You are on page 1of 15

EXPULSAR JESUS

DO ESPIRITISMO?
Jorge Hessen E-Mail: jorgehessen@gmail.com Site: http://meuwebsite.com.br/jorgehessen

Por inacreditvel possa parecer, ainda encontramos irmos "espritas

que questionam o aspecto


religioso da Terceira Revelao. Negam a excelsitude de Jesus com febril descontrole emocional, referindo-se ao Mestre como se Ele fosse um homem vulgar.

Para esses confrades atoleimados em suas fanfarras imaginrias, alertamos o seguinte: Espiritismo religioso, Sim! Acompanhemos o raciocnio de Emmanuel:

"Somente o Cristianismo

restaurado pode salvar o mundo que se perde. Nossa misso essencialmente religiosa, na restaurao da f viva e na revivncia das tradies simples dos tempos apostlicos.

No temos a presuno de pedir o atestado de bito das escolas religiosas, nem desejamos estabelecer a luta dogmtica e o sectarismo. Desejamos to-s reavivar a crena pura, a fim de que o homem, na qualidade de herdeiro divino, possa entrar na glria espiritual da compreenso de Jesus Cristo".

Se aceitamos os preceitos da Doutrina Esprita, no podemos negar-lhes fidelidade absoluta. Prevendo esses estranhssimos movimentos em nossas hostes, Chico Xavier h 21 anos advertia:

poderosas, organizadas. O que elas desejam expulsar Jesus do Espiritismo e se tirarem Jesus do Espiritismo, este desaparecer. Tm surgido, ultimamente, muitas prticas estranhas no movimento kardeciano. Estou alertando vocs porque eu tenho pouco tempo de vida e vocs devem defender esse tesouro."

"as falanges das trevas so muito

Posteriormente, numa entrevista cedida a confrades de Uberaba, Chico reafirma: "Se tirarmos Jesus do Espiritismo,

vira comdia. Se tirarmos Religio do Espiritismo, vira um negcio. A Doutrina Esprita cincia, filosofia e religio. Se tirarmos a religio, o que que fica?

Jesus est na nossa vivncia diria, porquanto em nossas dificuldades e provaes, o primeiro nome de que nos lembramos, capaz de nos proporcionar alvio e reconforto, JESUS."

Alguns "espritas", distantes de quaisquer argumentos inteligveis persistem em disseminar a desgastada cantilena de que se preciso fugir do Cristo, do religiosismo, do igrejismo no Espiritismo e transform-lo numa academia de notveis. Sob o vis dessa esdrxula fbula conceitual, escrevem livros, artigos, fazem palestras, escravizados aos impulsos telepticos dos "gnios das trevas".

Desta forma, pela tendncia desses estranhos irmos "espritas", percebe-se que o Evangelho ainda encontrar, por algum tempo, a resistncia das trevas, da m-f, da ignorncia, apesar de representar a grande sntese de todas as propostas filosficas que visam aprimorar o homem.

Esses desarrazoados pregoeiros de idias vs esquecem-se de que o Cristo o modelo de virtudes sobre-humanas.

incomparvel a dedicao e a santidade


que Ele dispensa Humanidade. Ns, que ainda estamos mergulhados

no vcio da corrupo, no temos


parmetros para avaliarmos a Sua magna importncia para o Espiritismo, porque a Sua perfeio se perde na noite indevassvel dos sculos.

O Espiritismo sem Jesus pode alcanar as melhores expresses acadmicas, mas no passar de atividade destinada a modificar-se ou desaparecer. E o esprita, que no cogitou da sua iluminao com o Evangelho Dele, pode ser um intelectual, um doutor e um filsofo, mas estar sem bssola e sem roteiro no instante da tempestade inevitvel da provao.

Que Deus abenoe a todos!

Montagem e Apresentao: Samara Luiza de Castro Hessen

You might also like