You are on page 1of 75

Entenda a crise na Grcia e suas implicaes

Num momento de protestos populares e instabilidade poltica, o pas deve precisar de mais ajuda econmica da EU. A crise financeira da Grcia pode ter profundas implicaes para outros pases europeus e para a economia mundial. Num momento de protestos em Atenas contra as medidas de austeridade impostas pelo governo, o premi George Papandreou tenta se manter no cargo, aps anunciar mudanas no seu gabinete. O premi tenta tambm aprovar novas medidas de conteno de gastos necessrias para que a Unio Europeia e o FMI continuem efetuando os pagamentos do pacote de resgate que prometeram Grcia. A prxima parcela de 12 bilhes de euros (cerca de R$ 27 bilhes) do pacote quase certamente ser paga, o que deve sustentar o governo grego por mais algumas semanas. provvel que um segundo pacote seja discutido por ministros das Finanas do bloco europeu neste domingo, mas ainda no est claro quais sero os termos do novo acordo. Por que a Grcia j precisa de um segundo pacote de resgate? O pacote original foi aprovado h pouco mais de um ano, em maio de 2010. A razo para o resgate que o pas estava tendo dificuldades em obter dinheiro emprestado no mercado para quitar suas dvidas. Por isso recorreu Unio Europeia e ao FMI. A ideia era dar Grcia tempo para sanear sua economia, o que reduziria os custos para que o pas obtivesse dinheiro no mercado. Mas isso no ocorreu at agora. Pelo contrrio: a agncia de classificao de risco S&P recentemente deu Grcia a pior nota de risco do mundo (dentre os pases monitorados pela agncia). Assim, o pas continua tendo diversas dvidas a serem quitadas, mas no capaz de obter dinheiro comercialmente para refinanci-las. Por que a Grcia est nessa situao? A Grcia gastou bem mais do que podia na ltima dcada, pedindo emprstimos pesados e deixando sua economia refm da crescente dvida. Nesse perodo, os gastos pblicos foram s alturas, e os salrios do funcionalismo praticamente dobraram. Enquanto os cofres pblicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evaso de impostos - deixando o pas totalmente vulnervel quando o mundo foi afetado pela crise de crdito de 2008. O montante da dvida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao pas. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos emprstimos que refinanciem sua dvida. O que a Grcia est fazendo para reverter a crise? A Grcia apresentou planos para cortar seu deficit de maneira escalonada.

Para alcanar isso, o Parlamento grego aprovou em maio um pacote de medidas de austeridade para economizar 4,8 bilhes de euros. O governo quer congelar os salrios do setor pblico e aumentar os impostos e ainda anunciou o aumento do preo da gasolina. Pretende tambm aumentar a idade para a aposentadoria, em uma tentativa de economizar dinheiro no sistema de penses, j sobrecarregado. A populao reagiu com protestos, alguns deles violentos. Muitos servidores pblicos acreditam que a crise foi criada por foras externas, como especuladores internacionais e banqueiros da Europa central. Os dois maiores sindicatos do pas classificaram as medidas de austeridade como "antipopulares" e "brbaras". Por que a Grcia no declara moratria de suas dvidas? Se o pas no fosse membro da zona do euro, talvez fosse tentador declarar a moratria, o que significaria deixar de pagar os juros das dvidas ou pressionar os credores a aceitar pagamentos menores e perdoar parte da dvida. No caso da Grcia, isso traria enormes dificuldades. As taxas de juros pagas pelos governos da zona do euro tm sido mantidas baixas ante a presuno de que a UE e o Banco Central Europeu proveriam assistncia a pases da regio, justamente para evitar calotes. Uma moratria grega, alm de estimular pases como Irlanda e Portugal a fazerem o mesmo, significaria um aumento de custos para emprstimos tomados pelos pases menores da UE, sendo que alguns deles j sofrem para manter seus pagamentos em dia. Se Irlanda e Portugal seguissem o caminho do calote, os bancos que lhes emprestaram dinheiro seriam afetados, o que elevaria a demanda por fundos do Banco Central Europeu. Por isso, enquanto a Europa conseguir bancar a ajuda aos pases com problemas e evitar seu calote, provvel que continue fazendo isso. Ento por que os pases europeus no concordam logo com um novo pacote de resgate? O problema que o governo alemo quer que os bancos compartilhem as agruras de um segundo resgate. Isso significaria que, em vez de a Grcia tomar dinheiro emprestado da UE para pagar dvidas de vencimento imediato, os bancos teriam de concordar em renegociar essas dvidas, provavelmente em termos mais favorveis aos gregos. O governo francs e o Banco Central Europeu advertiram que tal reestruturao da dvida seria considerada por muitos como uma moratria, o que, por sua vez, continuaria dificultando que a Grcia voltasse a tomar emprstimos comercialmente. Mas governos europeus talvez estejam sendo influenciados pela quantidade de dinheiro que seus prprios bancos j emprestaram aos gregos. A agncia de classificao de risco Moody's j declarou que pode rebaixar a nota dos trs maiores bancos da Frana por causa de sua vulnerabilidade dvida grega.

A crise na Grcia pode se espalhar? Se a Grcia promover um calote, os problemas podem se espalhar para a Irlanda e Portugal. Mesmo sem uma moratria, ainda pode haver dificuldades, j que os pacotes de resgate oferecidos a esses dois pases foram estruturados para ajudar Lisboa e Dublin at que seus governos fossem novamente capazes de obter dinheiro no mercado - como no caso de Atenas. Um calote grego pode fazer com que investidores questionem se a Irlanda e Portugal no seguiro o mesmo caminho. O problema real diz respeito ao que acontecer com a Espanha, que s tem conseguido obter dinheiro no mercado a custos crescentes. A economia espanhola equivale soma das economias grega, irlandesa e portuguesa. Seria muito mais difcil para a UE estruturar, caso seja necessrio, um pacote de resgate para um pas dessa dimenso. BBC Brasil, 16 de junho de 2011

Protestos no Oriente Mdio: pas por pas


Lbia Protestos contra o regime de Muamar Khadafi deixaram um nmero no confirmado de mortos e feridos desde o dia 16 de fevereiro. O grupo de defesa de direitos humanos Human Rights Watch afirmou que 233 pessoas morreram no pas desde o incio dos protestos, mas o governo afirma que os relatos so "exagerados. Benghazi, segunda maior cidade do pas, foi o principal foco de revoltas e de violncia. Testemunhas afirmaram que foras de segurana usaram metralhadoras e artilharia pesada contra multides. Os protestos se espalharam para a capital, Trpoli, no dia 20 de fevereiro. O filho de Khadafi, Saif al-Islam, advertiu em pronunciamento pela TV para o risco de uma guerra civil poderia atingir o pas. O governo bloqueou a internet e vem dificultando o trabalho da mdia estrangeira, o que torna difcil ter uma idia da proporo real dos distrbios no pas. Protestos so proibidos na Lbia, mas a revolta foi detonada pela priso de um advogado conhecido por ser um crtico aberto do governo. Khadafi o lder h mais tempo no poder na frica e no Oriente Mdio - desde 1969 - e um dos mais autocrticos. Bahrein A monarquia sunita que governa o pas ofereceu dilogo com representantes da maioria xiita do Bahrein, aps dias de protestos na principal praa da capital, Manama.

Aps usar tropas para dispersar manifestantes da Praa Prola no dia 17 de fevereiro em uma operao que deixou quatro mortos ao menos - o governo parece ter recuado, permitindo que os manifestantes reocupassem a praa. O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu calma ao Bahrein, que um pas estrategicamente importante para os EUA. O rei Hamad pediu a seu filho mais velho, o prncipe regente Salman, que d incio a um "dilogo nacional" para pr fim revolta. Representantes de alto escalo do principal grupo poltico xiita do pas, Wefaq, pediram a renncia do governo. Entre outras demandas est a libertao dos presos polticos e conversas sobre uma nova Constituio. Manifestantes xiitas reclamam de problemas econmicos, falta de liberdade poltica e discriminao no mercado de trabalho a favor de sunitas. Marrocos O principal grupo de oposio do Marrocos afirmou que a "autocracia" ser varrida do pas, se reformas econmicas profundas no forem implementadas. O pas enfrenta vrios problemas econmicos. O governo anunciou um aumento nos subsdios do Estado para tentar conter o aumento no preo das commodities. No comeo do ano, a reputao do Marrocos foi atingida quando o site Wikileaks revelou documentos com acusaes de corrupo na famlia real e entre pessoas prximas ao rei Mohammed 6. O rei diz que a luta contra a pobreza no pas uma prioridade, o que lhe valeu o epteto de "guardio dos pobres". A liberalizao da economia atraiu investimentos estrangeiros, e as autoridades afirmam que esto realizando melhorias em favelas e reas rurais do pas. Mas organizaes no-governamentais dizem que pouco mudou, que a pobreza e o desemprego ainda so grandes no pas. O Marrocos vem sendo atingido por greves, nos setores pblico e privado. O Marrocos, como Egito e Arglia, d pouco espao para a liberdade de expresso e at agora tem sido capaz de conter protestos maiores. Assim como a Jordnia, o pas uma monarquia, que tem apoio de grandes setores da populao. Arglia Protestos espordicos vm acontecendo no pas desde o comeo de janeiro, com manifestantes pedindo a renncia do presidente Abdelaziz Bouteflika. Grupos de manifestantes se uniram em seu movimento contra o governo, incluindo pequenos sindicatos e partidos polticos menores.

O gatilho para os protestos parece ter sido principalmente econmico - em particular o aumento acentuado no preo dos alimentos. No comeo de fevereiro o presidente Bouteflika prometeu suspender o estado de emergncia - em vigor no pas desde 1992 - em um "futuro prximo", mas ainda no o fez. O governo da Arglia conta com riqueza considervel vinda de suas exportaes de petrleo e gs, e tenta responder a reclamaes econmicas e sociais com um grande programa de gastos pblicos. Tunsia Protestos continuam na Tunsia apesar da deciso do presidente Zine al-Abidine Ben Ali de renunciar em janeiro. Ele deixou o pas aps semanas de manifestaes e choques entre manifestantes e a polcia. O gatilho foi o ato desesperado de um jovem desempregado, no dia 17 de dezembro. Mohamed Bouazizi ateou fogo ao prprio corpo, quando autoridades de sua cidade impediram-no de vender legumes nas ruas de Sidi Bouzid sem permisso. O gesto detonou protestos que se espalharam pelo pas. A resposta violenta das autoridades - com a polcia abrindo fogo contra manifestantes - parece ter exacerbado a ira da populao e fomentado novos protestos, que terminaram levando derrocada do presidente. O presidente do Parlamento, Foued Mebazaa, foi empossado como presidente interino, e pediu ao premi Mohammed Ghannouchi, chefe do governo desde 1999, para formar uma coalizo nacional. O premi tambm prometeu abandonar o poder aps eleies, que devero ser realizadas dentro de seis meses. Jordnia Milhares de jorndanianos saram s ruas ao longo das ltimas cinco semanas, pedindo melhores perspectivas de emprego e reduo nos preos de alimentos e combustvel. Em resposta, o rei Abdullah 2 demitiu o primeiro-ministro Samir Rifai, acusando-o de promover reformas lentas. Marouf al-Bakhit, ex-general do Exrcito e embaixador do pas em Israel, foi nomeado em seu lugar. Um novo gabinete com 26 integrantes foi empossado no dia 10 de fevereiro. O Reino Hachemita da Jordnia um pas pequeno, com poucos recursos naturais, mas desempenha um papel crucial na luta por poder no Oriente Mdio. A morte do rei Hussein, que governou por 46 anos, deixou a Jordnia na briga pela sobrevincia econmica e social, assim como pela paz regional.

Seu filho, Abdullah, que o sucedeu no trono, enfrenta o desafio de manter a estabilidade e atender a demandas por reforma. Um plano para mudanas polticas, econmicas e sociais de longo prazo - conhecido como Agenda Nacional - ainda no foi implementado. Egito Centenas de milhares de pessoas se reuniram no Cairo no dia 18 de fevereiro para marcar uma semana da queda do presidente Hosni Mubarak O lder de 82 anos renunciou no dia 11 de fevereiro, aps 18 dias de protestos. Ele estava no poder desde 1981. O Egito h muito vinha sendo um centro de estabilidade em uma regio voltil, mas isso mascarava problemas, que vieram tona nas demandas de manifestaes populares contra o governo de 30 anos de Mubarak, no dia 25 de janeiro. Os principais gatilhos foram pobreza, inflao, excluso social, raiva contra a corrupo e o enriquecimento da elite poltica do pas. Com Mubarak fora do jogo, as Foras Armadas do pas assumiram o poder atravs de um Conselho Militar, que governar pelos prximos seis meses, at que eleies sejam realizadas. O grupo islamista conservador Irmandade Muulmana tem chances de ter um bom desempenho em quaisquer eleies livres e justas, mas temores de que o timo poltico no Egito se volte para o lado do conservadorismo islmico a principal fonte de preocupao do Ocidente e de Israel. Sria O presidente Bashar al-Assad prometeu promover reformas polticas aps herdar o poder de seu pai, Hafez, em 2000, aps trs dcadas de um regime autoritrio. Leis de emergncia vigoram no pas desde 1963. Aps a morte de Hafez al-Assad, a Sria sofreu um certo grau de distenso. Centenas de presos polticos foram libertados. No ocorreram, entretanto, mudanas como o aumento das liberdades polticas ou mudanas na economia fortemente dominada pelo Estado. Ir O governo iraniano convocou uma manifestao para a sexta-feira 18 de fevereiro para manifestar seu repdio oposio do pas. O chamado se seguiu a manifestaes organizadas pelas duas principais figuras de oposio ao governo em apoio a protestos em pases vizinhos. O protesto rapidamente se transformou em uma manifestao antigoverno, que deixou dois mortos e vrios feridos.

O sistema poltico complexo e incomum do Ir combina elementos de uma teocracia islmica com democracia. Uma rede de instituies no sujeitas a voto popular e controladas pelo altamente poderoso Lder Supremo do pas tem como contrapartida um presidente e um Parlamento eleitos pelo povo. O presidente Mahmoud Ahmadinejad, eleito em 2005, um adepto da linha-dura, que prometeu reprimir qualquer protesto contra o regime. Ele acusou manifestantes de querer "manchar o brilhantismo nacional iraniano". Arbia Saudita Um dos pases mais insulares e pios do Oriente Mdio, a Arbia Saudita deixou de ser um reino desrtico e pobre para tornar-se uma das naes mais ricas da regio, graas a seus vastos recursos petrolferos. Mas seus governantes enfrentam a tarefa delicada de responder a presses por reforma e, ao mesmo tempo, combater o problema crescente da violncia extremista islmica. A famlia real saudita sempre tentou preservar a estabilidade na regio e reprimir extremistas islmicos. Movimentos de oposio so proibidos no pas. Regionalmente, o pas importante, com o rei Abullah Bin-Abd-al-Aziz Al Saud visto no mundo rabe como um defensor dos interesses rabes. Foi para a Arbia Saudita que o lder deposto da Tunsia, Zine al-Abidine Ben Ali, fugiu em janeiro. Manifestantes em Sanaa, capital do Imen Imen Aps dias de protestos, o presidente do Imen, Ali Abdullah Saleh, anunciou, no dia 2 de fevereiro, que no concorreria a outro mandato, aps trs dcadas no poder. Ele tambm disse ao Parlamento que no passaria o poder a seu filho, afirmando: "Nenhuma extenso, nenhuma herana, nenhum cronmetro zerado". Mas os protestos continuam, com pessoas saindo s ruas nas cidades de Sanaa, Aden e Taiz. Manifestantes antigoverno pedindo reformas polticas entraram em choque com grupos leais ao governo, e a polcia foi enviada para reprimir manifestaes. O Imen o pas mais pobre do mundo rabe, onde quase metade da populao vive com menos de US$2 por dia. BBC Brasil, 21 de Fevereiro de 2011

Entenda os protestos e a crise no Egito


Centenas de milhares de egpcios vo s ruas h mais de uma semana para exigir a sada do presidente Hosni Mubarak, que est no poder h quase 30 anos. Em resposta, o presidente j anunciou que no disputar a reeleio, mas que pretende permanecer no poder at que um sucessor seja escolhido. Quem so os manifestantes e o que eles querem? Os protestos comearam em 25 de janeiro, quando milhares de egpcios se reuniram na Praa Tahrir, no centro do Cairo, depois de uma mobilizao realizada pela internet inspirada no levante da Tunsia - conclamando um "dia de revolta". A polcia respondeu com gs lacrimogneo e jatos d'gua, mas os manifestantes continuaram no local. Desde ento, protestos em massa tm sido realizados nas principais cidades egpcias alm do Cairo, Alexandria, Suez e Ismalia - desafiando os toques de recolher impostos pelo governo. Os protestos foram em sua maioria pacficos, mas a ONU estima que cerca de 300 pessoas j morreram em confrontos relacionados s manifestaes. Os manifestantes exigem a sada imediata de Mubarak. As multides acusam o governo de represso, fraudes eleitorais, corrupo e de ser responsvel pela pobreza e pelo desemprego no pas. Os participantes tambm querem garantias de que o filho de Mubarak, Gamal, no ser o prximo presidente. Como Mubarak respondeu? O presidente foi televiso na tera-feira, dia 1, afirmando que no disputar a reeleio no pleito marcado para setembro de 2011. Ele disse que dedicar o resto de seu mandato para garantir uma transio pacfica para seu sucessor. Mubarak disse ter se oferecido para encontros com todos os partidos polticos, mas alguns deles teriam se recusado a dialogar. Em seu primeiro discurso aps o incio dos protestos, feito no dia 28, ele anunciou a demisso de seu gabinete de governo, empossando Ahmed Shafiq como novo primeiroministro e Omar Suleiman, ex-chefe da inteligncia egpcia, como vice-presidente cargo que nunca antes havia sido ocupado durante o regime. Mubarak designou publicamente Shafiq para implementar reformas democrticas e medidas para aumentar o nvel de emprego. O presidente tambm determinou que o novo gabinete - cujos membros ainda no foram nomeados - combata a corrupo e restaure a confiana na economia. No dia 30, em uma aparente demonstrao de fora, jatos da Fora Area egpcia sobrevoaram a Praa Tahrir, onde era realizado mais um protesto. Helicpteros, tanques e blindados tambm circularam pela cidade, enquanto o acesso internet foi bloqueado.

Quem so os outros personagens principais? No existe uma figura que centralize e lidere a oposio contra Mubarak. Os manifestantes representam uma fatia ampla da sociedade egpcia, dos mais jovens aos mais velhos, dos mais ricos aos mais pobres, seculares e religiosos. Mohammed ElBaradei, ex-diretor da Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) e vencedor do Nobel da Paz, surgiu como um potencial porta-voz da coalizo de movimentos de oposio. Lderes de diferentes grupos teriam iniciado negociaes para chegar a uma estratgia comum. A Irmandade Muulmana, maior e mais organizado grupo de oposio no Egito, tem se mantido em uma posio discreta durante os protestos, por temor de sofrer retaliaes por parte do governo. Analistas acreditam que as Foras Armadas egpcias sejam um fator decisivo na crise. At agora, Mubarak - um ex-comandante da Fora Area - tem o apoio dos militares. No entanto, se os protestos se intensificarem, acredita-se que oficiais de alta patente possam pedir que o presidente deixe o poder. O que est em jogo? O Egito conhecido como umm al-dunya, ou "me do mundo" em rabe. O que acontece no Cairo tem efeitos decisivos em todo o Oriente Mdio. Desde que chegou ao poder, em 1981, Mubarak tem sido uma figura central na poltica da regio e um importante aliado dos pases ocidentais. O Egito um dos dois nicos pases rabes - alm da Jordnia - a ter tratados de paz com Israel. Se o levante egpcio se transformar em uma revoluo, isto pode significar um golpe para o j enfraquecido processo de paz no Oriente Mdio e disparar alarmes em outros regimes autocrticos no mundo rabe, dizem analistas. H o temor de que extremistas possam aproveitar o vcuo poltico ou de que grupos islmicos como a Irmandade Muulmana cheguem ao poder por meio de eleies livres. A crise no Egito tambm tem efeitos nos mercados globais. Os valores das aes caram nas principais bolsas do mundo, e o preo do petrleo atingiu o valor mais alto em dois anos. Como a comunidade internacional tem reagido aos protestos? A presso internacional est se encaminhando para algum tipo de resoluo. Os Estados Unidos, responsveis por bilhes de dlares em ajuda para o Egito, por pouco no admitiram abertamente que querem a sada de Mubarak. Em vez disso, o presidente americano, Barack Obama, e a secretria de Estado, Hillary Clinton, pediram uma "transio ordenada" para uma democracia no Egito.

Enquanto isto, lderes da ONU, da Gr-Bretanha, da Frana e da Alemanha pediram a Mubarak que evite a violncia e realize as reformas enquanto os protestos continuem. Obama manteve contatos com chefes de Estado e de governo como o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, o rei da Arbia Saudita, Abdullah, e o primeiro-ministro britnico, David Cameron. O que deve acontecer agora? No h sinal de que os protestos possam acabar, e a maioria dos observadores afirmam que os dias de Mubarak como presidente esto contados. Vrios grupos de oposio esto se oferecendo para negociar com o governo, mas apenas depois que Mubarak sair do poder. No entanto, o presidente parece estar calculando que pode sair com um saldo positivo da crise e que as suas concesses dividiro os opositores. O exrcito, instituio chave no Egito, indicou que protestos pacficos sero tolerados e que os seus participantes no sero combatidos. BBC Brasil, 03 de fevereiro de 2010.

Milhares vo s ruas do Imen para pedir reformas democrticas


Dezenas de milhares de partidrios da oposio iemenita saram s ruas nesta quintafeira na capital do pas, Sanaa, para pedir reformas democrticas, ao mesmo tempo que acontecia uma manifestao similar de simpatizantes do governo. As duas marchas aconteciam de maneira calma: os simpatizantes do partido governista Congresso Popular Geral (CPG) estavam reunidos na praa Al Tahrir (Libertao) e os opositores nas proximidades da Universidade de Sanaa, zona oeste da capital. Os partidrios do CPG se reuniram na praa Al Tahrir, local que havia sido escolhido para o protesto da oposio, que se viu obrigada a mudar a rea de protesto. No incio da manh, os manifestantes antigoverno reuniram mais de 20 mil pessoas em Sanaa, a maior concentrao de pessoas desde que a onda de protestos em pases rabes atingiu o pas h duas semanas, inspirados em manifestaes que derrubaram o ditador da Tunsia e ameaam o do Egito. "O povo quer que o regime mude", eles gritavam nas proximidades da universidade de Sanaa. "No corrupo, no ditadura." As manifestaes ocorrem um dia depois de o ditador iemenita, Ali Abdullah Saleh, no poder h 32 anos, ter anunciado que no disputar a reeleio e fez mais concesses

oposio, aps manifestaes inspiradas pelos protestos populares na Tunsia e no Egito. Saleh props a formao de um "governo de unidade nacional", informou que adiar as eleies legislativas previstas para 27 de abril --muito questionadas pela oposio--, e disse que favorvel da adoo de reformas polticas antes do pleito. "No haver governo hereditrio nem presidncia vitalcia", disse Saleh, cujo atual mandato termina em 2013, durante uma reunio extraordinria com o Parlamento e o Majlis al Shura (conselho consultivo). Saleh tambm prometeu que seu filho no assumir as rdeas do governo, entre outras concesses polticas. Trata-se da ao mais ousada do ditador para manter os tumultos fora do Imen, um aliado importante dos Estados Unidos contra a Al Qaeda. O maior partido opositor iemenita, o Al Islah, recebeu bem a iniciativa de Saleh, mas ignorou um apelo presidencial para desmobilizar os protestos. No entanto, os manifestantes antigoverno parecem no estar totalmente em concordncia --alguns pedem pela queda de Saleh, enquanto outros querem que ele prove que ir cumprir suas promessas. "O que o presidente ofereceu ontem [quarta-feira] foi apenas teatro. No confiamos nele", disse um manifestante, Mahmoud Abdullah, em Sanaa. PELO PAS Saleh, um sobrevivente poltico sagaz, voltou atrs no passado em promessas de se afastar do poder. Analistas afirmaram que a promessa de quarta-feira pode ser uma maneira genuna de sair graciosamente, mas ele pode tambm estar esperando o fim da instabilidade regional para reafirmar sua dominncia. Outros protestos antigoverno se espalharam pelo Imen, incluindo na cidade de Taiz, onde Saleh serviu como governador militar, assim como em cidades do sul do pas onde as atividades de um movimento separatista tm crescido. Foras de segurana em Aden impediram manifestantes de chegar ao centro da cidade, onde alguns milhares j estavam reunidos. Folha de So Paulo, 03 de fevereiro de 2010.

Jovem "casamento" Brasil-China est estremecido


Pelo menos uma vez por semana desde sua posse, a presidente Dilma Rousseff recebe assessores para tentar lidar com um problema aparentemente intratvel: a China.

Poucos meses atrs, Brasil e China pareciam fadados a formar uma das alianas definidoras deste incio de sculo - duas economias emergentes com rpido crescimento, posicionando-se lado a lado em questes globais como negociaes comerciais, e buscando sempre novas oportunidades de negcios conjuntos. Mas no assim que tem funcionado. A reunio semanal comandada por Dilma apenas um sinal de como ela est colocando o Brasil em uma posio de maior confronto frente a Pequim, na tentativa de resolver uma relao que ela considera cada vez mais desequilibrada e divergente. Oficialmente, o tema dessas reunies a busca por uma maior "competitividade" do Brasil no comrcio global, mas elas inevitavelmente se transformam em debates estratgicos sobre como conter a enxurrada de importaes de produtos chineses, que quintuplicaram desde 2005, com resultados desastrosos para a indstria brasileira. " basicamente uma reunio sobre a China", disse um funcionrio de alto escalo que costuma participar delas. "As relaes entre os dois pases no so hostis, mas vamos tomar medidas para nos proteger... e promover uma relao mais igualitria." Em curto prazo, segundo fontes de alto escalo do governo, isso significa mais tarifas dirigidas para produtos industrializados procedentes da China, uma fiscalizao mais rgida nas alfndegas, e tambm mais processos antidumping. Tambm possvel que sejam adotadas novas regras para mineradoras estrangeiras, dizem as autoridades, refletindo os temores de que a China desejaria consolidar seu controle sobre as riquezas minerais brasileiras, sem oferecer em contrapartida acesso suficiente ao seu prprio mercado. Reuters Brasil, Brian Winter e Brian Ellsworth, 03 de fevereiro de 2010.

Preservao florestal torna-se tema central da ONU em 2011


Diante do cenrio ambiental crtico, o desafio da ONU aproximar cidados do mundo todo em torno de um projeto comum: preservar a mata, que cobre s 31% das terras do planeta. Maior reserva verde ainda est no Brasil. O planeta deve registrar ainda em 2011 a marca de 7 bilhes de habitantes. medida que a populao se expande e exige cada vez mais recursos naturais e espao no globo , a cobertura florestal se extingue. Atualmente, as florestas ocupam apenas 31% das reas de terra do planeta. tambm em 2011 que as Naes Unidas decidiram promover o Ano Internacional das Florestas. Nesta quarta-feira (02/02), uma sesso em Nova York marca o incio das atividades para "promover a conscincia e fortalecer uma gesto, conservao e desenvolvimento sustentvel", diz o rgo. O desafio, no entanto, transformar essa

aspirao em solues prticas e estimular o envolvimento dos cidados que vivem nas cidades. Na prtica As Naes Unidas estimam que 1,6 bilho de pessoas dependam das florestas para sobreviver e que, no mundo todo, as matas sejam a casa de 300 milhes de indivduos. Esse ambiente o habitat de 80% da biodiversidade existente no planeta. Apesar dos argumentos convincentes lanados pela ONU para estimular a preservao, o desmatamento ainda um inimigo presente na busca pelo desenvolvimento sustentvel. Um estudo da organizao Conservao Internacional (CI) divulgado nesta quarta-feira, identificou as dez florestas mais ameaadas do mundo o Brasil aparece na lista com os apenas 8% que restaram da Mata Atlntica. As florestas no podem ser vistas apenas como um grupo de rvores, mas como fornecedores de benefcios vitais. Elas so importante fator econmico no desenvolvimento de diversas cidades, fornecendo madeira, alimento, abrigo e recreao, e possuem um potencial ainda maior que precisa ser percebido em termos de proviso de gua, preveno de eroso e remoo de carbono, argumenta Olivier Langrand, da CI. A derrubada da floresta tambm agrava os efeitos das mudanas climticas, e responsvel por at 20% das emisses mundiais de gases do efeito estufa. Do Brasil para o mundo A maior reserva de floresta tropical do mundo est em solo brasileiro o bioma Amaznia ocupa 49% do territrio nacional. O ritmo de destruio acelerado parece ter se acalmado entre agosto de 2009 e julho de 2010, quando os satlites que vigiam a floresta detectaram uma diminuio de 13,6% do desmatamento em relao ao perodo anterior. Na fila de projetos do Congresso Nacional, no entanto, o polmico plano que altera o Cdigo Florestal vai na contramo do Ano Internacional das Florestas. Entre as mudanas mais controversas esto a reduo de 30 metros para 15 metros das reas de preservao permanente nas margens de rios, a iseno de reserva legal para a agricultura familiar e o perdo para quem nunca obedeceu a legislao vigente. Ou seja, quem desmatou de forma criminosa no precisar pagar por isso. Depois de 2011 Diante do cenrio global ambiental pouco animador, a campanha internacional encabeada pela ONU quer evidenciar tambm as desvantagens para a humanidade trazidas pela diminuio da rea verde. As Naes Unidas lembram que o desaparecimento das florestas coloca em xeque o abastecimento sustentvel de gua, o fornecimento de plantas medicinais indstria da sade equivalente a 108 bilhes de dlares por ano, o risco do aumento da

propagao de doenas como malria. E, o que mais ameaador, a sobrevivncia dos prprios seres humanos. Deutstche Welle, Ndia Pontes, 03 de fevereiro de 2011.

Mdico de deputada americana baleada em evento pblico acredita em sua recuperao


Continua internada em estado grave a deputada federal democrata norte-americana Gabrielle Giffords, de 40 anos, baleada ontem (8), na cidade de Tucson, estado do Arizona, em um ataque que deixou pelo menos seis mortos, entre eles uma criana de nove anos e um juiz federal, e 12 feridos. Apesar de ainda correr risco de vida e da gravidade do ferimento, o mdico que vem tratando a democrata afirmou estar "muito otimista sobre a sua recuperao".Gabrielle foi atingida com um tiro a queima-roupas na cabea e levada para o Centro Mdico Universitrio de Tucson, a cerca de 15 quilmetros do local, onde foi submetida a uma cirurgia. A deputada participava de um evento pblico quando foi baleada em frente a um supermercado de Tucson. O jovem teria tentado fugir aps abrir fogo, mas foi preso logo aps o ataque. A polcia ainda est procura de um suposto comparsa e divulgou imagens de um homem de cabelos pretos entre 40 e 50 anos. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou o incidente como uma tragdia indescritvel e confirmou que, entre as vtimas, est o juiz federal John Roll, do Arizona. Um ato de violncia terrvel e sem sentido como esse no tem espao em uma sociedade livre, disse Obama em um comunicado. Pouco depois, em pronunciamento na Casa Branca, o presidente disse que enviou o diretor do FBI (a polcia federal norte-americana), Robert Mueller, a Tucson para acompanhar pessoalmente as investigaes. Considerada uma estrela em ascenso no Partido Democrata, o mesmo de Obama, Gabrielle foi reeleita para seu terceiro mandato nas eleies legislativas de novembro. Segundo ele, Gabrielle sua amiga e muito querida por seus colegas e eleitores. No estou surpreso que hoje Gabby estava fazendo o que sempre faz, ouvindo as expectativas e preocupaes de seus vizinhos, disse Obama. A deputada foi baleada diante de dezenas de pessoas, em frente a um supermercado da rede Safeway, onde promovia um evento poltico chamado Congress on your Corner (O Congresso na sua esquina, em traduo livre), em que se encontrava regularmente com a populao. Desde que assumiu seu primeiro mandato na Cmara dos Representantes (dos deputados federais), em janeiro de 2007, ela costumava organizar eventos desse tipo. Em um desses encontros, em 2009, um manifestante chegou a ser retirado do local

depois que sua arma caiu no cho. O encontro de ontem em que ela foi baleada foi o primeiro desde que Gabrielle foi reeleita. Pertencente ala centrista do Partido Democrata, a deputada defende os direitos de portadores de armas e o rigor na fiscalizao da fronteira com o Mxico para coibir a imigrao ilegal, mas se ope nova lei de imigrao do Arizona, que torna crime a presena de imigrantes ilegais. A deputada desagradou aos conservadores de seu estado, fortemente dominado pelo Partido Republicano, ao apoiar a reforma da sade proposta por Obama e aprovada em maro do ano passado em meio grande oposio dos republicanos. Agncia Brasil, 09 de janeiro de 2011

Brasil vai reforar campanha pela reforma da ONU


A proposta de reforma do Conselho de Segurana das Naes Unidas ser fortalecida ao longo deste ms quando a presidncia do rgo ficar a cargo do Brasil. A representante brasileira no conselho, a embaixadora Maria Luiza Viotti, disse que o Brasil candidato natural a membro permanente. O Conselho tem 15 vagas, das quais apenas cinco so permanentes. O Brasil est ocupando um dos assentos rotativos. Certamente que [a presidncia] poder contribuir para fazer avanar a ideia de que a reforma necessria e de que h pases que so candidatos naturais, disse a embaixadora, segundo informaes da agncia pblica de Portugal, Lusa. O Conselho de Segurana das Naes Unidas foi criado, aps a Segunda Guerra Mundial. Pela estrutura do rgo, cinco pases ocupam assentos permanentes e dez assumem as cadeiras de forma rotativa - por dois anos. O G4, formado por Brasil, Japo, ndia e Alemanha, apresentaram em 2005 uma proposta de expanso do Conselho de Segurana das Naes Unidas. O presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, afirmou que h negociaes reais sobre a ampliao do Conselho de Segurana. As negociaes so supervisionadas pelo embaixador do Afeganisto, Zahir Tanin, que, em dezembro, apresentou um relatrio sobre as posies dos estados membros, que dever ser atualizado em maro. Para a embaixadora brasileira, o objetivo agora chegar a algum resultado mais concreto [sobre a reforma] at ao final desta sesso da Assembleia Geral das Naes Unidas. A presidncia do Conselho no lida com questes da reforma, mas de certa maneira uma ocasio para dar maior visibilidade aos temas que so do interesse do Brasil, da ampla maioria dos pases em desenvolvimento, dos membros da Organizao das Naes Unidas, disse a diplomata. Agncia Brasil, Renata Giraldi, 02 de janeiro de 2011

EUA e Rssia assinam maior acordo de reduo de armas nucleares em 20 anos


Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rssia, Dmitry Medvedev, assinaram nesta quinta-feira em Praga, capital da Repblica Tcheca, o acordo bilateral de reduo de seus arsenais de armas nucleares mais significativo em 20 anos. O acordo estabelece que a reduo ocorrer ao longo de sete anos e que cada parte limitar o seu nmero de ogivas nucleares a 1.550. O novo teto cerca de 30% menor que o de 2,2 mil ogivas previsto pelo acordo antigo de reduo nuclear russo-americano. Rssia e Estados Unidos tambm se comprometeram a limitar a 700 o nmero de msseis balsticos capazes de levar as ogivas nucleares. Atualmente, os EUA possuem 798 desses artefatos, enquanto a Rssia tem 566, menos que o limite. O acordo, que substituir o Tratado Estratgico de Reduo de Armas (Start, na sigla em ingls), assinado em 1991 e expirado em dezembro, ainda precisa ser aprovado pelo Senado americano e pelo Parlamento russo, a Duma. Estima-se que o arsenal americano e russo alcance hoje mais de 2 mil e 2,5 mil ogivas nucleares estratgicas, respectivamente. Durante o perodo da Guerra Fria, os Estados Unidos chegaram a ter mais de 15 mil ogivas nucleares estratgicas, e a Rssia, mais de 10 mil. 'Liderana' Em uma cerimnia pomposa no castelo de Praga, sob os auspcios do premi tcheco, Vaclav Havel, Obama disse que EUA e Rssia detm cerca de 90% do poder nuclear mundial. Ele elogiou o que chamou de "liderana extraordinria" de Medvedev em promover o acordo. Para Obama, o tratado um "importante marco" na questo da no-proliferao nuclear, mas apenas "um passo em uma jornada mais longa" para reduzir a ameaa das armas atmicas. Falando aps Obama, Medvedev se referiu diversas vezes aos "parceiros americanos" da Rssia. Ele disse que o tratado abre as portas para "um maior nvel de cooperao entre a Rssia e os EUA". "Esta uma situao em que ambos saem ganhando. Ningum perde com este acordo. Esta uma qualidade tpica das nossas iniciativas de cooperao", disse Medevev. "Toda a comunidade mundial ganhou." Smbolo

Entretanto, para o analista da BBC para assuntos de geopoltica Jonathan Marcus a importncia do acordo est menos nos nmeros e mais no significado simblico do entendimento. "O acordo marca um reaproximao nas relaes EUA-Rssia, preconizando, talvez, uma postura mais dura da Rssia em relao ao programa nuclear iraniano", afirmou. "As armas nucleares so parte importante da equao de defesa russa, em um momento em que o seu papel no pensamento estratgico americano est se tornando mais limitado." Marcus disse que os critrios para contar as unidades de ogivas nucleares so pouco claras e que cortes mais significativos nas armas nucleares de longo alcance russas e americanas ainda podem tardar anos de negociaes bilaterais. Ambos os pases j haviam concordado em diminuir o nmero de msseis em julho do ano passado, mas o acordo havia ficado em suspenso at agora por diferenas sobre a verificao das redues. No incio desta semana, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, declarou que o acordo representa "um novo patamar de confiana" entre Rssia e EUA. Ao anunciar o acordo, no ms passado, Obama fez referncia Guerra Fria e disse que o entendimento "um novo passo adiante para deixar para trs o legado do sculo 20 e construir um futuro mais seguro para nossos filhos." BBC Brasil, 09 Abril 2010.

Obama e Medvedev assinam novo tratado de desarmamento nuclear


Aps nove meses de negociaes, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rssia, Dmitri Medvedev, assinaram nesta quinta-feira, em Praga, na Repblica Tcheca, o novo Tratado de Reduo de Armas Estratgicas (Start, na sigla em ingls). O documento obriga os dois pases a reduzirem em cerca de um tero seus arsenais nucleares remanescentes da Guerra Fria e, no mbito diplomtico, marca a retomada das relaes bilaterais aps o esfriamento durante o governo de George W. Bush. O acordo, cortando os arsenais de ambos os lados de 2.200 ogivas para 1.550, deve ser agora ratificado pelos legislativos de ambos os pases. O novo texto substitui o Start 1, assinado em 1991 como o acordo de desarmamento mais ambicioso desde a Segunda Guerra (1939-1945) entre Estados Unidos e a ento Unio Sovitica. O documento expirou em 5 de dezembro passado, mas se extingue na prtica com o surgimento do novo acordo de desarmamento.

Obama afirmou que a assinatura do documento marca a estratgia americana para um mundo "mais seguro" e sem armas nucleares. "Sei que este objetivo pode no ser alcanado enquanto estiver vivo, mas um passo importante para um mundo mais seguro". H mais de seis meses, negociadores americanos e russos se renem regularmente em Genebra para elaborar o novo documento, a pedra angular do "relanamento" desejado por Obama e Medvedev, depois de anos de "paz fria" durante o governo de George W. Bush e aps o breve conflito com a Gergia, aliada dos EUA, em 2008. Medvedev elogiou os esforos dos negociadores, "que trabalharam 24 horas por dia para concretizar o que considervamos uma misso impossvel h alguns meses". "Esta uma situao em que todos ganham", disse o presidente russo, que ressaltou as melhoras no sistema de verificao da reduo do arsenal de ambos os pases. Veja o que estabelece o novo Start - Reduo das ogivas nucleares que ambos pases possuem em 30% em relao ao Tratado de Reduo de Arsenais Nucleares Estratgicos (SORT, ou Tratado de Moscou), de 2002. - Limitao a 800 vetores (msseis intercontinentais a bordo de submarinos e bombardeiros) mobilizados ou no por cada um dos dois pases. - Limitao a 700 vetores posicionados. - Segundo Washington, o acordo no impe nenhuma limitao aos testes, ao desenvolvimento ou instalao de sistemas de defesa antimsseis dos Estados Unidos, que estejam programados ou em curso de s-lo. Tambm no limita os projetos americanos em termos de ataques convencionais de longo alcance. - O novo tratado retoma os elementos do Start 1 e os adapta aos novos limites. Prev verificaes in situ das instalaes nucleares, intercmbio de dos, assim como notificaes recprocas de armamentos ofensivos e de stios nucleares. - O tratado tem durao de dez anos a partir da data de sua entrada em funes e poder ser renovado por uma durao mxima de cinco anos. Uma clusula prev que cada parte pode se retirar do tratado. - O tratado entrar em vigor depois de ser ratificado pelos parlamentos dos dois pases. O Tratado SORT de 2002 ficar automaticamente abolido depois da entrada em vigor do novo texto. Folha de So Paulo , 09 Abril 2010

Obama e Medvedev fecham acordo para pacto sobre armas nucleares

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rssia, Dmitry Medvedev, fecharam na sexta-feira um acordo sobre um tratado histrico de reduo de armas nucleares e vo se reunir para assinar o tratado em 8 de abril, em Praga. Aps meses de impasse, o acordo para o tratado que substituir o pacto START (Tratado de Reduo de Armas Estratgicas), da era da Guerra Fria, a mais importante conquista de poltica externa de Obama desde que chegou ao poder e tambm refora seu esforo para "reiniciar" os laos dos EUA com Moscou. Obama e Medvedev deram os retoques finais ao acordo histrico em um telefonema, comprometendo as duas maiores potncias nucleares do mundo a empreender grandes redues em seus arsenais. "Tenho a satisfao de anunciar que, aps um ano de negociaes intensas, Estados Unidos e Rssia acordaram o mais abrangente acordo de controle de armas em quase duas dcadas", disse Obama a reprteres. Em Moscou, Medvedev saudou o acordo, dizendo que reflete "o equilbrio dos interesses dos dois pases", disse o Kremlin. Pelos termos do acordo, vlido por dez anos, cada lado ter que reduzir suas ogivas estratgicas posicionadas das 2.200 atuais para 1.550 e tambm far redues importantes em seu estoque de lanadores, disse a Casa Branca. A secretria de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que o acordo transmitir ao Ir e Coreia do Norte, pases envolvidos em impasses nucleares com o Ocidente, uma mensagem sobre seu compromisso em impedir a proliferao nuclear. "Com esse acordo, Estados Unidos e Rssia - as duas maiores potncias nucleares do mundo - tambm transmitem um sinal claro de que pretendemos liderar". disse Obama. "Ao cumprir nossos prprios compromissos assumidos sob o Tratado de NoProliferao Nuclear, fortalecemos nossos esforos globais para barrar a propagao dessas armas e asseguramos que outros pases cumpram suas prprias responsabilidades", disse Obama. ASSINATURA EM PRAGA Obama e Medvedev pretendem assinar o novo Tratado de Reduo de Armas Estratgicas, que vir substituir um tratado de 1991 cuja vigncia terminou em dezembro, em 8 de abril em Praga, capital da Repblica Tcheca, antigo satlite sovitico que hoje faz parte da Otan. Essa data prxima do aniversrio do discurso proferido por Obama em Praga no ano passado, anunciando sua viso de eventualmente livrar o mundo de armas nucleares, e vai ajudar a criar mpeto para uma segunda cpula sobre segurana nuclear da qual Obama ser anfitrio em Washington entre 12 e 14 de abril. A Casa Branca disse que o novo tratado no restringir os programas americanos de defesa antimsseis, que vinham representando um obstculo nas negociaes, devido s objees da Rssia a esses planos.

"O tratado reduzir em mais ou menos um tero as armas nucleares dos EUA e Rssia. Ele prev uma reduo significativa dos msseis e lanadores e a instalao de um regime de verificao eficaz e forte", disse Obama. "E conserva a flexibilidade de que precisamos para proteger e promover nossa segurana nacional e para garantir nosso compromisso inabalvel com a segurana de nossos aliados." Obama ainda enfrentar uma luta no Senado norrte-americano para a ratificao do tratado, em um momento de rancor partidrio na esteira da disputa acirrada que terminou com a aprovao pelo Congresso de sua reforma da sade. Ele disse que vai trabalhar estreitamente com outros democratas e com a oposio republicana para obter a aprovao pelo Senado do tratado, que requer uma maioria de dois teros para ser ratificado. O novo pacto pode fortalecer Obama politicamente, garantindo a ele uma importante vitria na rea da poltica externa, que vir somar-se vitria na poltica domstica que ele teve esta semana quando sancionou a reforma da sade. Negociadores russos e norte-americanos vinham h quase um ano tentando conseguir um pacto para dar continuidade ao START. Eles perderam o prazo final de 5 de dezembro, quando terminou a vigncia do START I. Matt Spetalnick e Jeff Mason Reuters Brasil, 26 Maro 2010.

Entenda a polmica sobre a distribuio dos royalties do petrleo


A aprovao pela Cmara dos Deputados de uma emenda ao projeto de lei que muda as regras de distribuio dos royalties do petrleo colocou o governo federal, Estados e municpios diante de uma polmica envolvendo disputas polticas e interesses regionais. Na semana passada, os deputados decidiram que os royalties - espcie de compensao financeira paga pelos exploradores - devem ser distribudos de forma igualitria entre todos os Estados e municpios do pas. A deciso muda a regra atual, em que Estados e municpios produtores recebem uma parcela maior dos royalties pagos pelas empresas. A emenda aprovada pela Cmara ser ainda encaminhada ao Senado, mas a deciso entre os deputados j foi suficiente para deflagrar a polmica sobre quem deve receber a verba gerada com a explorao do petrleo. O que so royalties e como so cobrados?

De modo geral, royalty um valor cobrado pelo proprietrio de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detm o direito exclusivo sobre determinado produto ou servio. No caso do petrleo, os royalties so cobrados das concessionrias que exploram a matria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder pblico. De acordo com a legislao brasileira, Estados e municpios produtores alm da Unio tm direito maioria absoluta dos royalties do petrleo. A diviso atual de 40% para a Unio, 22,5% para Estados e 30% para os municpios produtores. Os 7,5% restantes so distribuidos para todos os municpios e Estados da federao. A justificativa para essa diviso de que os royalties so uma espcie de compensao s administraes locais, pelo fato de o recurso ser finito. Alm disso, essas localidades em tese tm mais gastos com infraestrutura e preveno de acidentes, por exemplo. Segundo a Agncia Nacional do Petrlo (ANP), o Brasil arrecadou R$ 7,9 bilhes em royalties no ano passado. Por que a distribuio de royalties voltou ao centro da discusso? Com a descoberta da camada pr-sal, o governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva passou a defender novas regras para a explorao do petrleo no pas. Um dos argumentos de que as empresas tero acesso a reservas de alto potencial e com risco exploratrio perto de zero o que justificaria um novo marco regulatrio. Foi nesse contexto que o presidente Lula apresentou, em agosto do ano passado, quatro projetos de lei propondo mudanas no setor, sendo um deles na distribuio dos royalties. O governo Lula, que chegou a defender a distribuio igualitria dos royalties, voltou atrs diante da presso dos Estados produtores e passou a defender um tratamento diferenciado para essas administraes. Mas os deputados no aceitaram a proposta e aprovaram uma emenda, apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-RS) e Marcelo Castro (PMDB-PI), que prev a distribuio dos royalties do pr-sal para todos os Estados da federao. A diviso aprovada na Cmara por 369 votos a favor e 72 contrrios de que 30% dos royalties sejam destinados aos Estados, 30% aos municpios e 40% Unio, sem tratamento diferenciado para os produtores. A chamada emenda Ibsen foi alm da camada pr-sal e estendeu a nova distribuio de royalties tambm s bacias tradicionais, incluindo as j licitadas. Clculos apresentados pelo deputado Humberto Souto mostram que o Estado do Piau, por exemplo, poder receber R$ 317 milhes em royalties ainda este ano, enquanto o Rio de Janeiro, maior Estado produtor, ficaria com cerca de R$ 200 milhes.

Quais so os argumentos a favor da nova distribuio? O principal argumento dos parlamentares favorveis mudana das regras de que o petrleo pertence a todo o pas, o que justificaria uma distribuio igualitria dos royalties. Segundo o deputado Marcelo Castro, no interessa que a explorao seja feita de frente para o Rio de Janeiro. Para ele, preciso usar o petrleo para fazer justia social e reduzir desquilbrios regionais. Na avaliao do deputado Ibsen Pinheiro, a explorao do petrleo feita no mar, no havendo, segundo ele, possibilidade de danos para Estados e municpios produtores. Ainda de acordo com o deputado, no seria justo privilegiar dois Estados e prejudicar 25. Em entrevista ao site G1, Ibsen disse que os Estados produtores tm, no mximo, vista para o mar, que muito privilegiada. Os defensores da distribuio igualitria dizem tambm que todos os Estados acabam pagando, por meio da Unio, pelas pesquisas da Petrobras e pelos testes nos poos e por isso devem ser beneficiado com royalties. Essa matria tem fundamento jurdico, fundamento moral e maioria. Nada justifica a desigualdade, disse Ibsen, durante a votao da emenda. Ainda de acordo com o deputado, justo que o petrleo pertena a todos os brasileiros, pois todos somos iguais perante a lei. O deputado Fernando Coruja (PPS-SC) acrescentou que a regra inverte a concentrao de recursos, permitindo que os municpios com menos dinheiro participem da riqueza do petrleo. O que dizem os Estados e municpios produtores? A emenda Ibsen tem sido fortemente criticada pelas lideranas do Rio de Janeiro e do Esprito Santo, que descreveram a medida como covardia. O governador do Rio, Sergio Cabral Filho, chegou a chorar em pblico ao comentar a deciso da Cmara. Segundo ele, os deputados que votaram a favor da emenda esperando algum benefcio eleitoral em seu Estado esto equivocados. Sua avaliao de que a populao brasileira ser solidria ao Rio. De acordo com clculos apresentados pelo deputado Otvio Leite (PSDB-RJ), a arrecadao do Estado do Rio de Janeiro com royalties do petrleo cairia de R$ 5 bilhes para cerca de R$ 100 milhes. O governador do Rio disse que a perda de receita afetar as obras para os Jogos Olmpicos de 2016 e convocou a populao para uma caminhada no centro da cidade, na quarta-feira. Representantes dos Estados produtores veem ainda falhas jurdicas na emenda, por mudar as regras de contratos j firmados, no caso dos poos que j foram licitados. Campos j licitados, j leiloados, no podem ter as regras mudadas, porque isso fere os princpios jurdicos, muda clusulas de situaes j consagradas, disse o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Existe a possibilidade de um acordo?

A aprovao da emenda Ibsen criou um embate entre os Estados da federao, com Rio de Janeiro e Esprito Santo de um lado, e as outras 25 unidades do outro. Diante da disputa regional, lideranas do governo Lula tentam agora costurar uma nova proposta antes que a matria seja votada no Senado. Uma das alternativas apresentadas pelo deputado Ibsen Pinheiro de que a Unio use sua cota na distribuio dos royalties para compensar pelo menos parte das perdas nos Estados e municpios produtores. Segundo o deputado, os prejudicados podero ser compensados pela Unio at que a produo de petrleo atinja nveis que garantam os atuais patamares de remunerao. No entanto, o senador Romero Juc (PMDB-RR), lder do governo na Casa rebateu essa possibilidade. A ideia do governo, agora, elaborar um projeto de lei especfico sobre a questo dos royalties. Dessa forma, a matria poderia ser apreciada normalmente (sem o pedido de urgncia), o que daria tempo para que o assunto seja melhor discutido. Caso os senadores mantenham a emenda que redistribui os royalties, o presidente Lula poder vet-la ou no. A partir da o veto presidencial ter de ser votado por deputados e senadores, em sesso conjunta. Quais so as implicaes eleitorais do debate? A discusso sobre os royalties do petrleo tem um forte apelo eleitoral, com potencial de desgaste tanto para governo como para a oposio. No caso do governo, esse potencial tende a ser maior, j que o presidente Lula est diretamente envolvido no debate, podendo vetar ou no a deciso do Senado. Se os senadores concordarem com a redistribuio dos royalties, o presidente Lula ter de decidir se fica do lado dos dois Estados produtores ou do restante do pas. Seria um deciso desgastante em meio campanha da ministra Dilma Roussef, diz um deputado da base aliada ao governo, referindo-se pr-candidata do PT ao Palcio do Planalto. O assunto tambm visto com receio pela oposio, que teme se indispor com o restante do pas em pleno ano eleitoral. O governador de So Paulo e possvel candidato Presidncia, Jos Serra, tem evitado criticar de forma mais contundente a emenda Ibsen, mesmo estando frente de um dos trs Estados produtores de petrleo. Serra disse nesta quarta-feira que distruibir os benefcios do petrleo para todo o Brasil uma preocupao correta, mas que o projeto, do jeito que est, inaceitvel.

A avaliao de um deputado da oposio de que o governador est prestes a oficializar sua pr-canditura Presidncia e que comprar briga com o restante do pas teria um alto custo. Fabrcio Peixoto, BBC Brasil , 19 Maro 2010

Entenda os pontos de atrito na relao entre Brasil e EUA


A visita ao Brasil da secretria de Estado americana, Hillary Clinton, ocorre em um momento de divergncias com os Estados Unidos sobre como lidar com o Ir e seu programa nuclear - um dos pontos de atrito na relao bilateral que se tornaram mais evidentes no ltimo ano. Enquanto os Estados Unidos defendem a imposio de sanes econmicas ao Ir, o governo brasileiro argumenta que a medida poder "isolar" Teer, dificultando as negociaes. As polmicas na relao entre os dois pases vo alm, incluindo temas recentes como a recuperao do Haiti, a situao poltica de Honduras e retaliaes comerciais. De acordo com o Itamaraty, mesmo os assuntos "delicados" sero tratados em um clima de "total cortesia" entre a secretria Clinton e o chanceler Celso Amorim. Entenda quais so os pontos de atrito entre Brasil e Estados Unidos. Programa nuclear do Ir Desde que o presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou, em fevereiro, a ampliao de seu programa nuclear, os Estados Unidos passaram a defender a imposio de sanes econmicas a Teer. Um dos argumentos do governo americano de que o Ir estaria "disfarando" a construo de armamentos nucleares por meio de um programa nuclear supostamente pacfico. Na avaliao do governo brasileiro, porm, a adoo de sanes econmicas ao Ir pode ter um resultado "negativo". O chanceler Celso Amorim tem dito que essas "penalidades" podem acabar "isolando" o governo iraniano, dificultando as negociaes. Para o ministro, a fase do dilogo "ainda no est encerrada". Alm disso, o Brasil defende que o Ir tem o direito de enriquecer urnio a 20%, limite ainda permitido pelo Tratado de No-Proliferao Nuclear, assinado no mbito das Naes Unidas.

Segundo Amorim, o Brasil "se preocupa" com as atividades nucleares no Ir, mas preciso "respeitar" o direito do Ir de gerar a energia para fins pacficos. O governo americano confirmou que a secretria Clinton tentar convencer o governo brasileiro a mudar sua posio quanto s sanes. Na semana passada, o secretrio-assistente do governo americano para assuntos da Amrica Latina, Arturo Valenzuela, disse que os Estados Unidos ficaro "desapontados" se o Brasil no usar sua influncia para fazer com que o Ir cumpra suas obrigaes internacionais. Recuperao do Haiti O terremoto que devastou o Haiti, deixando mais de 200 mil mortos, tornou-se um dos principais temas na agenda do Brasil com os Estados Unidos. Se por um lado, a liderana dos dois pases na recuperao do Haiti dada como certa, ainda no est claro como essa parceria ser colocada em prtica. De acordo com o Itamaraty, um dos desafios ser o de definir uma estratgia conjunta para a reconstruo do pas caribenho, evitando, assim, que uma posio seja "sobreposta" a outra. H seis anos, o Brasil chefia as tropas da misso de paz da ONU no Haiti (Minustah) e, segundo a diplomacia brasileira, essa uma chance de "consolidar" a liderana do pas na regio. Quinze dias aps o grande tremor do dia 12 de janeiro, cerca de 10 mil militares americanos j estavam em territrio haitiano, nmero que surpreendeu as tropas brasileiras. Na poca, o chanceler Celso Amorim negou que houvesse algum tipo de "disputa" entre Brasil e Estados Unidos quanto liderana na recuperao haitiana. As tropas do Brasil, porm, chegaram a organizar uma megaoperao de distribuio de alimentos com o objetivo de "marcar posio" frente presena americana, como disse o chefe da Minustah, general Floriano Peixoto. Honduras Tanto o Brasil como os Estados Unidos condenaram a deposio do ento presidente de Honduras, Manuel Zelaya, como um "golpe de Estado". Desde ento, o pas est suspenso da Organizao dos Estados Americanos (OEA). Mas a eleio de um novo governo, em novembro passado, dividiu opinies entre brasileiros e americanos. Na avaliao dos Estados Unidos, a eleio de Porfrio "Pepe" Lobo ocorreu um ambiente "democrtico", abrindo caminho para que o governo eleito seja imediatamente reconhecido pelos outros pases da regio.

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, disse no ms passado que a eleio de Lobo foi o "melhor feito" em Honduras e que o assunto deve ser discutido "sem retricas". J o Brasil contrrio ao reconhecimento "imediato" do novo governo e diz esperar "sinais de mudana" em Honduras antes de mudar sua posio. O argumento do Itamaraty de que a situao de Honduras s deve ser regularizada com certas condies - uma delas seria a criao de uma comisso da verdade, com o objetivo de investigar os episdios que marcaram a crise poltica hondurenha. "Se no for assim, ficar um mau exemplo na regio, de que golpes so facilmente perdoados", diz um diplomata. Disputa comercial No ms passado, a Cmara de Comrcio Exterior (Camex), rgo ligado ao Ministrio da Indstria e Comrcio, aprovou uma retaliao comercial aos Estados Unidos no valor de US$ 560 milhes. A medida resultado de uma disputa que comeou em 2002, quando o Brasil foi Organizao Mundial de Comrcio (OMC) acusar os Estados Unidos de adotarem prticas que favoreciam seus produtores de algodo. Com o aval da OMC, o Brasil agora est prestes a definir que produtos americanos tero de pagar mais impostos para entrar no mercado brasileiro. O governo brasileiro diz que ainda est disposto a negociar, mas, segundo o Itamaraty, os Estados Unidos ainda no ofereceram uma contraproposta que evite as retaliaes. O chanceler Celso Amorim disse, no ms passado, que o Brasil "no prefere" a via do contencioso, mas que o pas "no pode se curvar" diante de naes mais fortes. Esse, porm, no o nico atrito comercial entre os dois pases. No ano passado, o Brasil voltou a acionar a OMC contra os Estados Unidos, dessa vez em funo de uma suposta prtica antidumping no suco de laranja importado do Brasil. O Brasil, por sua vez, freqentemente criticado no meio empresarial americano por no respeitar as regras internacionais de propriedade intelectual. H dois anos, o Brasil foi retirado da lista americana que rene os maiores mercados piratas do mundo, mas associaes industriais dos Estados Unidos estariam pressionando seu governo a incluir novamente o Brasil no grupo, como forma de pressionar pela suspenso das retaliaes. Bases militares na Colmbia Um dos principais atritos entre Brasil e Estados Unidos, a instalao de bases militares americanas na Colmbia foi extremamente criticada pelo governo brasileiro.

Segundo o governo da Colmbia, o acordo com os Estados Unidos, que veio a pblico em julho passado, teria como objetivo facilitar as operaes contra o terrorismo e a produo de drogas. O governo brasileiro, no entanto, criticou a "falta de transparncia" do acordo militar e pediu explicaes tanto Colmbia como aos Estados Unidos. Um dos argumentos do Itamaraty era de que as bases aumentariam as "desconfianas" entre os pases, contribuindo para um clima de "insegurana". A preocupao acabou levando os 12 pases da Unio das Naes Sul-Americanas (Unasul) a convocarem uma reunio extraordinria para discutir o assunto. A idia era pedir "garantias formais" tanto da Colmbia como dos Estados Unidos de que a operao militar ficaria limitada a questes do narcotrfico. A secretria Hillary Clinton chegou a enviar uma carta a diversos pases da regio "garantindo" que no seriam atacados. BBC Brasil, Fabrcia Peixoto, 03 de Maro de 2010

Amorim sinaliza que apoio do Brasil a Honduras depende da volta de Zelaya ao seu pas
O ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim, condicionou hoje o apoio do Brasil ao novo governo de Honduras, sob comando do presidente Porfirio Pepe Lobo, aplicao de medidas que permitam o retorno do presidente deposto, Manuel Zelaya, ao pas. O chanceler fez a afirmao ao lado da secretria de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que defende a imediata reintegrao de Honduras Organizao dos Estados Americanos (OEA). Um fato que teria grande valor simblico seria criar condies para o presidente Zelaya voltar a Honduras, afirmou Amorim, referindo-se adoo de medidas de anistia em favor do presidente deposto e seus aliados. Desde janeiro, Zelaya est morando na Costa Rica. Antes ele passou mais de trs meses abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital de Honduras. Ele acusado por seus adversrios de tentar mudar a Constituio para se manter no poder. Para Amorim, Pepe Lobo est adotando aes concretas em busca da aproximao com a comunidade internacional e tambm do fortalecimento das instituies internas de Honduras. Segundo Amorim, a deposio de Zelaya, em 28 de junho do ano passado, por uma ao organizada pelas Foras Armadas, Congresso e Corte Suprema hondurenha representa uma indicao de golpe de Estado. O Brasil deseja ver um futuro de normalidade em toda a regio. Mas pases que tiveram o trauma de viver sob o golpe militar, como ns, no podemos tomar essas coisas levemente, reagiu Amorim. Ns temos acompanhado com muita ateno os gestos do presidente de Honduras, que tem feito movimentos no sentido de reconciliao nacional, de esquerda, com ou sem aspas.

O governo brasileiro defendeu que as eleies em Honduras, realizadas em novembro, ocorressem com Zelaya reconduzido ao governo. Mas isso no aconteceu. Paralelamente os Estados Unidos lideraram as negociaes entre o presidente golpista, Roberto Micheletti, Zelaya e Pepe Lobo. A orientao do governo do presidente Barack Obama para que a comunidade internacional colabore para a reintegrao de Honduras OEA e apie a gesto de Lobo. Diplomatas brasileiros afirmam que o governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva est observando de forma positiva os esforos do novo presidente hondurenho o que deve levar para um futuro apoio. Agncia Brasil, Renata Giraldi, 03 de Maro de 2010

Pacote de incentivos s exportaes deve sair at o fim de maro


O pacote de incentivos s exportaes deve ser anunciado at o fim de maro. A expectativa do ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge. Ele acredita que pode ser criado ainda este ano um banco especfico para o comrcio exterior, a exemplo do Eximbank. Ele informou que o esboo das medidas est pronto, faltando apenas uma reunio especfica dele com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para fechar. Miguel Jorge espera marcar com Mantega antes de seguir viagem, acompanhando o presidente Luiz Incio Lula da Silva ao Oriente Mdio, na semana que vem. "A minha expectativa de que at o fim de maro, a gente possa anunciar", disse o ministro, ao sair de reunio com empresrios na Fazenda, no Grupo de Acompanhamento do Crescimento (Gac). Ele explicou que alguns empresrios colocaram as medidas de incentivo exportao como prioridade, durante a reunio. "Essa cobrana tambm me tem feito o presidente Lula, que prometeu medidas no ano passado em um jantar com mais de 800 pessoas", continuou. O ministro disse no poder adiantar detalhes das medidas, porque ainda esto no nvel das discusses tcnicas. Mas garantiu: "Ns no vamos mexer no cmbio". Entre as medidas, ele destacou que deve ser criado ainda este ano o Eximbank, uma carteira bancria especial voltada para o financiamento ao comrcio exterior. "Ser uma diretoria especial" do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), explicou. "Criar um banco novo seria muito burocrtico, demoraria muito", disse o ministro.

Ele reiterou que "um Eximbank uma das coisas que o Brasil tinha que ter h 20 anos, e h trs anos em defendo essa proposta dentro do governo". Entre as medidas, o ministro destacou a desburocratizao para reduzir custos das operaes de comrcio exterior, mais financiamentos e garantias, aumento de misses comerciais e de mercados compradores, alm de medidas de ordem tributria como devoluo de crdito ao exportador. " um projeto para melhorar a capacidade do Brasil exportar", resumiu o ministro do Desenvolvimento. Valor Econmico, Azelma Rodrigues, 03 de Maro de 2010

Gerador caseiro promete revolucionar setor energtico nos EUA


A energia que em um futuro prximo iluminar nossas casas ser limpa, barata e, para a felicidade dos ferrenhos consumidores de luz, permitir praticamente se desvincular das companhias de energia eltrica. Pelo menos isso o que promete a Bloom Energy, uma empresa californiana que h oito anos trabalha de forma secreta em uma nova fonte de energia. Esta semana, ela apresentou seu produto a especialistas do setor e jornalistas. O Bloom Box, como se chama o aparelho, um inovador gerador que utiliza biocombustveis ou gs para produzir eletricidade e, segundo seus criadores, permitir a empresas e pessoas comuns gerar sua prpria energia de forma limpa e econmica. Ao contrrio das clulas de hidrognio, este sistema utiliza materiais mais baratos, mais eficiente --permite produzir o dobro de eletricidade que outros sistemas com a mesma quantidade de combustvel -- flexvel e tambm reversvel, pois o usurio pode armazenar o que no consome. Por enquanto, os geradores tm o tamanho de um carro pequeno e custam em torno de US$ 800 mil. Embora a Bloom Energy insista que o investimento inicial pode ser recuperado em entre trs e cinco anos, o preo no est ao alcance da maioria. A empresa acredita que em dez anos poder fabricar geradores do tamanho de um tijolo e a um preo em torno de US$ 3 mil, transformando cada consumidor em uma potencial central eltrica. "Nossa misso pr energia limpa e confivel ao alcance de todas as pessoas no mundo", disse K.R Sridhar, cofundador e executivo-chefe da Bloom+ Energy, durante a apresentao do Bloom Box. Por enquanto, s grandes empresas tm acesso ao aparelho e algumas companhias como Coca-Cola e eBay testaram seu uso nos ltimos meses.

O primeiro cliente de pagamento da Bloom Energy foi outra companhia do Vale do Silcio, Google, que tem instalado um gerador de 400 quilowatts em um de seus prdios e cobre com ele boa parte de seu consumo eltrico desde julho de 2008. "Estamos muito emocionados com isso", reconheceu Larry Page, cofundador do Google, durante a apresentao do Bloom Box. "Eu gostaria de ver um centro de dados inteiro funcionando com esse sistema", continuou. A grande vantagem que o gerador permitir aos consumidores abrir mo da companhia eltrica ou us-la s em casos de emergncia, apesar de ser necessrio dispor de uma proviso de gs ou biocombustvel para faz-lo funcionar. O usurio poder inclusive vender a sua companhia eltrica local a energia que no consumir, pois o gerador permite armazenamento. A Bloom Energy no a nica empresa trabalhando neste promissor setor, mas foi, talvez, a mais rpida. "H provavelmente cerca de 100 companhias trabalhando em algo muito similar", disse Jack Brower, diretor associado do Centro Nacional de Pesquisa de Pilhas de Combustvel ao dirio "Los Angeles Times". "A chave est em que a Bloom Energy tem um sistema integrado e um pacote preparado para sua distribuio comercial", contou. Os especialistas opinam que, no entanto, ainda h muitas questes por resolver antes de a inovao chegar s mos de todos os consumidores. Entre as dvidas, por exemplo, est a vida til do aparelho, que a Bloom Energy no esclareceu ainda. Pouca durao poderia significar o fracasso da inveno. Outros analistas apontaram que a inovao poderia ter um indesejvel efeito sobre o preo do gs natural ou dos biocombustveis, disparando o valor pelo aumento na demanda. Alguns especialistas temem tambm que o Bloom Box se transforme em um novo Segway, aquele patinete eltrico de alta tecnologia com o qual seus criadores esperavam revolucionar o mundo do transporte h cerca de dez anos e que hoje simplesmente uma curiosidade para turistas em algumas cidades. EFE Folha de So Paulo, Paula Gil, 28 de Fevereiro de 2010

Especialistas vem biocombustvel de segunda gerao como chance para pases pobres
Fabricados a partir de resduos agrcolas, os biocombustveis de segunda gerao podem ser uma alternativa ambientalmente vivel para o desenvolvimento econmico de pases pobres, de acordo com especialistas em energia.

A produo de combustveis a partir de milho, trigo, colza e azeite de dend cara e contribui relativamente pouco para a proteo do clima, alm de impulsionar o aumento dos preos dos alimentos, segundo um estudo da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) divulgado em 2008. Mas que alternativas existem? O apetite global por energia vem crescendo, afirma Didier Houssin, diretor de Mercados Energticos e Segurana da Agncia Internacional de Energia (AIE). "Em nossas projees, a cota dos biocombustveis no setor de transportes dever crescer, indo dos atuais 1,7% para 9% em 2030. Da a necessidade que h de se garantir o desenvolvimento sustentvel da produo de biocombustveis. Isso particularmente importante no caso de pases em desenvolvimento e emergentes", explica o especialista. Complemento produo de alimentos Esses pases produzem grande parte dos resduos da agricultura e da silvicultura, dos quais podem ser produzidos diesel, etanol ou gs sinttico. So os chamados biocombustveis de segunda gerao. A vantagem que sua produo no concorre com a produo de alimentos, mas a complementa. Alm disso, os dejetos j existem em abundncia como matria-prima, como lembra Anselm Eisentraut, analista para biocombustveis da AIE. Ele analisou para a OCDE o potencial dos novos biocombustveis. "No momento, 10% dos resduos agrcolas e florestais disponveis seriam suficientes para quase duplicar a produo atual de biocombustveis, se a tecnologia realmente estivesse disponvel comercialmente e em grande escala", afirma. Perspectiva promissora Cerca de 125 bilhes de litros de diesel ou 170 bilhes de litros de etanol poderiam ser produzidos por ano a partir de apenas 10% das cascas de noz e de arroz e dos restos de madeira disponveis no mundo. Mas at agora a tcnica s funciona em projetos experimentais. "Nos Estados Unidos ser lanada no prximo ano uma unidade comercial que produzir cerca de 100 milhes de litros por ano. No Brasil h instalaes experimentais, assim como na ndia e na China, de forma que [nesses pases] a evoluo da tecnologia j est avanada, mas ainda no em escala comercial," diz Eisentraut. Isso pode levar de 15 a 20 anos, dependendo dos incentivos econmicos que vierem do setor poltico. Esse tempo, no entanto, tambm necessrio no somente para se criar a infraestrutura para a produo do biocombustvel em pases emergentes e em desenvolvimento, como tambm para estabelecer uma agricultura sustentvel. Integrao aos mercados mundiais Para isso contribuem tambm as polticas alems de ajuda ao desenvolvimento, afirma Mike Enskat, especialista em energia da Agncia Alem de Cooperao Tcnica (GTZ, na sigla em alemo).

"O potencial econmico dos biocombustveis de segunda gerao , naturalmente, tambm uma oportunidade para se desenvolver melhor o setor agrcola nos pases em desenvolvimento, torn-lo mais produtivo e melhor integrado aos mercados mundiais", afirma. Mas os pases em desenvolvimento devem ser envolvidos no processo j na fase inicial, para que sejam evitados os erros feitos no desenvolvimento dos biocombustveis de primeira gerao. "Deve haver padres internacionais de sustentabilidade para a produo de biomassa e uma certificao dos combustveis, para assegurar padres sociais e ambientais", sublinha Enskat. Ele alerta tambm que deve ser evitada uma nova concorrncia na aquisio de matrias-primas. "Porque, em alguns pases, resduos da agricultura e da silvicultura j so usados como adubo ou no aquecimento. Tambm no foram completamente esclarecidos possveis impactos ambientais sobre os nutrientes do solo e sobre os recursos hdricos." Deutche Wille , Sabine Kinkartz, 14 de Fevereiro 2010.

Cpula do Mercosul busca reaproximar Uruguai e Argentina


Presidentes sul-americanos se reuniro na tera-feira em uma cpula do Mercosul na qual se espera que o Uruguai discuta sua deteriorada relao com a Argentina, ao mesmo tempo que o bloco buscar dar novo impulso s negociaes de comrcio com a Unio Europeia, que esto paralisadas. Alm dos chefes de Estado dos quatro membros do Mercosul --Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai--, deve viajar a Montevidu o polmico presidente Hugo Chvez, da Venezuela, cuja adeso ao bloco vem sendo longamente adiada, informou o Ministrio de Relaes Exteriores do Uruguai. H a previso de que a presidente da Argentina, Cristina Fernndez, se rena com o presidente eleito do Uruguai, Jos Mujica, convidado a participar da cpula, para tratar de um conflito bilateral envolvendo a instalao de uma fbrica de celulose que desencadeou um bloqueio de manifestantes na fronteira entre os dois pases. As relaes entre Cristina Fernndez e o atual presidente uruguaio, Tabar Vzquez, se esfriaram por causa do recurso apresentado pela Argentina na Corte Internacional de Haia em relao fbrica de celulose, que desde 2007 opera na rea de um rio limtrofe. No entanto, Mujica mantm estreita sintonia com o governo argentino e se espera que ele se esforce para melhorar as relaes bilaterais. Mujica um ex-guerrilheiro que assumir em maro a Presidncia do Uruguai, no segundo perodo consecutivo da esquerda no poder no pas.

O presidente eleito disse que meses atrs conversou com autoridades argentinas sobre a possibilidade de formar um grupo de trabalho que analise os assuntos responsveis por atritos entre os dois pases. A debilitada unio aduaneira do Mercosul, prejudicada por causa de conflitos comerciais e polticos, especialmente entre seus scios maiores, Brasil e Argentina, nasceu na dcada de 1990 como um projeto para impulsionar o comrcio e a internacionalizao das economias de seus membros. Mas o bloco foi perdendo impulso at converter-se, segundo especialistas, em um estorvo para pases que buscam diversificar mais o seu comrcio, como Brasil e Uruguai "O Mercosul se debilitou muito. H pases que pensaram em sair, como o Uruguai, outros que no querem entrar, como o Chile, e no caso do que quer entrar, a Venezuela, muitos pensam que melhor que no esteja l", disse o ex-vice-ministro da Economia da Argentina Jorge Todesca, titular da consultoria Finsoport. Conrado Hornos, Reuters Brasil , 05 de Dezembro de 2009

Obama anuncia nova estratgia para o Afeganisto


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, nesta tera-feira, o envio de 30 mil novos soldados para o Afeganisto a partir do incio de 2010. O anncio foi feito durante um discurso nao na academia militar de West Point, no Estado de Nova York (leste do pas). Alm da deciso sobre as tropas adicionais, o presidente afirmou ainda que pretende iniciar a retirada das tropas em julho de 2011 antes das eleies presidenciais de 2012.Eu tomo essa deciso porque estou convencido de que nossa segurana est ameaada no Afeganisto e no Paquisto, disse o presidente.Esse o epicentro do extremismo violento praticado pela al-Qaeda, afirmou. De acordo com o presidente, as tropas adicionais ajudaro a preparar a retirada e transio para as foras de segurana do Afeganisto. Com o envio dos soldados, que deve ser realizado ao longo de seis meses, os EUA tero mais de 100 mil homens lutando contra os militantes do Taleb em territrio afego. Transio Obama disse que usar o Iraque como modelo para a retirada das tropas do Afeganisto. Assim como fizemos no Iraque, ns executaremos a transio de maneira responsvel, levando em considerao as condies locais, disse. Segundo o presidente, os EUA continuaro aconselhando e auxiliando as foras de segurana afegs para garantir que o sucesso delas a longo prazo.

Mas seremos claros com o governo afego e, mais importante, com o povo afego que, no final das contas, eles sero responsveis pelo prprio pas, afirmou o presidente durante o discurso. Obama afirmou que j apresentou a nova estratgia para o Afeganisto com o presidente afego, Hamid Karzai, durante uma longa vdeo-conferncia. Segundo a Casa Branca, o presidente disse a Karzai que os esforos dos EUA no Afeganisto tero limite e sero medidos com base em objetivos ao longo de dois anos. Nova estratgia A nova estratgia militar americana para o Afeganisto anunciada depois de mais de trs meses de discusses. O anncio ocorre em meio a uma crescente preocupao nos Estados Unidos em relao ao conflito, que j dura oito anos. O aumento da violncia no Afeganisto - onde mais de 900 soldados americanos j morreram - e o polmico processo eleitoral de agosto, com denncias de fraude, aumentaram a oposio dentro dos Estados Unidos ao conflito. O comandante militar americano no Afeganisto, general Stanley McChrystal, havia pedido no incio do ano que os Estados Unidos enviassem mais 40 mil soldados ao pas asitico. Alm do envio de mais 30 mil soldados anunciado nesta tera-feira, o presidente americano pediu que os pases membros da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (Otan) enviem mais 10 mil soldados ao Afeganisto. A Frana j recusou o pedido, e a Alemanha adiou a deciso. Na Gr-Bretanha, o primeiro-ministro, Gordon Brown anunciou, na segunda-feira, o envio de mais 500 soldados. Segundo o correspondente da BBC em Cabul, Martin Patience, crticos da presena militar americana afirmam que cada vez que os Estados Unidos enviam mais tropas a segurana do Afeganisto piora, e questionam por que os americanos esto gastando bilhes de dlares em gastos militares e no na reconstruo do pas. O anncio da nova estratgia dos EUA foi bem recebido pelo secretrio-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen. Ele disse que os aliados dos Estados Unidos tm dividido o peso do conflito at agora e afirmou estar confiante de que 5 mil tropas adicionais podem ser encontradas. O presidente francs, Nicolas Sarkozy, ofereceu apoio total nova estratgia apresentada por Obama, classificando a deciso como "corajosa". BBC Brasil , 03 de Dezembro de 2009

Lula diz: ONU tem que ampliar Conselho de Segurana para ter representatividade
O presidente Luiz Incio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que a ONU (Organizaes das Naes Unidas) deve reformar e ampliar o seu Conselho de Segurana se quiser ter representatividade. Segundo o presidente, "no tem como explicar" o fato de pases como Japo, Alemanha e ndia estarem fora do conselho. "Se a ONU quiser voltar a ter representatividade, tomar decises, e essas decises serem executadas, ela tem que ser reformada e colocar outros pases", afirmou o presidente, em entrevista coletiva em Floresta (PE), aps visitar o canteiro de obras de transposio do rio So Francisco. Lula disse que h 15 anos o Brasil reivindica uma reforma no Conselho de Segurana. "Ns estamos convencidos que a ONU est superada. A ONU de 1948 no representa a correlao de fora existente no mundo hoje, nem geograficamente, nem politicamente, nem economicamente. preciso que se leve em conta a participao dos pases de vrios continentes", disse. Hoje, o Brasil foi eleito pela Assembleia Geral da ONU para uma das dez vagas rotativas do Conselho de Segurana. O mandato durar dois anos: 2010 e 2011. Aps receber 182 votos de um total de 183 pases votantes, o Brasil ocupar pela dcima vez um assento eletivo no Conselho. Outros quatro pases foram tambm eleitos para o mesmo mandato (2010-2011): a Bsnia e Herzegovina, o Gabo, o Lbano e a Nigria. Na avaliao do presidente, a participao de outros pases no conselho daria mais fora ONU para negociar, por exemplo, a questo do Oriente Mdio. "Quem deveria estar negociando a paz entre judeus e palestinos era a ONU. E por que ela no faz isso? Porque ela no tem fora. Ento, o que ns queremos que a ONU tenha muita fora", disse. Lula disse ainda que, se os pases que "mandam" no conselho no aceitarem a mudana, eles sero responsabilizados pela "fragilidade" da ONU. "Esse negcio do Conselho de Segurana como uma fruta madura. Ou seja, ela j est passando do ponto de colher, daqui a pouco ela cai. E se os dirigentes da ONU, sobretudo dos pases que hoje mandam no Conselho de Segurana permanente, no aceitarem a reforma, eles sero responsabilizados pela fragilidade da ONU", afirmou. Folha de So Paulo, 15 de outubro de 2009

Cpula Brasil -UE concentra-se em proteo climtica e energia

Lderes reunidos em Estocolmo destacam importncia de governos assumirem responsabilidades e levarem providncias concretas cpula sobre o clima de dezembro em Copenhague. Honduras tambm constou de pauta do encontro. A proteo climtica, eficincia energtica e a crise em Honduras foram alguns dos principais problemas discutidos na terceira cpula entre o Brasil e Unio Europeia, realizada nesta tera-feira (06/10) na sede do governo da Sucia, em Estocolmo. O encontro foi presidido pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, o primeiro-ministro da Sucia, Fredrik Reinfeldt, na funo de atual presidente do Conselho da Unio Europia, e o presidente da Comisso Europia, Jos Manuel Duro Barroso. As negociaes para um ambicioso acordo contra o aquecimento do planeta, e contra a crise econmica mundial e o reforo das relaes bilaterais estiveram no centro do encontro. Em coletiva aps a reunio, os lderes destacaram a importncia de os governos do mundo assumirem suas responsabilidades e levarem providncias concretas cpula sobre o clima, agendada para dezembro prximo em Copenhague. Brasil e UE se comprometeram a contribuir para melhoria do clima, assumindo "metas claras e ambiciosas a mdio prazo", conforme texto final do encontro, assinado pelos parceiros, alm de "compromissos juridicamente vinculantes para os pases desenvolvidos". Responsabilidades e metas O presidente Luiz Incio Lula da Silva pediu aos pases participantes da reunio na Dinamarca que levem medidas concretas e assumam suas responsabilidades. "Cada governo tem que assumir custos para evitar que o planeta seja atingido", disse. "Cada um tem que dizer, 'sou responsvel por tanto de efeito-estufa e por tanto de seqestro de carbono'. Essa a nica chance. Porque se ficarmos sempre cada um jogando culpa no outro, no chegamos a uma concluso". A Unio Europia tem como objetivo limitar o aquecimento global a menos de 2C acima da temperatura pr-industrial. O acordo de Copenhague deve no apenas fixar metas mundiais para a reduo das emisses, como tambm fornecer uma base adequada para verificar a capacidade de adaptao de cada pas s alteraes climticas. Em declarao conjunta firmada na cpula, Brasil e Unio Europia convocam os pases desenvolvidos e em desenvolvimento a apresentarem antes da reunio de Copenhague e "o mais rpido possvel, metas ambiciosas de reduo de emisses, aes e estratgicas" para reduo do efeito-estufa. Os dois parceiros concordam que a construo de uma economia de baixa emisso de carbono uma prioridade, "respeitando o desenvolvimento econmico e social dos pases em desenvolvimento". Pesos e medidas diversos " preciso levar em conta que um pas como a China no pode pagar como Inglaterra, que comeou sua industrializao 200 anos atrs", observou Lula. A Unio Europia concorda que deve haver prazos mais amplos para pases em desenvolvimento. "Todos tm que fazer esforo para que os objetivos sejam atingidos e para que os pases menos

ricos, com mais necessidades, sejam ajudados", afirmou o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt. A promoo e o uso de energias renovveis e o esforo para buscar eficincia energtica so vistos por ambos os lados como contribuio importante para cumprir as necessidades do desenvolvimento sustentvel. Brasil e Unio Europia reafirmaram o compromisso poltico no desenvolvimento e utilizao de fontes de energias limpas, alternativas para combustvel fssil, incluindo a produo de biocombustveis e se comprometeram a estreitar a cooperao nesse campo. "Gostaria que todos os pases fizessem a matriz energtica to limpa quanto Brasil tem", comentou o presidente brasileiro. "Temos, em geral, 47% de produo em energia limpa, enquanto o resto do mundo, 12%. Temos 85% da matriz de energia renovvel. Nossos carros so no mnimo 25% movidos a etanol e 85% dos carros produzidos no Brasil so flex", enumerou. "Gostaria de trazer um carro em etanol para a Sucia para ficar medindo a emisso e comparar com os automveis daqui", brincou. Honduras e o Brasil A crise poltica em Honduras tambm esteve na pauta do encontro. Brasil e Unio Europia condenaram conjuntamente a violao da ordem constitucional no pas e exigiram a garantia da inviolabilidade da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, alm do respeito integridade fsica do presidente Manuel Zelaya. No texto da declarao final, Brasil e UE "reiteram apoio aos esforos regionais de mediao facilitados pela OEA e pelo presidente de Costa Rica, Oscar Arias". O presidente Luiz Incio Lula da Silva insistiu que o lder do atual governo hondurenho, Roberto Micheletti, deve permitir a restituio do presidente deposto Manuel Zelaya. "Para ns, a soluo em Honduras fcil: se aqueles que participaram do golpe de Estado deixarem o poder e permitirem a volta do presidente Zelaya", disse. "Mas enquanto tiver um golpista, no temos o que fazer a no ser exigir que ele saia, para que Honduras tenha um presidente legitimamente eleito", completou. Deutsche welle, 07 de Outubro de 2009

EUA e Brasil fazem reunio bilateral em Paris sobre comrcio


Acusados de bloquear a Rodada Doha com demandas exageradas, os Estados Unidos convidaram o Brasil para uma reunio bilateral em Paris, que comeou ontem e prossegue hoje. Os americanos voltaram, porm, com idnticas queixas de que no veem transparncia no acordo j delineado na Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e que assim no daria para Washington identificar ganho para seus exportadores de produtos industriais e agrcolas.

Os americanos insistem na importncia de um "resultado ambicioso" na negociao global, para a Casa Branca poder engajar o setor privado na aprovao do pacote final. Ambicioso, na viso americana, significa, por exemplo, que o Brasil, China e ndia aceitem acelerar a liberalizao de setores como qumicos e equipamentos industriais, o que recusam. As indicaes so de que a delegao brasileira reiterou a dificuldade de "descosturar" o pacote agrcola e industrial para atender a mais demandas americanas, ainda mais sem ver, por sua vez, como os EUA pagaro por isso. A reunio organizada por iniciativa americana ocorre depois da cpula do G-20 em Pittsburgh (EUA), durante a qual o presidente Luiz Incio Lula da Silva foi portador de uma clara mensagem de 88 pases em desenvolvimento: um acordo em Doha deve ser fechado com base nos cortes de tarifas e subsdios agrcolas e industriais que j foram negociados. O presidente dos EUA, Barack Obama, se engajou a trabalhar pela concluso de Doha no ano que vem, mas quer arrancar concesses demais dos emergentes, onde esto os mercados mais promissores. Para o Brasil, s havia duas opes sobre o encontro de Paris: recusar a reunio e dar espao para os americanos alegarem que o pas no queria conversar ou sentar mais uma vez mesa de negociao ouvindo e desafiando os mesmos argumentos. Enquanto isso, o Brasil prepara uma reunio de ministros do G-20 agrcola, do qual o lder, para o final de novembro em Genebra. Vai anteceder a conferncia ministerial da OMC. Valor Econmico, 07 de Outubro de 2009

Micheletti convoca mesa de dilogo sobre crise nesta quarta-feira


O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, convocou nesta tera-feira uma mesa de dilogo sobre a crise poltica do pas que se instalar amanh na presena da misso de chanceleres de pases-membros da OEA (Organizao dos Estados Americanos). "Meu governo convoca uma mesa de dilogo para abordar com novo esprito os temas que de alguma maneira j foram objeto de considerao em documentos de trabalho no dilogo de San Jos", expressou Micheletti em mensagem transmitido em uma conexo nacional de rdio e televiso. Histrico Zelaya voltou a Honduras no ltimo dia 21, quase trs meses depois de ser expulso. Nas primeiras horas do dia 28 de junho, dia em que pretendia realizar uma consulta popular

sobre mudanas constitucionais que havia sido considerada ilegal pela Justia, ele foi detido por militares, com apoio da Suprema Corte e do Congresso, sob a alegao de que visava a infringir a Constituio ao tentar passar por cima da clusula ptrea que impede reeleies no pas. O presidente deposto, cujo mandato termina no incio do prximo ano, nega que pretendesse continuar no poder e se apia na rejeio internacional ao que amplamente considerado um golpe de Estado --e no auxlio financeiro, poltico e logstico do presidente venezuelano -- para desafiar a autoridade do presidente interino e retomar o poder. Isolado internacionalmente, o presidente interino resistiu presso externa para que Zelaya fosse restitudo e governou um pas aparentemente dividido em relao destituio, mas com uma elite poltica e militar --alm da cpula da Igreja Catlica-unida at esta semana em torno da interpretao de que houve uma sucesso legtima de poder e de que a Presidncia ser passada de Micheletti apenas ao presidente eleito em novembro. As eleies estavam marcadas antes da deposio, e nem o presidente interino nem o deposto so candidatos. Mas o retorno de Zelaya aumentou a presso internacional sobre o governo interino, alimentou uma onda de protestos e fez da crise hondurenha um dos temas da Assemblia Geral da ONU, reunida em Nova York neste ms. A ONU suspendeu um acordo de cooperao com o tribunal eleitoral hondurenho e a OEA planeja a viagem de uma delegao diplomtica a Honduras para tentar negociar uma sada para o impasse. Alm disso, a coeso da elite hondurenha comeou a apresentar sinais de desgaste desde a semana passada, e os protestos em favor do governo interino, comuns no incio da crise, passaram a ser superados de longe, em nmero e volume, pelas manifestaes pr-Zelaya, que desafiaram os toques de recolher e o estado de exceo. Pelo menos trs pessoas morreram em manifestaes de simpatizantes de Zelaya reprimidas pelas foras de segurana, mas o grupo pr-Zelaya diz que at dez pessoas podem ter morrido. Folha de So Paulo, 07 de Outubro de 2009

Referendo na Irlanda aprova reformas na UE


Um referendo na Irlanda aprovou neste sbado o Tratado de Lisboa que cria um cargo equivalente ao presidente da Unio Europeia e facilita a tomada de decises no bloco de 27 pases. Essa foi a segunda vez que os eleitores irlandeses foram s urnas para votar sobre o assunto. Na primeira, no ano passado, disseram no reforma na UE. O resultado oficial da votao foi anunciado pelo primeiro-ministro irlands, Brian Cowen, que afirmou que os eleitores responderam com uma voz "clara e ressonante".

O Tratado de Lisboa deveria ter entrado em vigor em janeiro deste ano, mas at hoje no foi aprovado por todos os pases do bloco. Voto de confiana Entre as mudanas previstas no documento esto a possibilidade de aprovar mais decises por maioria, diminuindo a atual necessidade de unanimidade, alm da criao dos cargos de presidente do Conselho Europeu e de alto representante para Assuntos de Exterior. O ministro do Exterior da Sucia, Carl Bildt, que atualmente ocupa a Presidncia rotativa da UE, afirmou que a vitria "importante para a Irlanda e para toda a Europa". J o presidente da Comisso Europeia, o portugus Jos Manuel Barroso, elogiou o "voto de confiana" dos irlandeses na UE e disse que ele manifesta "um desejo de ser um integrante sincero" do bloco. Analistas dizem que a opinio dos irlandeses mudou neste ano por causa da gravidade da crise econmica, bem como por causa das "garantias legais" dadas sobre a soberania do pas aps a derrota no ano passado. Essas garantias, determinam que a UE no pode influir sobre reas cruciais da soberania irlandesa, como poltica fiscal, neutralidade militar e assuntos domsticos como aborto. BBC Brasil, 03 de Outubro de 2009

A origem da crise em Honduras


A crise poltica em Honduras que levou deteno e ao exlio do presidente Manuel Zelaya, no fim de junho, teve origem num enfrentamento do mandatrio com os outros poderes estabelecidos do pas: o Congresso, o Exrcito e o Judicirio. A BBC preparou uma srie de perguntas e respostas que ajudam a explicar como se produziu a crise. - Qual a origem da crise? O presidente Manuel Zelaya queria que as eleies gerais de 29 de novembro - quando seriam eleitos o presidente, congressistas e lideranas municipais - tivesse mais uma consulta, sobre a possibilidade de se mudar a Constituio do pas. Segundo sua proposta, os eleitores decidiriam nessa consulta se desejavam que se convocasse uma Assemblia Constituinte para reformar a Carta Magna. Os crticos de Zelaya afirmam que sua inteno era mudar o marco jurdico do pas para poder se reeleger, o que vetado pela atual Constituio. - O que se planejava para o domingo da deposio de Zelaya?

Seria uma consulta sobre a consulta. Os eleitores teriam que responder sim ou no seguinte pergunta: "Est de acordo com que nas eleies gerais de novembro de 2009 se instale uma quarta urna para decidir sobre a convocao de uma Assemblia Constituinte que aprove uma nova Constituio poltica?". - O que decidiu o Congresso sobre a consulta? O Congresso hondurenho aprovou uma nova lei que regulamenta os referendos e os plebiscitos e invalidava juridicamente a consulta. A nova legislao impedia a realizao de consultas 180 dias antes e depois das eleies gerais. O ento presidente do Congresso, Roberto Micheletti, que era do mesmo partido que Zelaya, o Partido Liberal, afirmou que a consulta no teria validade jurdica e que pela atual Constituio ela seria considerada um delito. A proposta de Zelaya era rechaada por Micheletti, que afirmava que o presidente pretendia se perpetuar no poder. - Zelaya pretendia se lanar candidato reeleio? O mandato de Zelaya terminaria em janeiro de 2010, e a atual Constituio veta a reeleio do presidente. Zelaya, que foi eleito em 2005, negou que pretendesse continuar no poder alm dos quatro anos para os quais foi eleito. Segundo ele, uma eventual mudana constitucional seria vlida apenas para seus sucessores. - Qual a posio do Exrcito? Zelaya havia destitudo o chefe do Estado Maior Conjunto das Foras Armadas, o general Romeo Vzquez, que havia se negado a apoiar a logstica para a consulta de junho, declarada ilegal pelo Congresso. Aps a demisso de Vzquez, o ministro da Defesa, ngel Edmundo Orellana, e outros comandantes militares tambm renunciaram.Porm a remoo de Vzquez ordenada por Zelaya foi revertida pela Suprema Corte de Justia, que aceitou dois recursos contra a deciso do presidente. O Exrcito mobilizou na sexta-feira anterior consulta efetivos para prevenir possveis distrbios por parte de organizaes populares e indgenas, que apoiam Zelaya. BBC Brasil, 28 de agosto de 2009

Itamaraty confirma que Brasil ter meta contra aquecimento global

O Brasil dever apresentar nmeros especficos de reduo de emisses de gases poluentes durante a conferncia do clima de Copenhague, em dezembro, confirmou ontem o Itamaraty. Sero "aes quantificadas", afirmou Srgio Serra, embaixador extraordinrio para a mudana do clima, durante reunio informal da Conveno do Clima das Naes Unidas que acontece em Bonn, Alemanha, at sexta-feira. Ainda se discute como esse nmero ser calculado. Mas, apresentando objetivos quantificados no mbito da conveno o pas poder ser cobrado internacionalmente sobre as suas aes no combate ao aquecimento global e ao desmatamento na Amaznia. A proposta representa uma mudana de posio do Brasil em relao adoo de metas de reduo pelas naes pobres. "Mas o nmero tambm servir para colocar uma exigncia maior aos pases desenvolvidos, j que a meta tem potencial para ser maior que a soma de redues de vrios deles", disse Luiz Alberto Figueiredo Machado, negociador-chefe de clima do Brasil. "S espero que no seja um discurso vazio", disse Joo Talocchi, coordenador da campanha de clima do Greenpeace. "No adianta nada chegar aqui com um plano bonito ao mesmo tempo em que se constroem estradas como a BR-319 na Amaznia, por exemplo." Sobre as crticas que vm sendo feitas ao pas por no querer a incluso, no mercado de carbono, do Redd (Reduo de Emisses por Desmatamento e Degradao Florestal), os diplomatas brasileiros em Bonn disseram que o financiamento para evitar o desmatamento viria de vrias fontes --at do mercado de carbono. Para Figueiredo, a rodada de discusses em Bonn evidenciou que falta avanar nas discusses do financiamento de aes de combate ao aquecimento global. "Hoje, no se diria que haver um resultado ambicioso", disse Serra. O Secretariado da Conveno do Clima da ONU pede US$ 250 bilhes dos ricos para os pases mais pobres. Mas os ricos querem financiar grande parte dessa quantia com dinheiro conseguido no mercado de capitais. RENATE KRIEGER, Folha de So Paulo, 12 de agosto de 2009

Presidente deposto de Honduras chega ao Brasil pedindo reao contra governo golpista
H 44 dias longe do cargo, o presidente deposto de Honduras, Jos Manuel Zelaya, chegou esta noite ao Brasil pedindo que os governos norte-americano e de pases da Amrica Latina adotem medidas mais enrgicas contra o grupo que assumiu o poder depois de ter liderado um golpe de Estado. Afirmando que sua deteno por militares, em 28 de junho, e posterior deposio do cargo um delito que afeta a todo o Continente Americano, Zelaya pede sobretudo aos Estados Unidos - com que Honduras mantm cerca de 70% de suas atividades

econmicas, culturais, militares e polticas - que demonstrem seu repdio ao governo de Roberto Micheletti de forma mais dura. Reconhecemos o esforo norte-americano, mas cremos que as aes foram demasiadamente tbias, no sendo suficientes. Consideramos que o presidente [Barack] Obama pode tomar medidas mais enrgicas nos aspectos econmicos, comerciais, migratrios e mesmo em relao a diversos tratados econmicos que tm com Honduras, afirmou Zelaya. Ele veio ao Brasil a convite do presidente Luiz Incio Lula da Silva, que o receber na tarde de amanh (12), em Braslia. Diplomaticamente, o gesto do governo brasileiro demonstra o reconhecimento de Zelaya como o legtimo mandatrio hondurenho. Ele foi recebido, em Braslia com cerimonial reservado aos chefes de governo. Meu encontro com o presidente Lula e com o [ministro das Relaes Exteriores] chanceler Celso Amorim precisamente para tratarmos de uma estratgia para que as medidas contra o regime golpista sejam mais enrgicas, tanto as medidas norteamericanas quanto as latino-americanas, disse, logo aps pousar na Base Area de Braslia, a bordo de um jato Falcon 50, de registro venezuelano. Zelaya tambm agradeceu firmeza com que Lula e Amorim, alm de movimentos sociais e setores da imprensa brasileira, condenaram o golpe de Estado em Honduras, um delito que, para ele, deve ser considerado um crime contra a humanidade. O povo hondurenho completa hoje mais de 40 dias de resistncia cvica pacfica. Ele foi duramente reprimido, h uma dzia de assassinatos, mais de mil presos polticos em todo o pas. H tortura e a liberdade de imprensa foi suprimida. O povo sofreu primeiro com o golpe de Estado e agora com a instalao de uma ditadura, comentou o hondurenho. No h, no mbito internacional, legislao especfica sobre golpes de Estado e o Brasil um dos pases dispostos a lutar pela tipificao de golpes de Estado como um delito de lesa-humanidade, disse. Alex Rodrigues, Agncia Brasil, 11 de agosto de 2009

Cpula da Unasul, em Quito, ocorre em momento delicado para a regio


Os pases que formam a Unasul (Unio das Naes Sul-Americanas) se renem nesta segunda-feira, em Quito, em um momento delicado para a regio, com troca de acusaes, desconfianas e uma crise diplomtica. Mesmo com uma agenda repleta de assuntos mal resolvidos, a reunio desta segundafeira ser apenas protocolar, segundo um diplomata. As discusses mais significativas devem ficar para depois.

Havia a expectativa de que os lderes presentes fizessem algum pronunciamento quanto instalao de bases militares americanas em terreno colombiano. O governo brasileiro, no entanto, j descartou essa possibilidade. O acordo militar resultou no apenas no congelamento das relaes diplomticas entre Venezuela e Colmbia, como tambm despertou a desconfiana em outros pases, entre eles o Brasil, sobre os verdadeiros motivos da operao. A lista de problemas da regio inclui ainda uma acusao contra o presidente do Equador, Rafael Correa, que teria recebido ajuda financeira das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) durante sua campanha presidencial. Enquanto isso, a Colmbia diz ter apreendido uma srie de armamentos com as Farc que pertenciam originalmente ao governo venezuelano. O presidente da Venezuela, Hugo Chvez, diz que os equipamentos foram roubados e acusa os Estados Unidos de estarem estimulando uma guerra entre Venezuela e Colmbia. A Unasul foi criada em maio de 2008 como um bloco poltico voltado, principalmente, para a contribuio da estabilidade poltica da regio. Sem sustos A estratgia do Itamaraty passar pela cpula de Quito sem grandes sustos, segundo um diplomata. Com isso, ganha-se mais tempo para lidar com as questes mais delicadas que pairam sobre a regio. Durante o encontro desta segunda-feira, os presidentes devem formalizar a criao de quatro novos conselhos no mbito da UNASUL, nas reas de educao, infraestrutura, desenvolvimento e combate ao narcotrfico. A avaliao do governo brasileiro de que a consolidao da UNASUL como um grupo coeso e de peso poltico passa, principalmente, pela atuao dos conselhos. A cpula de Quito marca, ainda, a transferncia da presidncia temporria da UNASUL do Chile para o Equador. Fabrcio Peixoto, BBC Brasil, 09 de agosto de 2009

Idia de nova base dos EUA na Colmbia 'no agrada', diz Lula
O presidente Luiz Incio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira, durante encontro com a presidente chilena Michelle Bachelet em So Paulo, que no v com bons olhos a ideia da instalao de bases militares americanas na Colmbia.

A mim no agrada outra base militar na Colmbia, disse Lula, ressaltando que esta seria sua opinio pessoal e que o assunto deve ser tratado de forma cuidadosa com a Colmbia, seus pases vizinhos e os Estados Unidos. No queremos criar conflito nem com o (presidente colombiano lvaro) Uribe nem com os Estados Unidos, disse Lula. Bachelet disse concordar com as opinies do lder brasileiro e que o assunto deve ser amplamente discutido no prximo dia 10 na capital do Equador, Quito, quando ser realizada a reunio de cpula da Unio Sul-Americana de Naes (Unasul). Tenso O recente anncio feito pelo governo colombiano sobre um possvel acordo com os Estados Unidos sobre o uso, pelo Exrcito americano, de trs bases militares na Colmbia vem gerando tenso entre o pas e a Venezuela. A parceria entre colombianos e americanos apontada, inclusive, como um dos motivos que levaram a Venezuela a congelar suas relaes diplomticas com a Colmbia, na tera-feira. O acordo prev a entrega das instalaes de pelo menos trs bases areas na Colmbia ao Exrcito dos Estados Unidos, o que facilitaria as operaes contra o terrorismo e a produo de drogas. Segundo Lula, outro assunto a ser tratado em Quito ser a presena da 4 frota da Marinha americana na regio onde se descobriu o petrleo do pr-sal, na costa brasileira. J tnhamos falado com o Bush e vamos ter que conversar com o Obama. A 4 frota est quase em cima do pr-sal, disse ele. No encontro realizado na sede da Fiesp (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo), Lula reforou seu apoio reeleio do chileno Jos Miguel Insulza para a posio de secretrio-geral da Organizao dos Estados Americanos (OEA). Por sua vez, Bachelet afirmou que o Chile apoia a candidatura brasileira para um assento permanente no Conselho de Segurana da ONU. Ambos os lderes repudiaram o que Lula chamou de golpe de Estado em Honduras e pediram pela volta do presidente deposto do pas centro-americano, Manuel Zelaya. "Vergenza" Lula e Bachelet tambm estiveram presentes em um encontro reunindo empresrios dos dois pases. Na ocasio, foram assinados diversos acordos de cooperao nas reas de infraestrutura, bens e servios, entre outros.

O presidente brasileiro disse ser uma vergenza (vergonha, em espanhol) o fato de que os investimentos brasileiros no Chile serem quatro vezes menores do que os chilenos no Brasil. uma vergenza que o Chile, com apenas 20 milhes de habitante e PIB consequentemente menor que o brasileiro, invista quatro dlares para cada um que o Brasil investe l, disse ele. Lula pediu para que o empresariado brasileiro invista mais em mercados emergentes, como o chileno, como forma de diversificar sua carteira internacional e se prevenir contra crises globais. Rodrigo Coelho, BBC Brasil, 30 de julho de 2009

Em Paris, Lula critica o G8 e volta a defender mais poder para o G20


Ao desembarcar em Paris, ainda na base area francesa, o presidente Luiz Incio Lula da Silva fez um breve comentrio sobre a reunio do G8 (grupo dos sete pases mais ricos do mundo e a Rssia), que ser realizada em L'Aquila, na Itlia, a partir de quartafeira. Segundo ele, o grupo no tem mais legitimidade para tratar de questes econmicas e financeiras. Perguntado se ele iria participar da reunio mesmo depois de o ministro brasileiro das Relaes Exteriores, Celso Amorim, ter sentenciado que o "G8 morreu", h duas semanas, Lula afirmou que vai continuar participando das reunies. Porm, ele disse estar convencido que, hoje, "o melhor espao para discusso do sistema financeiro mundial o G20", que rene os 20 pases industrializados do mundo, incluindo aqueles em desenvolvimento. 'O G8, se eles quiserem que continue, que continue. Mas para discutir as questes econmicas e financeiras do mundo, eu acho que o G20 o frum ideal", disse. Apesar de no integrarem o G8, lderes do Brasil, da China, da ndia, da frica do Sul, do Mxico e do Egito foram convidados para a reunio na Itlia. Folha de So Paulo, 04 de julho de 2009

BRICs vo discutir proposta brasileira de comrcio sem dlar


O presidente Luiz Incio Lula da Silva disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vo comear a discutir com seus pares nos outros trs pases que compem o grupo BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China), a ideia de substituir o dlar nas trocas comerciais bilaterais.

"O que ns decidimos que um conjunto de especialistas junto com os presidentes dos Bancos Centrais e ministros da Economia vo comear a discutir isso para nos apresentar sugestes", disse Lula um dia aps a primeira cpula dos BRICs. "Esse um passo extremamente importante", disse, acrescentando que essa uma discusso "que leva anos". A ideia tentar reproduzir o que comeou a ser feito com a Argentina. O comrcio em moeda local entre os dois parceiros do Mercosul representa apenas cerca de 5% do volume total, mas " um bom comeo", nas palavras do presidente. A declarao final da cpula dos BRICs, na tera-feira, em Ecaterimburgo, na Rssia, no faz referncia explcita a nenhuma das iniciativas relacionadas busca de alternativas ao dlar como moeda de reserva ou usada em trocas comerciais bilaterais. Destaca apenas a necessidade de um sistema monetrio internacional estvel, previsvel e diversificado. s vsperas da reunio, referncias do presidente russo e do presidente do Banco Central chins a essa possibilidade causaram grande repercusso. A China o pais que mais tem reservas em dlar e qualquer indicao de um possvel movimento na denominao dessas reservas suficiente para gerar apreenso entre investidores. "Tem pases que esto propondo a criao de uma moeda nova, tem pases que esto propondo uma cesta de moedas. No caso do Brasil, ns temos uma experincia prtica", disse Lula, referindo-se aos temas mencionados na reunio. "Vamos ver se h entendimento para a gente comear a fazer a experincia de trocas nas moedas de cada pas sem precisar comprar dlar para fazer nosso fluxo comercial", acrescentou. Reformas Lula voltou a falar sobre iniciativa conjunta dos pases emergentes dos BRICs em reformar as instituies internacionais, como o FMI, o Banco Mundial e Organizao das Naes Unidas. "Todo mundo sabe que o FMI foi criado para resolver problemas do mundo em desenvolvimento. E hoje a crise est no mundo desenvolvido. Parece que o FMI e o Banco Mundial no tm as solues que tinham quando a crise era mexicana, brasileira, russa", alfinetou. "Queremos fortalecer essas instituies, mas, ao mesmo tempo, democratiz-las", concluiu. Segundo Lula, o pior que pode acontecer a atual crise passar sem que as reformas que ele diz considerar necessrias para evitar uma prxima tenham sido adotadas. "O que pode acontecer de pior no mundo essa crise terminar sem que a gente tenha feito as mudanas para que no haja mais crise. Certamente, tem pas que quer que tudo fique como est. Mas isso no pode, o sistema financeiro no pode ficar por conta da especulao no mercado futuro, aumentando preo de petrleo, preo de commodity.

Isso no possvel. O sistema financeiro precisa financiar a produo", concluiu antes de partir para o Brasil. O presidente classificou ainda o resultado da reunio dos BRICs de extraordinrio. "Eu saio muito otimista dessa reunio", disse Lula. O progresso nos temas destacados pelos quatro lderes podero ser avaliados em uma segunda cpula, prevista para ocorrer no Brasil em 2010. Silvia Salek, BBC Brasil, 18 de junho de 2009

Impacto da mudana climtica j irreversvel, admitem EUA


Os efeitos da mudana climtica j esto sendo sentidos nos Estados Unidos e este fenmeno pode ser irreversvel, advertiu nesta tera-feira o governo do presidente Barack Obama, ao divulgar um relatrio sobre o tema. O aquecimento climtico se traduz por uma elevao das temperaturas e do nvel dos oceanos e pelo derretimento de geleiras e neves hibernais, destaca o documento elaborado pelo Programa de Pesquisa americano sobre o Aquecimento Climtico, redigido por vrias secretarias e a Casa Branca. Se no houver modificao no consumo de energia, o aumento das temperaturas vai provocar ondas de calor mais frequentes, advertem os autores do estudo. Os furaces, que se abatem regularmente sobre o sudeste, vo se tornar ainda mais devastadores na medida em que se reforam, ao passar por oceanos com guas mais quentes. As regies que j constataram um aumento das precipitaes vo, provavelmente, sofrer com mais chuva e neve no futuro, enquanto que as mais ridas, como as do sudoeste, devero conhecer perodos de seca com mais frequncia. O aquecimento ter um impacto sobre a agricultura no Meio Oeste americano, considerado o "celeiro" do pas. Vai tambm fazer aumentar a demanda por energia, atravs da utilizao mais frequente dos sistemas de climatizao, segundo o relatrio. "A mudana climtica j est presente em seu quintal", resumiu Jerry Melillo, um dos autores do relatrio, intitulado "Global Climate Change Impacts in the United States" ("Impactos da Mudana Climtica Global nos EUA", em ingls). Mesmo se forem tomadas rapidamente medidas de reduo das emisses dos gases de efeito estufa, os estudiosos do aquecimento climtico dizem que seu impacto j irreversvel. "Se diminuirmos as emisses, a mudana climtica e suas consequncias continuaro em parte a se fazer sentir, uma vez que esses gases j esto presentes na atmosfera", aponta o estudo.

Desde sua chegada Casa Branca no dia 20 de janeiro, Barack Obama reorientou totalmente a poltica dos Estados Unidos em relao mudana climtica. O antecessor George W. Bush, que contestava a prpria existncia do fenmeno, havia se recusado a ratificar o protocolo de Kyoto sobre a reduo de emisses poluentes. Um projeto sobre o assunto est em tramitao no Congresso americano, aps ser aprovado por uma comisso, em 22 de maio. Dever ainda ir votao em plenrio; volta-se para reduzir as emisses at 2020 num percentual de 17% em relao ao nvel de 2005. O governo americano deseja a aprovao deste projeto de lei antes do final de julho, alguns meses antes da conferncia internacional de Copenhague, em dezembro, na qual dever ser estabelecido um novo acordo que substituir o de Kyoto. Mas o setor de petrleo americano no se desarma: o presidente do grupo ConocoPhillips advertiu nesta tera-feira que os esforos do governo americano para lutar contra o aquecimento climtico poderiam dar lugar a uma crise no setor ainda mais grave que a do passado. da France Presse, em Washington, Folha de So Paulo, 17 de junho de 2009

EUA e Israel buscam clareza em regras sobre assentamentos


JERUSALM (Reuters) - Os Estados Unidos querem que Israel imponha uma moratria sobre os novos contratos de construo nos assentamentos judeus na Cisjordnia, mas tambm estudam permitir a continuidade de alguns projetos em andamento, disseram autoridades ocidentais e israelenses nesta quarta-feira. O pedido pblico do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que Israel interrompa a colonizao na Cisjordnia ocupada abriu um atpico racha entre os dois aliados. Mas ambos os lados dizem que querem trabalhar para resolver suas divergncias. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se encontrar com o enviado de Obama para o Oriente Mdio, George Mitchell, na semana que vem na Europa. A ideia tentar alcanar um acordo, disseram membros do governo de Israel. "Essa nossa meta, mas ainda no estamos l", disse um experiente funcionrio israelense. Mitchell afirmou que um elemento-chave ser tentar determinar exatamente o que Israel quer dizer com o "crescimento natural" dos assentamentos que Netanyahu diz que ir defender. Netanyahu afirma querer que as famlias em crescimento sejam capazes de acomodar seus filhos em cidades construdas por Israel em territrio ocupado.

Ainda que os Estados Unidos se mantenham convictos quanto proibio de novos contratos como parte de um congelamento geral das colnias, autoridades de governos do Ocidente e de Israel afirmam que o governo Obama avalia em quais casos a continuao das obras ser permitida. As fontes, falando em condio de anonimato, disseram que as permisses poderiam ser concedidas se, por exemplo, um projeto esteja prximo da concluso, ou para casos em que tenha havido um investimento que no possa ser reembolsado. "H espao para alguma flexibilizao quando se define o que aceitvel em termos de um congelamento das colnias. Onde ns vamos desenhar a linha?", disse uma fonte sobre o dilogo dentro do governo Obama. Aps um encontro em Washington, a secretria de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o ministro do Exterior de Israel, Avigdor Lieberman, mantiveram suas respectivas posies. Hillary pediu a interrupo dos assentamentos, e Lieberman disse que Israel no pode aceitar um congelamento das obras. Mas Hillary Clinton falou que as discusses esto apenas comeando: "H uma srie de preocupaes crticas, muitas das quais se sobrepem quanto ao impacto e significncia, que sero exploradas nas prximas semanas em meio ao engajamento mais profundo do senador Mitchell dentro de detalhes sobre at onde os israelenses e os palestinos pretendem ir juntos". Mitchell viaja para Paris em 25 de junho e se encontrar com Netanyahu, disse um porta-voz do Departamento de Estado. Adam Entous, Agncia Reuters Brasil, 17 de junho de 2009.

Crise econmica leva pases ricos a afastar imigrantes


Japo, Espanha e Repblica Tcheca oferecem incentivos para que estrangeiros deixem o pas. Remessas externas de brasileiros e de mexicanos tm queda recorde. Mas especialistas asseguram: fenmeno da migrao continuar. Com um final para a crise econmica ainda distante, os governos de muitos pases ricos esto aumentando a presso para que os imigrantes retornem aos seus pases de origem. Um exemplo o Japo, onde o percentual de estrangeiros na populao j pequeno. O governo japons est oferecendo dinheiro para que descendentes de japoneses vindos de pases latino-americanos como o Brasil deixem o pas asitico. Na Unio Europeia (UE), a Espanha e a Repblica Tcheca tambm oferecem vantagens materiais para que imigrantes de pases de fora do bloco voltem para casa. Enquanto o modelo japons probe o retorno dos que decidirem deixar o pas, a Espanha permite que os imigrantes retornem aps trs anos, desde que comprovem ter uma oferta de trabalho.Apesar da crise econmica, a OIM calcula que no h menos migrantes no mundo. Seu prognstico que haja entre 210 milhes e 214 milhes no final de 2010.

Tambm Thrnhardt diz no acreditar numa virada na tendncia migratria mundial. Segundo ele, possvel que muitos migrantes apenas tenham mais dificuldades para se deslocar em tempos de crise. "A migrao retomar seu rumo quando a economia estiver de novo atraente, pois ainda existem as diferenas estruturais entre o sul pobre e o norte rico do planeta. Os problemas demogrficos do norte continuam existindo e, por isso, o mundo rico continua dependendo da mo-de-obra do mundo pobre", avalia. A pases como o Reino Unido, a Austrlia e a Malsia, que reduziram o nmero de trabalhadores estrangeiros que podem ingressar no pas, levantaro de novo essas barreiras. A carncia crnica de mo-de-obra nesses pases no poder ser suprida apenas com os trabalhadores locais. "A migrao jamais acabar", afirma Pandya. Michael Knigge e Alexandre Schossler, Deutsche Welle, 16 de junho de 2009

Obama defende grande mudana em regulao


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lanou nesta quarta-feira seu plano para reestruturar a regulao dos bancos e outras instituies financeiras. Para ele, a proposta de remodelar a superviso do sistema financeiro americano necessria para concertar buracos na superviso e evitar a tomada excessiva de risco, que levaram a economia dos EUA a uma recesso prolongada. A proposta, que ainda ter de ser submetida ao Congresso, estabelece uma das maiores mudanas nas regras do mercado desde os anos de 1930. Entre as medidas est a criao de uma agncia para monitorar os produtos financeiros voltados ao varejo, tornar o Federal Reserve (Fed) o supervisor de companhias grandes - que no podem quebrar - e colocar os fundos de private equity e de hedge sob o exame das autoridades federais dos EUA. "A ausncia de superviso engendrou um abuso sistemtico e sistmico", sustentou Obama, em discurso preparado para evento na Casa Branca. "No escolhemos como esta crise comeou, mas temos a opo de deixar as consequncias dessa crise para trs", acrescentou. "Por isso, hoje, minha administrao est propondo uma ampla mudana no sistema regulatrio financeiro, uma transformao em uma escala no vista desde as reformas que se seguiram Grande Depresso", ressaltou. Obama pretende ampliar os poderes do Fed e do Departamento do Tesouro dos EUA e quer criar um conselho de autoridades reguladoras presidido pelo secretrio do Tesouro para trabalhar com o banco central do pas no monitoramento do risco do sistema. A proposta engloba ainda a eliminao de uma das agncias voltadas ao setor bancrio, o Office of Thrift Supervision (OTS), e a unio dela com o Office of the Comptroller (OCC). Valor Econmico, 16 de junho de 2009

Empresas lideram lista alem de beneficiados com subsdios agrcolas da Unio Europeia
Alemanha libera com atraso relao dos beneficiados com as milionrias subvenes agrcolas da UE. No topo da lista esto empresas, no agricultores. Omisso de dados da Baviera pode gerar processo da Comisso Europeia. Grandes empresas do setor de alimentos esto entre os principais beneficiados com os milionrios subsdios agrcolas que a Unio Europeia (UE) destina Alemanha, segundo uma lista divulgada pelo governo alemo nesta tera-feira (16/06) na internet. No topo da lista, est a empresa Sdzucker, que em 2008 embolsou 34,3 milhes de euros em subvenes. Depois da Sdzucker, o maior beneficiado o estado alemo de Schleswig-Holstein, que recebeu 10,4 milhes de euros em benefcios em 2008. A Sdzucker tem um faturamento anual de 5,9 bilhes de euros e emprega 18 mil pessoas. A empresa alega que vendeu acar para o exterior a preos internacionais e pagou aos agricultores o preo interno, mais elevado. As subvenes serviriam para cobrir a diferena, ou seja, na prtica, o dinheiro recebido de Bruxelas teria sido repassado aos agricultores. O valor destinado ao estado costeiro de Schleswig-Holstein foi empregado na construo de diques, disse o governo local. Tambm esto na lista a filial alem da Doux, maior empresa europeia do setor avirio; a Gausepohl, do setor de carnes; e a Campina, conhecida pelos iogurtes da marca Landliebe. A Comisso Europeia exige de todos os pases da UE que divulgue a lista de quem recebe seus subsdios. A Alemanha era o nico pas europeu que ainda no havia cumprido a exigncia. O prazo havia se encerrado em abril. Mesmo com a divulgao, o pas corre o risco de ser punido pela Comisso Europeia porque um estado da federao a Baviera se recusou a divulgar seus nmeros. O governo da Baveira alega que a divulgao contrria proteo de dados e afirma que vai aguardar uma posio da Corte Europeia de Justia. "A deciso da Baviera incompreensvel", declarou a comissria de Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, que afirmou que dar incio a um processo contra a Alemanha. Ela argumentou que o pas obrigado a divulgar os detalhes de quem recebe os benefcios. "Trata-se de dinheiro de impostos. muito importante que as pessoas saibam onde est indo o seu dinheiro", afirmou. A Unio Europeia destina todos os anos cerca de 50 bilhes de euros a subsdios agrcolas, o que corresponde a cerca de 40% do oramento do bloco. Rodrigo Abdelmalack, Deutsche Welle, 15 de junho de 2009

Indstria tem pior resultado em 19 anos, diz IBGE

Se no ms de janeiro a produo da indstria brasileira cresceu 2,3% em relao a dezembro de 2008, na comparao com janeiro de 2008 a produo despencou 17,2%. De acordo com o IBGE, o resultado o pior nessa base de comparao desde 1990, quando o pas viveu os efeitos do Plano Collor. A maior retrao, de 30,9%, foi registrada pelo setor de bens de consumo durveis -automveis e eletrodomsticos--, seguido pelo dos bens intermedirios, que compreende os insumos industriais, com queda de 20,4%. Os bens de capital --mquinas e equipamentos--, que so como um termmetro da capacidade produtiva do pas, encolheu 13,4%. O setor que apresentou menor queda foi o de bens de consumo semi e no-durveis, que abrange as indstrias de vesturio e alimento, com retrao de 8,3%. Folha on line, 07 de maro de 2009

Rssia e EUA prometem reincio da relao bilateral


GENEBRA (Reuters) - Os Estados Unidos e a Rssia prometeram virar a pgina nas suas relaes, que recentemente atingiram seu pior momento desde a Guerra Fria, e lanaram um plano para chegar a um acordo at o final do ano a respeito de msseis nucleares estratgicos. A secretria norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse aps reunio na sextafeira com o chanceler russo, Sergei Lavrov, que a reconstruo das relaes ir demorar e vai exigir "mais confiana, previsibilidade e progresso". Simbolizando a reaproximao pretendida pelo governo de Barack Obama, Hillary presenteou Lavrov com uma caixinha na qual havia um boto vermelho com a palavra "reset" (reiniciar). Mais tarde, ela disse a jornalistas que a conversa foi produtiva. "Este um novo comeo no s para melhorar nossas relaes bilaterais, mas para liderar o mundo em reas importantes", disse Hillary em entrevista coletiva. "Discutimos vrias questes especficas em que acreditamos que seja importante que trabalhemos juntos para avanar. No h tempo a perder em vrios desses desafios significativos para que comecemos a trabalhar imediatamente para traduzir nossas palavras em aes", disse ela. Lavrov afirmou que a Rssia e os EUA compartilham das mesmas prioridades e vo trabalhar honesta e abertamente mesmo quando houver diferenas. "Entendemos que as nossas relaes bilaterais esto tendo uma chance hoje que no podemos nos dar chance de perder."

O tom foi de forte contraste com as relaes que a Rssia mantinha com o antecessor de Obama, George W. Bush, por causa de assuntos como a guerra de 2008 na Gergia, o programa nuclear do Ir e a possvel instalao de um escudo antimsseis no Leste Europeu. Hillary disse que uma prioridade ser um novo tratado de armas estratgicas. Os EUA querem definir o novo texto at o final do ano, quando expira o atual tratado, o Start 1, de 1991, que foi qualificado por Lavrov como obsoleto. Alm de tentar reduzir seus prprios arsenais, as duas potncias concordaram em colaborar para evitar a difuso de armas nucleares. "Temos profunda preocupao com a proliferao de armas de destruio em massa. Achamos que ambos os nossos pases tm a responsabilidade de liderar nessa importante rea", disse Hillary. Laura MacInnis e Stephanie Nebehay em Genebra e Oleg Shchedrov em Moscou, Reuters Brasil, 06 de maro de 2009.

Economista acredita que Obama enfrentar problemas para driblar crise


Braslia - O economista-chefe do Bradesco, Octvio de Barros, fez um alerta sobre a expectativa criada no mundo com a posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. De acordo com ele, existem severas limitaes nas decises americanas para salvar a economia diante da crise, que se agrava cada vez mais. Segundo ele, Obama no poder operar milagres numa crise complicada, com desacelerao e falta de crdito. a mais sincronizada crise global que se conhece. A economia global est travada e quase parando. No existe nenhum pas no mundo de outra forma, afirmou ao participar hoje (6) do Seminrio Internacional sobre Desenvolvimento, em Braslia. Mesmo sendo otimista em relao ao Brasil, Octvio de Barros prev uma queda no crescimento da economia global de 5%. De acordo com ele, apenas a Noruega e as Filipinas tiveram crescimento no quarto trimestre do ano. E no caso da economia brasileira ser constatada queda no perodo, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) ainda no tenha divulgado o resultado dos ltimos trs meses do ano. O mundo literalmente parou no quarto trimestre [do ano passado] e est quase parando no primeiro trimestre [em 2009]. Ns temos um economia global travada e mergulhando na mesma direo, disse. Ele lembrou tambm que o desemprego est aumentando de forma global, embora os bombeiros da economia tentem de todas as formas resolver o problema, h um verdadeiro descompasso entre a riqueza e a renda. As famlias americanas j perderam

US$ 13 trilhes por conta da crise. O problema que sem confiana no h crdito e sem crdito no h confiana, disse. Octvio de Barros ressaltou ainda, para mostrar a gravidade da crise, que a alavancagem (comprometimento dos recursos com os emprstimos) dos bancos tem se acelerado e generalizada pelo mundo afora. Ingenuamente eu achava que todas as iniciativas estavam sendo tomadas para o salvamento dos bancos, mas temos sido desmentidos com surpresas diria, afirmou. Para ele, no entanto, as mudanas depois da crise sero positivas pois os riscos passaro a ser mais transparentes. Entre o cenrio apresentado por Octvio de Barros est o que mostra a China com o PIB equiparado ao dos Estados Unidos. O Brasil tambm ser visto como um pas vibrante no futuro da economia. Eu me permito ousar que vi chegar a hora que veremos quem ter um futuro vibrante na economia mundial. Daniel Lima e Kelly Oliveira, Agncia Brasil, 06 de maro de 2009

Crise resgata papel de agncias multilaterais, diz futuro vice-presidente do Banco Mundial
Braslia - A crise financeira mundial resgatou o papel das agncias multilaterais, disse hoje (6) o futuro vice-presidente do Banco Mundial (Bird) na rea de reduo da pobreza, Otaviano Canuto. Durante apresentao no seminrio do Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social que discute a crise, ele afirmou que a queda no fluxo internacional de dinheiro aumentou a demanda por recursos administrados por essas instituies. As agncias multilaterais so organismos com representantes de vrios pases que financiam projetos de desenvolvimento ou fornecem ajuda a naes em dificuldade financeira. Os exemplos mais famosos so o Fundo Monetrio Nacional (FMI), o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Canuto afirmou que, nos anos anteriores crise econmica, as agncias multilaterais estavam se tornando desnecessrias. Com o capital correndo para os pases emergentes, essas instituies passavam pelo dilema de justificar a estrutura existente, recordou Canuto, que acabou de sair da vice-presidncia do BID. Aps o agravamento da instabilidade financeira, relembrou o economista, os pases voltaram a ateno para as agncias multilaterais, mas o aumento da demanda tambm trouxe problemas. Agora, a demanda aumentou tanto, que o capital se exauriu em pouco tempo. Hoje, os limites de financiamento esto cada vez mais saturados, ressaltou. Para ele, a multiplicao dos pedidos de financiamento deve ser analisada com cuidado para evitar que recursos sejam gastos desnecessariamente apenas para estimular a

economia em dificuldade nos pases desenvolvidos. O papel dessas agncias financiar projetos que tragam impacto sobre o desenvolvimento econmico e social de um pas, principalmente nas naes emergentes, acrescentou. Na opinio do economista, tanto o BID como o Banco Mundial devem dar prioridade a investimentos em infra-estrutura nos pases em desenvolvimento, onde os empreendimentos, segundo ele, so mais capazes de fazer diferena. Ele tambm sugeriu o aumento nos emprstimos para o desenvolvimento de projetos que usem fontes de energia limpa. Em relao viabilidade dos projetos, Canuto disse que o Brasil est em vantagem na comparao com os pases desenvolvidos por causa do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). O Brasil tem a felicidade de ter um PAC neste momento, o que trouxe um planejamento para os investimentos pblicos, enquanto pases avanados querem gastar em infra-estrutura, mas no tm projetos em mo, apontou. O economista recomendou ainda que o Brasil atue para que os pases desenvolvidos possam voltar a obter recursos diretamente do mercado financeiro, o que diminuiria a presso sobre as agncias multilaterais. Ele tambm defendeu que o pas trabalhe para aumentar a participao dos pases emergentes nesses organismos internacionais. Wellton Mximo, Agncia Brasil, 06 de maro de 2009

Fatah e Hamas fecham acordo de reconciliao


Os grupos rivais palestinos, Fatah e Hamas, anunciaram nesta quinta-feira que fecharam um acordo de reconciliao que inclui a formao de um governo de unidade nacional at o fim do prximo ms. "Este um dia histrico. Comeamos um novo captulo de unidade e reconciliao", disse o ex-premi Ahmed Korei, do Fatah. Ele disse que foi acertada a formao de cinco comits conjuntos entre os grupos rivais. Um deles ter a misso de formar um governo de unidade que venha a ser aceito pela comunidade internacional. Os outros vo tratar de temas como segurana, reconciliao nacional, eleies e o futuro da entidade OLP (Organizao para a Libertao da Palestina). Em tese, as atividades dos comits terminam com a implementao do governo no prximo ms. Eleies As negociaes para aparar as arestas entre os dois grupos foram mediadas pelo Egito. Mais de dez faces palestinas, incluindo o Hamas e o Fatah, foram convidadas para participar das conversas no Cairo nesta quinta-feira.

Na quarta-feira, em um gesto de boa-vontade, o Hamas resolveu libertar prisioneiros pertencentes ao Fatah e o Fatah, prisioneiros do Hamas. As duas faces tambm prometeram parar de atacar uma a outra nos meios de comunicao, a fim de fomentar uma boa relao. Um governo nico poderia servir como uma gesto interina durante preparativos para novas eleies presidenciais e legislativas e para coordenar a reconstruo da Faixa de Gaza. Fragilidade As negociaes entre os dois grupos foram interrompidas em novembro de 2008, mas retomadas aps a ofensiva militar israelense em Gaza, entre dezembro e janeiro. Segundo fontes palestinas, a ofensiva matou mais de 1,3 mil palestinos e danificou boa parte do territrio. A Cruz Vermelha pediu nesta quinta-feira que Israel suspenda o bloqueio a Gaza e disse que muitos palestinos continuam sem gua potvel, remdios e moradia, um ms aps o fim da ofensiva. A organizao disse que os esforos de reconstruo s vo ser bemsucedidos se existir unio entre as faces palestinas. O Hamas foi eleito democraticamente em 2006 pelos palestinos para dirigir o parlamento do pas, mas a eleio no foi reconhecida pela comunidade internacional, que exigia que o grupo reconhecesse Israel e renunciasse violncia. Foi ento imposto um boicote aos palestinos. Para obter reconhecimento, o Hamas aceitou a formao de um governo de unidade nacional com o Fatah, mas diferenas entre os dois grupos levaram a violentos confrontos em 2007. O Hamas ento assumiu controle de Gaza e o Fatah, da Cisjordnia. Analistas dizem que estas diferenas ainda no foram resolvidas e a possibilidade de um novo rompimento ainda bastante real. BBC Brasil, 26 de fevereiro de 2009

Pases do G20 chegam a consenso sobre nova ordem financeira


Pases do G20 concordam a respeito de reforma fundamental dos mercados financeiros e sugerem medidas de controle. Merkel ressalta presena de emergentes e diz que cpula foi "resposta racional e adequada crise". Os chefes de governo e Estado presentes ao encontro do G20, em Washington, chegaram a um consenso a respeito da necessidade de uma reforma fundamental dos

mercados financeiros internacionais. A meta fazer com que os mercados possam ser regulados de forma mais transparente. Os pases presentes cpula do G-20 determinaram os princpios de uma futura arquitetura financeira internacional e preparam 50 medidas concretas at o prximo 31 de maro, data do prximo encontro do grmio. De acordo com as novas diretrizes, produtos financeiros complexos, como os que desencadearam a atual crise, devero ser mantidos sob extrema vigilncia. Agncias de rating na mira Ao contrrio dos esboos apresentados anteriormente, o documento final da cpula contm a clara inteno de controle dos fundos de hedge. Um melhor gerenciamento de risco e regras para as agncias de rating (avaliao de risco) tambm fazem parte do pacote de medidas. As novas diretrizes deixam claro at onde os bancos, que oferecem tais produtos arriscados, tero que se responsabilizar atravs de capital prprio em caso de perdas. No futuro, "todos os participantes, todos os produtos e todos os mercados devero ser realmente vigiados e regulados", afirmou a chanceler federal Angela Merkel em Washington. Alguns pases presentes no encontro do G20 reivindicaram um programa internacional de restabelecimento da conjuntura. Obama na prxima cpula Embora os chefes de governo e Estado presentes ao encontro em Washington tenham chegado a um acordo aparente a respeito dos problemas que afetam a economia mundial, alguns pases, como os EUA, continuaram acentuando a necessidade de "mercados livres". Segundo o atual presidente George W. Bush, a liberdade de mercado "o melhor caminho" para a prosperidade mundial. A prxima cpula em Londres dever contar com a participao do futuro presidente norte-americano Barack Obama. Emergentes defendem maior cooperao Pases emergentes, como o Brasil, defenderam um comprometimento maior entre as economias, a fim de que sejam tomadas decises de comum acordo. Tambm o premi espanhol Jos Luis Rodrguez Zapatero acentuou a necessidade de uma cooperao entre os diversos pases: "podemos e teremos que enfrentar essa situao, mas para isso precisamos de aes coordenadas", afirmou o chefe de governo espanhol. No ao protecionismo Merkel ressaltou a presena dos "pases emergentes e em desenvolvimento, que pela primeira vez se encontram e pem a mo na massa. Ou seja, este um recomeo numa situao muito difcil. H esperanas de que a poltica haja de forma global e conjunta".

Segundo a premi alem, os problemas ainda existentes nas rodadas da OMC (Organizao Mundial do Comrcio) devero ser solucionados definitivamente. "Ns nos posicionamos contra o protecionismo", afirmou a chefe de governo. Os 20 pases-membros representados em Washington so responsveis por 85% da economia mundial. Segundo o documento final da cpula, o princpio da vigilncia dos mercados financeiros dever ser aplicado a todos os pases do mundo. Deutsche Welle 16 Nov 2008.

Unio Europia discute reforma do sistema financeiro


Os lderes da Unio Europia (UE) se renem nesta sexta-feira em Bruxelas (Blgica) para preparar as bases de uma reforma do sistema financeiro mundial, com um plano de ao concreto e a esperana de que a chegada do democrata Barack Obama presidncia dos EUA os ajude em sua misso. Convocado pelo presidente francs e presidente em exerccio da UE, Nicolas Sarkozy, o encontro informal tem como objetivo preparar a cpula do G20 de pases industrializados e economias emergentes marcada para 15 de novembro em Washington. As discusses sero apoiadas em um documento da presidncia francesa que estabelece os grandes eixos da posio da UE, como uma maior regulao e uma maior transparncia dos mercados, assim como um papel preponderante do FMI (Fundo Monetrio Internacional) nessa nova arquitetura. A ministra francesa das Finanas, Christina Lagarde, afirmou que pases emergentes como o Brasil devem ter um um papel mais importante nas discusses sobre a reforma do sistema financeiro mundial. "Sofremos todos os mesmos efeitos da crise e todos devem participar da nova arquitetura financeira internacional", disse. "No h de um lado os pases desenvolvidos e, de outro, os emergentes. preciso que haja unidade." Lagarde viaja a So Paulo na noite desta sexta-feira para participar da reunio do G20, que acontece neste fim de semana. No ms passado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou desejar que a UE (Unio Europia) assuma um papel de liderana para reformar o sistema financeiro internacional, funo que exige mais transparncia, novas regras de funcionamento e melhores mecanismos de superviso. "Precisamos de uma nova Bretton Woods", destacou Brown ao se referir cidade americana onde, em 1944, foram criados o FMI e o Banco Mundial. Ele tambm se referiu a um acordo para avanar na liberalizao do comrcio mundial. Na atual conjuntura, um acordo na OMC (Organizao Mundial do Comrcio) seria "um bom sinal", disse. J o presidente da Comisso Europia, rgo executivo da UE, Jos Manuel Duro Barroso, disse que a Europa est liderando a resposta mundial desordem financeira,

mas disse que preciso vontade de cooperar com outros governos, especialmente com os Estados Unidos, para definir os prximos passos. Lagarde afirmou que o Fundo deve ser dotado de meios tcnicos para efetuar uma coordenao mais rpida e ter maior eficcia. "As normas acabam sendo ultrapassadas por prticas novas que surgem. preciso ter um mecanismo que reexamine estas regras regularmente. O FMI pode ter um papel importante nessa questo", disse. Para ela, o Brasil e outros pases emergentes deveriam ter maior voz no FMI e em outras instncias internacionais, mas que, para isso, esses pases devem aumentar suas contribuies ao Fundo. "No possvel ter maior participao sem aumentar os recursos. Se voc no colocar mais dinheiro no caixa, difcil querer ser aquele que toma decises." France Presse, Folha de So Paulo 07 Nov 2008

Crise econmica afeta o Brasil


A crise no sistema bancrio nos Estados Unidos tem provocado quedas generalizadas nas bolsas de todo mundo e muitas dvidas sobre a economia global. A Bolsa de Valores de So Paulo tambm vem sofrendo com grandes quedas, o valor do dlar voltou a subir e o crdito internacional ficou mais difcil. Menos crdito Uma das principais vias de contgio da crise internacional se d por meio da falta de crdito. Com a crise atual, h menos dinheiro no mercado e bancos em todo o mundo esto mais cautelosos, tm diminudo seus emprstimos e cobrado mais caro por eles. Na opinio do economista Nathan Blanche, da consultoria Tendncias, nessa rea que est o maior perigo para a economia brasileira no mdio e longo prazo. As empresas devem conseguir continuar rolando suas dvidas, mas o mercado est mais difcil e algumas devem inclusive optar por no buscar dinheiro novo, afirma ele. Atualmente a dvida externa brasileira da ordem de US$ 200 bilhes, sendo que a maior parte est na mo de empresas privadas. Mas o valor que vence at o final de 2008 bem menor em torno de US$ 15 bilhes. Para especialistas, as empresas que quiserem renovar essas dvidas tero que arcar com taxas mais altas de juros. Os bancos brasileiros tambm j esto encontrando taxas muito altas para tomar emprstimos no exterior. A expectativa que essa situao afete o crescimento do crdito no Brasil, de forma geral, e a capacidade de investimento das empresas, em particular. A falta de crdito internacional tambm pode afetar empresas estrangeiras que planejam fazer investimos diretos no Brasil. A dvida entre os especialistas a intensidade desse enxugamento do crdito. O governo brasileiro tem se mostrado preocupado com o assunto e afirma que poder criar

alternativas de crdito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e outros bancos pblicos. Bolsa A Bovespa tem sofrido sucessivas quedas e nos primeiros nove meses do ano j havia acumulado perdas da ordem de 25% (com a volatilidade, esses valores tm mudado muito rapidamente). O impacto dessas quedas na economia em geral limitado pelo tamanho da bolsa brasileira. Apesar do crescimento dos ltimos anos, a Bovespa ainda tem um nmero relativamente pequeno de empresas, com 397 companhias listadas. A Bolsa de Valores de Nova York, por exemplo, tem 2.365. Alm disso, embora o montante de dinheiro negociado na bolsa brasileira seja alto, h uma grande concentrao em grandes empresas como a Petrobras e a Vale. Apenas essas duas empresas tm representado em mdia 40% do valor negociado na Bovespa neste ano. Apesar disso, a queda nas bolsas afeta a economia real por pelo menos duas vias: quem investiu na bolsa tem menos dinheiro para gastar, e as empresas tm que procurar outras fontes de financiamento. A Bovespa conta com cerca de 500 mil investidores como pessoas fsicas. Alm disso, houve uma grande queda de IPOs, os lanamentos iniciais de aes das empresas. Em 2007, foram lanadas na Bovespa 64 novas empresas. At setembro de 2008, tinham ocorrido apenas quatro IPOs. Dlar Aps quedas recordes da moeda americana em julho, o dlar voltou a se valorizar de forma crescente a partir de agosto de 2008. Mas qual o impacto dessa subida? Por um lado, o dlar mais forte pode, caso a alta se sustente, ajudar os exportadores a se tornarem mais competitivos, o que celebrado por vrios empresrios e economistas. Por outro, a alta pode atrapalhar no combate a inflao. Segundo clculos da consultoria Tendncias, cada variao de dez pontos percentuais no dlar tende a gerar um ponto percentual de elevao trimestral do ndice de inflao IPCA. Desde o comeo de 2008 at meados de setembro, a alta acumulada do dlar estava variando entre 5% e 6%. Essa alta, avaliam especialistas, pode pesar na avaliao do Banco Central sobre a subida dos juros. Comrcio exterior Nos ltimos cinco anos, o Brasil tem tido grandes supervits na balana comercial (exportaes maiores do que as importaes) e um aumento crescente dos valores vendidos no exterior. Segundo dados do Banco Central, as exportaes saltaram de US$

73 bilhes, em 2003, para US$ 160 bilhes, no ano passado. Em 2006, o Brasil teve um supervit recorde de mais de US$ 46 bilhes. Uma parte desse aumento se deve subida dos preos dos produtos brasileiros no externo e no venda de mais produtos. Agora o preo das commodities agrcolas e minerais, grande responsveis pela melhora nos valores, esto caindo. Alm da queda dos valores, existe a expectativa de que o crescimento mundial diminua, especialmente em 2009, o que deve significar menos comrcio internacional e o risco de uma reduo das exportaes brasileiras. Por outro lado, a desvalorizao do real pode tornar os produtos brasileiros mais competitivos e derrubar as importaes. Apesar das mudanas no cenrio internacional, o governo brasileiro tem mantido suas estimativas para 2008, com um forte aumento das exportaes, na casa dos US$ 190 bilhes, e um supervit comercial de mais de US$ 20 bilhes. A dvida entre os economistas como ficaro as contas em 2009. Para a maioria dos analistas, o fiel da balana ser o desempenho das economias emergentes, especialmente a da China e a da ndia. Exportaes e a economia real Se as exportaes ou o valor das commodities carem muito, as principais afetados sero as empresas exportadores. O impacto sobre o restante da economia limitado pelo fato de o pas ser relativamente fechado: o setor exportador responde por cerca de 14% do PIB. Alm disso, o Brasil vende para muitos pases diferentes e tem uma pauta diversificada, com produtos manufaturados representando mais de 50% das vendas. Outro aspecto positivo para o Brasil que o mercado interno brasileiro est aquecido e tende a absorver pelo menos parte de uma eventual queda de produtos exportados. Uma queda ou desacelerao nas exportaes visto como um risco maior porque pode afetar o equilbrio das contas externas. O risco maior seria para 2009. A expectativa oficial para 2008 que Brasil tenha que cobrir um buraco de US$ 24 bilhes nas contas externas o que dever ser feito pela soma entre o supervit comercial e os investimentos externos no pas. Para 2009, a previso que o rombo passar dos US$ 30 bilhes. Alguns economistas j fazem avaliaes bastante pessimistas, apostando que o supervit brasileiro poderia cair abaixo dos US$ 5 bilhes no ano que vem. Isso tornaria a economia mais dependente de investimentos externos para fechar suas contas e mais vulnervel. Para o governo, a expectativa de que os investimentos estrangeiros sero mantidos e reservas internacionais de mais de US$ 200 bilhes garantem que o Brasil no sofra grandes riscos no mdio prazo. Crescimento

Um dos poucos consensos entre os economistas em meio atual crise que a economia brasileira deve diminuir seu ritmo de crescimento. Para Antnio Madeira, da consultoria MCM, mesmo com todas as mudanas, o PIB brasileiro deve subir por volta de 5,5% em 2008. Para 2009, ele acredita que esse nmero deve ficar entre 3,8% e 3,5%. Os nmeros variam um pouco dependendo da fonte, mas a grande maioria dos analistas trabalha com faixas parecidas. O motivo da queda que mesmo que o Brasil no seja muito atingido pela crise externa, as diferentes fontes de contaminao devem contribuir para derrubar a atividade econmica. Alm disso, o prprio BC brasileiro est com uma poltica de aumentos de juros com o objetivo de reduzir o crescimento no ano que vem. BBC Brasil, 18 de setembro de 2008.

Lula diz que crise de alimentos "oportunidade histrica" para Argentina e Brasil Buenos Aires (Argentina)
O presidente Luiz Incio Lula da Silva disse ontem (4), em Buenos Aires, que, quando se fala em crise de alimentos alguns pases "podem tremer", e que Argentina e Brasil precisam ver a crise com certa preocupao, mas tambm como uma "oportunidade histrica" para se transformarem em pases capazes de fornecer alimentos ao mundo. "Somos mais industrializados, temos mais tecnologia e mais experincia em comrcio exterior", disse Lula. Em relao s negociaes da Rodada Doha, o presidente disse que j havia avisado lderes de pases ricos que a parte tcnica da discusso j havia se esgotado e que avisara que estava na hora de juntar dirigentes polticos e tomar uma deciso, porque a questo no era mais econmica, mas eminentemente poltica. "No estou desanimado. Ainda vou continuar teimando para ver se construmos uma sada. Acho que, se no construirmos o acordo de Doha, possivelmente Argentina e Brasil no sofram tanto. Mas os pases mais pobres, que tm que ser incentivados a produzir alimentos, para isso precisam que o mercado dos pases ricos estejam abertos. Esses pases no iro produzir e muita gente continuar passando fome", disse o presidente. Lula disse que, caso a situao permanea como est, pases ricos cada vez mais iro aprovar legislaes mais duras para proibir o trnsito de pessoas pobres, criando mais dificuldades para a imigrao.da SPM, MCT e CNPq para as propostas. 05 de agosto de 2008 - Paula Laboissire/Agncia Brasil

Negociao da Rodada Doha volta a ficar ameaada


Inmeras incertezas ainda permeiam a ltima proposta do diretor geral da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), Pascal Lamy, no dia em que as negociaes sobre a Rodada de Doha entram em sua segunda semana, em Genebra. Publicamente, o ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim, continua expressando otimismo. Claro que no resolvemos muitos dos assuntos que estavam pendentes, mas o fato de que o barco segue e no afundou j uma boa notcia neste estgio. Mantenho minha estimativa de 65%, 75% (de chances de chegar a um acordo final), o chanceler disse ao fim da reunio de domingo. Para o Brasil continua pendente o tema do etanol, que Amorim tentar voltar a colocar na pauta das negociaes nesta segunda-feira, enquanto que o presidente da Unio da Indstria de Cana-de-Acar (Unica), Marcos Jank, cuida do lobby a favor do produto nos corredores da OMC. As discusses sobre etanol esto evoluindo, sobretudo com a Unio Europia. Espero que tenha um acordo, e com etanol, insistiu o ministro. O comissrio europeu de Comrcio, Peter Mandelson, props ao Brasil que uma cota de 1,4 milhes de toneladas de etanol possa ser exportada por ano com tarifa de 10% at 2020. As exportaes que excedam essa cota estariam submetidas a uma tarifa de 35%. O Itamaraty considera a proposta insuficiente, j que as atuais exportaes de etanol para o bloco somam 900 milhes de toneladas por ano e enfrentam tarifas de 45%. Descontentamentos Pelo menos um tema saiu praticamente solucionado: os pases latino-americanos exportadores de banana fecharam um acordo pelo qual a Unio Europia reduzir de 176 euros (270 dlares) por tonelada para 114 euros (179 dlares) as tarifas impostas sobre suas importaes. Mas ainda falta convencer os pases do bloco ACP (frica, Caribe e Pacfico) a no bloquear um acordo na Rodada como represlia rebaixa, que acabaria com o atual sistema de preferncias que d a suas bananas acesso ao mercado europeu isento de tarifas. Nesta segunda, o Grupo do Sete (Brasil, ndia, Estados Unidos, Unio Europia, Japo, China e Austrlia) volta a se reunir para avaliar um novo texto que dever ser apresentado por Lamy, considerando as demandas e reclamaes de todos os insatisfeitos. O mais difcil poder ser remover a ndia de sua posio negativa em relao atual proposta do acordo, especialmente em relao aos parmetros estabelecidos para a utilizao dos chamados mecanismos de salvaguarda para a agricultura.Trata-se de uma flexibilidade que permitiria aos pases em desenvolvimento voltar a subir as tarifas de importao para proteger-se de um aumento nas importaes que pudesse prejudicar sua

segurana alimentar. Kamal Nath, o ministro de Comrcio indiano, est ainda mais determinado em sua exigncia depois de ter reunido hoje o apoio de 80 dos 153 membros da OMC, a maioria deles, pases africanos com economias altamente vulnerveis. Mrcia Bizzoto, Enviada especial da BBC Brasil a Genebra, 29 DE Julho de 2008.

G8 encerra cpula ampliada sem fixar metas para clima


Os pases do G8 encerraram sua reunio de cpula ampliada sem conseguir resolver o impasse entre pases ricos e emergentes sobre metas de reduo de emisso de gases causadores do efeito estufa. Os lderes reunidos no Japo disseram, entretanto, ter chegado a uma "viso comum" sobre a necessidade de ao para lidar com as mudanas climticas. "Ns, lderes das maiores economias do mundo, desenvolvidas e em desenvolvimento, nos comprometemos a combater a mudana climtica com nossas responsabilidades comuns, mas diferenciadas e respectivas capacidades", diz o comunicado. O encontro contou com a participao dos lderes do G8 e dos chefes de Estado do G5 formado por Brasil, China, ndia, Mxico e frica do Sul - e da Austrlia, Indonsia e Coria do Sul. Em um comunicado divulgado aps o encontro, os lderes concordaram que a mudana climtica " um dos principais desafios de nosso tempo". Impasse Na tera-feira, os lderes do G8 anunciaram um acordo para reduzir as emisses globais de carbono em 50% at 2050, em um esforo conjunto para combater o aquecimento global. No entanto, esse objetivo foi rejeitado pela ndia e pela China no encontro ampliado da cpula. Para o correspondente da BBC Roger Harrabin, a China disse acreditar que as economias emergentes estariam sendo implicitamente requisitadas a tomar responsabilidade por um problema causado at agora principalmente pelos pases ocidentais. Seguindo uma linha parecida, o presidente Luiz Incio Lula da Silva afirmou que os pases desenvolvidos tm uma responsabilidade histrica pelo aquecimento global e devem assumir essa responsabilidade.

Segundo o premi japons, Yasuo Fukuda, os lderes do G8 demonstraram que esto levando a srio a questo do combate mudana climtica. " a primeira vez que os lderes das principais economias tiveram discusses vigorosas sobre vrias questes que envolvem a mudana climtica e acredito que demonstraram vontade poltica. BBC Brasil, 09 Julho 2008.

Cpula de mercocidades comea amanh no Uruguai


Montevidu, 16 jun (EFE).- A 13 Cpula de Mercocidades comea amanh em Canelones, no Uruguai, e ser inaugurada pelo prefeito local Marcos Carmbula em um teatro da cidade. O encontro no Uruguai acontecer sob o lema de "Integrar cidados, integrar cidads, integrar cidades e naes", que tambm contar com a presena do prefeito de Montevidu, Ricardo Ehrlich. A Mercocidades, criada em 1995, a principal rede de municpios da Amrica do Sul e conta com 181 cidades associadas de Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As autoridades de Buenos Aires, La Plata, Crdoba, Rio de Janeiro, Braslia, Curitiba, Florianpolis, Porto Alegre, Salvador, Assuno e Montevidu criaram o organismo com o objetivo de conseguir a participao dos municpios no seio do Mercosul e impulsionar a troca e a cooperao entre cidades da regio. A cpula acontecer at 19 de junho em distintas localidades do departamento de Canelones, nas proximidades de Montevideo. O Conselho da Mercocidades terminar na quarta-feira, 18 de junho, onde tambm ser realizada a Assemblia Geral. Deutsche Welle, 17 de junho de 2008

Lula considera o controle inflacionrio o maior desafio econmico do governo


Braslia - O presidente Luiz Incio Lula da Silva afirmou hoje (16) que o governo tem instrumentos, conhecimento e experincia suficientes para controlar a inflao, classificada por ele como o maior desafio econmico. Lula, que esteve pela manh na sede da Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa), na capital paulistana, afirmou, durante discurso, que no se pode permitir volta da inflao e que preciso ter muito cuidado para lidar com os problemas de curto prazo sem comprometer as conquistas de longo prazo.

Aos presentes, ele falou que, por experincia pessoal, sabe os males que o aumento inflacionrio causa no bolso da parcela mais pobre da populao. Vamos controlar a inflao, porm, mantendo o crescimento sustentvel. Pela minha prpria experincia pessoal sei como ruim a sensao de incerteza e corroso dos salrios provocados pela inflao. Lula destacou ainda que esse um problema provocado pelo aumento da demanda interna e por presso do mercado internacional com a alta do preo dos combustveis e alimentos. Em seguida, citou a medida de estimular a produo de alimentos pela agricultura familiar brasileira e a possibilidade de logo extrair petrleo da camada prsal, localizada na Bacia de Campos. Na avaliao de Lula, a crise mundial de alimentos deve ser entendida pelos brasileiros como um desafio que o pas est disposto a enfrentar. Estamos preparados para isso da mesma forma que estamos preparados para transformar tanto nosso biodiesel quanto nosso etanol em produtos que possam ganhar o mercado internacional. O presidente visitou a bolsa de valores para receber homenagem do mercado de capitais e financeiro em virtude da obteno do grau de investimento pelo Brasil. No discurso, ele afirmou que sua ida Bovespa prova o avano poltico da sociedade brasileira. Estamos provando que um presidente da Repblica pode no mesmo ms receber e colocar na cabea um bon dos dirigentes sindicais, dos sem-terra do movimento GBLT e vir na bolsa de valores e colocar o chapu da bolsa na cabea. Durante a tarde, ainda em So Paulo, o presidente participa de reunio sobre direitos humanos no escritrio regional da Presidncia da Repblica. Yara Aquino, Agncia Brasil, 17 de junho de 2008.

Alimentos sobem em dose tripla nos pases pobres


Inflao mdia em 12 meses de 5,3% nos pases ricos e de 14,3% nos mais atrasados.Os pases pobres so os que pagam a maior parte da conta da inflao dos alimentos, hoje um dos principais problemas da economia global. A taxa mdia de inflao dos alimentos nos pases emergentes acumulada em 12 meses quase o triplo da dos pases ricos. O estrago fica ainda maior nos pases pobres porque a alimentao tem um peso grande no oramento da populao, apesar de vrios emergentes serem grandes produtores de alimentos, como o Brasil. Isso o que mostra estudo da consultoria MB Associados, feito a partir de dados da FAO, rgo das Naes Unidas para alimentao. Enquanto a taxa mdia da inflao de alimentos acumulada em 12 meses at fevereiro ,numa amostra de 10 pases ricos, foi de 5,3%, a mdia em 16 pases pobres atingiu 14,3%.

"O peso da inflao dos alimentos maior nos pases emergentes", diz Sergio Vale, economista-chefe da MB. Ele pondera que os clculos so uma mdia aritmtica simples e no levaram em conta a importncia de cada pas no Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Apesar dos clculos terem sido simplificados, a tendncia similar se houvesse ponderao. Entre os pases emergentes, o Sri Lanka foi o que teve a maior taxa de inflao de alimentos no perodo (25,6%), seguido por China (23,3%) e Qunia (24,6%). O Brasil ocupa a 12 posio, com 11,32% de alta dos alimentos e peso de 21,9% da comida no oramento familiar, segundo o indicador oficial de inflao, o IPCA. No Sri Lanka, alimentos representam 62% dos gastos da populao; na China, 27,8%; e no Qunia, 50,5%. Nos pases ricos, a maior inflao dos alimentos foi a da Alemanha (7,4%) e Espanha (7,1%). Nesses pases, a comida representa 10,4% e 21,9% do oramento familiar, respectivamente. Nos EUA, a inflao foi de 5,1% e o gasto com comida no oramento familiar de 9,8%. Alm da disparada dos preos das commodities, o forte crescimento da renda nos pases pobres nos ltimos anos impulsionou os gastos com alimentao. Mrcia De Chiara, O Estado de So Paulo, 16 de junho de 2008.

Produo de etanol cresce 6,15% e a de acar cai 10,77%


So Paulo - A Unio da Indstria de Cana-de-acar (Unica) informou hoje (16) que at o dia 1 de junho, a produo de etanol cresceu 6,15%, mas que a entidade est revisando as previses da safra 2008/09 devido possibilidade de chuvas para a regio de plantio nos prximos meses. A produo de acar ficou 10,77% menor em relao ao mesmo perodo do ano passado. As vendas de lcool no mercado domstico at o final de maio (somando-se anidro e hidratado) registraram aumento de 31,6% sobre o mesmo perodo em 2007. No caso do etanol hidratado, o crescimento foi de 43,6%. Quanto venda de etanol para o mercado externo, Antonio de Pdua Rodrigues, diretor tcnico da Unica, disse que a sada das usinas para exportao, nos meses de abril e maio, somaram cerca de 600 milhes de litros, superando em 59% o volume embarcado no mesmo perodo da safra do ano passado. A demanda do mercado interno na rea do Centro-Sul continua aquecida, com vendas mensais superiores a 1,5 bilho de litros, somando-se os volumes de etanol anidro e o hidratado. Isto ocorre devido ao crescimento da frota de veculos Flex-Fuel e a uma relao de preos favorvel ao etanol, em comparao com a gasolina em quase todo o territrio nacional, disse Pdua Rodrigues.

Segundo os dados apurados pela Unica, at o dia 1 de junho houve aumento no volume de cana moda, de 5,19% na safra 2008/09, em relao ao mesmo perodo do ano passado. Apesar disso, a quantidade de produtos (ATR), obtida por tonelada de cana processada, foi inferior em 6,02%, resultando em uma produo total 1,15% menor do mesmo perodo na safra 2007/08. At 1 de junho, 61,61% da cana-de-acar processada foi destinada produo de etanol e 38,39% para a produo de acar. A entidade informou que as condies climticas registradas at 1 de junho foram favorveis para um bom desenvolvimento vegetativo da cana-de-acar, mas negativas do ponto de vista da maturao da planta, reduzindo a quantidade de produto que pode ser obtido por tonelada de cana esmagada. O avano da colheita de cana crua tambm contribuiu para um aumento no volume de impurezas vegetais e minerais, reduzindo a eficincia industrial das unidades produtoras. As previses para os prximos meses indicam maior incidncia de chuvas e nebulosidade em relao safra passada, dificultando a realizao das estimativas divulgadas pela UNICA no incio da safra. A projeo inicial da safra 2008/09 est em processo de reviso e um novo total ser divulgado pela entidade. Luiz Voltolini, Agncia Brasil, 16 de junho de 2008

Rodada doha corre risco de sofrer atraso de dois a trs anos, diz Amorim
Rio de Janeiro - O ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim, avaliou hoje (16) que a concluso da Rodada Doha, cujo objetivo diminuir as barreiras comerciais, pode sofrer um atraso de dois a trs anos, com a mudana de comando nos Estados Unidos. Amorim lembrou que, para que a rodada seja fechada at o final desse ano, seria necessrio um acordo at julho. "Uma mudana sempre requer tempo para as pessoas se assenhorearem dos temas. s vezes, um tem idias novas que o outro pode no concordar, disse Amorim, referindo-se s eleies presidenciais norte-americanas, em que concorrem os candidatos Barack Obama, pelo partido Democrata e John McCain, pelo partido Republicano. O ministro se disse confiante em um acordo, mas admitiu que pases desenvolvidos e em desenvolvimento precisam correr contra o tempo. O tempo est espremido. Ns temos que trabalhar contra o tempo. Mas isso no impede de concluirmos, afirmou. Celso Amorim comentou tambm o posicionamento do presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, que cobrou uma concesso maior dos pases emergentes nas reas de servios e indstria na Rodada Doha. natural que ele faa isso. Eu ficaria preocupado se ele parasse de cobrar totalmente. Porque a ele iria mostrar que estaria desinteressado. Tambm no quer dizer que eu concorde com ele, observou. Para o chanceler, imprevisvel o que pode ocorrer nas negociaes multilaterais caso no se feche o acordo em julho. Entram outros fatores, outras prioridades. Seria muito

bom que ns terminssemos agora. Seria bom para o sistema multilateral, constatou. Ele lembrou, por exemplo, que a Unio Europia mudou o programa de acar, como decorrncia do caso brasileiro. Os Estados Unidos tambm j comearam a mudar o programa de algodo. Amorim destacou que um comrcio com regras importante, especialmente em momentos de crises, quando as naes so tentadas a tomar medidas individuais ou arbitrrias. Voc ter um conjunto de regras que funcione importante. E no h melhor conjunto de regras do que aquele decidido pelo conjunto de pases, definiu. O governo brasileiro, disse o ministro, defende um resultado equilibrado, diante dessa razo. O ministro admitiu, no entanto, que a concluso da Rodada Doha depende do entendimento dos pases desenvolvidos, j que, conforme enfatizou, a principal distoro a ser corrigida a dos subsdios. Ele disse que os pases em desenvolvimento vo trabalhar pela reduo das tarifas e melhor acesso a mercados e produtos agrcolas. A Rodada Doha um acordo multilateral que vem sendo negociado desde 2001 no mbito da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e tm como foco a liberalizao de mercados. Alana Gandra, Agncia Brasil, 16 de junho de 2008

Inevitvel, aperto nos eua j afeta mundo


Ainda bem que a poltica monetria do Federal Reserve (Fed), ao contrrio da praticada pelo Copom, mira o ncleo da inflao americana. Se o alvo fosse, como aqui, o ndice cheio deveria estar preparando um choque de juros e esta reta final para a prxima reunio do Comit Federal de Mercado Aberto (Fomc, em ingls), marcada para o dia 25, seria um tormento. Na sexta-feira passada, saiu nos EUA um ndice de preos ao consumidor digno do Brasil. O CPI saltou 0,6% em maio, vindo de um alta de 0,2% no ms anterior, o suficiente para acumular em 12 meses 4,2%. Ou seja, transplantado para c, o ndice americano estaria bem perto da meta de 4,5%. S que o ncleo ainda se mostra razoavelmente comportado. O ideal seria core abaixo de 2% em 12 meses, mas no est muito longe disso, a 2,3%. Os ndices americanos do atacado refletem, como os nossos IGPs, as disparadas de preos registradas pelo petrleo e pelos alimentos. Amanh, sai o PPI de maio. A expectativa de uma acelerao de 0,2% em abril para 1% em maio. Em termos anuais, o ndice cheio subir de 6,5% para 6,7%. Tanto em relao ao CPI quanto ao PPI, os nmeros exigem do Fed o mesmo posicionamento adotado pelo Copom desde abril. Mas l no to fcil como aqui subir o juro. Por isso, a estrutura a termo da taxa de juros americana (a chamada curva de longo prazo) persiste embutindo a expectativa de manuteno do juro em 2% na reunio do Fomc da quarta-feira da semana que vem. Mas a taxa no escapa de uma alta de 0,25 ponto na reunio seguinte, agendada para 5 de agosto. Para um fed fund de 2%, a taxa do ttulo de dois anos do Tesouro americano alcana 3,02%, o juro do de 5 anos atinge 3,72% e o papel de 10 anos oferece 4,26%.

O Fomc no tende a antecipar para o dia 25 o incio do ajuste monetrio por vrias razes. A primeira que o ajuste imediato no foi exaustivamente sinalizado por meio de comunicaes formais do Fed. O Fed, at mais do que o Copom, no gosta de surpreender Wall Street. A segunda que ainda h dvidas sobre o grau de desempoamento da liquidez alcanado pela flexibilizao iniciada em setembro do ano passado. Ao todo, ela derrubou a taxa bsica de 5,25% para 2%, irrigou liquidez, evitou a quebra de bancos e impediu que a economia se contrasse. Hoje a viso do pouso suave a mais em voga. Mas o sistema bancrio j est slido o suficiente para aguentar um deslocamento de alta do juro? Ningum sabe. Da se conclui que a alta ser bem gradual e no linear. Tanto que o objetivo maior do miniarrocho provocar uma valorizao internacional do dlar. "Elevar os juros l no tarefa simples", diz o economista-chefe da Gradual Corretora, Pedro Paulo Silveira. "H muitas implicaes em vrios setores e o remdio pode causar mais danos que melhorias". No se descarta por isso que o dlar venha a se corrigir por outro movimento: o da reverso na balana comercial. A balana comercial americana, observa Silveira, parece estar revertendo sua trajetria francamente deficitria. Este movimento causado pela alta significativa dos preos dos importados, a maior desde 1983. Este refluxo do comrcio nos EUA pode enxugar dlares da praa e, num segundo momento, forar sua valorizao da moeda. Trata-se, porm, de efeito que poder ser verificado apenas no mdio prazo. "Forar a valorizao do dlar no curto prazo via o aumento na taxa bsica pode colocar os outros objetivos da poltica econmica americana (emprego, nvel de atividade e sade do sistema financeiro) em risco desnecessrio", adverte o economista. As consequncias mundiais de uma valorizao apressada do dlar no podem ser subestimadas. Ao corrigir o fenmeno monetrio da inflao o Fed no "ataca" a causa da inflao mundial: a demanda acelerada de pases em desenvolvimento. Apreciar o dlar agora iria simplesmente empurrar a inflao dos EUA para outras economias. A desvalorizao das moedas globais poderia reforar um clima de pessimismo generalizado. O que aconteceria, por exemplo, com a inflao brasileira se o dlar voltasse a ser cotado a R$ 2,00, um piso que foi rompido faz pouco tempo, em 15 de maio de 2007, h um ano e um ms, portanto? Para tanto, considerando que a moeda fechou sexta-feira cotada a R$ 1,6360, teria de subir 22,25%. Uma alta desta magnitude engoliria completamente o ganho que os fundos externos tm com aplicaes de renda fixa remuneradas com base na variao da Selic. A perspectiva de perda ampliaria o overshooting cambial. O avano do dlar reduz o preo das commodities, afetando o valor exportado pelo Brasil. Pode ajudar a reduzir o dficit em conta corrente se as importaes ficarem muito caras. Mas isso tem de novo impacto direto sobre a inflao. Ainda bem que, essencialmente, Ben Bernanke tem pouca coisa de Paul Volcker. Luiz Srgio Guimares, Valor Econmico, 16 de junho de 2008

Lugo pede integrao Sul-Americana e destaca proposta de bloco regional de defesa

Braslia - Em visita Bolvia, o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, pediu hoje (15) a efetiva integrao da Amrica do Sul para resolver os problemas histricos do continente. Ele destacou a proposta do presidente Luiz Incio Lula da Silva de formar um bloco regional de defesa, esclarecendo que o objetivo no desenvolver uma ofensiva militar, porque no h qualquer hiptese de que isso venha a ocorrer na regio. As informaes so da agncia argentina Telam. No encontro com o presidente Evo Morales, em La Paz, Lugo disse que h duas tarefas urgentes para resolver os problemas da Amrica do Sul: superar a crise energtica e apostar na segurana alimentar. Hoje o segundo dia de visita ao pas. O presidente eleito destacou ainda o papel de Evo Morales no avano das discusses para a incluso dos grupos tnicos latino-americanos, j que o presidente boliviano de origem indgena. Lugo conversou com a imprensa em entrevista coletiva depois de uma reunio fechada na sede do governo, em La Paz, sobre a qual no deu detalhes. Os dois presidentes seguiram para a cidade vizinha El Alto, onde Lugo deve participar de homenagem a sua vitria nas eleies. Ele chegou Bolvia com a futura chanceler Milda Rivarola. Lugo tambm tem agenda de visitas aos presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Colmbia, lvaro Uribe. Agncia Brasil,16 de junho de 2008.

Tesouro capta US$ 525 milhes com ttulos da dvida externa


Braslia - O Tesouro Nacional captou US$ 525 milhes com a reabertura do bnus Global 2017 (ttulos da dvida externa) nos mercados norte-americano, europeu e asitico. Segundo nota divulgada pelo Tesouro, foram US$ 500 milhes nos mercados europeu e norte-americano e US$ 25 milhes no asitico. A taxa de rendimento para o investidor ficou em 5,299% ao ano. Alm disso, o investidor receber cupons semestrais de juros (espcie de bonificao) a serem pagos nos dias 17 de janeiro e de julho at o vencimento do ttulo, em 17 de janeiro de 2017. A liquidao financeira (recebimento dos valores pelo Tesouro) ocorrer na prxima quarta-feira (14). A emisso foi liderada pelo HSBC Security Inc e Deutsch Bank Security Inc.. Essa foi a primeira captao em dlares no exterior depois que o pas recebeu a classificao de grau de investimento da agncia de risco Standard & Poor's. O Global 2017 foi lanado pela primeira vez em novembro de 2006. Daniel Lima, Agncia Brasil, 08 de maio de 2008.

Cana-de-acar se torna segunda fonte de energia do pas


A cana-de-acar ultrapassou a energia hidrulica e j a segunda fonte primria de energia do pas, informou a EPE (Empresa de Pesquisa Energtica) nesta quinta-feira. Pelos dados preliminares do BEN (Balano Energtico Nacional) de 2007, a participao dos produtos derivados da cana chegou a 16% na matriz energtica brasileira, ficando atrs apenas de petrleo e derivados, com 36,7%. A energia hidrulica foi responsvel por 14,7% da matriz brasileira. De acordo com o presidente da EPE, Maurcio Tolmasquim, o crescimento da cana-deacar como fonte primria de energia " uma tendncia meio irreversvel" no pas. Pela primeira vez a cana passou a energia hidrulica. " um fato indito. A cana passar a ter papel superior ao da hidrulica mesmo com a previso de entrada de grandes hidreltricas como as usinas do Madeira e a de Belo Monte", disse Tolmasquim. O crescimento da cana-de-acar na matriz energtica foi impulsionado pelo elevado consumo de lcool no pas. No ano passado, a produo de lcool hidratado -- o chamado lcool puro, usado para abastecer automveis-- aumentou 45,2%, totalizando 14,3 bilhes de litros. J o consumo de lcool hidratado teve incremento de 46,1%, somando 10,4 bilhes de litros. Ao mesmo tempo, a gasolina perdeu espao entre os combustveis, com reduo de 3,9%. Os derivados da cana-de-acar foram responsveis ainda por mais de 40% do aumento do consumo. Ao todo, a oferta interna de energia no Brasil em 2007 cresceu 5,9% mediante um incremento de 5,8% do consumo. Renovvel Segundo a EPE, o Brasil teve a participao de fontes renovveis -- incluem energia hidrulica, produtos da cana-de-acar, lenha e carvo vegetal -- na matriz energtica ampliada em 2007. Elas foram responsveis por 46,4% da oferta energtica no pas em 2007, totalizando 111 milhes de tep (toneladas equivalentes de petrleo). No ano anterior, essas fontes respondiam por 44,9% da matriz. As fontes no renovveis - petrleo e derivados, gs natural, carvo mineral corresponderam a 53,6% da oferta de energia no ano passado, ante participao de 55,1% em 2006. Ao todo, foram ofertados 128,3 milhes de tep oriundos de fontes no renovveis em 2007. CIRILO JUNIOR, Folha de So Paulo, 08 de Maio de 2008.

Parlamento alemo ratifica tratado constitucional da UE


Bundestag ratifica Tratado de Lisboa, que substitui a Constituio Europia. Uma vez aprovado pelos 27 pases, o Acordo dever entrar em vigor at junho de 2009. O Parlamento alemo ratificou nesta quinta-feira (24/04), com larga maioria, o Tratado de Lisboa, que determina os fundamentos da Unio Europia. Dos parlamentares alemes, 515 votaram a favor, 58 contra e apenas um se absteve. O acordo foi sada encontrada pelos pases do bloco para substituir a Constituio Europia, rejeitada em plebiscitos nacionais na Frana e na Holanda. Uma pergunta, porm, continua no ar: do que consiste exatamente este acordo e no que ele se distingue do esboo anterior da Constituio? "Acertamos os ponteiros para um fundamento comum da Unio Europia. No fim, no decepcionamos quem depositou confiana na UE. E evitamos um racha", afirmou a chanceler federal alem, Angela Merkel, quando ainda ocupava a presidncia rotativa do bloco, por ocasio do encontro de cpula em Lisboa, em junho de 2007. Somente custa de muitos esforos que os 27 pases conseguiram entrar em acordo a respeito de dois novos tratados. Um deles deve definir os fundamentos do bloco, o outro estabelece as formas de trabalho da UE. Bernd Riegert, Deutsche Welle, 25 de abril de 2008

Aumento de desmatamento na Amaznia acende sinal de alerta no governo


Braslia - Dados preliminares divulgados hoje (23) pelo Ministrio do Meio Ambiente e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam um desmatamento na regio amaznica de 3.235 quilmetros quadrados entre agosto e dezembro de 2007, o equivalente a cerca de 320 mil campos de futebol. Os rgos no falam em crescimento percentual pela indisponibilidade de informaes completas do mesmo perodo de anos anteriores. Mas, segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o nmero representa uma tendncia preocupante de aumento. O governo no quer pagar para ver. No vamos aguardar a sorte, e sim, trabalhar para fazer frente a esse processo, disse a ministra. A maior parte dos desmatamentos detectados no perodo se concentrou em trs estados: Mato Grosso (53,7% do total desmatado), Par (17,8%) e Rondnia (16%). Entre as causas para o aumento, Marina citou a seca prolongada e uma possvel influncia do avano da produo de soja e da pecuria nas regies. Ela evitou

responsabilizar diretamente as atividades econmicas, mas ao lembrar que a carne e a soja esto com preos internacionais favorveis, afirmou: No acredito em coincidncia. A ministra disse que ser feita uma averiguao detalhada nos locais para um diagnstico mais preciso: Faremos um zoom para verificar. As derrubadas ocorreram em maior intensidade nos meses de novembro e dezembro. Nesse perodo, foram desmatados 1.922 quilmetros quadrados de floresta. Segundo Marina, os nmeros sero debatidos com o presidente Luiz Incio Lula da Silva amanh (24), s 9h, em reunio no Palcio do Planalto. No encontro, que ter participao de outros ministros, sero discutidas as medidas para fortalecer a fiscalizao nos locais considerados mais crticos. De acordo com o secretrio executivo do Ministrio do Meio Ambiente, Joo Paulo Capobianco, municpios como So Felix do Xingu e Cumaru do Norte, ambos no Par, e Colmiza, em Mato Grosso, tradicionalmente apresentam altos ndices de desmatamento.

You might also like