You are on page 1of 4

A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NAS RELAES SOCIAIS: MITIFICAO DOS GNEROS1

DOLIVEIRA, Mariane Camargo2; TAVARES, Carla Rosane da Silva3

Palavras-Chave: Histria. Conquista. Luta. Equidade. Introduo O processo de historizao fez com que a ordem masculina fosse, diuturnamente, construda, estabelecida e, de modo contnuo, reproduzida, atravs dos tempos. Tal processo foi imprescindvel para que a diferenciao fosse sobremaneira reforada, no mbito das relaes sociais. Esta distino, a partir, principalmente dos corpos, fez com que a mulher, desde os primrdios, sempre fosse vista como um ser invisvel, no sentido de ser considerada desprovida, tanto de capacidade intelectual, quanto de capacidade fsica. Assim, foram criadas na cultura de que a elas caberia saber cuidar da casa, procriar e fazer apenas o que o pai, no primeiro momento, e o marido, no segundo, quisesse. No possuam sequer participao ativa em situao decisria. Dentro desse enfoque, busca-se, na presente pesquisa, compreender o porqu de a mulher ter sido alijada das relaes sociais durante tanto tempo, notadamente aqui, quando se fala da mitificao dos gneros e, assim, de sua invisibilidade no processo de historizao.

Metodologia Para que o escopo primordial fosse atingido, a metodologia utilizada consistiu no emprego do mtodo dedutivo, manejado pelo carter bibliogrfico. Nesse sentido, configura-se em um estudo de cunho qualitativo, medida que aborda a questo da invisibilidade das mulheres, a qual perpassou e ainda perpassa pelo mito dos gneros.

Resultados e Discusses Embora esta reflexo trate das questes femininas, no se pode deixar de explicitar aqui que os gneros no so somente o feminino e o masculino, porque a questo dos homossexuais, no

Trabalho resultante de TCC, no Curso de Direito, vinculado ao GEPELC Grupo de Estudo, Pesquisa e Extenso em Linguagens e Comunicao da UNICRUZ. 2 Acadmica do 10 perodo do Curso de Direito da UNICRUZ/RS. Pesquisadora do GEPELC. E-mail: maricamargod@gmail.com 3 Doutora em Letras pela UFRGS. Coordenadora e Docente do Curso de Letras da UNICRUZ/RS. Coordenadora e pesquisadora do GEPELC. E-mail: ctavares@unicruz.edu.br

momento atual, bastante presente e reconhecida. Neste sentido, essencial, pois a lio trazida por Rodrigues (2003, p. 8) de que a categoria gnero inicialmente utilizada pelos movimentos feministas, passou a fazer parte, nos ltimos anos dos estudos e pesquisas acadmicas. Assim, gnero no pretende significar o mesmo que sexo [...]. imprescindvel transcrever o entendimento desta autora (2003, p. 1-2), ao referir que:

As situaes de discriminao, subordinao e segregao enfrentadas pelas mulheres so engendradas por uma construo social dos gneros. Enquanto o sexo biolgico de uma pessoa dado pela natureza, o gnero construdo socialmente. Assim, os diferentes papis atribudos a homens e mulheres no so determinados pela biologia, mas pelo contexto social, poltico e econmico que confere a homens e mulheres a sua forma de ser e interagir socialmente.

Na conjuntura atual, as relaes de gnero so produzidas e configuradas socialmente no prprio ambiente da educao escolar, que, no raras vezes, utiliza-se de modelos obsoletos para determinar comportamentos socialmente tpicos, de acordo com os padres de gnero prefixados para cada sexo. Dessa maneira, embora os direitos de cidadania sejam largamente debatidos na cultura escolar, muitas prticas discriminatrias propagam-se. Por isso a questo possui tamanha essencialidade, para que nas escolas no se reproduzam discursos discriminatrios e, igualmente, no se restrinjam manifestaes tidas como pouco convencionais. mister, pois, que tanto a educao escolar quanto a familiar, reflitam especialmente sobre esta temtica e, assim, disseminem e comecem a construir uma cultura de igualdade em direitos. Nessa direo, necessrio transcrever o entendimento de Vianna e Silva (2008, p. 7):

O conceito de gnero pode permitir que percebamos o carter sociolgico da construo dos sentidos e dos significados relacionados s masculinidades e feminilidades, e assim sendo, no esto dados em nossa configurao biolgica e podem ser transformados. possvel mudar a forma como nos nomeamos, nos hierarquizamos e, muitas vezes, reproduzimos uma dominao que fundamentalmente masculina.

Vislumbra-se o tempo no qual o gnero possa ser compreendido sob diversas facetas, configurando-se, pois, em um elemento igualitrio constitutivo das relaes sociais. Entretanto, tais relaes esto perpassadas pelo poder e, via de regra, pela dominao masculina. Essa reflexo deve-se pautar pela objetividade das palavras de Bourdieu (1998, p. 13):

Quando tentamos pensar a dominao masculina, corremos o risco de recorrer ou nos submeter a modos de pensamento que so, eles prprios, produtos de milnios de dominao masculina. Queiramos ou no, o analista, homem ou mulher, parte e parcela do objeto que tenta compreender [...] Por conseguinte, nosso primeiro imperativo deve ser descobrir uma estratgia prtica que nos permita efetuar a objetivao metdica do sujeito

da objetivao cientfica: um estratagema para revelar as estruturas do inconsciente arcaico.

A invisibilidade feminina advm, pois, do liame consuetudinrio dos sculos passados, em que a me internalizava nas filhas, no decorrer do processo educacional, ensinamentos de como deveriam se comportar mesa, cozinhar, limpar a casa, e at se vestir de maneira adequada, entre outros, mas sempre tendo em vista os afazeres domsticos. Decorrncia lgica disso: a invisibilidade da presena da mulher, enquanto um ser pensante, inteligente e capaz, ao longo da Histria. Esta constatao est correlacionada, inclusive, com o mito dos gneros. Como refere Mesenhller (2010, p. 34), homens so de Marte, mulheres so de Vnus: a dura Biologia da natureza dos sexos inventada por volta de 1800. Desde ento, o fantasma persiste no ar.. evidente, segundo esta tica, o paradoxo existente entre os gneros, consequncia da vivncia e do aperfeioamento dos cnones de dominao nos ditames do patriarcado. Isso tudo faz com que a mulher no compreenda, de modo objetivo e claro, o modelo que est reproduzindo e, bem assim, difundindo. E, em no percebendo que o homem se coloca como marco inicial de toda a vida em sociedade, ela dominada. H, desse modo, a incorporao e, por conseguinte, a assimilao de um pensamento da superioridade predominantemente masculina. A orientao de Bourdieu (2007, p. 45) pode ser percebida no recorte a seguir, quando alude que:

[...] a representao androcntrica da reproduo biolgica e da reproduo social se v investida da objetividade do senso comum, visto como senso prtico, dxico, sobre o sentido das prticas. E as prprias mulheres aplicam a toda a realidade e, particularmente, s relaes de poder em que se vem [sic] envolvidas, esquemas de pensamento que so produto da incorporao dessas relaes de poder e que se expressam nas oposies fundantes da ordem simblica.

Igualmente Scott (2010, p. 93), elucida as teorias concebidas por Bourdieu, particularmente os conceitos trazidos de habitus e disposio, referindo que podem ser usados para compreender como atores sociais influenciados pelo gnero se formam e se predispem a manter (ou desafiar) as relaes sociais com as quais foram familiarizados. Inserta, quase que constantemente, em um contexto no qual a dominao masculina sempre faz as vezes, a mulher v-se como um ser inferior, considerando que o discurso prtico refora a ideia da relao de dominao ser natural, e que o homem o ser pensante do ambiente domstico e social. Neste raciocnio, Bourdieu (2007, p. 82) confirma que a dominao masculina, que constitui as mulheres como objetos simblicos... tem por efeito coloc-las em permanente estado de insegurana corporal, ou melhor, de dependncia simblica.

Concluso Constata-se que no so somente os homens que robustecem os cnones da invisibilidade das mulheres, mas, tambm, as prprias instituies que compem a sociedade do fora. Como aduz Bourdieu (2007, p. 103), o trabalho de reproduo esteve garantido, at poca recente, por trs instncias principais, a Famlia, a Igreja e a Escola, que, objetivamente orquestradas, tinham em comum o fato de agirem sobre as estruturas inconscientes. Refere, ainda, que famlia cabe o papel principal na reproduo da dominao e da viso masculinas. Sob este mesmo prisma, relevante anotar que a Igreja influenciou a proliferao do pensamento de inferioridade das mulheres, que tudo aquilo que fosse revolucionrio, ou tivesse um mnimo carter de contraditrio, era contestado pela Instituio Sacra. No uma casualidade por tanto tempo a Igreja ter includo no seu ndex obras que, se disseminadas, certamente iriam incutir ideais de equidade. Nesse aspecto, ressalta Bourdieu (2007, p. 103), ela inculca (ou inculcava) explicitamente uma moral familiarista, completamente dominada pelos valores patriarcais e, principalmente, pelo dogma da inata inferioridade das mulheres. Somente a partir de estudos cientficos, realizados, principalmente, pelas reas da Biologia e da Antropologia, entre outras, descobriu-se que homens e mulheres so dotados das mesmas capacidades intelectuais. Assim, muitos dos mitos acerca desta ordem predefinida e preexistente, to inculcados no imaginrio de homens e mulheres, esto sendo, paulatinamente, desconstrudos.

Referncias BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. ________________. Conferncia do Prmio Goffmann: a dominao masculina revisitada. Sexualidade, Gnero e Educao. 1998. In: Revista Educao Grandes Temas. Gnero e Sexualidade: mapeando as igualdades e as diferenas entre os sexos e suas relaes com a educao. So Paulo: Segmento, v. 2, mar. 2008. MESENHLLER, Mathias. O Poder nas mos delas. In: Revista Geo. Mulheres no poder. N. 12. Escala, 2010. RODRIGUES, Maria Alice. A mulher no espao privado: da incapacidade igualdade de direitos. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. SCOTT, John (Org). Sociologia: conceitos-chave. Traduzido por Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. VIANNA, Cludia; SILVA, Cludio Roberto da. Contribuies para a anlise da educao escolar. In: Revista Educao Grandes Temas. Gnero e sexualidade: mapeando as igualdades e as diferenas entre os sexos e suas relaes com a educao. So Paulo: Segmento, v. 2, mar. 2008.

You might also like