades pessoais, que consistiam em minha pauta prioritria de desafios. No texto, o pronome relativo que retoma a idia de perplexidades pessoais e funciona, sintaticamente, como sujeito da orao.

16. (CESPE) Os autos do processo da agonia,


Que me causaste em troca ao bem que eu fiz, Chegaram l daquela pretoria Na qual o corao foi o juiz.

O pronome relativo Que, em destaque, tem como referente semntico autos do processo.

12. (CESPE) A partir da teoria aristotlica, cada vez se torna mais possvel a formulao de hipteses segundo as quais os signos so mais importantes do que as coisas que, supostamente, representam. O verbo representam aparece no plural, pois concorda com o pronome relativo que, que funciona como sujeito e substitui as coisas.

17. (CESPE) Trata-se do pronome demonstrativo, aquele que no respeitado nem por jornalistas, que no tm o direito de errar. Na segunda linha do texto, a retirada da vrgula que aparece aps o termo jornalistas acarreta mudana sinttico-semntica na orao subseqente. Ela deixa de ser explicativa e se torna restritiva.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

18. (CESPE) Segundo o ex-assessor especial de Lula, Frei Betto, que chegou recentemente de Cuba, os cubanos fazem srias ressalvas ao processo chins. O trecho que chegou recentemente de Cuba est entre vrgulas por tratar-se de orao subordinada adjetiva restritiva.

23. (CESPE) Nenhuma construo averbada sem a comprovao do recolhimento das contribuies previdencirias dos operrios que trabalharam na respectiva obra, com a apresentao, no Registro de Imveis, da Certido Negativa de Dbitos do INSS. No h vrgula aps operrios porque a orao subseqente tem valor restritivo. 24. (CESPE) Em Utiariti, fomos muito bem recebidos pela equipe do telgrafo, que nos havia preparado um belo rancho beira-rio, localizado, por uma gentileza qual fui muito sensvel, junto do acampamento nambiquara. Preserva-se tanto a coerncia textual quanto a correo gramatical ao se utilizar a que em vez de qual.

19. (CESPE) Economias subdesenvolvidas e em desenvolvimento exibem sistemas financeiros que se resumem existncia de bancos comerciais, que se encarregam apenas das operaes financeiras mais fundamentais, como a captao de depsitos e a realizao de emprstimos. A eliminao da vrgula aps comerciais mantm o sentido original da informao do perodo e sua estrutura sinttica.

25. (CESPE) ...as regras e as instituies de vigilncia oscilam em relao aos casos a que se aplicam. Ao se substituir o termo a que por aos quais as relaes sintticas e semnticas do texto no se alteram.

20. (CESPE) Da a afirmao de que a esfera da poltica a esfera das aes humanas instrumentais, que, como tais, devem ser julgadas no em si mesmas, mas com base na sua maior ou menor idoneidade para o alcance do fim. Se a vrgula que antecede o pronome relativo que fosse omitida, o sentido e a correo gramatical do texto seriam preservados.

26. (CESPE) H umas ocasies oportunas e fugitivas, em que o acaso nos inflige duas ou trs primas de Sapucaia. Na orao em que o acaso nos inflige duas ou trs primas de Sapucaia, a substituio de em que por onde manteria o sentido original e a correo gramatical do texto.

21. (CESPE) O fantasma que mais assusta mesmo a violncia. A orao que mais assusta poderia estar entre vrgulas, sem comprometimento da coerncia das idias do texto e da correo gramatical.

27.

(CESPE)

Assinale a opo correta.

a) A praia qual costumamos ir nas frias est vazia nesta poca do ano.

22. (CESPE) O impacto da Qumica sobre o meio ambiente enorme, em funo dos rejeitos dos processos industriais, que muitas vezes trazem srios e irreversveis prejuzos ao homem e natureza. A vrgula que separa a orao adjetiva pode ser retirada sem prejuzo para a correo gramatical da frase, mas provoca alterao de sentido.

b) Compramos o livro a cujo o autor voc se referiu em sua palestra.


c) Por coincidncia, ele saiu do prdio e tomou o carro que ela viajou at ali. d) A discusso recrudescia exatamente nos momentos onde ns tnhamos mais certeza de haver consenso. e) Os funcionrios que os familiares prximos tivessem viajado nos dias anteriores ficavam de quarentena.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 3 VOZ PASSIVA


A voz passiva classifica-se em analtica e sinttica. Traz em sua formao vrios aspectos gramaticais, mas tudo principia na regncia verbal, pois s se pode criar a voz passiva com o verbo transitivo direto.

VOZ PASSIVA ANALTICA forma-se com o verbo auxiliar ser (e mais raramente estar ou ficar) seguido de verbo principal no particpio: A casa ser vendida pelo corretor. O trabalho foi feito pelo aluno. Os testes seriam realizados por todos ns. A criana era lavada todos os dias

o sujeito da voz passiva analtica corresponde ao objeto direto da voz ativa; j o agente da voz passiva corresponde ao sujeito da voz ativa: ativa: Ele fez a entrega.
sujeito objeto direto

<=>

passiva: A entrega foi feita por ele.


sujeito agente da voz passiva

ativa: O aluno acertou a questo.


sujeito objeto direto

<=>

passiva: A questo foi acertada pelo aluno.


sujeito agente da voz passiva

o tempo verbal deve ser mantido nas transformaes entre as vozes: Fizemos o trabalho.
pretrito perf. do indicativo

<=>

O trabalho foi feito por ns.


pretrito perf. do indicativo

Vocs faro o curso.


futuro pres. do indicativo

<=>

O curso ser feito por vocs.


futuro pres. do indicativo

VOZ PASSIVA SINTTICA a) forma-se com verbo transitivo direto acompanhado do pronome se (partcula apassivadora); Viu-se o erro.
VTD + SE sujeito

Lem-se as cartas.
VTD + SE sujeito

Convocar-se- o deputado.
VTD + SE sujeito

b) a voz passiva sinttica s existe na terceira pessoa (singular/plural) e em geral no traz agente da passiva; c) a voz passiva sinttica mantm estreita correlao com a voz passiva analtica: VPA <=> VPS VPA <=> VPS

trabalhado = trabalhou-se foi visto = viu-se

seria percebido = perceber-se-ia era analisado = analisava-se (caso) fosse lido = (caso) se lesse (quando) for feito = (quando) se fizer
9

no ser estudado = no se estudar (embora) seja feito = (embora) se faa

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

d) Quando o verbo for VTDI, a voz passiva sinttica tambm pode ser construda: Deram-se as notas (sujeito paciente) ao aluno. (corresponde a: As notas foram dadas ao aluno) Ensinam-se criana vrias lies (sujeito paciente). (Vrias lies so ensinadas criana) Ao cliente enviaram-se todos os pedidos (sujeito paciente). (Todos os pedidos foram enviados ao cliente)

EXERCCIOS

28. Faa a correlao entre a orao e a voz verbal. 1- voz ativa 2- voz passiva analtica 3- voz passiva sinttica 4- voz reflexiva ( ) Ele apanhou da mulher ( ) O rapaz ainda no sabe das notcias. ( ) Alugam-se casas. ( ) Conheci-a ontem. ( ) Pusera-se o po sobre a mesa. ( ) Ele foi ferido pela prpria indelicadeza. ( ) Sem muitos cuidados, ele se feriu. ( ) O homem est condenado pelo juiz. ( ) No se deve armar escarcu por pouca coisa.

a) Aos alunos foram distribudos trs tipos de livros. b) Todas as dvidas eram solucionadas. c) Todos os prmios sorteados sero despachados aos vencedores. d) Tm sido analisadas todas as hipteses de salvamento. e) So assegurados ao beneficiado os direitos previstos em contrato.

30. Classifique em sujeito indeterminado e em voz passiva sinttica. 1- sujeito indeterminado 2- voz passiva sinttica

( ) No se conhece o problema agindo assim. ( ) Aos homens falta coragem. ( ) Ao aluno deu-se mais uma chance.. ( ) Convoquem-se os interessados. ( ) No se trabalhou corretamente a idia. ( ) No se devia crer em tais promessas. 29. Passe da voz passiva analtica para a voz passiva sinttica. Exemplo: voz passiva analtica: As duas partes da construo foram concretizadas. voz passiva sinttica: Concretizaram-se as duas partes da construo. ( ) Sempre se fez o relatrio segundo as normas. ( ) Apesar dos rivais, assinou-se o acordo de paz. ( ) No se discorda da idia, mas de sua realizao. ( ) Levou-se vantagem graas aos acordos. ( ) Ouviu-se a testemunha no mesmo dia. ( ) Comunique-se aos interessados.

10

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

31.

(CESPE)

O texto apresenta uma orao na voz

A substituio de Vai-se concentrando por Vai sendo concentrado mantm gramatical do perodo. a correo

passiva no trecho: a) A srie de dados do CAGED tem incio em 1992. b) o crescimento no nmero de empregos formais criados foi de 38,7%. c) Pode haver uma diminuio na escalada de compra de bens durveis. d) Os preos dos bens durveis (...) no esto aumentando. e) No caso da indstria de transformao, por exemplo, foram criadas 146 mil vagas.

35.

(CESPE)

No dia 21 de maro, est prevista uma

teleconferncia nos estados contemplados pelo programa Mantm-se a coerncia textual, mas alterase a voz do verbo de passiva para reflexiva, ao se substituir a construo verbal est prevista por prev-se.

36. 32.
(CESPE)

(CESPE)

Esse comportamento, que j vinha de

Com a centralidade da televiso nas

perodos anteriores, foi reforado pela mudana do regime cambial e pelas variaes na trajetria das taxas de juros, logo no incio do ano. Altera-se a voz verbal, de passiva para ativa, e preservam-se as relaes semnticas ao transformar a orao em: A mudana do regime cambial e as variaes na trajetria das taxas de juros reforaram esse comportamento.

campanhas polticas da atualidade, o evento poltico deslocou-se das ruas e das praas pblicas para as salas dos eleitores.

Sem que se contrarie o sentido original do texto, pode-se substituir deslocou-se por foi deslocado.

33.

(CESPE)

...em todos esses atos, muito alm do 37.


(CESPE)

carimbo do cartrio, agrega-se a esse documento um seguro, baseado na responsabilidade pblica do tabelio. A substituio de agrega-se por e f

Na diviso da polcia brasileira, o

pontap inicial da investigao dado pelo perito, sem a companhia de legistas.

A informao acima reescrita na voz ativa fica assim: O perito, sem a companhia de legistas, na diviso da polcia brasileira, dava o pontap inicial da investigao.

agregado prejudica a correo gramatical e altera a informao original do perodo.

34.

(CESPE)

Vai-se concentrando em apenas dois agropecuria e minerao a 38.


(CESPE)

segmentos

No Art. 1 a expresso verbal far-se- , sinttica e semanticamente, ao

competitividade dos produtores nacionais.

equivale,

desdobramento feita.

11

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 4 VOZ PASSIVA SINTTICA X SUJEITO INDETERMINADO


=> VTD + SE + sujeito:
Esta estrutura recebe o nome de voz passiva sinttica e traz:

. verbo transitivo direto na terceira pessoa (do singular ou do plural); . pronome apassivador SE; . sujeito paciente (que, bvio, no vir preposicionado).

Alm disso, aceita ser transposta para a voz passiva analtica. Fizeram-se as encomendas.
Voz passiva sinttica

As encomendas foram feitas.


Voz passiva analtica

Vale reforar que nessa estrutura haver um sujeito paciente.

=> VTI + SE + objeto indireto: Esta estrutura recebe o nome de sujeito indeterminado e traz:
. verbo transitivo indireto na terceira pessoa do singular; . ndice de indeterminao do sujeito SE; . objeto indireto (termo que sempre vir preposicionado).

Trata-se de medidas paliativas. Discorda-se de tais medidas. OI OI

Nessa estrutura no haver sujeito e, com isso, o verbo ficar no singular.

39.

(CESPE)

Na

construo

Antigamente

se

41.

(CESPE)

No podemos ignorar as mudanas

comparava o crebro a um computador, no est expresso o termo com que concorda a forma verbal comparava, uma vez que o sujeito dessa orao est indeterminado, segundo a gramtica tradicional.

que se processam no mundo, sobretudo a emergncia de pases em desenvolvimento. A partcula se indica um sujeito

indeterminado para o verbo processar.

42.

(CESPE)

Com relao representao do sujeito

40.

(CESPE)

...palavra puxa palavra, uma idia traz

da orao, no segmento em se tratando de fato , o sujeito indeterminado, diferentemente do que ocorre no segmento estabelecer-se sinonmia, em que o sujeito sinonmia.

outra, e assim se faz um livro. E No trecho assim se faz um livro, a expresso um livro exerce a funo de sujeito.

12

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

43.

(CESPE)

Em relao ao emprego do termo se,

45.

(CESPE)

Trata-se de um monumento de

assinale a opo correta. No que concerne ao indivduo, ele se faz histrico de ponta a ponta, e de tal modo que, em suas origens, s impropriamente que se pode falar em sujeito. A filosofia grega no poderia deixar de impor-se como um momento privilegiado da aurora desse despertar da subjetividade, logo secundado pela importncia decisiva da lenta contribuio do cristianismo. Mas s no fim da Idade Mdia e nos primeiros tempos da

erudio, pleno de conhecimento de histria Ao se substituir um monumento de erudio, pleno por reflexes eruditas, plenas de, a forma verbal Trata-se deve ser flexionada em nmero.

46. (CESPE) Julgue a construo. Segundo o texto, biomonitoramento biolgico trata-se de um mtodo de classificao das guas de rios, crregos e lagos com base na fauna.

modernidade que o sujeito passa a desenvolver a autonomia que ainda hoje nos caracteriza autonomia que levou no poucos autores a falarem em antropocentrismo, contraposto ao teocentrismo de toda a cultura anterior. Realmente, agora, j nem basta falar em indivduo: o que tem incio com a proposta do projeto burgus essa aventura indita do individualismo, por meio da qual se arranca um homem novo de suas razes multimilenrias. O tributo ao passado, quando presente, insere-se agora em coordenadas surpreendentemente revolucionrias. a) ele se faz ( 1) partcula apassivadora b) que se pode ( 1) pronome reflexivo c) deixar de impor-se ( 1) partcula apassivadora d) se arranca ( 2) partcula apassivadora e) insere-se ( 2) ndice de indeterminao do sujeito

47.

(CESPE)

J nessa poca, os notrios (que dos teminai (responsveis pelos

redigiam os contratos) eram obrigados a exigir certides registros) para que se pudesse dispor de imveis. Em para que se pudesse dispor de imveis, o pronome se exerce a funo de partcula apassivadora.

48.

(CESPE)

A questo que se coloca at que

ponto possvel injetar alguma previsibilidade em um mercado to interconectado. Embora se, em se coloca, possa ser classificado como partcula apassivadora tanto quanto como pronome reflexivo, nesta ltima funo que est empregado no texto.

49.

(CESPE)

Desde 1995, o tema debatido e no

se chega a uma concluso. Quando se aprofunda o debate, os conflitos de 44.


(CESPE)

Mantm-se a coerncia textual e a

interesses aparecem. Tanto em se chega como em se aprofunda, o se indica indeterminao do sujeito.

correo gramatical ao se substituir Trata-se de nosso patrimnio lingstico por Tratam-se de nossas lnguas e idiomas nacionais.

13

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 5 CRASE
A - rea proibida no se usa o acento antes de:
. palavra masculina: a bordo, a cargo de, a olho nu . verbo: a partir de, a contar de, elas comearam a discutir . palavras repetidas: face a face, cara a cara . pronome pessoal: falei a ela, disse a ns, a eles, a mim, a ti, a si, . demonstrativos esta(s) e essa(s): falei a essa/esta mulher . pronomes de tratamento iniciados por Vossa ou Sua: falei a V. Ex . . pronomes voc, quem e cujo(s), cuja(s) . a no singular + palavra no plural: refiro-me a pessoas, a leis . a maioria dos pronomes indefinidos: enviei a pouca gente, a cada pessoa, a qualquer pessoa, a toda pessoa, a bastante gente, a alguma pessoa, a algum, a quem, a ningum . do artigo indefinido uma: referi-me a uma idia antiga
a

B Troca 1
para a na da pela com a = = = = = para = a em = a de = a por = a cm = a

C Troca 2
masculino feminino masculino feminino

ao

____________________________

____________________________

D Situaes especficas antes de pronome possessivo (minha, tua, sua, nossa...), o artigo facultativo, portanto so corretas: No faremos meno sua idia. = No faremos meno a sua idia.

preposio

a + a artigo

a preposio

Refiro-me s suas irms.

Refiro-me a suas irms.

preposio

a + as artigo

a preposio

14

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

E Situaes especficas aps a palavra at, a preposio a facultativa, portanto so corretas: Iremos at aula. = Iremos at a aula.

preposio

a + a artigo

a artigo

EXERCCIOS

50. (CESPE) deixar a populao indefesa frente a aventuras polticas Por ser opcional o emprego do sinal indicativo de crase no termo regido por frente, sua insero preservaria a correo gramatical do texto.

54. (CESPE) O decreto que facilitava o acesso da Receita Federal a dados bancrios protegidos por sigilo Na expresso a dados bancrios, caso o vocbulo dados fosse substitudo por informaes, seria necessrio no somente o ajuste na concordncia com bancrios e protegidos, mas tambm o emprego do sinal indicativo de crase no a que antecede a expresso.

51. (CESPE) Nos ltimos anos, entretanto, esto sendo desenvolvidos mtodos analticos mais precisos para avaliar a influncia dos fatores econmicos, epidemiolgicos e sociolgicos associados s razes sociais da violncia urbana. O emprego do sinal indicativo de crase em s razes justifica-se pela regncia de associados e pela presena de artigo; o sinal deveria ser eliminado caso a preposio viesse sem o artigo.

55. (CESPE) Embora no tenha o CPF cancelado agora, sua situao ser considerada irregular perante a Receita De acordo com as regras de regncia da norma culta, poderia ser empregado o sinal indicativo de crase em perante a Receita.

52. (CESPE) O acesso direto dos indivduos jurisdio internacional constitui verdadeira revoluo jurdica A insero do artigo indefinido uma antes de jurisdio exigiria a retirada do sinal indicativo de crase.

56. (CESPE) Ainda hoje, as respostas s necessidades educacionais incluem a busca de tecnologias. No trecho s necessidades, o termo sublinhado pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substitudo por a.

53. (CESPE) O investimento leva tambm a uma diminuio de 80% dos resduos. Em a uma diminuio o a uma preposio exigida pela palavra investimento.

57. (CESPE) Porta-vozes muulmanos celebram a resistncia crist ameaa da guerra A insero de qualquer antes de ameaa da guerra preserva a coerncia e a correo do texto.

15

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

58- (CESPE) Caso o sinal indicativo de crase nas ocorrncias aferrar-se sua moral e obedece sua prpria moral seja retirado, os perodos permanecem gramaticalmente corretos, uma vez que os verbos aferrar e obedecer apresentam transitividade indireta e o elemento que se mantm a preposio necessria regncia.

63. (CESPE) O segundo grande xito dessa poltica refere-se s negociaes para a criao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). O sinal indicativo de crase deve ser mantido, caso se prefira a redao refere-se negociaes.

64. (CESPE) ...a desmoralizao da autoridade, desde a mais alta at mais baixa. 59. (CESPE) Eu esperava que as minhas primas Claudina e Rosa tomassem gua benta, para conduzi-las nossa casa, onde estavam hospedadas. No trecho para conduzi-las nossa casa, o sinal indicativo de crase poderia ser retirado, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. O emprego de crase em desde a mais alta at mais baixa obrigatrio, segundo os princpios da norma culta.

65. (CESPE) Quanto correo gramatical, julgue o item abaixo. A agncia assinou convnio com a Secretaria de fazenda do Estado do Rio para cooperao no combate irregularidades no setor de combustveis.

60. (CESPE) ...como um parceiro na obedincia a leis partilhadas... No ocorre o sinal indicativo de crase em a leis por no estar a empregado o artigo definido feminino.

66. (CESPE) Uma palavra estrangeira em uma placa ou em uma propaganda pode indicar desejo de verse associado a outra cultura e a outro pas, por seu prestgio. Pelo fato de associado exigir que seu complemento seja regido pela preposio a, pode ser empregado o sinal indicativo de crase em a outra cultura.

61. (CESPE) Sabemos hoje que a globalizao tecnologia de Internet no aproximam e, contrrio, podem at mesmo distanciar diferenas na renda dos pases mais pobres relao dos pases mais ricos.

e a ao as em

Na expresso em relao , o sinal indicativo de crase exigido em virtude de, na posio subseqente, ser possvel subentender uma palavra no feminino que est elptica.

67. (CESPE) Avalie se o trecho est correto ou apresenta falha. Denunciando o escndalo e acusando culpados, (eles) do uma satisfao pelo menos imaginativa a nossa violncia, as nossas reivindicaes, a nossa necessidade de protestar.

62. (CESPE) A histria do Brasil, nos trs primeiros sculos, est intimamente ligada da expanso comercial e colonial europia na poca Moderna. No trecho ligada da expanso comercial e colonial europia, o acento grave indica crase de preposio e pronome, o qual substitui histria .

68. (CESPE) Na passagem resistam a doses mais altas, a ausncia de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir no exigir preposio.
16

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 5 CONCORDNCIA
A concordncia verbal traz graus de dificuldades e, por isso, a organizao deve ser feita em etapas: entender o que a concordncia lgica, ou seja, o verbo concordar com o ncleo do sujeito, e atentar-se s principais armadilhas que mascaram o ncleo do sujeito e dificultam sua identificao

saber os tipos de sujeito (sujeito determinado simples ou composto, sujeito oculto, sujeito indeterminado, sujeito inexistente, sujeito ativo, sujeito passivo, sujeito oracional)

verbos e estruturas especiais, voz passiva sinttica, sujeito indeterminado, orao sem sujeito, duplas concordncias, verbo ser, acentuao dos verbos

69.

(CESPE)

opinio unnime entre os analistas

72.

(CESPE)

Identifique nos fragmentos abaixo a

polticos que, at agora, o melhor desempenho do governo Luiz Incio Lula da Silva est se dando no campo diplomtico. A substituio da expresso est se dando por vm se dando mantm a correo gramatical e a coerncia semntica do perodo.

falha de concordncia quando houver. a) Os direitos humanos, a grande conquista moderna, procedem da idia de que o governo est a servio dos cidados, e no o contrrio. Cada indivduo, antes mesmo de fazer parte do poder poltico, j detm direitos que so seus, pelo simples fato de nascer. b) O Brasil colher, neste ano, 97 milhes de toneladas de gros, enquanto, no comeo da

70.

(CESPE) A

maior parte (cerca de 60%) das 294 mil

dcada, colhia 60 milhes. Tratam-se de brutais aumentos de produo. Mais surpreendente: o recorde de safra ser colhido na mesma rea cultivada, significando da espetacular safra de avano gros na no produtividade. c) O desempenho comprometeram, como na Argentina, a pecuria. Pelo contrrio. No ramo animal, o Pas d show mundial. A avicultura compete em qualquer canto do mundo. d) Nos bovinos, de US$ 300 milhes passamos para US$ 1 bilho nas exportaes de carne, sem aftosa nem vaca louca. A suinocultura ganha mercados na Rssia e Itlia. Simultaneamente, aumentam no mercado interno o consumo per capita de carnes, agora com o apoio da piscicultura. e) O milho, pela primeira vez, ganha mercados externos: ser vendido no exterior 3 milhes de toneladas. O acar, a soja e o suco de laranja tem posio consolidada no mercado internacional, enquanto a fruticultura comea a virar gente grande.
17

toneladas de lixo que o Brasil produz no tem destino apropriado, sendo descartada em lixes ou rios. Pela relao de sentidos que estabelece, e devido estrutura lingstica em que aparece, a forma verbal tem tambm poderia ser empregada com acento grfico tm.

71.

(CESPE)

A transio do feudalismo para o

capitalismo trouxe mudanas fundamentais nas relaes entre os indivduos, sendo que o fim dos laos de dependncia pessoal que existiam entre o vassalo e o senhor feudal permitiu a definio poltico-jurdica do sujeito com a exigncia da igualdade de direitos. Pelo significado textual, a forma verbal existiam admite a substituio por haviam.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

73. (CESPE) Julgue os itens quanto correo gramatical. a) A multiplicidade de manifestaes de insurgncia contra toda e qualquer disposio judicial, com invocao das garantias constitucionais de ampla defesa e devido processo, fazem com que o exame do mrito das causas seja adiado quase que indefinidamente. b) Sucede-se na comarca os juzes e nos tribunais os relatores de modo que, sobre uma nica demanda, vrias geraes de magistrados se devam debruar, reiniciando como se espera o estudo do feito desde sua pgina inicial. c) A violncia torna-se um item obrigatrio na viso de mundo que nos transmitido, cria expectativas e fornece a convico tcita de que o crime e a brutalidade inevitvel.

78.

(CESPE)

Cada uma das culturas humanas

reserva um papel privilegiado para a gua, em cada uma das suas formas. Percorrer, mesmo que rapidamente, a riqueza desse material simblico impossvel aqui. O verbo est empregado no singular para, em atendimento s regras gramaticais, concordar com o ncleo de seu sujeito, riqueza

80. (CESPE) Julgue apresentados nos concordncia verbal.

os fragmentos de texto itens abaixo quanto

I- De acordo com o respectivo estatuto, a proteo criana e ao adolescente no constituem obrigao exclusiva da famlia.

74. (CESPE) Acidentalmente, havia uma ou duas clulas-tronco na placa de cultura. Caso as palavras uma ou sejam eliminadas, o verbo haver dever ir para o plural para concordar com duas clulas-tronco.

II- Na redao da pea exordial, deve haver indicaes precisas quanto identificao das partes bem como do representante daquele que figurar no plo ativo da eventual ao. III- A legislao ambiental prev que o uso de gua para o consumo humano e para a irrigao de

75. (CESPE) Como a legislao no Brasil est atrasada, no existem leis especficas para crimes cometidos pela Internet. A palavra existem pode ser corretamente substituda por h.

culturas

de

subsistncia

so

prioritrios

em

situaes de escassez. IVA administrao no pode dispensar a

realizao do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham a causar.

76. (CESPE) H de haver alguma entrada. Na expresso H de haver, verifica-se o emprego impessoal do verbo haver na forma H.

V- A ausncia dos elementos e requisitos a que se referem o CPC pode ser suprida de ofcio pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no for proferida a sentena de mrito. A quantidade de itens certos igual a

77. (CESPE) Desarmar a populao s pode trazer dois resultados. A locuo verbal pode trazer est empregada no singular porque deve concordar com populao.

a) 1

b) 2

c) 3 d) 4

e) 5

18

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

Tpico 6 Conexo
A. observar as conjunes tanto no sentido quanto na forma de construir B. especial ateno s conjunes (so as que mais caem nos concursos): . adversativas: mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto . causais: porque, porquanto, como (= porque), j que, uma vez que, visto que, dado que . concessivas: embora, conquanto, posto que, ainda que, apesar de que, mesmo que, nem que, se bem que, por mais que, por muito que, por menos que, no obstante . condicionais: se, caso, contanto que, a no ser que, sem que, salvo se, exceto se, a menos que, desde que C. ateno forma e ao sentido: . medida que ou na medida em que . conquanto = embora . como = conforme (conformativo) . como = a exemplo de . posto que = embora . como = igual a (comparativo)

. porquanto = porque . como = porque (causal) . como = na qualidade de

81. (CESPE) Qualquer deciso nesse sentido, porm, deve levar em conta um fato da natureza: ningum pode evitar completamente situaes estressantes. Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir porm por mas.

83. (CESPE) O decreto pune os bons contribuintes, deles retirando qualquer garantia, visto que sempre dependero de humores da fiscalizao. A expresso visto que pode ser corretamente substituda por porquanto, mantendo-se a correo sinttica e semntica do perodo.

82. (CESPE) Uma gerao de ativistas e de pensadores, que defendeu tais idias, iria exercer, por algumas dcadas, o papel inovador de denunciar o sistema (o establishment) mas tambm de formular um novo modelo de desenvolvimento e de praticar, a partir de novos valores, um novo estilo de vida. Textualmente, a conjuno mas tem o valor de aditiva, pois pode ser substituda por e sem prejuzo para a correo e a coerncia do perodo.

84. (CESPE) Apesar de ter sido um procedimento desconfortante, me senti acolhida por este profissional O elemento de coeso Apesar de pode ser substitudo pelo equivalente Embora, desde que sejam feitos os ajustes necessrios na forma verbal.

85. (CESPE) A locuo conjuntiva ainda que tem mais lentamente posto que.
19

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

86. (CESPE) Preservam-se a correo gramatical e o sentido geral do texto, caso o perodo Serem tudo frutos, no pode ser; porque no h frutos sem rvore seja assim reescrito: No podem ser tudo frutos, conquanto no h frutos sem rvore.

91. (CESPE) Embora acometa indivduos vulnerveis em todas as classes sociais, nos bairros pobres que ela se torna epidmica. Pelos sentidos do texto, ao se substituir Embora por Conquanto, mantm-se a mesma relao sinttico/semntica e a correo gramatical do perodo.

87. (CESPE) A vida cheia de tais convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memria fraca seja exatamente no me acudir agora o nome de tal antigo. No texto, o conector conquanto estabelece entre as oraes que liga uma relao lgica de: a) oposio b) explicao c) causa/conseqncia d) condio e) finalidade

92. (CESPE) Embora todos os parentes estivessem dispersos, ali nasceu o tronco da famlia. A conjuno Embora pode ser substituda por Porquanto, sem que seja alterado o sentido do texto ou prejudicada a sua correo gramatical

88. (CESPE) Apesar das redues registradas nos ltimos anos, o nmero de desastres ainda elevado e nos confere o 140 lugar no ranking mundial. "Apesar" pode ser corretamente substitudo por "A despeito", sem alterao de sentido.

93. (CESPE) Ambientalistas alegam que a expanso de cultivos destinados produo de biocombustveis reduzir as florestas tropicais. ONGs apontam o cultivo de cana como causa de esgotamento do solo e de queimadas peridicas. Caso os dois perodos sintticos que compem o fragmento fossem transformados em um s, fazendo-se a conexo com contanto que, a nova construo respeitaria as relaes semnticas existentes entre os perodos.

89. (CESPE) Embora nem todas as manifestaes psicolgicas sejam evidentes, so constantes e afetam nossa conduta. A relao que a orao subordinada iniciada por Embora mantm com a orao principal do mesmo perodo sinttico permite substituir-se essa conjuno por uma locuo de valor semntico correspondente: Apesar de.

94. (CESPE) ...mais preocupados com o sucesso pessoal que com as causas sociais Preservam-se as relaes de coeso do texto, o valor comparativo entre as idias e a correo gramatical do texto ao se inserir do imediatamente antes de que.

95. (CESPE) ...so valores que duram muito mais do que a maioria dos entes que configuram o mundo humano e o prprio homem. 90. (CESPE) Embora um Estado possa exibir a marca de soberano sem ter a democracia, no existe esta ltima desprovida do controle sobre as formas econmicas, polticas e jurdicas. Preserva-se a correo gramatical e a coerncia do texto ao substituir Embora por Apesar de. Em mais do que, a eliminao do termo sublinhado transgrediria as exigncias da norma culta escrita em seu padro formal.

96. (CESPE) ...esses dois conceitos perdem o contorno exato do seu significado, medida que o
20

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

trabalho de contaminao dos latino-americanos se afirma, se mostra mais e mais eficaz. A substituio da expresso medida que por na medida que no implicaria prejuzo para o contedo semntico ou a correo gramatical do texto.

101. (CESPE) A orao Para marcar o perodo de uma semana inicia-se por uma preposio e indica a finalidade da realizao da ao expressa pela orao seguinte.

97. (CESPE) Sua linguagem, sobre ser tcnica, cientfica, na medida em que as proposies descritivas que emite vm carregadas da harmonia dos sistemas presididos pela lgica clssica As expresses na medida em que e medida em que equivalem-se semanticamente e esto ambas corretas.

102. (CESPE) No trecho Na Tailndia, tropas foram mobilizadas para conter a invaso aos campos de arroz, o conector para estabelece uma relao de conseqncia entre as aes verbais das oraes.

103. (CESPE) Art. 165. Dirigir sob a influncia de lcool, em nvel superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica: Infrao gravssima; Para efeito de aplicao das penalidades previstas, a conjuno ou deve ser entendida como tambm inclusiva.

98. (CESPE) medida que o ru se familiariza com o jargo jurdico, passa a us-lo tambm, seja para causar boa impresso pessoal, seja para alegar conhecimento das leis. A expresso medida que tem valor equivalente e por isso pode ser substituda, sem que se altere a correo gramatical do perodo, por qualquer uma das seguintes expresses: proporo que, Na proporo em que, Na medida em que, medida em que.

104. (CESPE) Este precisa, pois, adotar uma postura crtica como intrprete do direito, de forma a aproximar lei e direito, segurana jurdica e justia, pugnando pela reduo das desigualdades sociais Mantm-se as relaes sinttico-semnticas ao se substituir o vocbulo pois por logo.

99. (CESPE) Portanto certas ofertas selam o destino da vtima, assim como os desgnios de Deus determinaram o sacrifcio do filho de Abrao. Dado o seu sentido explicativo, a conjuno Portanto poderia ser substituda pelo conector Porquanto, sem prejuzo da coerncia do texto.

105. (CESPE) linguagem. S.f. 1. o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso e de comunicao entre as pessoas. No texto do verbete de dicionrio, o valor de comparao da palavra como deixa subentender uma expresso mais complexa: assim como.

100. (CESPE) Toda nao comprometida com a democracia, no plano interno, deve zelar para que, tambm no plano externo, os processos decisrios sejam transparentes, legtimos, representativos. Preservam-se as relaes semnticas, a coerncia de argumentao e a correo gramatical do texto ao substituir para que por a fim de.

106. (CESPE) Em j que eles so digeridos mais lentamente, o trecho tem o mesmo sentido de embora eles sejam.

21

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

107. (CESPE) Eles colocaram ratos em estado de animao suspensa, um tipo de hibernao no qual o organismo passa a funcionar de forma to lenta que a necessidade de oxignio das clulas se reduz drasticamente.. A orao que a necessidade de oxignio das clulas se reduz drasticamente expressa uma conseqncia em relao orao anterior.

110. (CESPE) Ao delegar esfera individual os males sociais, o sistema preserva sua natureza cruel. O texto permite a reescritura da orao subordinada como uma desenvolvida iniciada por Quando delega.

108. (CESPE) A postura impe multa aos que jogam entrudo, e, no podendo o infrator pagar a multa, sofrer dois a oito dias de priso; sendo escravo, porm, sofrer dois a oito dias de cadeia. A orao iniciada por no podendo tem valor concessivo.

111. (CESPE) Buscando implementar a temtica do trnsito nas escolas de ensino fundamental, o Departamento Nacional de Trnsito (DENATRAN) implantou o projeto Rumo Escola. O gerndio em Buscando inicia uma orao subordinada que mantm com a principal do perodo um nexo de circunstncia causal.

109. (CESPE) Querer liberdade econmica, convivendo com a injustia social e com a misria, admitir uma sociedade de privilgios que termina na violncia e no silncio das ideologias. A substituio de convivendo por j que se convive mantm a correo gramatical e o sentido original do perodo.

112. (CESPE) importante que este fenmeno no seja visto como um problema Preservam-se a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir que este fenmeno no seja por este fenmeno no ser.

Tpico 7 Pontuao
A. observar a relao lgica e os elementos acidentais (geralmente deslocados ou meramente explicativos) B. situaes especiais: uso das vrgulas depois dos travesses, o uso da vrgula nas oraes adjetivas, uso do ponto-e-vrgula, vrgula para indicar omisso do verbo C. a vrgula e a significado nas oraes adjetivas

EXERCCIOS
113. (CESPE) Existe no meio rural uma violncia estrutural. A expresso no meio rural poderia estar entre vrgulas sem prejuzo da correo gramatical.

22

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

114. (CESPE) A primeira vez que li O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, era ainda pradolescente. Fiquei apavorado com a histria do rapaz que fez um pacto com o diabo, para manter a beleza e a juventude, e cujo retrato vai registrando as marcas viciosas de sua vida. Mantinha a aparncia e apodrecia por dentro. Por anteceder a segunda ocorrncia da conjuno e, a vrgula poderia ser retirada, sem prejuzo da organizao da argumentao e da correo gramatical.

c) A diferena entre as contribuies e as aposentadorias pagas pela Unio e pelos estados e municpios dever ficar em R$ 42 bilhes. A multido de miserveis do Brasil ser chamada a pagar essa conta. d) Ela equivale a perto de 5% do PIB. Levando-se em conta que o dficit global do setor pblico de 7% do PIB, isso mostra que o governo j fez quase tudo o que podia em matria de corte de gastos em sade, educao e segurana suas funes sociais bsicas. e) Portanto, se o Poder Legislativo e o Poder Judicirio mais uma vez conseguirem impedir a cobrana da contribuio dos inativos, estaro consolidando um regime de privilgios que no s impede o crescimento da economia, mas tambm obriga a maioria pobre da sociedade a pagar pelo bem-estar dos marajs do setor pblico. f) O programa Escola Aberta, que usa as escolas nos fins de semana para atividades culturais, sociais e esportivas de alunos e jovens da comunidade reduziu os ndices de violncia registrados nos estabelecimentos e melhorou o aproveitamento escolar.

115. (CESPE) O trecho pode ser reescrito, sem prejuzo para a correo gramatical, da seguinte forma: O pai de Rodney queria ser msico, virou no entanto, mquina de lavar pratos para garantir o sustento da famlia.

116. (CESPE) As empresas que operam na informalidade no emitem nota fiscal e tm acesso precrio ao crdito, entraves que resultam em produtividade inferior das empresas formais e representam um obstculo ao crescimento econmico do Brasil. Caso a vrgula aps crdito fosse substituda por um travesso, as exigncias da norma culta escrita formal seriam transgredidas.

118. (CESPE) ...as unidades do conjunto arrumadas e escalonadas segundo critrios que observam, estritamente, os princpios da identidade, da nocontradio e do meio excludo... A supresso da vrgula imediatamente aps estritamente acarretaria incorreo do perodo

117. (CESPE) Quanto ao uso dos sinais de pontuao, julgue (certo ou errado) os itens abaixo. a) Entre 1987 e 1997, a despesa da Unio com servidores ativos, cresceu 10%. Mas, por causa da exploso do nmero de inativos, alimentada pelo privilgio das aposentadorias precoces, seus gastos totais com pessoal, aumentaram 45%. b) Com o direito a aposentadorias com salrio integral e beneficiados por generosos critrios para a contagem de tempo de servio, os 925 mil servidores federais, geraram em 1999, uma receita previdenciria de apenas R$ 2,6 bilhes, o que equivale a menos de 14% do total gasto pela Unio com o pagamento de seus aposentados.

119. (CESPE) Quanto correo gramatical, julgue o item abaixo. A situao das mulheres melhorou: hoje elas ganham 71,4% do rendimento dos homens, sendo que em 1991, a participao feminina, na receita familiar era de 63,1% do total.

120. (CESPE) Esse valor representou um aumento de 3,5% acima da inflao, em comparao com
23

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

2000, de acordo com dados do Conselho Nacional de Poltica Fazendria (CONFAZ), rgo que rene as secretarias estaduais de fazenda. A vrgula aps (CONFAZ) necessria e se justifica, uma vez que o segmento subseqente um aposto explicativo.

tm ocupado o tempo e o esforo de elaborao dos filsofos ao longo dos sculos. Mantm-se a correo gramatical e a coerncia textual caso seja retirada a vrgula logo aps o termo indagaes.

121. (CESPE) A anlise de muitos movimentos sociais e econmicos que esto acontecendo hoje, porm, j aponta, de maneira mais tangvel, o surgimento de carreiras cuja valorizao se intensificar nos prximos anos. A conjuno adversativa porm est entre vrgulas por estar em posio deslocada na estrutura do perodo.

125. (CESPE) Dentre as conseqncias ambientais do processo de industrializao e do inerente e progressivo consumo de combustveis fsseis leia-se energia , destaca-se o aumento da contaminao do ar por gases e material particulado provenientes justamente da queima desses combustveis. A orao entre travesses leia-se energia explica como deve ser entendida a expresso combustveis fsseis, e a vrgula aps o segundo travesso empregada para se destacar uma circunstncia deslocada para o incio do perodo.

122. (CESPE) Segundo ela, habitaro o mundo dos negcios, por exemplo, os sussurradores, profissionais especializados em lidar com consumidores enraivecidos e cada vez menos tolerantes aos deslizes das empresas A vrgula aps negcios poderia ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical do texto.

126. (CESPE) Julgue se os itens subseqentes esto corretamente pontuados. a) O mutiro deu incio, primeira etapa, do Programa de Gesto de Documentos. b) O mutiro teve carter voluntrio, e envolveu 38 servidores; alm dos quatro lotados no Arquivo.

123. (CESPE) ...aquele que, identificando o sofrimento, sabe que preciso faz-lo para cessar por todos os meios disponveis. Uma das vrgulas que separam identificando o sofrimento pode ser retirada sem que as regras de pontuao sejam desrespeitadas.

c) O trabalho tornou-se necessrio e urgente segundo Cezar Ramos, chefe do Arquivo Geral, tendo em vista que o Arquivo Geral do TRT/6., encontra-se com sua capacidade praticamente toda preenchida. d) A iniciativa afirma Czar Ramos permitiu a avaliao do quadro necessrio para que o trabalho se torne contnuo. e) Foi definida, tambm, uma tabela bsica de temporalidade.

124. (CESPE) Estas indagaes, possivelmente existentes desde que o homem comeou a pensar,

O PODER DA VRGULA
Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro sua procura.
(Se voc for mulher, certamente colocou a vrgula depois de mulher.) (Se voc for homem, certamente colocou a vrgula depois de tem.)

24

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

TPICO 10 COLOCAO PRONOMINAL


I - No iniciar perodo com pronome tono

II- No pospor pronomes tonos ao particpio e ao futuro.

III- Respeitar as palavras atrativas H grupo de palavras e expresses que exigem a anteposio do pronome ao verbo. O uso obrigatrio da prclise ocorre graas s palavras atrativas: a) palavras com sentido negativo: no, nunca, jamais, ningum, nada, nenhum, nem, etc. b) advrbios (sem vrgula): aqui, ali, s, tambm, bem, mal, hoje, amanh, ontem, j, nunca, jamais, etc. c) pronomes indefinidos: todo, tudo, algum, ningum, algum, etc. d) pronomes ou advrbios interrogativos (o uso destas palavras no incio da orao interrogativa atrai o pronome para antes do verbo): O que ? Quem ? Por que ? Quando ? Onde ? Como ? Quanto ? e) pronomes relativos: que, o qual, quem, cujo, onde, quanto, quando, como. f) conjunes subordinativas: que, uma vez que, j que, embora, ainda que, desde que, posto que, caso, contanto que, conforme, quando, depois que, sempre que, para que, a fim de que, medida que etc. g) em + gerndio h) oraes optativas (so as que exprimem desejo):

EXERCCIOS
a) o conhecimento cientfico e tecnolgico tem trazido importantes inovaes e benefcios para a humanidade / o conhecimento cientfico e tecnolgico tem nos trazido para a humanidade. b) muitas doenas que permitiram o aumento considervel da expectativa de vida e o crescimento significativo da produo agropecuria / muitas doenas que permitiram-no. c) aumentar a competitividade da economia e diminuir os desequilbrios regionais / aument-la e diminu-los. d) os resultados prticos alcanados podem no depender apenas dos seus avanos cientficos e tecnolgicos / os resultados prticos alcanados podem no depend-los. e) de modo que possamos superar as ineficincias existentes / de modo que as possamos superar.
25

127.

(CESPE)

Em cada um dos itens abaixo

apresentada, em relao a trechos do texto, uma alternativa de colocao pronominal. Com base na prescrio gramatical, julgue (C ou E) cada proposta apresentada. a) ( ) Ambos se crem marcados / Ambos cremse marcados b) ( ) que os apartaria / que apart-los-ia c) ( ) No se pode separar / No pode-se separar d) ( ) um e outro se iro fechando / um e outro iro-se fechando

128. (CESPE) Os itens abaixo apresentam segmentos seguidos de reescrituras que contm a substituio de expresses do segmento original por pronomes oblquos. Julgue-os quanto colocao e ao emprego desses pronomes.

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

129.

(CESPE)

pode-se supor que a sociedade

A colocao do pronome aps o verbo em se concentram desrespeitaria regra da lngua padro.

tecnolgica seria caracterizada por um contexto no qual o trabalho passaria a ser uma necessidade exclusiva da classe trabalhadora Mantm-se a noo de voz passiva, assim como a correo gramatical, ao se substituir seria caracterizada por caracterizaria-se.

132. (CESPE) O tcnico de enfermagem Jorge Ricardo Pontes, com o objetivo de me fazer sentir mais segura, segurou a minha mo durante todo o exame. Em com o objetivo de me fazer, por no haver um elemento de atrao que exija a prclise, a

130.

(CESPE)

No universo unificador da mdia, os

norma culta escrita recomenda o uso do pronome encltico: fazer-me.

polticos no se destacam por sua experincia. A colocao do pronome se logo aps a forma verbal destacam atenderia prescrio gramatical.

133. 131.
(CESPE)

(CESPE)

Quanto correo gramatical, julgue o

item abaixo. Nas nove partes de Tristes Trpicos, Para Rodgers, um elenco importante o que faz-se com o bolo depois que ele cresceu de Claude Lvi-Strauss, as reflexes sobre os ndios brasileiros se concentram entre a quinta e a oitava partes do livro.

Tpico 12 Ortografia
A. parnimos, homnimos B. grafias duvidosas C. acentuao

134. (CESPE) Mais de uma regra determina a acentuao das palavras indivduo, rea e sade.

137. (CESPE) As palavras tendncia, comrcio, srios, negcios e estratgia recebem acento grfico pelo mesmo motivo.

135. (CESPE) Uma nica regra orienta a colocao do acento grfico em possua, institudo e juzes.

138. (CESPE) As palavras apiem, idias e experincias esto acentuadas porque so palavras no plural, classificadas como paroxtonas terminadas em ditongo.

136. (CESPE) A vogal i, nas palavras pas e maniquestas, acentuada porque est na slaba tnica, formando um hiato com a vogal anterior.

139. (CESPE) A mesma regra de acentuao orienta a colocao do acento grfico nos vocbulos Par, pas, caf e at.

26

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

140. (CESPE) Os vocbulos suo, vrios e pases so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao.

Identifique a falha. 145. (CESPE) O deputado explicou porque era contrrio prtica referida e citou o princpio constitucional da igualdade dos cidados perante as leis.

141. (CESPE) Em rene, o sinal grfico marca a ocorrncia da vogal como slaba tnica, separada da vogal anterior; mas palavras da mesma famlia, como reunio e reunir, no precisam de acento grfico, pois, nestes casos, a vogal u no ocorre como slaba tnica.

146. (CESPE) Conforme o relatrio do PNUD, 64,7% dos entrevistados entre os 18.643 latinoamericanos ouvidos afirmam que os governantes no cumprem o que prometem por que mentem para ganhar as eleies.

142. (CESPE) A regra de acentuao grfica ilustrada em plos no diz respeito terminao da palavra, o que tambm ocorre com os vocbulos pr e s.

143. (CESPE) Observa-se que a palavra ordem no recebeu acento grfico, assim como seu plural tambm no o receberia. Isso ocorre porque as palavras paroxtonas terminadas em -em/-ens no se acentuam, regra da qual a palavra hfens exceo.

147. (CESPE) Melhorar o mecanismo de soluo de controvrsias um dos requisitos para o fortalecimento do MERCOSUL, vide as ltimas divergncias entre Brasil e Argentina. Mantm-se a obedincia norma culta escrita ao se substituir a palavra vide por haja visto, uma vez que as relaes sintticas permanecem sem alterao.

144. (CESPE) So proparoxtonas, e por isso esto acentuadas, as seguintes palavras do texto: eletrnico, bsicos, tpico, logstica e tticas.

148. (CESPE) Mantm-se a correo se houver o seguinte acrscimo: portanto, o biomonitoramento biolgico um mtodo que traz vantagens, haja visto que a cada momento a gua se renova.

Tpico 13 Questes Globais


149. (CESPE) Julgue os itens a seguir quanto correta estruturao do perodo. a) A perspectiva de dias melhores da Bolvia funda-se por suas reservas de petrleo e de gs natural, porquanto esse pas adota postura ostensiva perante s empresas estrangeiras. b) Graas aos projetos de minerao postos em funcionamento a dez anos, os preos, seja da prata ou do zinco vm aumentando, em propores distintas. c) Conforme Morales, apesar de seus esforos para conquistar mais benefcios para o pas, no conseguiu retirar do setor as incertezas que ronda o mercado internacional. d) Devido grande oferta de gs natural e de minerais, a Bolvia pode ser, ainda, considerada um polo de desenvolvimento energtico sul-americano. e) O crescimento de 4,1% do PIB boliviano em 2006 est previsto pelo Banco Central da Bolvia.
27

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

150. (CESPE) Julgue se os itens seguintes se apresentam por meio de estruturas gramaticalmente corretas. a) A maior reduo da violncia observada nos locais onde o programa tem mais tempo de existncia mostram, segundo a UNESCO, que os resultados vo se tornando melhores a longo prazo, ou seja, a proporo que a comunidade se apropiaria do programa. b) Deveria-se nomear a imaginao comum de exigente, referindo capacidade de superar os limites reais e de penetrar no mundo possvel, do restrito campo individual.

151.

(CESPE) Julgue

os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto correo gramatical.

a) despeito do aumento da taxa SELIC no ms passado, o juro real continua em queda e deve, atingir o

menor nvel em quase cinco anos, desde novembro de 2003. Levantamento feito pelo Estado, com base nas projees de mercado para o ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra que o juro real deve cair para 6,50% ao ano neste ms, levando-se em conta o atual nvel da SELIC.
b) As negociaes globais de comrcio devem ganhar impulso com os novos esboos de acordo internacional sobre

produtos agrcolas e industriais. Reivindicaes do Brasil e de outros pases emergentes foram contempladas no acordo, mas os diplomatas ainda tero de trabalhar intensamente nos prximos meses, dado o objetivo de alcanarem um acordo bsico sobre a reduo de tarifas e subsdios para facilitar o acesso aos mercados.

152.

(CESPE) Assinale

a opo em que a reescrita de passagem do texto est correta quanto sintaxe de

concordncia e de regncia. a) A Beraca, empresa brasileira extrativa de ativos vegetais e fabricante de cosmticos para indstrias, precisam se relacionar com milhares de famlias no norte do pas para encontrar bastante fornecedores de produtos. b) Com passagem pelo governo do Amazonas e pela EMBRAPA, Matos, convidado mais de uma vez para ir ao exterior a trabalho, apresentou sua resposta negativa. c) No fui, haja visto que as chances de crescer tem aumentado muito por aqui, afirmou Matos. d) So tendncias comuns s reas empresariais, segundo os especialistas, a crescente especializao.

28

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

GABARITO
1. a) A urna eletrnica (= SUJ) implicou (= VTD) profundo controle eleitoral (= OD) em alguns municpios (= AdjAdv). b) Aos brasileiros (= OI) foram impostas (= VTDI na Passiva) normas alfandegrias muito injustas (= SUJ). c) O trabalho (= SUJ) ser mandado (= VTDI na Passiva) pela secretaria da escola (= agente da passiva) a todos os inscritos (OI). d) O homem (= SUJ) no (= AdjAdv) pode querer (= VTD) apenas (= AdjAdv) o cio (= OD). e) (= SUJ oculto: ns) Informaremos (= VTDI) o aluno (= OD) sobre a data da prova (= OI). 2. a) orao 1: Prevem-se em lei as providncias referentes a pilhas e baterias j utilizadas
orao 2: (sujeito oculto: pilhas e baterias) devem

retornar aos responsveis por sua fabricao.

b) orao 1: Nenhum dos votos, nas democracias, deixa de ter conseqncias


orao 2: j

que a todos se dar a mesma acolhida.

c) orao 1: Segundo a verso oficial, as entradas forosas da polcia em escritrios de advocacia no constituem abuso de autoridade
orao 2: (sujeito oculto: entradas) uma

vez que so determinadas por ordem judicial.

d) orao 1: (sujeito oculto: garimpeiros) Embora estejam muito prximos de imensas riquezas
orao 2: os

garimpeiros dificilmente tm acesso a bens de consumo vivem em extrema pobreza.

orao 3: (sujeito oculto: garimpeiros) pois

e) orao 1: A recuperao salarial parcial


orao 2: a

que se referem os pesquisadores porm demonstra a reativao da economia.

orao 3: (sujeito oculto: recuperao)

3. D (os dois so verbos intransitivos)

4. a) (CORRETA) O nico apoio com que um acusado sem recursos pode contar (VI) (VL) o de um defensor pblico.
b) (ERRADA) No CABE (VTI) aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos. c) (ERRADA) Falhas no julgamento sempre HAVER acaba por multiplic-las (VTD). d) (ERRADA) CABE (VTI) aos cientistas srios e honestos reformular suas teorias, toda vez que encontrem (VTD) nelas seja uma falha grave, seja um pequeno deslize. e) (ERRADA) OPE-se
(VTD) a (VTI) (verbo impessoal),

mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos

s mais variadas formas de fundamentalismo todo e qualquer mtodo cientfico que admite

hiptese de sua prpria falibilidade.

5.E

6.E

7.C

8. a) que dure: que = qualquer instituio sujeito;

que se beneficiam: que = as pessoas sujeito. 29

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

b) que se afirma: que = uma nova vida sujeito; que o Renascimento: que = a viso de mundo objeto direto.

que deriva: que = a viso de mundo sujeito;

c) no qual = no pas adjunto adverbial; da qual = da droga objeto indireto;

que um viciado: que = o quadro de sinais e sintomas objeto direto;

e) de que = de uma s cultura objeto indireto;

dos quais = dois nveis bem diferentes objeto indireto.

9.C

10.C

11.C

12.E

13.C

14.E

15.E

16.E

17.C

18.E

19.E

20.E

21.E

22.C

23.C

24.C

25.C

26.E

27.A

28. ( 1 ) Ele apanhou da mulher


( 1 ) O rapaz ainda no sabe das notcias. ( 3 ) Alugam-se casas. ( 1 ) Conheci-a ontem. ( 3 ) Punha-se o po sobre a mesa. ( 2 ) Ele foi ferido pela prpria indelicadeza.

( 4 ) Sem muitos cuidados, ele se feriu. ( 2 ) O homem est condenado pelo juiz. ( 3 ) No se deve armar escarcu por pouca coisa. ( 3 ) No se conhece o problema agindo assim. ( 1 ) Aos homens falta coragem. ( 3 ) Ao aluno deu-se mais uma chance..

29. a) voz passiva sinttica: Distriburam-se trs tipos de livros aos alunos. b) voz passiva sinttica: Solucionavam-se todas as dvidas. c) voz passiva sinttica: Despachar-se-o todos os prmios sorteados aos vencedores. d) voz passiva sinttica: Tm-se analisado todas as hipteses de salvamento. e) voz passiva sinttica: Asseguram-se os direitos previstos em contrato ao beneficiado.

30. ( 2 ) Convoquem-se os interessados.


( 2 ) No se trabalhou corretamente a idia. ( 1 ) No se devia crer em tais promessas. ( 2 ) Sempre se fez o relatrio segundo as normas. ( 2 ) Apesar dos rivais, assinou-se o acordo de paz.

( 1 ) No se discorda da idia, mas de sua realizao. ( 2 ) Levou-se vantagem graas aos acordos. ( 2 ) Ouviu-se a testemunha no mesmo dia. ( 1 ) Comunique-se aos interessados.

31.E

32.C

33.E

34.E

35.E

36.C

37.E

38.E

39.E

40.C

41.E

42.C

43.D

44.E

45.E

46.E

47.E

48.E

49.E

50.E

51.C

52.C

53.E

54.E

55.E

56.C

57.E

58.C

59.C

60.E

61.C

62.C

63.E

64.E

30

Curso de Lngua Portuguesa Prof. Joo Bolognesi

65.E

66.E

67.(s nossas reivindicaes)

68.E

69.E

70.C

71.E

72. a) Cada indivduo...detm;

b) Trata-se de brutais aumentos;

c) O desempenho...comprometeu;

d) aumenta...o consumo;

e) sero vendidos...3 milhes de toneladas, O acar, a soja e o suco de laranja tm.

73. a) E b) E

c) E

74.E

75.C

76.E

77.E

78.E

79.E

80.A

81.E

82.C

83.C

84.C

85.E

86.E

87.A

88.C

89.E

90.E

91.C

92.E

93.E

94.C

95.C

96.E

97.E

98.E

99.E

100.E 101.C 102.E 103.C 104.C 105.E 106.E

107.C 108.E 109.E 110.C 111.C

112.C 113.C 114.E 115.E 116.E

117. a) E b) E

c) C

d) C e) C

f) E

118.E 119.E 120.C 121.C 122.E 123.E 124.E 125.C

126. a) E b) E

c) E

d) C

e) C

127. a) C b) E

c) E

d) E

128. a) C b) E

c) C

d) C

129.E 130.E 131.C 132.C

133.E 134.C 135.C 136.C 137.C

138.E 139.E 140.E 141.C 142.E 143.E 144.C

145.por que (= por qual razo)

146. porque (= pois)

147.E 148.E

149. a) E b) E

c) E

d) E

e) C

150. a) E b) E

151. a) E b) C

152. a) E b) C

c) E

d) E

31

You might also like