You are on page 1of 5

Molde prtico redoes ENEM pr noes somente

Geral
Eles vo te dar um tema, voc vai tirar uma tese desse tema e vai defend-la por meio da argumentao sobre seus tpicos frasais.

Ou seja, voc vai pegar uma ideia sua sobre a tese, dividir em frases que tornam essa ideia real e realizar a argumentao lgica sobre esses tpicos. Pense nisso como afazer a base de um trip: se os tpicos frasais estiverem bem slidos (os ps) o trip ( a tese) estar bem sustentada. Exemplo com o tema escroto que me deram: O gnero anti-folk no cenrio nova-iorquino. Minha tese: O gnero anti-folk no foi realmente marcante nesta poca. Os tpicos relacionados a esse tema: As preocupaes da poca eram outras O gnero era alternativo e s pegou em hispters O anti-folk foi subvalorizado e apresenta potencial para o futuro

Independentemente das suas ideias (desde que no venham a ferir os direitos humanos) serem escrotas, se forem bem argumentadas sua nota ser boa. E para quem no percebeu

E assim que se deve organizar o texto, com pelo menos dois pargrafos de desenvolvimento, sendo um tpico frasal por pargrafo a ser defendido.

Introduo
No pode faltar: Tese Problemtica (especfico para o ENEM) Contexto/Iniciao o Contexto por referncia histrica o Afirmativa Contextual o Definio Intertextualidade

No importa muito a ordem mas tente ser objetivo em todo o texto e no escrever o que no precisa. C-T-P ou P-C-T ou T-C-P tanto faz. Exemplo com o mesmo tema: Tese - O gnero anti-folk no foi realmente marcante nesta poca. Contexto por afirmao + referncia histrica e intertextualidade A questo musical sempre se fez presente em contextos de manifestao social e poltica. Na dcada de 90 podia ser diferente surgia, dentre os mais variados produtos da indstria musical de massa , um gnero que tendia a tais requisitos: o anti-folk. Problemtica - Msicas com valor crtico podem cair no gosto popular? Juntando os trs na ordem CTP, por exemplo, e adicionando os conectivos temos:

A questo musical sempre se fez presente em contextos de manifestao social e poltica. Na dcada de 90 podia ser diferente surgia, dentre os mais variados produtos da indstria musical de massa , um gnero que tendia a tais requisitos: o anti-folk. Entretanto, tal gnero

no foi realmente marcante nesta poca. Ser uma questo extraterritorial a repulsa da massa por teor poltico no mundo musical? Este pargrafo j abre portas para voc abordar a questo brasileira nos desenvolvimentos, envolver propostas sociais, etc. Coisas que o ENEM gosta. De estrutura fica por aqui.

Desenvolvimento

Modelo 1 Causa TF Consequncia


Sendo que ou a causa ou a consequncia estar ligada com a TESE (se for o 1TF) ou com outros tpicos frasais (2 ou 3 TF).

Modelo 2 Deduo
No vou explicar o que deduo. Exemplo com tpico frasal usando o modelo 1 As preocupaes da poca eram outras Causa: Com o fim do bloco socialista no incio desta dcada, os EUA, cuja cidade de nova-iorque seria o bero do anti-folk, impuseram suas novas influncia como potncia hegemnica capitalista com cultura de massa para consumo. TF: As preocupaes da poca eram outras Consequncia: Quase a Tese - O gnero anti-folk, por maior crtica que fizesse ao campo poltico, no exerceu influncia nesta poca por no se adequar aos moldes do consumismo musical. Virou msica de quem quer ser descolado underground. Juntando com coeso no estilo aleatrio Ca-TF-Cons: Com o fim do bloco socialista no incio desta dcada, os EUA, cuja cidade de nova-iorque seria o bero do anti-folk, impuseram suas novas influncia como potncia hegemnica capitalista com cultura de massa para consumo. As preocupaes da poca no estavam visando a crtica poltica deste estilo musical: por maior crtica que fizesse ao campo poltico, por no se adequar aos moldes do consumismo musical, no exerceu influncia nesta poca e por isso continua sendo subvalorizada e cultuada como elitismo intelectual ou segregacionismo.

Desculpem minhas fracas habilidades no paint

Concluso
Retomar a tese, resolvendo a problemtica por meio de intervenes que respeitem os direitos humanos. No tem muito o que falar. Feche com uma frase de efeito, chave de ouro, para pontos extras, se no ficar forado demais. Problemtica - Msicas com valor crtico podem cair no gosto popular? Retomando a tese - Deste modo, percebe-se que a no adeso ao estilo pode ter tambm uma causa popular alm de histrica, pois requer da maioria da populao uma adequao ao contexto poltico, que por muitos negligenciado. Resolvendo a problemtica - Formar o cidado apreciador de cultura politizada seria possvel com a iniciao intelectual sobre a poltica caso se inserisse a sociologia no curso fundamental e mdio. Chave e ouro Tal medida contribuiria no s para a msica, mas para o surgimento de cidados mais completos que, no Brasil de Chico, no sejam mais somente um Pedro pedreiro penseiro esperando o trem. Se voc no entendeu a chave de ouro sugiro estudar um pouco nos tempos vagos. http://letras.mus.br/chico-buarque/45160/ Juntando: Deste modo, percebe-se que a no adeso ao estilo pode ter tambm uma causa popular alm de histrica, pois requer da maioria da populao uma adequao ao contexto poltico, que por muitos negligenciado. Formar um cidado apreciador de cultura politizada seria possvel com a iniciao intelectual sobre a poltica, caso se inserisse a sociologia no curso fundamental e mdio. Tal medida contribuiria no s para a msica, mas para o surgimento de cidados mais completos que, no Brasil de Chico, no sejam mais somente um Pedro pedreiro penseiro esperando o trem.

Espero que isso ajude os anes vestibulandos, eu gosto muito do polvo roxo alado que merecia ter virado tatuagem ontem, ento se forem felizes com esse esquema pensem no assunto seriamente! Also, leiam o edital do enem, se informem e pratiquem antes de tentar fazer qualquer coisa!
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_red acao_enem2012.pdf

You might also like