You are on page 1of 4

Nome: ____________________________________________________________ Turma: ______

Dinmica interna da Terra - Deriva dos Continentes -

Ficha formativa n 4
A ideia de que vivemos num planeta estvel, rgido e imutvel foi-se modificando ao longo do tempo. O conhecimento que temos da superfcie da Terra sofreu modificaes e evo luiu at aos dias de hoje, em consequncia da aquisio sucessiva da informa o cientfica resultante da investigao e do desenvolvimento de tecnologia de ponta. Muito antes do sculo XX, j se suspeitava que os continentes nem sempre teriam estado nas posies actuais. Em 1915, Wegener admitiu que h cerca de 200 M.a. os continentes faziam parte de um nico supercontinente chamado Pangea, rodeado por um nico oceano - a Pantalassa. Defendeu tambm que, h cerca de 70 milhes de anos, a Amrica do Sul comeou a separar-se da frica e os restantes continentes ter-se-iam progressivamente afastado at ocuparem as posies actuais. Admitia que as massas continentais flutuavam na massa ocenica. Wegener defende a sua teoria com os seguintes argumentos:

Argumentos morfolgicos - ao observar um mapa Wegener concluiu que a configurao dos bordos da Amrica do Sul e da frica ajustam-se como peas de um puzzle (fig. 1).

Argumentos

geolgicos

Wegener 1

concluiu que os tipos de rochas encontrados do lado da Amrica do Sul e do lado de frica so idnticos (fig. 2).

Argumentos paleoclimticos - Wegener observou a existncia de depsitos sedimentares, como vestgios de glaciares e carvo, em regies com climas onde no usual aparecerem.

Argumentos paleontolgicos - Wegener encontrou fsseis idnticos em continentes que actualmente esto muito afastados (fig. 3). Apesar Wegener destes no argumentos, conseguiu

convencer toda a comunidade cientfica da poca. Ficava por explicar o mecanismo ou a fora que permitia os grandes deslocamentos continentes, apesar dos de

Wegener defender que essas foras se deviam ao movimento de rotao da Terra e ao movimento das mars.

Tectnica de Placas
A partir da segunda metade do sculo XX, a explorao dos fundos dos oceanos e o conhecimento do magnetismo das rochas abriram caminho para a formulao de uma nova teoria - Teoria da Tectnica de Placas, baseada na Teoria de Wegener. Esta nova teoria divide a crosta em placas que se movimentam. Enquanto a Teoria da Deriva dos Continentes admitia o movimento dos continentes, a Teoria da Tectnica de Placas admite o movimento da Litosfera, que flutua sobre o manto. (Litosfera a parte slida da Terra constituda pela zona superficial da Terra, a crosta, e a parte superficial da zona mais interna, o manto). A explorao dos fundos ocenicos permitiu um maior conhecimento sobre a nova teoria.

O perfil do fundo do oceano constitudo por estruturas geolgicas visveis no esquema seguinte (fig.4).

Plataforma continental - um declive pouco acentuado que prolonga os continentes para baixo das guas orgnicas, atinge 200 m. Talude continental - declive que se segue plataforma continental, at 4000 m de profundidade, e marca a separao entre crosta continental e ocenica. Plancie abissal - o fundo ocenico. Superfcie relativamente plana a cerca de 4500 m de profundidade, situada a seguir ao talude. Em alguns locais apresenta elevaes significativas que ao chegar a superfcie constituem ilhas. Dorsal Ocenica - cordilheira montanhosa constituda por cristas aguadas, alinhadas de um e outro lado da regio central - Rifte. Rifle - um sulco profundo e estreito (com mais de 2000 m de profundidade), que existe no centro das dorsais ocenicas, de onde permanentemente se liberta material que renova a crosta ocenica. Fossas Abissais - Depresses no seguimento do talude. So zonas compridas e estreitas, normalmente com mais de 6000 m de profundidade. Constituem grandes bacias de sedimentao. So zonas de destruio da crosta ocenica.

Movimento das Placas Litosfricas


Como a crosta ocenica est em permanente renovao, ao que se sabe na zona dos riftes, sabendo ns que a Terra no aumenta de tamanho, ento ter que haver possivelmente uma destruio junto das fossas abissais, nas Zonas de Subduco. Estes movimentos ocorrem continuamente e so conhecidos por Correntes de Conveco do Manto. A superfcie terrestre (Litosfera) est dividida em cerca de uma dzia de placas que flutuam sobre materiais viscosos do manto (parte interna da Terra imediatamente a seguir crosta). Ao nvel das dorsais mdias ocenicas forma-se crosta nova (no rifte), enquanto que ao nvel das fossas ocenicas a crosta mais antiga destruda. Os continentes, tal como os conhecemos, esto integrados nestas placas e, por isso, derivam como se estivessem colocados em tapetes rolantes.

Placa Litosfrica - bloco de litosfera individualizado e que se comporta de forma independente relativamente aos demais blocos que assentam sobre a Astenosfera.

Teoria da Tectnica de Placas - teoria geral sobre os movimentos das placas relativos e

interaces

Litosfricas.

Segundo esta teoria o afastamento e o choque de placas provoca a ocorrncia de sismos e vulcanismo, a formao de cadeias montanhosas, ilhas em arco e fossas ocenicas (fig. 5).

A deslocao das placas Litosfricas est relacionada com fenmenos de criao e destruio da crosta. A criao da crosta, acreo, tem lugar na dorsal mdia ocenica, ao nvel do rifte. Assim este processo tem como consequncia o alargamento dos fundos ocenicos e o afastamento dos continentes. Nas fossas ocenicas ocorre a destruio da crosta - zonas de subduco - que so zonas de encontro de placas onde uma delas forada a mergulhar por baixo da outra, desaparecendo no manto (fig.6).

Dobras e Falhas
A mobilidade das placas Litosfricas provoca modificaes na superfcie da Terra. A coliso entre placas ocasiona deformaes: Dobras e Falhas. As Dobras resultam de foras compressivas que deformam as rochas. As Falhas so deformaes causadas por foras distensivas que ultrapassaram o limite de plasticidade das rochas e, por isso, as rochas fracturam-se.

You might also like