You are on page 1of 112

LEI MUNICIPAL N. 2.606, DE 26 DE SETEMBRO DE 2006.

DISPE SOBRE O PLANO DE CARGOS E SALRIOS DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE EDUCAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOINIA-GO.

FAO SABER QUE A CMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOINIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:: PLANO DE CARGOS E SALRIOS CAPTULO I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1Em complementao s normas do Estatuto dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Aparecida de Goinia, a Secretaria Municipal da Educao, cria com a finalidade de estabelecer sua poltica de pessoal, o Plano de Cargos e Salrios - PCS que dispe sobre a estrutura ocupacional, provimento dos cargos e suas funes gratificadas, poltica salarial e a relao, servidor pblico servio pblico, provimento, movimentao de pessoal, benefcios e regime disciplinar dentro da Secretaria Municipal da Educao. Pargrafo nico - O termo de posse, as normas e diretrizes do sistema de pessoal, os demais atos, instrues e ordens de carter tcnico administrativo, devero obedecer aos preceitos deste Plano de Cargos e Salrios - PCS, os quais se encontram detalhados no Estatuto dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Aparecida de Goinia. Art. 2O presente PCS, com as modificaes que venham a sofrer integram o termo de posse e ser dado conhecimento a todos os servidores da educao, para livre consulta a qualquer tempo. Art. 3Este PCS disciplina, dentre outros aspectos, a relao de trabalho, os provimentos, as lotaes, os enquadramentos, as promoes, as atribuies, cargos de carreira e cargos comissionados da Secretaria Municipal da Educao, ficando o quantitativo de cargos a critrio da Secretaria Municipal da Educao, de acordo com a necessidade levantada pela Coordenadoria Administrativa, ouvindo todas as demais reas, assessorias e unidades operacionais.

Art. 4A Secretaria Municipal da Educao poder receber servios regulares de pessoal fora do seu quadro de carreira, nos termos do que dispe os Art. 18 e 19, deste PCS. Art. 5Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV Anexo V Anexo VI Anexo VII Anexo VIII Anexo IX Anexo X Anexo XI Integram este Regulamento: Organograma da Secretaria de Educao; Estrutura Funcional dos Cargos em Comisso; Estrutura Funcional das Funes Gratificadas; Quadro dos Cargos de Carreira; Manual de Avaliao de Desempenho; Descrio dos Cargos; Classificao Escolar; Termo de Adeso ao PCS; Quantitativo por Cargo; Tabela de Vencimentos do Profissional de Educao Vocabulrio Utilizado na Elaborao do PCS.

Pargrafo nico - Compete exclusivamente ao Secretrio (a) Municipal da Educao, introduzir alteraes em qualquer das peas componentes deste PCS e encaminhar para o Chefe do Poder Executivo, possa elaborar Projeto de Lei, e submet-lo a aprovao da Cmara de Vereadores. CAPTULO II DOS SERVIDORES Art. 6Define-se como servidor pessoa admitida atravs de concurso publico, para ocupar um cargo na Secretaria Municipal da Educao, atravs do regime jurdico estatutrio, mediante a percepo natural de salrios. Art. 7Os servidores referidos no pargrafo anterior, alm dos fundamentos legais contidos no Estatuto dos Servidores do Magistrio, ficam obrigados obedincia das normas especiais deste PCS, bem como ao perfil de cargos, conforme Anexo V. CAPTULO III DO QUADRO DE CARREIRA Art. 8Ter quadro de carreira, no Anexo IV, significa que a Secretaria Municipal da Educao estabelece um sistema de promoo dos seus servidores onde levado em conta o tempo de servio e a formao do servidor, como tambm o seu merecimento ao ser promovido.

Art. 9O quadro de carreira deve ser submetido aprovao da Cmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia, para ter efeitos legais. CAPTULO IV DA ADMISSO Art. 10Quando da admisso o ingresso do servidor aos cargos iniciais de provimento efetivo da Secretaria Municipal da Educao, proceder-se- atravs de concurso pblico de provas e provas de ttulos. Art. 11Os cargos especificados nos grupos funcionais, so formado pelos seguintes grupos ocupacionais: III Grupo de Apoio (GA) Nvel Fundamental Provas e prova de ttulo e/ou capacidade; Grupo Operacional e Gesto (GOG) Nvel Mdio Provas e prova de ttulo e/ou capacidade, dividindo-se em dois grupos: Grupo Tcnico Profissional Provas e prova de ttulo e/ou capacidade; Grupo de Suporte Operacional e Gesto Provas e prova de ttulos e/ou capacidade. III Grupo Profissional de Nvel Superior (GPNS) Nvel Superior Provas e prova de ttulo.

1. - Conceitua-se como cargo, para efeito deste PCS o complexo de atribuies delegadas aos servidores acarretando-lhe responsabilidades, podendo ser: IDe provimento efetivo quando os servidores integrarem um mesmo grupo, enquadrados segundo os nveis salariais; II Comissionados aqueles em que a designao realizada de livre escolha, pelo Secretrio (a) da Educao, implicando nveis de assessorias, direo de unidade escolar, chefias, gerncias e outros. 2. - As descries sumrias e detalhadas, os cdigos, os ttulos de cada cargo, os requisitos mnimos para os provimentos dos cargos, encontra-se nas fichas de descries dos cargos, conforme Anexo VI. 3. - Entende-se por prova de capacidade, a anlise ou avaliao de conhecimentos gerais e especficos, exame psicotcnico e testes especficos sobre a rea em que o candidato atuar. Art. 12Prova de ttulo a avaliao feita atravs do exame dos documentos que comprovem a escolaridade, exame do Currculo Vitae, para a escolha do servidor mais capacitado, e que atenda os pr-requisitos do cargo.

Art. 13As normas de avaliao das provas de capacidade e ttulos sero objeto de resoluo do Secretrio (a) da Educao. Art. 14Os requisitos para inscrio e seleo de capacidade, sero determinados pela Secretaria Municipal da Educao. Art. 15Caber ao Chefe do Poder Executivo Municipal a homologao dos resultados, mediante publicao no Dirio Oficial da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia ou Jornal de grande circulao local. Art. 16A admisso dos servidores da Secretaria Municipal da Educao processar-se- por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal, mediante: IReal necessidade do servio;

II Ter o SERVIDOR, aprovado via concurso pblico, os requisitos mnimos exigidos para o preenchimento do cargo, tomando-se por base, a escolaridade, os registros legais, conhecimentos especficos e experincia na rea de atuao, conforme disposto nas descries de cargos deste PCS; III A seleo ser sempre gerida pela Coordenadoria Administrativa da Secretaria de Educao, ou ainda, por pessoa jurdica devidamente habilitada, preferencialmente, via empresa especializada em recursos humanos na rea de recrutamento e seleo. A seleo ser atravs de concurso pblico, anlise de currculo vitae adequado ao cargo a ser provido. IV - Assinatura de termo (Anexo VIII), na qual haja a concordncia do candidato quanto ao cumprimento do disposto neste PCS e Estatuto dos Servidores do Magistrio da Secretaria Municipal da Educao. Art. 17Observada a existncia de vaga, o preenchimento dos cargos em comisso constantes da estrutura de cargos em comisso, ser de livre escolha do Secretrio (a) da Educao, levando-se em conta os incisos I, II e IV do Art. 16, deste PCS, podendo recair em pessoas de dentro ou fora dos quadros da Secretaria Municipal da Educao, por se tratar de cargos de confiana em razo do comissionamento. Pargrafo nico - Ser garantido ao servidor do quadro de carreira permanente, que vier a ocupar algum cargo em comisso, quando de sua dispensa, o retorno ao cargo anteriormente ocupado, com todas as vantagens funcionais previstas em Lei e neste PCS, no incorporando em seus vencimentos as gratificaes at ento percebidas. Art. 18Alm dos servidores de carreira e comissionados, a Secretaria Municipal da Educao poder contar com a colaborao temporria de pessoal de rgos externos, colocados sua disposio. 1. - As normas de trabalho do pessoal disposio, sero especificadas em convnios de cooperao tcnica firmados entre as partes e/ou outros termos adequados a cada situao.

2. - O pessoal disposio da Secretaria Municipal da Educao ficaro sujeitos, no que lhes couber, s normas constantes neste PCS. Art. 19O Prefeito Municipal, poder, excepcionalmente contratar ad referendum da Secretaria Municipal da Educao; tcnicos / consultores para atuarem em projetos especiais e planos administrativos, desde que sejam para atender estratgias especiais de trabalho, em aes definidas, com prazo delimitado circunscrita gesto do Secretrio (a) Municipal da Educao. Art. 20A contratao de servidores ser sempre precedida de contrato de experincia, na forma da lei, perodo em que qualquer das partes poder rescindilo. CAPTULO V DO ESTGIO PROBATRIO Art. 21Homologado o resultado da prova de seleo por capacidade e/ou ttulo, o servidor ser admitido por um perodo de 03 (trs) anos correspondente ao estgio probatrio. Findo o prazo do estgio probatrio a Coordenadoria Administrativa da Secretaria de Educao, analisar a convenincia ou no para a contratao definitiva do referido servidor. CAPTULO VI DA DOCUMENTAO PARA CONTRATAO Art. 22Da documentao para contratao

I - Para Brasileiros Natos 1) 2) 3) 4) 5) 6) Cdula de Identidade (fotocpia e original); Ttulo de Eleitor (fotocpia e original) e comprovante de votao; Certificado de Reservista ou Iseno Militar (fotocpia e original); CPF / CIC; Certido de nascimento ou casamento (fotocpia e original); Exame de sade admissional (eletrocardiograma com laudo, hemograma completo, machado guerreiro, raio-X do trax PA perfil com laudo, glicemia de jejum, fezes, urina e eletro encefalograma); Declarao de dependentes; Carteira do rgo de Classe, quando for o caso; 02 (duas) fotos recentes coloridas 3X4 cm;

7) 8) 9)

10) Currculo Vitae com fotocpia e original dos diplomas escolares e cursos tcnicos.

11) Certido negativa criminal emitido pela Justia Federal; 12) Certido negativa criminal emitido pelo Cartrio Distribuidor da Justia Comum (Frum); 13) Declarao que no exerce funo pblica (reconhecida firma no Cartrio), se exerce trazer a declarao de acumulao de cargos; 14) PIS / PASEP; 15) Comprovante de endereo.

II - Para Candidatos de Outra Nacionalidade, alm dos documentos do inciso anterior: 1) Passaporte; 2) Fotocpia e original do diploma profissional autenticado e revalidado. III - No ato da admisso, o servidor se obriga a tomar conhecimento: 1) Estatuto do Servidor do Magistrio da Secretaria Municipal da Educao; 2) Regimento Interno; 3) Plano de Cargos e Salrios. CAPTULO VII - DA ESTRUTURA OCUPACIONAL Art. 23Compem a estrutura ocupacional da Secretaria Municipal da Educao, o quadro de cargos permanentes, o quadro transitrio enquanto existente, o quadro de funes gratificadas de chefia e de assessoria superior, de secretrio escolar e de direo de unidade escolar. Art. 24O quadro de cargos permanentes constitudo por cargos de nvel superior, tcnico profissional, suporte operacional e gesto, e de apoio logstico de servios gerais, que se agrupam em funo da diviso de trabalho para o cumprimento da misso bsica da Secretaria Municipal da Educao, conforme Art. 11. Pargrafo nico - Os cargos existentes que compem o quadro permanente, respeitados a metodologia de atualizao e os procedimentos legais para sua criao, extino ou transformao dos cargos, esto sujeitos a verificao e aprovao do Secretrio (a) da Educao e Procurador do Municpio.

Art. 25O quadro de funes gratificadas de chefia, coordenadoria, secretrio escolar e de assessoria superior e de direo de unidade escolar, abrange funes de direo, assessoramento superior, chefias e secretariado. Pargrafo nico - As funes gratificadas de chefia, de assessoria superior, coordenadoria e de direo de unidade escolar, respeitados os pr-requisitos de seu quadro esto sujeitos, com aprovao do Secretrio (a) da Educao, criao de novos cargos, transformao ou extino de cargos existentes. Art. 26O quadro de cargos de direo de unidade escolar, so essencialmente cargos de confiana, sendo exercidos por um determinado perodo, como previsto no Estatuto dos Servidores do Magistrio Pblico da Secretaria Municipal da Educao, os quais devero pertencer ao quadro efetivo de servidores desta Secretaria. Pargrafo nico - Para ocupar o quadro de cargos de direo de unidade escolar os servidores devero se submeter s provas escritas e de ttulos, possuindo tambm avaliao de desempenho positiva. Haver Gesto Participativa para permanncia no cargo de Diretor de Unidade Escolar, que aps 01 (um) ano de efetivo exerccio, ser submetido a um processo de avaliao de seu trabalho pelo quadro funcional e tambm pelos pais de alunos.

CAPTULO VIII - DO PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS Art. 27Entende-se por cargo vago, aquele proveniente da necessidade de provimento de pessoal, pelo aumento do quantitativo ou vacncia: ocasionada por dispensa, pedido de demisso, transferncia, promoo, reclassificao, readaptao profissional, aposentadoria ou falecimento, constante no dimensionamento do quadro de cargos permanentes. Pargrafo nico - O provimento do cargo vago estar sujeito s seguintes condies: Disponvel - o cargo vago dimensionado no quadro permanente de Ipessoal e devidamente liberado seu provimento pelo Secretrio (a) da Educao. Indisponvel - o cargo vago dimensionado no quadro permanente de II pessoal e no liberado seu provimento pela Secretaria Municipal da Educao, face circunstncias de ordem econmica, organizacional ou legal. CAPTULO IX DO PROVIMENTO DE CARGOS PERMANENTES Art. 28Os cargos permanentes sero providos mediante admisso ou por alterao funcional (promoo vertical). 1. - A admisso de servidor pela Secretaria Municipal da Educao, para o quadro permanente de pessoal, ficar rigorosamente condicionada a pr-existncia de cargo caracterizado como vago.

Art. 29Toda admisso ao quadro permanente de pessoal da Secretaria Municipal da Educao dever ser feita exclusivamente via concurso pblico, atravs de provas e/ou provas de ttulos junto a Secretaria Municipal da Educao. Art. 30As admisses nos cargos constantes do Quadro dos Cargos de Carreira, far-se-o, somente na faixa inicial do cargo, constante da Estrutura de Salrios deste PCS, nos termos do Art. 16, incisos I e II. Art. 31O servidor recm-admitido somente integrar o quadro efetivo de pessoal da Secretaria Municipal da Educao, aps cumprir o perodo de estgio probatrio (experincia) de 03 (trs) anos, de conformidade com a atual legislao da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia. Art. 32justa causa. vedada admisso de ex-servidor que tenha sido demitido por

CAPTULO X - ALTERAO FUNCIONAL Art. 33Alterao funcional a passagem do servidor de um cargo ou classe para outra, obedecendo as especificaes exigidas para o novo cargo. Pargrafo nico - A alterao funcional dar-se- por, Promoo Vertical e Readaptao Profissional.

CAPTULO XI - PROMOO VERTICAL Art. 34Promoo vertical a ascenso do servidor classe imediatamente superior, dentro de sua carreira natural, obedecendo aos requisitos das especificaes fixados para o cargo. Pargrafo nico - A promoo vertical ocorrer anualmente em dezembro, quando for solicitada pelo servidor pblico, por ter o servidor, concludo algum curso / treinamento (prova de ttulos) e possuir avaliao de desempenho positiva. Art. 35A promoo vertical, dever prover a totalidade dos cargos vagos disponveis na respectiva classe almejada, e ser realizada anualmente em dezembro. Art. 36A promoo vertical dar-se- para o nvel inicial da classe e grupo ocupacional superior a que o cargo estiver contido. Art. 37A promoo vertical por prova de ttulos, ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio do servidor na ltima referncia da classe a que pertencer.

1. - Fica estabelecido como tempo de efetivo exerccio na ltima referncia da classe, aquele prestado pelo servidor a partir da data de sua incluso na mesma classe. 2. - Ser considerado tambm como tempo de efetivo exerccio os perodos de afastamentos / licenas conforme Art. 123, amparados pela legislao vigente ou normas internas estabelecidas em razo do PCS ou alteraes / concesses aprovadas conforme acordo coletivo da categoria. Art. 38Ocorrendo empate na classificao para promoo vertical obedecer-se- por ordem de prioridade: I - O que possuir maior tempo de servio no cargo; II - O que possuir maior tempo de servio na Secretaria Municipal de Educao; III - O mais idoso. Art. 39 vedada concesso da promoo vertical aos servidores afastados, liberados seu provimento pelo Secretrio (a) da Educao, exceto para as situaes de licenas previstas em leis maiores do que a aprovada neste PCS. 1. Os servidores no podem ter sofrido pena disciplinar nos ltimos 02 (dois) anos que antecederem promoo vertical. 2. O Servidor ao ascender de uma classe para outra imediatamente superior, dentro da mesma carreira, ter garantido o percentual constante na tabela nunca inferior ao estabelecido. CAPTULO XII DA READAPTAO PROFISSIONAL Art. 40Readaptao profissional o meio atravs do qual a Secretaria Municipal da Educao retorna ao trabalho seus servidores que tenham sofrido reduo da capacidade laborativa, em conseqncia de acidente de trabalho, doena profissional / ocupacional ou outro motivo qualquer, que possa levar o servidor a se afastar de suas atividades. 1. - Quando da readaptao profissional, o ingresso do servidor em outro cargo ou funo, esteja ou no em sua linha natural de carreira, ocorre modificao da qualificao, obedecida s especificaes, definida pela Secretaria Municipal da Educao, concernente as suas limitaes oramentrias e administrativas. 2. - O processo da readaptao profissional ser desenvolvido por etapas sendo da competncia dos setores envolvidos, sua aplicabilidade, devendo ser regulamentadas por decises mdicas e psicolgicas.

3. - A readaptao ser efetivada de ofcio ou a pedido, para funo de igual vencimento, com todos os direitos e vantagens e, preferencialmente, no mesmo local de exerccio ou lotao do servidor, resguardando sua jornada de trabalho anterior readaptao. 4. - O Servidor readaptado que no se ajustar s condies de trabalho resultantes da readaptao ter sua capacidade fsica e mental reavaliada por junta mdica oficial e, se for por esta, julgado inapto, ser aposentado. J se for julgado insubsistentes os motivos determinantes da readaptao do servidor, este dever retornar funo de origem. Art. 41Na existncia de cargo vago, a readaptao profissional prioritria sobre as demais formas de provimento, podendo ser realizada em qualquer poca, com a aprovao do Secretrio (a) da Educao. CAPTULO XIII DAS GRATIFICAES PELO EXERCCIO DE CARGO EM COMISSO OU FUNO DE CONFIANA Art. 42 As gratificaes sero devidas ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento; cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial devida retribuio pelo seu exerccio. 1. - A nomeao para o exerccio de cargo em comisso ser feita pelo Chefe do Poder Executivo, no mbito dos respectivos poderes, respeitada a preferncia por servidores pblicos ocupantes de cargo de carreira tcnica ou de nvel superior, atendidos os requisitos de qualificao. 2. - Os cargos em comisso e as funes de confiana privativos de profisses regulamentadas por lei federal sero ocupados exclusivamente por pessoas qualificadas, inscritas nos seus respectivos conselhos regionais ou equivalentes. Art. 43 0 exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana assegurar direitos ao servidor durante o perodo em que estiver exercendo o cargo ou a funo. 1 . - vedado concesso de gratificao de funo ao servidor pelo exerccio de assessoramento, quando esta atividade for inerente ao exerccio do cargo. 2. - No perder a gratificao de funo o servidor que se ausentar em virtude de frias, luto, casamento, doena comprovada e quando em prestao de servio obrigatrio por lei. 3. - O servidor nomeado para o exerccio de cargo em comisso poder optar pelo vencimento de seu cargo efetivo e das vantagens permanentes de naturezas individuais, acrescidas da gratificao do respectivo cargo comissionado.

CAPTULO XIV DO DCIMO TERCEIRO SALARIO Art. 44O dcimo terceiro salrio corresponde a um doze avos da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio, no respectivo ano. 1. - A frao igual ou superior a quinze dias ser considerada como ms integral. 2. - O dcimo terceiro vencimento ser pago at o dia vinte do ms de dezembro de cada ano, no sendo considerado para clculo de qualquer vantagem pecuniria. 3. - O dcimo terceiro vencimento ser extensivo aos aposentados e pensionistas. 4. - O servidor exonerado perceber o dcimo terceiro vencimento, proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio calculado sobre a remunerao do ms da exonerao. 5. - No far jus ao dcimo terceiro vencimento o servidor demitido mediante processo administrativo disciplinar, bem como o ocupante de cargo em comisso exonerado de oficio. 6. - O servidor exonerado de cargo em comisso ou dispensado de funo de confiana perceber o dcimo terceiro vencimento, proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculado sobre a remunerao do cargo ou funo. CAPTULO XV DOS ADICIONAIS DE SALRIOS Art. 45 - O adicional por tempo de servio, tambm chamado de qinqnio, o efetivo exerccio no servio pblico municipal de Aparecida de Goinia, ser concedido ao servidor um adicional correspondente a 05% (cinco por cento) do vencimento de seu cargo efetivo, at o limite de sete qinqnios. 1. - Os qinqnios so inacumulveis. 2. - O adicional devido a partir do dia imediato quele em que o servidor completar o tempo de servio exigido. 3. - O servidor que exercer, cumulativa e legalmente, mais de um cargo, ter direito ao adicional relativo a ambos, no sendo permitida a contagem de tempo de servio concorrente. Art. 46 Os adicionais de insalubridade e periculosidade, sero devidos aos servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres, ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas, ou com risco de vida fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo conforme dispuser o PCS.

1. - O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa sua concesso. 2. - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade dever optar por um deles no sendo acumulveis estas vantagens. 3. - 0 adicional de periculosidade ser pago proporo de 30% (trinta por cento) do vencimento do cargo efetivo do servidor, enquanto que o adicional de insalubridade ser pago proporo de 30 (trinta), 20 (vinte) e 10 (dez) por cento do vencimento, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo, respectivamente. 4. - Haver permanente controle da atividade do servidor em operaes considerado insalubres ou perigosas ou em locais assim considerados. 5. - A servidora gestante ou lactante ser afastada enquanto durar a gestao e / ou a lactao, das operaes e locais de trabalho, aps avaliao do risco para o concepto, pela Junta Mdica do Municpio. 6. - Os locais de trabalho e os servidores que operam com raios-X ou substncias radioativas devem ser mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizantes no ultrapassem ao nvel mximo previsto na legislao prpria. Os servidores a que se refere este pargrafo devero ser submetidos a exames mdicos a cada seis meses. Art. 47 O adicional de frias independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das suas frias de trabalho, um adicional de um tero (1/3) da remunerao correspondente no perodo de frias. 1. - No caso do servidor exercer o cargo em comisso ou funo de confiana, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. 2. - Integra a remunerao para efeito de clculo do adicional de que trata este artigo, as vantagens percebidas pelo servidor, desde que auferidas durante, pelo menos, os seis meses que antecedem a concesso das frias. 3. - O servidor em regime de acumulao lcita perceber o adicional de frias correspondente remunerao de cada cargo exercido.

CAPTULO XVI - DA MELHORIA SALARIAL Art. 48Melhoria salarial a progresso de salrios concedidos aos servidores da Secretaria Municipal da Educao, em razo da progresso horizontal ou adicional de titularidade.

1. - Do adicional de titularidade: ser concedida ao servidor efetivo uma gratificao de incentivo funcional, mediante a apresentao de certificado ou certificados de aprimoramento, aperfeioamento profissional ou ps-graduao na rea educacional e/ou administrao escolar, a saber: I - Para concesso do adicional que trata o pargrafo supra, somente sero considerados os cursos com durao mnima de 40 horas, oferecidos na modalidade presencial ou distncia, no qual o servidor tenha obtido aproveitamento igual ou superior a 70 % (setenta por cento) e freqncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria total do curso. II - Os cursos devero ser ministrados por instituies de ensino oficial ou devidamente credenciados por rgo oficial. III - Para pleitear o adicional de titularidade, no pode o servidor utilizar o ttulo de que lhe tenha resultado concesso de enquadramento ou promoo vertical. IV - A concesso do adicional de titularidade ao servidor dar-se- mediante requerimento pessoal, comprovao dos cursos e ocorrer anualmente no ms de dezembro, por ato do Secretrio (a) da Educao Municipal. V - O adicional de titularidade ser calculado sobre o vencimento na referncia que o servidor ocupar, razo de: a) 5,0% (cinco por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas; b) 10,0% (dez por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 360 (trezentos e sessenta) horas; c) 15,0% (quinze por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 540 (quinhentas e quarenta) horas; d) 20,0% (vinte por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 720 (setecentos e vinte) horas; e) 25,0% (vinte e cinco por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 900 (novecentas) horas; f) 30,0% (trinta por cento) para curso ou cursos de durao total igual ou superior a 1080 (mil e oitenta) horas; g) 40,0% (quarenta por cento) para curso de ps-graduao stricto sensu em nvel de mestrado; h) 50,0% (cinqenta por cento) para curso de ps-graduao stricto sensu em nvel de doutorado. VI - Os totais de horas de que tratam os itens a, b, c, d, e, f; podero ser alcanados em 01 (um) s curso ou pela soma da durao de mais de um curso, desde que observado o limite mnimo previsto inciso I, supra citado. VII - As horas expressas nos itens de a at f em epgrafe, sero cumulativas, at no mximo de 1080 (mil e oitenta) horas e percentual de 30% (trinta por cento).

VIII - Os percentuais expressos nos itens g e h, no so cumulativos entre si, nem com os demais incisos epigrafados e tambm inciso III supra citado. IX O Adicional dever beneficiar os servidores descritos anteriormente; condicionada a existncia de dotao oramentria para tal fim.

CAPTULO XVII - DA PROGRESSO HORIZONTAL Art. 49Progresso horizontal caracterizada pela evoluo individualizada do servidor, quando da mudana de referncias de um padro para outro superior, progressivamente no mesmo cargo, seja ele de carreira ou cargo isolado; concedido ao servidor por antiguidade no mesmo cargo e classe, devendo ainda o servidor possuir avaliao positiva. 1. - O limite obrigatrio de toda progresso horizontal ser o salrio mximo da faixa salarial fixado para o cargo. 2. - A progresso horizontal s poder ocorrer de acordo com o disposto neste PCS; e somente far jus se no perodo, o servidor no houver sofrido pena disciplinar e sua avaliao for positiva. Art. 50A progresso horizontal dever ocorrer a todo servidor que dela faz jus, por antiguidade a cada 02 (dois) anos. Devendo obter resultado favorvel na avaliao de desempenho positiva nos ltimos 02 (dois) anos, no cargo e classe que ocupe. Art. 51Dever ser concedida 30 (trinta) dias aps a data em que o servidor completar 720 (setecentos e vinte) dias no cargo e classe. Art. 52A progresso horizontal dever beneficiar os servidores aptos de cada cargo e classe; condicionada a existncia de dotao oramentria para tal fim. Art. 53Ocorrendo empate na classificao da progresso horizontal e no havendo vagas no cargo e na classe a ser ocupada; ou dotao oramentria para pagamento, obedecer-se- ao disposto no Art. 38. Art. 54A progresso horizontal por antiguidade ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio do servidor na referncia da classe a que pertencer, e beneficiar o servidor que tiver maior tempo de efetivo exerccio na referncia da classe. 1. - Fica estabelecido como tempo de efetivo exerccio na referncia, aquele prestado pelo servidor a partir da data de sua incluso na referncia. 2. - A antiguidade na referncia ser computada a partir do enquadramento do servidor na referncia.

Art. 55- O custo financeiro decorrente de alterao funcional e melhoria salarial devero ser no mnimo o percentual de 02% (dois por cento), aprovado pelo Secretrio (a) da Educao.

CAPTULO XVIII - DA AVALIAO DE DESEMPENHO Art. 56Avaliao de desempenho o processo que tem por finalidade aferir de modo sistemtico, as diferenas individuais dos servidores na situao de trabalho, o cumprimento de suas atribuies; permitindo o seu desenvolvimento profissional, sob coordenao e orientao da Secretaria Municipal da Educao. Pargrafo nico - A avaliao ter como objetivos: I - Objetivo Geral Aprimorar o desempenho das atividades tcnicas administrativas da Secretaria Municipal da Educao, atravs da melhoria de produtividade dos recursos humanos disponveis, e ser feita de forma continua e formalizada periodicamente. II - Objetivos Especficos: a) Estabelecer critrios visando s promoes por merecimento previstos neste plano; b) Aferir o desempenho funcional, o progresso e o potencial de cada servidor; c) Identificar a necessidade de treinamento e aperfeioamento dos recursos humanos disponveis; d) Fornecer subsdio para remanejamento, aproveitamento do potencial de cada servidor; visando melhor

e) Detectar a aptido de cada servidor e a necessidade de sua integrao s atividades; f) Estimular a produtividade e a eficincia do servidor; g) Auxiliar na identificao dos casos de readaptao profissional. Art. 57A Secretria Municipal da Educao dever num prazo de 90 (noventa) dias aps a implantao do Plano de Cargos e Salrios, convocar, estruturar, instituir e dar competncia Comisso de Avaliao de Desempenho Positiva. Art. 58A comisso de avaliao ser exercida por 05 (cinco) servidores designados pelo (a) Secretrio (a) da Educao. Art. 59A comisso de avaliao ter a seguinte competncia:

I - Elaborar o instrumento para avaliao de desempenho positiva individual dos servidores da Secretaria Municipal da Educao, com a aprovao do Secretrio (a) da Educao. II - O instrumento institudo ser o apurador da progresso e promoo do servidor. III - Apreciar e desenvolver os mtodos de avaliao, promovendo seu aperfeioamento e correo. IV - Avaliar e julgar todas reclamaes, apresentadas pelos servidores, propondo as medidas necessrias para as retificaes, alteraes e novas implementaes. V - Preparar e encaminhar em pocas prprias, ao Secretrio (a) da Educao, os resultados apurados nas avaliaes. VI Estabelecer os regulamentos posteriores, instrumentalizao da avaliao, mantendo-as atualizadas. para efetivar a

Art. 60Todos os servidores concorrero progresso ou promoo, at mesmo aqueles afastados, de licenas, que se encontram amparados pelo contido no Art. 71 e Art. 123; conforme procedimentos especficos regulamentados pela comisso de avaliao. Art. 61A comisso de avaliao dever responder diretamente ao (a) Secretrio (a) da Educao.

CAPTULO XIX - DA LOTAO DE PESSOAL Art. 62O servidor, a ser admitido, ser lotado em uma das unidades administrativas ou escolares, a critrio da Secretaria Municipal da Educao, que verificar prioritariamente se existem vagas prximas s suas residncias. 1. - O profissional da educao poder ter a sua carga horria cumprida em uma ou mais unidades escolares. 2. - O profissional da educao no exerccio de atividades de suporte pedaggico direto poder ser lotado nas diversas unidades da Secretaria Municipal da Educao e dar assistncia s unidades escolares. Art. 63As remoes e transferncias posteriores, de uma unidade administrativa ou escolar para outra, ocorrero sempre que houver necessidade ou interesse do servio, por parte da Secretaria Municipal da Educao; e desde que hajam vagas correspondentes, constante do plano de lotao.

Art. 64Permitir-se- 01 (um) remanejamento anual de uma unidade administrativa ou escolar, para outra no perodo do recesso escolar (dezembro / janeiro), por solicitao do servidor, desde que no conflite com o programa de trabalho da Secretaria Municipal da Educao, respeitados o quantitativo constante do plano de lotao; ou quantas vezes se fizerem necessrio, conforme determinao da Secretaria Municipal da Educao.

CAPTULO XX DA MOVIMENTAO DE PESSOAL Art. 65A remoo consiste no ato administrativo que implique no remanejamento do servidor de um setor para outro e que no resulte em mudana de domiclio e, ainda, no venham direta ou indiretamente causar-lhes perdas pecunirias. Art. 66A remoo s poder ocorrer em estrita obedincia s normas e procedimentos referentes ao processo de provimento de vaga e com a anuncia das chefias e aprovao das reas envolvidas. Art. 67A remoo consiste no ato administrativo que implique na movimentao do servidor e que nem sempre resulta na mudana de domiclio e, ainda, no venha direta ou indiretamente causar-lhe prejuzos. Pargrafo nico - A remoo poder ser por necessidade de atendimento de servio da Secretaria Municipal da Educao ou por interesse do servidor, podendo ser em carter provisrio ou permanente. Art. 68A remoo somente ser feita de conformidade com o plano de lotao, obedecendo s necessidades do local e qualificao do servidor a ser transferido; e ainda resguardado as disposies do Art. 64. CAPTULO XXI - DA DISPOSIO DO SERVIDOR Art. 69Disposio a liberao do servidor para trabalhar em rgo da Administrao Pblica, diferente da origem do seu contrato de trabalho. Pargrafo nico - Essa disponibilidade somente poder ser concedida se o perodo mximo no ultrapassar a 03 (trs) anos. Art. 70As disposies na Secretaria Municipal da Educao somente sero procedidas em estrita observncia legislao vigente, e a premente necessidade ou urgncia da execuo dos servios na Secretaria da Educao, assegurados os direitos do servidor, enquanto estiver nessa situao.

Art. 71Poder ser concedida de conformidade com as normas da Secretaria Municipal da Educao licena para tratar de interesses particulares, sem remunerao, mediante cumprimento / pagamento das obrigaes previdencirias pelo prprio servidor. CAPTULO XXII - DO REGIME DISCIPLINAR Art. 72funcional: ISo deveres bsicos dos servidores de qualquer categoria

Zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado;

II Apresentar-se ao trabalho devidamente composto, e uniformizado, quando for o caso; III Providenciar para que sejam devidamente atualizadas, as informaes referentes a seu endereo, declaraes de famlia e outros dados relativos as suas situaes funcionais; IV Observar atentamente as normas de medicina e segurana do trabalho;

VPrestar contas de adiantamentos recebidos nos limites de tempo, e de acordo com o previsto nas normas respectivas; VI VII Cumprir fielmente as normas expressas neste PCS; Apresentar-se ao trabalho dentro do horrio estabelecido;

VIII - Primar pela honestidade, bom senso e zelo no desempenho de suas atividades; IX - Oferecer sugestes, visando ao melhor desempenho dos servios na Secretaria Municipal da Educao; X - Zelar pela elevao do nome da Secretaria Municipal da Educao no conceito pblico; cuidar e contribuir com a boa imagem da Secretaria Municipal da Educao e dos seus colegas de trabalho, tratando-os com urbanidade, humanidade e respeito; XI - No fazer uso de bebida alcolica e to pouco outras drogas ilcitas durante o expediente; XII - Guardar sigilo em relao a terceiros ou a estranhos, sobre assuntos de que venha a ter conhecimento atravs do exerccio de suas funes, sendo tico; XIII - Manter conduta e disciplina, de modo a no prejudicar o ambiente de trabalho, e a moralidade administrativa;

XIV - Quando determinado pela Secretaria Municipal da Educao, freqentar cursos de aperfeioamento e especializao profissional legalmente institudo, correndo as despesas por conta da Secretaria Municipal da Educao; XV - Exercer com zelo e dedicao as atribuies legais e regulamentares inerentes ao cargo ou funo; XVI - Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; XVII - Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; XVIII - Atender com presteza ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, salvo as protegidas por sigilo. XIX - Procurar manter-se atualizado quando aos avanos tecnolgicos e mtodo lgicas de trabalho, que possam facilitar e contribuir de forma positiva para o exerccio de sua funo. XX Empenhar-se pela educao integral dos alunos.

XXI - Tratar os educandos e suas famlias com urbanidade e sem preferncia. XXII - Aplicar, em constante atualizao, os processos e educao e aprendizagem que lhe forem transmitidos. XXIII - Comparecer s comemoraes cvicas e participar das atividades extracurriculares. XXIV - Estimular nos alunos a cidadania, a solidariedade humana. XXV - Levar ao conhecimento da autoridade superior competente as irregularidades de que tiver conhecimento em razo do cargo ou da funo docente. XXVI - Atender prontamente s requisies de documentos, informaes ou providncias que lhe forem formuladas pelas autoridades e pelo pblico. Art. 73So deveres dos ocupantes de funes de coordenao, direo ou chefia, alm dos supracitados, os seguintes: ICuidar da manuteno da disciplina e da ordem; superviso,

II Zelar pelo fiel cumprimento das diretrizes traadas pela Secretaria Municipal da Educao; III Orientar seus subordinados na execuo dos servios, com pratividade e esmero; IV - Criar e manter, no grupo que dirige, ambientes sadios, livres de tenses e/ou atritos pessoais;

V-

Fazer cumprir as normas de medicina e segurana do trabalho;

VI - Comunicar a Secretrio (a) da Educao, quando for necessria, a irregularidade havida em servio; VII Propor a aplicao de penalidades. proibido ao servidor de qualquer categoria: Praticar qualquer ato contrrio moral, disciplina e

Art. 74Isubordinao;

II Referir-se de modo depreciativo a quaisquer atos da administrao ou induzir colegas ao descumprimento de tarefas que lhe tenham sido atribudas; III Participar da administrao ou de sociedade de empresas, que negociem com a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia, ou constituir-se seu bastante procurador; IV trabalho; Promover manifestaes de apreo ou desapreo no local de

VRegistrar carto, folha de ponto, ou outro mtodo de aferio de presena, de outro servidor ou viciar a apurao correta de freqncia; VI Retirar do lugar prprio, sem prvia autorizao da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da Secretaria Municipal da Educao, ou de suas unidades vinculadas; VII Valer-se da funo ou cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da mesma; VIII Exercer atividade de natureza dependncias da Secretaria Municipal da Educao; poltico partidria em

IX Dedicar-se a assuntos particulares durante o horrio de trabalho, salvo quando expressamente autorizado; XUtilizar sem autorizao, materiais, ferramentas, objetos ou oficinas da Secretaria Municipal da Educao, para fabricar peas e objetos, ou promover consertos de natureza particular; XI Praticar comrcio de compra e venda de bens e servios, ou jogos de azar dentro de qualquer recinto da Secretaria Municipal da Educao ou, mesmo externamente, quando uniformizado; XII Receber propinas, comisses, presentes ou quaisquer outras vantagens em razo de suas atribuies; XIII Divulgar boatos, notcias falsas ou alarmistas, capazes de levar os servidores a uma situao de intranqilidade e tenso;

XIV Portar arma nos locais de trabalho, salvo no exerccio da funo de vigilante em seu horrio de trabalho; XV Praticar usura em qualquer de suas formas;

XVI Faltar exata prestao de contas dos valores e objetos confiados, sob sua responsabilidade; XVII Embriagar-se, envolver-se em conflitos ou demonstrar, publicamente, conduta escandalosa no ambiente de trabalho ou, mesmo externamente, quando uniformizado, ressalvados os casos comprovados de doena (alcoolismo), que tero auxlio no tratamento e afastamento prvio de suas atividades; XVIII - Agredir fsica ou moralmente, qualquer colega, subordinado ou superior, em servio ou, ainda, fora dele, por motivo relacionado com o servio; XIX Comentar com pessoas estranha da Secretaria Municipal da Educao, fora dos casos previstos, o desempenho de encargos que lhe so inerentes ou a seus subordinados; XX Adotar falsa identidade ou prestar informaes no verdadeiras;

XXI Exercer no ambiente de trabalho, pregaes ou atos de cunho religioso, que possa constranger / inibir ou agredir as crenas dos demais membros da Secretaria Municipal da Educao; XXII Opor resistncia injustificada ao andamento de documentos, processos ou execuo de servios; XXIII Atribuir a outro servidor, funes ou atividades diferentes as definidas nos cargos ou funes que ocupa, exceto em situao de emergncia e transitoriedade; XXIV Abandonar o cargo e funes, sem devida justificativa;

XXV - Agir com desdia e/ou improbidade administrativa; XXVI - Falsificar para si ou para outrem, no todo ou em parte, qualquer documento, ou alterar documento verdadeiro; XXVII Fazer uso de qualquer documento falsificado ou alterado para obter vantagens ou ingresso no servio pblico; XXVIII Coagir ou aliciar subordinado, servidor ou aluno com objetivo de natureza poltico - partidria; XXIX Deixar de prestar contas quando estiver obrigado a faz-lo;

XXX - Frustrar a licitude de concurso pblico;

XXXI XXXII -

Faltar verdade, no exerccio de suas funes; Omitir, por malcia:

a) A deciso dos assuntos que lhe forem encaminhados; b) A apresentao ao superior hierrquico, em 24h (vinte e quatro horas), das queixas, denncias, representaes, peties ou recursos que lhe chegarem, se a soluo dos casos no estiver a seu prprio alcance; c) O cumprimento de ordem legtima. XXXIII Fazer acusao que saiba se infundada, atravs de queixa, denncia verbal ou escrita e representao; XXXIX Adquirir para revender, na escola ou aos alunos, livros e materiais de ensino ou quaisquer outras mercadorias; XL Esquivar-se a: a) Quando comunicado em tempo hbil, providenciar a inspeo mdica de subordinado que haja faltado ao servio por motivo de sade; b) Prestar informaes sobre funcionrio em estgio probatrio; c) Comunicar, em tempo hbil, ocorrncia de que tenha notcia capaz de afetar a normalidade do servio. XLI Representar contra superior sem observar as prescries legais;

XLII Fazer circular ou subscrever lista de donativos no local onde desempenha a funo; XLIII Praticar o anonimato para qualquer fim;

XLIV No se apresentar ao servio, sem motivo justo, ao fim de licena para tratar de interesse particular, frias, cursos ou dispensa para participao em congresso, bem como depois de comunicado expressamente que qualquer delas foi interrompida por ordem superior; XLV - Permutar tarefa, trabalho ou obrigao, sem expressa permisso da autoridade competente; XLVI - Desrespeitar ou procrastinar o cumprimento de ordem ou deciso judicial; XLVII Negligenciar no uso e na guarda de objetos pertencentes Secretaria Municipal da Educao os quais lhe tenham sido confiados, possibilitando a sua danificao ou extravio;

XLVIII XLIX -

Influir para que terceiro intervenha em sua progresso e remoo; Retardar o andamento de processo do interesse de terceiros;

LReceber gratificao por servio extraordinrio que no tenha efetivamente prestado; LI Abrir ou tentar abrir qualquer dependncia da repartio fora do horrio do expediente, se no tiver para tanto sido autorizado pela autoridade competente; LII LIII Fazer uso indevido de viaturas e materiais do servio pblico; Extraviar ou danificar artigos de uso escolar;

LIV Deixar de aplicar penalidades merecidas, quando forem de sua competncia, a servidor ou, em caso contrrio, deixar de comunicar o fato autoridade competente; LV Abandonar, sem justa causa, o exerccio do magistrio;

LVI Transgredir os preceitos contra os costumes, atravs da prtica de atos infames, que o incompatibilizem com a funo de educar; LVII Assumir qualquer tipo de comportamento que envolva recusa dolosa do cumprimento das leis e revele incapacidade de bem educar, com dedicao e probidade; LVIII LIX Praticar qualquer crime contra a administrao pblica; Dilapidar o patrimnio ou lesar os cofres pblicos;

LX Praticar ato de enriquecimento ilcito e de improbidade administrativa, previsto na Lei Federal n 8.429/92 ou qualquer outro diploma legal federal. Art. 75So responsabilidades e o servidor responde civil, penal e funcionalmente pelo exerccio irregular de suas atribuies por: IA responsabilidade civil decorre de procedimento: doloso ou culposo, que importa em prejuzo Secretaria Municipal da Educao ou a terceiros; II A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes previstos no Cdigo Penal, Lei das Contravenes Penais, Lei de Segurana Nacional e Legislao Complementar; III A responsabilidade funcional resulta de atos praticados ou omisses havidas no desempenho das atribuies ou funo prejudiciais Secretaria Municipal da Educao.

CAPTULO XXIII - DO SISTEMA DE REMUNERAO Art. 76 a importncia fixa estipulada para cada referncia, que paga, em moeda corrente, ao servidor no efetivo exerccio do cargo de que titular, pelo desempenho de suas atribuies especficas. 1. - Os salrios da Secretaria Municipal da Educao so fixados pelo (a) Secretrio (a) da Educao, observada a legislao pertinente, atravs de Projeto de Lei para ser submetido aprovao do Chefe do Poder Executivo Municipal. 2. - Salrio base dos cargos permanentes dos diferentes nveis, condicionada ao grupo ocupacional a que pertena, sendo definida uma faixa salarial variando entre um valor mnimo estabelecido para os cargos que cresce em propores percentuais fixas, entre uma referncia e a seguinte, at atingir o valor mximo fixado, em consonncia com a poltica salarial da Secretaria Municipal da Educao e observando o comportamento do mercado de trabalho. A posio relativa de cada cargo na classificao resultado da ponderao dos fatores bsicos, tendo em vista a sua importncia em termos organizacionais. 3. - Os componentes do sistema de remunerao adotados na Secretaria Municipal da Educao so: a) - Salrio Base; b) - Progresso horizontal; c) - Gratificao adicional por tempo de servio Qinqnio; d) - Gratificao Adicional de Titularidade; e) - Gratificao para Docncia; f) - Adicional de Prestao de Servio Extra. CAPTULO XXIV - DA ESTRUTURA DE SALRIOS

Art. 77A Estrutura de Salrios dos cargos de carreira constantes deste plano constituda de 04 (quatro) nveis. Pargrafo nico Os servidores constantes dos quadros funcionais da Secretaria Municipal da Educao, de acordo com sua especialidade, ser classificado em quatro grandes grupos: a) - GRUPO PROFISSIONAL DE NIVEL SUPERIOR b) - GRUPO OCUPACIONAL TCNICO PROFISSIONAL c) - GRUPO DE SUPORTE OPERACIONAL E GESTO d) - GRUPO DE APOIO

Art. 78salarial.

Cada classe contm de um a mais cargos com o mesmo padro

1. - A partir da faixa salarial inicial, as faixas horizontais subseqentes, dentro de uma mesma classe, tero sempre um acrscimo percentual de 02% (dois por cento) sobre o valor da anterior. 2. - A progresso horizontal ou acesso funcional do servidor ocorrer por antiguidade, com obrigatoriedade da avaliao de desempenho positiva. 3. - A progresso horizontal por antiguidade automtica, independe de requerimento do interessado. 4. - A promoo vertical ou reenquadramento funcional se dar por meio da avaliao de desempenho positiva do servidor e/ou quando este preencher as exigncias contidas na descrio de cargos. 5. - Os salrios dos servidores da Secretaria Municipal da Educao sero sempre fixados pelo Secretrio (a) da Educao, em deliberao prpria, de forma que no cause distoro de salrios em nenhum nvel. 6. - Fixao de um salrio padro por grupo funcional. 7. - Aps fixao do salrio padro, este servir de referncia para as tabelas e progresses. 8. - A Secretaria Municipal da Educao contar com dois tipos diferentes de tabelas: IPara cargos efetivos; II Para cargos comissionados, compete ao Secretrio (a) da Educao promover o enquadramento dos atuais servidores; Art. 79Ser de 02 (dois) em 02 (dois) anos; o interstcio para progresso horizontal por antiguidade, considerando o ano como perodo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Pargrafo nico - Sero computados para efeito de progresso, o tempo efetivo de atividade na Secretaria Municipal da Educao, contado a partir das datas dos reenquadramentos assegurados neste PCS e admisses posteriores aprovao deste PCS. Art. 80A promoo vertical, ser apurada de acordo com a prova de ttulos e avaliao de desempenho positiva, que ocorrer anualmente em dezembro, com interstcio de 01 (um) ano de reenquadramento ou admisso no novo cargo e classe; obedecendo ao nmero de vagas existentes no quadro de lotao da Secretaria Municipal da Educao.

1. - O servidor ter direito progresso vertical se j houver completado 01 (um) ano de efetivo exerccio no padro do cargo e classe ocupada. 2. - A promoo vertical dever ser concedida aos servidores que por ordem de classificao obtiverem os melhores resultados nas provas de ttulos e real desempenho de suas atribuies na Secretaria Municipal da Educao verificado atravs da avaliao de desempenho positiva. 3. - A promoo vertical, ser conferida ao servidor a partir da data de seu reenquadramento, no cargo e classe, anualmente, 90 (noventa) dias aps sua data base; sendo que essas vantagens pecunirias lhes sero devidas / pagas nesta mesma data. Art. 81As vantagens pecunirias decorrentes das progresses horizontais por antiguidade sero computadas e pagas ao servidor a partir do ms subseqente a data em que completa 02 (dois) anos de efetivo exerccio no cargo e classe. Art. 82O sistema de avaliao de desempenho positiva, servir para medir de forma sistemtica e peridica, com regras previamente definidas e uniformes, o desempenho funcional dos servidores da Secretaria Municipal da Educao, em especial, daqueles que ocupam os cargos de um mesmo nvel salarial, levando-se em conta o desempenho alcanado individualmente pelo seu ocupante. 1. - No alcanada a pontuao mnima, somente no prximo perodo o servidor ter uma nova avaliao e oportunidade de ser promovido. 2. - O avaliador no poder deixar-se influenciar por sentimentos pessoais com relao ao avaliado, devendo ter sempre em mente que a avaliao deve ser realizada de forma justa por parte do superior hierrquico, com base nica e exclusivamente no desempenho profissional. Art. 83A avaliao dos servidores da Secretaria Municipal da Educao ser individualizada e se dar ao final de cada ano, atravs do preenchimento e anlise de formulrio, destinado a avaliar o desempenho (potencial e o mrito), de cada servidor, coordenado por uma comisso de avaliao de desempenho, cujos resultados serviro para promoo, pelo critrio da avaliao de desempenho positiva, a cada 01 (um) ano de efetivo exerccio no cargo e classe.

CAPTULO XXV - DA FREQNCIA E DA JORNADA DE TRABALHO Art. 84Freqncia e pontualidade dos servidores sero aferidas pelo registro dirio do seu comparecimento ao servio, atravs de instrumento determinado pela Coordenadoria Administrativa da Secretaria de Educao. Art. 85Os ocupantes de chefias com cargos em comisso podero ser dispensados do registro de freqncia, a critrio do Secretrio (a) da Educao.

Art. 86A Secretaria Municipal da Educao adotar, segundo a sua convenincia e legislao pertinente, para queles que lhes prestam servios, uma jornada de trabalho com 20, 30 e 40 (vinte, trinta e quarenta) horas semanais nas unidades escolares, e em (30) trinta ou 40 (quarenta) horas semanais, nos nveis administrativos, com vencimento correspondente respectiva jornada. Pargrafo nico - A jornada de trabalho do professor que acumule cargo no Municpio de Aparecida de Goinia, ser de no mximo 30 (trinta) horas semanais em cada cargo. Art. 87Havendo convenincia, interesse mtuo, e consentimento das partes, mediante requerimento por escrito do servidor, a jornada de trabalho poder ser reduzida, com salrio proporcional mesma; ou quando no houver mais necessidade ou interesse por parte da Secretaria Municipal da Educao, em razo de extino de turma, turnos, cursos ou fechamento de escola.

CAPTULO XXVI - DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Os atuais servidores da Secretaria Municipal da Educao ficam Art. 88devidamente enquadrados nos cargos nominalmente descritos no Quadro de Cargos de Carreira (Anexo IV), deste PCS, em suas respectivas estruturas funcionais estabelecidas nos Anexos II e III, deste PCS, bem como na forma descrita nos Arts. 51 a 56, deste plano. Art. 89Para efeito do enquadramento dos atuais servidores da Secretaria Municipal da Educao, dispensar-se- o requisito grau de escolaridade, desde que estejam no exerccio efetivo das funes assemelhadas s do cargo a serem enquadrados (Anexo IV), isto nos prximos 02 (dois) anos, aps a aprovao do PCS. Art. 90Nos enquadramentos esto assegurados aos atuais servidores da Secretaria Municipal da Educao, os direitos adquiridos at a presente data sendo, os adicionais por tempo de servio (qinqnio) e progresso horizontal, j integralizado na remunerao, concedidos anteriormente pelo Secretrio (a) da Educao e demais benefcios e vantagens constantes neste plano. Art. 91O enquadramento entra em vigor a partir da homologao pela Cmara de Vereadores da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia e sano do Prefeito Municipal, e assegura, no mnimo, a cada servidor, a integralizao das parcelas do salrio atual, mais o qinqnio e a progresso horizontal, cujo resultado acarretar o enquadramento na classe e faixa salarial equivalente. Pargrafo nico - O enquadramento nunca ser inferior, ao valor e nvel ocupado, ser sempre igual ao primeiro, segundo, terceiro, quarto e assim, sucessivamente.

Art. 92Aprovado o enquadramento do pessoal, dar-se- cincia individualizada aos servidores. Art. 93Caber ao servidor que se julgar prejudicado com o enquadramento, o direito de requerer reviso do ato que o enquadrou, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data que teve cincia, cujos pedidos de reviso sero avaliados e definidos pelo (a) Secretrio (a) Municipal da Educao, aps instruo de processo prprio e parecer da Procuradoria Municipal. Art. 94Decorrido o prazo estabelecido neste PCS, para enquadramento e implementao, no caber ou ser acolhido qualquer pedido de reviso. Art. 95Com a aprovao deste PCS fica automaticamente revogado qualquer ato anterior e/ou disposio contrria. CAPTULO XXVII - BENEFCIOS E VANTAGENS Art. 96Vantagens dos benefcios para a Secretaria Municipal da Educao demonstrar as diretrizes e os propsitos da Secretaria Municipal da Educao elevando a motivao dos servidores, reduzindo a rotatividade e o absentesmo, elevando a lealdade para com a Secretaria Municipal da Educao, aumentando o bem-estar do servidor, aumentando a produtividade, reduzindo tambm as queixas e insatisfaes dos servidores. Art. 97Vantagens dos benefcios para os servidores contribuir para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual, reduzindo o sentimento de insegurana, melhorando as relaes com a Secretaria Municipal da Educao, proporcionando oportunidades adicionais para assegurar a melhoria da qualidade de vida e o relacionamento social entre os servidores. Art. 98A Secretaria Municipal da Educao manter para seus servidores, dentre outros que vierem a ser estabelecidos segundo as normas regulamentares legais, benefcios e vantagens, caracterizadas como salrios / remuneraes indiretas. Art. 99Os benefcios e vantagens constantes deste plano podero ser alterados mediante acordos coletivos, bem como em decorrncia de possveis alteraes do Estatuto dos Servidores do Magistrio da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia, estando em vigor os seguintes: IAUXLIO DE DIFCIL ACESSO A Secretaria Municipal da Educao fornecer auxlio de difcil acesso, aos seus servidores ativos que utilizarem efetivamente despesas de deslocamento residncia-trabalho e vice versa, devidamente comprovado o gasto com mais de uma passagem diria.

II GRATIFICAO DE INTERINIDADE Ao servidor expressamente designado, por ato do Secretrio (a) da Educao, para exercer em carter provisrio, ou em substituio de titular, funo gratificada de chefia ou de assessoria superior, ser devido o pagamento do valor correspondente respectiva funo, enquanto durar a designao. III LICENA CASAMENTO O servidor da Secretaria Municipal da Educao que vier a contrair casamento far jus licena casamento pelo perodo de 08 (oito) dias corridos contados da data do casamento civil e ou religioso, que ser concedida mediante a apresentao da certido respectiva junto rea de recursos humanos. IV - LICENA FUNERAL Ocorrendo o falecimento do cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou dependente legalmente constitudo, o servidor da Secretaria Municipal da Educao, far jus licena funeral, correspondente a 05 (cinco) dias teis, contados da data do bito, que ser concedida mediante a apresentao da respectiva certido de bito rea de recursos humanos. VLICENA NASCIMENTO Ocorrendo o nascimento de um filho, o servidor do sexo masculino da Secretaria Municipal da Educao far jus licena nascimento, correspondente a 05 (cinco) dias corridos, contados da data do nascimento ou adoo legal, que ser concedida mediante a apresentao da respectiva certido de nascimento rea de recursos humanos. VI - AUXLIO DE SADE O auxlio sade devido ao servidor licenciado por motivo de acidente em servio, doena profissional ou molstia grave (ex. cncer e AIDS) especificada em lei, com base nas concluses de junta mdica oficial. Esse auxlio ser concedido aps cada 06 (seis) meses consecutivos de licena, at o mximo de 24 (vinte e quatro) meses, em importncia equivalente a um ms da remunerao do cargo. VII - REMUNERAO POR SERVIOS EXTRAORDINRIOS Os servios extraordinrios que vierem a serem realizados por servidores da Secretaria Municipal da Educao, sero remunerados com acrscimo de percentual sobre o valor da hora normal, conforme conveno coletiva do sindicato da categoria; caso no haja especificao na conveno coletiva o valor ser determinado pela Secretaria Municipal da Educao, aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal. VIII - ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO A cada 05 (cinco) anos trabalhados o servidor adquire o direito de um acrscimo de 05% (cinco por cento) sobre o salrio base que ser sempre cumulativo, a ttulo de qinqnio. A apurao do qinqnio ser feita em dias e o total convertido em anos, estes sempre considerados como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. O adicional ser sempre atualizado automaticamente, acompanhando as modificaes do seu vencimento, sendo incorporado ao vencimento ou remunerao para todos os efeitos legais, salvo para clculo de outro adicional.

IX PROGRESSO HORIZONTAL A cada 02 (dois) anos trabalhados o servidor adquire o direito de um acrscimo de 02% (dois por cento) sobre o salrio base e qinqnio, que ser sempre cumulativo. XCONCESSO DE UNIFORMES / EPI A Secretaria Municipal da Educao fornecer, segundo as normas regulamentadoras, uniformes e Equipamentos de Proteo Individuais (EPI), e segundo condies oramentrias e a seu critrio, uniformes apropriados para o trabalho aos servidores que se enquadrem nas seguintes situaes, alm de outras que vierem a ser estabelecidas: a) b) c) d) e) f) g) Pessoal da manuteno; Pessoal de limpeza; Recepcionista; Dentistas, mdicos, enfermeiras, tcnicos da rea de sade; Merendeiras e Auxiliar de Merendeira; Motoristas; Secretria Executiva.

Obs.: De acordo com a Lei n 6514, de 22/12/77, que criou as normas regulamentadoras das atividades de Segurana e Medicina do Trabalho, e Portaria n 3214 de 08/06/78 que aprovou as Normas Regulamentadoras, dente elas a NR-06, que estabeleceu no seu item 6.2 a obrigatoriedade da distribuio gratuita dos EPIs e EPCs aos servidores, bem como a obrigatoriedade do seu uso e no item 6.7.1 obrigando o servidor a us-lo para a finalidade a que se destina, responsabilizando-o pela guarda e comunicao quando ele se tornar imprprio ao uso. XI - LICENA PARA APRIMORAMENTO PROFISSIONAL A licena para aprimoramento profissional, concedida pelo Secretrio (a) da Educao, consiste no afastamento do servidor, sem prejuzo do vencimento ou da remunerao, para freqentar curso de aperfeioamento, mestrado ou doutorado. a) O curso a ser freqentado deve ser reconhecido e oferecido por instituio oficial ou credenciada; devendo ser entregue semestralmente na Secretaria Municipal da Educao declarao de freqncia do servidor. b) Para obteno da licena: O servidor deve ter no mnimo 05 (cinco) anos de atividade na Secretaria Municipal de Educao; necessrio que o pedido esteja instrudo com o ttulo de habilitao especfica e com o comprovante de inscrio ou habilitao no respectivo processo de seleo; No se admitiro, na mesma unidade escolar, licenas simultneas; No caso de mais de 01 (um) interessado, ser deferido o pedido do servidor que tenha maior tempo no servio pblico municipal, avaliaes positivas e dotao oramentria.

c) A licena somente poder ser deferida se, ao pleite-la, o servidor se comprometer por escrito a retornar a Secretaria Municipal de Educao aps o seu trmino e nele permanecer pelo menos por prazo igual ao da durao do curso ou a restituir, com atualizao monetria, os vencimentos e as vantagens que houver percebido durante o afastamento, em caso de desistncias ou descumprimento da obrigao assumida.

CAPTULO XXVIII - DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Art. 100A Secretaria Municipal da Educao disponibilizar, como atividade permanente, o Programa de Formao Contnua em Servio, tendo como objetivo: ICriar e desenvolver mentalidade, hbitos e valores necessrios ao digno exerccio do cargo por parte dos seus servidores; II - Incrementar a produtividade e criar condies para o constante aperfeioamento dos seus servidores, para melhor execuo dos servios, de forma a propiciar a eficincia, eficcia e efetividade; III - Integrar, reintegrar e atualizar os servidores, visando os fins da Secretaria Municipal da Educao como um todo; IV - Capacitar os recursos humanos disponveis, de forma a prepar-los para o desempenho dos papis que lhes so definidos; V - Possibilitar a disponibilidade de mo-de-obra especializada em todos os nveis da Secretaria Municipal da Educao, levando em conta os nveis gerenciais, administrativo, tcnico e operacional. VI - O programa de formao contnua em servio ser objeto de planejamento integrado em relao a cada carreira e destas em relao a outras. VII - O programa de formao contnua em servio ser elaborado anualmente a tempo de se prover, no oramento da Secretaria Municipal da Educao, os recursos indispensveis sua implementao. VIII - O programa de formao contnua em servio dever estabelecer treinamentos especficos, sempre de carter objetivo e prtico, e ser ministrado diretamente pela Secretaria Municipal da Educao, podendo esta recorrer a servios de consultoria especializada, prestada por empresas pblicas, privadas ou entidades que se dediquem a este fim.

IX - Os servidores inscritos ou designados para participarem de atividades do programa de formao contnua em servio, sero obrigados a faz-lo, sob pena de anotao na ficha funcional, se no o fizer, ser considerado como fator de avaliao por merecimento, como interesse, para fins de progresso ou promoo.

CAPTULO XXIX - IMPLANTAO DO PLANO DE CARGOS E SALRIOS Art. 101A implantao do Plano de Cargos e Salrios ser feita aps a devida anuncia do (a) Secretrio (a) da Educao, condicionada aprovao pela Cmara de Vereadores, e devidamente sancionada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Art. 102Dentre outras medidas a serem fixadas pelo (a) Secretrio (a) da Educao, para a implantao do presente plano, devero ser observadas as seguintes etapas: plano. IA correlao entre a estrutura ocupacional atual e a constante deste

II Os ocupantes de cargos transformados, modificados ou criados; sero enquadrados em cargos correlatos ou novos, obedecidas s especificaes exigidas para o cargo. III O enquadramento dos atuais servidores da Secretaria Municipal da Educao, na estrutura de cargos e salrios objeto deste PCS, far-se- rigorosamente no grupo ocupacional e classe a que corresponder o cargo transformado, modificados ou novo na data da aprovao do PCS, assegurando-se a irredutibilidade do salrio. IV - Por ocasio do enquadramento, o servidor firmar "Termo de Opo", concordando com o enquadramento proposto. VO servidor que no assinar o "Termo de Opo", permanecer sujeito ao quadro de cargos e salrios em vigor na data da aprovao de implantao; ficando assegurada ao servidor a possibilidade de optar pelo PCS, por um perodo igual a 01 (um) anos, desde que ele atenda as especificaes exigidas para o cargo. CAPTULO XXX - DOS CARGOS A SEREM EXTINTOS QUANDO VAGAR Art. 103Os ocupantes do cargo de Analista de Cultura e Desporto, permanecero sob regime anterior j estabelecido, assegurando os direitos que lhes so devidos e, o cargo de Profissional da Educao I Especial ser extinto quando vagar.

CAPITULO XXXI - DAS IMPLEMENTAES E MODIFICAES NO PCS Art. 104A atualizao ou alterao de quaisquer partes do plano, no poder ser efetivada sem levar em conta os propsitos iniciais estabelecidos, metodologia de elaborao e filosofia de suas diretrizes fundamentais. Art. 105No presente plano, a classificao dos cargos foi feita com a utilizao de instrumentos de avaliao e de critrios que no podem ser alterados, sob pena de invalidar todo o sistema. Ocorrendo a necessidade da introduo de novos cargos ou alterao dos existentes, dever, obrigatoriamente, ser seguido o mesmo procedimento inicial. Art. 106Todas alteraes devem se fundamentar em estudos e anlises, no podendo ser introduzidas modificaes de carter provisrio ou passageiro, a fim de no distorcer o sistema como um todo. Art. 107A introduo de um novo cargo somente ocorrer mediante sua especificao, atravs de criterioso levantamento das atribuies a serem executadas, avaliaes dos mesmos fatores estabelecidos no manual de avaliao de cargos que faz parte integrante deste plano. Art. 108A alterao de um cargo constante do plano, dever ser precedida da anlise, avaliao e atualizao dos documentos oficiais da Secretaria Municipal da Educao; sendo sua atribuio exclusiva proceder tais alteraes. Art. 109Quaisquer alteraes das tabelas de salrios que implicarem em modificaes de carter financeiro, devero ser previamente, submetidas aprovao do Secretrio (a) da Educao, exceto aquelas decorrentes de acordo coletivo ou as que so estabelecidas em lei, aprovadas pela Cmara de Vereadores da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia e sancionadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Art. 110Os quantitativos globais existentes para cada carreira de cargos e para cada cargo isolado constantes no plano de lotao somente podero ser alterados mediante estudo prvio e devidamente comprovadas suas reais necessidades para a Secretaria Municipal da Educao. Em se tratando de aumento do quantitativo de pessoal, observar-se- a capacidade oramentria da Secretaria Municipal da Educao. CAPITULO XXXII - DO QUADRO TRANSITRIO Art. 111Compem o quadro transitrio, os servidores que no firmarem "Termo de Opo"; os que no preencherem as especificaes estabelecidas para enquadramento em cargos novos ou correlatos constantes deste plano e os ocupantes dos cargos em extino.

IO quadro transitrio temporrio e ser extinto na medida em que forem vagando os cargos. II Em hiptese alguma poder ocorrer admisso e reclassificao no quadro transitrio. III Os ocupantes do quadro transitrio ficaro sujeitos ao quadro de cargos e salrios em vigor na data de aprovao deste plano, ficando os seus direitos assegurados. IV - Os ocupantes do quadro transitrio estaro sujeitos aos mesmos deveres e regulamentos deste plano.

CAPITULO XXXIII - DO ENQUADRAMENTO Art. 112O enquadramento far-se- conforme resoluo a ser baixada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, devendo ser obedecidos os preceitos da legislao e os fundamentos descritos neste Plano de Cargos e Salrios.

CAPITULO XXXIV - DA ADMINISTRAO DO PLANO DE CARGOS E SALRIOS Art. 113A administrao e manuteno deste plano sero de responsabilidade da Superintendncia Administrativa da Secretaria da Educao, subordinado diretamente ao (a) Secretrio (a) da Educao. 1. A Secretrio (a) da Educao acionar mecanismos de administrao deste plano, como condio essencial e bsica para sua eficcia e efetividade, destacando-se: III Provimento dos cargos; Plano de lotao;

III Regulamento de progresso e alterao funcional para os cargos permanentes; IV Regulamentos de benefcios e vantagens; VTreinamento para os servidores, incumbidos da administrao do plano, dentre os quais dever existir um especialista em cargos e salrios. 2. - So estabelecidas administrao do plano, a saber: duas premissas bsicas para o xito da

plano;

I-

Compreenso do processo administrativo iniciado com a implantao do

II Equilbrio entre o respeito aos princpios filosficos sobre os quais o plano concebido e a atualizao constante de sua forma, para atendimento de situaes novas.

CAPITULO XXXV - DA ALTERAO DO PLANO DE CARGOS E SALRIOS Art. 114As alteraes do PCS e a dinmica da Secretaria Municipal da Educao, aliada s flutuaes no mercado de trabalho e a introduo de novas tecnologias, resulta em modificaes profundas da natureza dos cargos e nas especificaes exigidas para os seus ocupantes. 1. - Os cargos, com o decorrer do tempo tornam-se diferentes, por vrios motivos. Tais diferenas so percebidas, especialmente, no que tange a deveres, responsabilidades, qualificaes exigidas, condies de trabalho, remunerao dentre outras que lhe so peculiares. 2. - O Plano de Cargos e Salrios - PCS nunca pode deixar de retratar a realidade da Secretaria Municipal da Educao e suas necessidades, acompanhar essa realidade e sua evoluo, traduzindo a situao exata e atual do mercado de trabalho, bem como adotar uma dinmica interna capaz de torn-lo flexvel, sob pena de tornar-se desatualizado, inoperante e ineficaz. Art. 115Em hiptese nenhuma, sob pena de responsabilidade, podero ser conferidas ao servidor, atribuies diversas das que so pertinentes ao cargo, obedecendo-se rigorosamente o que consta da especificao e descrio de cada cargo existente. Da mesma forma, nenhum dirigente poder deferir quaisquer vantagens ou benefcios no previstos em lei ou normas gerais estabelecidas neste PCS ou em normas e regulamentos que vierem a ser definida, elaboradas e aprovadas pelo (a) Secretrio (a) Municipal da Educao e expressas em lei implementada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal de Aparecida de Goinia e aprovada pela Cmara de Vereadores. Art. 116O Secretrio (a) Municipal da Educao diligenciar (fiscalizar) quanto aos regulamentos e normas a serem definidas ou modificadas; visando o fiel cumprimento do presente PCS.

CAPITULO XXXVI - DAS VANTAGENS Art. 117As vantagens que os servidores podero auferir e que so correspondentes s atividades do cargo so as seguintes: I - Ajuda de Custo; II - Adicional Noturno; III - Adicional de Frias; IV - Dirias; V - Adicional de Regncia. Art. 118Ajuda de Custo - a forma pela qual a Secretaria Municipal da Educao cobre despesas do servidor e comissionados, quando for designado para servio, curso ou outra atividade fora do Municpio de Aparecida de Goinia. Art. 119O Adicional Noturno - ser devido ao servidor, quando o servio por ele desenvolvido for em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 05 (cinco) horas do dia seguinte; gratificao em percentual a ser definido pela Secretaria Municipal de Educao, calculado sobre a remunerao da hora ou horas trabalhada neste perodo. 1. - O pagamento da gratificao no depender de requerimento do servidor, sendo efetuado automaticamente, vista da prova de execuo do trabalho. 2. - A gratificao de que trata este artigo no se incorpora ao vencimento ou remunerao do servidor para nenhum efeito. Art. 120O Adicional de Frias independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao correspondente no perodo de suas frias. Art. 121A Diria - ser concedido pelo Secretrio (a) Municipal da Educao, quando a servio, o servidor se afastar da sede do Municpio numa distncia superior a 100 (cem) km, e cujo perodo for inferior a 30 (trinta) dias. Art. 122Adicional de Regncia - o adicional de regncia concedido aos profissionais de Educao, que ministram aula, seguindo os seguintes critrios: IPara os Profissionais de Educao que ministram aula para turmas do 1 ano do ensino fundamental de 09 (nove) anos: 20% (vinte por cento). II Para os Profissionais de Educao que ministram aula para turmas do 2 ano do ensino fundamental de 09 (nove) anos: 15% (quinze por cento). III Para os Profissionais de Educao que ministram aula para turmas do 3 ao 9 ano do ensino fundamental de 09 (nove) anos e tambm da 2 a 8 srie do Ensino Fundamental de 08 (oito) anos: 10% (dez por cento).

IV Para os profissionais de Educao da Rede Municipal que ministram aula para turma da educao infantil de 0 a 05 (cinco) anos, a partir da entrada em vigor da lei que cria o FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Bsico) e aps o repasse do respectivo recurso ao Municpio.

CAPITULO XXXVII - DAS FRIAS Art. 123O servidor da Secretaria Municipal da Educao ter o direito de gozar um perodo de 30 (trinta) dias de frias, ao final de 01 (um) ano de efetivo exerccio / trabalho. 1. - O servidor dever comunicar a Superintendncia Administrativa, o perodo em que desejar gozar frias. Desde que aprovada pela Secretaria Municipal da Educao, de forma a no prejudicar o desenvolvimento de suas atividades. 2. - No final de cada exerccio, a rea de recursos humanos, elaborar a escala de frias, ouvindo os chefes das unidades escolares e unidades administrativas. 3. - Professores e equipe pedaggica das unidades escolares tero suas frias de forma coletiva em julho de cada ano. S far jus ao recesso escolar o professor que estiver em efetivo exerccio de regncia de classe. 4. - Caso o perodo regular de frias coincida com o perodo da licena gestante, as frias devero ser transferidas, com incio imediatamente aps o termino da referida licena. 5. - . O recesso escolar dever ocorrer entre os meses de dezembro e janeiro, antes do incio de um novo perodo letivo nas unidades escolares; podendo o servidor ser convocado ao trabalho a qualquer tempo.

CAPITULO XXXVIII - DAS LICENAS Art. 124O servidor da Secretaria Municipal da Educao poder gozar as seguintes modalidades de licena; alm dos benefcios e vantagens descritos nos Arts. 71 e 99: I - Licena para tratamento de sade; II - Licena a gestante, lactante, adotante e licena paternidade; III - Licena por acidente em servio.

CAPITULO XXXIX - DAS PENALIDADES Art. 125- O desempenho irregular de funo e o no cumprimento deste PCS acarretaro ao servidor da Secretaria Municipal da Educao penalidades como as descritas abaixo, depois de devido processo legal onde se assegure ao servidor o direito ao contraditrio e a ampla defesa, previstos no Inciso LV, do Art. 5, da Constituio Federal. Sendo que na sua aplicao deferida pelo Secretrio (a) Municipal da Educao, considerando-se a natureza da infrao, sua gravidade e as circunstncias em que ela ocorreu, bem como os danos causados, a repercusso do fato, os antecedentes do servidor e a sua reincidncia. I - Advertncia oral; II - Repreenso por escrito; III - Suspenso de at 30 (trinta) dias; IV - Destituio do cargo em comisso ou funo gratificada; V -Demisso; VI -Cassao de disponibilidade ou de aposentadoria. 1. - A pena de advertncia oral, ser aplicada em casos de negligncia. 2. - A repreenso por escrito ser aplicada em casos de faltas leves, embora anotada no dossi do servidor. 3. - Compete aos chefes imediatos a que esto sujeitos os servidores, fazer advertncia oral ou por escrito, conforme os pargrafos anteriores e o Secretrio (a) Municipal de Educao. 4. - Ocorrer suspenso de at 30 (trinta) dias, aos casos em que se verificar a falta de cumprimento de tarefas pela m f ou dolo do servidor. 5. - A destituio de funo, ocorrer quando verificar falta grave do servidor que estiver desempenhando funes de chefia ou cargo em comisso. 6. - A demisso do servidor da Secretaria Municipal da Educao ser efetuada nos casos de falta grave, quando no enquadrado nas penalidades previstas anteriormente, obedecendo a normas contidas no Estatuto dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Aparecida de Goinia, a saber: I - Abandono do cargo; II - Crime contra a administrao pblica; III - Incontinncia pblica escandalosa, dedicao a jogo proibido, vcio de embriaguez ou dependncia de drogas entorpecentes;

IV - Insubordinao grave; V - Leso aos cofres pblicos ou dilapidao do patrimnio pblico; VI - Ofensa fsica cometida em servio contra qualquer pessoa, salvo se em legtima defesa; VII - Transgresso de vrias das proibies consignadas nos incisos constantes do Art. 74, de formas cumulativas ou no, cujas penalidades descritas neste PCS, ocorreram e foram aplicadas ao servidor; sendo iniciado e finalizado processo administrativo, com condenao do servidor, aonde lhe foi facultado ampla possibilidade de defesa. 7. - Ser cassada a disponibilidade, ou a aposentadoria se ficar provado, em processo administrativo com ampla defesa do acusado, que o servidor praticou, quando ainda na atividade, ato que motivasse a sua demisso. 8. A demisso e a cassao de aposentadoria ou disponibilidade implicam incompatibilidade para nova investidura em cargo ou emprego pblico pelo perodo de 08 (oito) anos. Art. 126- Compete ao (a) Secretrio (a) Municipal de Educao, determinar as penalidades descritas nos pargrafos 4 (quarto) e 5 (quinto) do Art. 125, depois de ouvidos os diretores de unidades escolares e/ou chefes imediatos, tendo o servidor direito ampla defesa; se aps todo esse processo administrativo ficar comprovada a culpa e dolo do servidor ao (a) Secretrio (a) da Educao far cumprir o pargrafo 6 (sexto) do Art. 125, caso que caber a Comisso de Sindicncia da Secretaria Municipal da Educao, o levantamento / apurao dos fatos; sendo que o julgamento e aplicao / definio das penalidades sero de responsabilidade da comisso disciplinar da Prefeitura de Aparecida de Goinia. CAPITULO XL - DAS DISPOSIES FINAIS Art. 127- O (a) Secretrio (a) da Educao, no incio de cada ano, fixar o calendrio anual das atividades da comisso de avaliao de desempenho positiva. Art. 128- Os casos omissos sero apreciados pelo Secretrio (a) da Educao, depois de ouvida a Procuradoria da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goinia. Art. 129Este PCS entrar em vigor na data de sua aprovao pela Cmara de Vereadores e devidamente sancionado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, em consonncia com o Estatuto dos Servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Aparecida de Goinia.

Art. 130 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, e expressamente a Lei Municipal n. 2.221, de 14 de dezembro de 2001, a partir de um ano da entrada em vigor da presente Lei. Gabinete do Prefeito Municipal de Aparecida de Goinia, aos vinte e seis dias do ms de setembro de dois mil e seis.

JOS MACEDO ARAJO PREFEITO MUNICIPAL

ADRIANA FERREIRA DA S. OLIVEIRA BORGES SECRETRIA DA EDUCAO

WALTER DE CARVALHO E SILVA SECRETRIO EXECUTIVO

MARCELO RIBEIRO FERNANDES PROCURADOR GERAL

ANEXO I

ORGANOGRAMA FUNCIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAO

ANEXO II
ESTRUTURA FUNCIONAL DOS CARGOS EM COMISSO CARGOS EM COMISSO Cdigo Especificao (Cargo em Pr-Requisitos Comisso) Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio na Secretaria Municipal da Educao, com formao Assessoria CC-1 e experincia da funo; com liderana e habilidade gerencial no atendimento a autoridades e pblico em geral e capacidade operacional. Servidor da Secretaria Municipal da Educao ou disposio, com exerccio na Secretaria Municipal da Titulares da Chefia de CC-2 Educao, com formao e Gabinete experincia da funo com liderana, habilidade gerencial e capacidade operacional. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, ou Disposio, com exerccio na Secretaria Municipal da Titulares de Assessorias CC-2 Educao, com formao e experincia da funo e com liderana, habilidade gerencial e capacidade operacional.

ANEXO III
ESTRUTURA FUNCIONAL DAS FUNES GRATIFICADAS FUNES GRATIFICADAS Especificao Pr-Requisitos Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio e lotado na Secretaria Municipal da Educao, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio nas Escolas Municipais ou Unidades de Aprendizagem, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio nas Escolas Municipais ou Unidades de Aprendizagem, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio nas Escolas Municipais ou Unidades de Aprendizagem, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio nos Centros Municipais de Educao Infantil, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma. Servidor da Secretaria Municipal da Educao, com exerccio nas Escolas Municipais ou Unidades de Aprendizagem, com formao e experincia da funo a exercer com demais habilidades para o desempenho da mesma.

Analista Educacional

Coordenador Pedaggico

- Assistente Educacional

- Secretrio Escolar

Diretor de Centro Municipal de Educao Infantil

Diretor Escolar

ANEXO IV QUADRO DE CARGOS DE CARREIRA

CARGOS AUXILIAR DE MERENDEIRA I AUXILIAR DE SECRETARIA I AUXILIAR DE SECRETARIA II AUXILIAR DE SECRETARIA III BIBLIOTECRIO I BIBLIOTECRIO II BIBLIOTECRIO III INSPETOR DE ALUNOS I INSPETOR DE ALUNOS II INTERPRETE DE LIBRAS I INTERPRETE DE LIBRAS II INSTRUTOR SURDO I INSTRUTOR SURDO II INSTRUTOR DE INFORMTICA I INSTRUTOR DE INFORMTICA II MERENDEIRA I MERENDEIRA II MERENDEIRA III PROFESSOR DE INFORMTICA I PROFESSOR DE INFORMTICA II PROFISSIONAL DA EDUCAO I ESPECIAL PROFISSIONAL DA EDUCAO I PROFISSIONAL DA EDUCAO II PROFISSIONAL DA EDUCAO III PROFISSIONAL DA EDUCAO IV

ANEXO V
MANUAL DE AVALIAO DE DESEMPENHO ASPECTOS GERAIS O manual de avaliao de desempenho um dos principais instrumentos integrantes do processo de elaborao do Plano de Cargos e Salrios P.C.S. um instrumento de seleo, da Secretaria Municipal da Educao, descrio e valorizao de diversos fatores atravs dos quais se procedem anlise e avaliao dos cargos, de modo a estabelecer seu relacionamento com a estrutura dos salrios. A sua estruturao levou em conta os seguintes aspectos principais: - estudo da tipologia de cargos e funes de nvel mdio da Secretaria Municipal da Educao de modo a se extrair subsdios para escolha dos fatores a serem selecionados; - seleo dos fatores de especializao e avaliao, incluindo os critrios de: avaliao de desempenho positiva. Avaliao de desempenho positiva uma apreciao sistemtica do desempenho do servidor no cargo e de seu potencial de desenvolvimento profissional. Por que aplicar a Avaliao de Desempenho aos servidores da Secretaria de Educao do Municpio de Aparecida de Goinia: O Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Gois e o Plano de Carreira dos Servidores da Secretaria de Educao determinam que somente ter movimentao na carreira o servidor que demonstrar desempenho funcional positivo. Quais so os objetivos da Avaliao de Desempenho: Promover a movimentao funcional no Quadro de Carreira; Salientar a necessidade e a eficcia de programas de treinamento e desenvolvimento; Fornecer subsdios para o planejamento de recursos humanos: realizao de concursos, cursos, programas, etc Promover o melhor aproveitamento das potencialidades dos servidores.

Quais os resultados esperados Para o servidor: Promoo e progresso funcional; Motivao para aperfeioamento profissional.

Para a Secretaria de Educao: Maior conhecimento de seu quadro de servidores; Obteno de dados qualitativos e quantitativos para subsidiar aes de melhoria na secretaria; Melhoria da prestao de servios populao. O que Progresso Funcional: a movimentao do servidor de um nvel para outro na mesma classe, observando-se o intervalo de 02 (dois) anos. O que Promoo Funcional: a movimentao do servidor de uma classe para outra, observando-se o intervalo de, no mnimo 06 (seis) anos. Pode-se mudar de cargo: No. Segundo a Constituio Federal o provimento de cargo somente feito atravs de concurso pblico. Quais so os critrios que a Lei estabelece: O artigo 24 da Lei 14-563 estabelece que as promoes e as progresses funcionais se daro obedecendo aos critrios de antiguidade e de merecimento. Considera-se: Antiguidade - o tempo de servio prestado. Merecimento - a demonstrao positiva de desempenho funcional retratada pela avaliao de desempenho. A quem ser aplicada a avaliao de desempenho positiva para efeito de movimentao funcional: A avaliao ser aplicada aos servidores efetivos do Quadro de Carreira da Secretaria de Educao do Municpio de Aparecida de Goinia, que estiveram no exerccio de suas funes nos ltimos dois anos, a partir da vigncia do PCS.

Quais so as situaes em que esse perodo suspenso: So as seguintes: I - afastamento remunerado, no que exceder a 90 (noventa) dias; II - afastamento sem remunerao; III - exerccio do cargo disposio de outros rgos; IV - pena disciplinar de suspenso aplicada nos ltimos 05 (cinco) anos; V - processo disciplinar pendente de concluso de que possa resultar a imposio da pena de demisso. Quando dever ocorrer a avaliao: No ms de abril de cada ano. Como ser feita a avaliao: A Avaliao de Desempenho Positiva ser feita com a aplicao da Ficha Individual de Desempenho - FIAD, que especifica os 10 fatores que devem ser avaliados, conforme o neste PCS. Quais so estes fatores a serem avaliados: I II III IV V VI VII VIII IX - assiduidade; - pontualidade; - capacidade; - eficincia; - responsabilidade funcional; - esprito de colaborao; - nvel de relacionamento com autoridades, colegas e pblico; - tica profissional; - compreenso e obedincia aos deveres funcionais;

X - qualificao intelectual para o desempenho de funo de maior complexidade na categoria a que pertence.

Quem sero os avaliadores: Sero os titulares das chefias imediatas, uma vez que foram eles que acompanharam de perto o desempenho do servidor no perodo. A avaliao ser feita pelo chefe ao qual o servidor esteve subordinado durante mais tempo. Como sero apurados os resultados da avaliao: Os dados fornecidos pelos avaliadores sero apurados por uma Comisso Avaliadora que proceder contagem dos pontos e remeter os resultados Secretaria Municipal de Educao. A comisso de avaliao de desempenho positiva ser designada por portaria do Secretrio (a) da Educao e ser composto de: Um presidente, que ser sempre o Superintendente Administrativo ou o Superintendente Pedaggico; Dois membros pertencentes ao quadro de servidores da Secretaria Municipal da Educao, sendo: 01(um) Tcnico indicado pela rea de Superviso Escolar; 01(um) Tcnico indicado pelo Sindicato dos Servidores da Educao - SINTEGO;

A Chefia imediata do servidor que foi descrita no item anterior, que o responsvel pela Avaliao de Desempenho. Na falta de algum destes membros a Secretria de Educao nomear outro integrante para participar desta comisso, em carter de substituio.

Para cada cargo da estrutura dos cargos de carreira (quadro permanente), ser utilizado 01(um) Formulrio de Avaliao: - Formulrio contendo composio grfica de diversos Fatores destinados obteno de informaes relativas ao potencial dos servidores nos seus respectivos cargos; Para cada fator de avaliao constante no formulrio, ser atribuda pelo avaliador, (chefe imediato) uma pontuao varivel de 01 a 100 (de um a cem) pontos, levando-se em conta o referencial de desempenho constante do Formulrio de Avaliao. O percentual atribudo a cada fator de avaliao ser ajustado e transformado em pontos os quais atravs de grficos demonstraro o grau de desempenho de cada servidor avaliado, bem como uma mdia por reas da Secretaria Municipal da Educao.

Sero aplicados na avaliao de preestabelecidos na constituio do PCS.

desempenho

positiva,

os

fatores

Alm das notas ou percentuais atribudos a cada servidor na Ficha de Avaliao, para efeito de classificao, o sistema fornece ainda, informaes complementares junto ficha de avaliao, destinadas a subsidiar a Superintendncia Administrativa da Secretaria Municipal da Educao, com vistas ao melhor aproveitamento dos servidores dentro da estrutura funcional e/ou detectar a necessidade de treinamentos e aperfeioamentos dos servidores. Essas informaes podero corresponder a fatores ou conceitos, que podem ser definidos nas Fichas de Avaliao, como F (fraco), R (regular), B (bom), MB (muito bom) e O (timo); que sero pontuados nos seguintes intervalos: F (0 a 30), R (31 a 45), B (51 a 70), MB (71 a 90) e O (91 a 100). Preenchida a ficha de avaliao pelo chefe imediato, esta ser repassada a comisso de avaliao, que se encarregar de avaliar os resultados, condens-los e encaminh-los a Superintendncia Administrativa acompanhada de um parecer final. Ser promovido por merecimento o servidor que obtiver, no respectivo cargo, pontuao mnima de 71 (setenta e um) pontos, obtidos pelo somatrio dos fatores constantes das fichas de avaliao ou se adotada o conceito de letras ter sido avaliado como MB, respectivamente, relativas ao seu potencial e seu desempenho, de conformidade com o Art. 59 deste PCS, o qual ter o direito de avanar uma faixa salarial, horizontalmente constante da estrutura de salrios, dentro do mesmo cargo. Manual do Avaliador: Para que a avaliao dos servidores seja aplicada de forma sistemtica e criteriosa, alcanando os resultados esperados, tanto pelos servidores quanto pela Secretaria de Educao do Municpio de Aparecida de Goinia, importante que os avaliadores sigam as orientaes contidas a seguir. Como fazer para bem avaliar o desempenho de seu pessoal: necessrio: Conhecer as atribuies de cada um de seus servidores, para avaliar se elas esto sendo corretamente executadas. Ser um observador astuto, detectando as origens das falhas apresentadas no trabalho. Ser criterioso, no se deixando impressionar pelo desempenho mais recente. Ser, sobretudo, imparcial, no levando em considerao questes pessoais.

E mais:

Alm dessas recomendaes, o avaliador deve fazer uma leitura analtica e compreensiva da ficha de avaliao positiva para no ter dvidas. Como proceder avaliao positiva: 1-Comece lendo com ateno as instrues. Veja se no h alguma palavra desconhecida ou algum item que no tenha entendido. 2-Leia em seguida os fatores nos quais seus funcionrios devero ser avaliados; examine cada uma das graduaes apresentadas, procurando sua coerncia com o real desempenho do servidor. 3-Examine todos os fatores com as pontuaes conferidas, certificando-se de que elas retratam de fato o desempenho do servidor no perodo a que se referiu a avaliao. Evite: Ser complacente: no diferenciando os desempenhos entre os subordinados com o objetivo de no gerar conflitos ou de no se comprometer, porque quer manter a imagem de chefe "bonzinho". Ser muito rigoroso: no observando as diferenas sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado. No retratar fielmente o servidor: o avaliador no quer avaliar o desempenho timo ou fraco, e, assim, avalia sempre no ponto mdio da escala. Generalizar a avaliao: classificando bem ou mal os diferentes fatores, com base na pontuao alta ou baixa de apenas um fator. Definir previamente a avaliao: ter opinio formada sobre o desempenho deste ou daquele servidor, no se atendo aos fatores, nem avaliando objetivamente cada um deles. Definio de erros mais comuns: Os erros de avaliao de desempenho mais comuns so resultantes de julgamentos e observaes equivocadas, e podem ser identificados quando se observam discrepncias entre o desempenho real do avaliado e o resultado. Avaliaes feitas para beneficiar ou prejudicar determinados servidores podem gerar descrdito no processo de avaliao de desempenho e descontentamento entre os servidores.

Aspectos que interferem em um Programa de Avaliao: Falta de sistematizao do processo: metodologia, treinamento, divulgao, instrumentos de controle e feedback. Poltica da organizao: avaliao de desempenho vista como ritual burocrtico, realizada de forma emprica. Falta de preparo e de comprometimento das chefias imediatas: avaliao realizada para beneficiar ou prejudicar servidores. Importncia do Feedback: Aps a publicao dos resultados os chefes imediatos, valendo-se da ficha de avaliao positiva por ele preenchida, faro com o servidor que no obteve desempenho satisfatrio uma anlise desse resultado. importante que cheguem a um consenso sobre quais aes sero necessrias para melhorar o desempenho. J para os demais servidores que desejarem ter esse feedback, podero procurar a comisso de avaliao positiva; sendo que esse feedback ao ser dado ao servidor deve ter como objetivo o crescimento e o desenvolvimento profissional.

ANEXO VI
DESCRIO DOS CARGOS E FUNES GRATIFICADAS
CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Assistente Educacional

Misso: Interagir alunos, equipe escolar e a comunidade. Atribuies: - Coordenar a entrada e sada dos alunos na escola. - Participar da implementao das aes pedaggicas para melhorar o desempenho, a freqncia e o sucesso dos alunos. - Informar aos pais ou responsveis e auxili-los sobre o desempenho de seu filho em conjunto com coordenador pedaggico. - Auxiliar as recreaes. - Participar das atividades dos Projetos Educacionais da Unidade - Verificar a pontualidade e assiduidade dos professores e demais funcionrios. - Elaborar horrio de aula, de acordo com a matriz curricular. - Proteger o tempo destinado ao desenvolvimento das aulas e demais atividades pedaggicas da Unidade Escolar. - Garantir a participao efetiva dos alunos nas aulas e em outras atividades da escola. - Colaborar com a direo, no sentido de possibilitar aos alunos o cumprimento dos seus direitos e deveres estabelecidos no regimento escolar. - Respeitar a hierarquia da Unidade Escolar.
CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS

Escolaridade: Superior completo, podendo ser exigido instruo complementar ou cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas procedimentos complexos que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes rotineiras.Requer que o ocupante tenha flexibilidade e poder de adaptao frente a situaes novas.
CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS

Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas de seqncias variadas, que exigem esforo mental / visual moderado, com reduzidos perodos de relaxamento, o suficiente para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p.
RESPONSABILIDADES

Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva obter dados, apresentar e Supervisiona indiretamente tarefas variadas discutir problemas diversos, relacionados somente a dando suporte tcnico especializado para a atividade e que no exercem influncia sobre outras. realizao dos trabalhos. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO

Conhecimentos especficos: - Formao Superior na rea de Educao; - Regncia de 01 a 02 anos; - Aperfeioamento profissional em formao continuada; - Iniciativa e criatividade.
PERSPECTIVA DE CARREIRA

Requisitos para provimento: - Ser Professor; - Ter conhecimento da realidade da escola; - Experincia trabalho e coordenao de grupo.

Fonte do recrutamento: - Interna Profissional da Educao

Promoo: - No aplicvel.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Auxiliar de Merendeira I

Misso: Auxiliar a Merendeira no preparo das merendas escolares e na limpeza da cozinha. Atribuies: - Descascar legumes e frutas; - Lavar a loua; - Lavar as mamadeiras e canecas infantis; - Secar a loua; - Lavar frutas e legumes; - Lavar a cozinha; - Limpar o fogo; - Guardar a loua; - Manter a higiene no ambiente da cozinha; - Controle dos produtos de limpeza. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia no cargo: - 03 meses. - Ensino Fundamental Completo. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial atualizado na rea de atuao CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras que no exigem esforo mental / visual moderado, com reduzidos perodos de relaxamento, o suficiente para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico alto: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: - Contatos com outras pessoas, no sentido de - No aplicvel. propiciar um bom atendimento. Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar muitos riscos com a sade dos usurios de seus servios, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Manipulao e preparo de alimentos; - Higienizao pessoal do local PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Concurso Pblico. Promoo: - No aplicvel. Requisitos para provimento: - Comprovante de Escolaridade; - Currculo Vitae; - Provas, testes e entrevistas.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Auxiliar de Secretaria I

Misso: Realizar as atividades de apoio administrativo nas unidades escolares secretaria, responsabilizando-se pela sua execuo em tempo hbil e na organizao do arquivo da escola.

Atribuies: - Atender ao pblico em geral, prestando informaes, orientando e transmitindo avisos e recados; - Realizar servios gerais de datilografia e/ou digitao. Inclusive os de natureza didtico-pedaggico; - Efetuar lanamentos de dados e informaes pertinentes ao corpo docente e discente; - Receber, classificar, expedir, protocolar, distribuir, arquivar documentos em geral; - Preencher fichas e formulrios que integram o pronturio dos alunos e dos profissionais da escola; - Cumprir demais atribuies que lhe forem delegadas por seus superiores, respeitando a legislao e normas vigentes; - Respeitar a hierarquia da Unidade Escolar. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ensino Mdio completo que pressupe - At 03 meses conhecimentos gerais de escritrio, secretariado, redao prpria e outros conhecimentos tcnicos ligados atividade. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 45 horas na rea de atuao Iniciativa e Criatividade: Tarefas simples, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises simples, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva, obter ou fornecer informaes - No exerce superviso sobre problemas simples no controvertidos e que requerem cortesia / tato para evitar atritos ou interpretaes equivocadas. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Informtica Bsica - Ensino Mdio completo ou equivalente PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Concurso Pblico
CATEGORIA FUNCIONAL:

Promoo: - Auxiliar de Secretaria II

Auxiliar de Secretaria II

DESCRIO DA FUNO

responsabilizando-se pela sua execuo em tempo hbil e na organizao do arquivo da escola.

Misso: Realizar as atividades de apoio administrativo nas unidades escolares secretaria,

Atribuies: - Atender ao pblico em geral, prestando informaes, orientando e transmitindo avisos e recados; - Realizar servios gerais de datilografia e/ou digitao. Inclusive os de natureza didtico-pedaggico; - Faz lanamentos de dados e informaes pertinentes ao corpo docente e discente; - Receber, classificar, expedir, protocolar, distribuir, arquivar documentos em geral; - Preencher fichas e formulrios que integram o pronturio dos alunos e dos profissionais da escola; - Cumprir demais atribuies que lhe forem delegadas por seus superiores, respeitando a legislao e normas vigentes; - Respeitar a hierarquia da Unidade Escolar. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ensino Mdio completo que pressupe - 05 anos. conhecimentos gerais de escritrio, secretariado, redao prpria e outros conhecimentos tcnicos ligados atividade. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao Iniciativa e Criatividade: Tarefas simples, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises simples, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva, obter ou fornecer informaes - No exerce superviso. sobre problemas simples no controvertidos e que requerem cortesia / tato para evitar atritos ou interpretaes equivocadas. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica Requisitos para provimento: - Ensino Mdio completo ou equivalente; - Cinco anos no mnimo como Auxiliar I; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. Promoo: - Auxiliar de Secretaria III

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Auxiliar de Secretaria I

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Auxiliar de Secretaria III

Misso: Realizar as atividades de apoio administrativo nas unidades escolares secretaria, responsabilizando-se pela sua execuo em tempo hbil e na organizao do arquivo da escola.

Atribuies: - Atender ao pblico em geral, prestando informaes, orientando e transmitindo avisos e recados; - Realizar servios gerais de datilografia e/ou digitao. Inclusive os de natureza didtico-pedaggico; - Faz lanamentos de dados e informaes pertinentes ao corpo docente e discente; - Receber, classificar, expedir, protocolar, distribuir, arquivar documentos em geral; - Preencher fichas e formulrios que integram o pronturio dos alunos e dos profissionais da escola; - Cumprir demais atribuies que lhe forem delegadas por seus superiores, respeitando a legislao e normas vigentes; - Respeitar a hierarquia da Unidade Escolar. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: Superior completo; podendo ser exigido instruo - 05 anos. complementar, cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas simples, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises simples, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva, obter ou fornecer informaes - No exerce superviso. sobre problemas simples no controvertidos e que requerem cortesia / tato para evitar atritos ou interpretaes equivocadas. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Auxiliar de Secretaria II Promoo: - No Aplicvel. Requisitos para provimento: - Curso Superior; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho.

CATEGORIA FUNCIONAL:

Bibliotecrio I

DESCRIO DA FUNO Misso: Manter organizao e atualizao de livros para facilitar o bom desempenho pedaggico da clientela. Atribuies: - Classificao do acervo, atribuindo uma tabela de forma a identificar os livros por tema, o que facilita a localizao rpida de a estante que se encontra; - Inserir os dados na base do sistema, com base na classificao pr-efetuados; - Tirar cpias para alunos, professores dos livros, atravs das pesquisas executadas; - Monitoramento de acesso dos alunos pela Internet dentro da biblioteca; - Recolocao dos livros devolvidos a estante; pesquisa, separao de livros conforme pesquisar propostas pelos professores e disponibilizar aos alunos; - Emprstimo de livros, reserva e cobrana dos livros. - Exercer atividades relacionadas biblioteca, elaborar, executar e avaliar a programao de atividades culturais; - Colaborar na composio do acervo bibliogrfico; - Assegurar o funcionamento da biblioteca de forma adequada, organizando o acervo, hemeroteca e multimeios, zelando pela atualizao dos registros e por sua conservao; - Elaborar e manter atualizados fichrios e catlogos, orientando o usurio nas pesquisas e consultas, mantendo adequadas s condies do ambiente de leitura; - Elaborar e participar de propostas em parceria com a Coordenao Pedaggica da Secretaria Municipal de Educao e Escolas de campanhas educativas atendendo as necessidades da comunidade escolar; - Divulgar periodicamente a bibliografia existente e de imediato as novas aquisies, assegurando intercmbio com outras bibliotecas, editoras, autores, centros de documentao, universidades, museus e centros culturais. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Curso Superior completo em Biblioteconomia, - De 01 ano. podendo ser exigido instruo complementar ou cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: - Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico pequeno: lida com pesos leves e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em pequena perda de tempo ou perda de material PEQUENA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Curso Superior em Biblioteconomia Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade. - Currculo vitae. - Comprovante de experincia.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Concurso Pblico. Promoo: - Bibliotecrio II

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Bibliotecrio II

Misso: Manter organizao e atualizao de livros para facilitar o bom desempenho pedaggico da clientela. Atribuies: - Classificao do acervo, atribuindo uma tabela de forma a identificar os livros por tema, o que facilita a localizao rpida de a estante que se encontra; - Inserir os dados na base do sistema, com base na classificao pr-efetuados; - Tirar cpias para alunos, professores dos livros, atravs das pesquisas executadas; - Monitoramento de acesso dos alunos pela internet dentro da biblioteca; - Recolocao dos livros devolvidos a estante; pesquisa, separao de livros conforme pesquisar propostas pelos professores e disponibilizar aos alunos; - Emprstimo de livros, reserva e cobrana dos livros. - Exercer atividades relacionadas biblioteca, elaborar, executar e avaliar a programao de atividades culturais; - Colaborar na composio do acervo bibliogrfico; - Assegurar o funcionamento da biblioteca de forma adequada, organizando o acervo, hemeroteca e multimeios, zelando pela atualizao dos registros e por sua conservao; - Elaborar e manter atualizados fichrios e catlogos, orientando o usurio nas pesquisas e consultas, mantendo adequadas s condies do ambiente de leitura; - Elaborar e participar de propostas em parceria com a Coordenao Pedaggica da Secretaria Municipal de Educao e Escolas de campanhas educativas atendendo as necessidades da comunidade escolar; - Divulgar periodicamente a bibliografia existente e de imediato as novas aquisies, assegurando intercmbio com outras bibliotecas, editoras, autores, centros de documentao, universidades, museus e centros culturais. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ps-graduao e cursos de especializao na rea - De 03 anos. de atuao. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: - Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em pequena perda de tempo ou perda de material PEQUENA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Curso Superior em Biblioteconomia e curso de especializao em nvel de ps graduao na rea de biblioteconomia. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Bibliotecrio I Promoo: - Bibliotecrio III Requisitos para provimento: - Comprovante de Escolaridade. - Curriculum Vitae. - Comprovante de Experincia. - Aprovao nas duas ltimas avaliaes de desempenho.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Bibliotecrio III

Misso: Manter organizao e atualizao de livros para facilitar o bom desempenho pedaggico da clientela. Atribuies: - Classificao do acervo, atribuindo uma tabela de forma a identificar os livros por tema, o que facilita a localizao rpida de a estante que se encontra; - Inserir os dados na base do sistema, com base na classificao pr-efetuados; - Tirar cpias para alunos, professores dos livros, atravs das pesquisas executadas; - Monitoramento de acesso dos alunos pela internet dentro da biblioteca; - Recolocao dos livros devolvidos a estante; pesquisa, separao de livros conforme pesquisar propostas pelos professores e disponibilizar aos alunos; - Emprstimo de livros, reserva e cobrana dos livros. - Exercer atividades relacionadas biblioteca, elaborar, executar e avaliar a programao de atividades culturais; - Colaborar na composio do acervo bibliogrfico; - Assegurar o funcionamento da biblioteca de forma adequada, organizando o acervo, hemeroteca e multimeios, zelando pela atualizao dos registros e por sua conservao; - Elaborar e manter atualizados fichrios e catlogos, orientando o usurio nas pesquisas e consultas, mantendo adequadas s condies do ambiente de leitura; - Elaborar e participar de propostas em parceria com a Coordenao Pedaggica da Secretaria Municipal de Educao e Escolas de campanhas educativas atendendo as necessidades da comunidade escolar; - Divulgar periodicamente a bibliografia existente e de imediato as novas aquisies, assegurando intercmbio com outras bibliotecas, editoras, autores, centros de documentao, universidades, museus e centros culturais. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Curso Superior em Biblioteconomia e curso de - De 03 anos. especializao em nvel de mestrado. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria superior a 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: - Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em pequena perda de tempo ou perda de material PEQUENA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Curso Superior e curso de especializao em nvel de mestrado na rea de biblioteconomia. Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade. - Currculo vitae. - Comprovante de Experincia. - Resultado positivo nas duas ltimas duas avaliaes de desempenho.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Bibliotecrio II. Promoo: - No aplicvel.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Coordenador Pedaggico de Fase (de 5 a 8)

Misso: Serem presenas educadoras, qualificadas e animadoras da ao pedaggica em fase especfica, coordenando as atividades curriculares de planejamento, sistematizao, avaliao e zelo nas relaes professor-aluno, professor-professor e professor-famlia sendo fiel proposta pedaggica e ao calendrio do municpio. Zelar pelo pleno desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem na escola. Atribuies: - Acolher os alunos; - Analisar, avaliar, e encaminhar para a produo todo o material pedaggico; - Acompanhar todas as aulas e atividades fora de sala; - Atender novos alunos para apresentar a proposta pedaggica; - Acompanhar o planejamento dirio do professor bem como, sua freqncia; - Revisar as atividades planejadas pelos professores antes de ir para a mecanografia; - Acompanhar o desempenho acadmico dos alunos a progresso parcial e o projeto de recuperao paralela; - Reunir com a direo colegiada sobre assuntos administrativos e pedaggicos; - Elaborar cartas, bilhetes, informativos, horrios de provas, de aula; - Participar da banca de seleo de novos professores de sua fase; - Sistematizar o trabalho pedaggico, com relao Famlia; - Atender os pais para esclarecimentos sobre rendimento escolar e questes disciplinares. Com relao aos Professores: - Visitar as salas de aula, partilhar o momento do intervalo; - Reunir com os professores para discusses sobre o cotidiano escolar; - Esclarecer dvidas de professores em relao a pratica educativa; - Atender as solicitaes quanto entrega de material dirio do professor; - Revisar o planejamento dirio das aulas. Tarefas Peridicas: Semanal: participar da reunio da direo colegiada, reunio com os professores para planejamento, planto, informtica e literatura, momento de estudo. Mensal: - Enviar mensalmente a freqncia dos professores e horas de atividades, planejar, apresentar as necessidades de seu setor, para apreciao do fluxo de caixa para o ms seguinte; - Revisar provas a serem aplicadas, planejar e acompanhar a execuo dos trabalhos coletivos; Bimestral: - Organizar, participar e dirigir o Conselho de Classe; - Analisar os mapas de desempenho e ponderar com os professores e pais as necessidades pedaggicas dos alunos para o prximo bimestre; - Avaliar o trabalho dos professores, o projeto de recuperao paralela, e a progresso parcial; Anual: - Avaliar o plano de curso e planejamento do trabalho do setor e planejamento curricular; - Auxiliar e colaborar na preparao do calendrio escolar, jornada pedaggica e formao continuada; - Formar turmas e elaborar o horrio de aula: - Organizar o quadro de docentes; - Preparar o incio do ano letivo; - Planejar excurses, eventos (semana cultural), encontros, confraternizaes e formaturas.

CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Superior completo: podendo ser exigido instruo - De 01 a 02 anos. complementar ou cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas semi rotineiras, que exigem pouco esforo mental / visual, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mdio: permanece a maior parte do tempo circulando pela unidade e sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade , pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Graduao em Pedagogia ou licenciatura; - Ps-graduao e Especializao na rea de atuao. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Interna: Profissional de Educao. Promoo: - No aplicvel. Requisitos para provimento: - Experincia em Educao de 5 a 8 srie; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio. - Regncia de 01 a 02 anos.

CATEGORIA FUNCIONAL:

Coordenador Pedaggico Geral

DESCRIO DA FUNO Misso: Serem presenas educadoras, qualificadas e animadoras das aes pedaggicas desenvolvidas em toda a escola, coordenando o processo de integrao e continuidade das atividades curriculares entre os diferentes nveis de ensino, exigindo fidelidade de todos proposta pedaggica (projeto pedaggico e regimento) e ao calendrio da escola. Atribuies: - Viabilizar, articular e acompanhar o trabalho dos coordenadores e orientadores educacional e disciplinar; - Acolher e discutir as necessidade de cada etapa e apresentar ao colegiado; - Monitorar as atividades dos coordenadores de fase; - Cumpri e fazer cumprir as leis de ensino, as determinaes da entidade mantenedora, bem como os dispositivos da proposta pedaggica; - Responder por todas atividades de cada etapa e apresentar ao colegiado; - Propor junto ao corpo docente aperfeioamento do projeto pedaggico e projeto de formao continuada, sistema de avaliao e normas disciplinares; - Coordenar o trabalho de elaborao final de calendrio escolar; - Coordenar os eventos previstos no calendrio escolar e fazer avaliao do processo e dos envolvidos no mesmo; - Selecionar, coordenar e garantir o repasse de atividades de formao continuada; - Participar da banca de seleo de professores e coordenadores de fase; - Fazer planejamento oramentrio anual das atividades do calendrio escolar; - Coordenar a avaliao de fechamento do ano letivo; - Propor e planejar a jornada pedaggica. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Superior completo: podendo ser exigido instruo - De 02 anos. complementar ou cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas procedimentos complexos que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes rotineiras.Requer que o ocupante tenha flexibilidade e poder de adaptao frente a situaes novas. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, de seqncias variadas, que exigem esforo mental / visual moderado, com reduzidos perodos de relaxamento, o suficiente para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mdio: produz fadiga fsica por exigir movimentao freqente pela rea de servio. Assume posies incmodas e cansativas com pouca intensidade.

RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva obter dados, apresentar e discutir problemas diversos, relacionados somente a atividade e que no exercem influncia sobre outras. Superviso Exercida: Supervisiona rea de maior complexidade com responsabilidade para determinar trabalhos, reduzir custos e propor mudana no fluxo de operao. Direciona e faz cobranas aos colaboradores dos ps-resultados.

Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Graduao em Pedagogia ou licenciatura; - Ps-graduao e Especializao na rea de atuao PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Interna Profissional da Educao. Promoo: - No aplicvel. Requisitos para provimento: - Experincia em Educao Bsica; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Diretor Escolar

Misso: Compreender os princpios da educao e atuar na organizao e funcionamento do cotidiano escolar, no mbito administrativo, pedaggico e comunitrio decidindo, orientando e animando os servidores, na construo de um ambiente coeso e com qualidade educacional. Atribuies: - Garantir o cumprimento do projeto pedaggico, regimento interno e calendrio escolar; - Participar da Diretoria Colegiada contribuindo para o planejamento participativo institucional e integrado; - Gerenciar, coordenar, acompanhar e avaliar todas as atividades desenvolvidas na escola; - Ser responsvel pelo levantamento, aplicao e priorizao de recursos financeiros na escola junto Secretaria; - Administrar o funcionamento de todos os setores, promovendo um bom ambiente de trabalho, cooperao, e humanizao entre os servidores; - Gerenciar adequadamente os servidores, administrando e repassando todos os recursos materiais, informaes pertinentes s atividades escolares; - Manter-se atualizado em relao legislao, pesquisa e inovaes educacionais, congregando esforos para uma atuao comunitria; - Escolher de acordo com o perfil estabelecido pela Secretaria de Educao os coordenadores pedaggicos e assessores da unidade escolar; - Representar a unidade escolar nos eventos oficiais, cvicos e sociais; - Responsabilizar-se pelo patrimnio e manuteno do bem pblico. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Curso Superior completo em Educao: podendo - De 02 anos. ser exigido instruo complementar ou cursos de aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria superior a 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas procedimentos complexos que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes rotineiras. Requer que o ocupante tenha flexibilidade e poder de adaptao frente a situaes novas. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: As tarefas executadas requerem ateno mental e visual em grau razoavelmente intenso, produzindo fadiga mental ou visual de grande intensidade. Fsico: Esforo fsico mdio: produz fadiga fsica por exigir movimentao freqente pela rea de servio. Assume posies incmodas e cansativas com pouca intensidade.

RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: A plena execuo das tarefas compreendidas no Supervisiona rea de maior complexidade com cargo estabelece freqentes contatos, internos e responsabilidade para determinar trabalhos, externos, com objetivo de obter cooperao, expor reduzir custos e propor mudana no fluxo de idias, trocar informaes, negociar etc. Se mal operao. Direciona e cobra colaboradores sucedidos, podem acarretar danos s atividades ps-resultados. SEMEC. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica; - Noes de Gesto Escolar. Requisitos para provimento: - Experincia em Educao Bsica; - Regncia de 02 anos; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio. - Resultado positivo nas duas ltimas avaliaes de desempenho. - No possuir processo administrativo contra o servidor. Promoo: - No aplicvel.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Interna Profissional da Educao.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Instrutor de Informtica I

Misso: - Auxiliar os professores na formao de alunos criativos, monitorando-os no uso de ferramentas tecnolgicas para executar tarefas rotineiras bem como para criar meios que dinamizem atividades do dia-a-dia, desenvolvendo de projetos junto ao corpo discente e docente. Atribuies: - Estimular o uso da tecnologia da informao; - Treinar os alunos no uso de softwares aplicativos como editores de texto, planilhas eletrnicas e editores de imagens; - Zelar pelos equipamentos, procurando manter sempre em bom estado de uso; - Fazer uso de tecnologias multimdia no processo de ensino e aprendizagem de informtica como: projetores de imagem e recursos de udio. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ensino Mdio completo com cursos bsicos ou - De 01 ano. tcnicos de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no No exerce. sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdi perda de tempo ou perda de material MDIA.

Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao.
CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica. Requisitos para provimento: - Comprovante de Escolaridade; - Currculo Vitae; - Prova, teste e entrevistas. Promoo: - Instrutor de Informtica II

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Instrutor de Informtica II

Misso: - Auxiliar os professores na formao de alunos criativos, monitorando-os no uso de ferramentas tecnolgicas para executar tarefas rotineiras bem como para criar meios que dinamizem atividades do dia-a-dia, desenvolvendo de projetos junto ao corpo discente e docente. Atribuies: - Estimular o uso da tecnologia da informao; - Treinar os alunos no uso de softwares aplicativos como editores de texto, planilhas eletrnicas e editores de imagens; - Zelar pelos equipamentos, procurando manter sempre em bom estado de uso; - Fazer uso de tecnologias multimdia no processo de ensino e aprendizagem de informtica como: projetores de imagem e recursos de udio. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ensino Mdio completo com cursos bsicos ou - De 05 anos. tcnicos de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA.

Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao.
CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica. Requisitos para provimento: - Ter conhecimento da realidade da escola; - 05 anos no mnimo como Instrutor de Informtica I; - Aprovao nas duas ltimas avaliaes de desempenho. Promoo: - No Aplicvel.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Instrutor de Informtica I

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Inspetor de Alunos I

Misso: Auxiliar no apoio tcnico-pedaggico. Atribuies: - Controlar o fluxo de alunos nos horrios de entrada, sada e recreio; - Garantir a comunidade o acesso escola, encaminhando ao setor adequado; - Colaborar com a guarda e conservao do patrimnio escolar; - Colaborar com o monitoramento das atividades nos perodos que no houver assistncia do professor; - Notificar imediatamente a equipe tcnico-pedaggica e/ou Direo os casos pertinentes sobre a conduta dos alunos, colaborando com o bem estar e a segurana dos mesmos da escola; - Auxiliar na organizao de atividades cvicas sociais e culturais; - Executar outras tarefas auxiliares relacionadas ao apoio administrativo e tcnico-pedaggico que lhes forem atribudas pela direo da escola. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: - Ensino Fundamental Completo Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas procedimentos complexos que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes rotineiras.Requer que o ocupante tenha flexibilidade e poder de adaptao frente a situaes novas.
CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS

Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas de seqncias variadas, que exigem esforo mental / visual moderado, com reduzidos perodos de relaxamento, o suficiente para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p.
RESPONSABILIDADES

Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva obter dados, apresentar e Supervisiona indiretamente tarefas variadas discutir problemas diversos, relacionados somente a dando suporte tcnico especializado para a atividade e que no exercem influncia sobre outras. realizao dos trabalhos. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Concurso Pblico. Requisitos para provimento: - Ter conhecimento da realidade da escola. Promoo: - Inspetor de Alunos II.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Inspetor de Alunos II

Misso: Auxiliar no apoio tcnico-pedaggico. Atribuies: - Controlar o fluxo de alunos nos horrios de entrada, sada e recreio; - Garantir a comunidade o acesso escola, encaminhando ao setor adequado; - Colaborar com a guarda e conservao do patrimnio escolar; - Colaborar com o monitoramento das atividades nos perodos que no houver assistncia do professor; - Notificar imediatamente a equipe tcnico-pedaggica e/ou Direo os casos pertinentes sobre a conduta dos alunos, colaborando com o bem estar e a segurana dos mesmos da escola; - Auxiliar na organizao de atividades cvicas sociais e culturais; - Executar outras tarefas auxiliares relacionadas ao apoio administrativo e tcnico-pedaggico que lhes forem atribudas pela direo da escola. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: - Ensino Mdio Completo ou equivalente. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 120 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas procedimentos complexos que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes rotineiras.Requer que o ocupante tenha flexibilidade e poder de adaptao frente a situaes novas.
CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS

Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas de seqncias variadas, que exigem esforo mental / visual moderado, com reduzidos perodos de relaxamento, o suficiente para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p.
RESPONSABILIDADES

Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva obter dados, apresentar e Supervisiona indiretamente tarefas variadas discutir problemas diversos, relacionados somente a dando suporte tcnico especializado para a atividade e que no exercem influncia sobre outras. realizao dos trabalhos. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica Bsica. Requisitos para provimento: - Ter conhecimento da realidade da escola; - 05 anos no mnimo como Inspetor I; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. Promoo: - No aplicvel.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte do recrutamento: - Inspetor de Alunos I

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Intrprete de Libras I

Misso: Traduzir mensagens / informaes da Lngua Portuguesa Oral para as Libras e vice-versa, sem perder seu sentido original. Atribuies: - Interpretar reunies e eventos; - Dar suporte aos professores na compreenso da diversidade lingstica e cultural dos surdos; - Favorecer a comunicao dos alunos surdos com os professores, colegas e famlia; - Integrar-se no processo ensino aprendizagem desenvolvido pela escola, mantendo-se informado sobre a metodologia e recursos utilizados pelos professores; - Contribuir com a aprendizagem dos alunos. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ensino Mdio completo ou equivalente e Curso de - De 01 a 02 anos Intrprete de Lngua Brasileira de Sinais-LIBRAS Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no - No exerce superviso sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Ensino Mdio e Certificado de Intrprete da Lngua - Comprovante de escolaridade; Brasileira de Sinais; - Currculo vitae; - Comprovante de experincia; - Prova, testes e cursos internos. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico. Promoo: - Interprete de Libras II

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Intrprete de Libras II

Misso: traduzir mensagens / informaes da Lngua Portuguesa Oral para a de Libras e vice-versa, sem perder seu sentido original. Atribuies: - Interpretar reunies e eventos; - Dar suporte aos professores na compreenso da diversidade lingstica e cultural dos surdos; - Favorecer a comunicao dos alunos surdos com os professores, colegas e famlia; - Integrar-se no processo ensino aprendizagem desenvolvido pela escola, mantendo-se informado sobre a metodologia e recursos utilizados pelos professores; - Contribuir com a aprendizagem dos alunos. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: Superior completo e Curso de Interprete da Lngua - De 03 anos. Brasileira de Sinais LIBRAS Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no - No exerce superviso sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Resultados: Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade; - Curso Superior e Certificado de Intrprete da - Currculo vitae; - Comprovante de experincia; Lngua Brasileira de Sinais. - Prova, testes e cursos internos; - 03 anos no mnimo como Interprete de libras I; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: Promoo: - Interprete de Libras I - No aplicvel.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Instrutor Surdo I

Misso: Atuar junto aos alunos, familiares e profissionais da educao sendo colaborador no processo de aprendizagem do aluno surdo. Atribuies: - Acompanhar e participar das atividades pedaggicas, esportivas, culturais e outras inerentes ao trabalho escolar; - Favorecer o aprendizado da lngua dos sinais pelo aluno surdo e sua famlia; - Dar suporte aos professores na compreenso da diversidade lingstica e cultural dos surdos; - Favorecer a comunicao dos alunos surdos com os professores, colegas e famlia; - integrar-se no processo ensino aprendizagem desenvolvido pela escola, mantendo-se informado sobre a metodologia e recursos utilizados pelos professores; - Contribuir com a aprendizagem dos alunos. - Contribuir com os profissionais da educao e comunidade em geral quanto ao aprendizado de um novo vocabulrio. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: Ensino Fundamental completo e Curso de Instrutor - De 06 a 12 meses. da Lngua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: - Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva, obter ou fornecer informaes - No exerce superviso. sobre problemas simples no controvertidos e que requerem cortesia / tato para evitar atritos ou interpretaes equivocadas. Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: -Ter domnio da lngua de Sinais como primeira lngua e Certificado de Instrutor da Lngua Brasileira de Sinais. -Ensino Fundamental completo Requisitos para provimento: - Ser surdo total; - Comprovante de escolaridade; - Currculo vitae; - Comprovante de experincia; - Prova, testes e cursos internos.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico

Promoo: - Instrutor Surdo II

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Instrutor Surdo II

Misso: Atuar junto aos alunos, familiares e profissionais da educao sendo colaborador no processo de aprendizagem do aluno surdo. Atribuies: - Acompanhar e participar das atividades pedaggicas, esportivas, culturais e outras inerentes ao trabalho escolar; - Favorecer o aprendizado da lngua dos sinais pelo aluno surdo e sua famlia; - Dar suporte aos professores na compreenso da diversidade lingstica e cultural dos surdos; - Favorecer a comunicao dos alunos surdos com os professores, colegas e famlia; - Integrar-se no processo ensino aprendizagem desenvolvido pela escola, mantendo-se informado sobre a metodologia e recursos utilizados pelos professores; - Contribuir com a aprendizagem dos alunos. - Contribuir com os profissionais da educao e comunidade em geral quanto ao aprendizado de um novo vocabulrio. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: Ensino Mdio ou curso equivalente e Curso de - De 05 anos. Instrutor da Lngua Brasileira de Sinais Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva, obter ou fornecer informaes - No exerce superviso sobre problemas simples no controvertidos e que requerem cortesia / tato para evitar atritos ou interpretaes equivocadas. Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Ter domnio da lngua de Sinais como primeira - Ser surdo total; lngua; - Comprovante de escolaridade; - Certificado de Instrutor da Lngua Brasileira de - Currculo vitae; Sinais - Mnimo de cinco anos como Instrutor Surdo I; - Ensino Mdio Completo - Prova, testes e cursos internos; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Instrutor Surdo I Promoo: - No Aplicvel.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Merendeiro (a) I

Misso: Preparar e distribuir as refeies, zelando pelo armazenamento, guarda e conservao dos gneros alimentcios, promovendo a limpeza e higiene da cozinha e utenslios. Atribuies: - Separar o material a ser utilizando na confeco da refeio ou prato especial, escolhendo panelas, temperos, molhos e outros ingredientes, para facilitar sua manipulao; - Preparar os alimentos cortando-os, amassando-os ou triturando-os e temperando-os, para garantir a forma e o sabor adequado a cada prato ou para seguir uma receita; - Colocar os alimentos em panelas, formas, frigideiras ou outro recipiente, untando-os com leos, banha, azeite ou margarina e valendo-se de processos adequados a cada prato; - Levar os alimentos ao fogo, regulando a temperatura e chama do forno ou fogo para refog-los, ass-los em travessa e servi-los; - Ornamentar pratos, utilizando ovos, tomates, alface e outros ingredientes, e arrumando-os artisticamente, a fim de atender a encomendas para banquetes e para refeies especiais; - Determinar a limpeza dos utenslios, solicitando a lavagem dos mesmos, para assegurar sua posterior utilizao; - Controlar o estoque de ingredientes, verificando o seu nvel, data de validade e o estado dos que esto sujeitos deteriorao, para providenciar as reposies necessrias; - Desempenhar outras tarefas necessrias. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Instruo: Experincia: Ensino Fundamental incompleto. Requer capacidade - At 03 meses. para interpretar e executar instrues verbais simples e possuir conhecimentos elementares de leitura e escrita. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial atualizado na rea de atuao Iniciativa e Criatividade: Tarefas, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas rotineiras, sistematizadas e padronizadas que exigem algum esforo mental / visual com perodos de relaxamento, permitindo a recuperao do esforo provocado. Fsico: Esforo fsico mdio: produz fadiga fsica por exigir movimentao freqente pela rea de servio, manuseio de pesos leves e ocasionalmente pesados. Assume posies incmodas e cansativas com pouca intensidade. RESPONSABILIDADES Supervisiona indiretamente Relacionamento Interpessoal: Contatos que Superviso: tarefas variadas dando suporte tcnico objetiva obter dados, apresentar e discutir problemas diversos, relacionados somente a atividade e que especializado para a realizao dos trabalhos. no exercem influncia sobre outras. Resultados: - - Os erros cometidos poderiam causar muitos riscos com a sade dos usurios de seus servios, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Manipulao e preparo de alimentos; - Higienizao pessoal do local. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fontes de recrutamento: - Concurso Pblico. Promoo: - Merendeiro (a) II Requisitos para provimento: - Comprovante de Escolaridade; - Currculo Vitae; - Provas, testes e entrevistas.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Merendeiro (a) II

Misso: Preparar as refeies, zelando pelo armazenamento, guarda e conservao dos gneros alimentcios, assim como cuidar da distribuio da merenda escolar e promover a limpeza e higiene da cozinha e utenslios. Atribuies: - Separar o material a ser utilizando na confeco da refeio ou prato especial, escolhendo panelas, temperos, molhos e outros ingredientes, para facilitar sua manipulao; - Preparar os alimentos cortando-os, amassando-os ou triturando-os e temperando-os, para garantir a forma e o sabor adequado a cada prato ou para seguir uma receita; - Colocar os alimentos em panelas, formas, frigideiras ou outro recipiente, untando-os com leos, banhas, azeite ou manteiga e valendo-se de processos adequados a cada prato; - Levar os alimentos ao fogo, regulando a temperatura e chama do forno ou fogo para refog-los, ass-los em travessa e servi-los; - Ornamentar pratos, utilizando ovos, tomates, alface e outros ingredientes, e arrumando-os artisticamente, a fim de atender a encomendas para banquetes e para refeies especiais; - Determinar a limpeza dos utenslios, solicitando a lavagem dos mesmos, para assegurar sua posterior utilizao; - Preparar molhos, misturando ingredientes e armazenando-os em recipientes bem vedados, para possibilitar o rpido preparo das refeies; - Controlar o estoque de ingredientes, verificando o seu nvel e o estado dos que esto sujeitos deteriorao, para providenciar as reposies necessrias; - Desempenhar outras tarefas semelhantes. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Instruo: Experincia: Conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental - 05 anos. completo e curso especfico. Requer capacidade para efetuar clculos e conhecimentos profissionais qualificados. Deve saber ler e interpretar desenhos e tabelas elementares. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao Iniciativa e Criatividade: Tarefas simples, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises simples, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas que exigem pouco esforo mental / visual. A ateno utilizada somente para localizar objetos e receber instrues simples. Os trabalhos so de natureza repetitiva / rotineira. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso: Contatos pouco freqentes, limitados a assuntos de - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a rotina. Cargos de natureza isolada. realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar muitos riscos com a sade dos usurios de seus servios, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Gastronomia e culinria. Requisitos para provimento: - Ensino Fundamental Completo; - 05 anos no mnimo como Merendeiro (a) I; - Resultado Favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. Promoo: - Merendeiro (a) III

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fontes de recrutamento: - Merendeiro (a) I

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Merendeiro (a) III

Misso: Preparar as refeies, zelando pelo armazenamento, guarda e conservao dos gneros alimentcios, assim como cuidar da distribuio da merenda escolar e promover a limpeza e higiene da cozinha e utenslios. Atribuies: - Separar o material a ser utilizando na confeco da refeio ou prato especial, escolhendo panelas, temperos, molhos e outros ingredientes, para facilitar sua manipulao; - Preparar os alimentos cortando-os, amassando-os ou triturando-os e temperando-os, para garantir a forma e o sabor adequado a cada prato ou para seguir uma receita; - Colocar os alimentos em panelas, formas, frigideiras ou outro recipiente, untando-os com leos, banhas, azeite ou manteiga e valendo-se de processos adequados a cada prato; - Levar os alimentos ao fogo, regulando a temperatura e chama do forno ou fogo para refog-los, ass-los em travessa e servi-los; - Ornamentar pratos, utilizando ovos, tomates, alface e outros ingredientes, e arrumando-os artisticamente, a fim de atender a encomendas para banquetes e para refeies especiais; - Determinar a limpeza dos utenslios, solicitando a lavagem dos mesmos, para assegurar sua posterior utilizao; - Preparar molhos, misturando ingredientes e armazenando-os em recipientes bem vedados, para possibilitar o rpido preparo das refeies; - Controlar o estoque de ingredientes, verificando o seu nvel e o estado dos que esto sujeitos deteriorao, para providenciar as reposies necessrias; - Desempenhar outras tarefas semelhantes. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Instruo: Experincia: Ensino Mdio completo que pressupe - Mais de 05 anos. conhecimentos gerais de escritrio, secretariado, redao prpria e outros conhecimentos tcnicos ligados atividade. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 120 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas simples, rotineiras, padronizadas que requerem algumas iniciativas para decises simples, baseadas em precedentes. A execuo das tarefas do cargo supervisionada permanentemente pelo superior imediato CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas que exigem pouco esforo mental / visual. A ateno utilizada somente para localizar objetos e receber instrues simples. Os trabalhos so de natureza repetitiva / rotineira. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso: - Contatos pouco freqentes, limitados a assuntos de - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a rotina. Cargos de natureza isolada. realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar muitos riscos com a sade dos usurios de seus servios, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Gastronomia e culinria. Requisitos para provimento: - Ensino Mdio Completo; - Comprovante de escolaridade; - Currculo vitae; - Provas, testes e cursos internos; - Entrevista; - Resultado favorvel nas duas ltimas avaliaes de desempenho. Promoo: - No aplicvel.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Merendeiro II.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Professor de Informtica I

Misso: - Formar alunos criativos capazes de usar as ferramentas tecnolgicas para executar tarefas rotineiras bem como para criar meios que dinamizam atividades do dia-a-dia. Atribuies: - Estimular o uso da tecnologia da informao; - Treinar os alunos no uso de softwares aplicativos como editores de texto, planilhas eletrnicas e editores de imagens; - Zelar pelos equipamentos, procurando manter sempre em bom estado de uso; - Fazer uso de tecnologias multimdia no processo de ensino e aprendizagem de informtica como: projetores de imagem e recursos de udio; - Possuir conhecimentos gerais de escritrio, secretariado e rotinas administrativas diversas. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Superior completo: podendo ser Experincia: exigido instruo complementar ou cursos de - De 06 a 12 meses. aperfeioamento tcnico ou de formao especfica. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA.

Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao.
CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Superior completo na rea de informtica. Requisitos para provimento: - Comprovante de Escolaridade; - Currculo Vitae; - Prova, teste e entrevistas. Promoo: - Professor de Informtica II

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Professor de Informtica II

Misso: Formar alunos criativos capazes de usar as ferramentas tecnolgicas para executar tarefas rotineiras bem como para criar meios que dinamizam atividades do dia-a-dia. Atribuies: - Estimular o uso da tecnologia da informao; - Treinar os alunos no uso de softwares aplicativos como editores de texto, planilhas eletrnicas e editores de imagens; - Zelar pelos equipamentos, procurando manter sempre em bom estado de uso; - Fazer uso de tecnologias multimdia no processo de ensino e aprendizagem de informtica como: projetores de imagem e recursos de udio; - Possuir conhecimentos gerais de escritrio, secretariado e rotinas administrativas diversas. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: - Ps-graduao e cursos de especializao na rea - De 03 anos. de atuao. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas rotineiras, baseadas em normas e procedimentos simples. Requerem iniciativas para decises fundamentais em aes precedentes e sugerir modificaes na forma de execuo. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas detalhadas, semi rotineiras, que exigem esforo mental / visual moderado, com perodos de relaxamento, para a compensao da fadiga. Fsico: Esforo fsico mnimo: no lida com pesos e permanece a maior parte do tempo sentado. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: Superviso Exercida: Contatos que objetiva a coordenao de esforos no Supervisiona rea de menor complexidade, sentido de obter cooperao para o cumprimento de distribuindo, orientando e inspecionando diretrizes, normas ou processo determinado. trabalhos e utilizao dos livros. Resultados: Os erros cometidos poderiam resultar em mdia perda de tempo ou perda de material MDIA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Superior completo na rea de informtica com ps- - Comprovante de Escolaridade; graduao ou especializao na rea de atuao. - Currculo Vitae; - Prova, teste e entrevistas. - Aprovao nas duas ltimas avaliaes de desempenho PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Professor de Informtica I Promoo: - No Aplicvel.

CATEGORIA FUNCIONAL DESCRIO DA FUNO

Profissional da Educao - I Especial

Misso: - Exercer atividades docentes na Educao Infantil e no Ensino Fundamental bem como atividades de suporte pedaggico direto, includas as de planejamento, capacitao e pesquisa em Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal de Educao. Atribuies: - Elaborar planos de ensino, de aula e projetos educacionais; - Preparar e selecionar material didtico, elaborando, aplicando e corrigindo avaliaes e atividades dos alunos para assegurar a formao do mesmo; - Exercer atividades administrativas e de apoio pedaggico nas Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: - Curso Mdio na rea do magistrio. Experincia: - No requerida.

Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 45 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes.Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, elevado esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos dos alunos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade , pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica bsica. Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio; - Motivao pedaggica e equilbrio emocional adequado ao trato com crianas; - Currculo vitae; - Provas e cursos internos; - Entrevista. Promoo: - Profissional da Educao - I (PE-I)

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico.

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Profissional da Educao - I (PE-I)

Misso: - Exercer atividades docentes na Educao Infantil e no Ensino Fundamental bem como atividades de suporte pedaggico direto, includas as de direo, planejamento, capacitao, pesquisa, coordenao, superviso, inspeo, orientao e assistncia educacional em Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal de Educao. Atribuies: - Elaborar planos de ensino, de aula e projetos educacionais; - Preparar e selecionar material didtico, elaborando, aplicando e corrigindo avaliaes e atividades dos alunos para assegurar a formao do mesmo; - Exercer atividades administrativas e de apoio pedaggico nas Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: - Curso Superior em nvel de licenciatura plena. Experincia: - No requerida.

Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 180 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes.Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, elevado esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica bsica. - Curso Superior em nvel de licenciatura plena para docncia na Educao Infantil e no Ensino Fundamental. Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio; - Provas e cursos internos;

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Concurso Pblico. Promoo: - Profissional de Educao II (PE-II)

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Profissional da Educao II (PE-II)

Misso: - Exercer atividades docentes na Educao Infantil e no Ensino Fundamental bem como atividades de suporte pedaggico direto, includas as de direo, planejamento, capacitao, pesquisa, coordenao, superviso, inspeo, orientao e assistncia educacional em Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal de Educao. Atribuies: - Elaborar planos de ensino, de aula e projetos educacionais; - Preparar e selecionar material didtico, elaborando, aplicando e corrigindo avaliaes e atividades dos alunos para assegurar a formao do mesmo; - Exercer atividades administrativas e de apoio pedaggico nas Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Experincia: Escolaridade: Curso Superior e curso de especializao em nvel - No requerida. de ps-graduao na rea de educao. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria de 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes. Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, elevado esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: Requisitos para provimento: - Informtica bsica. - Comprovante de escolaridade; - Curso de especializao em nvel de ps- - Princpios ticos e valores compatveis com a graduao na rea de Educao. Instituio; - Provas e cursos internos; -Resultado positivo nas duas ltimas avaliaes. PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Profissional de Educao I Promoo: - Profissional de Educao III

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Profissional da Educao III (PE III)

Misso: - Exercer atividades docentes na Educao Infantil e no Ensino Fundamental bem como atividades de suporte pedaggico direto, includas as de direo, planejamento, capacitao, pesquisa, coordenao, superviso, inspeo, orientao e assistncia educacional em Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal de Educao. Atribuies: - Elaborar planos de ensino, de aula e projetos educacionais; - Preparar e selecionar material didtico, elaborando, aplicando e corrigindo avaliaes e atividades dos alunos para assegurar a formao do mesmo; - Exercer atividades administrativas e de apoio pedaggico nas Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Experincia: Escolaridade: Curso Superior e curso de especializao, em nvel - No requerida. de Mestrado, na rea de Educao. Aperfeioamento Profissional: Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria mais de 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes. Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, elevado esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica bsica. - Curso de especializao em nvel de Mestrado Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio; - Provas e cursos internos; -Resultado positivo nas duas ltimas avaliaes Promoo: - Profissional de Educao IV

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Profissional de Educao II

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Profissional da Educao IV (PE IV)

Misso: - Exercer atividades docentes na Educao Infantil e no Ensino Fundamental bem como atividades de suporte pedaggico direto, includas as de direo, planejamento, capacitao, pesquisa, coordenao, superviso, inspeo, orientao e assistncia educacional em Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal de Educao. Atribuies: - Elaborar planos de ensino, de aula e projetos educacionais; - Preparar e selecionar material didtico, elaborando, aplicando e corrigindo avaliaes e atividades dos alunos para assegurar a formao do mesmo; - Exercer atividades administrativas e de apoio pedaggico nas Unidades Escolares, Unidades Regionais de Ensino e nas Unidades Tcnicas da Secretaria Municipal. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Experincia: Escolaridade: - Curso Superior e curso de especializao, em nvel - No requerida. de Doutorado, na rea da Educao. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria mais de 360 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes. Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, elevado esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea grande parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA.

CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica bsica. - Curso de Doutorado na rea de Educao Requisitos para provimento: - Comprovante de escolaridade; - Princpios ticos e valores compatveis com a Instituio; - Provas e cursos internos; -Resultado positivo nas duas ltimas avaliaes. Promoo: - No Aplicvel.

PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Profissional de Educao III

CATEGORIA FUNCIONAL: DESCRIO DA FUNO

Secretrio Geral de Administrao Escolar

Misso: Coordenar e fiscalizar as atividades de Secretaria fazendo distribuio eqitativa dos trabalhos entre os auxiliares. Atribuies: - Conhecer e cumprir o Regimento Escolar, Calendrio Escolar, currculo e toda a legislao pertinente, bem como as normas e instrues especficas; - Organizar e manter em dia coletneas de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de servio, resolues e demais documentos; - Participar da elaborao e execuo da Proposta Pedagogia da Unidade Escolar; - Redigir a correspondncia que lhe for confiada; - Apresentar ao Diretor, em tempo hbil, todos os documentos que devam ser assinados; - Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamento dos alunos, de forma a permitir em qualquer poca a verificao; da identidade e regularidade da vida escolar do aluno, da autenticidade dos documentos escolares; - Elaborar relatrios, atas, termos de abertura e encerramento de livros e quadros estatsticos; - Informar processo; - Expedir transferncias e demais documentos, devidamente assinados por ele e pelo Diretor; - Divulgar os resultados bimestrais e finais das avaliaes realizadas; - Zelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares; - Manter atualizada a documentao dos Corpos Docentes, Discente, Tcnico Administrativo; - Supervisionar o controle de freqncia e aulas nos dirios de classe; - Adequar juntamente com o Diretor e o Coordenador Pedaggico o calendrio escolar; - Executar outras atividades que contribuam para a eficincia dos servios da Secretaria da Unidade Escolar. CARACTERSTICAS BSICAS CAPACIDADE REQUERIDA / REQUISITOS MENTAIS Escolaridade: Experincia: Superior incompleto mais conhecimentos - De 02 a 03 anos. especializados na rea de atuao, como cursos tcnicos complementares. Aperfeioamento Profissional: - Cursos de treinamento presencial ou virtual com carga horria at 90 horas na rea de atuao. Iniciativa e Criatividade: Tarefas diversificadas, baseadas em normas e procedimentos simples que dependendo da interpretao e adaptao s situaes apresentadas, requerem iniciativa para programar o trabalho e decidir entre alternativas que se apresentam na execuo baseando-se em situaes precedentes. Requer que o ocupante aceite com desprendimento as novas situaes, demonstrando criatividade em suas aes. CONDIES DO TRABALHO / REQUISITOS FSICOS Esforo mental / visual: Tarefas tipicamente minuciosas que exigem do ocupante do cargo, mdio esforo mental / visual, com curtos perodos de relaxamento. Fsico: Esforo fsico baixo: produz alguma fadiga ao fim do perodo por exigir que o colaborador permanea parte do tempo em p. RESPONSABILIDADES Relacionamento Interpessoal: - Contatos que objetiva a coordenao de esforos no sentido de obter cooperao para o cumprimento de diretrizes, normas ou processo determinado. Superviso Exercida: - Supervisiona indiretamente tarefas variadas dando suporte tcnico especializado para a realizao dos trabalhos.

Resultados: - Os erros cometidos poderiam causar confuso nas rotinas de trabalho ou afetar as relaes na escola e na comunidade, pois seu trabalho exige grande exatido e senso de responsabilidade ELEVADA. CONDIES ESSENCIAIS DE PROVIMENTO Conhecimentos especficos: - Informtica bsica; - Superior Incompleto a partir do sexto perodo; PERSPECTIVA DE CARREIRA Fonte de recrutamento: - Interna. Promoo: - No Aplicvel. Requisitos para provimento: - Experincia como auxiliar de secretaria ou regncia de classe.

ANEXO VII
CLASSIFICAO ESCOLAR I Classificao das Escolas e Unidades de Aprendizagem (profissionalizantes): CLASSIFICAO 1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA NMERO DE TURMA ACIMA DE 20 TURMAS MAIS DE 10 E AT 20 TURMAS AT 10 TURMAS

II Gratificao de Diretor de Escola e Diretor de Unidades de Aprendizagem:


CLASSIFICAO DA ESCOLA (Em Reais)

1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA III Diretor de Centro Municipal de Educao Infantil:


Valor em Reais

816,82 668,30 519,80

750,00

IV Gratificao de Secretrio Geral de Escola:


CLASSIFICAO DA ESCOLA (Em Reais)

1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA V Gratificao de Coordenador Pedaggico:


CLASSIFICAO DA ESCOLA (Em Reais)

445,57 371,28 297,02

1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA VI Gratificao de Assistente Educacional:


CLASSIFICAO DA ESCOLA (Em Reais)

267,36 222,79 185,66

1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA

167,10 139,24 118,35

VII Gratificao de Analista Educacional :


CLASSIFICAO DE ACORDO POR ATRIBUIES (Em Reais)

1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA

600,00 500,00 400,00

ANEXO VIII
TERMO DE ADESO AO PCS

Eu, ______________________________________________________________, R. G. n _________________ emitido pela ________ / ____ em ___/ ___/____ e C.P.F n ________________________; servidor pblico lotado na Secretaria Municipal da Educao, sob o termo de posse n ____________; cargo __________________________; classe__________ nvel ________; declaro estar ciente de que com a adeso ao Plano de Cargos e Salrios e o Estatuto dos Servidores do Magistrio, aprovados e sancionados atravs da Lei Municipal n_____ / ____ de ___/ ___/ ___; passarei a adotar todos os preceitos neles contidos.

Declaro ainda que recebo nesta data, cartilha com resumo explicativo dos conceitos que envolvem o novo Plano de Cargos e Salrios e Estatuto dos Servidores do Magistrio.

Aparecida de Goinia, ___ de __________ de _______

_____________________________________________

ANEXO IX

QUANTITATIVO POR CARGO

CARGO EFETIVO AUXILIAR DE MERENDEIRA I AUXILIAR DE SECRETARIA I AUXILIAR DE SECRETARIA II AUXILIAR DE SECRETARIA III BIBLIOTECRIO I BIBLIOTECRIO II BIBLIOTECRIO III INSPETOR DE ALUNOS I INSPETOR DE ALUNOS II INSTRUTOR DE INFORMTICA I INSTRUTOR DE INFORMTICA II INTERPRETE DE LIBRAS I INTERPRETE DE LIBRAS II INSTRUTOR SURDO I INSTRUTOR SURDO II MERENDEIRA I MERENDEIRA II MERENDEIRA III PROFESSOR DE INFORMTICA I PROFESSOR DE INFORMTICA II PE I ESPECIAL PE I PE II PE III PE IV

QUANTITATIVO 140 250 160 50 70 35 3 140 70 60 30 70 30 70 30 70 45 15 70 35 510 1500 110 50 5

ANEXO X
TABELA SALARIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAO

CARGO: AUXILIAR DE MERENDEIRA 2006

CARGO I

A
350,00

B
357,00

C
364,14

D
371,42

E
378,85

F
386,43

G
394,16

H
402,04

I
410,08

J
418,28

CARGO: AUXILIAR DE SECRETARIA 2006

CARGO I II III

A
413,02 468,08 530,49

B
422,18 477,26 541,10

C
431,37 486,43 551,92

D
440,54 495,73 562,96

E
449,72 504,79 574,22

F
458,90 513,97 585,70

G
458,90 523,15 597,41

H
477,26 532,33 609,37

I
486,47 541,50 621,55

J
495,61 550,68 633,98

CARGO: BIBLIOTECRIO 2006

40 HORAS

CARGO I II III

A
865,00 980,31 1.110,98

B
882,30 999,92 1.133,20

C
899,95 1.019,91 1.155,86

D
917,94 1.040,31 1.178,98

E
936,30 1.061,12 1.202,56

F
955,03 1.082,34 1.226,61

G
974,13 1.103,99 1.251,14

H
993,61 1.126,07 1.276,17

I
1.013,49 1.148,59 1.301,69

J
1.033,76 1.171,56 1.327,72

CARGO: INSPETOR DE ALUNO 2006 CARGO I II


A
360,00 407,99

B
367,20 416,15

C
374,54 424,47

D
382,03 432,96

E
389,68 441,62

F
397,47 450,45

G
405,42 459,46

H
413,53 468,65

I
421,80 478,03

J
430,23 487,59

CARGO: INSTRUTOR SURDO 2006 PADRO CARGO I II CARGA HORRIA


30 30

A
400,00 480,00

B
408,00 489,60

C
416,16 499,39

D
424,48 509,38

E
432,97 519,57

F
441,63 529,96

G
450,46 540,56

H
459,47 551,37

I
468,66 562,40

J
478,04 573,64

CARGO: INTERPRETE DE LIBRAS 2006 PADRO CARGO I II CARGA HORRIA


30 30

A
644,68 773,60

B
657,58 789,07

C
670,72 804,85

D
684,13 820,94

E
697,82 837,37

F
711,77 854,12

G
726,01 871,20

H
740,53 888,62

I
755,34 906,40

J
770,45 924,53

CARGO: MERENDEIRA 2006

CARGO I II III

A
380,00 430,65 488,06

B
387,60 439,26 497,82

C
395,35 448,05 507,78

D
403,26 457,01 517,93

E
411,32 466,15 528,29

F
419,55 475,47 538,86

G
427,94 484,98 549,63

H
436,50 494,68 560,63

I
445,23 504,58 571,84

J
454,14 514,67 583,28

CARGO: PROFESSOR DE INFORMTICA 2006 PADRO CARGO I II CARGA HORRIA


30 40 30 40

A
773,60 1.031,46 967,01 1.289,34

B
789,07 1.052,09 986,34 1.315,13

C
804,85 1.073,14 1.006,08 1.341,42

D
820,94 1.094,59 1.026,19 1.368,26

E
837,37 1.116,49 1.046,72 1.395,62

F
854,12 1.138,81 1.067,65 1.423,54

G
871,20 1.161,60 1.089,00 1.452,01

H
888,62 1.184,83 1.110,78 1.481,05

I
906,40 1.208,53 1.132,99 1.510,68

J
924,53 1.232,70 1.155,66 1.540,87

ANEXO XI VOCABULRIO UTILIZADO NA ELABORAO DO PCS A fim de se garantir uniforme entendimento da terminologia adotada, so listados a seguir os conceitos utilizados na elaborao deste plano: ADMINISTRAO DO PLANO - o processo de continuidade, de medidas e aes preconizadas pelo plano implantado, sua peridica atualizao e reviso. AMPLITUDE DE FAIXA SALARIAL - Diferena entre o maior e o menor salrio de cada faixa. ATRIBUIO - o conjunto de tarefas, deveres e responsabilidades cometidas ou cometveis a um servidor. AVALIAO DE CARGOS - Mtodo que busca determinar o valor relativo do cargo, com referncia aos outros cargos existentes na Secretaria Municipal da Educao. CARGO - o conjunto de atribuies e responsabilidades confiadas ao servidor pblico; suficientemente semelhantes quanto sua natureza e quanto ao nvel de responsabilidade, sendo sua criao por lei, nmero certo e denominao prpria. CARGO CORRELATO - o cargo que comparado a outro possui semelhanas no contedo de suas atribuies. CARREIRA - o conjunto de cargos da mesma natureza, hierarquizados segundo os diferentes nveis de dificuldades, complexidade de tarefas e de responsabilidade que lhes so inerentes. CLASSE - o agrupamento de cargos, que para a Secretaria Municipal da Educao tem o mesmo valor relativo e igual tratamento salarial, condicionado ao grupo ocupacional a que pertenam. DATA BASE - o perodo observado pela Secretaria Municipal da Educao do Municpio de Aparecida de Goinia, para cumprir atravs de reposies salariais, as possveis perdas salariais. Fica estabelecida a data base no ms de abril. DESCRIO DE CARGOS - Registro das atribuies ou atividades, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. ENQUADRAMENTO - o posicionamento do servidor no Plano de Cargos e Salrios, em cargo e nvel compatveis com suas atribuies / salrio. ESPECIFICAO DO CARGO - o registro preciso e claro da natureza, e nvel dos fatores inerentes ao contedo ocupacional do cargo, bem como dos requisitos que devem ser exigidos de seus ocupantes.

FAIXA SALARIAL - Salrios atribudos ao cargo, variando progressivamente entre um valor mnimo e um valor mximo. GRAU - o conjunto de padres que compem uma mesma faixa de vencimentos, identificado por algarismo arbico. GRUPO OCUPACIONAL - o agrupamento de cargos de carreira, isolados em funo da necessidade e diviso do trabalho para o cumprimento da misso bsica da Secretaria Municipal da Educao. IMPLANTAO - a seqncia de lgicas administrativas que se seguem aprovao do Plano de Cargos e Salrios, visando a transposio da situao anterior sistemtica por ele preconizada. JORNADA DE TRABALHO o nmero de horas efetivamente trabalhadas num determinado perodo: dia, semana, ms. A jornada de trabalho empregada na composio das tabelas salarial corresponde a 132 (cento e trinta e duas) e 176 (cento e setenta e seis) horas mensais para Administrao e 20 (vinte), 30 (trinta) e 40 (quarenta) horas semanais, respectivamente para os professores. NVEL - Patamares de faixas salariais existentes numa tabela salarial. PADRO - a posio distinta na faixa de vencimentos dentro de cada grau, identificado por letra, correspondente ao posicionamento de um ocupante de cargo efetivo em razo de seu desempenho. PLANO DE LOTAO - a representao quantitativa e qualitativa dos cargos aprovados pela Secretaria de Educao dimensionados e distribudos nas diversas reas da estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educao. QUADRO DE PESSOAL - o conjunto de cargos efetivos, de cargos em comisso e funes de confiana, integrantes da estrutura administrativa da Secretaria Municipal da Educao de Aparecida de Goinia. REFERNCIA - So as progresses de salrios que ocorrem na faixa salarial. REMUNERAO - a expresso monetria mensal do padro salarial, acrescida das parcelas adicionais a que o servidor tiver direito. SALRIO BASE - a expresso monetria mensal; correspondente referncia da classe a que pertence o cargo do servidor, de acordo com a tabela salarial constante do Plano de Cargos e Salrios. SERVIDOR PBLICO - a pessoa legalmente investida em cargo pblico. TABELA SALARIAL a estrutura salarial, composta de grupos e faixas salariais; base para a administrao dos salrios de cada grupo de cargos, semelhantes entre si, e que por sua vez tem o mesmo tratamento salarial.

You might also like