You are on page 1of 2

ESCRAVIDO ANIMAL

At quando isso vai continuar? At quando alguns proprietrios de veculos de trao animal vo permanecer no abuso? At quando a Lei vai ser ignorada? At quando a populao vai continuar fazendo vistas grossas violncia contra animais indefesos? At quando o poder pblico vai permanecer passivo diante desse fato? Precisamos, todos, simpatizantes desta causa, sensveis a escravido animal, buscarmos juntos, caminhos para que esse sofrimento possa ser, seno acabado de vez, pelo menos atenuado; Temos passado por transformaes e a imagem desses veculos de trao animal no condiz mais com a nossa realidade cotidiana nem com a realidade tecnolgica. lamentvel ver um veculo arcaico fabricado de maneira grosseiramente artesanal, com selas de material alternativo inadequadas ao porte do animal e correntes enferrujadas em substituio ao material correto, circulando em meio a carres, com seus burricos mal alimentados, torturados, com sede, cascos sem proteo, brutalmente chicoteados, e no poderia ser diferente, por condutores rudes e sofridos, debaixo de um sol escaldante, eles transitam, so invisveis? Ou, a quem compete fazer valer a lei, no quer enxergar? So vistos pelo poder pblico? Ou preferem deixar que continuem margem? Excludos? Afinal o burrico seu ganhapo, ficam todos alheios situao, mais cmodo deixar o pobre com sua sorte. Mas ns, juntos podemos fazer a diferena, pedir para que rgos competentes executem a lei em defesa desses animais escravos e criem alternativas para a incluso social dos que produzem tal imagem, para que possam trabalhar dignamente em outras funes.

Trechos de um artigo, intitulado: Animais escravizados, do Promotor de Justia no Estado de So Paulo. Laerte Fernando Levai, Especialista em Biotica e Mestre em Direito Ambiental. Membro do Laboratrio de Estudos sobre a Intolerncia (USP) e do Instituto Abolicionista Animal, colunista da Agncia de Notcias sobre Direitos Animais (ANDA) e autor do livro Direito dos Animais, nos faz refletir sobre esse tema, diante das imagens e dos fatos; ele chama ateno para o Art; 32 da Lei 9.605/98 A imagem de um animal resignado que arrasta pesada carroa pelas ruas, sob vara e chicote, uma das que mais desperta revolta e compaixo nas pessoas sensveis. Quantas e quantas vezes, em meio ao trnsito urbano, no se nos depara uma carroa carregada de entulho, cujo animal constantemente aoitado pelo condutor para que se mantenha em sua marcha, sem atrapalhar o fluxo de automveis? Outras vezes so os prprios motoristas dos carros que, impacientes, buzinam para que o trfego flua ou para que se lhe abram passagem, o que leva o carroceiro a descarregar sua raiva no animal subjugado. Quase ningum se preocupa com a situao desses animais, nem com o peso - tantas vezes exagerado - da carga transportada, tampouco com suas condies de sade ou com os castigos que recebem do homem que o faz escravo. E pensar que o Brasil possui uma norma constitucional que veda a submisso de animais crueldade (art. 225 par. 1, VII, da Constituio Federal) e um tipo penal que considera crime os atos de abusos e maus tratos para com animais (art. 32 da Lei 9.605/98). Apesar dessa avanada legislao, ainda comum presenciarmos cenas tristes de cavalos sendo explorados em servios de trao. Quase sempre a ao do infrator abusiva. Manter o animal trabalhando sem descanso, privado de alimentao

ou gua suficiente, puxando cargas alm de suas foras, sob pancadas com varas ou chicotes, so condutas que se enquadram na moldura do artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais - que prev ao infrator pena de 3 meses a 1 ano de deteno e multa. Ainda que o condutor no queira, voluntariamente, maltratar o animal de trao, o simples fato de faz-lo trabalhar sem descanso ou puxando peso excessivo, j caracteriza a infrao, pela regra jurdica do chamado dolo eventual (quando o agente assume o risco de cometer o delito). No se deve aceitar, nesses casos, o argumento de que o carroceiro desconhece o direito ou o de que a pobreza autorizaria o abuso, porque a crueldade sempre injustificvel e a suposta ignorncia da lei no isenta ningum da responsabilidade penal. O problema relacionado aos veculos de trao animal agrava-se com as desigualdades sociais que geram misria e desinformao. necessrio, para solucion-lo, que se invista em srios projetos polticos, pedaggicos e de capacitao profissional, possibilitando que homens marginalizados possam participar dignamente do mercado de trabalho, resgatando sua cidadania perdida. Isso, por certo, diminuiria os ndices de excluso social, fazendo com que no futuro ningum precise maltratar outras criaturas para garantir a prpria subsistncia. Mas, por enquanto, preciso que os animais usados nesse tipo de atividade sejam identificados e tratados com respeito, garantindo-se a eles uma assistncia veterinria pblica e um abrigo para a velhice.

Leitura de trechos assim que nos fazem ir luta.

Ftima Oliveira

You might also like