You are on page 1of 2

Anais do IX Seminrio Nacional de Histria da Matemtica

Sociedade Brasileira de Histria da Matemtica

Explorando a rgua de clculo por meio de Atividades histricas 1


Exploring the slide rule by means of historical Activities
Jos Damio Souza de Oliveira2

Resumo Com base nas tabelas logartmicas de Briggs, o Matemtico e astrnomo Edumund Gnter, construiu um instrumento conhecido por linhas de nmeros de Gnter, que utilizava um pedao de madeira com escala logartmica demarcada na mesma. Tempos depois o matemtico William Oughtred aperfeioou tal instrumento, passando a denomin-lo rgua de clculo, visando auxiliar seus alunos nos estudos que utilizavam grandezas e medidas. Todavia, em virtude dos seus trabalhos pertencerem Matemtica Pura, no atribuiu muita importncia ao objeto criado, passando assim suas idias para seus alunos. Em 1630, Richard Delemaim publicou a descrio de uma rgua de clculo circular, desencadeando suas prticas de utilizao, contribuindo para a criao de projetos como das maquinas a vapor, devido facilitar e aumentar a preciso dos clculos utilizados. Com o desenvolvimento de instrumentos capazes de dar melhor preciso s escalas logartmicas, a rgua de clculo tornou-se popular nas escolas de engenharia da Europa e Estudos Unidos at por volta dcada de 1960, desaparecendo aos poucos nas dcadas seguintes em virtude do surgimento das calculadoras eletrnicas. Este trabalho tem como finalidade propor o uso pedaggico das prticas histricas com a criao e uso da rgua de clculo, considerando seu desenvolvimento prtico na histria e seu potencial pedaggico para uso na sala de aula. Nesse sentido, prope atividades para ensino dos conceitos bsicos e propriedades dos logaritmos baseadas em diretrizes metodolgicas defendidas por Mendes (2009), com vistas formao inicial e continuada de professores de matemtica, bem como para alunos do Ensino

1 2

Trabalho orientado pelo professor Iran Abreu Mendes - UFRN UFRN. E-mail: damiaomatematica@hotmail.com

Anais do IX Seminrio Nacional de Histria da Matemtica

Mdio, como abordagens conceituais e didticas complementares s presentes em livros didticos de matemtica, conforme discusses realizadas por Soares (2010) quando prope o uso de informaes histricas para complementar as abordagens do ensino de logaritmos presentes nos livros didticos do Ensino Mdio. Palavras-Chave: Histria. Rgua de clculo. Atividades. Instrumento. Keywords: History. Slide rule. Activities. Instrument.

Referencias MENDES, I. A. Investigao histrica no ensino da Matemtica. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2009. SOARES, E. C. um estudo histrico-epistemolgico dos logaritmos: em busca de sugestes didticas para a matemtica escolar. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias Naturais e Matemtica). UFRN. Natal: UFRN, 2010. TANONAKA, Elisa Missae. Rgua de clculo: Uma contribuio de William Oughtred para matemtica. 2008. 110 f. Dissertao (mestrado em histria da cincia). PUS/SP. So Paulo, 2008.

You might also like