You are on page 1of 22

eduardo galeano laurie anderson lucrecia martel gonalo m.

tavares suad amiry karen amstrong esther duflo vandana shiva braden allenby martin jacques lula da silva

O Tempo e o Modo convida onze personalidades de geografias e quadrantes sociais diversos para, em conversas de 30 minutos, refletirem sobre o mundo e o futuro. Trata-se de um retrato a vrias vozes da realidade contempornea que revela as relaes profundas existentes entre os nossos modelos de pensamento e as suas consequncias nos dias de hoje para o indivduo, para a vida e para o planeta. Uma prova singular de que existe atualmente uma premente interrogao acerca do nosso futuro comum, baseada simultaneamente na acelerao dos fenmenos humanos, naturais e tecnolgicos, mas tambm na inoperabilidade dos nossos modelos de interpretao e de ao sobre o mundo. Uma srie que cruza dvidas e perplexidades comuns com o estimulante pensamento de algumas das mais interessantes personalidades dos nossos tempos.

PRESS Wake Up Nadia Sales Grade Tlm. 966 404 444 press.otempoeomodo@gmail.com YOUTUBE / FACEBOOK / BLOG http://www.youtube.com/user/popfilmes http://www.facebook.com/o.tempo.e.o.modo http://serieotempoeomodo.blogspot.pt/

01
eduardo galeano
Nasceu em Montevideo, Uruguai, em 1940. jornalista e escritor. Combina fico, histria e anlise poltica nos seus textos. Viveu exilado grande parte da sua vida. Regressou a Montevideo em 1985, onde vive e escreve, at hoje.

01
eduardo galeano [30]
Para Eduardo Galeano, a vida a relao entre o querer e o poder, entre o que existe e o que acreditamos existir, entre a nossa fantasia e a circunstncia realmente vivida. Galeano entende a realidade como sendo muito mais rica e diversificada do que a forma como por vezes a vemos, limitados por um sistema de valores que cerceia a nossa compreenso e a nossa disponibilidade para ver o desconhecido como uma oportunidade e no como uma ameaa. Ao longo da Histria, crimos uma narrativa sobre ns, humanos, que ignora as vivncias dos que no se encontram no poder, como as mulheres, as culturas indgenas, ou os pobres. Uma narrativa baseada em fraturas, no apenas entre ns e os outros mas tambm entre o corpo e a alma ou o passado e o presente. Galeano prope reconstruir a memria, escutar as palavras nunca escutadas e ver o mundo com outros olhos, unindo o que est separado. Galeano o autor senti-pensante que sonhou um dia ser jogador de futebol; depois quis ser santo e, finalmente, escritor.

02
laurie anderson
Nasceu em Chicago, em 1947. Nas instalaes que realiza, cruza vrios media: msica, vdeo, fotografia, escultura e pintura unidos por narrativas suas. Nas dcadas de oitenta e noventa foi percursora da msica eletrnica contempornea. Em 2010 lana o lbum Homeland.

02
laurie anderson [30]
Nas palavras de Laurie Anderson, somos capazes de dar forma, de desenhar, no apenas as coisas nossa volta, mas tambm a nossa prpria identidade, a nossa personalidade. A tecnologia um mero instrumento - tal como o lpis - para desenhar o mundo, e permite-nos avaliar a nossa capacidade enquanto indivduos de ao. Esta realidade leva-nos a duas situaes: por um lado, somos capazes de determinar a nossa prpria existncia; por outro somos constantemente limitados pela forma como desenhmos o mundo e a vida. Este desenho certamente condicionado por fatores externos e obedece a categorias que nos fazem pensar o mundo de forma subjetiva e fechada. Deste modo, tornamo-nos ignorantes e criamos uma linguagem e uma cultura que no nos permitem equacionar realidades como a pobreza ou a guerra para alm daquelas que encontramos no permetro onde nos movemos. Laurie Anderson fala-nos tambm das consequncias da atual crise financeira e da forma como os movimentos sociais, que da emergiram, permitem voltar a questionar a narrativa dominante da cultura Americana.

03
lucrecia martel
Nasceu em 1966, em Salta, Argentina. Estuda Cinema e Cincias da Comunicao em Buenos Aires. Enquanto realizadora integra-se naquele que conhecido como o Novo Cinema argentino.

03
lucrecia martel [30]
Para Lucrecia Martel, o cinema consente um olhar mais curioso do que vedado por preconceitos. Lucrecia pensa o cinema como uma forma de acesso ao real, como um modo de questionar a nossa perceo da realidade, sendo pelo cinema que esta adquire significado. Neste sentido, o cinema devolve-nos uma abertura ao mundo que se perdeu com a socializao ou com outros sistemas de modelao que influenciam a nossa forma de entender e sentir a realidade. Assim, o cinema possibilita tambm um olhar poltico sobre o mundo, permitindo-nos voltar a ver o que evidente mas que esquecemos ou escolhemos esquecer. A nossa perceo moldada, com a anuncia de todos, por uma verso da histria. Contudo, a humanidade tem mais cambiantes do que aquelas que nos oferece a viso contempornea de um mundo global. Para Lucrcia Martel, a essncia da vida no abarcvel e o cinema permite-nos justamente olhar para essa transcendncia que , afinal, diz Martel, parte de ns mesmos.

04
gonalo m. tavares
Nasceu em Angola em 1970. Escreve todos os dias durante doze anos e publica o primeiro livro em 2001. professor de Epistemologia da Faculdade de Motrocidade Humana de Lisboa. Entre 2001 e 2011 publica vinte e nove livros, entre romances, poesia, teatro e pequenas fices.

04
gonalo m. tavares [30]
Gonalo M. Tavares fala-nos da nossa condio humana neste incio do sculo XXI. Para o escritor, este sculo dominado pela crena no signo, mas num signo que perdeu o seu referente material concreto. Neste sentido, para Gonalo M. Tavares, o progresso tornou-se essencialmente imaginrio e profundamente associado evoluo tecnolgica, e no necessariamente evoluo tica. O exemplo por excelncia o das sociedades contemporneas baseadas na eficcia e no dinheiro, o qual deixou de se referir a um objeto material para se relacionar de forma meramente simblica ou imaginria com um sistema financeiro. Esse desprendimento em relao realidade da matria e a contnua acelerao provocada pela busca da eficcia tcnica resultaram num mundo que se movimenta autonomamente com cada vez mais velocidade. Gonalo M. Tavares descreve a decadncia da sociedade contempornea como uma queda, na medida em que, tal como um corpo que cai no escolheu cair, tambm j no escolhemos a direo que seguimos enquanto sociedade. Resta-nos aceitar a queda e escolher o modo como queremos cair: destemperada ou elegantemente, com calma, como o senhor Calvino de um dos seus contos.

05
suad amiry
Nasceu em 1951 em Damasco, na Sria. Formou-se em Arquitetura nas universidades de Beirute e Michigan. Entre 1991 e 1993 foi membro da delegao palestiniana de paz em Washington. diretora do Centro para a Conservao da Herana Arquitetnica da Palestina e autora de vrios livros.

05
suad amiry [30]
Suad Amiry escritora por acidente, mas contadora de histrias por natureza. Conta-nos o lado humano da ocupao, o quotidiano dos Palestinianos que vivem sob o escrutnio e controlo de Israel. Revela-nos sobretudo a resilincia de um povo que escolhe o humor para lidar com a tragdia e que mantm a sanidade rindo-se do absurdo em que se encontra. Um povo que escolheu as pequenas coisas do dia a dia para se opor construo de um muro. Para escrever, basta ter uma histria para contar, e Amiry conta-nos a histria de milhes de pessoas que um dia viram a sua vida usurpada e reflete sobre o conflito que existe na regio essencialmente sobre o controlo de territrio. Um conflito que divide de forma irremedivel dois povos que a nossa recente histria coletiva tornou vizinhos.

06
karen armstrong
Nasceu em 1944, em Wildemoore, Inglaterra. Entre muitos outros livros autora de Uma Histria de Deus onde faz um estudo comparativo das trs religies monotestas. Em todas as formas de espiritualidade Karen Armstrong afirma encontrar o trao comum da compaixo.

06
karen armstrong [30]
Karen Armstrong identifica a compaixo como o trao comum das diferentes religies e v no sofrimento uma fora criadora. Segundo esta escritora inglesa, o sofrimento transversalmente partilhado, nem que seja pela nossa comum condio mortal, que, s por si, deveria permitir-nos entender a dor do prximo. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de compaixo e pormo-nos no lugar do outro tornou-se um imperativo tico. No basta, porm, acreditar nesta regra de ouro: necessrio p-la em prtica, encontrar formas criativas de tornar possvel uma tica da compaixo. Karen Armstrong sugere que comecemos por nos escutar uns aos outros, no para encontrarmos uma verdade nica, mas para construirmos uma narrativa que no se relacione apenas com factos mas tambm com uma realidade interior. Karen Armstrong sugere igualmente que retomemos o mito como forma de conhecimento e, acima de tudo, como exerccio que nos prepara espiritualmente para a ao.

07
esther duflo
Nasceu em 1972 em Paris. professora de Economia no MIT em Boston, fundadora do Poverty Action Lab e diretora do Centro de Investigao de Polticas Econmicas em pases do terceiro mundo. colaboradora regular do semanrio Libration.

07
esther duflo [30]
Motivada pela responsabilidade que representa ter nascido na upper class parisiense, Esther Duflo escolheu ser economista, conciliando investigao e ao. Partindo da interrogao sobre o que a pobreza, fala-nos do modo como a realidade materializada pelos polticos. Na verdade, para Duflo, muitas polticas de desenvolvimento, onde a questo da pobreza o objeto central, so pouco eficazes, porque partem de pressupostos errados sobre a pobreza e os pobres. Uma armadilha a que Duflo chama o triplo i: ideologia, ignorncia e inrcia. Para Duflo, as polticas de desenvolvimento esto desfasadas da realidade, baseiam-se em pseudoverdades acerca de quem so os pobres os pobres so preguiosos fundamentadas em ideologias e preconceitos. A ideologia resulta, assim, numa profunda ignorncia acerca desta populao e, subsequentemente, em polticas ineficazes que so mantidas apenas por inrcia e rotina do sistema. Atravs de mtodos cientficos, modelados a partir de metodologias de ensaios clnicos, Duflo desconstri alguns dos esteretipos acerca da pobreza e revela-nos o modo de funcionamento dos ciclos de pobreza: ou seja, por que razo quanto mais pobres forem as pessoas, maior ser a probabilidade de assim permanecerem.

08
vandana shiva
Nasceu em 1952, em Dehradun, ndia. Doutorou-se em fsica na universidade de Ontrio no Canad com a tese Variveis Escondidas e Localizadas na Teoria Quntica. Hoje cruza a luta pelos direitos humanos com a proteo do ambiente.

08
vandana shiva [30]
Vandana Shiva alia a fsica quntica ao ativismo social para resistir pacificamente a um sistema que considera ter colonizado a terra, a vida e o esprito. Conta-nos como comeou a defender a floresta, as sementes e os modos de vida e produo locais contra o controlo e o registo de patentes feitos pelas multinacionais. A anlise de Shiva vai mais alm: remete-nos para as profundas implicaes que o sistema capitalista patriarcal tem na construo de um mundo desigual, com consequncias dramticas, como a fome ou as alteraes climticas, que, para Shiva, so sintomas de imploso de uma civilizao que falha material e espiritualmente. A nossa civilizao, para sobreviver, ter de rever o seu modelo de compreenso e de interao com o mundo, tendo como exemplo o conhecimento holstico das civilizaes chinesa e indiana, que, para Shiva, sobreviveram Histria essencialmente porque diferem do Ocidente na relao que estabeleceram com a natureza.

09
braden allenby
Nasceu em 1950 em Illinois. professor de Direito e de Engenharia Ambiental e Civil na Arizona State University; diretor e fundador do Centro de Engenharia e Gesto de Sistemas Terrestres e membro fundador do Consrcio para as Tecnologias Emergentes. co-autor do livro A Condio Tecno Humana.

09
braden allenby [30]
Braden Allenby apresenta-nos o mundo de hoje em toda a sua complexidade, revelando as ligaes, discretas mas poderosas, existentes entre os sistemas humano, natural e tecnolgico. Vivemos, neste momento, integrados nos sistemas que crimos; os objetos tecnolgicos tornaram-se uma extenso do nosso corpo, da nossa personalidade e da nossa cognio. Habitamos um mundo cada vez mais dominado por sistemas humanos que operam a vrios nveis e que esto imbricados na vida dos indivduos e do planeta. Esta condio tem implicaes ticas importantes, uma vez que parar j no opo para ns. Comeamos agora a ser capazes de avaliar as consequncias de dcadas de explorao dos recursos que possumos e temos de tomar decises ticas cruciais sobre no apenas como lidar com as consequncias dos nossos atos do passado, mas tambm sobre o mundo que queremos para o futuro. Navegar vista, adaptando-nos ao sistema medida que ele evolui, ser a nossa condio irremedivel. O mundo deixou de ter um sentido, uma finalidade, para ser um desenho em aberto. Para Allenby, o futuro incerto, diferente, mais difcil, mas fascinante.

10
martin jacques
Em ps-produo

11
lula da silva
Em gravao.

graa castanheira realizao levi martins assistncia de realizao rita borges direo de produo alisson avila / couture contatos internacionais maria ejarque beatriz tomaz assistncia prod. internacional fernanda riscali direco de fotografia graa castanheira andr dinis carrilho beatriz tomaz fotografia e cmara beatriz tomaz levi martins montagem levi martins som maria ejarque albuquerque slvio santana investigao
margarida lucena e vale produtora delegada rtp2 pop filmes ps produo de imagem joao ganho ps produo udio

maria ines boudin ana cardoso anand bhaskar morla enas al-muthaffar produtores locais zoom studio ajaf studio american movie company camberwell filmstudios london puma media - peter franklin - sas palestine media and communication company restart estdios laura campagna siglo XXI el deseo aquafilms adriana vendramini silvia gandelman copyrights linda brumbach pomegranate arts cooper holoweski studio manager canal street communications laurie anderson studio nancy l. roberts chautauqua institution hlne giacobino arizona state university agradecimentos

You might also like