You are on page 1of 40

www.suacampanha.

com

www.suacampanha.com

Mensagens com at 140 caracteres que so postadas e pblicas. Todas as mensagens, com exceo das DM, so de domnio pblico no Twitter.
www.suacampanha.com

As DMs so mensagens privadas apenas entre as pessoas que esto se correspondendo, no entanto voc precisa: 1) Seguir e ser seguido pela pessoa para poder enviar uma DM; 2) 2) Especificar que se trata de uma DM antes de envi-la.
www.suacampanha.com

Esta ferramenta uma das que mais interessa queles que possuem negcios na internet. O Retweet uma forma de divulgar a mensagem original aos seus seguidores. A fonte de origem da mensagem sempre deve ser citada: Por exemplo, se eu escrevi: Desejo a todos um excelente final de semana. Um Retwitar apareceria como: RT @suacampanhaonline Desejo a todos um excelente final de semana O objetivo incentivar os outros usurios a retweetarem sua mensagem e assim, expandir seu alcance.
www.suacampanha.com

As hashtags so colocadas na frente de uma palavra ou conjunto de letras para permitir a divulgao daquele assunto especfico. Por exemplo, se voc est twitando sobre Marketing com outras pessoas, voc pode usar #Marketing. Isso se torna um link na sua mensagem e, quando clicado ir exibir todos os tweets usando essa hashtag.

www.suacampanha.com

Esta uma maneira de mostrar apoio a outros usurios. claro, apenas s sextas-feiras.

www.suacampanha.com

www.suacampanha.com

Isso faz com que fique mais fcil encontrar voc no Twitter.

www.suacampanha.com

O ideal que seja uma imagem sua (ou logo da sua empresa). As pessoas tendem a se sentir mais a vontade se reconhecem a imagem que vem.
www.suacampanha.com

Se voc tiver um blog ou site, voc pode e deve colocar um link para ele em seu perfil, de forma que todos possam acess-lo atravs deste link.
www.suacampanha.com

Torne sua biografia interesante. Escolha um texto fcil e divertido, ou use o slogan de sua empresa, de forma que as pessoas, ao lerem, reconheam quem voc.

www.suacampanha.com

No fcil? Talvez, mas sem dvida a chave da autopromoo. E no tem importncia se voc tem apenas 2 seguidores e um deles a sua me, voc ainda precisa de publicaes dirias para fazer a diferena. Caso voc no tenha nada de interessante para dizer, utilize o RT e compartilhe algo diferente, engraado ou til. A outra opo conectar seu blog sua conta no Twitter, assim cada post que voc inserir no site ser automaticamente publicado no Twitter.
www.suacampanha.com

Por favor, no pense que ser regular em suas publicaes sinnimo de informar cada passo seu. Almoando salada russa ou Saindo pra uma caminhada, isso no interessante, nem relevante. Mas... Se esta caminhada fosse em companhia da Xuxa... Pode twitar a vontade, voc merece!
www.suacampanha.com

muito til inserir links, mas tome cuidado para que as pessoas no comecem a achar que voc quer apenas vender seu produto. Para isso a interao muito importante.

www.suacampanha.com

Ainda que o perfil pertena a sua empresa, importante que as pessoas saibam que por trs desse perfil existe algum de carne e osso. Voc no precisa ser engraado ou inteligente. No precisa citar Shakespeare ou Chico Ansio. O objetivo do Twitter conexo entre as pessoas, ento, seja voc mesmo e aproveite, voc pode at achar divertido.

www.suacampanha.com

Para algumas pessoas a quantidade tudo, mas na verdade deveramos ficar de olho na qualidade. Voc no tem que seguir todos os que te seguem, at porque com programas de Seguir disponibilizados na internet, muitos do que te seguem sequer esto interessados em voc. Ento, meu conselho: Siga apenas pessoas que tenham relevncia para voc ou para o seu pblico.

www.suacampanha.com

No Twitter tudo comunicao, ento, se algum falar com voc ou RT sua mensagem, no se esquea de responder ou agradecer. As pessoas gostam de saber que esto fazendo diferena. Aposto que voc tambm gosta!

www.suacampanha.com

Estas so apenas algumas dicas, espero que tenham sido teis.

@suacampanhaonline

Torne sua biografia interesante. Escolha um texto fcil e divertido, ou use o slogan de sua empresa, de forma que as pessoas, ao lerem, reconheam quem voc.

www.suacampanha.com

claro que quanto mais seguidores voc tiver, melhor, mas isso no deve se tornar uma obsesso. Todo mundo comea com um seguidor apenas. No desanime. Uma opo so os seguidores artificiais, apenas para fazer volume e assustar os adversrios, isso no ilegal, nem difcil de conseguir. Apenas lembre-se que seguidores artificiais no iro votar em voc.

www.suacampanha.com

Novamente insisto: Mantenha seu perfil atualizado, crie uma agenda, comunique eventos... No deixe que seus seguidores percam o interesse em voc. Se for abandonar seu perfil, no inicie uma campanha online.

www.suacampanha.com

Esta a chave para o bom uso das Mdias Sociais. No adianta voc fazer bom uso delas, se no puder monitorar o que esto falando sobre voc, sobre seus adversrios e sobre a poltica local em geral. Se os elogios a voc podem passar em branco o mesmo no se pode dizer das crticas, ento o monitoramento primordial para que voc tenha conhecimento da crtica a tempo para respond-la, refut-la ou se explicar.

www.suacampanha.com

No vasta compartilhar seus dados de campanha, seus eleitores podem acabar se cansando. Ao invs disso compartilhe links, livros, reportagens de interesse pblico e tudo mais que possa interessar seus eleitores. Seja, antes de mais nada, cidado.

www.suacampanha.com

Procure se manter afastado dos boatos, sejam eles a favor ou contra seu adversrio. No faa a outros, o que no gostaria que fizessem a voc, essa a lei da vida. Em uma campanha poltico o primeiro a atirar qualquer pedra ser sempre o maior suspeito. Ento mantenha seu foco voltado para seus eleitores, responda a boatos que envolvam seu nome, mas fique longe de intrigas.

www.suacampanha.com

www.suacampanha.com

A primeira coisa a fazer criar o seu @soucandidato. Mesmo que voc acabe no usando o Twitter em sua campanha, certifique-se de cadastrar seu nome de campanha, para no correr o risco de algum engraadinho vir a fazer isso. Imagine o tempo que voc levaria para explicar aos seus eleitores (e convenc-los) que aquele nome no seu? O cadastro sem custo, ento faa isso o mais rpido possvel.
www.suacampanha.com

Inclua todas as informaes possveis sobre voc, incluindo um link para o seu site. Personalize o design da pgina, cor e fundo, de forma a que sua pgina no Twitter combine com todo o layout de sua campanha.

www.suacampanha.com

Quanto mais informaes sobre sua campanha voc compartilha no Twitter, maiores as chances de seus eleitores comparecerem aos eventos publicados. Pense nas atualizaes como constantes convites, chamarizes. Mantenha sua agenda sempre atualizada no Twitter, voc vai se surpreender com o resultado.

www.suacampanha.com

No se trata de publicar apenas dados sobre voc e sua campanha, para despertar o interesse do eleitor e atrair seguidores necessrio que voc compartilhe (como no caso do Facebook) material de interesse pblico, links interessantes, notcias, publicaes de outros polticos, aliados de campanha. Enfim, tudo o que puder interessar ao eleitor de sua cidade.

www.suacampanha.com

Se voc tem mais de uma conta no Twitter, ou se sua conta administrada por outra pessoa, muito cuidado para no postar assuntos pessoais na conta de campanha. Pode ser embaraoso.

www.suacampanha.com

Agora existem alguns recursos que permitem que voc compartilhe o contedo do Twitter no Facebook. Inclua um link em seu site, blog e m todas as Mdias sociais possveis. O Twitter como um chamariz para contedos maiores, uma vez que voc pode atualizar o Twitter com muito mais frequncia do que qualquer outra rede social.

www.suacampanha.com

www.suacampanha.com

Acredite, voc quer uma Fan Page. A Fan Page estar vinculada ao seu perfil pessoal, mas ao contrrio dele, ela visvel a todos e as pessoas podem seguir sua pgina sem que voc tenha obrigatoriamente que ter essa pessoa como amigo em seu perfil pessoal e vice versa.

www.suacampanha.com

Utilize a guia de informaes para oferecer aos eleitores o mximo de informaes sobre voc e sua campanha. Preencha-a com detalhes, o mximo possvel, e no se esquea de incluir um link para o seu site de campanha. Carregue uma boa foto e como foto de capa da pgina, utilize seu slogan ou o logo tipo de sua campanha.

www.suacampanha.com

Ao contrrio do Twitter, o Facebook tem uma aparncia padro, mas voc pode usar sua criatividade e alguns recursos (pagos e gratuitos) para te ajudarem a criar uma pgina personalizada.

www.suacampanha.com

O eleitores esperam mais do que aquela conversa tradicional de poltico. Tente participar de conversar e debates, no se limite a enviar sua mensagem de campanha. O objetivo cativar as pessoas, no irrit-las.

www.suacampanha.com

importante que seu perfil esteja sempre atualizado e que voc esteja sempre presente, mas no leve seus eleitores a pensarem que voc no faz outra coisa alm de ficar o dia todo no Facebook. Tente ser simptico e atencioso, mas evite parecer idiota ou se intrometer em conversas para as quais no foi convidado. De resto, use do mesmo bom senso que voc utiliza no seu dia a dia, seja cordial sem ser irritante. Lembre-se, as pessoas com as quais vai conviver no Facebook so as mesmas com as quais voc vai cruzar nas ruas de sua cidade cedo ou tarde.
www.suacampanha.com

You might also like