You are on page 1of 26

Software Educacional Livre para anlise no-linear e dimensionamento de prtico plano em estruturas metlicas.

Paulo Cavalcante Ormonde 1 Alex Sander Clemente de Souza 2

RESUMO
Este trabalho prope desenvolver uma ferramenta computacional de software livre para fins educacionais e profissionais que automatize de forma integrada a anlise esttica, no-linear geomtrica (processo P-) e o dimensionamento de prtico plano em estruturas metlicas. Esta soluo, aqui denominada TRAME 4.0, ser construda a partir do aprimoramento dos recursos existentes no software gratuito TRAME 3.0 , atualmente utilizado para anlise de trelias planas. Na anlise, a classificao da estrutura quanto deslocabilidade ser baseada no mtodo simplificado (B1 e B2) de classificao e amplificao de esforos, proposto pela NBR 8800:2008, que define as estruturas como sendo de pequena, mdia e grande deslocabilidade. Esta classificao permite avaliar a sensibilidade da estrutura aos efeitos das imperfeies geomtricas iniciais e definir o tipo de anlise a ser utilizada e as no-linearidades a serem consideradas. Com o avano das normas de projeto, faz-se necessrio o desenvolvimento de ferramentas educacionais que estimulem o ensino de tpicos rumo anlise avanada de estruturas integradas ao dimensionamento. O desenvolvimento por meio de cdigos abertos de programao poder permitir uma maior continuidade e integrao das pesquisas relacionadas ao tema. Dentro de uma proposta educacional construtivista de software de simulao e modelagem, sero incorporados ao programa de computador, recursos de pr-processamento e ps-processamento, integrados em uma nica interface grfica. Utilizando-se os recursos da linguagem Object-Pascal, espera-se proporcionar uma ferramenta computacional grfica e interativa que atenda aos principais parmetros de software classificado como educativo. Acredita-se que quanto maior o nvel de interao com a ferramenta computacional utilizada, como usurio ou desenvolvedor, maior ser a oportunidade de o professor direcionar o aprendiz a construir seu prprio conhecimento.
3

Palavras chave: Software educacional, software livre, Prticos planos, anlise no-linear, estruturas metlicas.

Mestrando, Universidade Federal de So Carlos-UFSCar, Departamento de Engenharia CivilDECiv, ocp@terra.com.br 2 Profo. Dro., Universidade Federal de So Carlos-UFSCar, Departamento de Engenharia CivilDECiv, autora4@ufscar.br 3 http://www.ormond.com.br

1. INTRODUO
Com o avano dos recursos e modelos de anlise de estruturas, alicerados pelo constante desenvolvimento tecnolgico dos computadores e softwares de projeto, a realidade das anlises avanadas vem ganhando cada vez mais espao dentro dos escritrios de engenharia. Mas esse avano no acontece sem erros e riscos. Comeam a surgir pelo Brasil casos severos de patologias, e at mesmo colapso de estruturas, tendo por causa principal o uso inadequado destas novas ferramentas. A idia de que se deve conhecer profundamente a ferramenta que se utiliza nunca foi to clara como agora se pode constatar. Programas podem produzir erros de resultados, principalmente quando mal compreendidos, da a importncia de mtodos e processos simplificados somados aos adequados fundamentos tericos das anlises utilizadas, para que o engenheiro tenha condio de perceber estes erros quando ocorrerem. A importncia de se introduzir desde a graduao aos cursos de especializao os conceitos de anlise avanada de estruturas, vem de encontro com esta problemtica como uma das possveis solues capaz de minimizar os riscos apresentados. Dificilmente um nico software comercial ou educacional atender todas as necessidades pedaggicas e de projeto sem que lhe sejam introduzidas modificaes ou complementos. Somente softwares de cdigo livre projetados para este fim, possibilitam tais adequaes. Esta caracterstica abre espao para integrao entre pesquisas, disciplinas e para a continuidade do desenvolvimento do programa, independe de interesses de autor ou empresa. Dentro deste panorama que se prope desenvolver uma soluo computacional educacional de cdigo livre, que automatize de forma integrada a classificao da estrutura em termos de deslocabilidade, a anlise no-linear geomtrica e o dimensionamento de prticos planos em estruturas metlicas. Um programa com uma plataforma grfica de pr-processamento, processamento e ps-processamento tambm integrados. O desenvolvimento do TRAME 4.0 em linguagem Object-Pascal de programao visa, alm da facilidade de compreenso do cdigo computacional, a facilidade de adaptao do programa para diferentes sistemas operacionais por meio de ferramentas de desenvolvimento de cdigo livre como o o caso dos projetos Lazarus4 e FreePascal5, ambos sob a licena GNU6 GPL (GNU General Public License ou Licena Pblica do GNU). Com esta proposta de trabalho espera-se garantir por meio de adequadas estratgias de disponibilizao, documentao, divulgao e manuteno, a continuidade e ampliao do desenvolvimento do programa para fins de ensino, pesquisa e de projetos em estruturas metlicas.

4 5

www.lazarus.freepascal.org www.freepascal.org 6 GNU (GNU is not Unix)

1.1 O programa Trame 3.0


O TRAME7 um software proprietrio, criado por Ormond (2004), para anlise elstica linear do comportamento estrutural de trelias planas com base no Mtodo dos Deslocamentos. Este software foi especialmente desenvolvido para projetar trelias pr-fabricadas de madeira, utilizadas comercialmente na fabricao de estruturas de cobertura. No incio, este software foi criado fundamentalmente para importar a geometria da estrutura de arquivos do tipo DXF gerados em programas comerciais de desenho. Na Figura 1 observa-se uma estrutura de prfabricada de madeira construda utilizando o programa TRAME como ferramenta de anlise estrutural.

Figura 1 - Cobertura projetada e fabricada com o uso do software Trame.

Fonte: Autor - 09/05/2012.

O TRAME foi concebido no ms de novembro de 2004 a partir de um programa escrito em Scilab8, software gratuito para a resoluo de problemas numricos, com lanamento de dados e obteno de resultados apenas em modo numrico. A linguagem de programao utilizada para o desenvolvimento do TRAME 3.0 foi o Object Pascal do DELPHI 4.0 e, mais recentemente o Tubo Delphi, ambos da empresa Borland. O programa foi utilizado proprietariamente at o dia 12 de fevereiro de 2005, data em que foi publicada sua primeira verso e disponibilizada gratuitamente na Internet por meio do site da empresa do autor, a Ormond Projetos.

7 8

www.ormond.com.br www.scilab.org

Em sua segunda verso, publicada no dia 25 de abril de 2005, foram adicionados novos recursos de manipulao de arquivos incluindo a exportao do desenho da estrutura com a indicao dos esforos nas barras para o padro DXF, o ajuste dinmico da escala de visualizao, o controle de preciso no clculo dos deslocamentos, uma nova barra de status com diversas informaes de operao do programa, uma nova caixa de configurao das propriedades das barras e a incluso do clculo das tenses e das deformaes longitudinais das barras no relatrio de anlise. No dia 15 de novembro de 2005, foi lanada a terceira e ltima verso a ser publicada na Internet do software Trame. Reviso que passou a permitir o lanamento de cargas uniformemente distribudas nas barras, a criao de trelias por meio de dados fornecidos manualmente pelo usurio ou por modificao de um projeto existente. Alm dos novos recursos, todas as janelas do programa sofreram alguma reviso. A partir de sua terceira verso, o software Trame passou a ser utilizado em palestras promovidas em escolas tcnicas e de ensino superior na divulgao dos sistemas treliados de madeira. Posteriormente seu uso foi estendido para o ensino das disciplinas de estruturas de madeira e estruturas metlicas, na Faculdade Anhanguera de Jundia, onde o engenheiro que o desenvolveu atua como docente desde 2007. Apesar de ser distribudo gratuitamente na Internet sem restries de uso, o Trame 3.0 no pode ser classificado como um software livre, pois seu cdigo fonte no foi disponibilizado para que usurios com conhecimento de programao pudessem modific-lo. O software TRAME continuou a ser desenvolvido internamente pela Ormond Projetos, passando a contar com uma plataforma CAD (Computer Aids Design) independente e recursos especializados para anlise e dimensionamento de trelias planas em estruturas metlicas. A experincia adquirida com o desenvolvimento e utilizao do programa TRAME a base para a realizao deste trabalho.

1.2 Softwares educacionais


Para que um software seja considerado educacional, ele deve ser preferencialmente livre, permitir o desenvolvimento continuado, possuir cdigo fonte disponvel e ser bem documentado. Atualmente, com o advento da Internet, a questo da disponibilidade do programa, do cdigo fonte e da documentao se torna extremamente simples e vivel. O conceito de software livre coaduna-se com os prprios princpios de construo e apropriao do conhecimento por parte da sociedade, democratizando as possibilidades de gerar inovao. Inovaes muitas vezes restritas a grupos com uma determinada gama de conhecimentos. A proposio de se estimular o desenvolvimento de softwares educacionais no modelo de software livre visa permitir que as instituies de ensino, pesquisadores, professores e alunos possam adaptar os programas s suas necessidades pedaggicas e de pesquisa, estimular um ambiente de maior cooperao e integrao entre projetos e disciplinas.

Vieira (2007) prope uma ficha para registro da avaliao de um software educativo com base em aspectos tcnicos e pedaggicos dos quais se destacam:
O software educativo deve ser pensado segundo teorias de construo do conhecimento; No descartar ou restringir a interveno do professor como agente de aprendizagem; Dentro de uma concepo construtivista o software para ser educativo deve proporcionar um ambiente interativo que permita ao aluno propor e testar hipteses; A integrao de diferentes disciplinas uma caracterstica importante na classificao de um software como educativo; Tecnicamente o software educativo deve apresentar uma boa qualidade de telas, clareza de instrues, compatibilizao com outros softwares, recursos de hipertexto e hiperlink, help-desk, manuais tcnicos com linguagem apropriada ao professor e ao aluno, facilidade de manuseio, etc.

A regulao sobre a desenfreada produo e comercializao de softwares educativos passa, segundo Vieira (2007), pela conscientizao dos educadores sobre a escolha do software adequado a proposta pedaggica a ser desenvolvida, evitando-se aqueles que pouco ou nada contribuem. Azevedo (2000) defende a utilizao de softwares no ensino universitrio sem, no entanto, limitar os cursos em mero treino de usurios dos programas adotados ou, ao contrrio, limitar a uma abordagem totalmente terica sem as aplicaes prticas sistematicamente utilizadas no mercado de trabalho, sugerindo uma soluo intermediria com maior nfase nos aspectos tericos. Quanto ao tipo de aplicao, Azevedo (2000) divide os softwares em duas grandes categorias, os desenvolvidos localmente nas universidades e os desenvolvidos por empresas profissionais. Destaca que necessrio o compromisso de tambm dividir os alunos entre os que tm talento e interesse na programao, utilizando softwares desenvolvidos localmente com a totalidade do cdigo fonte de domnio pblico, e os alunos que se dedicaro essencialmente utilizao de software profissional que, preferencialmente, apresente na documentao os fundamentos tericos das tarefas realizadas. A experincia de utilizao de softwares como ferramenta didtica relatada por Verssimo e Paes (2000), no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viosa, resultou no desenvolvimento sistematizado de programas de dimensionamento de elementos e ligaes metlicas em trabalhos de iniciao cientfica e tecnolgica apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq. O uso de softwares isolados, ao contrrio dos softwares de projeto integrado, permitiu uma melhor anlise do encadeamento das etapas de projeto para os mais diversos tipos de estruturas, mantendo o embasamento terico ao mesmo tempo em que se informatizam as extensas formulaes de clculo exigidas pelas normas atuais. Verssimo e Paes (2000) afirmam um maior interesse e motivao por parte dos alunos pela rea de trabalho, alm de uma viso mais crtica sobre o uso das ferramentas computacionais. Os autores concluem que o uso de softwares no ensino de estruturas

metlicas, quando bem conduzido, forma profissionais claramente conscientes da importncia do trabalho do engenheiro, cujo software algum poder substituir. O Ftool9 (Two-dimensional Frame Analysis tool), um exemplo de software desenvolvido localmente na PUC-Rio, criado por Martha (2010) a partir do ms de maro de 1991 e constantemente atualizado com a participao de alunos de iniciao cientfica, mestrado e doutorado. Martha (2010) destaca que alm de universidades nacionais e internacionais, diversos escritrios de projeto estrutural utilizam o programa, claro que numa verso compilada sem acesso ao cdigo fonte. Uma nova abordagem para o ensino da anlise de estruturas, entendida como uma simulao computacional do comportamento das estruturas, foi possvel por meio do uso do Ftool segundo Martha (2010). No site do programa possvel encontrar propostas educacionais de utilizao do Ftool para ensino do mtodo das foras e o mtodo dos deslocamentos. Um aspecto importante dos softwares desenvolvidos localmente a possibilidade, nem sempre muito explorada, de se adicionar recursos no encontrados em pacotes comerciais cujos objetivos esto principalmente voltados para o desenvolvimento de estruturas novas. Uma necessidade que tem se tornado cada vez mais comum a avaliao, recuperao e adaptao de estruturas existentes para novas necessidades de uso, exigindo dos softwares diferentes encadeamentos das etapas de projeto e mesmo dos processos verificao dos elementos estruturais e ligaes. No caso especfico de softwares para anlise de estruturas, a implementao de diferentes formulaes e processos de anlise destinados pesquisa na comparao de resultados, dificilmente far parte do escopo de desenvolvimento das ferramentas comerciais, cabendo aos softwares educacionais cobrir esta lacuna. Um exemplo de software destinado pesquisa e simulao o MASTAN210, que oferece quatro diferentes tipos de anlise: elstica e inelstica de primeira ordem; elstica e inelstica de segunda ordem. Fonseca e Pintangueira (2004) consideram que o fracasso de desenvolvimento de softwares dentro do mbito acadmico se deve ao uso de linguagens de programao inadequadas expanso, manuteno, distribuio e dependentes de sistema operacional. Outra crtica o desenvolvimento por equipes fechadas e a documentao deficiente. Chamberlain Praiva e kripka (2011) comentam a inexistncia de pesquisas, no Brasil, destinadas a avaliar os erros provocados por uso inadequado de computadores e por programas que se autodenominam educacionais, alertam para o uso cauteloso destas ferramentas. No trabalho, apresentam propostas para o uso e desenvolvimento de ferramentas computacionais que em resumo destaca-se por:

10

web.tecgraf.puc-rio.br/ftool/ www.mastan2.com

Explicar e demonstrar os erros que podem ocorrer no uso dos computadores e programas para estruturas; Alertar sobre as responsabilidades do usurio quanto ao uso do programa; Demonstrar que o software no substitui a capacidade de interpretao e entendimento do comportamento da estrutura; Escolher cuidadosamente os programas educacionais procurando resolver exemplos simples coadunados com aplicaes reais com objetivo na fixao de conceitos e no na mera obteno de resultados;

Preferir programas bem documentados, testados, com farto nmero de exemplos de uso e que chamem a ateno do usurio sobre a necessidade de verificao de dados e resultados.

Gama e Scheer e santos (2008) apresentam o conceito de objetos educacionais na forma de APPLETS (pequenos programas de computador construdos na linguagem JAVA de programao) e dos repositrios NUMELOS11 (Numerical Methods Learning Objects) e OE312 (Objetos educacionais para engenharia). Os autores destacam a acentuada carncia de softwares de ensino e aprendizagem de contedos matemticos avanados disponveis na internet que podem ser aplicados na resoluo de diversos problemas de engenharia, sugerindo que os objetos educacionais em conjunto com os repositrios como uma alternativa de suprir esta demanda com base nos seguintes conceitos e concluses:
Permitir o conhecimento disponvel em qualquer momento e lugar por meio dos repositrios de objetos mantidos na internet; O uso repositrios como um banco de dados de informaes padronizadas sobre os objetos educacionais confere rapidez de busca aos contedos desejados garantindo acessibilidade e qualidade das referncias. Na Figura 2 apresentada a pgina do repositrio OE3 com as tabelas de classificao dos objetos; Promover a construo de objetos educacionais reutilizveis em diversos ambientes, independentes de plataforma (acessibilidade) e que garantam durabilidade (no sentido de se manter til) e eficcia nos clculos; Objetos educacionais livres e de qualidade so resultado de pessoas de livre pensamento e interessadas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos futuros engenheiros; O uso de softwares ou applets de baixa qualidade podem comprometer a aprendizagem.

11 12

www.cesec.ufpr.br/etools/numelos www.cesec.ufpr.br/etools/oe3

Figura 2 Repositrio OE3, categorias de objetos educacionais.

Fonte: www.cesec.ufpr.br/etools/oe3 - 09/05/2012 Ao se tratar, no caso especfico de programas de computador denominados livre, importante destacar o significa este conceito baseado em quatro liberdades fundamentais desde a criao em 1985 da Fundao do Software Livre (Free Software Foundation)13 e que define se um software livre ou no. Com base no estudo de Falco et al (2005) so elas:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e de adapt-lo s suas necessidades. O acesso ao cdigo-fonte uma condio prvia para o exerccio dessa liberdade; A liberdade de redistribuir cpias, de modo que voc possa auxiliar outras pessoas; A liberdade de aperfeioar o programa e distribuir esses aperfeioamentos para o pblico, de modo a beneficiar toda a comunidade. O acesso ao cdigo-fonte tambm uma condio prvia para o exerccio dessa liberdade.

13

www.fsf.org

1.3 Softwares educacionais para anlise de estruturas


Por no existir uma norma ou critrio especifico que defina o que exatamente pode ser considerado um software educacional para anlise de estruturas, procurou-se traar um panorama das aplicaes disponveis gratuitamente na internet utilizadas nesta rea e de possvel aplicao educacional. Neste panorama, apresentado na Tabela 1, destacou-se justamente os aspectos mais relevantes que se pretende implementar neste trabalho.

Tabela 1 - Relao dos softwares para fins educacionais


Classificao da estrutura em termos de deslocabilidade Recursos de entrada grfica da geometria (comandos de desenho e edio de barras) sim No sim sim No No Sim Sim Sim No Ano da ltima atualizao do programa

Software

Anlise de 2 ordem

Cdigofonte disponvel

Dimensionamento de barras

Documentao

e-cross AutoMetal 4.1 e-Frame e-Truss Trame 3.0 Anest 4.4 Insane 1.1 AcadFrame Beta Ftool Visual Barras 1.6 Mastan2 3.3.1

No No No No No No No No No No

No No No No No No No Sim No No

No No No No No No No No No No

No Sim No No No No No No No No

Sim Sim No No Sim Sim Sim Sim Sim Sim

2000 2003 2005

2005 2006 2006 2006 2008 2008

No

Sim

No

No

No

Sim

2010

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Recursos e caractersticas existentes do software Trame 3.0
A atual verso do software disponibilizada na internet, o Trame 3.0, possibilita a anlise esttica linear de trelias planas por meio da abordagem matricial do Mtodo dos Deslocamentos. A geometria da estrutura importada de arquivos DXF e, por meio da interface grfica do programa, so definidas as condies de apoio e carregamento. Por se tratar de trelias planas, o lanamento da carga distribuda serve apenas como um artifcio de distribuio dos carregamentos para os ns da estrutura, sem gerar flexo nas barras. O Trame 3.0 possibilita trabalhar com apenas um caso de carregamento e, aps realizada a anlise da estrutura com ou sem a considerao automtica do peso prprio, possvel exportar o arquivo da geometria e os valores de esforos nas barras para arquivos no padro DXF. Em se tratando da anlise de trelias planas, onde os dados de rigidez flexional das barras no so utilizados na matriz de rigidez, o gerenciador de propriedades de seo transversal das barras exige apenas a informao de rea, mdulo de elasticidade e peso especfico do material. Os resultados de esforos axiais, trao e compresso, a configurao deformada da estrutura, carregamentos, aes e reaes de apoio podem ser visualizados graficamente e por meio de um relatrio. Para a determinao da matriz dos deslocamentos da estrutura, o Trame 3.0 adota o mtodo interativo apresentado por Carl Gustav Jacobi (1804-1851) para sistemas lineares grandes, esparsos e com diagonal no-nula.

2.2

Recursos e caractersticas do software Trame 4.0

Neste trabalho, que se iniciou a partir dos recursos existentes no Trame 3.0 descritos anteriormente, ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento o programa Turbo Delphi 6 da empresa Borland, baseado na linguagem de programao Pascal orientada objetos, conhecida como Object-Pascal e disponvel tambm em outras ferramentas de desenvolvimento de cdigo-livre. O programa, aqui denominado Trame 4.0, ser inicialmente desenvolvido para computadores que utilizam o sistema operacional Windows XP e suas verses superiores. No Trame 4.0 sero disponibilizados recursos de pr-processamento, processamento e ps-processamento integrados em uma nica interface. O nmero de barras ser limitado apenas pela capacidade de processamento do computador.

O sistema de pr-processamento constitudo da interface grfica (tela do programa) associada aos seguintes aspectos fundamentais de interao com o usurio e o sistema de processamento:
1. 2. 3. Criao, edio e visualizao do modelo estrutural; Obteno, gerenciamento e armazenamento dos dados do problema; Organizao e transmisso dos dados para o processador.

Para as etapas de pr-processamento sero aprimorados ou desenvolvidos os seguintes recursos:


1. Comandos para desenho, edio e visualizao de barras por meio de sistema CAD independente e interativo, podendo ser acessados por meio de mouse e comandos de texto; 2. Comandos para criar, salvar, abrir e importar arquivos em formato prprio que possibilite reutilizar todas as informaes da estrutura e configuraes definidas para a visualizao do modelo; 3. Onze (11) camadas de desenho para as quais se define o material e a seo transversal da barra, que sero tratadas como grupos de elementos para dimensionamento e otimizao de projeto; 4. Operaes com diferentes unidades sendo trs (3) unidades de comprimento (m, mm e cm), trs (3) unidades de fora (kN, kgf e tf) e trs (3) unidades de tenso (kN/cm, kgf/cm e MPa); 5. Capacidade de definio de at dez (10) diferentes casos de carregamento gerenciados diretamente na rea grfica do programa, sendo o primeiro reservado para o peso prprio da estrutura e calculado automaticamente pelo programa; 6. 7. Gerenciador grfico para definio de at 30 combinaes de carregamento; Gerenciador grfico de materiais que permite a configurao das propriedades mecnicas do material a ser utilizado em cada uma das onze (11) camadas de desenho disponveis, incluindo valores pr-configurados; 8. 9. Comandos grficos para impor rtulas s extremidades das barras; Gerenciadores grficos para aplicao de cargas concentradas e uniformemente distribudas em ns e barras respectivamente, tanto no sistema global como no sistema local, para os 10 diferentes casos de carregamento; 10. Comandos grficos para definio das restries aos deslocamentos da estrutura ou apoios; 11. Gerenciador grfico de sees para os perfis mais utilizados em estruturas metlicas, possibilitando insero ilimitada de sees, clculo automtico das propriedades geomtricas das sees com gerao de relatrio e atribuio destas propriedades aos grupos de barras selecionados; 12. Recurso para a importao e exportao de arquivos em formato DXF, formato padro de transferncia entre programas CAD, com recursos de configurao de unidade de desenho, organizao de camadas ou grupos de barras e opo para criao automtica de ns na interseco das barras;

13. Recurso de integrao com outros programas que permita exportar, em forma de imagem e em DXF, a representao grfica da modelagem da estrutura contida na rea grfica; 14. Recursos para criao parametrizada das tipologias mais comuns de prticos planos, trelias planas e vigas, podendo inseri-las na rea grfica por meio de um ponto de referncia, o que permite combinar tipologias na modelagem de estruturas mais complexas; 15. Comandos para visualizar e alterar a orientao das sees de forma individualizada ou por grupo de barras; 16. Comandos para definio do comprimento de flambagem fora do plano de anlise da estrutura, necessrio ao dimensionamento e verificao dos perfis; 17. Comandos para insero de linhas de dimenso e notas de texto, estimulando o uso do programa na criao figuras para documentos das atividades acadmicas e profissionais. 18. Janelas para configurao das anlises, critrios de dimensionamentos e definio das combinaes de carregamentos .

O processador, ou funes de processamento, dever ser responsvel por analisar os dados do pr-processamento da estrutura e armazenar as informaes dos resultados. nesta etapa que so implementadas as teorias de classificao, anlise e dimensionamento da estrutura metlica. Para as etapas de processamento sero implementados os recursos de anlise estrutural e dimensionamento da estrutura constando da seguinte relao:
1. Implementao do processo de anlise elstica em Teoria de Primeira Ordem da estrutura, utilizando o Mtodo dos Deslocamentos para prticos planos, com ou sem combinao prvia dos carregamentos, que permita rotular as extremidades das barras e que calcule a matriz de esforos verticais resultantes da anlise em cada n da estrutura para posterior utilizao por meio dos processos de classificao da estrutura; 2. Processo aproximado da NBR8800: 2008, conhecido como Mtodo da Amplificao de Esforos (B1 e B2), que permite classificar as estruturas em termos de deslocabilidade e amplificar os esforos da anlise da estrutura em sua condio indeformada para considerao aproximada dos efeitos globais de 2 ordem no dimensionamento; 3. Clculo do coeficiente Gama-z (z), soluo aproximada proposta pela NBR 6118: 2003 para classificao e determinao de esforos globais de 2 ordem em estruturas de concreto armado. A justificativa da implementao deste processo aproximado justamente o de compar-lo com o processo proposto pela NBR 8800: 2008; 4. Processo simplificado do efeito P- com base no Mtodo de Carga de Gravidade Interativa Smith e Gaiotti (1988); 5. Modalidades de dimensionamento, verificao e otimizao, de perfis laminados de ao a partir das sees definidas conforme critrios da NBR 8800:2008;

O sistema de ps-processamento engloba todas as ferramentas e rotinas para a adequada verificao e validao dos resultados. Para as etapas de ps-processamento sero desenvolvidos os seguintes recursos:
1. Visualizao grfica dos diagramas de esforos solicitantes, das reaes de apoio e da condio deformada da estrutura para as diferentes combinaes de carregamento, os diferentes casos de carregamento para anlises lineares e diferentes opes de envoltrias de esforos; 2. Visualizao, por meio de relatrios, de esforos solicitantes, das reaes de apoio e das deslocabilidades da estrutura para as diferentes combinaes de carregamento, os diferentes casos de carregamento e opes de envoltrias de esforos; 3. Relatrio do Mtodo de Amplificao dos Esforos (B1 e B2) incluindo o resultado de classificao da estrutura quanto sua deslocabilidade; 4. Relatrio do Clculo do coeficiente Gama-z (z) incluindo o resultado de classificao da estrutura; 5. 6. Visualizao grfica e de relatrios dos resultados de dimensionamento; Possibilidade de verificar o dimensionamento de sees alteradas sem a necessidade de se reprocessar a estrutura, apenas como recurso de pr-dimensionamento; 7. Listagem do peso total da estrutura, por grupo ou tipo de seo.

2.3

Calibrao de resultados

Para calibrao inicial do programa sero analisados modelos simples de prticos planos, trelias planas e vigas. Posteriormente estes modelos sero comparados com os resultados obtidos nos softwares educacionais gratuitos AcadFrame, Ftool e MASTAN2. Uma outra lista de modelos ser analisada e comparada com base nos modelos das referncias bibliogrficas relacionadas especificamente com os recursos implementados no software. Especificamente para classificao quanto deslocabilidade, sero utilizados os modelos estudados e classificados por Pereira (2009) segundo as normas AISC: 2005, NBR 8800:2008, NBR 6118:2003 e EC-3:2002., um conjunto de onze (11) modelos de prticos planos rgidos, no contraventados, com bases engastadas e rotuladas, constitudos por perfis metlicos e representativos de situaes reais tanto na geometria quanto na magnitude dos carregamentos, variando nmero de tramos e pavimentos.

2.4 Estratgias de divulgao, documentao e manuteno do programa


importante compreender como parte fundamental da metodologia, questes que vo alm das etapas de desenvolvimento do programa. Os softwares, assim como todo e qualquer

processo, nascem e morrem; diferentemente dos mtodos que permanecem e se aperfeioam. Dentro desta definio entende-se que o objetivo em longo prazo de que o programa desenvolvido hoje permanea com seus processos atualizados com as novas realidades que viro e, para promover esta possibilidade necessrio que algumas estratgias de divulgao, documentao e manuteno sejam estabelecidas. A adequada divulgao e disponibilizao do programa garantiro o acesso ao programa, podendo contar como estratgia inicial:
Criao de um site especfico para o programa e de um frum virtual para informaes sobre atualizaes, projetos em desenvolvimento, colaborao entre usurios, dvidas, reportagem de falhas, etc; Referenciar e inserir o programa em repositrios de objetos educacionais, bancos de softwares e pginas relacionados ao tema.

A completa documentao sobre a instalao e o uso do software, despertar o interesse, no s pelo uso, mas de projetos similares em contribuir para o processo iniciado. Dentre as estratgias de documentao destacamos:

Manuais de uso; Manual tcnico das bases tericas de anlise e dimensionamento empregadas pelo programa; Tutoriais em texto e vdeo publicados na internet com exemplos resolvidos passo a passo.

A garantia da manuteno do programa vem possibilidade de mais pessoas contriburem para o seu aperfeioamento. O modelo de cdigo-livre condio primeira dessa possibilidade. Como proposta de atrair colaboradores ao projeto, prope-se a elaborao do manual do desenvolvedor, explicando a organizao do cdigo, como interagir com as funes prdefinidas e principalmente, os requisitos educacionais, de interatividade e de qualidade a serem definidos.

2.5 Atual estgio de desenvolvimento do software Trame 4.0


O desenvolvimento na linguagem Object-Pascal do Turbo Delphi 6, permitiu a criao de uma interface grfica interativa por meio dos recursos disponibilizados pelo programa, principalmente a classe de objetos conhecida como TCanvas, que permite o desenvolvimento de programas de desenho e imagem. Na Figura 3 apresenta-se a interface grfica do programa com as ltimas atualizaes.

Figura 3 Interface grfica do software Trame 4.0

Fonte: Autor - 09/05/2012 O programa Trame 4.0 pode ser dividido em grupos de comandos que podem ser descritos na seqncia natural de projeto de uma trelia ou prtico plano:
Comandos de desenho e edio de barras (CAD); Comandos para definio de restries de deslocamentos (apoios); Comandos para definio do material e seo transversal das barras; Comando para atribuio de articulaes nas extremidades das barras; Comandos de definio de cargas e casos de carregamento; Comando para anlise da estrutura; Comandos para exibio de resultados.

A rea grfica do Trame 4.0 trata-se de um plano cartesiano onde possvel definir barras por meio de pontos definidos diretamente com o mouse sobre a tela ou por meio de coordenadas absolutas, relativas retangulares e relativas polares digitadas no campo de entrada do programa. A Tabela 2 esclarece a forma de entrada de pontos, que neste caso representam os ns da estrutura.

Tabela 2. Mtodos de entrada de pontos Mtodos de entrada de pontos


Coordenada Absolutas

Formato de entrada
X,Y
(valores de x e y em relao origem do sistema)

Coordenadas Relativas Retangulares

@X,Y
(valores de x e y em relao ao ltimo ponto)

Coordenadas Relativas Polares

@ distncia < ngulo


(valores de distncia e ngulo em relao ao ltimo ponto)

Outra forma de capturar pontos por meio da ativao do recurso de Ponto Chave (Tecla F3), que permite ler pontos das extremidades da barras, e pontos mdios e pontos perpendiculares, conforme apresentado na Figura 4. Figura 4 Recurso de Ponto Chave

Fonte: Autor - 09/05/2012 Por padro, os ngulos no Trame 4.0 aumentam no sentido anti-horrio e diminuem no sentido horrio, conforme esquema da Figura 5. Figura 5 Sistema de leitura de ngulos

Fonte: Autor - 09/05/2012 As barras podem ser criadas em uma das onze camadas disponveis no programa. O objetivo das camadas de se definir grupos de barras para a anlise da estrutura. A definio da

camada ativa pode ser realizada direto na interface da janela principal do programa ou por meio do gerenciador de camadas, como indica a Figura 6.

Figura 6 Definio da camada ativa e gerenciador de camadas

Ligar / Desligar Camadas

Travar / Destravar Camadas

Desligar todas as camadas menos a ativa Ligar todas as camadas

Destravar todos as camadas

Travar todos as camadas

Fonte: Autor - 09/05/2012 O usurio pode alternar a forma de trabalho e comportamento do programa durante a criao da geometria. Na Tabela 3 apresenta-se uma descrio resumida dos modos de operao do Trame 4.0. Os modos de operao ativos tambm so exibidos no rodap da janela do programa.

Campos para descrio das camadas

Seleo da camada ativa

Tabela 3. Modos de operao do programa Comando Descrio Tecla de atalho


F2 F3

Menu MODO

Linha de Comando Ponto Chave

Torna o campo de entrada ativo. Habilita a captura de pontos nodais. Habilita e desabilita o modo de seleo de ns, alternando com o modo padro de seleo de linhas. Habilita e desabilita o modo de desenho ortogonal, travando o cursor de desenho em ngulos de 0, 180, 90 e 270. Habilita e desabilita o modo de arrasto da rea grfica de visualizao da geometria.

Exibir ns

F4

Ortogonal

F8

Arrasto

F10

Todas as barras criadas por meio das ferramentas de desenho podem ser editadas por meio dos diversos comandos de seleo e edio disponveis no sistema. Basicamente, cada n da estrutura pode ter at trs restries de apoio: horizontal, vertical e de rotao. Adicionalmente o usurio pode escolher uma entre as treze opes de smbolos disponveis para representar da maneira mais adequada possvel o tipo de restrio ao deslocamento imposta ao n. O Trame 4.0 disponibiliza at dez casos de carregamentos, sendo um destinado ao peso prprio da estrutura. S possvel atribuir cargas concentradas ou distribudas nos casos de carregamento que vo do nmero 2 ao nmero 10. O peso prprio calculado automaticamente pelo programa e exibido na rea grfica ao selecionar o caso correspondente como indicado na Figura 7.

Figura 7 Casos de carregamento

Fonte: Autor - 09/05/2012 Para cada um dos nove casos de carregamento restantes possvel definir cargas distribudas nas barras ou concentradas nos ns, bastando para isso selecionar um ou mais elementos (ns ou barras) e acionar os gerenciadores de carregamento exibidos Figura 8. O somatrio das foras apresentado correspondente ao caso de carregamento como um todo, e no somente dos ns listados.

Figura 8 Gerenciadores de cargas distribudas e concentradas

Fonte: Autor - 09/05/2012

No menu ESTRUTURA ou clicando com o boto direito do mouse sobre a barra de carregamentos, possvel acessar o comando para nomear casos de carregamento conforme Figura 9 . Figura 9 Nomear ou renomear casos de carregamento

Fonte: Autor - 09/05/2012

possvel acessar e configurar at trinta combinaes de carregamentos por meio do gerenciador exibido na Figura 10. Neste gerenciador possvel definir para cada combinao a descrio e os fatores correspondentes aos casos de carregamento. Sempre que um fator de combinao de carga for diferente de zero, seu campo correspondente apresentar uma cor ligeiramente amarelada que o diferenciar dos demais. Figura 10 Gerenciador de combinaes de carregamentos

Fonte: Autor - 09/05/2012

No atual estgio de desenvolvimento do Trame 4.0 esto disponveis apenas configuraes de seo transversal e material para perfis formados a frio, perfis tipo I laminados e soldados. As propriedades das barras so definidas em relao aos grupos (camadas) ao qual pertencem por meio dos gerenciadores de materiais e perfis, apresentados na Figura 11 e na na Figura 12 respectivamente . Os dados configurados nestes gerenciadorres so gravados no arquivo de projeto. As unidades exibidas so aquelas selecionadas pelo usurio nas configuraes do programa. Caso voc tenha fornecido uma descrio para as camadas elas aparecero no gerenciados de materiais. Figura 11 Gerenciador de materiais

Fonte: Autor - 09/05/2012 Figura 12 Gerenciador de perfis

Fonte: Autor - 09/05/2012

Para conhecer as propriedades geometrias dos perfis da Lista de Perfis deve-se clicar no respectivo boto de propriedades geomtricas e da lista de perfis associados s camadas um duplo clique com o boto esquerdo do mouse. Para ambos os casos dever aparecer uma listagem como a da Figura 13. Adicionalmente pelo comando de listagem possvel conhecer o resumo do ao por camada e para o conjunto da estrutura com base nos perfis atribudos. As unidades da listagem tambm so sensveis as configuraes definidas pelo usurio como exemplificado na Figura 13.

Figura 13 Propriedades geomtricas da seo e listagem de barras

Fonte: Autor - 09/05/2012

Figura 14 Caixa de dilogo de anlise da estrutura

Fonte: Autor - 09/05/2012 Na Figura 14 apresentada a janela de anlise do software Trame 4.0, que possibilita ao usurio somar anlise esttica da estrutura, processos de classificao quanto a deslocabilidade e de obteno de esforos resultantes da considerao da no-linearidade geomtrica. Na Figura 15 apresentada a janela de resultados de esforos e diagramas para o caso de uma trelia hiperesttica.

Figura 15 Trelia hiperesttica analisada no Trame 4.0

Fonte: Autor - 09/05/2012

Figura 16 Pgina do programa Trame 4.0 na internet

Fonte: http://trame4.blogspot.com.br/ - 09/05/2012 As atualizaes e o cdigo-fonte do programa podem ser obtidos por meio da pgina do programa na internet (Blog), exibida na Figura 16. Esta pgina foi criada como parte das estratgias de divulgao, documentao e manuteno do programa. Na Tabela 4 apresentado um clculo aproximado o atual estgio de desenvolvimento do programa.

Tabela 4 - Concluso das etapas de desenvolvimento Etapa


Mdulo de pr-processamento Mdulo de processamento Mdulo ps-processamento Avaliao dos resultados Estratgias de divulgao, documentao e manuteno.

Porcentagem concluda
70% 50% 50% 30% 10%

3. CONCLUSO
Neste trabalho foram desenvolvidas as bases para a elaborao de um software educacional livre com recursos grficos e interativos para o ensino da anlise e dimensionamento de prticos planos em estruturas metlicas. Foram selecionados recursos iniciais de processamento para serem posteriormente melhorados, ampliados e adaptados para outras modalidades de projeto em trabalhos futuros. Foi possvel identificar aspectos relevantes que caracterizam um software como objeto educacional e as dificuldades em manter um desenvolvimento continuado. A integrao de disciplinas em uma s proposta de software uma ferramenta educacional extremamente relevante e dificilmente encontrada nas aplicaes disponibilizadas gratuitamente na internet. O programa permitir uma comparao direta entre os processos Gama-z (z) e o de Amplificao de Esforos (B1 e B2) para classificao das estruturas quanto deslocabilidade e considerao dos efeitos da no-linearidade geomtrica na determinao dos esforos. Mais do que apresentar um produto acabado em termos de software, o principal objetivo que permeia este trabalho a idia de continuidade de desenvolvimento de um programa acadmico por meio da filosofia de software livre e adequadas estratgias de documentao, distribuio e manuteno. A linguagem de programao adotada, o Object-Pascal, permitir a futura traduo do programa para diferentes sistemas operacionais como o Linux e o OSX. Espera-se sinceramente que este projeto possa atrair colaboradores, principalmente do meio acadmico, que desenvolvam a partir das idias aqui lanadas, solues ainda no imaginadas.

REFERNCIAS
ACADFRAME.< http://www.set.eesc.usp.br/acadframe/> , acesso em 30 de julho de 2011. AMERICAN INSTISTUTE OF STEEL CONSTUCTIONS. AISC-LRFD: Specification for structural steel buildings. Chicago, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto: procedimentos. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 8800/2008: Projeto de Estrutura de Ao e de Estrutura Mista de Ao e Concreto de Edifcios. Rio de Janeiro, 2008. 237p. AUTOMETAL. <http://www.fec.unicamp.br/~autmetal/>, acesso em 30 de julho de 2011. AZEVEDO, lvaro F. M. A Utilizao de Software Comercial no Ensino Universitrio. Artigo. VI Congresso Nacional de Mecnica Aplicada e Computacional. Universidade de Aveiro, 2000. Borland Software Corporation. < http://www.borland.com >, 2006. CHAMBERLAIN PRAIVA, Zacarias Martin e KRIPKA, Moacir. Proposta Metodolgica para Uso e Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais no Ensino de Estruturas. Artigo. <http://www.etools.upf.br> , acesso em 30 de julho de 2011. CHAMBERLAIN PRAIVA, Zacarias Martin e PASQUETTI, Eduardo. VisualBarras: Um programa para o ensino de anlise matricial de estruturas. Revista do CRICTE, CD-ROM, Rio Grande RS, 2000. FALCO, Joaquim; FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio; LEMOS, Ronaldo; SOUSA, Carlo Affonso Pereira; SENNA Eduardo. Estudo Sobre Software Livre. Escola de Direito da Fundao Getlio Vargas. Rio de Janeiro, 2005. FONSECA, Flavio Torres da ; PITANGUEIRA, Roque Luiz da Silva . Um Programa Grfico Interativo para Modelos Estruturais de Barras. Artigo. Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2004, Recife. XXV CILAMCE. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. v. CD-ROM. p. 1-15. GAMA, Carmem Lcia Graboski da; SCHEER, Srgio; SANTOS, Marcelo Corra. Desenvolvimento de Objetos Educacionais Para Ensino e Aprendizagem em Engenharia. Artigo. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 1, p. 17-23, 2008. LA ROVERE, Henriette Lebre e SCHNEIDER, Alizeu Francisco. ANEST- Programa Educacional para Anlise de Estruturas Reticuladas. Artigo. XIV Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao - NCE - IM/UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.

MARTHA, Luiz Fernando. Anlise de Estruturas: conceitos e mtodos Bsicos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2010. 524p. ORMOND, Paulo Cavalcante. TRAME 3.0 <http://www.ormond.com.br>, Acesso em 12/04/2011. Anlise de trelias planas.

PEREIRA, Margot F. Anlise dos Efeitos de Segunda Ordem em Prticos Planos de Ao. Artigo. Congresso de Iniciao Cientfica, 17. So Carlos SP, 2009. VERSSIMO, Gustavo de Souza; PAES, Jos Luiz Rangel. Software e Ensino de Estruturas Metlicas: Um problema ou uma Realidade. Artigo. III Seminrio Internacional: O Uso de Estruturas Metlicas na Construo Civil. Belo Horizonte - MG, 2000. VIEIRA, F. M. S. Avaliao de Software Educativo: Reflexes para uma Anlise Criteriosa. Artigo. < http://edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmagali2.htm >, acesso em 26 de maro de 2011.

You might also like