You are on page 1of 2

Cerveja, bala e salsicha tm substncia cancergena do refrigerante

Especialistas alertam que ainda no h risco comprovado do 4-MI sade, mas dieta saudvel j exclui estes alimentos
iG So Paulo | 13/03/2012 07:00

Notcia anteriorBritnico paralisado ganha direito de pedir Justia para morrer

Prxima notciaCerveja, bala e salsicha tm substncia cancergena do refrigerante

Texto:

Foto: Getty ImagesAmpliar

Entidade faz alerta sobre substncia perigosa presente no corante dos refrigerantes tipo cola

A substncia cancergena 4-metinilizadol (4-MI), tambm chamada de corante caramelo, est presente nos refrigerantes tipo cola (Coca-Cola e Pepsi so os mais conhecidos) e tambm em outros produtos que fazem parte da dieta pouco saudvel do brasileiro. Leia mais sobre alimentao saudvel Cerveja, achocolatados, doces de confeitaria, molhos curry e vinagre, alm de salsichas, sopas e sucos industrializados so s alguns exemplos. Na semana passada, um comunicado feito peloInstituto de Defesa do Consumidor dos Estados Unidos alertou sobre o risco aumentado de cncer em camundongos expostos s doses altas do 4-M1. Enciclopedia da Sade: tudo sobre o cncer A entidade sigla em ingls CSPI pediu providncias do rgo sanitrio norte-americano, o FDA, que regula o consumo de alimentos e medicamentos nos EUA. O FDA se posicionou dizendo que ainda no h evidncias slidas sobre os prejuzos acarretados sade humana e que seria necessrio beber mil latinhas de refrigerante por dia para ter algum efeito txico. Ainda assim, o estado da Califrnia (EUA) determinou a reduo da substncia nos refrigerantes cola de 150 mg para o limite mximo de 29 mg caso contrrio, mensagens de alerta sobre as sequelas txicas devem estampar as embalagens dos produtos. A Coca-Cola, em comunicado oficial, anunciou que pode modificar a sua frmula, sem que o sabor ou colorao do produto sejam alterados. Nos Estados Unidos, a modificao na produo industrial j comeou, conforme noticiou o jornal ingls The Guardian Entenda o caso Alimentos desnecessrios Apesar dos refrigerantes terem motivado a discusso sobre a segurana do consumo do corante caramelo, a bebida gaseificada no a nica que utiliza esta substncia.

Uma reviso de estudos realizada no ano passado pela European Food Safety Authorty (EFSA) informou que entre as principais fontes alimentcias de 4-MI no continente europeu esto, alm de refrigerantes, a cerveja, os achocolatados, as salsichas, os doces de confeitaria, o vinagre, o molho curry, os temperos em geral, alm do po de malte, sucos industrializados entre outros. No painel divulgado, a EFSA alertou que no foi comprovado o efeito cancergeno em humanos devido o consumo do corante mas que ainda so necessrios "mais estudos". Muitos alimentos utilizam o corante caramelo alm dos refrigerantes, doces e balas de caramelo, por exemplo, afirma o toxicologista do Instituto da Criana da Faculdade de Medicina da USP, Anthony Wong.

Leia mais sobre refrigerente


Prejuzos vo alm da celulite Trocar refrigerante por gua realmente emagrece Refrigerante aumenta presso arterial

No temos nenhuma evidncia, entretanto, de que o efeito txico da substncia (4-MI) cumulativo e nem sabemos qual a dosagem consumida com base nestas diversas fontes, completou. Mas o fato que os alimentos que utilizam o corante no so, por essncia, saudveis. De qualquer forma, eles devem ser consumidos com moderao independentemente da associao com a substncia cancergena. O professor de toxicologia e farmacologia da Universidade de Caxias do Sul, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, Carlos Augusto Mello da Silva, alerta que ainda preciso esperar evidncias slidas sobre o real risco do corante e o posicionamento dos rgos reguladores. Mas para as pessoas que esto apreensivas, bom alertar que o corante no um nutriente essencial sade. Em vez de refrigerante, pode se optar por sucos de frutas naturais ou gua mineral, sugere. No Brasil Na avaliao de Wong, a restrio mais incisiva ao uso do corante caramelo deveria ser adotada como norma sanitria no Pas, como foi feito recentemente com a utilizao do bisfenol A composto cancergeno presente em mamadeiras e chupetas, proibido no ano passado. Comida enlatada favorece obesidade A Califrnia um estado que dita as normas de segurana ambientais e alimentcias para o mundo. Precisamos ficar atentos, disse o toxicologista. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) informou, por meio da assessoria de imprensa, que acompanha o caso da restrio do 4-MI mas que no h previso de nenhuma alterao nas quantidades mximas da substncia nos refrigerantes

You might also like