You are on page 1of 8

O nascimento da CPT

A Comisso Pastoral da Terra (CPT) nasceu em junho de 1975, durante o Encontro de Pastoral da Amaznia, convocado pela Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e realizado em Goinia (GO). Inicialmente a CPT desenvolveu junto aos trabalhadores e trabalhadoras da terra um servio pastoral. Na definio de Ivo Poletto, que foi o primeiro secretrio da entidade, "os verdadeiros pais e mes da CPT so os pees, os posseiros, os ndios, os migrantes, as mulheres e homens que lutam pela sua liberdade e dignidade numa terra livre da dominao da propriedade capitalista".

Fundada em plena ditadura militar, como resposta grave situao dos trabalhadores rurais, posseiros e pees, sobretudo na Amaznia, a CPT teve um importante papel. Ajudou a defender as pessoas da crueldade deste sistema de governo, que s fazia o jogo dos interesses capitalistas nacionais e

transnacionais, e a

briu caminhos para que ele

fosse superado. Ela nasceu ligada Igreja Catlica porque a represso estava atingindo muitos agentes pastorais e lideranas populares, e tambm, porque a igreja possua uma certa influncia poltica e cultural. Na verdade, a instituio eclesistica no havia sido molestada.

No perodo da ditadura, o reconhecimento do vnculo com a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ajudou a CPT a realizar o seu trabalho e se manter. Mas j nos primeiros anos, a entidade adquiriu um carter ecumnico, tanto no sentido dos trabalhadores que eram apoiados, quanto na incorporao de agentes de outras igrejas crists, destacadamente da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil - IECLB.
Os posseiros da Amaznia foram os primeiros a receber ateno da CPT. Rapidamente, porm, a entidade estendeu sua ao para todo o Brasil, pois os lavradores, onde quer que estivessem, enfrentavam srios problemas. Assim, a CPT se envolveu com os atingidos pelos grandes projetos de barragens e, mais tarde, com os sem-terra. Terra garantida ou conquistada, o desafio era o de nela sobreviver. Por isso, a Agricultura Familiar mereceu um destaque especial no trabalho da entidade, tanto na organizao da produo, quanto da comercializao. A CPT junto com seus parceiros foi descobrindo

que esta produo precisava ser saudvel, que o meio ambiente tinha que ser respeitado, que a gua um bem finito. As atenes, ento, se voltaram para a ecologia.

A CPT tambm atua junto aos trabalhadores assalariados e os bias-frias, que conseguiram, por algum tempo, ganhar a cena, mas que enfrentam dificuldade de organizao e articulao. Alm destes, h ainda os "pees", submetidos, muitas vezes, a condies anlogas s da escravido. Em cada regio, o trabalho da CPT adquiriu uma tonalidade diferente de acordo com os desafios que a realidade apresentava; sem, contudo, perder de vista o objetivo maior de sua existncia: ser um servio causa dos trabalhadores rurais, sendo um suporte para a sua organizao. O homem do campo que define os rumos que quer seguir, seus objetivos e metas. A CPT o acompanha, no cegamente, mas com esprito crtico. por isso que a CPT conseguiu, desde seu incio, manter a clareza de que os protagonistas desta histria so os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Finalmente, os direitos humanos, defendidos pela CPT, permeiam todo o seu trabalho. Em sua ao, explcita ou implicitamente, o que sempre esteve em jogo foi o direito do trabalhador, em suas diferentes realidades. De tal forma que se poderia dizer que a CPT tambm uma entidade de defesa dos Direitos Humanos ou uma Pastoral dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da terra.
Organizao da CPT

O trabalho da Comisso Pastoral da Terra abrange todo o territrio nacional e realizado com autonomia. Ela uma Pastoral que possui vnculos com a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e est assim organizada:
Assemblia Nacional
a instncia de deciso primeira da CPT. Dela participam os membros da Coordenao Nacional, dois agentes e um trabalhador de cada regional, o representante da Comisso Episcopal de Pastoral da CNBB, bispos e pastores e pastoras acompanhantes das CPTs regionais, os representantes das igrejas crists que participam efetivamente do trabalho da CPT e dos membros fundadores que ainda atuam na CPT. Ela realizada anualmente.

Congresso Possui carter celebrativo. Nele so definidos os grandes eixos de ao da CPT. O congresso, realizado a cada quatro anos, composto por trabalhadores, que precisam ser maioria, e por agentes da CPT.

Coordenao Nacional uma instncia colegiada, por isso, composta por seis coordenadores, um presidente e vicepresidente, todos eleitos pela Assemblia, para mandato de trs anos. Alguns coordenadores residem em Goinia e atuam junto Secretaria Nacional. Outros continuam residindo nas bases, onde j atuavam quando foram eleitos, dedicando, porm, parte do seu tempo para as atividades nacionais.

Regionais

A CPT est organizada em todo o territrio nacional em 21 regionais, que correspondem basicamente aos estados da Federao, com exceo da regional Nordeste, que abrange os estados de Pernambuco, Paraba, Alagoas e Rio Grande do Norte; Bahia, da qual faz parte tambm Sergipe, Esprito Santo que integra o Rio de Janeiro. Ainda tem a CPT Gois, que abrange o Distrito Federal, e Araguaia/Tocantins, que cobre o estado do Tocantins e a regio Norte Araguaia do Mato Grosso, que corresponde Prelazia de So Flix do Araguaia. Cada regional tem uma coordenao, eleita em Assemblia, de acordo com o regimento interno e um Conselho.

Grandes Regies
As regionais, em razo das problemticas comuns enfrentadas e da proximidade geogrfica, se articulam atravs das seguintes seis Grandes Regies: GR Noroeste: Regionais Amazonas, Roraima, Acre e Rondnia GR Norte: Regionais Par, Amap, Maranho e Araguaia/Tocantins GR Nordeste: Regionais Nordeste, Cear, Piau e Bahia/Sergipe GR Sudeste: Regionais Minas Gerais e Esprito Santo Rio de Janeiro GR Sul: Regionais So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul GR Centro-Oeste: Regionais Gois, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Equipes As equipes locais so a clula bsica da organizao e do trabalho da CPT, por serem presena constante na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Elas acompanham os diversos grupos de trabalhadores e apiam sua organizao. A maior parte das equipes formada por agentes voluntrios.

Diversas equipes esto diretamente vinculadas s regionais da CPT, outras so equipes diocesanas, ligadas s pastorais das Dioceses. Todas, igualmente, fazem parte do corpo da CPT.

Secretaria Nacional A sede nacional da CPT est em Goinia, GO. Nela funcionam os servios nacionais de Administrao, Comunicao e Documentao. A partir da Secretaria Nacional se articulam tambm as atividades nacionais de Formao.

Articulaes

Eclesiais: A CPT se articula com as demais pastorais e organismos sociais ligados CNBB. Sua vinculao direta se d com a Comisso para o Servio da Caridade, da Justia e da Paz. Ela articula-se tambm com a Pastoral Popular Luterana PPL. Esta articulao mais forte onde a presena da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil maior. Tambm mantm relaes mais prximas com a Igreja Metodista.

Com os movimentos sociais: A CPT integra o Frum Nacional pela Reforma Agrria e Justia no Campo e participa do Frum Brasileiro de Segurana Alimentar. Ela compe, como entidade de apoio, a Via Campesina Brasileira.

Internacionais: A CPT membro da Pax Christi Internacional, sendo no Brasil seu elo de ligao. Com a FIAN Internacional, ela mantm um convnio de intercmbio. Um agente da CPT atua na sede da FIAN, em Heidelberg, na Alemanha

Equipes As equipes locais so a clula bsica da organizao e do trabalho da CPT, por serem presena constante na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Elas acompanham os diversos grupos de trabalhadores e apiam sua organizao. As equipes, em sua maioria, so formadas por agentes voluntrios. Muitas ainda esto vinculadas s regionais da CPT e outras so equipes diocesanas, ligadas s pastorais das dioceses. Todas, igualmente, fazem parte do corpo da CPT. So elas:

PAR

ALTAMIRA PA Rua 7 Setembro, 1.587 - Centro Cep: 68.371-080

Altamira / PA Fone: (93) 3515-4261 E-mail: cptatm@amazoncoop.com.br / cptatm.jur@amazoncoop.com.br

ANAPU PA

Rua Sta. Luzia, 116 - Centro

Fone: (91) 3694-1253 / (91)3694-1456

E-mail:

janesndnb@yahoo.com.br

CONCEIO DO ARAGUAIA PA

Rua 01 s/n - B. Emerencio

Cep: 68.540-000

Conceio do Araguaia / PA

Caixa Postal: 21

Fone: (94) 3421-1586

E-mail:

cptcapa@jc.net.br

cptcapa@terra.com.br

GUAJARINA PA Santurio da Terra e da gua

BR 316, KM 6, Centro Ed. Sagrada Famlia - Bairro guas Lindas

Cep: 67.030-970

Ananindeua / PA

Fone: (91) 3255-1518

Fax: (91) 3255-6000

Email:

cptguaja@amazon.com.br

MARAB PA

Trav. 13 de maio, 208 - Centro

Cep: 68.500-420

Marab / PA

Fone: (94) 3321-2229

Fax: (94) 3321-1324

E-mail:

cptmab@leolar.com.br

SANTARM PA

Fone: (93) 3522-5181/ (93) 3522-1777

E-mail:

cptsantarem@gmail.com

SO FLIX DO XINGU PA

Fone: (94) 3435-2633

TUCUM - PA

Rua Sucupira 49 - Centro

Cep: 68.385-000

Tucum / PA

Caixa Postal: 47

Fone/fax: (94) 3433-1440

E-mail:

cpttuca@apanet.com.br

TUCURU PA

Av. 31 de maro, 390 - B. Sta. Isabel

Cep: 68.456-110

Tucuru / PA

Caixa Postal: 171

Fone: (94) 3787-2588

E-mail:

cpttucurui@yahoo.com.br

cpttucurui@netcompany.psi.br

XINGUARA - PA

Rua Pau Brasil, 40

Cep: 68.555-340

Xinguara / PA

Caixa Postal: 57

Fone: (94) 3426-1790

Fax: (94) 3426-1395

E-mail:

cptxgapa@terra.com.br

You might also like