You are on page 1of 4

AMOR E SEXO NA MITOLOGIA

AMOR E SEXO NA MITOLOGIA Na mitologia greco-romana, as referncias aos deuses portadores de sexualidade so intensas. Entre eles P, Priapo, Dionsio, Zeus, Apolo, Eros, Hera, Demeter, Afrodite, alm dos Silenos e Centauros. Cada uma dessas divindades representa uma forma de iniciao sexualidade. Trata-se de um modelo de fantasia pelo qual possvel experimentar as vrias modalidades do instinto sexual. O culto a essas divindades e os ritos iniciticos realizados em seus templos so vividos como mistrio do masculino e do feminino. Eles retratam a aquisio do conhecimento sobre a vida e a morte, implicando na transformao da conscincia a respeito da sexualidade. Na nossa cultura religiosa judaico-crist, no dispomos de uma imagem divina como exemplo a ser seguido na iniciao sexual. Na mtica crist, por exemplo, a figura de Cristo apresenta-se totalmente destituda de afetos, idias ou atitudes sexualizados. No mito judaico-cristo, o surgimento de um novo padro de conscincia e a tomada de conhecimento do poder criador, sob a forma da descoberta da sexualidade por Ado e Eva, configuram realidades a eles interditadas. Eles descobrem a sexualidade e seus poderes sem a permisso do deus criador. Na simbologia, depois de comerem a ma e acordarem para um novo tempo, homem e mulher se descobrem nus e se envergonham. Comer o fruto da rvore do conhecimento representa descobrir em si mesmo a capacidade para conceber outro ser sua imagem e semelhana. Naquele momento, homem e mulher unidos descobrem-se como criatura e criador. Saber que somos seres sexualizados e, portanto com competncia para gerar outro ser semelhante a nos mesmos nos confere poderes temerrios que demandam um padro de conscincia alicerado na condio reflexiva. A capacidade de questionar a si mesmo, colocando-se no lugar do outro.

O conhecimento consciente da sexualidade representa a entrada de um grandioso quantum de energia que se traduz por um estado de confuso mental permeado de sentimentos dspares: prazer, medo, vergonha etc. Durante as tranformaes da adolescncia, ritos inicitios so necessrios para aprender lidar com esse fenmeno to pouco compreendido. O corpo denuncia o sofrimento da alma. O estudo das manifestaes mrbidas da psique, a psicopatologia, demonstra que a grande maioria dos disturbios orgnicos expressa tentativas de soluo ou disfarces para os conflitos internos. Muitos dos sintomas corporais so mensagens ou expresses da psique e podemos encontrar neles um significado simblico. possvel facilmente constatar que esses disturbios esto ligados negao ou represso da sexualidade. Em um ciclo de conferncias da Universidade Ford-ham, em Nova York, em setembro de 1912, Jung prope que a etiologia da neurose no seja mais buscada no passado, em desejos sexuais infantis reprimidos, mas no presente, convertendo a neurose em um malsussedido ato de adaptao a dificuldades atuais. A psicologia junguiana utiliza os mitos como recursos de amplificao de materiais psquicos. A TPM - tenso pr-menstrual, sndrome caracterizada por reteno hidrica e alteraes humorais, pode ter seu sentido simblico amplificado pela dinmica de Dionsio, deus da orgia, do xtase, da embriaguez, do prazer, da fertilidade, mas tambm do mido e do quente (contrastes), cultuada por todos a cada manifestao cotidiana de festejo pela vida. Quando, ao contrrio, ele negado pela rigidez de nossas estruturas socioculturais (como inflexibilidade ou condutas obsessivo-compulsivas), simbolicamente se manifesta pelo "enlouquecimento do corpo", pela irritabilidade, por dores fsicas etc.

A grande deusa Demter, perseguida por Posdon, metamorfeseia-se em gua e violentada pelo deus cavalo. Demter concebe dois filhos desse encontro: o filho cavalo rion e a filha Despoina (ou Despina) que segnifica neve, frieza, algo glido, expresso incontestvel do seu

feminino ferido. O nico lugar onde Despoina pode ter seu nome pronunciado nos ritos de Elusis, dentro do recinto sagrado. Desse relato mtico possvel inferir que a frigidez feminina decorrente de abusos, violncia explcita ou de carter estritamente emocional.

P, deus da floresta e dos campos, que deu origem palavra "pnico", abandonado pela sua me, Filira, que fora violentada por Crono. Ele levado pelo pai ao Olimpo, onde criado e recebe dotaes de todas as divindades. P desce Terra e, desejoso de companhia, fica a observar as ninfas. Para atra-las, toca divinamente sua flauta doce. Quando, fascinadas, as jvens se aproximam ele sai de trs dos arbustos, se mostra por inteiro e corre em direo a elas. Era um jvem belssimo da cintura para cima, mas, excitado pela presena feminina, exibe seu penis de cavalo com tamanho descomunal. As ninfas, ao v-lo, fogem "em pnico" o que sugere uma problemtica sexual no cerne dessa sdrome.

Dafne, ninfa de beleza espetacular, atrai Apolo que se apaixona por ela e tenta seduz-la. Em um primeiro momento, a jovem ignora a presena divina, mas Apolo insiste e Dafne foge

desesperada. Para engan-lo transforma-se em fmeas de muitas espcies de animais. O deus no desiste e a persegue tambm metamorfoseado na forma animal macho correspondente. Por fim Dafne, exaurida pelo assdio, implora que seu pai, o rio Peneu, a tranforme em uma rvore - o loureiro. Apolo, no podendo possu-la, arranca-a do solo, leva-a a seu jardim e faz de seus ramos e folhas uma coroa de louros, manteno-a como eterna prisioneira. Nesse caso, a casca e o tronco da rvore podem ser vistos como a armadura protetora usada pela ninfa contra as demandas da sexualidade. Aqui temos a simbologia dos aspectos psicolgicos da obesidade, em especial suas relaes com a sexualidade.

Zeus, o divino deus olmpoco, amou Mtis, a deusa da prudncia, que concebeu uma filha, Atena. Alertado, entretanto por um orculo de que, se tivesse um segundo filho com aquela deusa, o menino seria maior que o pai. Ento, para garantir seu lugar de deus supremo, devorou Mtis, ainda grvida da primeira filha. Entretanto, a gestao da deusa Atena continuou no corpo de Zeus. Muito tempo se passou at o dia em que ele foi assolado por uma insuportvel dor de cabea. Nada conseguia ameniz-la. Desesperado, procurou seu outro filho, Hefeso, o deus arteso das forjas, pedindo-lhe ajuda. Hefeso ento criou o machado, com o qual cortou o tampo da cabea de Zeus. Nesse instante surgiu Atena, adulta, com 21 anos de idade, vestida e armada, soltando um grito de guerra em defesa do pai. Ao nos servirmos dessa realidade simblica podemos olhar para ns mesmos, compreendendo e elaborando melhor os distrbios da nossa prpria sexualidade. Nicas Romeo Zanchett http://amoresexo-arte.blogspot.com/

You might also like