You are on page 1of 2

Tema: As fontes de energia - Renovveis e no renovveis Disciplina: Cincias Pblico alvo: Ensino Fundamental I Assuntos: Tipos de energia, Renovveis,

No renovveis, Fontes de energia, Energia Limpa, energia, Consumo de energia

As fontes de energia - Renovveis e no renovveis


Objetivo:

Identificar as diferentes fontes de energia; Diferenciar energias renovveis e no renovveis; Observar os impactos produzidos no meio ambiente; Conscientizar sobre o consumo de energia eltrica utilizao responsvel Antes de dar incio s Etapas consulte a aba Para Saber Mais. 1 Etapa: Introduo ao Tema Inicie a atividade solicitando que os alunos observem quais objetos precisam de energia e quais os tipos de fontes de energia so necessrios na escola. Posteriormente, pea para fazerem um levantamento de todos os tipos diferentes de energia que eles iro observar durante um dia. Surgiro diversas respostas. Ao final desta listagem, importante que percebam o constante uso de energia e o quanto ela necessria em nossas vidas. Se preciso, desenvolva algumas situaes- problema ou algumas questes para que os alunos identifiquem o maior nmero possvel de diferentes fontes de energia. Como exemplo, sugerimos as seguintes questes: - Que tipo de energia precisamos para sobreviver? - De onde vem a energia eltrica? - Os meios de transporte utilizam qual forma de energia? - Qual a fonte de energia utilizada nas grandes indstrias? Aproveite o momento para perguntar tambm o que eles acham que aconteceria se uma dessas formas de energia se esgotasse, e quais problemas iriam acarretar para a populao.

2 Etapa: Explorao do Objeto Organize os alunos em duplas produtivas e pea para que acessem a atividade interativa Fontes de Energia, disponvel no NET Educao (material de apoio). Nessa atividade, os alunos percorrero um breve histrico sobre as descobertas das diferentes fontes de energia. Podero tambm entrar em contato com as caractersticas das principais fontes de energia. O objeto abordar tambm a importncia de usarmos a energia de forma consciente, dando dicas de atitudes que nos ajudam a economiz-la. Durante a explorao da atividade, permita que os estudantes retornem

quantas vezes forem necessrias para esclarecimento de dvidas e compreenso das informaes, e solicite que eles anotem as principais informaes obtidas para socializarem posteriormente. Ao final, numa roda de conversa, compartilhem as descobertas, registrem-nas e deixem-nas expostas.

3 Etapa: Realizar Pesquisa e Vdeo Solicite a realizao de uma pesquisa sobre as diferentes fontes de energia, destacando quais so renovveis ou no renovveis, e sua relao com a preservao do meio ambiente. Para isto, organize grupos com quatro integrantes e, no coletivo, defina o tipo de energia a ser pesquisada por cada grupo (hidrulica, fssil, solar, biomassa, elica, nuclear, geotrmica, mars). Na pesquisa devero constar as seguintes informaes: - Tipo de energia; - Fonte: (renovvel ou no renovvel); - Meios utilizados para extrao - Problemas e/ou benefcios que trazem para a populao e para o meio ambiente. Posteriormente, solicite que os alunos socializem as informaes obtidas e que, juntos, produzam uma reportagem que fale sobre as diferentes formas de energia, os problemas que algumas trazem para o meio ambiente e a importncia do seu uso consciente. Neste momento, o professor dever acompanhar orientando-os quanto definio do tema, abertura, se haver entrevista, jingle (mensagem elaborada com um refro simples e de curta durao), imagens, entre outros. O vdeo poder ser mostrado para as outras turmas da escola como uma forma de socializar as informaes e conscientizar sobre o uso da energia.

You might also like