You are on page 1of 4

Birth and life of the English Language A Histria da Lngua Inglesa

A lngua inglesa resultado de uma histria muito complexa que se deu num passado muito distante. Estudiosos afirmam que antes da ltima era do gelo, j havia presena humana nas ilhas britnicas.

Os Celtas A histria da Inglaterra inicia-se com a presena da civilizao celta, mais ou menos por volta de 1000 a.C. Aps inmeras migraes e dialetos de lnguas indo-europias, formaram-se grupos de lnguas distintos, sendo um deles, os celtas, que se originaram de populaes que j habitavam a Europa na idade do Bronze. Por cerca de oito sculos, os celtas habitaram regies que hoje so conhecidas como Espanha, Frana, Alemanha e Inglaterra.

Os Romanos Nos anos de 55 e 54 a.C, acontecem as primeiras invases de Roma, sob o comando de Jlio Csar. Em 44 d.C, com o imperador Claudius o latim comea a ter forte influncia na cultura celta-bret. Atualmente, tudo o que restou da lngua latina so os nomes de alguns lugares, tais como: Chester, Manchester e Winchester, que vieram da palavra castra, significando acampamento militar.

Os Anglo-Saxes Aps a partida dos romanos, vieram os ferozes germnicos, chamados anglo-saxes, inicialmente destinos defesa dos celtas. Todavia, agiram de forma oportunista, tornando-se invasores, destruindo vilas e massacrando a populao local. So os dialetos germnicos falados pelos anglo-saxes que deram origem ao ingls. A palavra, England, por exemplo, veio da palavra Angle-land (terra dos anglos). Os anglo-saxes, apesar de serem um povo guerreiro, tinham uma cultura prpria muito refinada e expressiva. Eles gostavam de jogos de palavras, insinuaes e a prtica de dizer as coisas sem diz-las, caracterstica muito presente no uso e na expresso do ingls moderno da Inglaterra. A partir de ento, a histria da lngua inglesa divida em trs perodos: Old English, Middle English e Modern English.

Introduo ao Cristianismo Em 597 A.D, a Igreja manda missionrios liderados por Santo Agostinho para converter os anglo-saxes ao cristianismo. Este processo ocorre de modo pacfico, marcando o incio da influncia do latim sobre a lngua germnica, dando origem ao ingls moderno. Esta influncia ocorre de duas formas: introduo de um vocabulrio referente religio e adaptao do vocabulrio anglo-saxo para cobrir novas reas de significado. A reproduo de textos bblicos representa tambm o incio da literatura inglesa. O cristianismo representou tambm a rejeio da cultura celta e sua associao bruxaria. O Haloween que ocorre at hoje na noite de 31 de outubro um exemplo da cultura celta, segundo o cristianismo. Ao final do sculo VIII, comeam os ataques Vikings a Inglaterra. Originrios da Escandinvia, estes povos eram extremamente violentos e seus ataques destruram vrias regies da Europa. Os Vikings que se estabeleceram na Inglaterra eram provenientes da Dinamarca e falavam dinamarqus. Mais de 200 anos de sua presena em terras britnicas exerceram grande influncia sobre o Old English.

Old English (500 1100 A.D) O Old English tambm denominado Anglo-Saxon. Se comparado ao ingls moderno, uma lngua quase irreconhecvel em sua pronncia e vocabulrio. No plano gramatical, no Old English, os substantivos tm gnero e os verbos so conjugados.

A conquista da Inglaterra pelos normandos A batalha de Hastings A Batalha de Hastings ocorreu no dia 14 de Outubro de 1066, perto de Hastings, na Inglaterra, entre as tropas inglesas do rei Haroldo II Godwinson e o exrcito invasor de Guilherme II, Duque da Normandia. O resultado foi uma vitria decisiva de Guilherme o Conquistador e a morte de Haroldo II durante a batalha. Este sucesso concretizou a conquista normanda e o fim da dinastia de reis anglo-saxes na Inglaterra. O regime adotado aps a conquista de Guilherme caracterizou-se pela centralizao, fora e, naturalmente, pela lngua dos conquistadores: o dialeto francs chamado Norman. Nos 300 anos que se seguiram, a lngua utilizada pela aristocracia na Inglaterra era o francs. Falar francs era condio fundamental para os anglosaxes que buscavam ascenso social atravs da simpatia e favores da classe dominante.

Middle English A caracterstica mais marcante deste perodo foi a forte presena e influncia da lngua francesa no ingls. Esta transfuso de cultura durou trs sculos e resultou num aumento razovel do vocabulrio, agregando novos vocbulos s palavras j existentes.

Modern English O Modern English representou um perodo de padronizao e unificao da lngua inglesa. Com o surgimento da imprensa, em 1475 e a criao de um sistema postal possibilitou a disseminao do dialeto de Londres, o centro poltico, social e econmico da Inglaterra. Desde o incio da era crist at o sculo 19, seis idiomas chegaram a ser falados na Inglaterra: Celta, Latim, Old English, Norman French, Middle English e Modern English. Essa diversidade de influncias explica o fato de ser o ingls uma lngua menos sistemtica e menos regular quando comparado s lnguas latinas e at mesmo ao alemo. Poderia nos levar a dizer que o ingls hoje pode ser equiparado a uma imensa colcha de retalhos das mais diversas origens.

You might also like