You are on page 1of 58

P

Mark Sgarbi, Paulo de Bortolli, Rafael Amorim, Rodrigo Fritz, Thiago Iwon, Thiago Mineli

O p a regio do membro inferior distal articulao talocrural.Subdivide-se em tarso, metatarso e falanges. (Grays, 2010)

Tarso, metatarso, falanges Tarsos: Tlus= recebe o peso do corpo da tbia. Calcneo= recebe a maior parte do peso do tlus para o solo. o mais forte e maior osso do p. Navicular= Osso achatado em forma de barco situado entre o tlus e os ossos cuneiformes. Cuboide= Formato cbico, osso mais lateral da fileira distal do tarso. Cuneiformes= medial(1) intermdio(2) lateral(3)

Metatarsos: So 5, numerao de medial para lateral. Falanges: So 14 no total. Numerao de medial para lateral. O Hlux(1Dedo)- apenas duas falanges(proximal e distal). Os outros 4 tm 3 falanges cada: proximal, mdia e distal.

ARTICULAES

ARTICULAO TALOCRURAL

ARTICULAO TALOCRURAL

LIGAMENTOS QUE ESTABILIZAM A ARTICULAO TALOCRURAL

Colateral Medial ou deltideo

LIGAMENTOS QUE ESTABILIZAM A ARTICULAO TALOCRURAL

COLATERAL LATERAL

ARTICULAES INTERTARSAIS

Numerosas articulaes sinoviais entre os ossos tarsais individuais

TALOCALCNEA TALOCALCNEONAVICULAR CALCANEOCUBIDEA TARSOMETATARSAIS METATARSOFALNGEICAS

Articulao Talocalcnea

Articulao Talocalcnea

ARTICULAO TALOCALCANEONAVICULAR

ARTICULAO TALOCALCANEONAVICULAR

ARTICULAO CALCANEOCUBOIDEA

ARTICULAO CALCANEOCUBOIDEA

ARTICULAES TARSOMETATARSAIS

Articulaes planas e permitem movimentos limitados de deslizamento. Articulao entre o metatarsal do hlux e o cuneiforme medial a de maior amplitude.Permite flexo, extenso e rotao.

ARTICULAES METATARSOFALNGICAS

Articulaes sinoviais elipsideas entre as cabeas esfricas dos metatarsais e as bases correspondentes das falanges proximais dos dedos.

Permitem extenso e flexo.Uma limitada abduo, aduo, rotao e circundao.

LIGAMENTO METATARSAIS TRANSVERSOS PROFUNDOS

Une as cabeas dos metatarsais permitindo um movimento unificado.

Articulao Interfalngica

Sinoviais gnglimo Permite flexo e extenso

Sistema Vascular

Sistema Arterial

Sistema venoso

Sistema venoso do p

Drenagem venosa do p

O p tem veias superficiais e musculares. Musculares Pares de veias que acompanham todas as artrias Superficiais Subcutneas e no acompanham artrias A maior parte do sangue drenada atravs das veias superficiais

Drenagem venosa do p

Veias Profundas

Veias Profundas

Drenagem Venosa

Veias perfurantes Essas veias fazem o desvio unidirecional de sangue das veias superficiais para as veias profundas para a operao da bomba musculovenosa.

Veias Superficiais

Veia safena magna origina-se na rede de vnulas da regio dorsal do p, veia marginal medial Veia safena parva origina-se na regio de vnulas na margem lateral da regio dorsal do p, veia marginal lateral

Veias Superficiais

Veias Superficiais

Nervos do p

O nervo tibial divide-se atrs do malolo medial em: nervo plantar medial e nervo plantar lateral. Estes por sua vez suprem os msculos intrnsecos do p (exceto pelo extensor curto dos dedos). Estes nervos tambm suprem a pele do p.

Nervo plantar medial

O nervo plantar medial, o maior dos dois ramos terminais do nervo tibial, passa profundo ao msculo abdutor do hlux e segue anteriormente entre este msculo e o flexor curto dos dedos, na face lateral da artria plantar medial.

Nervo plantar medial

O n. plantar medial termina prximo as bases dos ossos metatrsicos, atravs da diviso em 3 ramos sensitivos e ramos motores para os msculos abdutor do hlux, flexor curto dos dedos, flexor curto do hlux e o msculo lumbrical mais medial

Nervo plantar lateral

O nervo plantar lateral o menos dos ramos terminais do n. tibial. Origina-se profundamente ao retinculo dos msculos flexores e ao msculo adutor do hlux e segue em sentido anterolateral, medialmente a artria plantar lateral e entre a primeira e a segunda camada de msculos plantares. O nervo plantar lateral termina dividindo em ramos superficial e profundo.

Nervo plantar lateral

O ramo superficial se divide em dois nervos digitais que enviam ramos cutneos para o quinto dedo e metade do quarto.

Os ramos superficiais e profundos do nervo plantar lateral, enviam ramos motores para os msculos da regio plantar, que no so inervados pelo n. plantar medial

Nervo sural

Geralmente forma-se na fossa popltea e desce entre as duas cabeas do msculo gastrocnmio. Perfura a fscia profunda, ao redor da poro mdia da face posterior da perna, onde se une ao ramo comunicante fibular do nervo fibular comum. O nervo sural supre a pele da poro lateral e posterior do tero inferior da perna. Entra no p atrs do malolo lateral e supre a pele ao longo da borda lateral do p e na face lateral do 5 dedo.

Nervo safeno

Maior ramo cutneo do nervo femoral. Alm de suprir a pele e a fscia das faces anterior e medial da perna, o nervo safeno segue para o dorso do p, anteriormente ao malolo medial. Ele supre a pele ao longo da face medial do p at a cabea do primeiro metatrsico.

Inervao

Nervo Nervo plantar medial Nervo plantar lateral

Msculos que inerva Abdutor do hlux, flexor curto dos dedos e flexor curo do hlux, Abdutor do dedo mnimo, quadrado plantar, intersseos plantares e intersseos dorsais. Adutor do hlux Flexor curto do dedo mnimo

Ramo profundo do nervo plantar lateral Ramo superficial do nervo plantar lateral

Msculos

Compartimento anterior Compartimento Posterior

Compartimento Profundo
Compartimento Lateral

Msculos Intrnsecos do P

Compartimento Anterior

Mm. pr-tibiais: m. tibial anterior, m. extensor longo do hlux e o m. extensor longo dos dedos A ao primaria destes msculos realizar a extenso do tornozelo e controla a reduo da flexo plantar do tornozelo excentricamente.

Compartimento Posterior

Trceps Sural: mm. gastrocnmios medial e lateral e o m. Sleo e m. plantar longo Ao: flexores plantares

Compartimento Profundo

M. flexor longo do hlux e o m. flexor longo dos dedos e o m. tibial posterior. Cada msculo cruza a articulao do tornozelo e esto localizados posteriormente. Sinergistas da flexo plantar do tornozelo.

Principal ao do m. flexor longo do hlux e do flexor longo dos dedos realizar a m. flexo do hlux e dos e dos quatro dedos laterais, respectivamente.

Compartimento lateral

Mm. fibulares longo, curto e terceiro. Aao: everso do tornozelo. Flexo dorsal (fibular 3) Uma leso no nervo fbular gera uma condio chamada p em gota (ou p cado).

Mm. Intrinsecos do p

So 4 camadas musculares. So localizados na superfcie plantar do p.

Os msculos intrnsecos localizados no dorso do p so os mm. extensores curto dos dedos e do hlux, sendo responsvel pela extenso do primeiro ao quinto dedo.
A primeira camada: o m. abdutor do hlux, o m. flexor curto dos dedos e o m. abdutor do dedo mnimo. A segunda camada inclui o flexor acessrio e os lumbricais. A terceira camada constituda pelo flexor do de do mnimo. A quarta camada inclui os msculos intersseos dorsal e plantar. Ao: Realizam os movimento dos dedos e tambm atuam como sinrrgistas para a estabilidade dos arcos nos ps.

Teste de Thompson

Sinal de Homan

Qual o melhor calado do mundo???

FIM!!!!

You might also like