You are on page 1of 7

DOENAS CAUSADAS POR UMA ALIMENTAO INCORRETA E HBITOS ALIMENTARES SAUDVEIS

INDICE:

1 .Introduo 1.1. 1.2 2. 2.1 2.2 3. 3.1 3.2 Raquitismo Sugestes de hbitos alimentares saudveis Anemia Anorexia Hipertenso Obesidade

Com a vida que todos levam, muitas pessoas no se preocupam com a alimentao. Apenas se lembram quando aparece algum tipo de doena e a pessoa se v obrigada a se alimentar de uma forma mais saudvel. No fazer refeies, comer alimentos ricos em gorduras, comer refeies embaladas e em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem os nutrientes, que so necessrios ao bom funcionamento do organismo, o que resulta em algumas doenas como por exemplo:

1.1 HIPERETENSO : A hipertenso acontece quando os nveis de presso arterial encontram-se acima dos valores de referncia para a populao em geral. Como causas da hipertenso temos o excesso de peso, consumo excessivo de lcool, sal em excesso, fumar, no fazer exerccio e algum de famlia ter hipertenso. Esta doena um dos principais fatores para as doenas do corao.

1.2 OBESIDADE:

A obesidade uma doena causada pelo excesso de gordura no corpo. As causas da obesidade, podem ser genticas, ambientais e psicolgicas. Entre os fatores ambientais est o grande consumo de calorias e a diminuio das energias que temos no corpo, Comemos muito e fazemos pouco exerccio. A Obesidade por provocar doenas do corao, diabetes e apneia do sono (as pessoas no conseguem respirar quando dormem)

2.1 ANEMIA: Anemia a reduo do nmero de glbulos vermelhos no sangue. Os glbulos vermelhos so as clulas que transportam o oxignio, levando-o para todos os rgos e tecidos do corpo.

As causas para a anemia podem ser pouca produo de glbulos vermelhos pela medula ssea, destruio dos glbulos vermelhos e a falta de ferro As consequncias de uma pessoa que tem anemia, independentemente da causa, a falta de oxignio ao corpo, o que levar a ter fraqueza ou cansao. Outras consequncias podem ser as infees, tonturas, dificuldade em respirar, dores de cabea, palidez, dores no peito, entre outras. Uma pessoa com anemia, o corao trabalha mais para compensar a falta de oxignio nos tecidos que pode levar a problemas do corao pelo esforo suplementar.

2.2 Anorexia: A necessidade de perder peso, por parte da pessoa anortica, vem da grande vontade de se sentir muito magra como se v na televiso as vezes. uma doena psicolgica, e que se v atravs de uma m alimentao e que leva s pessoas a perderem muito peso. Como consequncias baixa a tenso arterial, respiram mal fica mais frias, o corpo no desenvolve a pela fica seca cai o cabelo, deixam de dormir e de conseguir comer:

.1 Raquitismo: uma doena que afeta os ossos em crescimento. A causa predominante a deficincia de vitamina D e de clcio seja por exposio insuficiente luz solar ou baixa ingesto atravs da dieta; mas a deficincia de clcio na dieta tambm pode gerar um quadro de raquitismo. As consequncias a longo prazo incluem curvatura ou desconfiguraco permanente dos ossos longos, e escoliose (costas curvada).

3.4 Algumas sugestes teis para adotar hbitos alimentares saudveis:


Coma a horas certas: as mesmas refeies devero ser consumidas, diariamente, no mesmo horrio. Assim o organismo funcionar melhor

Praticar exerccio fsico. O ideal praticar um pouco todos os dias, ou pelo menos trs vezes por semana. Deve procurar uma atividade fsica agradvel, para que possa ser mantida a longo prazo. Comer o suficiente: comer muito dificulta a digesto e pode causar sensao de m disposio Beba lquidos: todas as reaes do corpo ocorrem na presena de gua, que tambm responsvel pela limpeza do organismo Evite fritos e alimentos com muita gordura: assim, evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, e facilita a digesto. O estomago, o fgado e o corao agradecem. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma vrias vezes por dia as frutas e as verduras so ricas em vitaminas, sais minerais e fibras.

No beba lcool e sumos em grande quantidades

Faa uma dieta equilibrada: programe uma dieta com alimentos dos grupos construtor, regulador e energtico- para garantir o consumo de protenas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e gua.

r.

http://www.mdsaude.com/2008/09/anemia.html

http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=978

http://www.infopedia.pt/$anorexia,2

http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=1E0C73E7E48D3D99E0 440003BA2C8E70&channelid=0&schemaid=&opsel=2

www.wikipdia.org.pt

Trabalho efetuado por.

Filipe Mencio Pereira Cincias Naturais 6 B n 11

You might also like