You are on page 1of 7

Histria dos trinta dias

Texto-fonte: Obra Completa de Machado de Assis, Edies W. M. Jackson, Rio de Janeiro, 1938. Publicado originalmente na Ilustrao Brasileira, Rio de Janeiro, de Fevereiro de 1878 a Maro de 1878.

FEVEREIRO DE 1878. I Assim como as rvores mudam de folhas, as crnicas mudam de ttulo; e no essa a nica semelhana entre a crnica e a rvore. H muitas outras, que no aponto agora por falta de tempo e de papel. O caso que quando eu cronicava a quinzena tinha diante de mim (ou antes atrs) um espao limitado, um perodo cujos limites podia ver com estes olhos que a terra me h de comer. Mas trinta dias! quase uma eternidade, pouco menos de um sculo. Quem se lembra de coisas que sucederam h quatro semanas? Que ateno pode sustentar-se diante de to vasto perodo? Exemplo: Houve no princpio do ms uma mudana ministerial, uma completa alterao na poltica do governo. Que virei eu dizer de novo trinta dias depois? Quinze dias, v; ainda parece que a gente v o sucesso; os acontecimentos no so de primeira frescura, mas ainda esto frescos. Um fato de trinta dias pertence histria, no crnica. Digo isto, leitor amigo, para que, se alguma vez esta crnica te parecer mofada, fiques sabendo que a culpa no minha, mas do tempo esse velho e barbudo Cronos, que a tudo lana o seu manto de gelo. Menos nas minhas costas que neste momento parecem uma encosta do Vesvio. L me escapou um trocadilho... no risco; antes isso que uma injria. Nem h outra utilidade nos trocadilhos.

II Enquanto se discute se a Cmara ser ou no dissolvida, agora ou logo, vamos ns ficando dissolvidos lentamente, de maneira que em Maro ou Abril no sei se restar um quarto ou um quinto de populao. Pela minha parte estou j dissolvido de todo, ou pouco me falta. Isto com que pego na pena, j no mo, um fragmento, um cavaco, uma rstia de ossos. No tenho nariz; essa cartilagem com que me dotou a natureza, degenerou

inteiramente, e com ela o vcio de Paulo Cordeiro e o da curiosidade. J no posso meter o nariz onde sou chamado e muito menos onde o no sou. H chuva; eu bem sei que de quando em quando caem algumas canadas dgua; mas o sol vinga-se desses intervalos, carregando a mo quando lhe chega a vez. Por fortuna, o ano no bissexto, de maneira que o Fevereiro apenas nos perseguir com 28 dias. uma consolao. O dia 1 de Maro pode ser quentssimo, horroroso; mas uma consolao pensar a gente que est em Maro, que o vero vai despedir-se por alguns meses! No meio de todo este fogo, foi agradvel saber que as chuvas j caem no interior do Cear. Ainda bem! Venham elas l e c, mas sobretudo l, onde tantos milhares de irmos nossos se viram a braos com o terrvel flagelo. Ns temos o recurso de no morrer de fome; mas eles? Agora tratar de evitar outras.

III Quem tambm evitar outras a Sublime Porta. Caiu enfim a Turquia, foi vencida pelo urso do norte, fato que parece alegrar a meio mundo, ainda no sei porque. Por que? Porque so infiis, dizia-me h dias um vizinho que no pe os ps na igreja. Qualquer que seja a culpa, a verdade que vamos ter a paz de Europa; e parece que dentro de pouco tempo os turcos estaro na sia. Constantinopla deixar de ser a ltima cidade pitoresca da Europa. O formalismo ocidental (porque So Petersburgo uma Londres ou uma Paris mais fria) vai ali estabelecer os seus arraiais. Adeus, cafs muulmanos, adeus, caftans, narguils, adeus ausncia de municipalidade, ces soltos, ruas mal caladas, mas pisadas pelo p indolente de otomana; adeus! Vir o alinhamento, a botina parisiense, a cala, estreita e ridcula, o fraque, o chapu redondo, toda a nossa misria esttica. Ao menos, Constantinopla, resiste alguns anos at que eu te possa ver, e ir respirar as brisas do Bsforo, ouvir um verso do Alcoro e ver dois olhos saindo dentre o vu das tuas belas filhas. Faz-me este obsquio, Constantinopla!

IV A colnia italiana nesta Corte vai celebrar uma sesso fnebre em honra de Victor Manuel, o extinto rei cavaleiro. Essa manifestao de saudade e adeso digna dela e do ilustre prncipe. Victor Manuel pertence j histria. O futuro julgar os acontecimentos de que ele foi centro e bandeira. Quaisquer que sejam as opinies polticas dos contemporneos ou dos psteros, ningum lhe negar qualidades notveis e prprias do chefe de uma grande nao. A digna colnia italiana do Rio de janeiro corresponder, estamos certos, ilustre

memria e grandeza de sua ptria.

V Saltando outra vez ao nosso pas, nossa cidade, nossa rua do Ouvidor, ocorreu neste ms, h poucos dias, o desaparecimento do Dirio do Rio de Janeiro. O decano da imprensa fluminense mais uma vez se despede dos seus colegas. Longa foi a sua resistncia, e notrios os seus esforos: mas tinha de cair e caiu. No me lembro sem saudades desse velho lidador. No lhe tem valido talento nem perseverana, nem sacrifcio. A morte vem lentamente infiltrar-se nele, at que um dia, uma manh, quando ningum espera, anuncia-se que o Dirio do Rio deixa de existir. Naquelas colunas mais de uma pena ilustre tem provado suas foras. No citarei os antigos; citarei por alto Alencar, Saldanha, Bocaiva, Vianna, partidos diferentes, diversos estilos, mas todos publicistas de ilustre nomeada. E caiu o velho lidador!

VI O Monitor Sul-Mineiro iniciou a idia de monumento no lugar em que repousam as cinzas de Jos de Alencar. Esta idia, comunicada ao Rio de Janeiro, foi saudada pela imprensa com as palavras merecidas de louvor e animao. Pela minha parte aplaudo com ambas as mos o nobilssimo projeto. J disse nessas colunas o que sentia acerca do elevado mrito do autor do Guarany; fiz coro com todos quantos apreciaram em vida aquele talento superior, que soube deixar um vivo sulco onde quer que passou, poltica ou literatura, eloqncia ou jurisprudncia Levantar o monumento merecido dever dos que lhe sobrevivem, dever sobretudo dos que trabalham na imprensa, ou por meio de livros, ou por meio de jornais, que uns e outros foram honrados com os escritos daquele esprito potente. Parabns ao Monitor Sul-Mineiro.

VII Um novo prncipe enche de regozijo a famlia brasileira, cujo augusto chefe rene s mais elevadas virtudes cvicas as mais austeras virtudes domsticas. Sua alteza a princesa imperial sente dobrarem-se-lhe inefveis alegrias de me. Ainda bem! Digna filha da virtuosa imperatriz, saber dar a seus amados filhos as lies que recebeu, e que a exalam de nobilssimas virtudes; lies iguais s que lhe transmitir o ilustre prncipe consorte, educado na escola do velho rei que deu Frana 18 anos de paz, de prosperidade e de glria.

MARO DE 1878. I O prazo longo, mas desta vez a histria curta. Porquanto: eu no posso gastar cinqenta resmas de papel a dizer: Que calor! Faz muito calor! O calor esteve horrvel. Estamos ameaados de uma horrvel seca! Etc. Etc. Posso? No posso. Seria matar-me a mim e ao leitor, dois casos graves, e no sei qual deles mais grave, no sei. Talvez... no, no digo; sejamos modestos e no magoemos o leitor. Ora, a histria do ms passado no outra. Aqui e ali um acontecimento, raro, medroso e plido com algumas excees), mas a grande histria, essa pertence ao fogo lento com que este vero assentou de matar-nos. Felizes os que vero a Petrpolis, Terespolis, Friburgo, todas essas cidades de nomes gregos ou germnicos, e clima ainda mais germnico do que grego. Esses no sabem o que pr a alma pela boca fora, trabalhar suando, como suam as bicas da rua; no sabem o que ter brotoeja, no dormir, no comer, e (daqui a pouco tempo) no beber ... Tu e eu, leitor agarrado capital, tu e eu sabemos o que foi o demnio do Fevereiro, ms inventado pelo diabo. Logo, escusa contar-te a histria do calor, que tu sabes tanto como eu, talvez melhor do que eu. II Disse acima que os sucessos forma plidos, com algumas excees. Exemplifico: a eleio na Glria, onde foi um pouco vermelha. Correu sangue! Mas por que correu sangue? Quem o mandou no ficar parado, como tlburis sem frete, ou como os relgios sem corda? No sei; mas a verdade que ele correu e a igreja ficou interdita. Pessoa que assistiu ao rolo diz-me que os altares foram invadidos por grande poro de gente ali se refugiou para escapar a algum golpe sem destino. Donde concluo que a religio no to intil como a pintam alguns filsofos imberbes. Ao menos, se no faz respeitar o sagrado recinto, serve de refgio aos cautelosos. Valha-nos isso ! Uma eleio sem umas gotinhas do lquido vermelho equivale a um jantar sem as gotinhas de outro lquido vermelho. No presta; plido; terne; sem sabor. D vontade de interromper e bradar: Garon! un peu de sang, sil vous plait.

Quando chega a morrer algum, minha opinio que a eleio fica sendo perfeitssima opinio que talvez no seja a mesma do defunto. Mas o defunto teve uma grande consolao; morreu no posto de honra, no exerccio dos seus direitos de cidado. Bem sei que a morte a mesma, mas antes isso que morrer de febre amarela.

III A febre amarela foi outra pgina do ms. Epidemia no h; mas... tm morrido algumas pessoas. Dizem que depois do Carnaval, cujas festas costumam ser delirantes, a febre levantar o estandarte epidmico, e levar tudo at o Caju. Isto me disseram dois mdicos, e creio que a opinio de todos os outros. O remdio parece fcil, no ? Faclimo: adiar as festas do Carnaval para o inverno. Duvido muito que os festeiros suportassem a mudana. Ergo, cemitrio.

IV E acabou. Acabou, porque a morte do papa e a eleio do papa no so acontecimentos que me pertenam; pertencem histria do mundo e do sculo; eu narro os casos da cidade. O que posso saudar destas pginas o novo Pontfice, a quem desejo longos dias, pacficos e prsperos.

ABRIL DE 1878. I Se soubessem o desejo que eu tinha de lhes inventar agora cinco ou seis petas! Algumas delas havia de pegar, e uma que fosse recompensava o trabalho. Lembrou-me, porm, que, se esta crnica escrita no dia 1 de Abril, no ser lida antes de 6 ou 8, e, portanto, perdia o meu latim. Voltemos ao portugus.

II Dos trinta dias que passaram, o maior foi o 25, primeiramente porque era aniversrio do juramento da constituio, depois porque nesse dia foram distribudos os prmios da exposio nacional e da exposio de Filadlfia. Sua Majestade, como sempre, presidiu solenidade e fez a distribuio dos prmios concedidos, sendo a cerimnia inaugurada por um discurso de sua alteza o sr. Conde dEu. A mim nada resta mais do que apertar a mo aos premiados, desejando-lhes muitos outros dias como aquele. Pena que no possa ser to cedo! talvez

melhor que haja um intervalo maior, para ainda mais se aperfeioarem os concorrentes e aparecerem outros novos. At hoje o que se tem visto que o nmero das recompensas cresce de exposio para exposio. Infelizmente, no podemos ir a Paris, no que andamos com juzo, porque no havia tempo nem sobram recursos. Faamos como os particulares, que primeiro economizam para viajar depois.

III A venda do Indepedncia foi outro caso importante do ms, e no tenho mais do que felicitar os leitores da Ilustrao por esse fato. Poucos indivduos na ordem naval tero sido to falados como esse famoso Independncia. Teve amigos e inimigos, sem que uns nem outros o conhecessem. Se algum o dizia simptico e dotado de virtudes patriarcais, outros o achavam insolente e egosta. Para estes era um Adnis, para aqueles um feiarro. Vai seno quando, o governo ingls prope comprar o encouraado, e o governo brasileiro aceitou o excelente negcio, e viu-se livre de uma grande despesa anual. Tanto melhor! Os trocadilhos que j se tem feito com o fato da venda do navio reduzem-se a um s: ficamos sem Independncia. Ah! Senhores, um pouco mais de imaginao. S'il vous plait.

IV A morte do conselheiro Jos Thomas Nabuco de Arajo foi a grande mancha na histria dos ltimos trinta dias. O que perdeu o pas nesse homem ilustre e sbio, no preciso que o digamos aos leitores da Ilustrao. Jurisconsulto profundo, parlamentar distintssimo, poltico moderado, era um dos homens mais notveis da gerao que vai desaparecendo. Como Zacharias. sua morte foi inesperada e a todos tomou de sobressalto. Hoje repousa no eterno leito, deixando na histria largo sulco de sua passagem. Dizem que deixou pronto o projeto do Cdigo Civil. Tanto melhor! Teremos, enfim, cdigo, e redigido por mo de mestre.

V Termino afirmando que tive pena de no ir ao baile costum de Petrpolis, um dos acontecimentos do ms. Que querem? No vai a Roma quem quer; se assim no fosse, tinha eu assistido ao conclave. Dizem que o baile esteve soberbo, e deixou as mais agradveis recordaes; citam-se magnficos trajes; a boa animao; a geral alegria. Enfim, terminou quase de manh. E com fresco! Oh! Petrpolis!

You might also like