You are on page 1of 56

12

1 INTRODUO

A Assistncia Farmacutica segundo a Resoluo N. 338, de 06 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Sade compreendida como um conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando seu acesso e uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e insumos, bem como a sua seleo, programao, aquisio, distribuio, dispensao, garantia da qualidade dos produtos e servios, acompanhamento e avaliao de sua utilizao, na perspectiva da obteno de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da populao. O Farmacutico o responsvel por garantir que os objetivos da Assistncia Farmacutica sejam atingidos, atravs do desenvolvimento racional do planejamento, organizao, coordenao, acompanhamento e avaliao do trabalho. O farmacutico deve buscar a mobilizao e comprometimento dos seus funcionrios na organizao e produo de servios que atendam s necessidades da populao, valorizando as habilidades existentes na equipe profissional e contribuindo para suas potencializaes. Sendo, fundamental entender da realidade social em que se atua, tendo, conhecimentos e habilidades de gerncia (MARIN et al., 2003). O Ciclo da Assistncia Farmacutica abrange a seleo, programao, aquisio, armazenamento, distribuio e utilizao de medicamentos (prescrio, dispensao e uso racional), alm do acompanhamento, da avaliao e da superviso das aes (BRASIL, 2011). A atuao efetiva do Farmacutico em todas as etapas do Ciclo proporcionar um bom desempenho da Assistncia Farmacutica e consequentemente melhora na ateno sade. Um gerenciamento da Assistncia Farmacutica efetivo, garante o alcane de resultados por meio de pessoas, utilizando os recursos disponveis, que provm de conhecimentos, habilidades e atitudes, abrangindo aes de planejamento, de execuo, de acompanhamento e de avaliao dos resultados, sendo que esta deve ser permanentemente reavaliada, o que resultar em um novo planejamento, nova execuo, novo acompanhamento e nova avaliao (MARIN et al, 2003). A partir do planejamento, da organizao e da estruturao do conjunto das atividades desenvolvidas, que visam aperfeioar os servios ofertados populao possvel fazer o gerenciamento da Assistncia Farmacutica (BRASIL, 2011).

13

A pesquisa se justifica pelo fato da Assistncia Farmacutica ser vital ao funcionamento dos hospitais pblicos ou privados, e a correta elaborao do seu ciclo permite que cada etapa seja desenvolvida de forma a dar continuidade ao funcionamento de todo o ciclo. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a realidade da Assistncia Farmacutica em hospitais que prestam atendimento pelo Sistema nico de Sade (SUS), atravs da avaliao de cada uma das etapas que compe o Ciclo da Assistncia Farmacutica.

2 REVISO DE LITERATURA

14

2.1 Conceito e Histrico da Farmcia Hospitalar

De acordo com a Resoluo 300 de 30 de janeiro de 1997, o Conselho Federal de Farmcia (CFF) define a Farmcia Hospitalar como uma unidade clnica de assistncia tcnica e administrativa, dirigida por farmacutico, integrada funcional e hierarquicamente s atividades hospitalares. A Farmcia Hospitalar tem como funo garantir qualidade na assistncia prestada ao paciente atravs do uso seguro e racional de medicamentos e correlatos, adequando sua utilizao saude individual e coletiva, nos planos: assistencial, preventivo, docente e de investigao, devendo, para tanto, contar com farmacuticos em nmero suficiente para o bom desempenho da Assistncia Farmacutica. As definies para farmcia hospitalar so inmeras e se faz necessrio citar as definies de outros autores, como: Cimino (1973), Programa Regional de Medicamentos Essenciais da Organizao Pan Americana de Sade (OPAS, 1987), Curso de Especializao em Farmcia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Ministrio da Sade (1994), Santich (1995). Segundo Cimino (1973) apud Santos (2006), a farmcia hospitalar considerada como uma unidade tcnica aparelhada para prover as clnicas e demais servios, dos medicamentos e produtos afins de que necessitam para normal funcionamento. De acordo com o Programa Regional de Medicamentos Essenciais da Organizao Pan Americana de Sade (OPAS, 1987) apud Wilken (1998), a farmcia hospitalar compreende a seleo de medicamentos, a aquisio e o controle dos medicamentos selecionados e o estabelecimento de um sistema racional de distribuio que assegure que o medicamento prescrito chegue ao paciente na dose correta. Para tal vital a implantao de um sistema de informaes sobre medicamentos que permita otimizar a prescrio. O Curso de Especializao em Farmcia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) apud Wilken (1998), a farmcia hospitalar definida como o departamento ou servio de um hospital, que sob a responsabilidade tcnica de um profissional farmacutico habilitado, se destina a contribuir para o seu bom desempenho procedendo ampla assistncia farmacutica a seus pacientes e colaborando com todos os demais profissionais que integram a rea de sade, atravs de uma srie de atividades colocadas em prtica. O Ministrio da sade, atravs de seu Guia Bsico para a Farmcia Hospitalar (1994), define a farmcia hospitalar como uma atividade que representa uma parcela muito alta do

15

oramento destinado aos hospitais, justificando, portanto, a implementao de medidas que assegurem o uso racional desses produtos. Segundo Santich (1995) apud Wilken (1998), farmcia hospitalar estaria representado pelo componente da prtica farmacutica que permite a interao do farmacutico com o paciente com o propsito de atender as necessidades do paciente relacionadas com medicamentos. Para uma compreenso melhor do que Farmcia Hospitalar importante dar uma volta no tempo de maneira que se possa entender em que contexto este conceito acima foi desenvolvido. A Farmcia Hospitalar surgiu na Idade Mdia, na poca dos romanos, gregos e rabes, aonde a profisso de medicina e farmcia eram desenvolvidas paralelamente por religiosos de conventos, nas boticas e nos hortos de plantas medicinais. O farmacutico aps o aparecimento das especialidades farmacuticas, passou a exercer a funo de manipulador de medicamentos e orientador do seu uso (BRASIL, 1994). Segundo o Ministrio da Sade (1994) os primeiros passos iniciados em direo Farmcia Hospitalar, foi a partir do ano de 1940, pela necessidade de ampliao das reas farmacuticas de atuao. Em 1752, surgiu o registro da primeira Farmcia Hospitalar, em um hospital da Pensilvnia (EUA), que apresentou a primeira proposta de padronizao de medicamentos. Na dcada de 1950, o Brasil j apresentava servios de Farmcia Hospitalar que foram instaladas nas Santas Casas de Misericrdia e Hospital das Clnicas de So Paulo, onde o farmacutico tinha por funo manipular os medicamentos base de ervas, para serem dispensados aos pacientes internados. Os hospitais foram se desenvolvendo e modernizando com o passar dos anos. O professor Jos Sylvio Cimino, foi o farmacutico que teve mais destaque na luta pela implantao da Farmcia Hospitalar, sendo autor da primeira publicao respeito da Farmcia Hospitalar no pas. No ano de 1975, foi introduzida a disciplina de Farmcia Hospitalar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Posteriormente em 1980, foi implantado o curso de ps-graduao em Farmcia Hospitalar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), (BRASIL, 1994). O Ministrio da Sade na dcada de 80, juntamente com a Coordenao de Controle de Infeco Hospitalar (COCIN), criou o Curso de Especializao de Farmcia Hospitalar, para dar apoio prioritrio Farmcia Hospitalar (SANTOS, 2006). No ano de 1995, foi criada a SBRAFH - Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar, que contribuiu intensamente para as atividades da profisso e para o desenvolvimento da produo tcnico-cientfico nas reas de assistncia farmacutica hospitalar (THOMAZ SBRAFH).

16

O Brasil est vivendo nesse momento, uma fase clnico-assistencial da Farmcia Hospitalar, de acordo a expresso conceitual da SBRAFH (1996/1997): unidade clnica, administrativa e econmica, dirigida por profissional farmacutico, ligada, hierarquicamente, direo do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades de assistncia ao paciente (WILKEN, 1998). Dessa forma podemos compreender, que a atuao da Farmcia hospitalar no se preocupa apenas com o abastecimento e aquisio de medicamentos, materiais e servios, mas tambm preocupa-se com os resultados da assistncia prestada ao paciente. O que permitir foco de ateno da unidade clnica no paciente, nas suas necessidades e no medicamento utilizado como instrumento para o tratamento teraputico. (BRASIL, 1994).

2.2 A Farmcia Hospitalar no Brasil

No Brasil as funes do farmacutico hospitalar, s foram definidas a partir da Resoluo 208, do Conselho Federal de Farmcia, em 19 de Junho de 1990, embasada em publicao espanhola que regulamenta o exerccio em Farmcia de Unidade Hospitalar, sendo posteriormente atualizada pela Resoluo 300 no ano de 1997, na qual definida as funes da farmcia hospitalar e do profissional farmacutico. Na obra de Gonalves, (2006) ressalta-se a situao da rea hospitalar no Brasil hoje, que apresenta notvel desigualdade entre hospitais, diferena entre hospitais pblicos e privados e crise de financiamento. As desigualdades entre hospitais so encontradas tanto nos setores pblicos como nos privados, at mesmo em hospitais nacionais e internacionais considerados como centros de referncia, h predominncia de funcionamento em m condies. A falta de profissionais capacitados no setor gerencial uma das queixas freqentes, e provvel motivo dessas desigualdades. O objetivo principal de trabalho dos hospitais, o paciente ou a comunidade a qual se presta servios hospitalares. O aperfeioamento da qualidade nos hospitais, teve incio atravs do modelo de Deming, o mais difundido desde o final da Segunda Guerra Mundial (ou seja desde antes de 1950), preconizava que, mesmo quando j existe qualidade, sempre h espao para aperfeioamento. Desde o final da dcada de 1980 h um ampla discusso a respeito da qualidade hospitalar, na qual foi envolvida modelos utilizados em hotelaria, os voltados certificaes e esforos, com o objetivo de seguir o modelo internacionalmente conhecido, a

17

acreditao (GONALVES, 2006). De acordo com Gonalves apud Barbuscia (2006) p. 213, so objetivos da farmcia hospitalar: Produzir, armazenar, distribuir e controlar todos os medicamentos e produtos afins, utilizados pelo hospital. Propiciar meios para restabelecer a sade dos pacientes internos e externos do hospital, facultando-lhes, por meio de seus prstimos, a medicao prescrita pelo corpo clnico. Assessorar o corpo clnico do hospital com relao aos aspectos farmacodinmicos, farmacotcnicos e farmacocinticos dos medicamentos, bem como elaborar pesquisas em assuntos farmacuticos. Servir de rgo controlador dos produtos qumicos adquiridos pelo hospital. Servir como base de capacitao para a educao em servios, no intuito de propiciar orientao terica de enfermagem e aprendizado de estudantes. Selecionar e preparar as doses individualizadas, segundo a prescrio mdica, para um perodo de 24 horas. Coordenar os trabalhos de padronizao de medicamentos. No ltimo dia til do ano de 2010 foi publicada a primeira Portaria Brasileira de Farmcia Hospitalar do Ministro da Sade n 4.283, que aprova as diretrizes e estratgias para organizao, fortalecimento e aprimoramento das aes e servios de farmcia no mbito dos hospitais. De acordo com essa Portaria os objetivos principais da gesto da farmcia hospitalar: garantir o abastecimento, dispensao, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em sade; assegurar o desenvolvimento de prticas clnico-assistenciais que permitam monitorar a utilizao de medicamentos e outras tecnologias em sade; otimizar a relao entre custo, benefcio e risco das tecnologias e processos assistenciais; desenvolver aes de assistncia farmacutica, articuladas e sincronizadas com as diretrizes institucionais, e participar ativamente do aperfeioamento contnuo das prticas da equipe de sade.

18

2.3 Assistncia Farmacutica

Segundo a Resoluo n 338, de 06 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Sade, Assistncia Farmacutica o conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando seu acesso e uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e insumos, bem como a sua seleo, programao, aquisio, distribuio, dispensao, garantia da qualidade dos produtos e servios, acompanhamento e avaliao de sua utilizao, na perspectiva da obteno de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da populao. A Assistncia Farmacutica compreendida como um conjunto de atividades que envolvem o medicamento e que devem ser realizadas de forma sistmica, sendo articuladas e sincronizadas, tendo, o paciente como beneficirio. Resulta da combinao de estrutura, pessoas e tecnologias para o desenvolvimento dos servios em um determinado contexto social. Fazendo-se, necessrio uma organizao de trabalho que vise a ampliao da sua complexidade, de acordo com o nvel de aperfeioamento das atividades e da qualidade dos servios realizados (MARIN et al., 2003). Segundo o Ministrio da Sade (2006), as funes e atividades da Assistncia Farmacutica (AF) so: Planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar as aes. Articular a integrao com os servios, profissionais de sade, reas interfaces, coordenao dos programas, entre outras. Elaborar normas e procedimentos tcnicos e administrativos. Elaborar instrumentos de controle e avaliao. Selecionar e estimar necessidades de medicamentos.

19

Gerenciar o processso de aquisio de medicamentos. Garantir condies adequadas para o armazenamento de medicamentos. Gesto de estoques. Distribuir e dispensar medicamentos. Manter cadastro atualizado dos usurios, unidades e profissionais de sade. Organizar e estruturar os servios de AF nos trs nveis de ateno saude no mbito local e regional. Desenvolver sistema de informao e comunicao. Desenvolver e capacitar recursos humanos. Participar de comisses tcnicas. Promover o uso racional de medicamentos. Promover aes educativas para prescritores, usurios de medicamentos, gestores e profissionais de sade. Desenvolver estudos e pesquisa em servio. Elaborar material tcnico, informativo e educativo. Prestar cooperao tcnica. Assegurar qualidade de produtos, processos e resultados. De acordo a Poltica Nacional de Medicamentos, a reorientao da Assistncia

Farmacutica uma diretriz fundamental que tem como objetivo principal, facilitar o acesso aos medicamentos essenciais, promovendo seu uso racional. O cumprimento desses objetivos principais, requer que a gerncia efetiva do estabelecimento assuma papel prioritrio na execuo desses objetivos e das suas atividades. Essa reorientao voltada promoo do uso racional de medicamentos, otimizando e efetivando os sistemas de seu acesso e dispensao (BRASIL, 1998). De uma forma geral a Assistncia Farmacutica nos dias de hoje representa uma das reas com maior impacto financeiro no contexto do SUS, o que tambm uma realidade nas secretarias estaduais de sade (SES). O gerenciamento da Assistncia Farmacutica de fundamental importncia, pois a demanda por medicamentos crescente o que envolve uma elevao dos recursos financeiros, e sua ausncia pode acarretar grandes disperdcios dos medicamentos que podem ser essenciais (MSH, 1997 apud BRASIL, 2011).

20

imprescindvel que haja um gerenciamento efetivo, alcanando resultados por meio de pessoas, utilizando eficientemente os recursos disponveis. Um bom gerenciamento provm de conhecimentos, habilidades e atitudes, abrangindo aes de planejamento, de execuo, de acompanhamento e de avaliao dos resultados, sendo que esta deve ser permanentemente reavaliada, o que resultar em um novo planejamento, nova execuo, novo acompanhamento e nova avaliao (MARIN et al, 2003). A partir do planejamento, da organizao e da estruturao do conjunto das atividades desenvolvidas, que visam aperfeioar os servios ofertados populao possvel fazer o gerenciamento da Assistncia Farmacutica (BRASIL, 2011).

A atividade de planejamento deve ter recursos humanos com conhecimentos, habilidades e tcnicas em planejamento, capacidade de articulao, determinao, compromisso e fora de vontade para mudar e transformar a realidade dos fatos, alm de obter conhecimento do contexto interno e externo, dos processos metodolgicos e do direcionamento estratgico (BRASIL, 2006c). Para que seja atingido os objetivos da Assistncia Farmacutica, o gerente deve fazer o planejamento, organizao, coordenao, acompanhamento e avaliao do trabalho desenvolvido com racionalidade. O farmacutico deve buscar a mobilizao e comprometimento dos seus funcionrios na organizao e produo de servios que atendam s necessidades da populao, valorizando as habilidades existentes na equipe profissional e contribuindo para suas potencializaes. Sendo, fundamental entender da realidade social em que se atua, tendo, conhecimentos e habilidades de gerncia (MARIN et al., 2003). De acordo com a publicao da Portaria GM/MS n 698 de 30 de Maro de 2006, o financiamento da Assistncia Farmacutica responsabilidade das trs esferas de gesto do SUS (Unio, Estados e Municpios). Sendo competncia tambm das esferas de gesto do SUS, o gerenciamento, estruturao e organizao de servios, desenvolvimento e capacitao de recursos humanos. Os recursos humanos so fundamento principal dos servios farmacuticos hospitalares, pelo que a aplicabilidade destes Servios em meios humanos adequados, quer em nmero, quer em qualidade, assume especial relevncia no contexto da reorganizao da farmcia hospitalar (CEFH, 2005). O planejamento deve ter como objetivos: possibilitar uma viso ampliada e melhor conhecimento dos problemas internos e externos; evitar o improviso e o imediatismo da rotina;

21

comprometer o gerenciamento para objetivos e resultados; proporcionar eficincia, eficcia e efetividade nas aes programadas; possibilitar o controle, o aperfeioamento contnuo, a avaliao permanente das aes e resultados alcanados; estabelecer prioridades (BRASIL, 2006c). Para alcanar bons resultados na Assistncia Farmacutica, o planejamento uma ferramenta da gesto necessria para fazer o estabelecimento de objetivos e metas, tendo como ponto de referncia uma anlise da situao do estabelecimento (MARIN et al., 2003). No QUADRO 1 a seguir ser mostrado a definio de planejamento segundo termos empregados por Bonato, Dever e Allem.

QUADRO 1 Termos empregados no planejamento por Bonato, Dever e Allem. Conceitos/Autores Bonato (2003) Trabalho de preparao para um empreedimento, segundo roteiro e mtodos determinados, visando a objetivos bem definidos. Processo de ao/reflexo/ao cujo significado o contrrio de improvisao. Dever (1998) Curso de ao projetado para o futuro, com o intuito de atingir um conjunto coordenado e consistente de operaes rumo aos objetivos desejados. o processo orientado para a ao por meio do qual a instituico se adapta a mudanas, tanto na sua constituio interna como em seu ambiente externo. Allem (1999) Elaborao por etapas de planos e programas com objetivos definidos, decorrentes da necessidade de criar ou modificar realidades.
Fontes: ALLEM, A. C. Termos e definies crticos em planejamento. Revista de Administrao Pblica, So Paulo, v. 33, n. 5, p. 143-152, set-out. 1999. DEVER, G. E. Alan. A. Epidemiologia na administrao dos servios de sade. So Paulo: Pioneira, 1988.

Ao fazer a elaborao do planejamento, o mtodo da anlise diagnstica prvia vai conseguir identificar a existncia de problemticas, que podem ser fatores limitantes para se fazer o aperfeioamento da ao planejada. O gerenciamento abrange o planejamento, a programao, a fiscalizao e o controle das atividades desempenhadas no hospital. Administrar

22

pessoas, supervisionando sua atividades, orientando suas atitudes, treinando-as e capacitando-as para exercer suas funes, tambm faz parte do termo gerenciamento (GONALVES, 2006). Definindo-se a Assistncia Farmacutica como um conjunto de atividades de caracterstica multiprofissional, que no se restringe ao simples abastecimento de medicamentos, havendo necessidade do gestor envolvido (farmacutico) fazer a elaborao de diretrizes claras. O gestor representar uma ligao entre os diferentes nveis dentro do sistema, sendo responsvel pela traduo das diretrizes atravs de aes concretas. Para que sejam atingidos objetivos esperados das diretrizes elaboradas, preciso desencadear um processo de anlise permanentemente, que resulte na definio de aes especficas a serem realizadas (MARIN et al., 2003). No planejamento delimita-se o objetivo a ser alcanado e os possveis obstculos a serem superados para a construo de uma nova realidade, para que planejamento passa a ser parte integrante do processo de gerenciamento da Assistncia Farmacutica. O aspecto principal do planejamento o acompanhamento permanente da realidade, avaliando as decises tomadas. Tendo como objetivo verificar se os resultados produzidos convergem na direo dos resultados esperados. Dessa forma entende-se que planejamento um processo de aprendizagem que leva a correo da prpria aprendizagem, o que permite corrigir a trajetria dos objetivos propostos (BRASIL, 2006c). De acordo com a Portaria do Ministrio da Sade n 2084/05, atravs do Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos (DAF) da Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos (SCTIE) props um mtodo para o Planejamento na Assistncia Farmacutica, denominado Planejar Preciso, no projeto Assistncia Farmacutica: Planejar, Organizar, Avaliar, preciso. Na qual foi recomendado que os municpios fizessem a elaborao do captulo Assistncia Farmacutica do Plano Municipal de Sade, no perodo de 2007 a 2008, que teve discusso no Conselho Municipal de Sade e incluso na reviso do Plano de Sade, no ano de 2007 (BRASIL, 2006a; BRASIL, 2006b). O projeto teve como objetivo dar apoio aos municpios e estados, atravs da realizao de seminrios locais para fazer a adaptao de conceitos de Assistncia Farmacutica e de um mtodo de planejamento que pudessem se tornar instrumentos para a realizao de oficinas e confeco dos captulos de Assistncia Farmacutica do Plano de Sade (BRASIL, 2006b). O mtodo de planejamento proposto baseia-se na identificao do estgio atual de desenvolvimento da aptido tcnica e do gerenciamento da Assistncia Farmacutica, na definio de metas com prioridade nas aes, na construo de parmetros e definio das necessidades e no esboo do plano de ao. Atravs do Instrumento de Autoavaliao para o

23

Planejamento em Assistncia Farmacutica (IAPAF), feita a definio do estgio atual de desenvolvimento, que foi projetado para que os municpios avaliem o estgio no qual se encontram, em relao ao grupo de dimenses da Assistncia Farmacutica. Dessa forma ser possvel identificar modificaes que, se implementadas, permitiro avano, definindo um conjunto de aes para que sejam implementadas essas modificaes (BRASIL, 2006a). No entendimento de Babieri e Machline (2009), a farmcia hospitalar e suas reas internas deve seguir as normas das autoridades competentes. A Resoluo RDC n 50 de 21 de fevereiro de 2002, que posteriormente foi complementada pela RDC n 189 de 18 de julho de 2003, da Anvisa, um conjunto normativo que rene leis num regulamento tcnico de vrias normas voltadas para orientar o planejamento, programao, elaborao, avaliao e aprovao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade.

2.4 Assistncia Farmacutica no SUS

No ano de 1971 teve incio a Assistncia Farmacutica, como poltica pblica atravs da instituio da Central de Medicamentos (CEME), que tinha como meta o fornecimento de medicamentos populao que no tinha condies econmica para adquirir-los e se caracterizava por manter uma poltica centralizada de aquisio e de distribuio de medicamentos (BRASIL, 1971). A partir da promulgao da constituio Federal de 1988, foram introduzidas mudanas de princpios, que estabeleceu a sade como direito social (Art. 6) e o seu cuidado como competncia comum da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios (Art. 23). No Art. 196 foi estabelecido que:
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (BRASIL, 1988, p.33).

A Lei Orgnica da Sade (Lei n 8080/90) estabeleceu a regulamentao da Constituio Federal, especfica para a rea da sade, que em seu Artigo 6 determina como campo de atuao do SUS, a formulao da poltica de medicamentos. Nessa formulao o medicamento definido como um produto farmacutico com finalidades profilticas, curativas,

24

paliativas ou para fins de diagnstico. Atribuindo, ainda, ao setor da sade a responsabilidade de executar aes de assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica. At o ano de 1997 a CEME foi responsvel pela Assistncia Farmacutica no Brasil, quando foi desativada, suas atribuies foram transferidas para diferentes rgos e setores do Ministrio da Sade. A formao de grupos profissionais que faziam a discusso dos principais aspectos relacionados aos medicamentos no pas, resultou no estabelecimento da Poltica Nacional de Medicamentos (PNM), publicada pela Portaria GM/MS n. 3916, em 1998 (BRASIL, 2011). A Poltica Nacional de Medicamentos estabelece diretrizes e prioridades que resultaram em importantes avanos na regulamentao sanitria, no gerenciamento de medicamentos e na organizao e gesto da Assistncia Farmacutica no SUS, tendo como principais finalidades garantir a necessria segurana da eficcia e da qualidade dos medicamentos, a promoo do uso racional dos medicamentos e o acesso da populao queles medicamentos considerados essenciais (BRASIL, 1998). Para que sejam alcanados os objetivos propostos a PNM apresenta um conjunto de diretrizes, como: Adoo da Relao de Medicamentos Essenciais (RENAME); Regulamentao sanitria de medicamentos; Reorientao da Assistncia Farmacutica; Promoo do uso racional de medicamentos; Desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Promoo da produo de medicamentos; Garantia de segurana, eficcia e qualidade dos medicamentos; Desenvolvimento e capacitao de recursos humanos. Dentre essas diretrizes, foram consideradas como prioridades a reviso permanente da RENAME, a reorientao da Assistncia Farmacutica, a promoo do uso racional de medicamentos e a organizao das atividades de Vigilncia Sanitria de medicamentos para regular esta rea. A implementao dessas diretrizes causam aes que vm sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Para que seja alcanado um dos objetivos prioritrios estabelecidos pela PNM, relacionado reorientao da Assistncia Farmacutica, necessrio promover a descentralizao da sua gesto, o desenvolvimento de atividades para assegurar o uso racional dos medicamentos e aes que otimizem e tornem eficaz o sistema de distribuio no setor pblico e iniciativas que possibilitam a reduo nos preos dos produtos. (BRASIL, 1998).

25

A maioria dessas aes foram e esto sendo desenvolvidas na rea de Assistncia Farmacutica no SUS, com o propsito de atingir esses e outros objetivos que foram se impondo ao longo dos anos (BRASIL, 2011). No ano de 2003, foi realizado um amplo debate sobre a Assistncia Farmacutica com a sociedade na I Conferncia Nacional de Medicamentos e, com base nas propostas nela originadas, o Conselho Nacional de Sade (CNS) aprovou e publicou a Resoluo CNS n. 338, de 6 de maio de 2004, que estabelece a Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica (PNAF), definindo-a como:

Um conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e insumos, bem como a sua seleo, programao, aquisio, distribuio, dispensao, garantia da qualidade dos produtos e servios, acompanhamento e avaliao de sua utilizao, na perspectiva da obteno de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da populao (BRASIL, 2004).

Assistncia Farmacutica no SUS, de acordo com a PNAF deve ser entendida como poltica pblica norteadora para a formulao de polticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratgicos a manuteno e a qualificao dos servios de Assistncia Farmacutica na rede pblica de sade, a qualificao de recursos humanos, bem como a descentralizao das aes (BRASIL, 2011). Recentemente, os Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gesto foram institudos atravs da Portaria GM/MS n. 399, de 22 de fevereiro de 2006. No Pacto de Gesto, foi definido que o financiamento referente Assistncia Farmacutica de responsabilidade dos trs gestores do SUS, devendo reunir-se aquisio de medicamentos e insumos e a organizao das aes de Assistncia Farmacutica necessrias, de acordo com a organizao dos servios de sade. A Portaria GM/MS n. 204, de 29 de janeiro de 2007, regulamentou a forma de transferncia dos recursos financeiros federais, estabelecendo, entre outros, o bloco de financiamento da Assistncia Farmacutica, constitudo por trs componentes: o componente bsico, o componente estratgico e o componente especializado. Uma das questes cruciais no SUS assegurar o acesso a medicamentos, constituindose no eixo norteador das polticas pblicas estabelecidas na rea da Assistncia Farmacutica, considerando que estes insumos so uma interferncia teraputica muito utilizada, causando impacto diretamente sobre a resolubilidade das atividades de sade. Muitos foram os avanos e conquistas na rea de Assistncia Farmacutica no SUS aps a publicao da PNM e da PNAF.

26

Fazendo como se inclua o acesso a medicamentos tanto nos componentes bsico e no estratgico, como o acesso ao tratamento de doenas cujas linhas de cuidado esto estabelecidas em protocolos clnicos e diretrizes teraputicas, disponibilizados no componente especializado da Assistncia Farmacutica (BRASIL, 2011).

2.5 O Papel do Farmacutico na Assistncia Farmacutica Hospitalar

O farmacutico o responsvel por prestar assistncia e por fazer o planejamento das atividades farmacuticas de um hospital. Suas funes bsicas so: selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evoluo do sistema, em dose coletiva, individual ou unitria) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os antimicrobianos), observando os ensinamentos da farmacoeconmia, farmacovigilncia e das boas prticas de armazenamento e dispensao. Ele ainda integra algumas comisses hospitalares, como Comisso de Infeco Hospitalar - CCIH e Comisso de Farmcia e Teraputica CFT (REIS, 2009). A insero do profissional farmacutico passa a ser uma necessidade e o seu papel, como profissional responsvel pelo uso racional e efetivo dos medicamentos, apresenta carter fundamental para a ateno sade, que entendida em toda a exteno do princpio da integralidade das atividades de sade. (CFF, 2010). O profissional farmacutico capaz de melhorar a eficcia do tratamento, no s atravs do medicamento, mas pela intensidade da ateno que prestada aos pacientes (BRANDO, 2007). O farmacutico hospitalar assume papel clnico que desenvolvido atravs de programas e aes, enquadradas nas funes clnicas como: estudos de utilizao de medicamentos; participao na elaborao de protocolos teraputicos; desenvolvimento de programas de farmacocintica clnica; participao em programas de farmacovigilncia; desenvolvimento de programas de farmcia clnica e desenvolvimento de programas de suporte nutricional (BRASIL, 1994).

27

O profissional farmacutico no mbito hospitalar deve fornecer a equipe de sade informaes teraputicas, farmacocinticas, mecanismo de ao, reaes adversas e custo dos antimicrobianos, visando otimizar sua utilizao. Sendo responsvel tambm por estabelescer mecanismos de controle de dispensao dos frmacos (HOEFLER, 2006).

2.6 Ciclo da Assistncia Farmacutica

Ao fazer a adoo de um enfoque sistmico para a organizao da Assistncia Farmacutica uma estratgia que procura superar a fragmentao da rea, valorizando a articulao entre as diversas partes que compem o sistema, estabelecendo fluxos na construo de um conjunto articulado que influencia e influenciado por cada um de seus componentes (MARIN et al., 2003). Assim possvel entender que, no Ciclo da Assistncia Farmacutica, o resultado de uma atividade o ponto de partida da outra e a ausncia de uma delas, ou sua execuo de forma inadequada, acaba impedindo o correto funcionamento de todo o ciclo. Tal fato pode resultar na desorganizao dos servios, comprometendo o objetivo do programa, gerando a insatisfao do usurio proporcionando a m qualidade da gesto da Assistncia Farmacutica no mbito do SUS (BRASIL, 2004). A FIGURA 1 abaixo representa o Ciclo da Assistncia Farmacutica com suas respectivas etapas. FIGURA 1

28

Fonte: MARIN et al. Assistncia Farmacutica para Gerentes Municipais. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003.

2.6.1 Seleo de Medicamentos

O processo de seleo consiste na escolha de medicamentos, utilizando-se de critrios epidemiolgicos, tcnicos e econmicos, estabelecidos por uma Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT), visando assegurar medicamentos seguros, eficazes e que tenham custo efetivo com propsito de racionalizar o seu uso, harmonizar condutas teraputicas, direcionar o processo de aquisio, produo e polticas farmacuticas (MARIN et al., 2003). De acordo com as diretrizes do Ministrio da Sade (BRASIL, 2006c, p.32), a seleo de medicamentos tem por objetivo: Reduzir o nmero de especialidades farmacuticas; Uniformizar condutas teraputicas; Melhorar o acesso aos medicamentos selecionados; Contribuir para a promoo do uso racional de medicamentos;

29

Assegurar o acesso a medicamentos seguros, eficazes e custos-efetivos; Racionalizar custos e possibilitar maior otimizao dos recursos disponveis; Facilitar a integrao multidisciplinar, envolvendo os profissionais de sade, na tomada de decises;

Favorecer o processo de educao continuada e atualizao dos profissionais, alm do uso apropriado dos medicamentos.

Melhorar a qualidade da farmacoterapia e facilitar o seu monitoramento; Aperfeioar a gesto administrativa e financeira, simplificando a rotina operacional de aquisio, armazenamento, controles e gesto de estoques. A seleo de medicamentos considerada a etapa principal do Ciclo da Assistncia

Farmacutica. As outras atividades do ciclo so desenvolvidas com base na relao de medicamentos selecionados, tanto na ateno ambulatorial quanto na hospitalar, com objetivo de estruturar e organizar sistemas eficientes e efetivos. Para garantir aos usurios o melhor cuidado possvel, fundamental que cada uma das atividades e, portanto, o servio como um todo, seja centrado nos pacientes e no na prpria estrutura administrativa. Dessa forma, tanto a seleo como as atividades de programao, aquisio, armazenamento e distribuio constituem os pilares para objetivos mais centrais, sendo esses: o acesso e o uso racional de medicamentos (MARIN et al., 2003). Segundo o Ministrio da Sade (BRASIL, 2006c, p.33) recomendvel algumas etapas para o desenvolvimento do processo de seleo de medicamentos: 1 etapa - fase poltica: apoio e sensibilizao do gestor e dos profissionais de sade. 2 etapa - fase tcnico-normativa: criao de Comisso de Farmcia e Teraputica em carter permanente e deliberativo. Quando necessrio, subcomisses ou consultas a especialistas.

3 etapa - seleo propriamente dita, cujo resultado e/ou produto consiste na elaborao de uma relao de medicamentos essenciais, que deve nortear as diretrizes e utilizao, programao, aquisio, prescrio, dispensao, etc. Fase de estruturao da relao de medicamentos: definio de critrios e efetivao do processo.

4 etapa - fase de divulgao e implantao: elaborao de estratgias para divulgao da relao, que poder ser feita por meio de seminrios, palestras, meios de

30

comunicao, instrumento oficial (Portaria), entre outros, como forma de validar e legitimar o processo.

5 etapa - elaborao de um Formulrio Teraputico: documento que consiste de informaes tcnicas relevantes e atualizadas a respeito dos medicamentos que foram selecionados, para subsidiar os prescritores. Como dito anteriormente, a seleo de medicamentos deve se basear em critrios

epidemiolgicos e farmacoeconmicos, levando em considerao a eficcia e segurana dos medicamentos, buscando-se minimizar as presses mercadolgicas e de relaes interpessoais, evitando dessa forma o modelo centrado na consulta mdica e no atendimento automtico da demanda correspondente (ARAUJO et al, 2008). Para que seja feita essa seleo, o hospital deve ter uma comisso de padronizao de medicamentos que seja encarregada de seguir os critrios de seleo, divulgar informaes sobre os medicamentos selecionados, prestar esclarecimentos aos usurios solicitantes e revisar as normas internas relacionadas com as rotinas referentes ao uso e solicitao de incluso de medicamentos. Atualmente o modelo proposto de organizao do SUS, que recomenda a descentralizao mantendo a integralidade das aes, a Relao Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), as Relaes Estaduais de Medicamentos Essenciais (RESME) e o Formulrio Teraputico Nacional (FTN) devem ser os documentos fundamentais no processo de seleo de medicamentos (MARIN et al., 2003). Um dos requisitos para uma seleo de medicamentos num hospital a criao da Comisso de Farmcia e Teraputica e elaborao de seu regimento ou estatuto. As Comisses de Farmcia e Teraputica so jurisdies, que emitem parecer e deciso, tendo como finalidade de auxiliar o gestor e a equipe de sade sobre assuntos referentes aos medicamentos, com carter multidisciplinar, levando em considerao a complexidade dos servios a serem cobertos (STORPIRTIS et al., 2008). Estas comisses compe umas das estratgias reconhecidas para organizar as aes que devem conseguir fazer o aprimoramento da utilizao dos frmacos nos diversos equipamentos de sade, promovendo a qualidade no uso e a otimizao dos investimentos em medicamentos (MARQUES, ZUCCHI, 2006). A seleo de medicamentos requer anlise e perfil das prescries na rede de sade, quantidade mdia de medicamentos prescritos por receita, gastos efetuados por ms, medicamentos mais prescritos, dados de consulta e demanda, alm de estudos de utilizao de medicamentos que possibilitem dispor de uma srie de informaes tcnicas e administrativas que devem ser apresentadas gesto (MARIN et al., 2003).

31

Um dos objetivos do processo de seleo de medicamentos, a definio de uma relao de medicamentos essenciais, compreendidos como aqueles que satisfazem as necessidades prioritrias de ateno sade da populao. Estes medicamentos devem estar sempre disponveis, tanto nas quantidades como nas formas farmacuticas adequadas (WANNMACHER, 2006). O modelo que tradicionalmente usado para selecionar medicamentos baseado em dados de consumo ou de estudos quantitativos de utilizao dos medicamentos. As escolhas no so baseadas somente nos critrios de eficcia, mas tambm na preferncia dos prescritores, servios internos e externos ao hospital, influncia de indstria farmacutica; culturas, etc. Nessa circunstncia a CFT no participa ativamente do processo de escolha dos medicamentos, pois sua funo limita-se a informar as decises estabelecidas por preferncias de uso (JIMNEZ TORRES et al., 2000; ORDOVS; CLIMENTE; POVEDA, 2005 apud STORPIRTIS et al., 2008).

2.6.2 Programao de Medicamentos

No processo de programao de medicamentos, definido as quantidades de medicamentos que sero adquiridas de acordo determinada demanda de servios, e por determinado perodo de tempo. Considerando-se a disponibilidade de recursos, possvel definir as propriedades na aquisio dos medicamentos, evitando assim as aquisies desnecessrias, perdas e descontinuidade no abastecimento (BRASIL, 2006c). A etapa da programao tem por objetivo a garantia da disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender s necessidades de uma populao, atravs de um servio ou de uma rede de servios de sade, levando em considerao um determinado perodo de tempo. A avaliao dessas necessidades representa um dos pontos importantes do ciclo da assistncia farmacutica por sua

32

relao direta com a disponibilidade e acesso aos medicamentos e com o nvel de estoque, perdas ou excesso desses produtos (BRASIL, 2004). A programao deve atender as necessidades reais, independentemente do mtodo utilizado no processo de estabelescimento das necessidades ou recursos financeiros disponveis para atender a demanda (MARIN et al., 2003). As quantidades feitais perante aquisio podem ser ajustadas disponibilidade financeira, tempo demandado para concretizao do processo, entre outros fatores (BRASIL, 2004). De acordo com Marin et al. (2003) o requisito essencial para uma programao bemsucedida, a informao dos dados de consumo e demanda atendida e no atendida de cada produto, incluindo sazonalidade e estoques existentes; perfil epidemiolgico local (morbimortalidade); dados populacionais; conhecimento da rede de sade local (nveis de ateno sade, oferta e demanda dos servios, cobertura assistencial, infra-estrutura, capacidade instalada e recursos humanos). Dentre os vrios mtodos utilizados para a programao de medicamentos, os mais utilizados so: Perfil epidemiolgico: baseia-se nos dados de morbimortalidade, com o diagnstico situacional de sade da populao. A partir disto, delineia-se os esquemas teraputicos e as quantidades de medicamentos necessrias por tratamento, e calcula-se a quantidade necessria de cada medicamento para atender populao-alvo (BRASIL, 2006c). Consumo histrico / consumo mdio mensal: analisa o consumo de medicamentos em uma srie histrica, possibilitando estimar as necessidades. importante que sejam consideradas a sazonalidade e a demanda no-atendida (BRASIL, 2006c). Oferta de servios: estimam-se as necessidades de medicamentos a partir da disponibilidade de servios ofertados. Calcula-se a capacidade de oferta do servio e multiplica-se pela quantidade de medicamentos utilizados por procedimento (BRASIL, 2006c). De acordo com Brasil (2004) a programao uma atividade associada ao planejamento. Sua praticalidade e realizao dependem da utilizao de informaes gerenciais disponveis e confiveis, da anlise da situao local de sade, assim como, do conhecimento sobre os medicamentos selecionados, sua indicao e sua perspectiva de utilizao pelos

33

usurios atuais e potenciais, no caso de quantificao inicial de um medicamento a ser introduzido na lista. Independentemente da forma metodolgica utilizada no processo de estabelecimento das necessidades ou dos recursos financeiros disponveis para atender a demanda, a programao deve refletir a necessidade real (MARIN, 2003). Contudo, mesmo por ocasio da elaborao da solicitao de aquisio, as quantidades podem ser ajustadas de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros, tempo exigido para efetivao do processo, entre outros fatores (BRASIL, 2004). De acordo com Barbieri e Machline (2009), medicamentos e materiais mdicohospitalares devem ser classificados sob diversos critrios para facilitar as atividades operacionais e administrativas, formando grupos de materiais segundo algum critrio. Existem diversos critrios para classificar materiais, como por exemplo, pelo valor de utilizao, pelas dificuldades de armazenamento e entre outras. O mtodo de classificao ABC, conhecida tambm como classificao de Pareto uma anlise quantitativa, que estabelece relao entre a quantidade de itens com seu consumo e seu custo unitrio (GONALVES, 2006). Os objetivos da curva ABC so: oferecer um tratamento especial para os itens mais importantes, no caso os da curva A; diagnosticar quais sero esses itens; implantar estratgias para a gesto dos estoques; servir de indicador para gastos com produtos de alto custo curva A; propiciar ao hospital maior liquidez quando aumentar o giro de alguns produtos (SANTOS, 2006). Cada item do estoque apresenta valores de utilizao que dado pela relao (consumo anual do item x preo unitrio e estoque mdio do item x custo unitrio de aquisio), formando um conjunto de valores diferenciados em que, poucos itens representam muito valor e muitos itens representam pouco. O que torna possvel fazer-se a diviso dos materiais de consumo em trs classes (BARBIERI ; MACHLINE, 2009): Classe A pertencem a essa classe os poucos itens que representam parcela substancial do valor total considerado, por exemplo, do consumo de um determinado perodo. Estes devem receber ateno especial dos administradores mediante planejamento e controle mais rigoroso. Classe B so os itens em nmero e valor intermedirios e que devem receber um tratamento menos rigoroso que os da classe A.

34

B.

Classe C nesta classe, entram os numerosos itens de pouca importncia em

termos de valor. Devem receber um tratamento menos rigoroso que os itens da classe De acordo com Santos (2006) o gestor ter que estabelecer uma margem percentual a ser adotada para cada classe de itens, levando em considerao a dimenso do hospital, importncia do item para o hospital, com seu grau de utilizao e valorizao e estrutura do hospital. Na tabela 1 a seguir mostra os valores percentuais dados por conveno para cada classe de itens: TABELA 1 Valores percentuais dados por conveno para cada classe de itens Classe A B C % Itens (quantidade) 10-15 20-30 65-70 % valor do estoque - R$ 65-70 20-30 10-15

Fonte: SANTOS, G. A. A. dos. Gesto de Farmcia Hospitalar / Gustavo Alves Andrade dos Santos. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2006 - (Srie Apontamentos). p. 72.

Ao fazer uso da classificao ABC, necessrio tomar algumas precaues: primeiramente ela no deve ser utilizada para eliminar produtos de pouco valor; segundamente um produto pode variar de classificao de acordo com sua quantidade de uso e cuidado, pois a classificao ABC no mostra a sazonalidade dos produtos nem o grau de importncia dos itens para as atividades em que eles so necessrios, pois um item pode pertencer classe C e ser crtico para o processo que o utiliza. O uso da classificao ABC apesar de algumas limitaes, contribui muito para reduzir o volume de estoques hospitalares, ao mesmo tempo permitindo estabelecer sistemas de reposio apropriados importncia que cada item representa no estoque total (BARBIERI ; MACHLINE, 2009). O mtodo de classificao XYZ uma anlise qualitativa que determina a criticidade dos materiais e medicamentos no hospital, na qual os produtos so analisados segundo sua importncia nas atividades operacionais do hospital. Essa classificao objetiva, atribuir aos produtos tratamento diferenciado de acordo com a classificao; auxiliar no estabelecimento de polticas de estoque e lotes de compras; complementar os estudos da curva ABC de materiais e suas respectivas anlises quantitativas. Os materiais so classificados pelo modelo XYZ de acordo com critrios (GONALVES, 2006):

35

Material X: de aplicao pouco importante para o funcionamento do hospital, Material Y: de aplicao de mdia importncia s atividades do hospital. Material Z: vital ou crtico para a produo, sem similar no hospital.

podendo ser facilmente substitudo por outros similares.

A utilizao da classificao XYZ vai permitir aos gestores fixar Nveis de Atendimento (NA) adequados aos diferentes tipos de criticalidade dos materiais utilizados pelo estabelecimento. Sendo necessrio que os gestores conduzam a poltica de estoque de modo a obter para os itens classificados um NA planejado e real de 100%. Os itens X, pelo fato de no serem crticos podem ser planejados para um NA de 97% .Os itens Y tem que ser planejados para um NA de 98%. J os itens Z, tm que ser planejados para um NA de 100%, pelo fato de serem imprescindveis, de difcil substituio e/ou insubstituveis (BARBIERI ; MACHLINE, 2009).

2.6.3 Aquisio de Medicamentos

Nesse processo feita a efetivao da compra dos medicamentos que foram devidamente selecionados e programados, com finalidade de suprir as necessidades da quantidade, qualidade e menor custo efetivo dos medicamentos mantendo a regularidade do sistema de abastecimento (BRASIL, 2006c). A aquisio de medicamentos uma das principais atividades da Gesto da Assistncia Farmacutica, Esta etapa do ciclo envolve diferentes setores tcnicos e administrativos e deve ser permanentemente qualificada, considerando os aspectos jurdicos (cumprimento das formalidades legais), tcnicos (atendimento s especificaes tcnicas), administrativos (cumprimento dos prazos de entrega) e financeiros (disponibilidade oramentria e financeira e avaliao do mercado). Alm de se fazer a observao dos aspectos legais, estabelecidos pela Lei 8.666 de 1993, e suas atualizaes, a compra de medicamentos deve considerar outros critrios relacionados ao planejamento e s estratgias de compra (BRASIL, 2011). De acordo com Brasil (2006, p. 9),
considerando o modelo de organizao do SUS e os esforos operacionais que demanda, a aquisio de medicamentos pode ser realizada atravs de cooperao entre municpios, tendo em vista que a seleo de medicamentos pode considerar realidades de sade comuns a municpios de uma determinada regio.

36

As necessidades de medicamento surgem em resultado do perfil das doenas da populao e das metas de oferta dos servios. A maioria dos profissionais farmacuticos utiliza como critrio tcnico para a aquisio, dados de consumo histrico e/ou critrios subjetivos, levando em considerao para todos os mtodos de programao, o perfil epidemiolgico, oferta de servios, consumo histrico ou ajustado, obtendo-se vantagens e desvantagens. Sendo recomendvel fazer a combinao de vrios mtodos para se obter uma programao mais adequada para que se possa quantificar melhor. (BRASIL, 2006). A Comisso de Farmcia de Teraputica (CFT), formada por mdicos, enfermeiros, farmacuticos, administradores e os demais profissionais envolvidos, tem por funo de selecionar os medicamentos. Os materiais em alguns hospitais ficam sob responsabilidade dessa comisso (STORPIRTIS et al., 2008). Segundo Storpirtis et al. (2008) a listagem de medicamentos e materiais selecionados deve ser reavaliada constantemente apontando: Itens em desuso, que devem ser excludos ou substitudos; Incluso de itens com elevados nveis de eficcia clnica, paciente assistido pela instituio; Correta utilizao dos itens dispostos por meio do estabelecimento de protocolos e/ou procedimentos operacionais padres. Essas informaes normalmente so elaboradas em guias hospitalares, denominados Guias Farmacoteraputicos (STORPIRTIS et al., 2008). A Lei Federal n 8666, de junho de 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias, regendo a aquisio de produtos e servios pelo setor pblico, definindo como modalidades de aquisio: a licitao, a inexigibilidade de licitao e a dispensa de licitao . De acordo com o Art. 37, XXI da Constituio Federal, o processo de licitao o princpio constitucionalmente estabelecido atravs da administrao pblica que impe a concorrncia para efetuar suas aquisies ou venda de bens e servios, preparando o processo administrativo para a contratao dos fornecedores. Para fazer o julgamento das propostas podem ser utilizados os seguintes critrios: melhor tcnica, menor preo ou tcnica e preo. Dentre os critrios o que mais utilizado no momento da licitao so os medicamentos de menor preo (MARIN et al., 2003).

37

A Lei Federal n 8666/1993 define como possibilidades de licitao: concorrncia, tomada de preos, convite, concurso ou leilo; a definio de qual licitao ser realizada depende do bem ou servio, que vai ser adquirido e do valor investido. Depois do ano 2000 veio a Medida Provisria n 2023-7, que instituiu o prego eletrnico como possibilidade de aquisio de produtos no servio pblico, aplicvel a qualquer valor de aquisio. Esse modelo de licitao ajudou a simplificar a maneira do processo de aquisio, atribuindo-lhe agilidade e grandes possibilidades de reduo dos custos operacionais e dos preos efetivamente contratados.

2.6.4 Armazenamento e Distribuio de Medicamentos

O processo de armazenamento tem por finalidade assegurar condies adequadas de conservao dos produtos. H envolvimento das atividades de recepo/ recebimento, estocagem, conservao e controle de estoque de medicamentos ( MARIN et al., 2003). No entendimento de Storpirtis et al. (2008) armazenar estocar os materiais disponibilizando-os, de forma organizada atravs de conhecimentos tcnicos, em uma rea especfica. Devido s caractersticas particulares dos medicamentos, esses so estocados de forma diferencial, por esse motivo designa-se um local onde se realiza o recebimento, conferncia, a estocagem e a distribuio de medicamentos denominada Central de Abastecimento Farmacutico (CAF). De acordo com Santos (2006), armazenamento definido como um estudo que permite ao administrador (farmacutico) organizar e dispor os medicamentos em geral, tendo como finalidade fazer o abastecimento do hospital de forma dinmica, apresentando qualidade e quantidade adequadas, no momento certo e oportuno, mantendo-os sob constante observao e de uma forma economicamente desejvel. A etapa de armazenamento tem como objetivos principais: receber matrias de maneira adequada de acordo com cada tipo; guard-los de acordo com as ordens legais e tcnicas, possibilitando a rpida localizao; efetuar procedimentos de gesto e controle, preservar as caractersticas dos itens armazenados e por em prtica a expedio dos produtos, preservando a qualidade dos materiais (BRASIL, 2006c). Para que o processo de armazenamento seja eficaz, necessrio, alm dos procedimentos corretos, uma estrutura fsica adequada, que assegure: alto grau de flexibilidade

38

do arranjo fsico, eficiente organizao do espao, reduo da necessidade de equipamentos, instalaes sanitrias adequadas, segurana da integridade e estabilidade dos itens armazenados, pronto acesso aos produtos, manuteno dos registros adequados de entrada e sada, diminuio de perdas por deteriorao e/ou desvio e garantia dos requisitos de segurana individual e coletiva (MARIN et al., 2003). No entendimento de Barbieri e Machline (2009), dentre as funes bsicas da farmcia hospitalar, destacam-se o processo de receber, armazenar e distribuir medicamentos aos usurios, e preparar ou fabricar medicamentos, produtos qumicos e de limpeza e materiais diversos. Armazenando, para isso trs tipos de produtos: Medicamentos de prateleira, agulhas, seringas e outros insumos farmacuticos. Psicotrpicos, drogas sobre as quais tem de ser exercido controle rigoroso, devendo as autoridades de sade ser constantemente informadas sobre seu uso e o estoque existente na instituio. Materiais refrigerados: medicamentos que requerem refrigerao, por exemplo, antibiticos, o que costuma ser feito em geladeiras comuns, tipo domstico. Os demais devem ser transportados e armazenados em temperatura inferior a 25 C. De acordo com Storpirtis et al. (2008) as propriedades dos produtos podem sofrer alteraes caso no sejam armazenados em condies ambientais adequadas, no caso de medicamentos, essas condies devem ser rigorosamente determinadas e monitoradas. Fazer a utilizao dos medicamentos dentro do prazo de validade indicado pelo fabricante no garante sua eficcia, se esses forem estocados em condies inadequadas, o que pode alterar sua estabilidade. Assim necessrio fazer o controle e acompanhamento ambiental da rea de estocagem, para assegurar a qualidade e integridade dos medicamentos. recomendvel estocar os medicamentos em local fresco, ventilado, longe de fontes de calor e umidade, evitando exposio solar direta, temperatura ambiente de at 25C, e dependendo do frmaco e das condies climticas do local, at 30C. Determinados medicamentos necessitam ser armazenados em condies especiais de temperatura, e sua estocagem feita atravs de cmaras frias, refrigeradores ou congeladores. A temperatura ambiente e dos equipamentos tem que ser monitorada atravs de termmetros, de preferncia com leitura de mximo e mnimo. Ao longo do dia devem-se realizar vrias medies de temperatura, necessariamente pela manh, ao meio do dia e pela tarde, anotando-se as temperaturas atingidas no perodo com suas respectivas mximas e mnimas (STORPIRTIS et al., 2008).

39

A umidade tambm pode alterar as caractersticas fsico-qumicas dos medicamentos, afetando sua estabilidade, alm de danificar suas embalagens, comprometendo sua utilizao. Sendo recomendvel no depositar os medicamentos diretamente no solo ou encost-los em paredes ou tetos. Em ambientes de armazenamento a umidade relativa do ar no deve ser superior a 70%, em regies que ultrapassem esse ndice recomendvel fazer o uso de desumidificadores. O local de armazenamento deve ter iluminao adequada, sem incidncia de luz solar direta sobre os medicamentos e produtos estocados, para evitar problemas de alteraes de cor, instabilidade e degradao dos medicamentos (VALERY, 1989). De acordo com a Portaria 344, de 12 de maio de 1998 os medicamentos controlados (Psicotrpicos, entorpecentes e outros) devem ser armazenados em locais seguros, com instalaes trancadas e acesso restrito, seguindo e regulamentao em vigor. O acesso a esses medicamentos deve ser restrito ao farmacutico responsvel ou a outra pessoa designada por ele (BRASIL, 1998). No entendimento de Storpirtis et al. (2008) os medicamentos e materiais devem estar em local de fcil acesso, bem dispostos, protegidos e seguros de danos, estocados ordenadamente em prateleiras, armrios, estrados ou outro acessrio adequado de armazenagem. Sendo importante colocar os medicamentos que vencem primeiro na frente, para que esses possam ser utilizados primeiro. Esse sistema conhecido como primeiro que expira, primeiro que sai (em ingls, FEFO first expipy, first out), no caso dos materiais que no tem determinao de validade ou que essa no seja necessria utiliza-se o sistema primeiro que entra, primeiro que sai (em ingls, FIFO first in, first out). A distribuio de medicamentos o suprimento de medicamentos para as unidades de dispensao na quantidade correta, garantindo em tempo certo a qualidade dos produtos. A etapa tem que assegurar rapidez e segurana na entrega, eficincia no controle e informao. A variao da periodicidade da distribuio dos medicamentos da Central de Abastecimento Farmacutico (CAF) s unidades de dispensao, ocorre de acordo com o mtodo de programao utilizada, com o nmero de unidades de dispensao de medicamentos, com a demanda local, com o tempo de aquisio, com a disponibilidade de infra-estrutura para transporte (veculos e recursos humanos), recursos financeiros, entre outros (BRASIL, 2006c). Os requisitos necessrios para que os sistemas de distribuio sejam eficazes (BRASIL, 2006c, p. 67): Rapidez o processo de distribuio deve se realizar em tempo, mediante um cronograma estabelecido, para evitar atraso ou desabastecimento.

40

Segurana a garantia de que os produtos chegaro ao destinatrio nas quantidades corretas. Sistema de informao o processo de distribuio deve ser monitorado e avaliado. Para tanto, indispensvel um sistema de informaes que propicie dados atualizados sobre a posio fsico-financeira dos estoques, quantidades recebidas e distribudas, dados de consumo e demanda de cada produto, estoques mximo e mnimo, ponto de reposio, e qualquer outra informao que se fizer necessria para um gerenciamento adequado.

Transporte - condies adequadas de segurana, tempo da entrega e os custos financeiros: - Veculo com isolamento trmico exigido para transportar medicamentos, principalmente em distncias longas, em especial no caso de vacinas, soros e insulinas, em razo das grandes variaes de temperatura, umidade e presso atmosfrica que ocorrem de uma regio para outra. - Os motoristas e os responsveis pela distribuio devem ser qualificados, treinados e informados sobre o tipo de material que transportam seu manuseio correto, as condies e os fatores externos que podem alterar a qualidade de sua carga e o seu custo. - Observar as operaes de carga e descarga, o manuseio, o empilhamento correto das caixas/contineres, a fim de evitar danificao dos produtos. - Medicamentos termolbeis o veculo deve ter caractersticas especiais (conforto trmico). Os medicamentos devem ser imediatamente colocados nos locais adequados de armazenagem assim que chegarem ao destino. - Avaliar o processo, por meio de relatrio de desempenho, para a garantir a qualidade do sistema de distribuio. De acordo com Brasil (2006c) o incio do sistema distribuio a partir da solicitao

de medicamentos feita pelo requisitante (farmacutico), para obter o nvel de distribuio que vise suprir as necessidades de medicamentos por um determinado perodo de tempo. Sendo necessrio para a realizao desse procedimento: Planejar o processo de distribuio, elaborar cronograma de entrega, normas e procedimentos, elaborar instrumentos (formulrios) para acompanhamento e controle. Anlise da solicitao a partir da solicitao da unidade, faz-se uma avaliao criteriosa para proceder ao atendimento requerido, verificando as quantidades

41

distribudas, o consumo, a demanda (atendida e no atendida), o estoque existente, a data do ltimo atendimento e a solicitao anterior.

Processamento do pedido aps a anlise das informaes e identificao das necessidades, atende-se solicitao mediante documento elaborado em duas vias, sendo uma cpia para a unidade requisitante e a outra para o controle da distribuio.

Preparao e liberao do pedido separar os medicamentos por ordem cronolgica de prazo de validade. A preparao do pedido deve ser feita por um funcionrio e revisada por outro, para evitar as falhas.

Conferncia realizar inspeo fsica do medicamento para identificar alteraes no produto ou nas embalagens antes da distribuio. Aps a preparao do pedido, o responsvel pela unidade solicitante deve conferir todos os itens e assinar as duas vias do documento (nome por extenso, nmero da identidade ou da matrcula, local, setor de trabalho e data do recebimento). Para otimizar o tempo, recomenda-se confeccionar um carimbo com os referidos dados.

Registro de sada: - Aps a entrega do pedido, registram-se as informaes que podem ser em: livro-ata, ficha de controle, ou sistema informatizado, dependendo do sistema de controle existente. - Registrar em formulrio prprio os itens no atendidos, os itens atendidos de forma parcial (por exemplo: nome da unidade, especificao do produto, quantidade total a receber, quantidade entregue, total do crdito e a data).

Monitoramento e avaliao elaborar relatrios mensais, informando as quantidades e os recursos gastos no ms, total, porcentual de cobertura. Arquivo da documentao deve-se manter o arquivo com cpias de todos os documentos de distribuio.

2.6.5 Prescrio, Dispensao e Uso de Medicamentos

Segundo Arajo et al. (2008), que descreve as atividades como aes envolvidas com a tecnologia do uso de medicamentos, ou seja, desde a prescrio at a utilizao correta e eficaz dos medicamentos. O desenvolvimento das atividades est relacionado ao desempenho das etapas anteriores, e a eficcia deste processo condiciona a disponibilidade do medicamento.

42

De acordo com a Poltica Nacional de Medicamentos (Brasil, 1998, p.37), o ato de prescrever medicamentos definir qual medicamento ser usado pelo paciente, com sua devida dosagem e durao do tratamento. O processo de prescrio normalmente registrado em uma receita mdica, que estabelece o que deve ser dispensado ao paciente e como dever ser utilizado. A prescrio da mesma forma que a dispensao, envolve questes de cunho legal, tcnico e clnico, que resulta num documento legal pelo qual se responsabilizam o prescritor e o dispensador do medicamento, que esto sujeitos legislao de controle e s aes da ANVISA (WANNMACHER; FERREIRA, 1998). No momento da dispensao, o farmacutico deve verificar a adequao da receita quanto a critrios tcnicos e normativos e informar ao prescritor quanto a qualquer incoerncia encontrada (LUIZA, 1994 apud MARIN et al., 2003). A dispensao de medicamentos atividade executada pelo profissional farmacutico, na qual, ele entrega o medicamento correspondente e orienta seu uso, atravs de uma prescrio elaborada por profissional habilitado (BRASIL, 2006c). No entendimento de Arias (1999, p. 74) apud Marin et al. (2003):
A dispensao o ato farmacutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta apresentao de uma prescrio elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. So elementos importantes desta orientao, entre outros, a nfase no cumprimento do regime de dosificao, a influncia dos alimentos, a interao com outros medicamentos, o reconhecimento de reaes adversas potenciais e as condies de conservao do produto.

Os objetivos da dispensao assegurar a integralidade da prescrio, assegurar que a prescrio apropriada para o paciente e relacionada com o requerido quanto aos aspectos teraputicos, sociais, legais e econmicos, disponibilizar medicamentos com qualidade assegurada e distribu-los com preciso, aconselhar pacientes sobre o uso de medicamentos, documentar as atividades profissionais (MARIN et al., 2003). E para que esses objetivos sejam alcanados necessrio fazer uso das seguintes etapas (WHO/Inrud/BU, 2000 apud MARIN et al., 2003): Recebimento da prescrio, certificando-se da integralidade da mesma, antes de preparar ou autorizar a distribuio do medicamento; Interpretao da prescrio, verificando sua adequao ao paciente; Aviamento dos medicamentos, segundo procedimentos e normas, visando a manter a prescrio do perfil farmacoteraputico do paciente e, quando necessrio, preparando os medicamentos por meio de tcnicas apropriadas;

43

Distribuir os medicamentos segundo normas e procedimentos estabelecidos, garantindo, dessa forma, a diminuio de erros referentes ao processo de medicao;

Comunicao com o paciente, fornecendo informaes bsicas sobre o uso racional dos medicamentos prescritos para este;

Registro do atendimento, segundo normas e procedimentos estabelecimentos, visando a documentar as atividades de dispensao de medicamentos, tendo em vista necessidades administrativas, tcnicas e ticas. Para promover o uso racional de medicamentos necessrio fazer a implantao e

utilizao de Relao de Medicamentos Essenciais (RENAME), Formulrio Teraputico Nacional (FTN) e Protocolos Clnicos e Teraputicos (CFF, 2010). A RENAME deve ser o instrumento base para as atividades de planejamento do Ciclo da Assistncia Farmacutica, de seleo de medicamentos e de organizao da Assistncia Farmacutica contexto do SUS. Para os gestores estaduais e municipais, a RENAME deve auxiliar a elaborao e a pactuao de suas Relaes de Medicamentos. s equipes de sade, especialmente para os prescritores, a RENAME, juntamente com o Formulrio Teraputico Nacional, pode vir a ser um importante auxlio na escolha da melhor teraputica. Para a populao e aos usurios do SUS, a RENAME demonstra um compromisso com a disponibilizao de medicamentos selecionados nas normas tcnico-cientficas e de acordo com as prioridades de sade da populao (BRASIL, 2010). O Formulrio Teraputico Nacional (FTN) apresenta informaes cientficas, livres e embasadas em evidncias sobre os medicamentos selecionados na RENAME tendo como objetivo auxiliar os profissionais de sade na prescrio, dispensao e uso de medicamentos essenciais (BRASIL 2011).

De acordo com o Conselho Federal de Farmcia (2010):


O FTN contm indicaes teraputicas, contraindicaes, precaues, efeitos adversos, interaes, esquemas e cuidados de administrao, orientao ao paciente, formas e apresentaes disponveis comercialmente includas na RENAME e aspectos farmacuticos dos medicamentos selecionados. O FTN apresenta indubitveis benefcios individuais, institucionais e nacionais. Para o usurio, contribui para obteno de terapia com eficcia, segurana, convenincia e menor custo. Institucionalmente, favorece a melhoria do padro de atendimento e a significativa reduo de gastos.

44

Segundo o Conselho Federal de Farmcia (2010) o uso de protocolos clnicos fundamental tendo grande importncia na gesto dos medicamentos no SUS, pelo fato de harmonizar condutas teraputicas, conforme a medicina baseada em evidncias, facilitando o seu acesso . Os protocolos clnicos na Assistncia Farmacutica objetivam:

Estabelecer os critrios de diagnstico de cada doena, tratamento preconizado com os medicamentos disponveis nas respectivas doses corretas, os medicamentos disponveis nas respectivas doses corretas, os mecanismos de controle, acompanhamento e a verificao de resultados;

Promover o uso racional de medicamentos; Criar mecanismos para a garantia da prescrio segura e eficaz; Garantir o acesso da populao aos medicamentos; Fornecer subsdios para a implementao de servios voltados para a prtica de um modelo em Ateno Farmacutica e a gesto dos medicamentos; Padronizar condutas teraputicas; Reduzir a incidncia de RAM Reaes Adversas a Medicamentos.

3 METODOLOGIA 3.1 Classificao da pesquisa

Este trabalho carateriza-se como pesquisa de carter qualitativo do Ciclo da Assistncia Farmacutica nos trs hospitais que prestam atendimento pelo Sistema nico de

45

Sade (SUS) no municpio de Tefilo Otoni MG. Do ponto de vista de seus objetivos, classifica-se como descritiva, visando descrever relaes entre as variveis sem interferir nos fatos. Possui carter comparativo, pois tende a verificar semelhanas e explicar divergncias (ANDRADE, 2007).

3.2 Procedimentos de amostragem

A populao alvo contitui-se de farmacuticos responsveis pela farmcia de cada um dos hospitais do municpio de Tefilo Otoni, Minas Gerais, que prestam atendimento pelo Sistema nico de Sade (SUS). A amostra foi constituda por trs unidades hospitalares do municpio de Tefilo Otoni, que prestam atendimento pelo SUS. Pelo fato de no haver relevncia para a pesquisa em mencionar os nomes dos hospitais pesquisados, estes foram denominados como sendo hospitais de Grande, Mdio e Pequeno porte.

3.3 Procedimentos para coleta de dados

Para o procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionrio avaliativo (APNDICE A) com 18 perguntas sendo 17 fechadas e uma aberta, que abordavam questes referentes s etapas do Ciclo da Assistncia Farmacutica, bem como as atividades de seleo, programao, aquisio, armazenamento, distribuio, prescrio, dispensao e uso racional de medicamentos. Abordando tambm questes relacionadas com a Assistncia Farmacutica (principais problemas encontrados no hospital e o que feito para melhorar a Assistncia Farmacutica hospitalar de um modo geral). Os dados da pesquisa foram coletados no perodo de 26 de outubro a 03 de novembro de 2011.

3.4 Anlise dos dados e interpretao dos resultdos

46

Os dados obtidos de cada hospital foram comparados entre si e posteriormente interpretados tendo como base a literatura consultada. Variveis foram confrontadas afim de verificar a existncia de deficincias na metodologia desenvolvida pelos hospitais para realizar as etapas do Ciclo da Assistncia Farmacutica. Os resultados obtidos com a aplicao do questionrio foram convertidos em quadros utilizando o programa Microsoft Office Word (2007).

3.5 Questes ticas e legais

Este trabalho seguiu as normas e diretrizes da Resoluo n 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Sade, que trata das questes ticas sobre pesquisas que envolvem seres humanos. Anexado ao questionrio avaliativo estava o termo de consentimento livre e esclarecido (APNCIDE B) que esclarecia sobre o objetivo, riscos e benefcios da pesquisa.

4 RESULTADOS E DISCUSSO

Aps anlise dos dados coletados atravs do questionrio avaliativo, foi possvel observar que um dos hospitais no apresentava uma lista de padronizao de medicamentos de acordo com a RENAME, como podemos ver no (QUADRO 1). QUADRO 1

47

Presena de lista de padronizao de medicamentos de acordo com a RENAME Hospital de Grande Porte - Sim Hospital de Mdio Porte - Sim Hospital de Pequeno Porte - No
Fonte: Dados da pesquisa

No contexto do SUS, a RENAME deve ser o instrumento base para as atividades de planejamento do Ciclo da Assistncia Farmacutica, de seleo de medicamentos e de organizao da Assistncia Farmacutica. O que permite afirmar que a RENAME responsvel pelo compromisso com a disponibilizao de medicamentos selecionados nas normas tcnicocientficas e de acordo com as prioridades de sade da populao (BRASIL, 2010a). A RENAME um instrumento racionalizador das aes no mbito da Assistncia Farmacutica e medida indispensvel para o uso racional de medicamentos no contexto do SUS. A seleo dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de sade, na seguranca, na eficcia teraputica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos (BRASIL, 2010b). A ausncia da RENAME nesse hospital implicar maior dificuldade para a execuo das atividades de planejamento do Ciclo da Assistncia Farmacutica, bem como nas etapas de seleo e uso racional de medicamentos. A padronizao de medicamentos elaborada pela Comisso de Farmcia de Teraputica (CFT), formada por mdicos, enfermeiros, farmacuticos, administradores e os demais profissionais envolvidos, tem a funo de selecionar os medicamentos, garantindo a escolha do melhor tratamento teraputico (STORPIRTIS et al., 2008). A CFT tem como funes: oferecer avaliao, educao e consultoria aos profissionais da instituio sobre todas as questes relacionadas ao uso de medicamentos, incluindo a pesquisa clnica; selecionar os frmacos, desenvolver e manter atualizado o formulrio teraputico; estabelecer programas e procedimentos sobre custo-efetividade dos frmacos para que haja uma teraputica medicamentosa segura e eficaz; estabelecer programas de educao continuada sobre o uso de frmacos para os profissionais da instituio; participar na avaliao da qualidade relacionada distribuio, administrao e ao uso de medicamentos; monitorar e avaliar as reaes adversas aos medicamentos para elaborar as recomendaes que previnem tais ocorrncias; definir estudos de utilizao de medicamentos para elaborar recomendaes sobre o uso racional dos frmacos; assessorar o servio de farmcia na implementao do

48

servio de distribuio de medicamentos; e divulgar informao e recomendaes para todos os profissionais de sade da instituio (MARQUES; ZUCCHI, 2006). De acordo com Marques e Zucchi (2006) a ausncia da CFT no mbito hospitalar, ocasiona a utilizao inadequada dos medicamentos que gera conseqncias como efeito teraputico insuficiente, reaes adversas, efeitos colaterais, interaes medicamentosas prevenveis e aumento da resistncia bacteriana aos antimicrobianos. Essas questes esto diretamente relacionadas ao aumento dos custos de tratamento e, conseqentemente, dos gastos em sade. Por esse motivo torna-se necessrio fazer uso da CFT, porque ela uma das estratgias reconhecidas para organizar as aes que devem dar conta de aprimorar a utilizao dos frmacos nos diversos equipamentos de sade. Como podemos ver no QUADRO 2 somente um dos hospitais no apresenta CFT. QUADRO 2 Presena de Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT) Hospital de Grande Porte - Sim Hospital de Mdio Porte - Sim Hospital de Pequeno Porte - No
Fonte: Dados da pesquisa

O processo de programao importante para estabelecer as quantidades de medicamentos a serem adquiridos, sendo necessrio fazer uso de critrios como pode ser visto no (QUADRO 3). Uma boa programao evita que sejam feitas aquisies desnecessrias, permitindo uma maior disponibilidade dos medicamentos, evitando sua falta (BRASIL, 2006c). A programao tem por objetivo garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender s necessidades de uma populao, por meio de um servio ou de uma rede de servios de sade, levando em considerao um determinado perodo de tempo. A avaliao dessas necessidades representa um dos pontos importantes do ciclo da assistncia farmacutica por sua relao direta com a disponibilidade e acesso aos medicamentos e com o nvel de estoque, perdas ou excesso desses produtos (BRASIL, 2004). A anlise da QUADRO 3 demonstra que o hospital de grande porte usa mais critrios para programao que os outros hospitais, logo isso refletir numa melhor programao, evitando perdas e faltas.

49

QUADRO 3 Critrios utilizados para fazer a programao dos medicamentos Hospital de Grande Porte - Histrico de consumo de meses anteriores; Curva ABC; Curva XYZ; Consumo Mdio Mensal; Sazonalidade; Perfil epidemiolgico. Hospital de Mdio Porte - Histrico de consumo de meses anteriores; Curva ABC; Curva XYZ; Consumo Mdio Mensal. Hospital de Pequeno Porte - Curva ABC; Curva XYZ; Consumo Mdio Mensal; Disponibilidade de recursos.
Fonte: Dados da pesquisa

Em relao s compras de urgncia, estas prejudicam a disponibilidade dos medicamentos no ambiente hospitalar. Na pesquisa foi perguntado qual ou quais fatores levavam a realizao de compras de urgncia, como pode ser visto no (QUADRO 4). Pela anlise do QUADRO 4 percebe-se que os motivos que levam a realizao de compras de urgncias foram variados, no havendo um motivo em comum ou nico; mas todos eles impactam o bom funcionamento da programao dentro da Assistncia Farmacutica. A programao deve ser feita com base na relao consensual de medicamentos na fase eleo, e seu objetivo principal definir as quantidades de medicamentos, selecionando os que devem ser adquiridos, priorizando-os e compatibilizando-os com os recursos disponveis de modo a evitar a descontinuidade do abastecimento (BRASIL, 2006). QUADRO 4 Fatores que levam a realizao de compras de urgncia Hospital de Grande Porte - Prescries de medicamentos fora da lista padronizada. Hospital de Mdio Porte - Medicamentos que no foram licitados porque no houve empresas para ofert-los. Hospital de Pequeno Porte - Atraso nas licitaes para a compra de medicamentos.
Fonte: Dados da pesquisa

50

O armazenamento de medicamentos um fator de grande importncia, pois nesse processo assegurado condies adequadas de conservao dos medicamentos. H envolvimento das atividades de recepo/recebimento, estocagem, conservao e controle de estoque de medicamentos (MARIN et al., 2003). O armazenamento de medicamentos uma importante atividade do Ciclo de Assistncia Farmacutica, mas tambm tem sido relegada por muitos como sendo uma prtica meramente administrativa. Na realidade, o armazenamento de medicamentos um conjunto de procedimentos tcnicos e administrativos que tem como objetivo assegurar a qualidade dos medicamentos por meio de condies adequadas de estocagem e guarda, de conservao e de controle eficaz de estoque (BRASIL, 2004). Todos os itens relativos a questo nmero 9 do questionrio (APNDICE A) so sintetizados para se chegar a resposta dessa questo e o QUADRO 5 demonstra as condies de armazenagem dos medicamentos em cada hospital. A no adequao da armazenagem reflete na m estruturao da parte fsica e/ou de planejamento da mesma, que pode ser de origem financeira ou arquitetnica. Somente o hospital de Grande porte apresenta todas as condies de armazenagem adequadas de acordo com a literatura pesquisada. J os hospitais de Mdio e Pequeno porte apresentaram um mesmo problema em relao a armazenagem dos medicamentos a falta de estantes e estrados suficientes e o hospital de mdio porte apresentou uma rea fsica insuficiente para a guarda de todos os medicamentos, como demonstrado no (QUADRO 5).

QUADRO 5 Condies de armazenagem Hospital de Grande Porte Adequado Hospital de Mdio Porte - No tem estantes e estrados em nmero suficiente para a guarda de todos os medicamentos, rea fsica insuficiente. Hospital de Pequeno Porte - No tem estantes e estrados em nmero suficiente para a guarda de todos os medicamentos, rea fsica insuficiente.
Fonte: Dados da pesquisa

O sistema de distribuio de medicamentos (SDM) deve suprir as necessidades de medicamentos por um determinado perodo de tempo, garantindo que esses sejam diponveis e

51

acessveis (BRASIL, 2006c). A anlise do QUADRO 6 mostra que um dos hospitais o SDM no est suprindo as necessidades de medicamentos por um determinado perodo de tempo, por falta de recursos financeiros. A falta de recursos financeiros na instituio hospitalar acarreta srias consequncias para o planejamento da Assistncia Farmacutica, interferindo nos processos de programao e aquisio de medicamentos. A disponibilidade de recursos financeiros no mbito hospitalar permite que seja feito uma melhor programao e aquisio dos medicamentos previamente selecionados. QUADRO 6 Suprimento do SDM por um determinado perodo de tempo Hospital de Grande Porte Adequado Hospital de Mdio Porte - Adequado Hospital de Pequeno Porte - No supre as necessidades do SDM por um determinado perodo de tempo, por falta de recursos financeiros.
Fonte: Dados da pesquisa

Para fazer a promoo do uso racional de medicamentos num hospital necessrio fazer a implantao e utilizao da Relao Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), Formulrio Teraputico Nacional (FTN) e Protocolos Clnicos e Teraputicos (CFF, 2010). Com a anlise do QUADRO 7 podemos ver que dois dos hospitais no apresentavam manual ou outro dispositivo que incentive o Uso Racional de Medicamentos (URM). A ausncia de manuais que incentivam o URM, interferem no processo da escolha da melhor teraputica e do uso racional e seguro dos medicamentos. QUADRO 7 Uso de manual que incentiva o Uso Racional de Medicamentos Hospital de Grande Porte - Protocolos Clnicos e Teraputicos. Hospital de Mdio Porte - No possui, mas est em fase de elaborao do manual.

52

Hospital de Pequeno Porte - No possui.


Fonte: Dados da pesquisa

O sistema informatizado do controle de estoque de medicamentos num hospital, ajuda a ter maior controle da quantidade de medicamentos existentes no estoque do hospital. A implantao de um sistema de informao sobre medicamentos deve permitir otimizar a prescrio mdica e a administrao dos medicamentos, alm de acompanhar os pacientes, de forma especial, no momento da alta, orientando-os adequadamente quanto ao tratamento ambulatorial ou domiciliar prescrito (BRASIL, 1994). A anlise do QUADRO 8 mostra que somente o hospital de Grande porte apresenta sistema informatizado de controle de estoque de medicamentos, em razo de ser um hospital que apresenta maior nmero de atendimentos, o rigor no controle de estoque deve ser maior; embora este fato no justifique a no existencia deste sistema nos outros estabelecimentos.

QUADRO 8 Uso de sistema informatizado de controle de estoque de medicamentos Hospital de Grande Porte - Informatizado Hospital de Mdio Porte - Semi-informatizado Hospital de Pequeno Porte - Semi-informatizado
Fonte: Dados da pesquisa.

Atravs do questionrio foi possvel identificar os principais problemas relacionados a Assistncia Farmacutica do hospital e o que feito para melhor-la. Nos QUADROS 9 e 10, veremos quais so esses problemas e o que o profissional farmacutico esta fazendo para melhorar a Assistncia Farmacutica do hospital de um modo geral. QUADRO 9

53

Principais problemas na Assistncia Farmacutica do Hospital Hospital de Grande Porte - Recursos humanos insuficientes; Capacitao insuficiente; Instalaes/Infra-estrutura inadequadas. Hospital de Mdio Porte - Recursos humanos insuficientes; Capacitao insuficiente; Instalaes/Infra-estrutura inadequadas; Recursos financeiros insuficientes. Hospital de Pequeno Porte - Recursos humanos insuficientes; Instalaes/Infra-estrutura inadequadas; Capacitao insuficiente; Recursos financeiros insuficientes; Falta de medicamentos; Aumento da demanda.
Fonte: Dados da pesquisa

Os trs hospitais relataram Recursos humanos insuficientes, Instalaes/Infra-estrutura inadequadas e Capacitao insuficientes, de acordo com o QUADRO 9. Dispor de pessoas capacitadas em Assistncia Farmacutica que auxiliam nas diversas atividades hospitalares no mbito do SUS, contribui para a reestruturao da Assistncia Farmacutica (CFF, 2010). As instalaes e infra-estruturas devem ser adequadas s suas funes, contendo rea fsica, equipamentos, materiais e recursos humanos de acordo s suas necessidades (BRASIL, 2004). Um problema comum aos trs estabelecimentos a capacitao dos funcionrios do setor relacionados a assistncia farmacutica, problema seria facilmente resolvido com a implantao de um programa de Educao Continuada, que atenderia no s os funcionrios relacionados a farmcia como de toda a instituio. Os hospitais de Mdio e Pequeno porte relataram, Recursos financeiros insuficientes, isso permite compreeder o motivo pelo qual esses hospitais se encontram fora das especificaes de adordo com a literatura pesquisada. A falta de recursos interfere diretamente na gesto da Assistncia Farmacutica, e consequentemente na situao econmica e organizacional do hospital. Ao fazer a anlise do QUADRO 10 podemos ver quais so as atividades que os profissionais farmacuticos esto fazendo para melhorar a Assistncia Farmacutica do hospital. QUADRO 10 Atividades para a melhoria da Assistncia Farmacutica do Hospital Hospital de Grande Porte - Participao efetiva do profissional farmacutico nas Comisses Tcnicas de Infeco Hospitalar, Farmcia e Teraputica, Nutrio e Diettica; Implantao do

54

programa de farmacovigilncia no mbito hospitalar; Implementao do programa de riscos relacionado ao uso de medicamentos; Acompanhamento das interaes medicamentosas e farmaco-nutrientes e manter contato com o corpo clnico. Hospital de Mdio Porte - Implantao de protocolos clnicos; Uso de sistema informatizado de controle de estoque; Implantao da Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT) ; Implementao da antibioticoterapia em conjunto com a Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH); Uso das ferramentas de gesto: Curva ABC e padronizao. Hospital de Pequeno Porte - Adequao dos servios s novas demandas; Criao de manual de boas prticas para o preparo e administrao de medicamentos; Implantao da Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT).
Fonte: Dados da pesquisa

A observao do Quadro 10 nos remete as principais atividades relacionadas aos profissionais farmacuticos de participar em conjunto s equipes multidisciplinares; ou seja, muitas dessas atividades no dependem diretamente do farmacutico, sendo ele uma parte inserida no todo. Tal fato mostra como numa unidade hospitalar importante o trabalho em equipe. 5 CONCLUSO

As atividades de seleo, programao, aquisio, armazenamento, distribuio, prescrio, dispensao e uso racional de medicamentos, desenvolvidas pelo Ciclo da Assistncia Farmacutica, requer que o profissional farmacutico seja o executor dessas atividades com o propsito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da populao, integrando aes de promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade, apoiando as aes de sade na promoo do acesso aos medicamentos essenciais e promovendo o seu uso racional. Os resultados da pesquisa, permite concluir que somente o hospital de Grande porte encontra-se dentro das qualificaes exigidas pelo contexto da Assistncia Farmacutica, especificamente aps a realizao da comparao avaliativa das etapas do Ciclo da Assistncia Farmacutica com a literatura pesquisada.

55

Os hospital de Mdio porte, apresentou deficincias em alguns aspectos da Assistncia Farmacutica como ausncia de manual que incentiva o Uso Racional de Medicamentos e na etapa de armazenamento de medicamentos (no tem estantes e estrados em nmero suficiente para a guarda de todos os medicamentos e rea fsica insuficiente). O hospital de Pequeno porte, tambm apresentou deficincias em alguns aspectos da Assistncia Farmacutica como ausncia da RENAME, manual que incentiva o Uso Racional de Medicamentos, na etapa de armazenamento de medicamentos (no tem estantes e estrados em nmero suficiente para a guarda de todos os medicamentos e rea fsica insuficiente), ausncia da Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT) e no Sistema de Distribuio de Medicamentos (no est suprindo as necessidades do SDM por um determinado perodo de tempo). O que permite afirmar que dos hospitais pesquisados o de Pequeno porte, encontra-se em pior situao no que diz respeito Assistncia Farmacutica prestada e elaborao das etapas do seu ciclo. O papel do farmacutico na prestao de servios nas unidades hospitalares, resume-se na execuo das atividades referentes Assistncia Farmacutica, bem como a elaborao das etapas do seu Ciclo, com objetivo de contribuir para a melhoria de vida dos pacientes, promovendo o acesso e uso racional dos medicamentos.

REFERNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2007. 162 p. ARAUJO, A. L. A.; PEREIRA, L. R. L.; UETA, J. M.; FREITAS, O. Perfil da assistncia farmacutica na ateno primria do Sistema nico de Sade. Cincia & Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13 (supl.), 2008. Disponvel em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/630/63009707.pdf> Acesso em 16 set. 2011. BARBIERI, Jos Carlos; MACHLINE, Claude. Logstica hospitalar: teoria e prtica. 2. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2009. 325 p. il.

BRANDO, Antnio Celso da Costa. Papel do farmacutico e Ateno Farmacutica. Ano 2007. Disponvel em: <http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com/2007/12/papel-dofarmacutico-ateno-farmacutica.html> Acesso em 22 set. 2011.

56

BRASIL. Decreto n. 68.806, de 25 de junho de 1971. Institui a Central de Medicamentos (Ceme). Dirio Oficial da Unio, Braslia; 1971. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D68806.htm> Acesso em: 25 set. 2011.

BRASIL. Constituio da Republica Federativa do Brasil. Texto promulgado em 05 de Outubro de 1988. Senado Federal, Secretaria Especial de Editorao e Publicaes. Subsecretaria de edies tcnicas. Braslia: 2010. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_05.10.1988/con1988.pdf> Acesso em 30 set. 2011. BRASIL. Conselho Federal de Farmcia. Resoluo n 208 de 19 de junho de 1990. Regulamenta o exerccio em Farmcia de Unidade Hospitalar, Clnicas e Casas de Sade de natureza pblica ou privada. Disponlvel em: <http://www.crfro.org.br/files/legislacao/resolues/res208.pdf> Acesso em 23 set. 2011. BRASIL. Lei Federal n. 8.080/90 de 19 de setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo, Braslia, 20 set. 1990. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf> Acesso em 30 de set. 2011. BRASIL. Constituio Federal. Lei N 8.666, de 21 de junho De 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. Braslia, 1993. Disponvel em: <http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/leis/lei8666.pdf> Acesso em: 15 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia Sade. Departamento de Promoo e Assistncia Sade. Coordenao de Controle de Infeco Hospitalar. Guia Bsico para a Farmcia Hospitalar. Braslia - DF: Ministrio da Sade, 1994. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_farmacia1.pdf> Acesso em 18 set. 2011. BRASIL. Conselho Nacional de Sade. Resoluo n 196 de 10 de outubro de 1996. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponvel em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc> Acesso em: 29 out. 2011.

57

BRASIL. Conselho Federal de Farmcia. Resoluo n 300 de 30 de janeiro de 1997. Regulamenta o exerccio profissional em Farmcia e unidade hospitalar, clnicas e casa de sade de natureza pblica ou privada. Disponvel em: <http://www.crfmg.org.br/legislacao/Resolucao/res300-97.html> Acesso em 23 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Medicamentos, 1998. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_medicamentos.pdf> Acesso em 23 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 344, de 12 de maio de 1998. Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Dirio Oficial da Unio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia - DF, 19 de maio de 1998. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/scriptsweb/anvisalegis/visualizadocumento.asp?id=939&versao=2> Acesso em: 16 set. 2011. BRASIL. Portaria n 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998. Aprova a Poltica Nacional de Medicamentos. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/legis/consolidada/portaria_3916_98.pdf> Acesso em: 30 de set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Poltica Nacional de Medicamentos 2001. Braslia : Ministrio da Sade, 2001. 40 p. : il (Srie C. Projetos, Programas e Relatrios, n.25). Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_medicamentos.pdf> Acesso em 18 set. 2011. BRASIL. Conselho Nacional de Sade. Resoluo n 338, de 06 de maio de 2004. Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica. Disponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/resol_cns338.pdf> Acesso em 23 set. 2011. BRASIL. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Para entender a gesto do Programa de Medicamentos de dispensao em carter excepcional / Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Braslia : CONASS, 2004. 100 p. Disponvel em: <http://www.conass.org.br/admin/arquivos/documenta3.pdf> Acesso em 19 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos. Aquisio de Medicamentos para Assistncia Farmacutica no SUS: Orientaes Bsicas. Braslia DF: Ministrio da Sade 2006. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/aquisicao_medicamentosfinal.pdf> Acesso em: 19 de set. 2011.

58

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos. Planejar preciso: uma proposta de mtodo para aplicao Assistncia Farmacutica. Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2006a. 74 p.: il. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/06_1143_M.pdf> Acesso em: 15 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos. Projeto Assistncia Farmacutica: Planejar, Organizar, Avaliar, preciso. Braslia: Ministrio da Sade, 2006b. Disponvel em: http://www.saude.gov.br. Acesso em: 15 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos. Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica: Instrues Tcnicas para sua Organizao. 2. ed. Braslia : Ministrio da Sade, 2006c. Disponvel em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portalensp/judicializacao/pdfs/283.pdf> BRASIL. Portaria n 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Disponvel em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/formas-de-gestao-dosus/portarias/portaria_n_399_gm_de_22_de_fevereiro_de_2006.pdf> Acesso em: 30 set. 2011. BRASIL. Portaria n 204/GM de 29 de janeiro de 2007. Regulamenta o financiamento e a transferncia dos recursos federais para as aes e os servios de sade, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle. Disponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria%20204.pdf> Acesso em 30 set. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Organizao Pan-Americana de Sade. Formulrio Teraputico Nacional 2010 - Rename 2010. Braslia, DF 2010a. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/apresentacao_ftn_10.pdf> Acesso em: 20 set. 2011. BRASIL. Ministerio da Saude. Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Insumos Estrategicos. Departamento de Assistencia Farmaceutica e Insumos Estrategicos. Relao Nacional de Medicamentos Essenciais: RENAME. 7. ed. Brasilia : Ministerio da Saude, 2010b. 250 p. il. (Serie B. Textos Basicos de Saude). Disponvel em: <http://www.crmdf.org.br/sistemas/biblioteca/files/26.pdf> Acesso em: 21 set. 2011. BRASIL. Ministro da Sade. Portaria n 4.283, de 31 de dezembro de 2010. Aprova as diretrizes e estratgias para organizao, fortalecimento e aprimoramento das aes e servios de farmcia no mbito dos hospitais. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria_MS_4283_30_12_2010.pdf> Acesso em: 15 set. 2011.

59

BRASIL. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. A Assistncia Farmacutica no SUS / Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Braslia : CONASS, 2011. (Coleo Para Entender a Gesto do SUS 2011, 7) 20 ed. 186 p. Disponvel em: <http://www.conass.org.br/arquivos/file/miolo%20livro%207.pdf> Acesso em: 20 set. 2011. CONSELHO EXECUTIVO DE FARMCIA HOSPITALAR. Ministrio da Sade. Manual de Farmcia Hospitalar. Ano 2005. Disponvel em: < http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/PUBLICACOES/TEMATICOS/MAN UAL_FARMACIA_HOSPITALAR/manual.pdf> Acesso em: 25 set. 2011. CONSELHO FEDERAL DE FARMCIA. Conselho Regional de Farmcia do Paran; organizao Comisso de Sade Pblica do Conselho Federal de Farmcia , Comisso de Assistncia Farmacutica do Servio Pblico do CRF-PR. A assistncia farmacutica no SUS. Braslia, 2010. 60 p. Disponvel em: <http://www.cff.org.br/userfiles/Manual %20SUS_internet.pdf> Acesso em: 17 set. 2011. GONALVES, Ernesto Lima. Gesto hospitalar: administrando o hospital moderno/ organizador Ernesto Lima Gonalves. So Paulo : Saraiva, 2006. 327 p. il. HOEFLER, Rogrio et al. Farmacoteraputica. Aes que estimulam o uso racional de antimicrobianos. Conselho Federal de Farmcia, Centro Brasileiro de Informaes sobre Medicamentos, ano XI, n. 04, jul ago 2006. Disponvel em: <http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/13/farmacoterapeutica.pdf> Acesso em: 21 set. 2011. MARIN, N.; LUIZA, V. L.; OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S.; MACHADO-DOS-SANTOS, S. Assistncia Farmacutica para Gerentes Municipais. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003. 336 p. Disponvel em: < http://www.opas.org.br/medicamentos/site/UploadArq/0080.pdf> Acesso em 17 set. 2011. MARQUES, Dirce Cruz; ZUCCHI, Paola. Comisses farmacoteraputicas no Brasil: aqum das diretrizes internacionais. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v.19, n. 1, p. 58-63. 2006. Disponvel em: < http://journal.paho.org/uploads/1139007522.pdf> Acesso em 20 set. 2011. REIS, Fbio. Profisso de Farmacutico Hospitalar. 05 julho de 2009. Disponvel em: http://pfarma.com.br/farmaceuticos/profissao-farmaceutico/79-farmaceutico-hospitalar.html Acesso em: 22 set. 2011. SANTOS, Gustavo Alves Andrade dos. Gesto de farmcia hospitalar / Gustavo Alves dos Santos. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2006 (Srie Apontamentos). 192 p. il.

60

Clnica e Ateno Farmacutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. il. (Cincias Farmacuticas). 489 p. THOMAZ, Silvana. Histrico SBRAFH: dez anos de histria. Silvana Thomaz, jornalista, SBRAFH. Disponvel em: http://www.sbrafh.org.br/documentos/historico.pdf. Acesso em: 16 set. 2011. VALERY, Pedro Paulo Trigo. Boas prticas para estocagem de medicamentos. Braslia: Central de Medicamentos, 1989. 22 p. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_05.pdf> Acesso em: 18 set. 2011. WANNMACHER, L.; FERREIRA, M. B. Normatizao da prescrio medicamentosa. In: FUCHS, F. D. (Org.) Farmacologia Clnica: fundamentos da teraputica racional. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. WANNMACHER, L. Medicamentos essenciais: vantagens de se trabalhar com este contexto. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados. Braslia, v. 3, n. 2, jan. 2006. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/med_essenciais.pdf> Acesso em 20 set. 2011.

WILKEN, Paulo Roberto Coelho. Ministrio da Sade. Fundao Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Sade Pblica. A Farmcia Hospitalar e a Ateno Sade. Assistncia Farmacutica nos Hospitais do Ministrio da Sade no Rio de Janeiro: Estudo de Caso. Rio de janeiro, 1998. Disponvel em: < http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/wilkenpm.pdf> Acesso em: 17 set. 2011.

61

APNDICE A QUESTIONRIO AVALIATIVO

Questionrio para avaliao do Ciclo da Assistncia Farmacutica em hospitais que prestam atendimento pelo SUS no municpio de Tefilo Otoni, Minas Gerais. IDENTIFICAO Hospital:____________________________________________________________________ Farmacutico Responsvel pela Assistncia Farmacutica:_____________________________ Profissional Responsvel pelo Preenchimento:______________________________________ Data do Preenchimento:________________________________________________________

1. Existe no hospital uma lista de padronizao de medicamentos (de acordo com a RENAME)?

62

( ) Sim ( ) No 2. Quem participou da elaborao da lista de padronizao de medicamentos? Marque mais de uma opo se necessrio. ( ) Comisso de Farmcia e Teraputica ( ) Farmacutico ( ) Mdico ( ) Grupo de Sade Coletiva ( ) Outros:__________________________________________________________________ 3. Existe Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT) no Hospital? ( ) Sim ( ) No 4. Quais foram os critrios utilizados para fazer a seleo dos medicamentos? ( ) Perfil de consumo ( ) Solicitaes ( ) Eficcia Teraputica x Custo ( ) Custo ( ) RENAME ( ) Perfil epidemiolgico ( ) Outros:__________________________________________________________________ 5. Quais os critrios utilizados para estabelecer as quantidades de medicamentos a serem adquiridos (programao)? ( ) Nmero de pacientes cadastrados (atendidos) ( ) Total populacional ( ) Disponibilidade de recursos ( ) Demanda ( ) Custo ( ) Outros:__________________________________________________________________ 6. O farmacutico elabora ou participa do processo de aquisio de medicamentos?

63

( ) Sim ( ) No 7. Se sim, de que forma? ( ) Possui membro na Comisso Permanente de Licitao ( ) Elabora Solicitao de Compra, definindo as especificaes tcnicas ( ) Elabora ou participa da elaborao do Parecer Tcnico ( ) Estabelece requisitos tcnicos e participam da elaborao de normas administrativas que iro compor o Edital ( ) Acompanha e avalia o processo de compra e desempenho dos fornecedores 8. O que leva realizao de compras de urgncia? ( Marque tantas opes quanto necessrias) ( ) Atraso nas licitaes para a compra de medicamentos ( ) Atraso nas entregas pelos fornecedores ( ) Prescrio de mecicamentos fora da lista padronizada ( ) No se costuma fazer compras de urgncia ( ) Outros (especificar)________________________________________________________ 9. Em relao s condies de armazenagem dos medicamentos, assinale: 9.1) Existem estantes ou estrados em nmero suficiente para a guarda de todos os medicamentos? ( ) Sim ( ) No 9.2) Existem sinais de umidade (pintura danificada, mofo, sinais de infiltrao) em parede ou teto nas reas de guarda dos medicamentos? ( ) Sim ( ) No 10.3) Os medicamentos que vencem primeiro esto em posio de serem dispensados primeiro? ( ) Sim ( ) No 9.4) Existe algum tipo de controle de temperatura e umidade no ambiente onde os medicamentos so estocados? ( ) Sim ( ) No 9.5) Existe geladeira, freezer e/ou cmara fria que estejam suficientes ao armazenamento de termolbeis? ( ) Sim ( ) No 9.6) Existe controle de temperatura para geladeira, freezer e camara fria?

64

( ) Sim ( ) No 9.7) Existe local especfico para guardar os medicamentos controlados pela Portaria 344/98? ( ) Sim ( ) No 10. O sistema de distribuio de medicamentos do Hospital est suprindo as necessidades de medicamentos por um determinado perodo de tempo? ( ) Sim ( ) No 11. Se no, qual o motivo? ( ) Falta de planejamento no processo de distribuio ( ) Falta de anlise das solicitaes ( ) Falta de monitoriamento e avaliao

12. As prescries mdicas obedecem protocolos clnicos ou so de acordo com o Uso Racional de Medicamentos? ( ) Sim ( ) No 13. Que categoria de profissionais costumam realizar a atividade de dispensao de medicamentos das prescries mdicas no hospital? ( ) Enfermeiros e/ou tcnicos de enfermagem ( ) Auxiliares de enfermagem ( ) Auxiliares administrativos ( ) Auxiliares de Farmcia ( ) Outros (especificar)_______________________________________________________ 14. Existe manual ou outro dispositivo que incentive o Uso Racional de Medicamentos? ( ) Sim ( ) No 15. Se sim, marque abaixo qual ou quais so utilizados pelo Hospital? ( ) Relao de Medicamentos Essenciais - RENAME

65

( ) Formulrio Teraputico Nacional FTN ( ) Protocolos Clnicos e Teraputicos 16. Existe um sistema informatizado de controle do estoque de medicamentos no Hospital? ( ) Sim ( ) No 17. Marque os principais problemas na Assistncia Farmacutica do hospital, classificando-os em ordem decrescente de importncia: ( ) Capacitao insuficiente ( ) Recursos humanos insuficientes ( ) Instalaes/Infra-estrutura inadequadas ( ) Alto custo de aquisio dos medicamentos ( ) Falta de medicamentos ( ) Excesso de medicamento ( ) Recursos financeiros insuficientes ( ) Aumento da demanda ( ) Outros (especificar)________________________________________________________ 18. O que feito para melhor a Assistncia Farmacutica no Hospital? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _________________________________________________________________

66

APNDICE B TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Ttulo da pesquisa: AVALIAO DO CICLO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA EM HOSPITAIS QUE PRESTAM ATENDIMENTO PELO SUS NO MUNICPIO DE TEFILO OTONI, MINAS GERAIS. Pesquisador responsvel: Karina Arajo dos Santos Instituio/Departamento: Universidade Presidente Antnio Carlos UNIPAC Telefone para contato: (33) 8813-5854 Local da coleta dados: Tefilo Otoni, Minas Gerais Prezado Senhor Farmacutico: Voc est sendo convidado a responder s perguntas deste questionrio de forma totalmente voluntria. Antes de concordar em participar desta pesquisa e respeonder este questionrio, muito importante que voc compreenda as informaes e instrues contidas neste documento.

67

O pesquisador deve responder todas as suas dvidas antes que voc decida participar. Voc tem direito de desistir de participar da pesquisa a qualquer momento. Objetivo do estudo: Avaliar a atividade do Ciclo da Assistncia Farmacutica, nos hospitais que prestam atendimento pelo SUS no municpio de Tefilo Otoni, Minas Gerais. Procedimento: Sua participao nesta pesquisa consistir apenas em responder as perguntas feitas pelo pesquisador. Benefcios: Esta pesquisa trar maior conhecimento sobre o tema abordado para o meio acadmico. Riscos: A participao na pesquisa no representar qualquer risco de ordem fsica ou psicolgica para voc. Sigilo: As informaes fornecidas por voc sero confidenciais e de conhecimento apenas do pesquisador responsvel. Os sujeitos da pesquisa no sero identificados em qualquer momento, mesmo quando os resultados desta pesquisa forem divulgados em qualquer forma. Local e data: _________________________, _____ de _______________________ de 2011. Assinatura: _________________________________________________________________

You might also like