You are on page 1of 5

ASTIGMATISMO

Astigmatismo uma deficincia visual, causada pelo formato irregular da crnea ou do cristalino formando uma imagem em vrios focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma crnea normal redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da crnea mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vrios pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos prximos ficam distorcidos. As imagens ficam embaadas porque alguns dos raios de luz so focalizados e outros no. A sensao parecida com a distoro produzida por um pedao de vidro ondulado. O astigmatismo hereditrio e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido alterao da curvatura da crnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos dirios. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua viso com o uso de uma lente oftlmica chamada trica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano nico), em culos ou lentes de contato. Podem, ainda, se valer de cirurgia a laser ou do procedimento conhecido como ceratotomia astigmtica. Tipos de astigmatismo:

Foco de lentes astigmticas em diferentes condies.

Astigmatismo

Viso normal

Viso ntida >< Viso astigmata

Os tipos de astigmatismo baseado na estrutura assimtrica:


Astigmatismo corneal - devido a cornea de formato irregular. Astigmatismo lenticular - devido a lentes de formato irregular.

Tipos de astigmatismo baseado nos meridianos principais:


Astigmatismo regular. Astigmatismo irregular.

Tipos de astigmatismo baseado no foco dos meridianos principais:


Astigmatismo simples complexo. Astigmatismo hipermtrope simples. Astigmatismo mipico dificil simples. Astigmatismo composto. Astigmatismo hipermtrope composto. Astigmatismo mipico composto. Astigmatismo misto.

Os primeiros sinais 0 astigmata confunde os smbolos prximos, como o H, o M e o N ou ainda o 8 e o 0. Combinado com a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabea. 0 astigmatismo corrige-se com uma lente trica cujas curvas compensem as da crnea. A espessura da lente no a mesma em toda a superfcie.

Diagnstico: Sinais e sintomas Embora o astigmatismo brando possa ser assintomtico, astigmatismo mais intensos podem causar sintomas como viso borrada, astenopia, fadiga ou dores de cabea.

Consulta Mdica Um oftalmologista o profissional indicado para fazer o diagnstico do grau do distrbio e recomendar o melhor tratamento. O resultado da consulta normalmente uma receita mdica com o resumo do problema e indicao de tratamento. Veja aqui uma forma de entender sua receita. Tratamento: O astigmatismo pode ser corrigido com culos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Vrias consideraes envolvendo a sade ocular, status refrativo e estilo de vida frequentemente determinam se uma opo melhor que a outra:

culos em geral a opo mais segura. Nas pessoas com ceratocone, lentes de contato rgidas de gs permevel geralmente permitem que o paciente atinja uma melhor acuidade visual em relao aos culos de grau. Lentes gelatinosas podem no ser to efetivas.

A cirurgia, especialmente para pessoas que tm olhos secos ou outras condies que as probem de usar lentes corretivas cansativas, pode ser a soluo mais adequada. O tipo mais comum de cirurgia para corrigir o astigmatismo o LASIK (laser in situ keratomileusis): utilizando um feixe de laser feita uma pequena inciso na superfcie do olho para criar uma pequena ponta de tecido para cima a qual erguida. Um outro feixe de laser usado para corrigir a curvatura irregular vista no astigmatismo. A ponta substituda e a recuperao normalmente rpida e indolor. O uso da cirurgia LASIK para tratar astigmatismo de at 4 dioptrias recomendvel somente como parte de um procedimento combinado para tratar miopia/astigmatismo. Se o astigmatismo causado por um problema de deformao do globo ocular

devido a um calzio, o tratamento da condio ir resolver o astigmatismo.

Correo: Lentes cilndricas positivas ou negativas.

Pode ocorrer isoladamente ou associado miopia ou hipermetropia. O olho astigmtico no consegue focalizar nitidamente os feixes de raios paralelos. A focalizao na retina elptica ou linear, resultando em viso indistinta. Isto ocorre porque a potncia maior numa direo (por exemplo, na vertical ou na horizontal) e menor na oposta. Chama-se trica superfcie cuja curvatura mais forte em uma direo do que na outra (exemplos: barris de vinho e interior de cmara de ar de pneus). O astigmatismo deve-se em geral crnea trica, cuja curvatura mais forte costuma ser a vertical. Grande nmero de olhos apresenta algum astigmatismo, mas a dioptria geralmente fraca e por isso pouco perturba a viso.

You might also like