You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

OS PRINCIPAIS DEPSITOS METLICOS DO BRASIL E SUAS GNESES

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Minas disciplina Prospeco Mineral e Pesquisa Mineral Prof. Gerson Rocha

Atila Bernardo Nogueira Joanes Juliana Leonardo Wallyson

CONSELHEIRO LAFAIETE

2011 1.
Introduo

Este trabalho tem como objetivo, absorver informaes sobre os principais depsitos metlicos Brasileiros e suas gneses para, no entanto apontar as regies que contm esses bens minerais, e servir como um guia informativo de localidades com alto potencial de explorao destes, alm de focar propriedades, associaes rochosas e empresas. Focando nos seguintes minerais: Alumnio (Bauxita), Cobre Estanho, Ferro, Mangans, Nibio, Nquel, Ouro e Zinco, provendo, ainda, estudos sobre a potencialidade de reas cuja ambincia geolgica apresenta-se favorvel presena de metais.

2.
2.1

Desenvolvimento

Alumio (Bauxita) Origina-se por processo Supergnico em climas tropicais, em rochas aluminosas. Constituem-se em jazidas formadas por acumulo de minerais residuais na parte superficial da terra. Composto de um ou mais hidrxidos de alumnio solo latertico. Os solos laterticos so frequentemente vermelhos e so compostos por xidos de ferro e de alumnio no seu interior.

A Provncia bauxitfera de Parogominas situada na Amaznia oriental, ocupa uma rea de aproximadamente 50.000 Km. Como as demais bauxitas da bacia do Amazonas, as bauxitas de Parogominas se formam por alteraes laterticas de depsitos siliciclsticos, ou seja, so formados sobre rochas sedimentares siliciclsticas. O manto latertico/bauxtico exibe estrutura acamadada, devido a presena de horizontes ricos em Al e Fe. A evoluo do manto latertico/bauxtico e o zoneamento regional foram controlados tanto por variaes climticas no tempo e no espao,como por fatores geomorfolgicos,geotectnicos e sedimentolgicos alternados.Este manto formado ento, pela redistribuio do Fe e Al pelas guas percolantes. A redistribuio de Fe e Al a diferentes escalas e o enriquecimento absoluto nestes elementos nos diferentes horizontes desempenham papel importante na formao do quadro residual. Houve uma deposio de material arenoso que sofreu ferruginizao e um transporte lateral de alumina e sua acumulao abaixo de um espesso pacote argiloso sob a forma de bauxita. A evoluo da cobertura latertico/bauxtica foi controlada por fenmenos qumicos e por retrabalhamento fsico. De incio, teria havido acumulao de depsitos pisolticos resultantes do desmantilamento da crosta latertica, e abaixo desses depsitos, a formao de crosta refuginosa por refuginao de sedimentos siliciclsticos. Em seguida, os depsitos mais superficias teriam sido afetados por uma bauxitizao.

2.2

Nibio

Poderoso agente anticorrosivo, utilizado em ligas de ao. Os depsitos de nibio ocorrem associados a rochas de carbonosilicato, e como constituinte do pirocloro. O elemento nunca foi encontrado livre na natureza. encontrado em minerais tais como niobita (columbita) (Fe, Mn) (Nb, Ta)2O6, niobita-tantalita [(Fe, Mn) (Ta, Nb)2O6], pirocloro (NaCaNb2O6F ), e euxenita [(Y, Ca, Ce, U, Th) (Nb, Ta, Ti)2O6]. Minerais que contm nibio geralmente contm tambm o tntalo.

O Brasil (em Catalo e Arax) concentra 75% de toda a produo mundial. As minas de Arax, Catalo e Ouvidor (minas so jazidas em fase de lavra) so explorados a cu aberto, por serem depsitos de carter secundrio ou residual, resultantes que so da concentrao do minrio principal em decorrncia da lixiviao das rochas matrizes, pelos agentes intempricos.

2.3

Nquel

um elemento qumico metlico, branco-prateado, dctil, malevel, com elevado ponto de fuso, grande resistncia mecnica corroso e a oxidao. Encontrado em depsitos laterticos, associados a macios ultramficos de grande porte e macios alcalino ultramficos. Depsito de Nquel da mina Fazenda (Niquelndia (GO)) O depsito do tipo silicatado e difere de outros depsitos do mundo, onde o minrio ocorre na zona oxidada. O intemperismo das rochas ultramficas de Niquelndia apresenta uma peculiar concentrao do Ni em filossilicatos secundrios. Essa caracterstica evidente pelos estudos petrogrficos e qumicos dos perfis de intemperismo das minas Jacuba, e Niquelndia, que apresenta em contexto similar mina Fazenda nas Filipinas. Os silicatos secundrios de nquel nos depsitos de Niquelndia so provenientes do piroxnio e caracterizam-se por alta concentrao de nquel. Na mina Fazenda, a principal esmectita portadora de nquel a pimelita, que apresenta uma colorao esverdeada. Observa-se tambm a presena da Fe-saponita e goethita, que do uma colorao marrom ao minrio. A zona oxidada formada predominantemente por goethita. No depsito muito freqente a presena de fendas preenchidas por asbolana (xidos de Co-Mn-Ni).

2.4 Estanho Extrado da cassiterita (xido de estanho SnO2),mineral opaco,translcido(quando em pequenos cristais),de cor esprpura,preta,castanho-avermelhada ou amarela. Mina de Pitinga-Amazonas A rea da mina Pitinga formada predominantemente por rochas vulcnicas do grupo Iricoum e por granitos anarognicos. Essas rochas vulcnicas Iricoum so compostas por lavras e piroclsticas cidas e possuem alto ndice de fraturamento. Os depsitos de estanho da mina Pitinga esto associados aos granitos proterozicos Madeira e gua Boa,intrusivos em rochas vulcnicas do grupo Iricoum. Os granitos gua Boa so constitudos por quartzo,topzio,esfalerita. Os granitos Madeira so compostos por anfiblio-biotita-granito. As principais empresas produtoras de estanho so: Minerao Taboca S/A - AM, COOPERSANTA RO, METALMIG-RO, CEMAL RO. E sediadas principalmente no municpio de Ariquemes RO. Os principais estados produtores de estanho so Amazonas e Rondnia, com cerca de 60% e 40% respectivamente.

2.5 Zinco O Zinco encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao chumbo, prata e ferro. As mineralizaes mais importantes ocorrem associadas a rochas vulcnicas (jazidas exhalativas) e a rochas sedimentares de composio carbontica. Sendo um metal de colorao branca azulada. empregado na fabricao de ligas metlicas como o lato e o bronze, alm de ser utilizado na produo de telhas e calhas residenciais. O zinco , ainda, utilizado como metal de sacrifcio para preservar o ferro da corroso em algumas estruturas, na produo de pilhas secas e como pigmento em tinta de colorao branca. A principal mina de zinco a Mina de Vazante(MG). A mina possui reservas de cerca de dois milhes de toneladas de zinco contido. a maior jazida brasileira de minrio de zinco, com uma produo de 133,7 mil toneladas/ano de concentrado silicatado. Na jazida diferenciam-se dois tipos de minrio de zinco, ambos hospedados em rochas carbonticas. O mineral de minrio que afloram na jazida superficial de Vazante, so lavrada cu aberto, a hemimorfita e o mineral de minrio dominante na mina subterrnea a willemita,ambos tratados juntamente. No estudo da evoluo tectnica da falha Vazante foram caracterizadas quatro fases de deformao, sendo as trs primeiras responsveis por cisalhamento simples, heterognese, rptil-dctil e progressivo. A primeira fase evidncia foi de carter extensivo, controlada por antigas zonas de fraquezas do embasamento. Com a movimentao diferencial dos blocos, os altos paleogrficos foram ocupados por colnias de ciano-bactrias e desenvolvimento de sedimentao dolomtica. Numa segunda fase, foras compressivas tangenciais geraram reativaes de carter trasnscorrente, imprimindo as mais fortes deformaes que afetaram a falha A terceira fase est associada continuao ao encurtamento tectnico da bacia e se traduz por falhamentos de empurro, de alto ngulo na regio das minas. A ltima fase teve carter extensivo e corresponde ao perodo de alvio da compresso anterior, provocando assim a acomodao dos blocos. O zinco, que foi introduzido sob a forma de sulfetos durante a primeira fase, reagiu com a slica com o decorrer do cisalhamento gerado pela movimentao transcorrente, formando willemita.

2.6 Mangans Metal encontrado na forma de xido, hidrxido, silicatos e carbonatos, onde os xidos constituem as mais importantes fontes comerciais. Vrias so as classificaes para os depsitos de mangans, podendo-se resumir os principais tipos: a) Depsitos Sedimentares Datam do Pr-Cambriano e do Paleozico Inferior, esto quase sempre associados a formaes ferrferas bandadas (BIF), estes enriquecidos posteriormente por processos de intemperismo, sendo exemplos no mundo: - Urucum (MS) Famoso por ser a maior e mais alta formao rochosa do Estado. Datado da era proterozica, possui imensas reservas de minrio de ferro (hematita e itabirita) e de mangans (pirolusita e criptomelana), sendo seus morros os mais altos pontos culminantes do MS, com altitudes que superam os 2 mil metros. Suas jazidas esto sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce. b) Depsitos de Enriquecimento Supergnico So originados a partir do enriquecimento supergnico de um protominrio denominado gondito ou queluzito, que uma rocha metamrfica constituda principalmente por espessarita, rodonita, quartzo, carbonato e outros minerais. Exemplos deste tipo de depsito ocorrem no Gabo e Brasil (Serra do Navio e Quadriltero Ferrfero, Conselheiro Lafaiete MG). b) Depsitos Vulcanognicos. Tais depsitos em geral possuem dimenses menores e o mangans concentrado a partir de processos vulcnicos ou de lixiviao de lavas.

Mina de Mangans Conselheiro Lafaiete

2.7

Ferro

Na natureza o ferro no est em estado livre ou elementar, porm, comumente encontrado na forma de Limonita (FeO(OH)), hematita Fe2O3 e magnetite Fe3O4, principais xidos de ferro. o elemento mais abundante na terra. Depsito Serra Norte-Carajs Possui reservas de aproximadamente 16 bilhes de toneladas de minrio de ferro de alto teor. As rochas mficas vulcnicas so as que predominam neste depsito. H tambm presena de rochas sedimentares intercaladas entre si. O depsito de ferro da Provncia Mineral Carajs constitudo por hematita frivel e compacta, contornados por rochas mficas vulcnicas. Quadriltero Ferrfero A geologia do Quadriltero Ferrfero bastante complexa. H no mnimo trs sries de rochas sedimentares separadas por discordncias principais. As rochas da rea encontram-se dobradas, falhadas e foram metamorfisadas em graus variveis. Do ponto de vista geotectnico, o Quadriltero Ferrfero est inserido na Provncia So Francisco, situando-se no extremo sul da rea ocupada pelo Crton de mesmo nome e corresponde a um fragmento crustal polpado, em parte, da Orognese Brasiliana. O Crton do So Francisco , em grande parte, resultado do retrabalhamento, em eventos posteriores de um maior e mais antigo ncleo estvel, denominado Crton Paramirim, de idade pr-transamaznica. Durante o Evento Brasiliano (640-450 ma), foram geradas faixas de dobramento que hoje margeiam e definem a forma do Crton do So Francisco. As unidades litoestratigrficas que compem o Quadriltero Ferrfero so: o Embasamento Cristalino (Complexos Metamrficos), o Supergrupo Rio das Velhas, o Supergrupo Minas e o Grupo Itacolomi. Localmente so observadas bacias tercirias como Fonseca e Gandarela.

2.8

Ouro

Metal de transio brilhante, amarelo, pesado, malevel,dctil. Encontrado em estado puro, em forma de pepitas e depsitos aluvionais. Ocorre nos minrios de sulfetos de chumbo e cobre e tambm combinado com prata em minrio de telrio. As rochas metamrficas, em todo mundo, so os principais litotipos para ocorrncias de ouro . Depsito Serra Leste -Carajs Formado por rochas metassedimentares. A lava dos vulces era uma mistura de rochas derretidas e metais presos em regies mais profundas. Mas eles no saram todos de uma vez. Cada metal tem um ponto de fuso, ou seja, precisa de uma quantidade exata de calor para derreter.O ouro o primeiro a derreter e subir pelo buraco interno do vulco. Muitas vezes nem chega a ser cuspido e pra no interior do canal. Tambm costuma subir at a boca do vulco e se infiltrar em fissuras das proximidades. sempre mais fcil encontrar ouro perto de uma ex-cratera. Quase junto com o ouro vem o cobre. Por isso, eles geralmente aparecem prximos um do outro. Muitas jazidas misturam os dois metais. Depois, saem o zinco, o chumbo e o ferro.

2.9

Cobre

Metal de transio avermelhado, que apresenta alta condutibilidade eltrica e trmica. Mina de Sossego Carajs Localizada em Cana dos Carajs, sudeste do Par, a Mina do Sossego a maior operao de cobre no Brasil, com capacidade de 130 mil toneladas anuais. Descoberta em 1997, sua implantao, que teve incio em 2002, foi realizada em tempo recorde, viabilizando o primeiro carregamento e embarque de cobre em junho de 2004. Constituda por uma sequncia de rochas vulcnicas e sedimentares. As reservas do depsito Sossego foram calculadas em 355 Mt de minrio com 1,1% Cu e 0,28 g/t Au.

CONCLUSO Neste contexto observou-se a importncia da riqueza brasileira em possuir grandes depsitos minerais metlicos, graas a eventos tectnicos que ocorreram em diferentes reas a milhes ou ate mesmo bilhes de anos que influenciou na formao dos minerais metlicos e outros. Esta riqueza mineral esta gerando lucros para nosso pais e com isso melhorando a vida de muitas pessoas em diferentes cidades ou estados. Portanto devemos valorizar tudo isso de bom que o pais nos proporciona preservando muito o meio ambiente.

Referncias Bibliogrficas: http://www.cprm.gov.br/ http://www.vazante.mg.gov.br/index.php?pag=7 http://www.infoescola.com/geografia/serra-dos-carajas/ http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_116059.shtml http://patriciaeducadora.blogspot.com/2009/11/o-tesouro-da-serra-decarajas.htm http://www.brazilia.jor.br/node/493 http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/2poster/GT22-4346--Int.pdf Avaliacao e classificao de reservas Autor: Jorge Yamanoto Editora: EDUSP

You might also like