You are on page 1of 1

Verbatim

Sou mais adepta da caridade do que da solidariedade social


Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, in i

EM FOCO

Sade

Trs perguntas...
... a Gabriel Mateus, 35 anos, coordenador do Projeto Sara, a propsito do caso de Neon Roberts, de 7 anos, retirado me no passado dia 8, em Inglaterra, quando faltou radioterapia, por a famlia preferir um tratamento alternativo. Um juiz decidir, agora, sobre esse direito escolha. A situao idntica de Sara, hoje com 8 anos e lha de Gabriel Mateus , cuja famlia se recusou a prosseguir a quimioterapia, enfrentando mdicos e juzes.

O que une Neon e Sara? Os dois casos partilham o mesmo problema: saber qual a legitimidade tica e legal de impor um tratamento, sem respeitar a deciso dos pais. Os mdicos tero dito que s h dois cenrios possveis: a radioterapia ou a morte. Estas armaes so, a meu ver, desonestas.

O direito de escolher uma terapia deve prevalecer, independentemente da validade cientca? O tratamento deve idealmente seguir uma abordagem racional e de natureza cientca, mas o direito de escolha deve prevalecer, numa sociedade plural. Existem sempre riscos, seja qual for a deciso.

Que conselho daria a esta famlia? Existe um momento para a resistncia e outro para a resignao. O que nunca pode faltar o amor de me e pai, indispensvel para a sobrevivncia fsica e emocional desta criana.

Nmero

294 950

Base de licitao para a venda de um imvel com 312 m2, em Arraiolos, a mais alta de um lote de 71 antigas casas de magistrados, espalhadas por 16 distritos do Pas, a ser leiloadas desde segunda-feira, 10, at ao dia 19. As ofertas so feitas em envelope fechado, dirigido ao Ministrio das Finanas. Mais informaes em vendacasasmagistrados.mj.pt.

You might also like