You are on page 1of 16

5

1 INTRODUO

A usinagem representa papel fundamental nos processos de fabricao dos mais variados ramos da indstria mecnica. Dentre os diversos processos de usinagem, o fresamento constitui um dos mais importantes pela sua produtividade e flexibilidade . Os avanos tecnolgicos nas reas de ferramentas e equipamentos tornam o fresamento cada vez mais abrangente e competitivo, atingindo nveis de tolerncias dimensionais cada vez mais exigentes. Alm disso, os excelentes nveis de acabamento e a obteno de geometrias complexas possibilitam a constante ampliao de sua aplicao na manufatura. A evoluo dos materiais de corte e das mquinas possibilitaram a aplicao do corte a altas velocidades em produo, a partir da dcada de 1980. Desde ento o uso do fresamento se difundiu principalmente em trs reas da manufatura: na fabricao de autopeas, na indstria aeroespacial e na produo de moldes e matrizes. Em todos eles o principal fator que impulsionou sua aplicao foi a reduo de tempos de fabricao, seja do prprio processo de fresamento ou de processos de acabamento posteriores. O fresamento se difundiu, tambm pela reduo dos tempos de usinagem, mas principalmente por que possibilitou o uso de ferramentas de dimetros pequenos e conseqentemente a obteno de geometrias mais prximas da geometria final da pea. Isto possibilita reduzir ou eliminar a operao posterior de eletroeroso e tambm diminuir o tempo de polimento, ajustagem final. O desenvolvimento da tecnologia tornou possvel a usinagem de materiais duros, dispensando etapas posteriores de tratamento trmico. Como conseqncia destes fatos, as aplicaes foram impulsionadas pelos grandes volumes de fabricao, pelas necessidades especiais na usinagem de materiais endurecidos ou grandes volumes de remoo de material.

6 Para estes casos foram concebidas mquinas especiais, com elevadas rotaes de fuso e velocidades de avano, atendendo s necessidades dinmicas do processo.

1.1

Objetivos da Pesquisa

Relatar o processo de fresamento e explicar as ferramentas utilizadas durante o processo e sua constituio.

2 FRESAMENTO: DEFINIO E CONTEXTO


O fresamento um processo de usinagem em que se utilizam ferramentas multicortantes, de geometria definida, sendo caracterizado pela rotao da ferramenta movimento responsvel pela principal componente do movimento de corte. O fresamento pode ser diferenciado dos demais processos de usinagem com rotao de ferramenta (furao, mandrilamento, rosqueamento, trepanao, entre outros) pela atuao simultnea de somente parte das arestas de corte (corte interrompido) e pelo deslocamento tanto da ferramenta quanto da pea durante a operao de corte. A maior quantidade de eixos de movimentao possveis de ser implantados em um equipamento lhe confere grande flexibilidade, quando comparado a outros processos de usinagem. Desta forma, o fresamento utilizado na usinagem de peas das mais variadas geometrias e tamanhos, na fabricao de peas com complexidade e obtendo nveis de tolerncia e acabamento superficial cada vez melhor, medida que as mquinas e ferramentas evoluem. As altas taxas de remoo de material e a flexibilidade do processo fazem do fresamento um dos processos mais importantes para a fabricao de componentes mecnicos. A ferramenta de corte usada no fresamento chamada de fresa e as arestas de corte so chamadas de dentes. A mquina que tradicionalmente executa a operao de fresamento chamada de fresadora. A maioria das superfcies geradas pelo fresamento so superfcies plana. Entretanto, com a combinao dos movimentos de avano (percurso da ferramenta) e da forma da ferramenta, superfcies complexas podem ser obtidas. Devido variedade de superfcies possveis e s altas taxas de remoo de material, fresamento o processo mais verstil dentre os processos de usinagem, sendo amplamente utilizado na usinagem dos mais variados materiais.

8 No fresamento o processo de corte interrompido, isto , o dente da fresa entra e sai da pea a cada revoluo da ferramenta o que sujeita os dentes a um ciclo de foras de impactos e cargas trmicas a cada rotao, necessitando de ferramentas com caractersticas adequadas, mquinas e sistemas de fixao de elevada rigidez. Existem vrias maneiras de diferenciar e classificar os diferentes tipos de fresamento. Os tipos fundamentais so o fresamento tangencial, ou perifrico, e o fresamento frontal, ou faceamento. Esta caracterizao freqentemente utilizada para diferenciar as operaes bsicas de fresamento. Outros tipos de fresamento so variantes ou podem ser considerados combinao deles. Como exemplo pode ser citado a gerao de engrenagens, o fresamento de canais, entre outros.

(a) tangencial

(b) faceamento Figura 2 Movimento de corte

Existem duas tcnicas fundamentais de fresamento. De acordo com sentido de rotao em relao ao movimento de avano ele pode ser classificado em fresamento concordante ou fresamento discordante.

2.1 FRESAMENTO CONCORDANTE No fresamento concordante, ou para baixo, os movimentos de corte e avano tm aproximadamente o mesmo sentido. A caracterstica principal desta tcnica que a ferramenta empurra a pea contra a mesa da mquina, sendo recomendado no caso de fixao deficiente. O principal inconveniente de sua aplicao que h uma componente que empurra a pea contra a ferramenta, gerando solavancos e vibraes que impossibilitam a aplicao no caso de folgas no fuso das mquinas. Em contra partida, o incio do contato da ferramenta com a pea ocorre na poro mais larga do cavaco, evitando o desgaste excessivo do flanco da ferramenta. A desvantagem que na usinagem de materiais fundidos as incluses e irregularidades superficiais podem levar reduo da vida da ferramenta

. 2.2 FRESAMENTO DISCORDANTE

No fresamento discordante ou convencional, o sentido do movimento de corte contrrio ao avano, sendo favorvel na aplicao em mquinas com folga. A ferramenta tende a levantar a pea, exigindo sistemas de fixao mais rgidos. O corte se inicia na espessura mnima do cavaco causando desgaste excessivo da aresta de corte pelo recalcamento do material antes do incio do corte. Por estes motivos, no recomendado seu uso em operaes de fresamento HSC. Ele vantajoso no caso da usinagem de materiais com cascas endurecidas e incluses superficiais, pois o corte se inicia na parte j usinada da pea.

10

Figura 2.1 Fresamento concordante e discordante

2.3 ACABAMENTO Igualmente a outras operaes de usinagem, as operaes de fresamento podem ser subdivididas em fresamento de desbaste e acabamento. As operaes de desbaste tm o objetivo principal de obter a mxima taxa de remoo de material, sem preocupao especial com o nvel de acabamento superficial obtido. As profundidades de corte tambm so geralmente maiores do que nas operaes de acabamento. Normalmente, so empregadas ferramentas mais robustas para resistir elevada fora de corte e evitar o desgaste prematuro. As ferramentas usadas em operaes de acabamento geralmente tm ngulos de corte positivos para reduzir as foras de corte e obter melhor acabamento superficial. A geometria mais aguda faz com que elas sejam mais frgeis do que as ferramentas de desbaste. Em geral, o acabamento utiliza menores profundidades de corte e so empregadas maiores velocidades de corte para obter o melhor acabamento e chegar geometria e s dimenses finais da pea.

11

Em algumas operaes so feitos passes de usinagem intermediria definidos como operaes de semi-acabamento para melhorar a geometria e o acabamento da pea e obter, no passe final de acabamento, melhores resultados.

12

FRESORA:

DEFINIO,

CARACTERSTICAS,

CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO.
Mquina de fresar, ou fresadora como geralmente chamada , uma mquina de movimento contnuo, destinada usinagem de materiais por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. Permite realizar operaes de fresagem de superfcies das mais variadas formas: planas, cncavas, convexas e combinadas.

Figura 3 Fresagens A fresadora constituda das seguintes partes principais: corpo, eixo principal, mesa, carro transversal, suporte da mesa, caixa de velocidade do eixo principal, caixa de velocidade de avano, torpedo.

13

Figura 3.0.1 Fresadora O corpo uma espcie de carcaa de ferro fundido, de base reforada e geralmente de forma retangular, por meio do qual a mquina se apia ao solo. a parte que serve de sustentao dos demais rgos da fresadora. Eixo principal um dos rgos essenciais da mquina, uma vez que ele que serve de suporte ferramenta e lhe d movimento. Este eixo recebe o movimento atravs da caixa de velocidades, como a cadeia cinemtica da figura abaixo.

Figura 3.0.2 Constituio Fresadora A mesa o rgo que serve de sustentao das peas que vo ser usinadas, diretamente montadas sobre ela, ou atravs de acessrios de

14 fixao, razo porque a mesa est provida de ranhuras destinadas a alojar os parafusos de fixao. Carro Transversal uma estrutura de ferro fundido de forma retangular, em cuja parte superior se desliza e gira a mesa em um plano horizontal. Na base inferior, por meio de guias, est acoplado ao suporte da mesa, sobre o qual se desliza, por meio de fuso e porca, podendo ser acionado manualmente ou automaticamente atravs da caixa de avanos. Um dispositivo adequado permite sua imobilizao. O suporte da mesa o rgo que serve de sustentao da mesa e seus mecanismos de acionamento. uma pea de ferro fundido que se desliza verticalmente no corpo da mquina atravs de guias, por meio de um parafuso telescpico e uma porca fixa. Quando necessrio, para alguns trabalhos, imobiliza-se por meio de um dispositivo de fixao. Caixa de velocidade do eixo principal consta de uma srie de engrenagens que podem acoplar-se com diferentes relaes de transmisso, para permitir uma extensa gama de velocidades do eixo principal. Geralmente encontra-se alojada internamente na parte superior do corpo da mquina. O acionamento independente da caixa de avanos, o qual permite determinar criteriosamente as melhores condies de corte. Caixa de velocidade dos avanos da fresadora um mecanismo constitudo por uma srie de engrenagens montadas no interior do corpo da fresadora em sua parte central, aproximadamente. Em geral, recebe o movimento diretamente do acionamento principal da maquina. Por meio de acoplamentos de rodas dentadas que se deslizam axialmente, podem ser estabelecidas diversas velocidades de avanos. O acoplamento do mecanismo com o fuso da mesa ou suporte da mesa realiza-se atravs de um eixo extensvel com articulao cardan. Em algumas fresadoras, a caixa de velocidades dos avanos est colocada no suporte da mesa com um motor especial e independente do acionamento principal da mquina.

15 3.1 CARACTERSTICAS O fato da ferramenta de trabalho da fresadora ser de fios mltiplos e se poder montar, no eixo porta-fresas, combinaes de fresas de diferentes frmar, confere a esta mquina caractersticas especiais e uma vantagem sobre outras mquinas-ferramentas, como o de poder realizar uma grande variedade de trabalhos em superfcies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ngulos diversos; construir ranhuras circulares, elpticas com rapidez e preciso.

3.2 CLASSIFICAO

A orientao do eixo principal com respeito superfcie da mesa determina uma classificao ou tipo de fresadoras. Da recebe a denominao de: 3.2.1 FRESADORA HORIZONTAL Se o eixo principal est orientado paralelamente superfcie da mesa.

Figura 3.2.1 Fresadora horizontal

16 3.2.2 FRESADORA VERTICAL Se o eixo principal est orientado perpendicularmente superfcie da mesa.

Figura 3.2.2 Fresadora Vertical 3.2.3 FRESADORA MISTA Quando, auxioliando-se com acessrios, o eixo principal pode orientarse nas duas posies precedentes.

Figura 3.2.3 Fresadora Mista

17 3.2.4 FRESADORA UNIVERSAL Por suas caractersticas ser objeto de estudo em outra folha. 3.2.5 FRESADORA ESPECIAIS Existe uma grande variedade de tipos especiais de fresadoras, como: fresadoras copiadoras, cortadoras de rodas dentadas, e outras que se destinam a trabalhos muito especficos.

18

4 FRESA: DEFINIO, CARACTERSTICAS E CONTEXTO


Na fresagem, usa-se uma ferramenta multicortante chamada de fresa que retira cavacos por meio de movimentos circulares enquanto a pea se desloca com movimentos retilneos. As fresas so ferramentas que cortam atravs do fio de seus dentes, quando esto animadas de um movimento de rotao. As fresas, em geral, esto constitudas por um corpo de rotao na periferia, na qual se acham os dentes talhados no prprio material ou postios. Destacaremos alguns aspectos de suas formas. O corpo pode ser cilndrico, cnico, esfrico, ou de combinaes de formas (fig. A, b e c). Constroem-se de ao rpido e excepcionalmente de ao ao carbono. As fresas de grande dimetro podem ter o corpo de ao ao carbono e os dentes postios de ao rpido ou calados com pastilhas de carboneto. Nos corpos distinguem-se as superfcies laterais e as frontais. Para cortar o material, os dentes da fresa tem forma de cunha que apresentam os seguintes ngulos: ngulo de sada: ngulo de cunha: ngulo de folga:

Figura 4 Fresa I O ngulo de cunha () aquele que d ferramenta maior ou menor resistncia quebra. Isso significa que, quanto maior o ngulo de cunha mais resistente a fresa.

19 De acordo com o ngulo de cunha (), as fresas so classificadas em W, N e H. A escola do ngulo adequado est relacionada com o material e o tipo de pea a ser usinada. Assim, para materiais no-ferrosos de baixa dureza, com o alumnio, o bronze, o plstico, etc., as fresas do tipo W so empregadas por terem um ngulo de cunha menor (= 57).

Figura 4.0.1 Fresa II Para a fresagem de materiais de dureza media, como ao at 700 N/mm, empregam-se as fresas do tipo N, que tem ngulo de cunha de valor mdio (=73).

Figura 4.0.2 Fresa III Finalmente, para fresar materiais duros e quebradios e aos com mais de 700 N/mm, emprega-se a fresa do tipo H, que tem ngulo = 81.

Figura 4.0.3 Fresa IV

20

4.1 TIPOS DE FRESA


Existem muitos tipos de fresas classificadas de acordo com critrios como operaes que realizam, formato e disposio dos dentes. Assim, temos: 4.1.1 FRESAS PLANAS So fresas usadas na usinagem de superfcies planas, na abertura de rasgos e canais. As ilustraes a seguir mostram fresas planas.

Figura 4.1.1 - Fresa cilndrica tangencial

Figura 4.1.2 - Fresa de topo para mandril com chaveta transversal e longitudinal

You might also like