You are on page 1of 18

A JUNTA PATRITICA DO NORTE UM PROJECTO REPUBLICANO DE REMEMORAO DA I GUERRA

MUNDIAL EM PORTUGAL
Slvia Correia*

Resumo: A Junta Patritica do Norte constituiu-se passado um ms da declarao de guerra da Alemanha, determinando que a sua actividade acompanharia o conflito. Porm, o seu esforo prolongou-se e acentuou-se no ps-guerra, nomeadamente no que diz respeito assistncia aos rfos de guerra, s comemoraes das efemrides e, por fim, mas no menos importante, divulgao e concretizao de manifestaes artsticas de homenagem aos homens mortos. Neste artigo procura-se, num primeiro momento, para alm do entendimento orgnico da instituio, analisar o seu papel na mobilizao para o conflito e, numa segunda fase, estudar, em estreita dialctica com os processos rememorativos oficiais, o seu lugar na delineao material e imaterial da memria da I Guerra Mundial em Portugal. Palavras-chave: Guerra; assistncia; propaganda; rememorao. Abstract: The Junta Patritica do Norte (JPN) was created a month after Germanys declaration of war, stating that one of its purposes would be to follow the conflict. However, its efforts were extended and intensified in the postwar period, particularly with respect to assistance to war orphans, the organization of war commemorations, and last but not least, the dissemination and implementation of artistic tributes to the wars fallen men. This article intends, besides the organic understanding of the institution, to first explore the Juntas role in the conflicts mobilization efforts and, second, its role in how the memory material and immaterial of World War I in Portugal has be shaped. Keywords: War; assistance; propaganda; remembrance.

A I Guerra Mundial galgou as fronteiras temporais e espaciais dos confrontos que decorreram entre 1914 e 1918, implicando um conjunto de mobilizaes, transformaes e/ou, persistncias polticas, sociais e culturais nos pases intervenientes cujo efeito perdurou muito para l do fim da guerra. Precoce no contexto portugus, a Junta Patritica do Norte (JPN) destacou-se na assistncia e propaganda exercidas no mbito da interveno portuguesa na I Guerra Mundial. Alm da criao da sua prpria obra de assistncia aos soldados em campanha, no retorno e na subsequente reintegrao e do apoio s vtimas da guerra onde se destaca a sua aco, de que exemplo a Casa dos Filhos dos Soldados (CFS) , a JPN teve um papel importante na projeco, difuso e consolidao de processos de rememorao da experincia de guerra. Neste artigo procura-se, num primeiro momento, para alm do entendimento orgnico da instituio, analisar o seu papel na mobilizao para o conflito, entre a propaganda e a assistncia e, numa segunda fase, estudar, em estreita dialctica com os processos rememorativos oficiais, o seu lugar na delineao material e imaterial da memria da I Guerra Mundial em Portugal. Lamenta-se o desaparecimento, mesmo depois de uma larga procura nos arquivos
*

Instituto de Histria Contempornea, FCSH UNL. Email: sabcorreia@gmail.com. 33

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

Municipal e Distrital da cidade do Porto, na delegao da Liga dos Combatentes do Porto e no Lar dos Filhos dos Combatentes (antiga Casa dos Filhos dos Soldados), do fundo documental da Junta Patritica do Norte, dificultando assim a possibilidade de uma anlise sistemtica da organizao.

A Junta Patritica do Norte: propaganda e assistncia


Face inevitvel declarao de guerra da Alemanha, vrios cidados da cidade do Porto juntaram-se numa iniciativa de apoio Repblica e participao na guerra, homens das letras, como professores universitrios, mdicos, advogados e artistas, nomeadamente: Santos Silva, Vasco de Oliveira, Barbosa de Castro, Adriano Gomes Pimenta, Belchior de Figueiredo, Aaro de Lacerda, Mrio de Vasconcelos, Oliveira Ramos, Almeida Garrett. O objectivo da Junta, de carcter cvico, seria despertar na populao do Norte as energias latentes de patriotismo, de dedicao e de f e a confiana na Vitria e esclarecendo a situao de Portugal na Guerra a que framos arrastados pelo idealismo das nossas almas, pela conscincia da nossa situao e pela defesa do nosso patrimnio colonial, as cruzadas patriticas da Junta, percorrendo a grande maioria das terras portuguesas do Norte, pregando a Unio Sagrada, que, numa s f, numa s vontade deviam reunir as foras dominantes da Repblica1. A Junta Patritica do Norte (JPN) constituiu-se passado um ms da declarao de guerra da Alemanha, no dia 15 de Maro de 1916, e foi oficializada em sesso plenria a 8 de Abril do mesmo ano, com a aprovao dos seus estatutos, determinando-se que a sua actividade acompanharia o conflito e passaria por propaganda patritica, assistncia e socorro s vtimas portuguesas da guerra, prestar o seu auxlio e concurso para defesa nacional, e contribuir para a resoluo do sistema de subsistncias2. Para alm de uma intensa actividade filantrpica, a Junta protagonizou uma propaganda consistente Repblica, interveno na guerra e ao esforo dos soldados portugueses, atravs da organizao e realizao de conferncias, campanhas de subscrio, recurso junto das entidades competentes para a obteno de direitos e regalias3, comemoraes, e delineao de processos memoriais4. Dirigida por Alberto de Aguiar5, trata-se de uma instituio de reconhecida aco e prestgio na cidade, muito em funo da colocao social e profissional privilegiada dos seus membros, reunindo-se nos Paos do Concelho e mantendo ligao estreita com os poderes locais.
AGUIAR, 1932. Cf. Junta Patritica do Norte, 1934. 3 Dirio da Cmara dos Deputados, 14 de Junho de 1923, p. 3 Ofcio da Junta Patritica do Norte pedindo melhoria da situao dos mutilados de guerra. 4 Cf. AGUIAR, 1932. 5 Alberto Pereira Pinto de Aguiar, diplomado em filosofia, farmcia e medicina, e professor da Escola Mdico-Cirrgica do Porto, onde ingressou no respectivo corpo docente em 1896. Alberto de Aguiar, que viria a ser director daquela escola no ano da sua jubilao, em 1935, era uma figura de referncia da sua poca, tendo pertencido a inmeras sociedades cientficas e sendo justamente conhecido como o patriarca da bioqumica portuguesa.
1 2

34

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

A sua aco era regulada e coordenada essencialmente por dois rgos centrais Comisso Executiva e Mesa das Reunies Plenrias em colaborao com outras comisses e subcomisses. A saber: Comisso Econmica, composta essencialmente por proprietrios industriais; Comisso de Imprensa, responsvel pela divulgao das actividades da instituio junto da imprensa local e nacional, integrando um largo ncleo de jornalistas e membros da imprensa de referncia no Porto (O Norte; O Primeiro de Janeiro; Jornal de Notcias, entre outros), sendo presidida por Bento Carqueja; Comisso de Propaganda, composta por homens provenientes do ensino oficial e do meio mdico militar, qual cabia a concretizao de diversas conferncias de propaganda e informao das causas da participao na guerra; Comisso Artstica, que comportava homens de destaque do mundo das artes, responsvel pela elaborao de modelos que suportassem a actividade da Junta. As suas receitas provinham, segundo relatrios de 1917 a 1937, por ordem decrescente e com as devidas variaes temporais, de: cotizaes e donativos voluntrios de militares e particulares; subsdio de assistncia pblica distrital e nacional; subsdio camarrio; subsdio de Estado (oriundo do Servio de Seguros Sociais Obrigatrios ou de verbas excepcionais do Ministrio da Guerra e do Trabalho); penses (destinadas totalmente a ser capitalizadas em favor dos internados, no entram em percentagem no cmputo da receita); por fim, juros, festas, peditrios, venda de produtos, espectculos, etc. De ressalvar aquele que seria o recurso mais frequente os selos da JPN (1917) e o selo dos Padres da Grande Guerra (1925), parte do qual reverteria a favor da JPN. Vrias foram as providncias, principalmente junto das entidades oficiais, para que o selo da assistncia fosse aposto respectiva correspondncia6. Importantes ainda para a melhoImagem 1 Selo de assistncia da Junta Patritica ria das condies econmicas da JPN foram do Norte, cuja primeira emisso data de 7 de Maio de 1917 (Fonte: Lar dos Filhos dos Combatentes). algumas das conquistas legais obtidas7.

Cf. IAN/TT, MI, DGAPC, Mao 75, Caixa 45, Livro 67 Documentos 1 a 3, Porto 1917. Correspondncia com o Ministrio do Interior para a aposio do Selo de Assistncia, tendo anexadas as Normas gerais da utilizao do selo de Assistncia da Junta Patritica do Norte. 7 Cf. Portaria n. 1.100 Dirio do Governo, I Srie, n. 171, 2 de Outubro de 1917; Portaria n. 1.263 Dirio do Governo, I Srie, n. 57, 21 de Maro de 1918; Portaria n. 2.037 Dirio do Governo, I Srie, n. 221, 30 de Outubro de 1919.
6

35

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

s actividades referidas, podem ainda agregar-se outras que decorrem deste conjunto rememorativo e filantrpico, mas que interessa destacar pela sua importncia no quadro nacional do ps-guerra. Ainda durante o conflito assume um servio de expedio de encomendas para a frente (propaganda, tabaco, jornais, etc.); durante, mas sobretudo findo o conflito, inicia uma campanha e responsabiliza-se, sem encargos, pela obteno de penses de sangue e pela equiparao dos servios em Frana e frica (inaugura a procuradoria das penses de sangue no primeiro aniversrio do Armistcio).

A CASA

DOS FILHOS DOS

SOLDADOS:

ASSISTNCIA

Ultrapassada a fase preparatria, dedicada organizao e angariao de membros e fundos, procedeu-se concretizao do seu objectivo maior prestar assistncia aos soldados e rfos da guerra. Associando-se iniciativa da Junta, constituiu-se a 30 de Agosto de 1916 o Ncleo Feminino de Assistncia Infantil (NFAI), presidido por Filomena Nogueira de Oliveira e Maria Gonalves no cargo de directora e ainda o contributo de 20 mulheres, entre outras, Ernestina dos Santos Silva, Narcisa Mariani Romariz, Rosette Bonneville de Oliveira, Adelina Lhama Mariani, Laura Alves de Veiga de Oliveira, urea Cardoso Sampaio Lima, Marie Louise Brondel. Estas duas agremiaes, a JPN e o NFAI, na sua clara interdependncia, e apesar do baixo rdito da primeira subscrio, inauguraram a 25 de Julho de 1917 a Casa dos Filhos dos Soldados (CFS), com sede definitiva na Rua da Cedofeita (n. 458), onde se receber imediatamente e sem formalidades todos os rfos de me cujos pais portugueses estivessem combatendo em Frana e na frica, sendo ocupada por 42 rfos de menos de 7 anos e alguns com apenas poucos meses, logo no primeiro ms. Segundo o regulamento da CFS, esta fora criada com o fim imediato de assistncia de guerra e destinava-se a recolher os filhos dos soldados em campanha, de harmonia com os recursos que a Junta disponha para esse fim. As crianas poderiam ser admitidas desde o nascimento, no podendo permanecer no internato depois dos 7 anos, salvo se a junta possa criar as suas escolas profissionais, entendendo a sua assistncia at aos 14 anos (art. 7.)8 . Os grandes objectivos passariam por proporcionar s crianas uma educao moral e tcnica9.
Cf. AGUIAR, 1932. Segundo os estatutos, a educao passaria pelos seguintes parmetros (AGUIAR, 1932): a) Ministrar a todos, alm da obrigatria instruo elementar e primria, uma educao essencialmente caseira, nomeadamente s meninas: para tal fim se lhes criou uma Escola de rendas e trabalhos femininos, uma Escola de Culinria e Estgio em todos os amanhos da casa; b) Promover a educao tcnica, tanto quanto possvel dos internados masculinos; c) Cuidar da sua educao moral e cvica por visitas, exemplos, prticas do bem e do bom trabalho: assistem a todas as homenagens patriticas e prestam culto memria dos seus, depondo todos os domingos no seu Monumento, Praa de Carlos Alberto, um ramo de flores; d) Constituir a todos um pequeno dote de previdncia maioridade, []; f ) Procurar a colocao dos seus internados, ficando sempre em relao com eles para lhes acudir no desemprego, na doena, ou em acidentes, procurando devolverlhes o esprito de economia e previdncia; g) Preencher as vagas que se vo dando aos filhos dos antigos combatentes que a morte lana na orfandade e que por tal facto so to dignos de proteco como os daqueles que morreram combatendo; h) Proporcionar aos seus associados aquele quantum de distraces, divertimentos ou bem-estar higinico, indispensvel para a alegria da sua vida, sade do seu corpo e satisfao do seu esprito. [] i) Devolver-lhes o esprito de solidariedade, unio e utilidade social [].
8 9

36

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

Acrescente-se que o esforo da CFS passava por uma ocupao a tempo completo das crianas; da a criao da escola primria dentro da prpria CFS10 ou da primeira colnia senatorial martima da CFS a 16 de Agosto de 1919. Desenvolveu igualmente iniciativas de reivindicao dos direitos dos filhos dos soldados mortos na guerra11.

GRANDE CAUSA DO SACRIFCIO NACIONAL: PROPAGANDA

A Grande Guerra seria o primeiro conflito a gerar celebraes mesmo antes do seu trmino, mais necessrias em tempo de guerra do que de paz, face ao seu imprevisto prolongamento e necessidade de mobilizar a populao no apoio ao esforo nacional. Poucas seriam, no entanto, as iniciativas oficiais. Ressalve-se as homenagens ao Exrcito num aproveitamento do calendrio comemorativo oficial j existente. Antes do trmino da contenda e da oficializao da cronologia comemorativa, as diligncias partiam de associaes, maioritariamente republicanas (algumas j existentes, outras criadas resultado da interveno portuguesa). Dinamizavam, essencialmente, aces de sensibilizao para as razes da entrada de Portugal na guerra; apoio e assistncia aos soldados mobilizados e respectivas famlias; debates em torno do conflito e formalidades com representantes diplomticos aliados. Eram iniciativas centradas na celebrao da ptria e na homenagem aos combatentes mobilizados, aos invlidos e aos rfos de guerra, cumprindo objectivos assistenciais e propagandsticos. Os programas das homenagens eram consideravelmente homogneos: peditrios realizados sada dos servios fnebres ou religiosos (garantindo de uma forma geral o seu carcter civil); concertos patriticos de orfees ou de crianas a que, muitas vezes, podia juntar-se uma conferncia; exibies cinematogrficas; venda de flores por senhoras; em suma, todo um conjunto de actos que permitissem auferir alguns fundos.
Estas jornadas, meios de propaganda aos quais necessrio conferir muita importncia, foram precursores do 11 de Novembro. Os temas dolorosos, a compaixo, a unio nacional e a omnipresena dos combatentes vangloriam-se por mtodos tanto originais (o cinema) como clssicos (os ramos de flores, as bandeiras) daro algumas indicaes aos promotores das comemoraes em tempo de paz12.

10 Decreto n. 13.762 Dirio do Governo, I Srie, n. 120, 11 de Junho de 1927. Esta mesma escola extinta no ano de 1928 (Decreto n. 15.758 Dirio do Governo, I Srie, n. 165, 20 de Julho de 1928). 11 Cf. AHM Corpo Expedicionrio Portugus, 1 Diviso, 36 Seco, Caixa 36 (n. 22) e Caixa 32 (n. 30) Correspondncia trocada entre o Ministrio da Guerra e a Junta Patritica do Norte, 1921. Os documentos 22 e 30 so referentes possibilidade dos rfos de guerra usufrurem do direito de ser portadores das insgnias concedidas aos seus pais, Podendo haver entre os rfos de guerra que acarinhmos na nossa Casa dos Filhos dos Soldados, alguns que tenham direito a usar as insgnias com que seus pais tivessem sido galardoados, em consequncia dos seus feitos hericos, peo a V. Exa. o favor de nos mandar informar se, da lista junta, haver alguns que estejam nas condies indicadas (n. 30, Porto, 6 de Setembro de 1921). 12 DALISSON, 1998: 11: Ces journes, moyens de propagande auxquels il faut accorder beaucoup dimportance, furent les prcurseurs des 11 Novembre. Les thmes doloristes, la compassion, lUnion nationale et lomniprsence des combattants vants par des mthodes aussi originales (le cinma) que classiques (les gerbes, les drapeaux) donnrent quelques indications aux promoteurs des anniversaires des temps de paix.

37

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

A JPN veio a revelar-se como um dos melhores exemplos de associao republicana de assistncia e filantropia grande causa do sacrifcio nacional, exercendo para isso, tal como j foi referido, uma intensa campanha de propaganda, imediatamente a seguir sua consignao estatutria. Lana o manifesto Razes histricas dos antecedentes da Guerra declarada pela Alemanha a Portugal. Inaugura vrias conferncias educativas para incitar os portugueses para o ressurgimento nacional (Maro de 1917). So, ainda, exemplo disso, os muitos cartazes de propaganda da autoria de alguns dos homens mais destacados das letras da poca, numa clara apologia interveno e ao herosmo militar. Guerra Junqueiro seria o autor de um desses panfletos que sintetizaria os valores da JPN, que se desejavam generalizar e que a Unio Sagrada encarnava, mas, acima de tudo, que alimentaram o imaginrio dos voluntrios de guerra,
Vs ides combater pela Humanidade e pela Ptria, por ns e pelo Mundo. Joana dArc e NunAlvares abraam-se e fraternizam. Caminhai vantes, caminhai alegres, sem hesitao e sem temor. Fitai a morte impvidos, com olhos de imortalidade e vitria. Quem morre pela Justia e pela Ptria, inunda-se de luz, ergue-se a Deus. Custa-vos deixar a vossa casa, os vossos amores, os vossos pais, os vossos filhos, a terra adorada e boa de Portugal. As lgrimas saudosas que verteis so estrelas de amor que nos alumiam. Chorais despedida como crianas, mas partis, cantando como heris. O dever dos que ficam cuidar dos que partem, tornando-os para modelo e para exemplo. O herosmo dos que do a vida por ns todos reclama a unidade herica da nao inteira. Quando a alma portuguesa se levanta no mundo, no pode amesquinhar-se, nem degradar-se em Portugal. Quando os nossos soldados valorosos fraternalmente se conjugam no amor da Ptria, no podemos ns vilipendi-la e desonr-la com a baixeza trva do nosso egosmo, com o furor demente dos nossos dios. Banhemos em luz os coraes, estrelemos as almas, magnifiquemos as vontades!

Mais do que isso, exortava-se a criao da verdadeira religio civil que alimentasse a esperana em tempo de guerra,
Queimemos os nossos farrapos e misrias em labaredas de ideal, que nos sublimem! Comunguemos e ajoelhemos de mos postas ante a imagem da Ptria idolatrada, e sob o esplendor augusto do seu olhar rezemos todos, cheios de f, uma orao unnime, ei-la: Ptria divina de Cames e de Nunlvares, santificada seja o vosso nome. Venha a ns o vosso valor e a vossa glria. Seja feita a vossa vontade em nossas almas. Dai-nos em cada dia o po imortal da vossa esperana, e perdoais, senhora, os nossos erros. Para nos livrar de todas as fraquezas e de todo o crime, encheremos os coraes do vosso amor. men13.

13

AHM Corpo Expedicionrio Portugus, 1 Diviso, 36 Seco, Caixa 34, n. 27 Junta Patritica do Norte (Junta Nacional de Propaganda Patritica), 1916.

38

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

Estas e muitas outras iniciativas partiram da JPN, evidenciando a campanha realizada na imprensa e a distribuio de propaganda.

A Junta Patritica do Norte: ritos e lugares de memria


Procurar-se- identificar, agora, as responsabilidades da Junta Patritica do Norte no embasamento dos processos rememorativos da Grande Guerra, delineando novos locais de culto da religio cvica republicana. A anlise incidir, primeiro, no recorte dos marcos temporais que pautaram a construo de um calendrio especfico, dos seus ritos e smbolos, para depois surpreender a figurao dos lugares de memria. Interessa perceber, neste contexto, o trabalho de camuflagem da morte e do drama da experincia de guerra, inscrevendo-a e anulando-a no desejo nacional de superao. Alm de poltico, a comemorao , insiste-se, um exerccio cultural: escreve um conjunto de cdigos simblicos, ordenando raciocnios e narrativas dominantes de acontecimentos recentes com poder de ruptura e transformao; reescreve a sua prpria histria do acontecimento e confere sociedade uma narrativa sobre ela mesma. A eficcia destes processos rememorativos est na capacidade de convencer a populao que o discurso construdo fora das suas memrias, tambm pode ser constitudo como memria, o que revela as linhas de fora poltica, social e cultural que lhe so contemporneas e a sua versatilidade14. Em 1977, Antoine Prost apresenta as comemoraes Grande Guerra e, principalmente, os monumentos aos mortos de guerra como lugares de memria criadores de novos rituais cvicos de renovao do culto secular, servindo a (re)escrever valores republicanos15. Numa abordagem introdutria da obra colectiva Les lieux de mmoire, um pouco mais tarde, Pierre Nora explana o que se entende por lugares de memria: qualquer identidade significativa, de tipo material ou ideal, resultante da vontade humana num determinado tempo, torna-se um elemento simblico do patrimnio memorial de uma comunidade16. A necessidade de celebrar a guerra parte de comunidades, grupos e famlias mais prximos dos combatentes, levando formulao de estruturas de sociabilidade
Cf. SHERMAN, 1999: 7-10. A partir da anlise da construo da memria na Frana do entre-guerras, Daniel Sherman estabelece uma importante definio de conceitos a ter em considerao. Comemorao, entendida como uma variedade de discursos e prticas na representao de um evento ou poca. Esta definio contm no seu seio uma viso cultural e social relacionada com a memria do evento comemorado. Discurso, um grupo de declaraes ligadas pelo seu objecto. Representao, uma operao e os seus artefactos, que causa sinais ou mostras do referente que est ausente, um lento processo de produo de um significado. Discurso e representao estaro no cerne da compreenso das componentes da memria da guerra, forjando uma verso consensual de um acontecimento ou uma srie de acontecimentos relacionados que perturbaram a estabilidade da comunidade ou trataram de o fazer, SHERMAN, 1999: 7. 15 A mesma ideia de Les anciens combattants et la socit franaise 1914-1939 apresentada em Les Lieux de mmoire, no captulo Les monuments aux morts. Culte rpublicain? Culte civique? Culte patriotique, in NORA, 1984:195-228. 16 Obra que delineia um conjunto de perspectivas e interpretaes no quadro da histria cultural, mas que, no se centrando na Grande Guerra, apenas nos serve de referncia, sendo que as aluses Grande Guerra so escassas e encaradas como auge das comemoraes, no universo da III Repblica, com a propagao e consumao de valores do Estado-nao. Veja-se NORA, 1984.
14

39

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

destinadas a ajudar os sobreviventes, como se constata no empenho da JPN. A rememorao das perdas pela famlia, comunidade ou Estado atravs de representaes locais ou nacionais e onde liturgias polticas e de lutos privados so complementares instaura diversos formatos comemorativos, isto , os tais lugares de memria17. De facto, o esforo da Junta Patritica do Norte (JPN) prolongou-se e acentuou-se no ps-guerra, nomeadamente no que diz respeito assistncia aos rfos de guerra, s comemoraes das efemrides dos dias 14 de Julho, 9 de Abril e 11 de Novembro e, por fim, mas no menos importante, divulgao e concretizao de manifestaes artsticas de homenagem aos homens mortos. Na perpetuao memorial do esforo de guerra, desempenham um papel imprescindvel as comisses que dela fazem parte, que comportavam nomes considerveis do universo cultural nacional. Destaque-se o trabalho levado a cabo pela comisso artstica, j referida, que integrava Joo Marques de Oliveira (seu presidente e professor da Escola de Belas Artes), e os artistas plsticos Accio Lino, Cndido Cunha, Jlio Ramos, Almeida Coquet, Antnio Teixeira Lopes e Diogo de Macedo, responsveis pela elaborao de desenhos, panfletos, esculturas, que projectassem a actividade da Junta, bem como a importante campanha de monumentos concelhios em homenagem aos mortos da guerra18. Alguns destes artistas seriam futuramente responsveis por parte dos projectos escultricos e arquitectnicos mais notveis. A JPN foi responsvel pela concretizao contnua de actos fundadores do processo de rememorao nacional, como o agradecimento formal cidade de Lille pelo tratamento prestado aos prisioneiros depois de 9 de Abril de 1918; a importante campanha local e, posteriormente, a delineao nacional e subscrio dos projectos de monumentos concelhios de homenagem aos mortos da Grande Guerra no Norte do pas, no qual se insere o primeiro monumento do Porto na Praa Carlos Alberto (11 de Novembro de 1924), mais tarde demolido devido polmica em que se viu envolvido; a consagrao dos heris da Ptria pela introduo do ritual dos dois minutos de silncio (9 de Abril de 1920); a realizao das Festas da Paz e Liberdade (14 de Julho de 1919); a comemorao do 15. aniversrio com a Semana da Junta Patritica (de 22 a 27 de Julho de 1931); entre outras actividades de natureza comemorativa e/ou humanitria em estreita relao com vrias comisses/associaes fora do pas, a destacar a Comisso Portuguesa Pr-Ptria19 no Brasil, e, dentro de fronteiras, a Cruzada das Mulheres Portuguesas, a Liga dos Combatentes da Grande Guerra (LCGG) ou a Comisso dos Padres da Grande Guerra. A Junta assume, ainda, protagonismo na organizao e

17 Atravs de representaes locais e manifestaes nacionais [] as palavras pronunciadas nas cerimnias, as imagens oferecidas sobre forma de inscrio e dos monumentos comemorativos, vitrais, cemitrios, ossrios, perduram at aos nossos dias, permite-nos tambm evocar essas comemoraes infinitas ou liturgias polticas e de lutos privados so complementares [] as referncias a Deus, ao Estado, propaganda, encontram-se inexoravelmente agregadas imensa confuso, BECKER & AUDOIN-ROUZEAU, 2000: 246. 18 Cf. AGUIAR, 1932; Junta Patritica do Norte, 1934. 19 Cf. AHM Corpo Expedicionrio Portugus, 1 Diviso, 35 Seco, Caixa 714, n. 4-9. Correspondncia relativa a assuntos referentes JPN.

40

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

concretizao das actividades comemorativas guerra no Porto, mas tambm a nvel nacional; ao Dia da Frana 14 de Julho; consagrao de Cames; ao movimento revolucionrio de 31 de Janeiro; e ao 1. Centenrio de 1820. Vejamos com mais preciso.

AS

COMEMORAES DA

GRANDE GUERRA:

RITOS

A JPN assumir um papel central na delineao dos primeiros formatos comemorativos da Grande Guerra. No ano de 1918, antes mesmo do fim do conflito, uma das maiores campanhas de propaganda e apoio ao esforo de guerra foi levada a cabo pela JPN no Porto Homenagem do Povo do Porto Frana herica e gloriosa20. A 14 de Julho 1919, a Junta iria garantir mais uma vez, agora com cobertura internacional, a realizao das homenagens aliadas as Festa da Paz e da Liberdade em estreita colaborao com a comunidade francesa residente na cidade e a presena do Ministro do Trabalho21. Esta celebrao teve impacto nacional e internacional, como se pode constatar no tom laudatrio da correspondncia da Legao Francesa as festas da vitria foram celebradas no Porto, com muita solenidade. A organizao foi confiada Junta Patritica do Norte que fez esforos louvveis para dar o mximo brilhantismo possvel22. Assim, parte da consagrao dos Soldados Desconhecidos (1921), coube ao Porto realizar a mais internacional das comemoraes realizadas em Portugal. O avanar dos anos diminuiria a centralidade desta data, sendo apenas mantida, em Portugal, pela JPN, e comemorada pela comunidade francesa residente em territrio portugus23. Em 1921, ela perder mesmo a importncia e centralidade comemorativa, em virtude de um afunilamento a favor do 9 de Abril e do 11 de Novembro. Depois da primeira normalizao do 9 de Abril, reclamada pela JPN (1919)24, no ano
Cf. AGUIAR, 1932. O programa definiria as linhas formais e cronolgicas a ser repetidas nos seguintes anos: Alvorada (das 6 s 9 horas em todas as freguesias por girndolas de foguetes e por bandas de msica percorrendo as linhas da cidade em zorras engalanadas); exerccio parada de bombeiros (s 11 horas na casa-escola dos mesmos); bodo e distribuio de esmolas aos pobres (das 12 s 14 horas, em todas as freguesias pelas respectivas juntas); festa infantil no Palcio de Cristal (das 15 s 19 horas, para as crianas das escolas e da CFS, com msica, cinema, marionettes, diverses e merenda dada pela Junta a 4 000 crianas); cortejo da Paz e da Liberdade (s 16 horas); saudao Paz e aos Expedicionrios (s 19h, na tribuna a eles destinada no Palcio de Cristal); sesso de recepo do Tringulo Vermelho; conferncia patritica pelo poetasoldado Augusto Casimiro; festa nocturna no Palcio e popular no Jardim da Cordoaria (promovida pela Cmara Municipal do Porto Arraial popular livre na Serra do Pilar), (Cf. AGUIAR, 1932). 22 AMAE Correspondance Politique et commerciale, T. 1. 1914-1940, Portugal 1918-1929, Europe Z, Corps Diplomatique Franais, 1 Lgation, Consulats et Attachs de France, 1 Juin 1918 a 31 de Dcembre 29, 528-1-7). 23 Cf. AMAE Correspondance Politique et commerciale, T. 1 1914-1940, Portugal 1918-1929, Europe Z, Corps Diplomatique Franais, 1 Lgation, Consulats et Attachs de France, 1 Juin 1918 a 31 de Dcembre 29, 528, 9-10. Monsieur Tinayre, Consul de France Porto, 3 dcembre 1918: Voulant honorer la mmoire des franais de Porto tombs au champ dhonneur la colonne franaise a fait clbrer hier, 2 dcembre, lglise Trinit, une messe suivie, dun Te deum glorifiant la victoire. 24 Na capital foi largamente publicitado, concretizando-se com a grandiosidade desejada (destaque-se a presena do Presidente da Repblica). No Porto, verificou-se uma sesso solene s 20h30, no Teatro guia de Ouro, sob a presidncia do Dr. Barbosa de Castro e Dr. Jos Domingues dos Santos, representando o Governo. Alm destes so oradores nesta brilhante sesso os Srs. Drs. Santos Silva e Bernardino Ribeiro, cap. Guilherme Terrio, Alfredo Gouveia, Ten. Cor. Freiria, Ten.
20 21

41

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

de 1920 dar-se-iam importantes passos para a sua oficializao, decretando-se tolerncia de ponte nas secretarias de estado e estabelecimentos dependentes e feriado oficial nas escolas25. Mais uma vez, coube Junta Patritica do Norte, secundada pela Cmara Municipal de Lisboa, a criao de um programa de comemoraes cuidadosamente elaborado para o dia. Seria ainda concedida amnistia aos presos por crimes militares, cometidos por oficiais ou praas de pr do Exrcito ou da Armada em frica ou em Frana durante a Grande Guerra, prtica que se tornou recorrente nestes aniversrios26. Um ritmo e uma tendncia comeam a desenhar-se. Anualmente, segue-se a ordem comemorativa, inserem-se novidades e regulamentam-se programas27. Mas, a inicial tutela do Ministrio da Guerra, em que tambm no se pode ignorar, apesar de tudo, a precocidade das iniciativas da JPN, desagua num contexto de gradual omisso dos rgos de poder, cuja diligncia seria alargada a associaes criadas durante ou depois da guerra, como a Junta Patritica do Norte, e que passam a controlar, parte da instabilidade poltica nacional, os processos nacionais de rememorao da guerra.

OS MONUMENTOS

AOS

MORTOS

DA

GRANDE GUERRA:

LUGARES DE MEMRIA

A compreenso dos monumentos como parte integrante da religio civil central. Estes no so um fenmeno exclusivo da I Guerra Mundial. A sua natureza tem origem na formao dos Estados-nao e na concomitante necessidade de criao de exrcitos nacionais: a legitimao pblica das novas ordens polticas emergentes exigia que ao exrcito de cidados fosse dada a merecida homenagem, sobretudo aos seus destacados heris (hierarquicamente identificados). Em Portugal, o primeiro alento no sentido da projeco de lugares de memria da Grande Guerra surge em 1919, quando a Junta Patritica do Norte procura definir um modelo de padro a ser divulgado pelos concelhos do pas. Um dos ltimos ofcios de divulgao feito a 10 de Janeiro de 1923. Dado o quantitativo de construes desta natureza verificadas j nos finais dos anos 20, a campanha foi extremamente bem
Pina de Morais, Mem Verdial, Emlio Donne (como cidado francs), cor. Diocleciano Martins, Dr. Alberto de Aguiar e o acadmico Alexandre Crdova. [] Inicia-se o movimento de gratido cidade de Lille pelo carinhoso acolhimento da sua populao aos prisioneiros que a atravessaram sobre a rude vigilncia teutnica, aps a batalha de 9 de Abril de 1918. Sob o ttulo Homenagem cidade de Lille, lana-se um apelo para uma subscrio destinada compra de uma bandeira do Exrcito Portugus herica e martirizada cidade, criando-se ncleos de adeso em vrios concelhos, escolas e unidades militares (Cf. AGUIAR, 1932). 25 Cf. O Sculo, 9 de Abril de 1920, p. 4: Em comemorao do 1 aniversrio da Batalha de La Lys, em que as nossas tropas do C.E.P. se portaram brilhantemente, h hoje tolerncia de ponte nas secretarias de Estado e estabelecimentos que lhe so dependentes. O ministro da Instruo determinou que o dia de hoje seja considerado feriado oficial nas escolas dependentes do seu ministrio. [...] Nos Institutos dos Mutilados da Guerra. Promovida pela Federao Acadmica de Lisboa, realiza-se hoje uma festa no Instituto Militar de Arroios para Reeducao dos Mutilados de Guerra, de que director o Sr. Dr. Tovar de Lemos. [...] No Instituto dos Mutilados de Santa Izabel estar tambm patente ao pblico por determinao do Ministro da Guerra, das 12 s 18 horas, no obstante encontrar-se em obras. Rcita de Gala [...] Hoje pelas 12 horas deve celebrar-se na igreja de S. Domingos uma missa de sufrgio pelos soldados portugueses mortos na guerra. 26 Cf. Lei n. 1.146 Dirio do Governo, I Srie, n. 73, 9 de Abril de 1920. 27 Cf. O 9 de Abril, O Sculo, 9 de Abril de 1922, p. 4; O 9 de Abril, O Dia, 8 de Abril de 1922, p. 1. 42

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

sucedida, consumando-se como um dos formatos de memorial Grande Guerra mais comum em Portugal. O incio da Propaganda de Homenagem Nacional aos Mortos da Grande Guerra deu-se a 30 de Julho de 1919, com o envio de uma circular aconselhando que cada concelho afixasse uma lpide, padro ou monumento com o nome dos seus mortos na Grande Guerra:
Em nome da JPN, parcela mnima da alma portuguesa que aspira dignificao da Ptria e sua nobilitao pelo culto dos seus heris, chamo a vossa ateno pela ideia que Junta sugerida pelo poeta-soldado e grande patriota, capito Augusto Casimiro de fixar uma lpide ou outro monumento, em cada sede de concelho, os nomes dos mortos da Grande Guerra. Deixo em toda a sua singeleza vossa ponderao esta consagrao simples, mas altamente significativa, convicto de que a Junta que a perfilha e vivifica, imprimindo-lhe unanimidade, vai receber imediatamente a adeso de todas as cmaras e com ela a forma como procuraro efectiv-la no mais curto prazo de tempo. A Ptria nobilita-se perpetuando o nome daqueles que grandes ou humildes por ela se bateram ou morreram28.

Esta primeira circular seria renovada a 15 de Agosto, confirmando e reforando as instrues, at que a 28 de Janeiro do ano seguinte se expede a terceira circular com o projecto do padro comemorativo, o processo de execuo, as legendas e todos os esclarecimentos necessrios realizao de to elevado empreendimento. O projecto simples de um monumento padro servir como exemplo de base, que a prpria JPN ir concretizar, procedendo inaugurao do seu modelo (o primeiro neste formato) a 11 de Novembro de 1924. Quando o apelo da JPN estava j largamente propagado, e localmente crescia o desejo de se homenagear os mortos, d-se a primeira referncia no parlamento necessria concretizao dos padres e ao esforo levado a cabo pela Junta. O senador Pedro Chaves alertava
para o movimento, extremamente simptico, que se est operando no nosso Pas, e cuja iniciativa se deve Junta Patritica do Norte. Refiro-me construo de monumentos em cada sede de concelho para perpectuar o nome dos soldados que, pertencendo a esse concelho, morreram na guerra. A ida to simptica e est tanto no esprito, de todos que todos os corpos administrativos pensam em dar-lhe execuo, embora alguns lutem com dificuldades financeiras29.

A ideia teve claro impacto nacional. Numa alocuo proferida no I Congresso de Combatentes Portugueses em Janeiro de 1929, o representante da JPN referia que
at hoje 39 concelhos honraram os seus sentimentos de gratido, levantando padres, monumentos ou placas comemorativas Memria dos Soldados mortos na Grande Guerra, 7
28 Homenagem aos Mortos da Grande Guerra. Tese apresentada ao 1. Congresso dos Combatentes, A Guerra, ano 4, n. 44, Agosto de 1929, p. 4 [texto adaptado da circular emitida pela JPN]. 29 Pedro Chaves, Dirio do Senado, 11 de Maio de 1920, p. 11.

43

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

deram a ruas ou praas o nome de Combatentes da Grande Guerra e 40 projectaram erigir padres ou placas comemorativos, tendo j alguns deles, como Lisboa, Sintra, Santarm, Espinho, Barcelos, etc., inaugurado a primeira pedra, seguramente com o intuito de no limitarem as suas homenagens a este primeiro e muitas vezes, infelizmente, definitivo acto30.

No ano de 1920, o dia 10 de Junho ser considerado feriado nacional e dedicado inaugurao dos monumentos concelhios em homenagem aos portugueses mortos pela Ptria na Grande Guerra, em frica, em Frana e no mar31. A proposta lanada nas Ordens do Exrcito no dia 4 de Junho teve os devidos resultados. O modelo lanado pela JPN em Janeiro de 1920 assumiu-se como a forma mais comum em Portugal, com cerca de vinte e cinco exemplares espalhados pelo pas, maioritria, mas no exclusivamente, no Norte do pas, a que numa fase mais avanada poderia ser adossado um serrano. A simplicidade dos padres leva sua desconsiderao. Com desenho muito fraco, seguiram um esquema mais ou menos uniforme, traduzido numa coluna ou pilar assente em base de configurao e dimenses variveis e com o inevitvel Imagem 2 Padro aos mortos da Grande Guerra de coroamento de Cruz de Cristo ou Esfera Penafiel (modelo da Junta Patritica do Norte), 11 de Armilar32 a inevitvel simbologia cvica e Novembro de 1927 (Fonte: LC). patritica. Apesar da maioria de exemplos seguirem esta linha, outros, consideravelmente em menor nmero, assumem duas outras formas: a cruz de guerra, agigantada e verticalizada, e a coluna quadrada e alta, a que no topo se adossa o escudo. Em 1921, aparecem as primeiras reprodues em Condeixa-a-Nova, Penamacor e Cartaxo33. Salvaguardando a minoria dos padres com alguma importncia esttica, os
30 Homenagem aos Morto da Grande Guerra. Tese apresentada ao 1. Congresso dos Combatentes, A Guerra, ano 4, n. 44, Agosto de 1929, p. 4; Cf. LC, CPGG, Pasta 5 Correspondncia com a Junta Patritica do Norte, Porto, 30 de Outubro de 1932, contando-se: 25 concelhos que levantaram Padres ou Monumentos de gratido e consagrao Memria dos seus Mortos da grande Guerra; 24 concelhos em cujos Edifcios ou Quartis existem placas com os nomes dos soldados Mortos; 37 concelhos que projectam erguerem Monumentos ou Padres alguns com maquettes j aprovadas ou com inaugurao da primeira pedra. 31 Lei n. 983 Ordem do Exrcito, 1. Srie, 4 de Junho de 1920, p. 267. 32 Cf. SAIAL, 1991: 23. 33 Anadia, Arruda dos Vinhos, Barcelos, Braga, Condeixa-a-Nova, Estarreja, lhavo, Marco de Canavezes, Monte Redondo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Oliveira do Hospital, Penafiel, Penela, Vagos, Vendas Novas, Viana do Castelo. Existem ainda

44

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

demais so estruturas imitativas de modelos anteriormente concebidos sob determinao central, interessando sobretudo pelo valor simblico a ser esmiuado. Pensar-se que o modelo-padro, pela sua generalizada simplicidade, seria desprovido de polmicas seria um erro. O exemplar da JPN para o Porto projecto de Jos de Oliveira Pereira, inaugurado a 11 de Novembro de 1924 aps longa exibio pblica da maqueta (1922), seria destrudo em 1925 por no agradar populao do Porto. Na sequncia deste acontecimento a JPN iria gradualmente afastar-se desta empreitada.
No agradou na sua concepo e propores, embora tivesse a sano muda do pblico, perante o qual foi largamente exposta a sua maquette, e sasse inclume das reparties camarrias por onde transitou o seu projecto, sem o que no poderia ser construdo. Uma atmosfera pesada o envolveu, como pronuncio de tempestade prxima, e eu, com o Dr. Mrio de Vasconcelos e S, ento ainda meu dedicado e nunca esquecido auxiliar [] pressentimos no silncio com que o acolheram e no vago descontentamento que j durante a execuo do Monumento tnhamos feito sentir verbalmente ao artista, a aproximao da borrasca. Estalou neste dia o raio destruidor da crtica feroz, sob a forma de um artigo violento e mordaz em que o monumento foi ridicularizado com bonecos caricaturais, sem respeito algum pelos artistas e pelos sentimentos da Junta, no propsito firme de o arrasar. Seguiu-se uma polmica nos jornais, em que interviemos, no para salvar o Monumento, mas para que fosse modificado pelo artista que o executou, como era de direito e de justia []. No o consegui; o Monumento foi demolido, depois de vedado ao pblico durante algum tempo34.

No obstante a simplicidade e o significado histrico que envergavam, numa aluso aos tempos idos dos Descobrimentos, estas construes no se eximiram de crtica (a destruio do padro do Porto foi um claro exemplo). Criticada ou no, esta uma tipologia visivelmente dominante. Cerca de metade memoriais so de natureza cvica, maioritariamente erguidos ou iniciados na dcada 20, logo que a Junta Patritica do Norte lana o modelo-padro (adoptado oficialmente)35, distribuindo-se maioritariamente pelo Norte do pas.

outras variantes do padro como Almeida, Elvas e Lagos que apresentam uma forma onde o padro essencialmente constitudo de uma Cruz de Guerra em tamanho grande. Espinho, Vila do Conde e Marinha Grande apresentam forma de padro em paraleleppedo disposto na vertical, no topo, esculpido ou adossado, o escudo local. Exemplos particulares de padro: Mira (padro que termina num busto de Repblica); Mondim de Basto (padro de formas fortes constitudo por uma Cruz de Guerra e escudo); Tavira (padro difcil de compreender se uma chama ou um fascio); por fim, Seixal (uma forma de pedra mal acabada termina no topo com a esfera armilar). Guarda (o projecto de Jlio Vaz Jnior no foi realizado, apenas um padro em 31 de Julho de 1940); Figueira da Foz (Antnio Varela e Lus Fernandes, Setembro de 1928 e 3 de Abril de 1932); Seia (Costa Mota Sobrinho, 17 de Agosto de 1926). 34 AGUIAR, 1932. 35 Cf. LC, CPGG, Pasta VI Monumentos Concelhios aos Mortos da Grande Guerra, 31 de Agosto de 1936: lhavo. Monumento aos mortos da Grande Guerra, erecto por subscrio pblica iniciada pelo jornal O Ilhavense e com o auxlio valioso da Cmara Municipal. Foi inaugurado a 9 de Abril de 1924. O modelo uma estilizao do modelo fornecido s cmaras pela Comisso dos Padres. construdo em mrmore e feito pelo escultor Antnio da Silva Fidalgo de Lisboa. Est colocado no centro do parque da Vila. 45

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

Concluso
Em cerca de 21 anos de existncia, a actividade da JPN foi reconhecida, quer no Norte do pas, quer a nvel nacional, uma vez que protagonizou a organizao e realizao de algumas das mais importantes iniciativas de assistncia, propaganda e rememorao da participao portuguesa na guerra, recebendo recorrentemente a visita das mais altas entidades polticas nacionais. No ano de 1921 foi condecorada com a Ordem de Torre e Espada. Em ofcio ao Ministrio do Interior do ano de 1937, a JPN apresenta a deciso de encerrar actividade, face crise de recursos e ao fim da razo central que a fez nascer, decidindo entregar a tutela da Casa dos Filhos dos Soldados (CFS) Liga dos Combatentes da Grande Guerra (LCGG), o que veio a acontecer em Janeiro do ano de 193836.
[U]ma Obra particular de Assistncia Militar para os rfos dos combatentes pobres da Grande Guerra. Ela tem cumprido at hoje, sem vacilaes, sem desnimos, com elevado e puro sentimento ptrio, louvor da populao e reconhecida simpatia, da 1. Regio Militar, cuja oficialidade para ela contribuiu espontnea e generosamente com quotas voluntrias mensais desde 1930, o compromisso estatutrio de proteger os rfos de Guerra e honrar a memria dos seus pais, dignificando o glorioso Exrcito Portugus. Entre as vrias finalidades ou destinos desta instituio, tendentes pelo menos a aproveitar o dinamismo da sua actividade37.

A actividade da JPN divide-se, assim, em duas fases. A primeira entre 1916 e a oficializao dos seus estatutos a 2 de Maio de 1934. A segunda, deste ano at que solicita a suspenso de actividade (1937). Suspenso que fruto do desaparecimento das razes de assistncia em campanha, de propaganda patritica, mas, acima de tudo, tal como se pode verificar nas contas de 1934 a 1936, de um grande valor de despesas a que a JPN j no pode responder. Com efeito, a Casa dos Filhos dos Soldados atravessou uma grave crise financeira, provocada pela aquisio necessria do espao onde se situava, devendo lanar mo de um emprstimo da Caixa Geral de Depsitos, alm do dinheiro que possua no seu fundo. Para resolver a situao, decidiu-se solicitar ajuda de vrias instituies, entre elas a LCGG, a qual comunicou, em Junho de 1934, que contribuiria com cinco contos, mas dispondo-se a poder fornecer um donativo compatvel com as necessidades daquela casa. Assim, no mesmo ms, comunicava o presidente da JPN que a Liga colaboraria com a

A LCGG teria um momento central de transio nos primeiros anos da dcada 30, marcados por uma diminuio das suas actividades, mas tambm por uma concentrao de esplio e funes de instituies como a Junta Patritica do Norte, a Cruzada das Mulheres Portuguesas e a Comisso dos Padres da Grande Guerra. A partir da nova ordem constitucional que o Estado Novo cria em 1933, num ano de definies importantes do modelo corporativo, alm daqueles formatos criados de raiz, outros se estabelecem, nos quais se insere a interveno ao nvel das associaes existentes. Procura-se definir o essencial dos seus estatutos, fiscaliz-las e reestrutur-las, controlando-as atravs de organismos sobre os quais o Estado tem controlo directo, promovendo a sua concentrao (Cf. LUCENA, 1976: 207-227). 37 AHM Fundo Orgnico, 006, L, 52, Caixa 906, n. 7 Ministrio do Interior e Direco Geral de Assistncia, 12 de Agosto de 1937. Comunica que a JPN pretende dissolver-se e entregar a Casa dos Filhos dos Soldados LCGG, solicitando o parecer sobre o assunto.
36

46

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

Grfico 1: Distribuio mdia da percentagem do correspondente no conjunto das despesas da JPN (1916-1931)
50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0
Ex pe di em nt e Ca sa Ve nc im en to s Al im en ta o Co br an a Pu bl ica es Pr op ag an da Sa ni da de Do na tiv os De p sit os Ve stu r io Es co lar es

Despesas
Fonte: (Grfico realizado pela autora a partir de) AGUIAR, 1932.

Grfico 2: Valor de receitas e despesas da JPN de 1916-1931 e 1933-1936


160 140 120 100 80 60 40 20 1916-1917 1917-1918 1918-1919 1919-1920 1920-1921 1921-1922 1922-1923 1923-1924 1924-1925 1925-1926 1926-1927 1927-1928 1928-1929 1929-1930 1930-1931 1933-1934 1934-1935 1935-1936 0

Receita

Despesa

Fonte: (Grfico realizado pela autora a partir de) Ano econmico de 1916-1931 em AGUIAR, 1932; ano econmico de 1933-1936 em AHM Fundo Orgnico, 006, L, 52, Caixa 906, n. 7, ofcio 3331 de 19 de Janeiro de 1938.

importncia anual de 1.500$00, pagando dez anos em avano, solicitando em contrapartida que a CFS recebesse alguns rfos enviados pela Liga38. No ano de 1935, a capacidade da CFS foi aumentada para 60 rfos, colocando-se assim disposio da Liga uma vaga existente. Apesar deste alargamento, a CFS continuava com graves problemas financeiros. Necessitando a Liga de possuir um orfanato onde pudesse internar os rfos dos combatentes da guerra, sem privilgios regionais, pensou a Comisso Central Adminis38

Cf. LCGG, 1936: 22-26. 47

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

trativa da LCGG propor a fuso com a JPN, j que partilham objectivos e finalidades. Depois de uma primeira proposta no acordada, em ofcio de 10 de Agosto de 1937, a JPN solicita junto do Ministrio do Interior autorizao para que se dissolva e entregue a CFS LCGG, uma vez que aquela est sob a tutela do Ministrio da Guerra. Sendo a nica instituio criada durante a guerra para receber os rfos, conseguiu manter-se custa de apoios particulares e de dedicao de um grupo de benemritos. Em Junho de 1937, Hernni Cidade, presidente da LCGG, receber uma carta do presidente da JPN, onde Alberto de Aguiar expe a imperatividade desta transio
hoje, quase s, perdidos, dispersos, desalentados todos aqueles que me animaram e entusiasmaram, incutindo-me o brio de no abandonar esta Obra, esgotadas as passadas energias, perpassa-me a ideia de ver perdido tanto esforo, com a mgoa de no ter podido ou sabido assegurar uma sucesso que muitas vezes tentei sem xito, vivera, sentira e por ele se sacrificara. Tinha de ir at ao final, e na preocupao de ver liquidar, inglria e lentamente uma obra que entendo no pode soobrar, porque no ultimou toda a sua misso h ainda centenas de rfos de Combatentes que a Casa dos Filhos dos Soldados tem o dever moral de proteger por honra sua e memria dos que em vida depunham suas esperanas e repugnando-se a desero pura e simples, deixando aos devotados auxiliares que me cercam, as responsabilidades com que no querem ou no podem arcar, e que a manuteno do orfanato continuamente levanta, volto-me para a nica entidade capaz de continuar, passados 20 anos, a obra de proteco aos rfos da Grande Guerra que a Junta Patritica do Norte iniciou em 191639.

Na continuao deste documento, a JPN solicita, com um projecto-apelo, a transio da CFS para a LCGG, depois de discusso e aprovao das condies estabelecidas:
a) Conservar a denominao: Casa dos Filhos dos Soldados, fundada pela Junta Patritica do Norte em 1917 (por ela administrada at sua passagem para a posse da Liga dos Combatentes da Grande Guerra). b) Conservao com a mesma ou outra designao (tal como Ncleo da FIDAC auxiliar feminina) do Ncleo de Senhoras que superintendem na direco interna moral e disciplinar do simptico Orfanato da Guerra. c) Conservao do seu pessoal regente e sem o qual a Instituio no poder funcionar, tal a dedicao, actividade, zelo e carinho com que a tm servido; ele resume-se a uma regente com um vencimento anual de 4.800$00 escudos e a uma sub-regente com o vencimento anual de 3.000$00 escudos. [] e) Compromisso moral de manter at ao final a Casa dos Filhos dos Soldados, isto , at ser agasalhado o ltimo rfo de guerra que a ela tenha direito moral e regulamentar, [] g) Conservar a cada internado, abrindo outras aos futuros admitidos, a sua caderneta de depsito na Caixa Geral de Depsitos, como pequeno e til dote de previdncia; nelas sero consignados donativos privativos, ou percentagem de trabalhos ou prmios que conquistem, assim como disponibilidades da Liga, a exemplo do praticado pela Junta Patritica do Norte40.

39 40

AHM Fundo Orgnico, 006, L52, Caixa 906, n. 7, Lisboa, 10 de Agosto de 1937. LCGG, 1938.

48

A Junta Patritica do Norte: um projecto republicano de rememorao da I Guerra Mundial em Portugal

Apesar de programada, a transio no se efectuou a 11 de Novembro de 1937, mas no incio do ano seguinte41. Desde a sua fundao, a Junta Patritica do Norte (JPN) assumiu lugar de destaque na propaganda patritica e na assistncia e socorro s vtimas portuguesas da guerra. Por iniciativa de alguns dos mais importantes e convictos republicanos do Norte do pas inseridos nas suas comisses, a Junta desempenhou uma das mais eficazes campanhas de propaganda Repblica e interveno na guerra, atravs da organizao e realizao de conferncias, campanhas de subscrio e comemoraes, cuja centralidade na definio de linhas memoriais teve o seu auge no ps-guerra.

Fontes e bibliografia
Instituto dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo (IAN/TT) Ministrio do Interior (MI), Direco Geral de Administrao Poltica e Civil (DGAPC) Arquivo Histrico Militar (AHM) Corpo Expedicionrio Portugus Fundo Orgnico Archives du ministre des Affaires trangres (AMAE) Correspondance politique et commerciale T. 1. 1914-1940, Portugal 1918-1929, Europe Z Liga dos Combatentes (LC) Comisso dos Padres da Grande Guerra (CPGG) Dirio da Cmara dos Deputados Dirio de Governo Dirio do Senado Guerra (A) Ordens do Exrcito Sculo (O) AGUIAR, Alberto de (1932) Junta Patritica do Norte: 15 anos de Benemerncia 1916-1931. Relato geral da sua obra e da Casa dos Filhos dos Soldados. Porto: [s.n.], [sem paginao]. BECKER, Annette; AUDOIN-ROUZEAU, Stphane (2000) 14-18 Retrouver la Guerre. Paris: Gallimard. DALISSON, Rmi (1998) La clbration du 11 novembre ou lenjeu de la mmoire combattante dans lentredeux-guerres (1918-1939). Guerres mondiales et conflits contemporaines: revue dhistoire, n. 192, p. 5-24. Junta Patritica do Norte (1934) Estatutos da Junta Patritica do Norte: aprovados por alvar de 2 de Maio de 1934. Porto: Emp. Industrial Grfica do Porto. Junta Patritica do Norte (1917) Projecto de organizao dos ncleos concelhos da Junta Patritica do Norte. Porto: Tipografia Mendona. Liga dos Combatentes da Grande Guerra (1938) Relatrio da Gerncia de 1937. Lisboa: Tipografia da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. (1936) Relatrio da Gerncia de 1934 a 1935. Lisboa: Tipografia da Liga dos Combatentes da Grande Guerra.
41

Cf. AHM Fundo Orgnico, 006, L, 52, Caixa 906, n. 7, ofcio 3232 de 19 de Janeiro de 1938. Solicita que o Presidente da LCGG, General Daniel Rodrigues de Sousa, v ao Porto no prximo dia 27 e 28 para assistir a outorga da Casa dos Filhos dos Soldados. 49

CEM N. 2/ Cultura, ESPAO & MEMRIA

LUCENA, Manuel de (1976) A evoluo do sistema corporativo portugus. Salazarismo. Lisboa: Perspectivas & Realidades, vol. I. NORA, Pierre, dir. (1984) Les lieux de mmoire. Paris: Gallimard, vol. I. Rpublique. SHERMAN, Daniel (1999) The construction of the memory in interwar France. Chicago: The University of Chicago Press. SAIAL, Joaquim (1991) Estaturia portuguesa dos anos 30 (1926-1940). Mirandela: Bertrand Editora.

50

You might also like