You are on page 1of 41

A formulao keynesiana legitimou a presena do governo na economia, em um mundo destrudo pela guerra.

Isso foi como tomar uma aspirina para aliviar uma dor de cabea mas a mdio e longo prazo os resultados tm sido desastrosos. Depois de quase 7 dcadas de aplicao prtica, esta formulao econmica expe estagflao como seu melhor resultado: uma soluo de compromisso entre desemprego e inflao. Uma ofensa inteligncia humana. Ningum pode criticar algo sem propostas. No apenas que Keynes estava errado. que ele estava errado especificamente quando violenta o conhecimento e recomendaes de geraes anteriores de economistas, em particular quelas de Adam Smith e Ludwig Heinrich Edler von Mises (18811973) - do chamado grupo da escola austraca, formada por Carl Menger, Eugen von Bhm-Bawerk, Henry Hazlitt, Murray Rothbard e o Premio Nobel Friedrich Hayek. O texto abaixo visa formular e promover polticas pblicas baseadas nos princpios da livre empresa e mercado, reduo do tamanho do governo, liberdade individual, valores universais baseados nas necessidades humanas biolgicas: nutrio, sade e educao.

Busca tambm promover debates sobre o livre mercado, circulao livre de idias para a reforma da sade orientadas para o mercado e mxima eficincia, tendo por crena inexorvel a insubstituvel supremacia dos interesses individuais sobre os coletivos. Enfim, algumas idias como um compromisso individual com o planeta para um mundo mais digno e justo! Minha contribuio para a unificar a viso para reduo do tamanho do Governo Mais liberdade, menos governo. Estou certo que minha gerao e muitas outras esto cansadas de ler as bem intencionadas Declaraes universais de direitos humanos, Objetivos do Milnio e tantas outras mais estes documentos trazem em seu contedo um consenso universal de que nossas crianas precisam ter acesso a nutrio, sade e educao condio sine qua non para sobrevivncia e progresso. Entretanto muito pouco se progrediu neste campo.

Esta reflexo se destina queles que esto convencidos que o mundo atual no representa uma herana de nossos pais, que pode ser degradada, mas um emprstimo de nossos filhos. Temos que devolver a eles algo melhor que encontramos. Temos que olhar para frente, ficar indignados com a violncia, excluso social, fome, misria, conflitos, desrespeito a condio humana, guerras inexplicveis motivadas por inconfessveis interesses econmicos onde jovens so mortos em defesa de interesses esprios!!

Este texto contm uma proposta que busca substituir a cambiante lgica de idias - ideologia pela invarivel lgica da vida biologia.

Foi com o esprito ideologicamente desarmado, mente aberta e focada em conceitos, alma tentando de forma obstinada enxergar pelos olhos do Criador e corao pulsando forte na busca da essncia do ser humano alinhavando pela razo das diversas descobertas acumuladas em mais de dois sculos de conhecimento humano que esta proposta foi concebida.

Retrocedo ao ambiente da revoluo americana jamais fortalecers os fracos por enfraqueceres os fortes e ao clima da revoluo francesa com a queda da bastilha, onde a casa dos Bourbons perde seus privilgios, acendendo uma chama indelvel na mente humana de promessas de liberdade, fraternidade e igualdade direitos humanos ate hoje desrespeitados, porem nascidos do iluminismo, ainda latente, com forte apelo na vontade humana de participao democrtica.

Atravs das fotos dos pensadores, presto uma homenagem queles que deram contribuio notvel para alinhavar esta proposta. Demais autores conseqentes porem com viso parcial ou ideologicamente afetada atravs da semitica do processo de desenvolvimento no so citados, embora tenham sido avaliados. Karl Marx enxergou com notvel clarividncia a evoluo das idias no processo de desenvolvimento:

A tradio de todas as geraes mortas oprime como um pesadelo o crebro dos vivos. E justamente quando parecem empenhados em revolucionarem-se a si e s coisas, em criar algo que jamais existiu, precisamente nesses perodos de crise revolucionria, os homens conjuram ansiosamente em seu auxilio os espritos do passado, tomando-lhes emprestado os nomes, os gritos de guerra e as roupagens, a fim de apresentarem-se nessa linguagem emprestada.

Encontrei no texto abaixo de Adam Smith, oportuno comentrio que define com fidelidade meu estado de esprito: Filsofos da natureza, em sua independncia em relao a opinio publica, aproximam-se bastante dos matemticos e em seus juzos quanto ao mrito de suas prprias descobertas e observaes gozam de algum grau da mesma segurana e serenidade. ... Matemticos e filsofos da natureza, graas a sua independncia com relao a opinio publica, tem pouca tentao de reuniremse em faces e seitas, seja para apoiar sua prpria reputao , seja para reduzir a de seus rivais. So quase sempre homens de grande simplicidade nas maneiras,vivendo em boa harmonia entre si, amigos da reputao um do outro, que no participam de intriga para garantir o aplauso publico, embora gostem de ver suas obras aprovadas, sem ficarem nem muito vexados, nem muito irados, quando so negligenciados

ADAM SMITH, (1723-1790) filsofo de formao, o pai da Economia Poltica. com ele que a Economia nasce enquanto cincia. A sua obra principal chama-se Investigao sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Naes, foi publicada em 1776 e considerada a obra fundadora da Economia Poltica - entretanto o embasamento filosfico tico e moral para seu pensamento foi publicado em 1759 Teoria dos sentimentos morais - um verdadeiro mergulho na essncia do ser humano. Aprendi com Smith a importncia da mo invisvel, aquilo que hoje chamado de mercado indivduos agindo por seu prprio interesse e sempre o interesse individual que prevalece sem a interferncia governamental um modelo superior de convivncia humana. Aprendi tambm com este notvel professor de tica que cada ser humano traz em seu peito um tribunal de jri cada um de nos sabe discernir entre o certo e errado, desde que em equilbrio com sua natureza.

"O estadista que pretender determinar s pessoas de que maneira elas devem empregar seu capital, no apenas estar se sobrecarregando com um cuidado desnecessrio, mas assumir uma autoridade que jamais poderia ser seguramente confiada a uma simples pessoa, nem tambm a qualquer conselho ou senado, e que em nenhuma parte ser to perigosa como nas mos de um homem que tem bastante insensatez e presuno para julgar-se apto a exercla." primeira e principalmente deixada ao seu prprio cuidado; e cada pessoa certamente, sob todos os pontos de vista, mais apta e capaz de cuidar de si do que qualquer outra pessoa"

"Cada pessoa, como diziam os esticos, deve ser

KARL MARX (1818-1883) - O polmico e fecundo pensador humanista cone do socialismo e talvez o mais pouco compreendido dos pensadores morreu em 1883 e a revoluo sovitica ocorreu em 1917. Nunca tantos especularam sobre suas intenes em seu nome foram cometidas aberraes dignas de fanticos alucinados pelo poder dos penetrantemente visionrios, at os psiquicamente perturbados, usando a clarividncia do competente historiador ingls Eric Hobsbawm. preciso dessacralizar sua obra muitos tiveram a sensibilidade de reconhecer erros no capitalismo porem agiram como sacerdotes marxistas queimando incenso a seu deus. Marx no viveu o suficiente para ver como a democracia social consegue subornar qualquer paixo revolucionria.

Aprendi com Marx que a fora de trabalho no pode sofrer desgaste Operario vende a sua fora de trabalho para conserv-la ilesa, salvo o natural desgaste, porm no para destru-la.

Trabalhadores precisam de se alimentar e ter acesso aos sistemas de sade e educao para que esta fora de trabalho no se destrua no faz sentido embutir isto no salrio, pois a fome das pessoas no uma varivel de mercado, mas uma necessidade biolgica. Trabalho humano um processo de transformao de energia humana em energia fsica ou intelectual e para que esta transformao ocorra preciso que nutrio, sade e educao estejam asseguradas a priori e no

embutidas no salrio. Tal qual um veiculo precisa de combustvel para trafegar. oportuno lembrar a constatao de Jean-Jacques Rousseau "A natureza nunca nos engana; somos sempre ns que nos enganamos." Ou ainda de Victor Hugo: " triste pensar que a natureza fala e que o gnero humano no a ouve." E a certeza inexorvel de Francis Bacon: "Para dar ordens a natureza preciso saber obedecer-lhe." Porm, a constatao mais significativa para reflexo, por oportuna, vem de Ayn Rand - judia russa que fugiu da Rssia nos anos 1920, autora do livro A Revolta de Atlas: "Quando voc perceber que, para produzir, precisa obter a autorizao de quem no produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia no com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influncia, mais que pelo trabalho, e que as leis no nos protegem deles, mas, pelo contrrio, so eles que esto protegidos de voc; quando perceber que a corrupo recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifcio; ento poder afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade est condenada

Ao final do seculo XIX, diante do crescimento do socialismo, o Vaticano lanou a CARTA ENCCLICA RERUM NOVARUM DO PAPA LEO XIII SOBRE A CONDIO

DOS OPERRIOS - a 15 de Maio de 1891, no dcimo quarto ano de seu Pontificado, sobretudo para esclarecer a posio da igreja sobre a relao trabalho capital, o papel do estado, propriedade privada, etc. O problema nem fcil de resolver, nem isento de perigos. difcil, efectivamente, precisar com exactido os direitos e os deveres que devem ao mesmo tempo reger a riqueza e o proletariado, o capital e o trabalho. Por outro lado, o problema no sem perigos, porque no poucas vezes homens turbulentos e astuciosos procuram desvirtuar-lhe o sentido e aproveitam-no para excitar as multides e fomentar desordens. Em todo o caso, estamos persuadidos, e todos concordam nisto, de que necessrio, com medidas prontas e eficazes, vir em auxlio dos homens das classes inferiores, atendendo a que eles esto, pela maior parte, numa situao de infortnio e de misria imerecida.

Buscando justia e equidade, concordo integralmente com o Vaticano na condenao do socialismo, e na defesa da propriedade privada - No desejars a mulher do teu prximo, nem a sua casa, nem o seu campo, nem o seu boi, nem a sua serva, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertena E preconiza a caridade como soluo para a alterao das relaes entre os operrios e os patres, a influncia da riqueza nas mos dum pequeno nmero ao lado da indigncia da multido

Faam os governantes uso da autoridade protectora das leis e das instituies; lembrem-se os ricos e os patres dos seus deveres; tratem os operrios, cuja sorte est em jogo, dos seus interesses pelas vias legtimas; e, visto que s a religio, como dissemos no princpio, capaz de arrancar o mal pela raiz. Portanto, a salvao desejada deve ser principalmente o fruto duma grande efuso de caridade, queremos dizer, daquela caridade que compendia em si todo o Evangelho, e que, sempre pronta a sacrificar-se pelo prximo, o antdoto mais seguro contra o orgulho e o egosmo do sculo.

Por mais respeito que tenho pelos compromissos histricos e milenares do Vaticano pela conduta humana, no posso acreditar que alguns venham ao mundo para viver de caridade e outros para viver na opulncia!!! A esmola destri duas das mais estimulantes foras motivadoras do ser humano: dignidade e iniciativa. Prefiro acreditar que falta igualar as oportunidades nutrio, sade e educao a partir da a caridade opcional.

Como disse o escritor frances Victor Hugo: Fazemos caridade quando no conseguimos impor a justia. Porque no de caridade que necessitamos. A justia vai s causas; a caridade, aos efeitos. O tambm frances Monsenhor Jacques Gaillot - homem, de olhar sereno e voz pausada, que fez de sua vocao religiosa uma opo pelos direitos humanos, especialmente os direitos dos pobres e prisioneiros da injustia, completa: Eu no estou dizendo que no se deve ajudar com um prato de sopa ou um abrigo a quem est nas ruas. Existem urgncias. Eu fao isso, mas minha conscincia no fica tranqila, porque penso que devemos lutar contra as causas

estruturais que prendem essas pessoas na injustia. O mais triste que as pessoas vo se acostumando com a injustia. E eu digo: Despertem! Tenham vergonha! Vamos nos indignar contra a injustia!

Responsabilidade social, sustentabilidade, equilbrio ecolgico so as palavras chave algo como um pensamento cheio de desejo, porm ningum aponta como efetivar isto. Alguns focam suas propostas na alterao do DNA humano ou acreditam no surgimento de uma nova gerao que v colocar os interesses coletivos acima de seus interesses pessoais, algo como as propostas religiosas que esto h pelo menos 4000 anos, desde o profeta Abrahao, origem das religies monotestas, tentando catequisar, com pouco sucesso, este curioso bpede humano. No acredito nisto, interesses pessoais sempre iro prevalecer em relao aos coletivos. Napoleo Bonaparte, em suas reflexes sobre a alma humana, constatou que as pessoas lutam com muito mais vigor por seus interesses do que por seus ideais!! Importante colocar o egosmo de cada um a servio da coletividade. Tal como poltica e economia no podem se misturar, economia e religio so 2 departamentos distintos, embora muitos insensatos e aproveitadores insistem em criar a religio de prateleira de supermercado, so pegam aquilo que lhes interessam para se locupletar. No apenas religies mas tambm associaes que falam em nome de tica e filantropia. A estes esto destinados os lugares mais quentes do inferno. Neste contexto, merece reflexo as recomendaes do pensador ingls Gilbert CHESTERTON ORAR como se tudo dependesse de Deus. AGIR como se tudo dependesse de ns.

Definitivamente a religio o placebo do povo o falso remdio funciona em determinadas situaes.

JOHN MAYNARD KEYNES (1883 1946) um vulto importante da histria do pensamento econmico. A sua obra principal chama-se "A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda" (1936). Este livro foi, sem dvida alguma, o que mais influncia teve na vida das sociedades industrializadas aps a segunda guerra mundial, influenciado pela crise de 29 numa Europa destruda pela guerra, onde o governo passa a influir decisivamente na economia. Certamente o sucesso do New Deal de Roosevelt na dcada de 30 estimulou este economista ingles a sustentar a presena do estado na economia. A obra de Keynes foi a resposta crise em que mergulhou a Economia Poltica de ento, dominada pelas correntes marginalistas, incapaz de explicar a grande depresso que assolou o mundo ocidental nos anos trinta do sculo passado. De acordo com Keynes o Estado pode ter um papel muito importante no evitar das crises econmicas se aumentar as despesas pblicas impedindo assim a quebra da procura agregada no momento em que esta se contrai motivada pelas expectativas desfavorveis dos agentes privados

preciso, portanto, dotar o Estado de instrumentos efetivos de poltica econmica, que lhe permitam regular a taxa de juros de modo a mant-la abaixo da eficincia marginal do capital, incrementar o consumo mediante a expanso dos gastos pblicos e expandir a inverso por

meio de emprstimos pblicos capazes de absorver os recursos ociosos.

Seria cmico se no fosse trgico imaginar que o controle de fluxos financeiros: moeda, cambio e crdito possa gerar desenvolvimento. Apenas e somente trabalho produtivo consegue gerar capital que, em sua essncia, nada mais que trabalho acumulado. Pretensa estabilidade que se consegue com a interferncia do governo na economia deve ser substituda pelo pleno emprego produtivo conseguido atravs da liberdade total para produzir e consumir. Presena do estado so se justifica por tempo limitado para retomar o equilbrio. Presena constante do governo significa a substituio da invarivel lei da oferta e procura no mercado livre pela questionvel ao da vontade humana. Seria muito eficaz e til que os formuladores econmicos se convenam de que aplicar mais medidas usando o mesmo referencial keynesiano chegaremos aos mesmos resultados. Temos que migrar para outro referencial se quisermos avanar no processo de desenvolvimento. Os dirigentes econmicos devem ter conscincia de que: "Se eles fizerem apenas o que sempre fizeram, acabaro obtendo apenas o que sempre tiveram". A mdio prazo estamos todos mortos teria sido a resposta de Keynes sobre as implicaes de suas propostas. Ele est morto e no pode constatar o desastre, aps quase 7 dcadas de funcionamento de suas propostas ao oficializar o governo interferindo na economia.

Joan Violet Robinson (1903-1983) das principais economistas do sculo XX. Foi lder da "Cambridge School", partidria das teorias de Marshall de incio, finalmente um membro destacado das escolas neo-ricardiana e ps-keynesiana. Contribuies marcantes foram dadas pela saudosa dama da economia europia Joan Robinson, que trabalhou com Keynes e que tive o prazer de conhecer Ate hoje ecoa em minhas reflexes a avaliao de Robinson ao ser perguntada sobre o poder das multinacionais - ela foi taxativa: prefervel ser escravo da Volkswagen do que no ser escravo de ningum!!! Aprendi com Robinson que economia de mercado faz o que for rentvel e no o que necessrio nesta constatao de Robinson esta a pista para a sntese entre capitalismo e socialismo.

Ludwig Heinrich Edler von Mises (1881 1973) - do chamado grupo da escola austraca, formada por Carl Menger, Eugen von BhmBawerk, Henry Hazlitt, Murray Rothbard e o Premio Nobel Friedrich Hayek. Sua obra um monumento ao liberalismo econmico, mostrando de forma enftica e irrefutvel a inutilidade da interveno governamental na economia que muitas das vezes se consegue um resultado inverso ao que se pretendia de inicio. Aprendi com Mises e Hayek que nada supera o poder da organizao espontnea dos mecanismos de preo de mercado. Todos meus textos esto impregnados dos ensinamentos e constataes econmicas da magnfica contribuio da escola austraca.

"A humanidade precisa, antes de qualquer coisa, se libertar da submisso a slogans absurdos e voltar a confiar na sensatez da razo."

Muito antes de um saudosismo extemporneo, quero enfatizar minha crena nos valores defendidos por estes pensadores, onde o ser humano independente, ativo e produtivo, faz sua prpria historia. Qualquer que seja sua viso de democracia, nunca a sorte dos governados pode depender da virtude dos governantes. Alm do sufrgio universal e imprensa livre, a reduo dos recursos em poder de uma elite dirigente, devem ser os critrios para qualificar democracia. Afinal, o que deu errado? Como podemos corrigir isto? Certamente no existe o ser humano capitalista e o socialista.

Imagine uma sociedade com todos seus membros empregados, onde a oferta de empregos sobrepuja a procura, onde os jovens estudantes so procurados antes de sair da escola ou universidade, onde os salrios tendem a subir e no h necessidade do governo instituir um mnimo a ser pago. Isto no um sonho, j existiu na revoluo industrial, inicio do sculo 19. Estou falando de introduzir a substancial critica de Marx deteriorao da fora de trabalho na investigao bsica de Adam Smith e reduzir substancialmente a presena do estado na economia, resgatando o clima de pleno emprego produtivo observado no inicio do sculo 19. Somente com pleno emprego no precisamos da superviso do estado mo invisvel age de forma inexorvel!!

O governo uma instituio economicamente invivel porque sua receita e despesa so determinadas por atos de vontade humana. A economia uma cincia cujas tcnicas so vlidas e aplicveis quando a vontade dos agentes econmicos limitada por uma lei natural de oferta e procura. por este motivo que as tcnicas econmicas aplicadas pelo governo so ineficazes e apresentam resultados medocres. Do ponto de vista institucional, a burocracia de governo, esclerosada em sua essncia e esclerosante em suas aes, um pssimo gestor de recursos, pois cresce sombra do favoritismo subservincia, incompetncia e servilismo, onde a amizade e influncia polticas valem mais que o mrito e capacidade. Onde inexiste a saudvel competio geradora de estmulos profissionais e avanos tecnolgicos produzindo campo frtil para monoplios, oligoplios e cartis. Iniciativa privada, operando num mercado competitivo e pleno emprego produtivo um modelo superior de produo de bens e servios. Isto no significa que trabalhadores e empresrios do setor privado sejam seres superiores, privilegiados por eleio divina. O modelo da iniciativa privada superior porque opera numa conjuntura onde a vontade humana limitada por uma lei natural e inexorvel de oferta e procura A complexidade das modernas sociedades no pode ser administrada por planejadores centrais. O chamado centralismo democrtico um sofisma que s interessa aos governantes autocratas. O inchao do poder executivo, ou a enorme quantidade de recursos financeiros em poder do Estado a serem alocados por atos de vontade humana estimula uma corrida desenfreada em polticos inescrupulosos que

buscam o poder a qualquer custo, onde no desdenham, em certos casos, alianas com a trapaa, fraude e corrupo usando as palavras de VILFREDO PARETO. O discurso a democracia, porm os mtodos utilizados conduzem, inevitavelmente, a encher os bolsos do Estado. Este paradoxo transformou o democrtico regime do povo, pelo povo e para o povo na autocrtica regra de um regime para o povo, onde a sorte dos governados depende da virtude dos governantes. O mundo assiste, nos dias atuais, perplexo e impotente, supremacia e dominao da classe dos burocratas, pois a evoluo prtica dos sistemas capitalista e socialista converge inevitavelmente para um regime totalitrio. Vale dizer, a desigualdade de oportunidades nas regras de convvio humano est gerando o mais terrvel processo de dominao e servido humana que a ditadura da burocracia.

Fica claro que, com as atuais regras de convvio humano, o governo precisa intervir cada vez mais, porem as reais necessidades da interveno do governo na economia a constatao que 3 setores: agricultura, sade e educao no andam sozinhos governo precisa bombear recursos para estes 3 setores bombeamento de baixa eficincia porem necessrio. Enganam-se aqueles que preconizam a reduo da interveno do governo na economia com as atuais regras aumentaria muito a distancia entre pobres e ricos e inviabiliza o convvio humano. Porem atravs de novo pacto social onde nutrio, sade e educao passam a ser reponsabilidades do processo produtivo privado e o governo, reduzindo a tributao correspondente, ir

reduzir sua interferncia na economia. Ao invs de transferir recursos do rico para o pobre, igualam-se as oportunidades de nutrio, sade e educao. No falamos de filantropia, mas num novo conceito de trabalho humano como processo de transformao de energia humana em energia fsica ou intelectual. Trata-se de substituir a cambiante lgica de idias ideologia pela invarivel lgica da vida biologia. Certamente o empresrio no ira agir por filantropia, o pleno emprego produtivo que ser o fiador deste Acordo de vontades a dinmica da economia ira conduzir ao pleno emprego onde a superviso governamental no ser mais necessria. O poeta e polemista ingls do sculo 17 John Milton identificou que a razo humana consegue distinguir as boas das ms idias, tal como Adam Smith dizia que todos temos um tribunal de jri em nosso peito sabemos distinguir o certo do errado. Desta forma consegue-se humanizar o mercado ou responder ao poeta mexicano, Nobel de literatura de 1990, Octavio Paz: mercado no tem conscincia nem misericrdia. Ou ainda aplacar a ansiedade de Joan Robinson mercado passa a fazer o necessrio e o rentvel com liberdade total de produzir e consumir. Esta proposta precisa ser discutida exausto por todos aqueles que detm responsabilidades e acreditam que temos a obrigao de entregar um mundo melhor para nossos filhos, netos e prximas geraes. A fome no pode esperar e as crianas que nascem hoje tem o direito natural de serem alimentadas, e terem acesso aos sistemas de sade e educao. Antes que seja tarde demais preciso humanizar o mercado para merecer o amanh. Tenham todos um momento de saudvel e profunda reflexo. Cordialmente

Ronaldo Campos Carneiro rcarneiro@salutecafe.com.br Brasilia DF Brasil - ago/2012 --------------------------------------------------------De: Gerson Gonalves [mailto:gersongoncalves38@gmail.com] Enviada em: sbado, 18 de dezembro de 2010 11:13 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Queridos amigos Ivani e Ronaldo: recebemos, agradecemos e retribuimos os votos natalinos. Que Deus continue a abenoa-los em familia, negocios e tambm nos caminhos de Rotary. Que a celebrao do Natal seja na doce companhia do Senhor Jesus Cristo. Um abralo, Irani e Gerson Gonalves

De: Almiro Schimidt EGD2009-10 [mailto:as.d4410@bol.com.br] Enviada em: sbado, 18 de dezembro de 2010 07:57 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Estimado EGD Ronaldo Carneiro

Que neste natal, reflitamos sobre o passado para melhorar o nosso futuro e que a luz divina brilhe sobre as nossas decises mostrando-nos a sabedoria. Que em 2011 continue a trajetria de conquistas com muita sade e paz e que juntos possamos celebrar cada sucesso alcanado. Sou formado em Histria e me agrada muito suas mensagens, parabns pelos textos e reflexes. Refletir sobre o passado (investigar e reescrever em muitos casos), para entender melhor o presente e preparar um futuro melhor para todos. Forte abrao Almiro Schimidt EGD 2009-10 D4410 Coordenador DQA 2010-2011 De: Antonio Celso Costa [mailto:celso@dilk.com.br] Enviada em: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 22:58 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Caro EGD Ronaldo

Elvira e eu agradecemos e retribumos com carinho seus votos de um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de realizaes. Suas consideraes colhidas das pessoas que modificaram o pensamento da humanidade nestes ltimos sculos um presente de fim de ano para todos ns.

Obrigado por t-la enviado. Abraos Antonio Celso Costa EGD 1998/99 Distrito 4710 Membro do Rotary Club de Londrina

De: Dirceu Schmitt [mailto:dirceuschmitt@via-rs.net] Enviada em: sbado, 18 de dezembro de 2010 11:54 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Caro Governador Ronaldo. Apreciei, profundamente, as tuas consideraes; apropriadas ao momento atual e respeitosas aos ensinamentos de nossos maiores. Estou repassando para todos os meus companheiros do RC.de Canela, para que tambm eles possam aproveitar desta lcida manifestao. Obrigado. Tenhas e os teus um timo final de Ano e um proveitoso 2011, lembrando que no Natal o verdadeiro motivador da festa Cristo, lamentavelmente substituido pela figura do papaei noel. Abraos. Dirceu

----------------------------------------------------De: plinioslage@terra.com.br [mailto:plinioslage@terra.com.br] Enviada em: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 21:51 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Prezado EGD Ronaldo Carneiro, Sua belssima e oportuna mensagem realmente nos trouxe muita emoo e nos fez refletir sobre o sentido da v ida. Como afirmou Charles Chaplin, a vida uma pea de teatro que no permite ensaios. por isso, cante, chore,dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a pea termine sem aplausos. Na oportunidade, peo sua licena para transmitir sua mensagem a inumeros amigos e, tenha certeza irei identificar a fonte. No mais um FELIZ ANIVERSRIO ( 21/12) e um SANTO NATAL e VENTUROSO ANO NOVO, ao lado de sua amada esposa vani. EGD Plinio Lage

De: Luiz de Araujo Filho [mailto:elbalize@gmail.com] Enviada em: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 21:02 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Boas Festas!

Caro Companheiro, Governador 2008/2009, Ronaldo,

Agradecemos e retribumos, Lize e eu, os votos de Boas Festas, e principalmente, que reine no corao de todos um Feliz e Santo Natal, e que suas to prdigas e acertadas palavras sejam prenncios de luz para muitos que ainda caminham na escurido.

Forte abrao, extensivo aos seus familiares.

Luiz de Araujo e Elizene Gov. 2007/2008

De: Geraldo Vilhena A Paiva [mailto:gpaiva@univap.br] Enviada em: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 19:27 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Meu carssimo Ronaldo e Famlia, Agradeo-lhe pela gentileza de sua mensagem de Boas Festas e do texto encaminhado, fundamentado em brilhantes pensadores de nossa histria, principalmente, aqueles que indicaram, no sec. XIX, rumos para diferentes campos do saber humano. Reconheo e j lhe manifestei, por diversas vezes, meu apreo e admirao tenacidade de sua caminhada, tal qual, aqueles de outrora, trazendo a todos ns um chamamento s reflexes, de antanho e, ainda, hoje, como voc bem o diz, em pleno sculo XXI, a esperar a luz de solues; compreendo, perfeitamente, a conceituao presente em seus escritos, quanto aos trmos, energia, trabalho, entre outros e entre esses outros, coloco a potncia como impulsionadora do

movimento, movimento capaz de promover as mudanas e transformaes que todos ns desejamos, valorizando o homem, o HOMEM INTEGRAL, no pela ordem do ter, mas, pela ordem do ser. No mensuramos o Ser Humano por aquilo ou pela quantidade do que tem, mas, pelo que le e pela qualidade de seus valores, Essa , em resumo ou em tese, minha viso humanstica que apreende suas colocaes; no o pso do ouro que esmaga os irmos, o sentimento de se doar ao outro para que esse outro tenha as mesmas oportunidades que tivemos, s assim, justa e humana uma sociedade. Queira, meu caro Ronaldo, aceitar nossos votos de um Natal cristo, humano, fraterno e mais justo e que 2011 possa trazer a todos ns e a toda a humanidade, a to sonhada paz e a to esperada compreenso entre os povos, sem quaisquer discriminaes. Nossos votos, de minha esposa e meus, so, carinhosamente, extensivos a seus queridos familiares. Geraldo Vilhena Geraldo Vilhena de Almeida Paiva Professor Titular Coordenador do Curso de Servio Social Tel. (12) 3947-1029 Universidade do Vale do Paraba - UNIVAP. http://www1.univap.br/~gpaiva http://www.univap.br/

De: Marcilio Moreira [mailto:marcilio_mmoreira@yahoo.com.br] Enviada em: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 18:59 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Agradeo sua bela e densa mensagem Natalina,desejandolhe um Santo Natal e um Ano Novo abenoado com Paz,Sade e muita Luz para continuar iluminando os seus caminhos. Forte abrao amigo Marclio

De: Dr. Taquary [mailto:sbtaquary@brturbo.com.br] Enviada em: domingo, 19 de dezembro de 2010 06:16 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Caro Companheiro RONALDO CAMPOS CARNEIRO, governador 2008-2009,

Tenho lido suas mensagens, porque elas tm forte motivao polcito-social, difundindo a tica e a moral. Todos precisamos refleltir sobre esses esteios, que so, em essncia, a esperana da humanidade. Parabns.

Feliz Natal prspero Ano Novo, para Voc e toda sua Famlia.

Sebastio Borges Taquary, RC de Braslia Sul.

De: toro.alp@terra.com.br [mailto:toro.alp@terra.com.br] Enviada em: tera-feira, 21 de dezembro de 2010 12:06 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Estimado Governador Pensador Ronado Carneiro Agradeo e retribuo os votos de Boas Festas. Sempre recordo, com muita alegria, da maravilhosa conferncia de Pirenpolis. Fico feliz por voc compartilhar as suas dias. Reitero que voc um Governador Pensador. A propsito, no momento estou lendo "Legisladores e Intrpretes" de Zigmmunt Bauman. Em um trecho o autor, citando Radin, menciona que: "O que Radin descobriu primeiro nesse tipo de sociedade foi "a existncia de dois tipos gerais de temperamento entre os povos primitivos: o do sacerdotepensador e o do leigo; um fundamentalmente identificado com a ao, o outro apenas de maneira secundria; um interessado na anlise dos fenmenos religiosos, o outro em seu efeito.". No Rotary, nos dias de hoje, temos as duas categorias de scios. Voc um sacerdote-pensador. Abraos. Toro

De: Jorge Monteiro [mailto:monteiro.jorge@uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 22:05 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Meu prezado amigo e companheiro EGD Ronaldo Carneiro

Grato, muito grato por seus votos de Boas Festas, que retribuo fraternalmente, para si e sua esposa.

Que Deus continue a ilumina-lo, e proporcine a realizao de seus objetivos pessoais e profissionais.

Como sempre, sua explanao sensacional e oportuna para uma reflexo de todos ns.

Muito obrigado e creia que no vou perder a oportunidade de divulga-la.

Boas Festas e um fraternal abrao.

Jorge M. R. Monteiro

De: Rubens Ricupero [mailto:mpricupero@uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 18:58 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Boas Festas - Viva 2011 !!!

Prezado Ronaldo, Agradeo a gentileza dos bons votos e do texto de grande riqueza de ideias que me enviou. De minha parte, tambm lhe desejo e a seus entes queridos todas as felicidades e alegrias neste Natal e no Ano Novo. Abrao forte,

Rubens Ricupero

De: Ross Conran [mailto:rossconran@yahoo.com] Enviada em: quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 13:12 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Christmas Greetings

Dear Ronaldo, Thank you for your very moving Christmas Greetings that I received today. I am moved by your comments and have included them in part in our weekly club communication. I return the wishes and hopes you spoke of to you, your wife and family, your Club and all Rotarians everywhere.

Part of my training as District Governor occurred in Anchorage, Alaska. The Governors Elect there included the District Governor Elect from the new District in Russia. The relations with Russia were newly formed and many in my country remained suspicious if not hostile to the former USSR with much reason. At the conclusion of the training, at the final session, we arranged ourselves in a large circle with arms locked to sing the Rotary Hymn, "Let There be Peace on Earth." My wife's arm was linked with that of the Russian DGE and mine with her's. It was that extrodinary moment as we sang those moving lyrics that my heart changed. It was as though I could see the decades of hostility that I had lived through melt away permanently. I began to understand that there might be a possibility of peace if good men and women of good desire could link

arms and sing of that which might one day come true. It could only have happened through Rotary.

Blessings to you and yours, Ross E. Conran PDG D6290 Michigan, USA and Ontario, Canada -------------------------------------------------De: Synemar Cervellini [mailto:sycervellini@terra.com.br] Enviada em: tera-feira, 25 de janeiro de 2011 22:21 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Repensar o mundo para as futuras geraes Amigos, realmente super interessante essa leitura. Agradecemos e nos alegramos que, companheiros, repassem matrias interessantes e produtivas. Obrigada, Branca e Synemar .(94-95 De: Severo Canziani [mailto:severo@canziani.com.br] Enviada em: tera-feira, 25 de janeiro de 2011 22:10 Para: 'Ronaldo Carneiro' Assunto: RES: Repensar o mundo para as futuras geraes Prezado Governador 2008-09 Ronaldo, Meus cumprimentos pela idia e pelo material enviado. Como sugesto: Que tal um Frum Rotrio sobre o assunto com a participao de todos os Distritos? Grande abrao, Severo Canziani.

De: urquiza alvim [mailto:urquizafarialvim@uol.com.br] Enviada em: tera-feira, 25 de janeiro de 2011 20:03 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Res: Repensar o mundo para as futuras geraes

Meus caros comp. Ronaldo e esposa:

Excelente o texto que nos leva a refletir o futuro das geraes. O modelo atual est ultrapassado e gasto. Urge que criemos aes mais pragmticas para a incluso social, passando, inexoravelmente, pela educao, nutrio e sade. Refletindo o seu pensamento escrevi o texto abaixo: Prece Natalina. Obrigado pelo bem elaborado texto, somoslhes gratos. Urquiza Alvim
Belo Horizonte, 25/12/2010. Urquiza Alvim -------------------------------------------------------------------------------

De: pimentel.glima@uol.com.br [mailto:pimentel.glima@uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 12:09 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto:

Caro Ronaldo, S agora li a sua mensagem. Agrademos e retribuimos os votos de um Ano Novo com muita Paz e Sade para voc e sua famlia. Quanto ao tema para discusso muito oportuno, em breve nos veremos. Um forte abrao

Pimentel e Stella Macei, 25 de janeiro/11 De: Ary Antonio Moschetta [mailto:arymoschetta@uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 15:15 Para: 'Ronaldo Carneiro' Assunto: ENC: Repensar o mundo para as futuras geraes CARO EGD RONALDO CARNEIRO !!! SAUDAES ! CONFESSO QUE ME ATIVE A LEITURA DE SUAS CONSIDERAES AT O FINAL. ACHEI OPORTUNAS, ESPECIALMENTE POR ESTARMOS INCIANDO UM NOVO ANO. QUEM SABE POSSAMOS COLOCAR EM NOSSOS PROJETOS ALGO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA QUE O SEU PENSAMENTO E SUAS IDIAS POSSAM SER COLOCADAS EM PRTICA.

REPASSEI ALGUNS AMIGOS MEUS, CUJOS EMAIL ENCONTRAM-SE LOGO ABAIXO. DILCEU JOO SPERAFICO DEPUTADO FEDERAL PARA QUEM PRESTO MEUS SERVIOS VITOR BEAL AMIGO POR MAIS DE 40 ANOS, ESCRITOR E AGRICULTOR EM NOSSO MUNICIPIO DE TOLEDO VELCI LUIZ KAEFER SCIO DIRETOR PRESIDENTE DE UMA DAS MAIORES EMPRESAS NO RAMO DE FRIGORIFICOS E PRODUO DE PINTAINHOS INCLUSIVE PARA O INSTITUTO BUTANT NA PRODUO DE VACINAS.

ELOI JENSEN EX FUNCIONRIO DO BB. GERENTE APOSENTADO. HOJE GESTOR DE NEGOCIAES CLIENTES X BB. ESPERO TER CONTRIBUIDO PARA A DIVULGAO DE SUA OBRA, ELA MERECE SER LIDA. ABRAO CORDIAL E ROTRIO.

EGD 90-91 ARY ANTONIO MOSCHETTA R.C.TOLEDO D-4640 De: Ary Antonio Moschetta [mailto:arymoschetta@uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 15:02 Para: dilceu.joao; 'Vitor Beal'; 'velci@globoaves.com.br'; 'ejensen@terra.com.br' Assunto: ENC: Repensar o mundo para as futuras geraes COMPARTILHO ARTIGO DE UM AMIGO EX-GOVERNADOR DO ROTARY INTERNATIONAL VALE A PENA LER. AB CORDIAL

ARY MOSCHETTA De: Fiorelo Ruviaro [mailto:fiorelo@corplan.com.br] Enviada em: quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 09:17 Para: 'Ronaldo Carneiro' Assunto: RES: Repensar o mundo para as prximas geraes Meu querido EGD Ronaldo,

Muito obrigado pela bela mensagem, que bom estar em Rotary e poder estar em contacto com pessoas maravilhosas com o companheiro.

Um fraterno abrao. Muito obrigado e igualmente Feliz Natal e Prospero ano novo sempre. Fiorelo Ruviaro - GD 4740 2011-12 De: Eurpedes Barsanulfo Junqueira [mailto:euripedesjunqueira@globo.com] Enviada em: quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 12:12 Para: GOV RONALDO CARNEIRO Assunto: Mensagem EGD Ronaldo Campos Carneiro Somente hoje recebi a sua bonita e profunda mensagem de Natal. Li com muita ateno suas consideraes e conceitos esposados. Seria profundamente salutar a reflexo de todos sobre os conceitos emitidos em sua mensagem. Parabns pela sua cultura e pensamento altruista. Eurpedes Junqueira De: Hertz [mailto:hertz@grupotac.com.br] Enviada em: sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 13:42 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Companheiro Ronaldo Carneiro

notvel sua preocupao em difundir regras sociais e conhecimento humano. Li e vou reler seu trabalho, de profundas reflexes Parabns e um abrao do companheiro, EGD Hertz Uderman De: Herbert Zimath Junior [mailto:hzimath@netvision.com.br] Enviada em: sbado, 29 de janeiro de 2011 23:19 Para: 'Ronaldo Carneiro' Assunto: RES: Repensar o mundo para as futuras geraes Comp. Ronaldo, Muito interessante sua longa explanao acerca dos parmetros que devem nortear nossas aes para a construo do futuro das novas geraes. Confesso que arquivei o texto para rele-lo oportunamente. Abos e feliz 2011. Herbert De: Dr Philemon Xavier de Oliveira [mailto:philemon@brturbo.com.br] Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 09:02 Para: Ronaldo C. Carneiro Assunto: acusando mensagem

Prezado comp. EGD Rubens

Acuso e agradeo e envio os meus parabens pela sua mensagem para as novas geraes. Mais uma vez voce contribui com seu cabedal de cultura e poder comunicao, permitindo mais um caminho para que nos outros sejamos estimulados... Espero poder continuar a ser presenteado com outros trabalhos seus que sempre primam pela riqueza do conteudo e beleza da forma que sempre nos inspiram... Com um grande abraoamigo, Rotariamente Philemon Xavier de Oliveira, EGD do RI, ano 68-69 De: Antonio Bongiovani [mailto:anbon@uol.com.br] Enviada em: segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 10:07 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Repensar o mundo para as futuras geraes Meu caro Co. Governador, sade. Achei seu texto excelente, com concluses efetivamente corretas. O dficil a sua aplicabilidade, em um pas que acha que democracia no sinnimo de responsabilidade. A falta de cultura na grande maioria de nossa populao, que no pensa, pois anestesiada pelas diversas esmolas que o Governo distribui, torna essas providncias quase que impossveis. A interferencia dos governos corruptos na vida da populao cada vez mais acentuada. Mas continuo aqu em p e a ordem. Desejo tmbm a vocs um Ano de 2011 com muita sade, paz e harmonia. Felicidades. Abraos fraternos ANTONIO BONGIOVANI EGD 1997-1998 - DISTRITO 4480 --------------------------------------------------------

De: Ulisses Riedel de Resende [mailto:ulisses@riedel.com.br] Enviada em: sexta-feira, 18 de maro de 2011 08:30 Para: Ronaldo Carneiro Assunto: Re: Repensar o mundo para as prximas geraes!!

Querido irmo e companheiro de jornada, Ronaldo Carneiro,

Me tocou profundamente a riqueza e profundidade do seu texto. S uma pessoa sensvel e idealista como voc seria capaz de inspirar e reunir tantas reflexes absolutamente perfeitas. Muito grato. Com certeza estarei me apoiando nestas verdades para a segunda edio do livro "as causas da misria e sua superao". Meus mais profundos agradecimentos. Ulisses Riedel --------------------------------------------------------De: Myrian Macedo [mailto:myrian.macedo@uol.com.br] Enviada em: segunda-feira, 13 de agosto de 2012 09:36 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: RES: Democracia, capitalismo e socialismo REPENSAR O MUNDO PARA AS PRXIMAS GERAES : EIS A FRMULA PERFEITA PARA MERECER O AMANH! BELAS PALAVRAS! PARABNS PELO TEXTO! Abrao, Myrian

De: Jorge Monteiro [mailto:monteiro.jorge@uol.com.br] Enviada em: tera-feira, 21 de agosto de 2012 10:57 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Re: Artigo EGD Ronaldo Carneiro Causa Repercusso -

MAIS UMA VEZ E COM PRAZER ...OS MEUS SINCEROS PARABNS. VOU DIVULGAR PELOS COMPANHEIROS DO DISTRITO. UM FRATERNAL ABRAO EGD JORGE M.R. MONTEIRO (4750) De: Henrique Dias [mailto:hdiasjr@terra.com.br] Enviada em: tera-feira, 21 de agosto de 2012 09:41 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Artigo:"Democracia, Capitalismo e Socialismo".

Caro companheiro EGD Ronaldo Carreiro

Primeiramente devo cumprimenta-lo pelo brilhante artigo "Democracia, Capitalismo e Socialismo" onde suas ideias so colocadas de maneira clara e objetiva, fazendo um retrato importante de nosso momento atual e propondo um repensar, a hora agora. Em nosso Clube temos um boletim semanal, simples apenas duas pginas impressas, gostaria de sua

autorizao para apresentar seu artigo no boletim, porem em capitulos para poder caber no espao que temos. Desde j agradeo pela sua ateno e parabenizo-o pelo seu artigo, mais uma vez.

Saudaes rotarianas. Um grande e fraternal abrao

Henrique Dias Ferreira Junior Rotary Club de Guarulhos Vila Galvo Instrutor Distrital Assistente De: Aberides Pitelli [mailto:apitelli@mdbrasil.com.br] Enviada em: tera-feira, 21 de agosto de 2012 09:57 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Re: Artigo EGD Ronaldo Carneiro Causa Repercusso -

Caro Ronaldo Li o seu recado e concordo plenamente. Parabns pelo discernimento a respeito de coisas muito atuais. Como "Slogans" hoje em dia substituem ideais, porque no abolirmos a denominao "capitalismo" e chamar o sistema de "democracia econmica"? Creio que seria mais palatvel para determinados setores, ao contrario de capitalismo que leva a pensar num cidado opulento, vestindo "Smoking" sentado numa poltrona e fumando um charuto. Caro Ronaldo

Mais uma vez meus elogios e cumprimentos. Continue mandando seus esclarecedores artigos. . Obrigado. Aberides De: Dirceu Schmitt [mailto:dirceuschmitt@via-rs.net] Enviada em: sexta-feira, 24 de agosto de 2012 10:56 Para: rcarneiro@salutecafe.com.br Assunto: Re: Artigo EGD Ronaldo Carneiro Causa Repercusso -

Bom dia companheiro Ronaldo. Apreciei muito tuas colocaes. Minha formao como economista, me faz entender a tua sensibilidade no tracejar de matria de difcil assimilao aos no iniciados. Parabns. dirceu Jorge L. Lima said: Em plena manh de 2a. feira, um dia da semana de reinicio de trabalho e cumprimento de obrigaes as vezes estafantes, leio um artigo que me devolve as foras e reacende minha alegria de viver. Viver tambm pensando nos demais, o que podemos fazer e como fazer, algo que atenda ao coletivo, que retire esse rano das politicas de resultados em detrimento do individualismo e liberdade do ser humano. Companheiro Ronaldo Carneiro foi muito bom saber desta sua preocupao, expondo-a de maneira franca e verdadeira. Hoje temos realmente uma ditadura da democracia, onde somos impelidos a fazer o que os governos ditam, onde ficamos com a falsa impresso que dispomos de tudo que necessitamos e que tudo ser dado pelos governos. Estamos sendo usados, manipulados e reduzidos a

marionetes. Vamos agir para despertar as conciencias do marasmo e da subservincia. Jorge L.Lima Pres. 2012-13 RC Taguatinga Norte 20/08/2012 Jordivar Filgueira said: Nobre companheiro Rotariano Ex Governador Ronaldo Carneiro, essa linha filosfica que voc defende com muita sabedoria, de fato oportuna, verdadeira, e de muita inteligencia. Como voc bem citou,Temos que olhar para frente, ficar indignados com a violncia, excluso social, fome, misria, conflitos, desrespeito a condio humana, guerras inexplicveis motivadas por inconfessveis interesses econmicos onde jovens so mortos em defesa de interesses esprios. Meus parabns. Um abrao recheado de orgulho e de alegria, por voc fazer parte da nossa famlia rotria. Jordivar Filgueira Imagem Pblica 2012-13 do Distrito 4530 de Rotary International 19/08/2012

Wlon Wander Lopes said: Meu companheiro Ronaldo, Ao ler seu comentrio a respeito de tantas vertentes do pensamento humano, at comeando a formular tese,fiquei com duas relevantes impresses: a primeira: voc no tem preguia de ler para aprender mais, de pensar, de raciocinar em cima do que voc vai apreendendo. Infelizmente, tal preguia uma praga que vejo disseminada a cada mensagem que recebo de jovens, com destaque para o internets. Que futuro teremos se, ao invs de se aprofundarem nos estudos, a maioria dos jovens (espero estar enganado) s querem o resumo do resumo como se fosse um castigo mergulhar nas doutrinas reveladas pelos clssicos? - A segunda, sua capacidade de juntar tudo isso e expor sua indignao, buscando solues melhores, mais apropriadas para um ser humano genuno. Parabns por seus estudos, suas formulaes e,

principalmente, por nos permitir sorver tantas boas e saudveis reflexes sobre teorias inteligentes em cima do que vivemos, sem a necessidade de mastigar. - Abs. Wlon De: mchavesdacunha@gmail.com Em nome de Mario Chaves da Cunha Enviada em: tera-feira, 28 de agosto de 2012 05:06 Para: O COESO WEB Assunto: O COESO web

Carssimos Companheiros(as) e Amigos(as) imensa a satisfao de enviar o n 6 de nosso Boletim semanal. Um fraternal abrao, Mario Cunha Redator Nota do Redator: Prioridades de Rotary no combate a excluso social Uma pagina de avanada filosofia, onde o nosso querido Companheiro EGD Ronaldo Campos Carneiro, engenheiro industrial, em uma pea altamente reflexiva sobre Democracia, Capitalismo e Socialismo, est repercutindo com intensidade nos meios acadmicos e, pela honra de te-lo em nossas paginas, publco na ntegra o que me foi enviado pelo autor. Mais informaes acesse: http://rcarneiro4.blogspot.com.br/ Felix qui potuit rerum cognescere causas Feliz aquele que pde, conhecer as causas das coisas

Apesar desta publicao ser longa, levando este Boletim, pela primeira vez publicar 9 paginas, no faltou satisfao neste trabalho, pois, pela grande importncia desta exposio, estimulamos aos leitores a lla na integra, pois, somente pela reflexo de matrias como esta, podemos cortar os grilhes e amarras de nosso comodismo e comear a pensar e agir pelas futuras geraes do amanh de nosso Pas. ----------------------------------------------------------

You might also like