You are on page 1of 5

Instituto Gauss de Matemtica

Novo IGM Wik-IGM Moodle-IGM Blog-IGM Rdio IGM Ler E-mail

pesquisar...

nossa filosofia de tabalho que o IGM caminha , no a passos largos, mas alicerado em uma base de mais de 21 anos de experincia em Ensino de Matemtica os quais iro nos credenciar a ser, em tempo recorde, o melhor site de produo de contedos matemticos da web. Primeiramente iremos em busca da qualidade e de atendimento que nos diferencie da concorrncia. Alm disso, a Equipe do IGM est sendo a mais preparada do mercado uma vez que temos o cuidado de selecionar profisionais com o PERFIL IGM de qualidade.

Home

Coordenadas em trs dimenses

Menu Principal
Clculo - Coordenadas em R3 Home Editor Matemtico Online Aulas ao vivo no IGM PUC - Gois Estatstica: percia ambiental
Escrito por Equipe IGM Seg, 04 de Janeiro de 2010 14:06

Coordenadas Cilndricas

Coordenadas cartesianas e cilndricas.


Um ponto em Coordenadas Cartesianas resulta da interseo de trs planos definidos por , e .

Moodle IGM
Veja a Figura 1

Usurio:

Senha:

Acessar

O IGM d suporte acadmico a professores e alunos de duas universidades. Isto ocorre porque o nosso diretor-presidente, professor Ovdio Filho, trabalha com elas. PUC Gois UFG Figura 1 : O Ponto P(x,y,z) em Coordenadas Cartesianas

Ensino Mdio
Definio e tipos de matrizes Operaes com matrizes Produto de matrizes Determinantes Propriedades dos determinantes Matriz Inversa Interpretao Geomtrica de Sistemas Lineares Os nmeros complexos Razes de Nmeros Compexos Produto de Nmeros complexos Razes de Equao do Terceiro Grau Para efeito de clculos, programao de computadores ou equipamentos fsicos, muitas vezes conveniente identificar o ponto P em outros sistemas de Coordenadas. As mais conhecidas so:

Coordenadas Cilndricas.

A verso no espao tridimensional do sistema coordenadas polares do plano chamada o sistema de coordenadas cilndricas. Por meio deste sistema, um ponto do plano determinado pela sua distncia do eixo z, um ngulo (no sentido anti-horrio do eixo x at o vetor de posio de ponto) e sua distncia (observando o sinal) com relao ao plano XY (altura na direo do eixo z). Assim, um ponto resulta da interseo de:

Uma superfcie cilndrica de raio cujo centro o eixo , ou seja, o centro Um semiplano contendo o eixo e fazendo um ngulo com o plano Um plano paralelo ao plano ou seja, Veja a Figura 2.

Ensino Superior
lgebra Linear Variveis Complexas Equaes Diferenciais Ordinrias Coordenadas em trs dimenses

Figura 2: O Ponto

em Coordenadas Cilndricas

Para efeitos de clculos interativos, podemos visualizar a Figura 2 acima com as notaes descritas na Figura 3 abaixo.

Figura 3: O Ponto

em coordenadas cilndricas

No e difcil ver que podemos relacionar as Coordenadas Cartesianas e cilndricras. As prximas duas figuras (Figura 4 e Figura 5) ilustram estas importantes relaes entre as coordenadas cartesianas e cilndricas: , e ,

Figura 5: As relaes entre as coordenadas cartesianas e cilndricas Voc pode explorar os prximos dois MPD para visualizar e compreender melhor as coordenadas cilndricas. Coordenadas cilindricas 1

Coordenadas cilndricas 2

Clicando na Figura 6 abaixo, pode-se utilizar o MPD que faz as contas necessrias para converter as Coordenadas Cartesianas em Coordenadas Cilndricas.

Figura 6: Clique na Figura para acessar o MPD que converte as coordenadas cartesianas em cilndricas Clicando agora na Figura 7, acessamos o MPD que faz os clculos ao contrrio, ou seja, converte Coordenadas Cilndricas em Coordenadas Cartesianas.

Figura 7: Clique na figura e acesse o MPD que converte as coordenadas cilndricas do ponto P(x,y,z) em coordenadas cartesianas Acompanhe atentamente as prximas figuras que fazem uma animao das mudanas ocorridas com as coordenadas cilndricas fixando duas delas e deixando a outra variar livremente em um intervalo.

Ir para Coordenadas Esfricas Home

ltima atualizao em Seg, 07 de Maio de 2012 16:23

Pginas Recentes
Tpicos de lgebra Linear Teste Widgets da Equipe IGM Livro interativo de clculo wolfram-igm Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla Template, smtp server. Valid XHTML and CSS.

You might also like