You are on page 1of 6

* Evoluo Dos Computadores

1951/1959 - Computadores de primeira gerao: Circuitos eletrnicos e vlvulas; Uso restrito; Precisava ser reprogramado a cada tarefa; Grande consumo de energia; Problemas devido a muito aquecimento.

As vlvulas normalmente quebravam aps algumas horas de uso e tinham o processamento bastante lento. Nesta gerao os computadores calculavam com uma velocidade de milsimos de segundo. 1959/1965 - Computadores de segunda gerao: Incio do uso comercial; Tamanho gigantesco; Capacidade de processamento muito pequena; Uso de transistores em substituio s vlvulas.

A vlvula foi substituda pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da vlvula, no precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rpido e confivel. Os computadores desta gerao j calculavam em microssegundos (milionsimos). 1965/1975 - Computadores de terceira gerao: Surgem os circuitos integrados; Diminuio do tamanho; Maior capacidade de processamento; Incio da utilizao dos computadores pessoais;

Os transistores foram substitudos pela tecnologia de circuitos integrados (associao de transistores em pequena placa de silcio). Alm deles, outros componentes eletrnicos foram reduzidos e montados num nico CHIP, que j calculavam em nanossegundos (bilionsimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) so muito mais confiveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rpidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixssimo consumo de energia e menor custo. 1975/19?? - Aparecimento dos aplicativos de quarta gerao:

Surgem os softwares integrados; Processadores de Texto; Planilhas Eletrnicas; Gerenciadores de Banco de Dados; Grficos; Gerenciadores de Comunicao.

Em 1975/77, ocorreram avanos significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma exploso no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir da a evoluo foi sendo cada vez maior, at chegar aos micros atuais. O processo de reduo continuou e foram denominados por escalas de integrao dos circuitos integrados. 19??/2??? - As principais caractersticas da quinta gerao: Supercomputadores; Automao de escritrios; Automao comercial e industrial; CAD/CAM e CAE; Robtica; Imagem virtual; Multimdia; Era on-line (comunicao atravs da Internet).

O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicaes para eles so muito especiais e incluem laboratrios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altssima tecnologia, produo de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles so os mais poderosos, mais rpidos e de maior custo. O Computador: Computadores Analgicos Princpio da Analogia: Exemplo 1: Termmetro - a dilatao de mercrio anloga mudana de temperatura. Exemplo 2: Rgua de clculo - operaes de multiplicao e diviso so executadas simplesmente somando-se ou subtraindo-se a distncia medida na rgua externa quela marcada na rgua interna deslizante. Os computadores analgicos so capazes, por exemplo, de simular as foras que atuam numa represa ou as foras que atuam nas asas de um avio a partir da voltagem eltrica. Resumindo, os computadores analgicos so caracterizados por lidarem com grandezas contnuas. Neles, as variveis do problema so representadas por tenses, que so quantidades fsicas contnuas.

Computadores Digitais Capazes de somar, subtrair, multiplicar, dividir e comparar atravs de pulsaes eltricas que, em ltima anlise, representam os dgitos 0 (ausncia de corrente) e 1 (presena de corrente). Os computadores digitais sero o foco do nosso curso. A Estrutura de um Computador Digital (Arquitetura). O esquema de um computador digital:

Ao conjunto de circuitos eletrnicos e dispositivos mecnicos d-se o nome de hardware. Esse nome usado como referncia a mquina propriamente dita, e no a sua utilizao. Unidade de Entrada: Esta unidade traduz informao de uma grande variedade de dispositivos em um cdigo que a unidade central de processamento (CPU) capaz de entender. Em outras palavras, ela capaz de traduzir nmeros, letras e imagens em pulsos eltricos que so compreensveis ao computador. Alguns exemplos de unidades de entrada so o teclado, unidades de discos (disquetes e CDs, por exemplo), scanners, mouse, leitores pticos, etc. As unidades de entrada tambm so conhecidas como perifricos. Memria: o local fsico capaz de armazenar os dados e tambm os programas que iro manipul-los. As principais memrias so classificadas como memria RAM (Randon Access Memory), usada para processamento dos dados, e memria secundria, usada para armazenamento de dados (por exemplo, disco rgido). Geralmente, a memria de alta velocidade utilizada para armazenar, temporariamente, dados e programas que esto sendo processados, j que qualquer programa, para ser executado, tem que estar nessa memria. A unidade de informao binria usada pelo computador o bit. Este tem atribuies lgicas 0 ou 1. Os bits so agrupados de modo a possibilitar ao usurio representar os dados e programas que deseje. Denomina-se byte a um conjunto de8 bits. Um byte pode ter at 28 = 256 configuraes diferentes. Um caractere precisa de 1 byte de memria para ser representado. A palavra casa precisa, portanto, de 4 bytes de memria. A capacidade de um computador normalmente medida pelo tamanho da sua memria. 1024 bytes = 1 Kbyte (quilobyte) 1024 kbytes = 1 Mbyte (megabyte) 1024 Mbytes = 1Gbyte (gigabyte)

Exemplo: Pgina de um livro: 1. 50 linhas 2. 80 caracteres por linha Livro de 1000 pginas 1. 4.000.000 caracteres Memria 2. Aproximadamente 4 MB Unidade Central de Processamento (CPU): A Unidade Central de Processamento de um computador, devido a sua complexidade, normalmente dividida em duas partes: Unidade lgica e aritmtica Unidade de controle Devido ao desenvolvimento da microeletrnica possvel construir toda uma CPU em uma nica pastilha de Silcio. Essa pastilha, ou chip, denomina-se microprocessador. Como exemplo pode citar INTEL PENTIUM IV, MOTOROLA 6800, INTEL CELERON, etc. Os microprocessadores so classificados pelo comprimento, em bits, da unidade de informao que so capazes de processar de uma s vez. Atualmente, os microprocessadores mais usuais so os de 32 bits. Resumindo, o microprocessador a unidade central de processamento (CPU) de um microcomputador. 1. Unidade Lgica e Aritmtica: nesta unidade so realizados todos os clculos aritmticos (adio, subtrao, multiplicao e diviso) e qualquer manipulao de dados (sejam eles numricos ou no). 2. Unidade de Controle: a unidade responsvel pelo trfico de dados. Ela obtm dados armazenados na memria e interpreta-os. Controla a transferncia de dados da memria para a unidade lgica e aritmtica, da unidade de entrada para a memria e da memria para a unidade de sada. Unidade de Sada: Os dados processados so convertidos, por esta unidade, de impulsos eltricos em palavras ou nmeros que podem ser disponibilizados ao usurio final. Exemplos dessas unidades so os vdeos (monitores), impressoras, unidades de disco (disquetes e CDs, por exemplo), etc. Assim como as unidades de entrada, as unidades de sada tambm so conhecidas como perifricos.

1. 2.

* Noes de Lgica e Algoritmos

Para compreender melhor o processo de criao de programas computacionais, necessrio entender os conceitos de lgica de programao e algoritmos. Lgica de Programao:

Lgica de programao a tcnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. O aprendizado dessa tcnica necessrio para quem deseja trabalhar com o desenvolvimento de sistemas e programas computacionais. Algoritmos:

Algoritmo uma seqncia de passos finitos cujo objetivo solucionar um determinado problema. Algoritmo no a soluo do problema. Algoritmo o conjunto de passos ou aes (caminhos) que levam soluo de um dado problema. O exemplo abaixo ilustra o uso de um algoritmo para resolver um dado problema. Exemplo 1: Deseja-se falar com algum atravs de um telefone pblico. Como proceder? Seguir os passos descritos no telefone (algoritmo) 1 Retirar o telefone do gancho; 2 Esperar o sinal; 3 Colocar o carto; 4 Discar o nmero; 5 Falar ao telefone; 6 Colocar o telefone no gancho. O algoritmo ensina uma mquina a fazer alguma tarefa especfica. Existem vrios caminhos que levam soluo de um problema. Podemos concluir, ento, que existem diversos algoritmos que podem ser utilizados para encontrar uma soluo. O aprendizado de algoritmos no uma tarefa muito fcil. S conseguimos utiliz-lo racionalmente atravs de muitos exerccios prticos. Exerccio 2: Algoritmo para trocar uma lmpada 1 Se a lmpada estiver fora de alcance, pegar a escada; 2 Pegar a lmpada; 3 Se a lmpada estiver quente, pegar um pano; 4 Tirar a lmpada queimada; 5 Colocar a lmpada boa. Exerccio 3: Algoritmo para o final de semana 1 Ver a previso do tempo; 2 Se fizer sol ir praia; Seno estudar; 3 Almoar; 4 Ver televiso; 5 Dormir.

Exerccio 4: Algoritmo para fazer uma prova 1 Ler a prova; 2 Pegar a caneta; 3 Enquanto houver questo em branco e enquanto o tempo no terminou faa: Se souber fazer a questo resolv-la; Seno pular para a prxima; 4 Entregar a prova. Programa Computacional:

um algoritmo escrito em uma linguagem computacional. a traduo do algoritmo para uma linguagem que ser interpretada pelo computador. 1. Linguagem Computacional: Para armazenar um algoritmo na memria do computador e para que ele possa, em seguida, comandar as operaes a serem executadas, necessrio que ele seja programado, ou seja, transcrito para uma linguagem que o computador possa entender direta ou indiretamente. Os computadores s podem executar diretamente os algoritmos expressos em linguagem de mquina, que um conjunto de instrues capazes de ativar diretamente os dispositivos eletrnicos do computador. Essa linguagem tem vrios inconvenientes para os humanos: Diferente para cada tipo de computador, pois depende da sua arquitetura; Extremamente rudimentar; Expressa em forma numrica (binria ou hexadecimal), tornando-se pouco expressiva; Manipulao dos dados na memria. Para suprir esses problemas, foram desenvolvidas linguagens em que a programao feita atravs de uma notao matemtica e de algumas palavras reservadas. As linguagens de programao so bem mais simples e podem ser facilmente entendidas e utilizadas pelos usurios do computador. Os programas escritos nessas linguagens so traduzidos para a linguagem de mquina atravs de um programa especial chamado Compilador.

Como exemplo de linguagens de programao podemos citar o Fortran, C, C++, Pascal, Cobol, MATLAB, etc. O MATLAB tem uma caracterstica bem particular. Ele no s incorpora as caractersticas de uma linguagem de programao, mas tambm do compilador. Isso ser visto com mais detalhes na seqncia deste curso.

You might also like