You are on page 1of 7

IFBA: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CINCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA DISCIPLINA: ELETRNICA I PROFESSOR: LUCIANO TEIXEIRA DOS SANTOS ALUNO

1: ________________________________________________________ NOTA ________ ALUNO 2: ________________________________________________________ ALUNO 3: ________________________________________________________ DATA DE ENTREGA: 26/02/2013

Trabalho 1
Instrues:
1) Leia o trabalho com calma e ateno. Todas as informaes necessrias esto contidas nele e a interpretao faz parte da avaliao. Portanto, no consulte o professor; 2) Seja organizado na resoluo das questes e evite rasurar a sua avaliao; 3) O trabalho dever ser respondido de caneta de tinta azul ou preta; Questes respondidas a lpis sero aceitas, no entanto o aluno no ter direito a contestao e nem reviso da referida questo.

TIPOS DE DIODOS DIODO RETIFICADOR


Na famlia dos componentes eletrnicos o diodo retificador certamente um dos mais simples e no difcil entender seu funcionamento. Apesar da simplicidade, ele est presente em praticamente todos os circuitos eletrnicos, incluindo circuitos que operam com correntes elevadas. A funo bsica do diodo retificador deixar a corrente passar em um sentido e bloquear a corrente no sentido contrrio, como se fosse uma rua de mo nica. Por isso ele muito utilizado em fontes de alimentao, transformando corrente alternada (AC) em corrente contnua (DC).

Os diodos possuem dois terminais chamados de catodo e anodo. O catodo, nos diodos mais comuns, marcado com um anel pintado (diodos retificadores comuns). Nos diodos de alta potncia o catodo o terminal com rosca, que deve ser aparafusado.

DIODO ZENER
Existem vrios tipos de diodos com as mais diversas aplicaes. O mais comum deles o diodo retificador, que permite a passagem de corrente em apenas um sentido. Inicialmente os diodos zeners tambm operam desta forma, mas eles tm caractersticas singulares, que os tornam adequados para manter uma determinada tenso fixa em um circuito. Sabemos que a tenso encontrada nas tomadas domsticas costuma apresentar variaes. Por um outro lado os aparelhos eletrnicos precisam de tenses constantes para trabalharem adequadamente. Para manter a tenso constante nos circuitos eletrnicos existem alguns dispositivos, sendo o mais comum o diodo zener. Em conjunto com outros componentes eles podem receber tenses que variam e "transform-las" em tenses constantes.

Quando polarizado diretamente, um diodo zener conduz como um diodo retificador, ou seja, a partir de aproximadamente 0,6 V de tenso entre os seus terminais comea a haver a circulao de uma corrente. Nesta situao a tenso se estabiliza em aproximadamente 0,7 V. A grande diferena entre os diodos retificadores e os diodos zeners est na regio de polarizao reversa. Os diodos convencionais suportam a tenso reversa at um determinado limite. Vale lembrar que, quando polarizado inversamente, um diodo no conduz. No entanto, quando chega ao limite de tenso reversa que o diodo suporta, o mesmo conduz de forma muito intensa e acaba logo se queimando quando chega na regio de avalanche. O diodo zener, quando submetido polarizao reversa, apresenta funcionamento semelhante, exceto pelo fato de no se queimar. Quando conduzem reversamente eles ainda esto distante da tenso de ruptura. Outra caracterstica importante que a tenso de conduo reversa (tenso zener) pode ser escolhida pelo fabricante, dependendo da dopagem aplicada. Normalmente os diodos zeners so utilizados como referncia de tenso em fontes de alimentao. Logo a seguir representada a estrutura fsica de um diodo zener.

DIODO VARICAP
O nome Varicap derivado das palavras em ingls: Voltage Variable Capacitance, isto , diodo com capacitncia varivel por tenso. Apesar de ser pouco conhecido pela maioria dos tcnicos de eletrnica, ele aparece em muitos equipamentos eletrnicos, sempre no estgio de RF, tanto na transmisso como na recepo. Est presente principalmente na sintonia dos receptores de ltima gerao, com frequncia sintetizada, sintonizados por controle remoto, assim como nos receptores de AM, FM e aparelhos de TV. Tambm muito usado nos moduladores lineares de uma maneira geral, nos equipamentos profissionais, como por exemplo nos transmissores de FM e som de TV. Alm dessas aplicaes, ele aparece em uma infinidade de outras, entre as quais: Amplificadores paramtricos Osciladores controlados por tenso (VCO) Geradores de sinais com frequncia sintetizada Filtros passa faixa, com largura de banda ajustvel Geradores de frequncias harmnicas. Para que os tcnicos possam consertar os equipamentos citados acima, precisam primeiro conhecer o seu funcionamento e suas principais caractersticas, que sero vistos na sequncia. Quando reversamente polarizados os diodos apresentam em sua juno uma capacitncia que devida presena de portadores de carga separados por uma camada isolante (formada pela recombinao dos portadores) ao submetermos este diodo a uma determinada tenso variamos a separao destes portares que funcionam assim como um capacitor de placas variveis. Os varicaps so construdos de forma a se utilizar desse efeito para conseguir uma capacitncia controlada assim tendo uma capacitncia controlada pela tenso. Aparelhos de televiso possuem um seletor de canais automtico que contm "diodos varicap's" com a funo de sintonizar as frequncias dos canais recebidos em consequncia da variao de tenso em seus catodos (polarizao reversa), acarretando mudana de capacitncia internamente nestes diodos.

Portanto, um diodo varicap ou varactor uma juno PN que funciona com polarizao reversa, cuja principal caracterstica permitir que a capacitncia associada regio de carga espacial seja alterada de acordo com a tenso reversa aplicada. A capacitncia associada regio de carga espacial inversamente proporcional a raiz quadrada da tenso aplicada. Esse tipo de diodo e usado em circuitos de sintonizadores de radio, TVs, osciladores controlados por tenso (VCO), sintetizadores de frequncia e qualquer aparelho em que for necessrio obter uma capacitncia varivel controlada por meio eletrnico. Logo a seguir mostrada a estrutura fsica de um diodo varicap.

DIODO TNEL
So diodos de juno PN com elevadas concentraes de impurezas (dopagem) em ambas as camadas. Nesta situao, a regio de depleo muito estreita, na faixa de "algumas dezenas de tomos" de espessura. A proximidade das partes ativas das camadas permite o efeito tnel. O resultado o comportamento de resistncia negativa, isto , a corrente diminui com o aumento da tenso, em uma parte da curva de polarizao direta. A caracterstica de resistncia negativa permite a construo de osciladores simples como o circuito da figura. A elevada dopagem faz com que a maior parte dos portadores sejam buracos e eltrons, que tm ao bastante rpida. Assim, pode operar em frequncias elevadas. Ele funciona somente na rea de resistncia negativa, ou seja diminui a tenso aumenta a corrente, somente quando tem-se uma tenso muito prxima de zero (chamada de avalanche, do diodo zener), ou seja, ele s funciona como diodo tnel quando polarizado diretamente e sob tenses bem baixas, para tenses fora dessa regio ele funciona como um diodo comum. Resumidamente, o diodo tnel s atua com propriedades especificas em baixas tenses. Os diodos tnel so pouco usados atualmente. As principais desvantagens so a baixa potncia e o custo, fatores com vantagem em outras tecnologias. Logo a seguir mostrada a estrutura fsica do diodo tnel,

DIODO SCHOTTKY
O diodo Schottky ou de barreira e usado para comutar em alta frequncia, pois nele no ocorre recombinao (lacuna encontrando eltron livre). Esse fenmeno no observado porque o dispositivo e feito de um material N e um metal. A juno resultante se comporta como um diodo, em que o anodo e o metal e o catodo o semicondutor, permitindo que o dispositivo seja comutado de cortado para em conduo e vice-versa muito mais rpido que um diodo comum. Outra caracterstica do diodo de barreira esta relacionada a queda de tenso. Nesse modelo, o valor e da ordem de 0,3 V, menor que em diodos tradicionais. O diodo Schottky e utilizado em fontes chaveadas que operam em dezenas de quilo hertz e na proteo contra transientes de tenso elevados. Nos dodos schottky utiliza-se em vez de material semicondutor tipo P um metal, no haver lacunas que possam armadilha eltrons vindos dos outros materiais durante a corrente direta. Diodos de juno metlica e semicondutor no so recentes. Os primitivos rdios de galena, do incio do sculo XX, usavam um fio metlico e um cristal de galena (sulfeto de chumbo) para formar um diodo detector de radiofrequncia. Diodos de metal/semicondutor (diodos schottky), so obtidos pela deposio, por evaporao ou por meios qumicos, de uma camada metlica sobre a superfcie de um semicondutor. Normalmente h uma camada de xido na borda para evitar efeitos indesejveis do campo eltrico mais intenso nessa zona.

O principal destaque do diodo schottky o menor tempo de recuperao, pois no h recombinao de cargas do diodo de juno. Outra vantagem a maior densidade de corrente, o que significa uma queda de tenso direta menor que a do diodo comum de juno. A contrapartida uma corrente inversa maior, o que pode impedir o uso em alguns circuitos. So usados principalmente em circuitos de alta frequncia, de alta velocidade de comutao.

FOTODIODO
Uma juno PN pode emitir luz sob ao de uma corrente eltrica (dodo LED). E o processo inverso tambm possvel, ou seja, a luz pode gerar uma corrente eltrica em uma juno PN.

A figura mostra a seco transversal de um fotodiodo comum de silcio. basicamente um diodo de juno com caractersticas construtivas para direcionar a incidncia de luz para a camada P. Esta, por sua vez, bastante fina e sua espessura tem relao com o comprimento de onda da luz a detectar. Um fotodiodo pode operar no modo fotovoltaico, isto , sem nenhuma polarizao. Uma vez que a tenso gerada muito baixa, comum o uso de um amplificador operacional. Neste circuito, os pulsos de sada so invertidos em relao aos pulsos de luz na entrada.

No modo fotocondutor, o fotodiodo polarizado por um potencial de uma fonte externa. Os dois circuitos (sem inverso e com inverso de pulso) mostram a utilizao com amplificadores operacionais. fotodiodo deve trabalhar com polarizao reversa.

DIODO EMISSOR DE LUZ (LED)


O LED um dodo semicondutor (P-N) que quando sujeito a energia emite luz de espectro reduzido. A luz emitida pode ser visvel, ou no visvel (Infravermelhos e ultravioletas). A luz monocromtica e produzida pelas interaes energticas dos eltrons. A sua utilizao era, at bem pouco tempo, exclusiva dos indicadores de funcionamento de outros aparelhos (ligado, desligado, por exemplo), sinalizadores luminosos (relgios ou mostradores) passou a ser usado em iluminao direta substituindo a iluminao convencional e as telas de tv e monitores medida que a relao luminosidade/consumo vai aumentando. O processo de emisso de luz pela aplicao de uma fonte eltrica de energia chamado eletroluminescncia. Em qualquer juno P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, prximo juno, ocorrem recombinaes de lacunas e eltrons.

LED SMD funciona da mesma forma que um convencional a diferena que fabricado para montagem em superfcie. Especificamente, um dodo emissor de luz que montado e soldado sobre a placa de circuito. Uma vez que no tem ligaes as suas dimenses so mais reduzidas que um LED convencional. O calor emitido pelo componente muito reduzido tornando-os particularmente teis em espaos de reduzida dimenso.

Um LED deve ser ligado de forma correta, o circuito de ligao deve ter o + para o nodo e - para o ctodo. O ctodo a ponta mais curta e deve ter um corte no lado da cpsula do LED. Se olharmos para o interior do led o anodo o eletrodo maior (embora no seja uma forma standard de identificao pode ser utilizada). Para testar um LED nunca o ligue diretamente fonte de alimentao, pois o LED destruir-se- quase instantaneamente, devido a demasiada corrente que passar na sua juno.

DIODO GUNN
O diodo GUNN usado como oscilador local cobrindo as frequncias de micro-ondas de 1Ghz a mais de 100Ghz. O diodo Gunn tem uma caracterstica bastante particular: construdo apenas com semicondutor tipo N, ao contrrio do par PN. Na realidade, um oscilador de micro-ondas. O nome Diodo Gunn foi em homenagem a J Gunn que, em 1963, descobriu o efeito de produo de micro-ondas por semicondutores N.

So construdos com trs camadas. A camada central tem um nvel de dopagem menor. O dispositivo exibe caracterstica de resistncia negativa. O material semicondutor pode ser arsenieto de glio (GaAs) ou nitreto de glio (GaN), este ltimo para frequncias mais elevadas. H trs regies neste dispositivo, dois dos quais so fortemente dopado tipo-N regio e uma regio intermdia fina de material levemente dopado. Quando uma dada tenso aplicada atravs dos seus terminais, na zona intermdia do gradiente elctrico mais elevado do que nas extremidades. Finalmente esta zona comea a realizar, isto significa que este dodo tem uma regio de resistncia negativa. A frequncia de oscilao obtido deste efeito , em parte, determinado pelas propriedades da camada ou regio intermediria do diodo, mas tambm pode ser ajustada externamente. Os osciladores diodo Gunn so usados para construir na faixa de freqncia entre 10GHz e frequncias ainda mais elevadas (at Terahertz ). Este dodo usado em combinao com circuitos construdos de guias de onda ressonante, ylG cavidade coaxial ressonador (trio cristal de granada nico e ferro, trio Iron Garnet por sua sigla em Ingls) e o ajuste realizado por ajuste mecnico, excepto dos ressonadores YIG em que as configuraes so eltricos. Diodos Gunn normalmente so fabricados a partir de arsenieto de glio osciladores at 200 GHz, enquanto Terahertz nitreto de glio pode chegar a 3.

DIODO PIN
O nome deve-se existncia de uma camada I ("intrnseca" - silcio sem dopagem) entre as camadas P e N.

Quando diretamente polarizado, buracos e eltrons so injetados na camada intrnseca I e as cargas no se anulam de imediato, ficam ativas por um determinado perodo. O efeito resulta numa carga mdia na camada que possibilita a conduo. Na polarizao nula ou inversa, no h carga armazenada e o diodo comporta-se como um condensador (capacitor) em paralelo com a resistncia prpria do conjunto. Com tenso contnua ou de baixa frequncia, o diodo PIN tem um comportamento prximo do diodo de juno PN. Em frequncias mais altas, de perodos inferiores ao tempo de durao das cargas, a resistncia apresenta uma variao caracterstica com a corrente. Isso d aos componentes aplicaes variadas em altas frequncias (atenuadores, filtros, limitadores).

QUESTO 1 (Valor 1,0 ponto)


Qual a funo principal dos diodos retificadores e onde eles so aplicados?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 2 (Valor 1,0 pontos)


Como so encontrados os terminais de um diodo observando a sua estrutura fsica? Explique de forma detalhada.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ QUESTO 3 (Valor 1,0 ponto)


Qual a funo principal do diodo zener num circuito eletrnico?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 4 (Valor 1,0 ponto)


Qual a principal diferena entre o diodo retificador e o diodo zener?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 5 (Valor 2,0 pontos)


Explique de forma resumida o funcionamento do diodo varicap.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 6 (Valor 1,0 ponto)


Quais so as principais desvantagens na utilizao do diodo de tunel?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 7 (Valor 1,0 ponto)


Explique de forma sucinta o funcionamento do diodo Schotty. Cite tambm suas aplicaes.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 7 (Valor 1,0 ponto)


Explique de forma detalhada como detectar o anodo e o ctodo de um diodo LED.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 8 (Valor 1,0 ponto)


Qual a diferena que existe na estrutura interna de um diodo convencional e um diodo PIN? O que essa diferena acarreta no diodo PIN? Explique de forma detalhada.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

You might also like