You are on page 1of 28

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA Engenharia Mecânica

MÁQUINAS DE FLUXO

Máquinas de fluxo- M. Eng. A.J. Canale

Considerações do fator de atrito para o escoamento laminar

Considerações do fator de atrito para o escoamento turbulento Diferente do escoamento laminar para fazermos a determinação dos fator de atrito devemos seguir o seguinte caminho: 1°Determinar o numero de Reynolds. 2°Determinar a rugosidade relativa e/D. 3°Utilizar o diagrama para determinar o fator de atrito.

Máquinas de fluxo- M. Eng. A.J. Canale

A. Canale .J.M.Máquinas de fluxo. Eng.

Máquinas de fluxo.M.J. Canale . Eng. A.

Máquinas de fluxo. Canale .J. A.M. Eng.

Eng.Máquinas de fluxo. Canale .M.J. A.

Perdas menores [1] Máquinas de fluxo.M. Canale . A. Eng.J.

A. Canale .Máquinas de fluxo. Eng.J.M.

Eng. Canale .J.M.Máquinas de fluxo. A.

M.J. A. Eng. Canale .Máquinas de fluxo.

M. Canale . A.J.Máquinas de fluxo. Eng.

J. Canale . Eng.M. A.Máquinas de fluxo.

sob a forma de um conjugado de um eixo rotativo.J. Canale . A. Eng.O que são máquinas de fluxo??? .As máquinas de fluxo podem ser dividas em dois grandes grupos.As máquinas que fornecem ou extraem energia de um fluído de modo contínuo. são denominados máquinas de fluxo ou turbo máquinas . Simplificando: .Conceitualmente máquinas de fluxo ou turbomáquinas são as máquinas em que o meio de trabalho é um fluído em escoamento continuo.M. conforme o sentido da transformação da energia: Máquinas de fluxo.

Ex. ventiladores e etc.: bombas..M.. A. Canale . Eng.J. [1] Máquinas de fluxo.: turbinas hidráulicas. Máquinas geratrizes: recebem trabalho mecânico e transforma em energia hidráulica. Máquinas motrizes: transformam a energia hidráulica em trabalho mecânico Rotor de uma turbina Pelton Ex.

M.J. Canale . centrifugas e deslocamento positivo: Inicialmente estudaremos bombas centrifugas Bombas radiais ou centrifugas Seu regime de operação é descrito conforme um característica de seu funcionamento Teoria: como elas funcionam? Máquinas de fluxo. A. Eng.Bombas Pode ser divididas em dois grandes grupos.

A. Canale .J. Eng.Ensaio de bombas Máquinas de fluxo.M.

Canale . Eng. A.M.Máquinas de fluxo.J.

Pouco indicado para líquidos com particulados de grande tamanho e volume. Canale . A.FORMAS CONSTRUTUTIVAS ROTOR FECHADO ROTOR PARCIALMENTE FECHADO ROTOR ABERTO DE UMA MANEIRA BASTANTE SUPERFICIAL PODE SE ESPERAR O SEGUINTE COMPORTAMENTO DESSES ROTORES ROTOR FECHADO: Uma faixa bastante ampla de pressão e vazão.M. Pode ser montado em série com outros rotores características das bombas multiestagios. presente nos equipamento com maiores níveis de pressão. Eng.J. quando comparado com os demais rotores. Máquinas de fluxo.

Canale .ROTOR PARCIALMENTE FECHADO: São aplicados em equipamentos que geralmente exigem grandes vazões e pressões geralmente baixa.J. ROTOR ABERTO: Aplicados geralmente para grandes vazões e grande concentração de particulados no liquido. A. EXEMPLO DE BOMBA MULTIESTÁGIO DE ROTORES FECHADOS Máquinas de fluxo. Eng. podem bombear líquidos com particulados.M.

Eng. Canale . aço inoxidável.J. podem ser de ferro fundido.VOLUTA OU CAIXA ASPIRAL Abriga os componentes responsáveis pelo fluxo e também os sistema de vedação entre carcaça. A. RECOBRIMENTOS COM RESINAS Máquinas de fluxo.M. bronze ou polimérica dependendo da aplicação.

Canale .J. A.M.Máquinas de fluxo. Eng.

como cavaco de processo de usinagem.. sempre apresenta um pequeno vazamento. Canale . Eng. óleo lubrificante e etc.. Sistema bastante utilizado em bombas que operam com particulado grosseiro. (aplicação pouco comum em bombas centrifugas). Gaxetas: Utilizado nas mais diversas aplicações e no mais diversos tipos de bombas.Sistemas de Vedação Carcaça e Bomba Vedação hidrodinâmica: formada por labirintos entre a carcaça e o o eixo.M. Máquinas de fluxo. Vedação pouco eficiente geralmente essas bombas possuem pouca altura de carga. mineração e etc. apresenta baixo custo e de fácil manutenção. A. Vedação com retentores: utilizado em bombas aplicadas em fluidos limpos e viscosos (bombas hidráulicas).. fazendo com que exista uma perda de carga diminuindo as fugas..J.

A. Canale .J. Eng.Exemplo de vedação por gaxetas Máquinas de fluxo.M.

J. cerâmica.. podem ser aplicados em bombas.... porem em algumas situações apresentam custo bastante elevado dependendo da composição do selo. Apresenta baixo nível de manutenção. Apresentação vedação bastante eficiente. Eng. podem ser compostos de diversos materiais dependendo da aplicação (liquido a ser bombeado. compressores de ar e etc.. inox e etc.Selos mecânicos: são sistemas de vedações que são amplamente utilizados na industria. tungstênio. Máquinas de fluxo.grafite.. Os materiais mais empregados são: viton.M. com faces de carbeto de silício. condição de serviço de uma maneira geral). temperatura e etc. A. Canale .

J.Máquinas de fluxo. Eng. Canale .M. A.

DIN2503 ASA/ANSI-B36.1. podendo ter diferentes materiais (aço carbono. Conf. Canale . DIN 2502. DIN2441.M.J. Eng. A.16 (schedule) Válvulas: de esfera ou gaveta com campo bastante amplo de aplicação Máquinas de fluxo. DIN2448 Flanges DIN 2501. Inox etc. Aplicação) as mais comuns são: DIN2440..Acessórios para Instalações de bombeamento: Tubos: os tubos são regidos por diversas normas.. B36.

Canale . A. Eng. Máquinas de fluxo.J.Válvulas de retenção: responsável por manter a tubulação de sucção sempre com liquido (escorvadas).M. Válvulas de alivio: responsável por regular a pressão na tubulação de recalque.

Juntas de expansão: responsável por corrigir desalinhamentos nas tubulações. A. Eng. Canale . previne vibrações em grandes instalações principalmente sobre plataformas.M. previne desalinhamentos entre bombas e motores Máquinas de fluxo.J.