You are on page 1of 165

NDICE

APRESENTAO DIRETRIZES DO PCS DEFINIES METODOLOGIA DE AVALIAO DE CARGOS E FUNES DE CONFIANA

REVISO DO PONTO MDIO DAS FAIXAS SALARIAIS

ESTRUTURA SALARIAIS

DE

CARGOS,

FUNES

DE

CONFIANA

GRUPOS

FORMAS DE INGRESSO E MOVIMENTA O

CONSIDERAES GERAIS

REFERNCIA

ANEXOS I PERFIL DOS CARGOS ANEXO II TABELA SALARIAL E GRUPOS DE CARGOS

ANEXO III CARREIRAS

APRESENTAO

O presente Plano de Cargos e Salrios PCS busca estabelecer uma estrutura de cargos, funes e salrios moderna, dinmica e eficaz, que estimule o desenvolvimento e a reteno de profissionais com perfis adequados s estratgias da Entidade. O Plano de Cargos e Salrios PCS teve por base a metodologia de pontos Hay, que pontua, objetivamente, cada cargo e funo a partir do conhecimento, do processo mental e da responsabilidade por resultados exigidos para o mesmo. A metodologia de pontuao permite a gesto eficiente dos cargos e das funes, sua agregao por Grupos Salariais e a comparao com o mercado. A administrao adequada do Plano de Cargos e Salrios PCS condio essencial para a consecuo da misso da Entidade dentro do planejamento e das estratgias definidos.

DIRETRIZES DO PCS
A estrutura de administrao de cargos, funes e salrios baseada na metodologia por pontos viabiliza: Suporte tcnico s decises referentes gesto de cargos, funes e salrios; Possibilidade de comparar os salrios da Entidade com os praticados pelas demais empresas e organizaes do mercado definido pela Direo; Viso e anlise clara dos cargos e funes, suas equivalncias e diferenas; Manuteno da competitividade dos salrios em relao ao mercado selecionado;

Adequao da massa salarial da Entidade, garantindo consistncia em sua estrutura de custos.

DEFINIES

Cargo o conjunto organizado de atribuies, responsabilidades, experincia, escolaridade e conhecimento / habilidade necessrios para o exerccio de atividades permanentes. Os cargos esto definidos no Anexo I. Funo de Confiana (FC) a funo definida de acordo com a estrutura organizacional e tem caracterstica de remunerao global e substitutiva, podendo ser exercida por empregado com cargo do Plano de Cargos e Salrios ou contratado para exercer diretamente essa funo. As designaes, assim como as destituies, das funes de confiana podem ser feitas a qualquer momento pelo rgo competente. Descrio de Cargos e Funes de Confiana o detalhamento das atribuies, responsabilidades, posio no organograma, escolaridade, experincia e conhecimento / habilidade de cada posto de trabalho, elaborado e revisto em documento prprio, quando necessrio, pelo gestor de cada rea / unidade, seguindo orientaes da rea de Recursos Humanos.

Faixa Salarial um intervalo de valores salariais que tem como referncia trs pontos especficos: Ponto Mdio (PM) o valor correspondente a 100% do salrio praticado no mercado e estratgia escolhidos. Limite Inicial (LI) o valor inicial da faixa salarial posicionado a 80% em relao ao PM.

Limite Superior (LS) o valor final da faixa salarial posicionado a 130% em relao ao PM.

A amplitude das Faixas Salariais entre o Limite Inicial (80%) e o Limite Superior (100%) de 62,5%. O salrio de cada empregado dever estar situado em qualquer ponto entre o Limite Inferior (LI) e o Limite Superior (LS) da faixa salarial. O empregado que

eventualmente tiver o seu salrio situado acima do Limite Superior da faixa salarial ser considerado extrafaixa. Dentro da Faixa Salarial podero ser e stabelecidos subintervalos para melhor gesto dos salrios.

Grupo Salarial (GS) o conjunto de cargos e funes de confiana, com pontos aproximados, agrupados em uma mesma faixa salarial, e identificado por um nmero. Em princpio, a diferena de pontos entre o cargo de maior e o de menor pontuao no mesmo grupo salarial deve ter amplitude mdia de 18%. Os Grupos Salariais esto espelhados no Anexo II. Carreira a estruturao de cargos da mesma natureza em grupos salariais distintos em razo de maior conhecimento, experincia e competncias individuais exigidas. A Carreira permite a evoluo do empregado dentro do Plano de Cargos e Salrios, observados os critrios de promoo. As Carreiras esto espelhadas no Anexo III.

METODOLOGIA DE AVALIAO DE CARGOS E FUNES DE CONFIANA


Para avaliao dos cargos e funes de confiana foi utilizada a Metodologia de Pontos Hay, que se baseia em trs fatores: Conhecimento, Processo Mental e Responsabilidades por Resultados. Os fatores servem para determinar a pontuao de cada cargo ou funo de confiana. Por sua vez, a pontuao permite, de forma objetiva, uma melhor gesto dos cargos e funes de confiana, a agregao em grupos salariais, bem como a comparao com o mercado e demais cargos e funes de confiana internos. A pontuao do cargo ou funo de confiana dever ser reavaliada caso se observe alterao na sua descrio.

Sempre que houver variao na pontuao de um cargo que o torne desconforme com o grupo salarial em que estiver posicionado, o rgo competente examinar a possibilidade do seu remanejamento para o grupo salarial mais adequado.

REVISO DO PONTO MDIO DAS FAIXAS SALARIAIS


O ponto mdio de cada faixa salarial poder ser revisto periodicamente, aps pesquisa salarial de mercado e estratgia a serem definidos, observada a metodologia de avaliao de cargo e funo de confiana. A alterao do ponto mdio depender de disponibilidade oramentria quando implicar a elevao do seu valor e, sempre, da autorizao do rgo que vier a ser designado em ato prprio. Os aumentos de salrio, decorrentes de norma interna ou coletiva, no implicam a reviso do ponto mdio das faixas salariais.

ESTRUTURA DE CARGOS, FUNES DE CONFIANA E GRUPOS SALARIAIS


O Plano de Cargos e Salrios divide e define, conforme os Anexos, a estrutura dos cargos, seus perfis, as carreiras existentes, as funes de confiana at Gerente Executivo, os grupos e suas respectivas faixas salariais. CARGOS - Especialistas - Analistas/Advogados/Jornalistas/Consultores/Auditores/Executivo de Contas - Assistente Tcnico - Assistentes (Administrativo / Compras) - Assistente Operacional - Auxiliar Operacional

FUNES DE CONFIANA Vinculadas Estrutura Organizacional Gerentes Executivos* Gerentes Assessores Secretrias (os) * Nova designao da funo de confiana de coordenador de unidade / rea.

FORMAS DE INGRESSO E MOVIMENTAO

Admisso o ingresso como empregado na Entidade, nos termos da Poltica de Recrutamento e Seleo, respeitando-se os perfis descritos no Anexo I deste Plano de Cargos e Salrios. Os requisitos tcnicos de ps-graduao podero ser substitudos pela comprovao de notrio conhecimento com a concordncia do superior competente. O salrio de admisso dever ser equivalente ao Limite Inicial (LI) da faixa salarial do grupo salarial a que estiver vinculado o cargo ou funo de confiana. A necessidade de admisso acima do Limite Inicial (LI) dever ser justificada pelo gestor e aprovada pelo superior competente, conforme requisitos que vierem a ser estabelecidos em poltica. A admisso acima do Limite Inicial (LI) no poder ultrapassar o Ponto Mdio (PM) da faixa salarial do grupo salarial em que estiver situado o cargo ou funo de confiana. Promoo o crescimento vertical do empregado na carreira ou a mudana de um cargo para outro de grupo salarial mais elevado. A promoo na carreira dever ser sempre feita para o cargo imediatamente superior. Para que seja concedida a promoo devero ser observados os seguintes critrios, alm dos que vierem a ser estabelecidos em ato prprio: a) Existir e haver a necessidade do cargo; b) Preencher os requisitos exigidos para o cargo a ser provido; c) Haver transcorrido o mnimo de 12 meses da data em que ocorreu a ltima promoo; d) Pertencer ao quadro de pessoal da Entidade h pelo menos 12 meses; e) Ser regido por contrato de prazo indeterminado; f) Obter resultado superior aos padres definidos na Poltica de Avaliao de Desempenho; g) No ter tido nenhum tipo de punio nos ltimos 12 meses; h) No estar cedido para Entidades / rgos desvinculados ao Sistema Indstria; i) Existirem recursos oramentrios.

As regras de promoo no se aplicam nos casos de aprovao de empregado em processo seletivo interno ou misto, quando ser aplicada a Poltica de Recrutamento e Seleo. Progresso Progresso alterao salarial concedida ao empregado, por meio de mudana horizontal, dentro da faixa salarial a que est vinculado o seu cargo ou funo confiana. A progresso pode ser por mrito ou por aumento de salrio decorrente de norma interna ou coletiva. O empregado cujo salrio ultrapassar o Limite Superior (LS) do respectivo grupo salarial, em razo de progresso por aumento de salrio decorrente de norma interna ou coletiva, ser considerado extrafaixa. O salrio resultante da p rogresso por mrito no poder ultrapassar o Limite Superior (LS) da respectiva faixa salarial. A progresso por aumento de salrio, decorrente de norma interna ou coletiva, ser automtica. A progresso por mrito dever observar os seguintes critrios , alm dos que vierem a ser estabelecidos em ato prprio: a) Estar no mnimo h 12 meses no cargo ou na funo de confiana atual; b) Ter o salrio ou a remunerao global substitutiva dentro da faixa salarial correspondente ao seu grupo salarial; c) Haver transcorrido no mnimo 12 meses da data em que ocorreu a ltima progresso por mrito; d) Ser empregado da Entidade h, pelo menos, 12 meses; e) Ser regido por contrato de prazo indeterminado; f) Obter resultado definido na Poltica de Avaliao de Desempenho; g) No ter tido nenhum tipo de punio nos ltimos 12 meses; h) No estar cedido para Entidades / rgos desvinculados ao Sistema Indstria; i) Existirem recursos oramentrios.

Enquadramento (Salarial/Cargos/Funes) o posicionamento do empregado neste Plano de Cargos e Salrios.

Os atuais empregados que, no momento do enquadramento neste Plano de Cargos e Salrios, percebam salrio inferior ao Limite Inicial (LI) da faixa salarial correspondente ao cargo que vier a ocupar tero o seu salrio elevado ao Limite Inicial (LI) da respectiva faixa salarial. Igual ajuste ser realizado nos casos dos empregados que esto no exerccio de funo de confiana. Os atuais empregados que, no momento do enquadramento neste Plano de Cargos e Salrios, percebam salrio acima do Limite Superior (LS) da Faixa Salarial correspondente ao seu grupo salarial sero considerados extrafaixa. Reenquadramento Consiste no reenquadramento do empregado em cargo diferente do ocupado, por motivo de alterao nas atribuies e responsabilidades correspondentes ao respectivo cargo ou da extino deste. Para ocorrer o reenquadramento, o empregado dever preencher os requisitos do novo cargo. O reenquadramento ser feito no Limite Inicial (LI) do novo cargo. No caso em que o salrio for superior a este limite no haver alterao salarial. Realinhamento Consiste no realinhamento dos valores salariais dos empregados ao Limite Inicial (LI) da faixa salarial correspondente ao seu cargo, sempre que esta, por deciso de autoridade competente, tiver o valor do seu ponto mdio revisado para maior.

CONSIDERAES GERAIS
Os princpios e diretrizes que determinaram a concepo do Plano de Cargos e Salrios requerem um constante acompanhamento, a fim de garantir a sua atualidade ao longo do tempo. Os procedimentos relativos a alteraes / revises devero ser precedidos de estudos tcnicos.

REFERNCIAS
Poltica de Cargos e Salrios Poltica de Avaliao de Desempenho Poltica de Recrutamento e Seleo

10

ANEXO I

PERFIL DOS CARGOS

11

Cargo: Especialista de Desenvolvimento Industrial


1. Responsabilidades:

Assessora a Unidade na elaborao de programas e projetos, analisando cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos, definindo conceitos e metodologias de trabalho.

Interage com o pblico externo e com os Departamentos Regionais, de forma a garantir a difuso do conhecimento, metodologias e tecnologias no mbito da Unidade.

Contribui para a definio e o desenvolvimento de estratgias e programas de trabalho para a Unidade. Representa a Entidade em instituies externas e em eventos relacionados a temas de interesse da Unidade. Executa aes de intercmbio com entidades nacionais e internacionais. Desenvolve e cria condies para a disseminao e compartilhamento do conhecimento no respectivo campo de atuao. Desenvolve pesquisas e estudos tcnicos que demandem elevados

conhecimentos acadmicos e/ou prticos. Produz solues inovadoras com base em atualizao e informao sobre as evolues ocorridas no seu campo de atuao.

Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz


respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Elabora pareceres e avaliaes, clarificando o posicionamento do SENAI, de forma a subsidiar a tomada de decises da Entidade no que se refere sua rea especfica de atuao. 2. Formao Acadmica:

12

Superior Completo (Bacharel), com mestrado na sua rea de atuao.

3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipes em projetos / processos. 4. Complexidade

Atua em projetos/processos de alta complexidade, com autonomia, cujos trabalhos exijam excelncia de base conceitual e conhecimentos tcnicos especficos. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

13

Cargo: Analista de Desenvolvimento Industrial III


1. Responsabilidades:

Representa a Unidade em instituies externas e em eventos relacionados a temas de interesse da Unidade. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Desenvolve projetos de alta complexidade. Capacita os profissionais dos Departamentos Regionais em tecnologias e metodologias relacionadas rea de atuao. Elabora, supervisiona e avalia os projetos / processos, produtos e projetos relacionados rea de atuao nos Departamentos Regionais. Elabora e executa estudos e pesquisas. Estuda, planeja e desenvolve polticas, planos, normas e programas. Executa aes de intercmbio com entidades nacionais e internacionais. Desenvolve produtos editoriais institucionais. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como das metas fsicas

estabelecidas para o exerccio. Elabora pareceres e avaliaes, clarificando o posicionamento do SENAI, de forma a subsidiar a tomada de decises da Entidade no que se refere sua rea especfica de atuao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao na sua rea de atua o. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipes em projetos / processos.

14

4. Complexidade:

Atua em projetos / processos de alta complexidade com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 a nos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

15

Cargo: Analista de Desenvolvimento Industrial II


1. Responsabilidades:

Desenvolve estudos e pareceres, publicaes tcnicas para embasamento terico das atividades. Desenvolve projetos de mdia complexidade. Desenvolve anlises e acompanhamentos estatsticos de desempenho dos projetos a partir de dados coletados nos Departamentos Regionais. Desenvolve, atualiza e padroniza mtodos e tcnicas. Analisa e emite relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao. Executa e acompanha polticas, planos e normas. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Contribui na elaborao de estudos tcnicos, clarificando o posicionamento do SENAI, de forma a subsidiar a tomada de decises da Entidade.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso.

4. Complexidade: 16

Atua em projetos / processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

17

Cargo: Analista de Desenvolvimento Industrial I


1. Responsabilidades:

Analisa, desenvolve e executa projetos / processos, gerando informaes e recomendaes de ajustes para subsidiar a gesto dos projetos. Executa e acompanha polticas, planos e normas. Gera informaes referentes aos projetos e contedos tericos, mantendo contato com os Departamentos Regionais para atender s demandas. Elabora e analisa relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao. Contribui para a elaborao de pareceres de sua rea de atuao.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em projetos / processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano, incluindo experincia de estgio, em sua rea especfica. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

18

Cargo: Secretria(o) Gerncia Executiva


1. Responsabilidades: Coordena o fluxo de informaes e de trabalho que so levados ao Executivo. Realiza atendimento das demandas internas, controle de ligaes telefnicas, despachos com diretores, superintendentes, gerentes executivos, assessores, gerentes, pblico interno e externo. Assegura o arquivamento de documentos da gerncia executiva. Providencia requisio de materiais para viagens e servios. Providencia viagens, passagens, seguros e as respectivas prestaes de contas. Assegura a logstica da agenda do gerente executivo. Realiza o acompanhamento das solicitaes de interesse da Unidade. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua na organizao dos processos da Unidade. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos.

19

6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

20

Cargo: Secretria(o) Diretoria


1. Responsabilidades: Coordena o fluxo de informaes e de trabalho que so levados ao Executivo. Realiza atendimento das demandas internas, controle de ligaes telefnicas, despachos com diretores, superintendentes, gerentes executivos, assessores, gerentes, pblico interno e externo. Assegura o arquivamento de documentos da Diretoria / Superintendncia. Providencia requisio de materiais para viagens e servios. Providencia viagens, passagens, seguros e as respectivas prestaes de contas. Assegura a logstica da agenda do Diretor / Superintendente. Realiza o acompanhamento das solicitaes de interesse da Entidade. Apia a Diretoria / Superintendncia no acompanhamento do Plano de Ao da Entidade. 2. Formao Acadmica:

Superior completo (Bacharel). Desejvel fluncia na Lngua Inglesa. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua na organizao dos processos da Diretoria / Superintendncia com autonomia limitada.

21

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

22

Cargo: Secretria(o) Executiva


1. Responsabilidades: Coordena o fluxo de informaes e de trabalho que so levados ao Executivo. Realiza atendimento das demandas internas, controle de ligaes telefnicas, despachos com diretores, superintendentes, gerentes executivos, assessores, pblico interno e externo. Assegura o arquivamento de documentos da Diretoria / Superintendncia. Providencia requisio de materiais para viagens e servios. Providencia viagens, passagens, seguros e as respectivas prestaes de contas. Assegura a logstica da agenda do Diretor / Superintendente. Realiza o acompanhamento das solicitaes de interesse da Entidade. Apia a Diretoria / Superintendncia no acompanhamento do Plano de Ao da Entidade. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel fluncia na Lngua Inglesa. 3. Superviso Exercida:

Supervisiona e orienta outra(o)s secretria(o)s. 4. Complexidade:

Atua na organizao dos processos da Diretoria / Superintendncia com autonomia limitada.

23

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

24

Cargo: Secretria(o) da Presidncia


1. Responsabilidades: Coordena o fluxo de informaes e de trabalho que so levados ao Presidente. Realiza atendimento das demandas internas do Gabinete, controle de ligaes telefnicas, despachos com chefe e subchefe de gabinete, assessores, pblico interno e externo. Elabora relatrio estatstico mensal dos compromissos, ligaes,

pronunciamentos e palestras, por meio de controles dirios e posterior consolidao. Assegura o arquivamento de documentos da Presidncia. Providencia requisio de materiais para viagens e servios. Providencia viage ns, passagens, seguros e as respectivas prestaes de contas. Assegura a logstica da agenda do Presidente. Realiza o acompanhamento das solicitaes de interesse do Sistema CNI nas Federaes de Indstrias, rgos governamentais e empresas privadas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel fluncia na Lngua Inglesa. 3. Superviso Exercida:

Supervisiona e orienta outra(o) secretria(o). 4. Complexidade:

Atua na organizao dos processos da Presidncia com autonomia limitada.

25

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

26

Cargo: Assessor de Diretoria


1. Responsabilidades: Assessora o Diretor Geral / Superintendente na tomada de dec ises, por meio de pareceres, pronunciamentos e correspondncias. Monitora as unidades da Entidade quanto a normas e regulamentos institudos pelos rgos de controle externo. Representa o Diretor Geral / Superintendente em Conselhos Internos e em outras instituies / organizaes. Mantm contato com rgos governamentais da Administrao Direta e Indireta. Assessora na elaborao de contratos, convnios e prestao de contas com rgos governamentais da Entidade. Administra a Gesto do Fundo de Reserva Fi nanceira. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em atividades de alta complexidade, com total autonomia. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 6 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos: 27

De acordo com a Descrio de Cargo.

28

Cargo: Assessor da Presidncia


1. Responsabilidades Assessora a Presidncia nas reas administrativa, tcnica e poltica. Prepara pronunciamentos, pareceres, comunicaes para a Presidncia e correspondncias. Articula interesses do Sistema CNI frente a rgos externos. Elabora e desenvolve matrias para informes e divulgao na mdia. Assessora os Presidentes de Federaes e Diretores da CNI em eventos externos. Assessora no acompanhamento dos processos de interesse das Federaes nos rgos federais. Redige, revisa e acompanha documentos tcnicos para a Presidncia. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao e conhecimento de lngua estrangeira.

3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em atividades de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 6 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos: 29

De acordo com a Descrio de Cargo.

30

Cargo: Gerente
1. Responsabilidades: Coordena a implementao do planejamento da rea de sua responsabilidade relativo aos processos e projetos. Gerencia os processos e projetos da rea. Gerencia e cria condies para o desenvolvimento das equipes de trabalho e dos lderes de projetos. Implanta, gere e adequa as polticas relacionadas rea. Representa a Unidade, na ausncia / impedimento do titular, nas unidades internas e em ambiente externo. Organiza informaes para subsidiar decises na sua rea de atuao. Assessora a Gerncia Executiva da rea, as Diretorias, Superintendncias e Unidades do Sistema Indstria. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (bacharel), com ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

Exerce superviso sobre pessoas. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia na sua rea de atuao. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos de experincia na rea.

31

6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

32

Cargo: Gerente Executivo


1. Responsabilidades: Elabora e acompanha os processos e projetos do plano de ao relativos sua Unidade, tanto no nvel estratgico quanto no nvel ttico-operacional. Coordena negociaes por meio do estabelecimento de parcerias estratgicas. Assessora dirigentes nas decises estratgicas no seu campo de atuao. Prospecta novas solues por meio de participao em eventos e contatos com instituies e organizaes. Administra e cria condies para o desenvolvimento da equipe de trabalho de sua Unidade. Organiza e garante informaes para subsidiar decises estratgicas na sua rea de atuao. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. Desejvel mestrado. 3. Superviso Exercida: Exerce superviso sobre pessoas. 4. Complexidade: Atua em processos de alta complexidade, com total autonomia na sua rea de atuao. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 6 anos na funo gerencial, na rea de atuao.

33

6. Conhecimentos / Habilidades Crticos: De acordo com a Descrio de Cargo.

34

Cargo: Auditor I
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados. Apia, executa e controla auditorias. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Auxilia na identificao de aes de melhoria de controles internos. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade, sob super viso. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio). 6. Competncias: De acordo com a Descrio de Cargo.

35

Cargo: Auditor II
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados. Elabora, executa e acompanha auditorias . Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Identifica e prope aes de melhoria de controles internos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso.

4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

36

Mnimo de 4 anos.

37

Cargo: Auditor III


1. Responsabilidades: Orienta, analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, orienta, executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados. Elabora, orienta, executa e acompanha auditorias. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Identifica e prope aes de melhoria de controles internos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade com autonomia.

38

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

39

Cargo: Analista de Planejamento I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa aes de planejamento e oramento. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados oramentrios e de planejamento. Executa e acompanha atividades de gesto. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso.

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano. 6. Competncias:

40

De acordo com a Descrio de Cargo.

41

Cargo: Analista de Planejamento II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa aes de planejamento e oramento. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados oramentrios e de planejamento. Desenvolve, avalia e controla atividades de gesto. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

42

Mnimo de 4 anos. 6. Competncias: De acordo com a Descrio de Cargo

43

Cargo: Analista de Planejamento III


1. Responsabilidades:

Orienta, analisa, desenvolve e executa aes de planejamento e oramento. Orienta, elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados oramentrios e de planejamento. Desenvolve, avalia e controla atividades de gesto. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, sob superviso.

44

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

45

Cargo: Especialista em Planejamento


1. Responsabilidades: Orienta, analisa e desenvolve aes de planejamento e oramento. Orienta, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. Contribui para a definio e o desenvolvimento de estratgias e programas de trabalho para o Sistema Indstria. Produz solues inovadoras com base em atualizao e informao sobre as evolues ocorridas no seu campo de atuao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Orienta e supervisiona tecnicamente equipes e grupos cujos trabalhos exijam excelncia de base conceitual e conhecimentos tcnicos especficos, exercendo liderana em projetos e processos.

4. Complexidade:

46

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

47

Cargo: Advogado I
1. Responsabilidades: Defende, perante o Poder Judicirio, os interesses do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Presta consultoria e assessoria jurdica ao conjunto de atividades da CNI, SESI, SENAI e IEL. Estuda e analisa as propostas de projetos de leis e outros instrumentos normativos sobre assuntos de interesse do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Examina e elabora contratos, convnios e outros documentos de carter legal. Representa o Sistema Indstria em organismos externos, pblicos e privados, em mbito nacional e internacional. Orienta a organizao das informaes sobre legislao, doutrina e jurisprudncia. Desenvolve projetos no respectivo campo de atuao. Cargo com exerccio exclusivo na Superintendncia Jurdica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel em Direito), com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso.

48

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

49

Cargo: Advogado II
1. Responsabilidades: Defende, perante o Poder Judicirio, os interesses do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Presta consultoria e assessoria jurdicas ao conjunto de atividades da CNI, SESI, SENAI e IEL. Estuda e analisa as propostas de projetos de leis e outros instrumentos normativos sobre assuntos de interesse do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Examina e elabora contratos, convnios e outros documentos de carter legal. Representa o Sistema Indstria em organismos externos, pblicos e privados, em mbito nacional e internacional. Orienta a organizao das informaes sobre legislao, doutrina e jurisprudncia. Desenvolve projetos no respectivo campo de atuao. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Cargo com exerccio exclusivo na Superintendncia Jurdica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel em Direito), com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso.

50

4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

51

Cargo: Advogado III


1. Responsabilidades: Defende, perante o Poder Judicirio, os interesses do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Presta consultoria e assessoria jurdicas ao conjunto de atividades da CNI, SESI, SENAI e IEL. Estuda e analisa as propostas de projetos de leis e outros instrumentos normativos sobre assuntos de interesse do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Examina e elabora contratos, convnios e outros documentos de carter legal. Representa o Sistema Inds tria em organismos externos, pblicos e privados, em mbito nacional e internacional. Orienta a organizao das informaes sobre legislao, doutrina e jurisprudncia. Desenvolve projetos no respectivo campo de atuao. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Apia as gerncias na reviso de pareceres, contratos, peas judiciais e outros opinamentos legais, bem como no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Cargo com exerccio exclusivo na Superintendncia Jurdica.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel em Direito), com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB e ps-graduao.

52

3. Superviso Exercida:

Orienta e supervisiona tecnicamente equipes e grupos de trabalho, em projetos e processos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com baixa superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

53

Cargo: Advogado Especialista


1. Responsabilidades: Defende, perante o Poder Judicirio, os interesses do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Presta consultoria e assessoria jurdicas ao conjunto de atividades complexas da CNI, SESI, SENAI e IEL. Desenvolve pesquisas e estudos tcnicos que exijam elevados conhecimentos acadmicos e/ou prticos. Repres enta o Sistema Indstria em fruns externos ligados ao seu campo de atuao. Desenvolve e cria condies para a disseminao e compartilhamento do conhecimento no respectivo campo de atuao. Orienta o desenvolvimento de projetos na sua rea de atuao. Produz solues inovadoras com base em atualizao e informao sobre as evolues ocorridas no seu campo de atuao. Contribui para a definio e o desenvolvimento de estratgias e programas de trabalho para o Sistema Indstria. Realiza reviso de pareceres, contratos, peas judiciais e outros opinamentos. Cargo com exerccio exclusivo na Superintendncia Jurdica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel em Direito), com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB e ps-graduao. Desej vel mestrado. 3. Superviso Exercida: Orienta e supervisiona tecnicamente equipes e grupos cujos trabalhos exijam excelncia de base conceitual e conhecimentos tcnicos especficos, exercendo liderana em projetos e processos. 54

4. Complexidade:

Atua em trabalhos essencialmente tcnicos na respectiva rea de atuao, recebendo orientao na definio de metas e objetivos. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

55

Cargo: Especialista Jurdico


1. Responsabilidades: Defende, perante o Poder Judicirio, os interesses do Sistema Indstria e da Indstria Brasileira. Presta consultoria e assessoria jurdicas ao conjunto de atividades complexas da CNI, SESI, SENAI e IEL. Desenvolve pesquisas e estudos tcnicos que exijam elevados conhecimentos acadmicos e/ou prticos. Representa o Sistema Indstria em fruns externos ligados ao seu campo de atuao. Desenvolve e cria condies para a disseminao e compartilhamento do conhecimento no respectivo campo de atuao. Orienta o desenvolvimento de projetos na sua rea de atuao. Produz solues inovadoras com base em atualizao e informao sobre as evolues ocorridas no seu campo de atuao. Contribui para a definio e o desenvolvimento de estratgias e programas de trabalho para o Sistema Indstria. Realiza reviso de pareceres, contratos, peas judiciais e outros opinamentos. Cargo com exerccio exclusivo na Superintendncia Jurdica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bac harel em Direito), com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB e ps-graduao stricto sensu. 3. Superviso Exercida:

56

Orienta e supervisiona tecnicamente equipes e grupos cujos trabalhos exijam excelncia de base conceitual e conhecimentos tcnicos especficos, exercendo liderana em projetos e processos. 4. Complexidade:

Atua em trabalhos essencialmente tcnicos na respectiva rea de atuao, recebendo orientao na definio de metas e objetivos. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 10 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

57

Cargo: Analista de Comunicao I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora relatrios de desempenho dos servios. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Desenvolve, avalia e controla atividades de suporte comunicao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 1 ano na rea. 6. Competncias:

58

De acordo com a Descrio de Cargo.

59

Cargo: Analista de Comunicao II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Interage e prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora relatrios de desempenho dos servios. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Desenvolve, avalia e controla atividades de suporte comunicao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de A o da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Acompanha a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de comunicao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso.

60

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

61

Cargo: Analista de Comunicao III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Interage e prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora e analisa relatrios de desempenho dos servios. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Elabora e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Acompanha a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de comunicao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

62

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

63

Cargo: Jornalista I
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos jornalsticos. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Elabora e edita matrias jornalsticas de interesse do Sistema Indstria. Presta assessoria de imprensa ao Sistema Indstria e aos rgos de imprensa. Interage com profissionais de imprensa. Acompanha a veiculao de matrias de interesse do Sistema Indstria. Realiza entrevistas para veiculao nos canais de comunicao pertinentes. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social, com habilitao em jornalismo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso.

64

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

65

Cargo: Jornalista II
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos jornalsticos. Interage e prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Elabora e edita matrias jornalsticas de interesse do Sistema Indstria. Presta assessoria de imprensa ao Sistema Indstria e aos rgos de imprensa. Interage com profissionais de imprensa. Acompanha e prope a veiculao de matrias de interesse do Sistema Indstria. Realiza entrevistas para veiculao nos canais de comunicao pertinentes. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social, com habilitao em jornalismo (Bacharel). Desejvel ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso.

66

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

67

Cargo: Jornalista III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos jornalsticos. Interage e prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Presta assessoria de imprensa ao Sistema Indstria e aos rgos de imprensa. Interage com profissionais de imprensa em situaes complexas. Elabora, acompanha, prope e critica a veiculao de matrias de interesse do Sistema Indstria. Realiza entrevistas complexas para veiculao nos canais de comunicao pertinentes. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de A o da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social, com habilitao em jornalismo (Bacharel), com ps -graduao. 3. Superv iso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, sob superviso.

68

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

69

Cargo: Jornalista IV
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos jornalsticos. Interage e prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Presta assessoria de imprensa ao Sistema Indstria e aos rgos de imprensa. Interage com profissionais de imprensa em situaes complexas. Elabora, acompanha, prope e critica a veiculao de matrias de interesse do Sistema Indstria. Realiza entrevistas complexas para veiculao nos canais de comunicao pertinentes. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social, com habilitao em jornalismo (Bacharel), com ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

Exerce superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

70

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

71

Cargo: Executivo de Contas I


1. Responsabilidades: Presta consultoria e atendimento aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo solues dos processos de comunicao. Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora relatrios de desempenho dos servios prestados aos clientes. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica: Superior Completo em Comunicao Social (Bacharel). 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 2 anos na rea. 6. Competncias:

72

De acordo com a Descrio de Cargo.

73

Cargo: Executivo de Contas II


1. Responsabilidades: Presta consultoria e atendimento aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo solues dos processos de comunicao. Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora, analisa e acompanha relatrios de desempenho dos servios prestados aos clientes. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Identifica oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de comunicao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social (Bacharel). Desejvel ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso.

74

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

75

Cargo: Executivo de Contas III


1. Responsabilidades:

Presta consultoria e atendimento aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo solues dos pr ocessos de comunicao. Analisa, desenvolve e acompanha processos / projetos de comunicao. Prope em conjunto com outros tcnicos o aprimoramento das polticas, processos e projetos de comunicao. Elabora, analisa e acompanha relatrios de desempenho dos servios prestados aos clientes. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Desenvolve anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de comunicao. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo em Comunicao Social (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

76

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos na rea. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

77

Cargo: Analista Administrativo I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio). 6. Competncias: De acordo com a Descrio de Cargo.

78

Cargo: Analista Administrativo II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados.

Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz


respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Analisa e emite relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao. Acompanha a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso direta. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

79

Mnimo de 4 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

80

Cargo: Analista Administrativo III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Desenvolve, executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados.

Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz


respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Analisa e emite relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao.

Assegura a operacionalizao dos servios atravs de monitoramento dos


processos. Analisa cenrios e perspectivas de novo negcios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

81

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

82

Cargo: Analista de Compras I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Realiza aquisio de materiais, bens e servios solicitados, atendendo s especificaes tcnicas, prazos e procedimentos de compras. Subsidia as reas solicitantes na definio das especificaes tcnicas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade. 5. Tempo de Experincia:

83

Mnimo de 1 ano.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

84

Cargo: Analista de Compras II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Realiza aquisio de materiais, bens e servios solicitados, atendendo s especificaes tcnicas, prazos e procedimentos de compras. Subsidia as reas solicitantes na definio das especificaes tcnicas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade. 5. Tempo de Experincia:

85

Mnimo de 4 anos.

6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

86

Cargo: Analista de Compras III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Desenvolve, executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Realiza aquisio de materiais, bens e servios solicitados, atendendo s especificaes tcnicas, prazos e procedimentos de compras. Subsidia as reas solicitantes na definio das especificaes tcnicas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Ps-graduao na rea de atuao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso direta sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade.

87

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

88

Cargo: Analista de Arrecadao I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de apoio administrativo. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Acompanha o fechamento mensal da arrecadao. Acompanha as alteraes, atualizaes e regularizaes dos dados de arrecadao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

89

Mnimo de 1 ano ou 2 anos, caso seja considerada a experincia de estgio.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

90

Cargo: Analista de Arrecadao II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de arrecadao. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Coordena o desenvolvimento de estudos de arrecadao, formulando possveis cenrios que possam impactar a efetiva arrecadao do Sistema Indstria. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso de pessoas.

4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

91

Mnimo de 4 anos.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

92

Cargo: Analista de Arrecadao III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos e administrativos. Desenvolve, avalia e controla atividades de arrecadao. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Coordena o desenvolvimento de estudos de arrecadao, formulando possveis cenrios que possam impactar a efetiva arrecadao do Sistema Indstria. Assegura a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao.

3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso direta sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos.

93

4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

94

Cargo: Consultor de Arrecadao


1. Responsabilidades: Analise e desenvolve relatrios, polticas, planos e normas. Desenvolve e avalia atividades de arrecadao. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Coordena o desenvolvimento de estudos de arrecadao, formulando possveis cenrios que possam impactar a efetiva arrecadao do Sistema Indstria. Define metodologias de controle da fiscalizao e arrecadao compulsria do Sistema Indstria. Define prioridades, cronogramas e tarefas associadas ao processo de arrecadao. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso direta sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

95

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

96

Cargo: Analista Financeiro I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados financeiro-contbeis. Desenvolve, avalia e controla atividades financeiro-contbeis. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio). 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

97

Cargo: Analista Financeiro II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados financeiro-contbeis. Desenvolve, avalia e controla atividades financeiro-contbeis. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos.

98

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

99

Cargo: Analista Financeiro III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relat rios, polticas, planos e normas apontando os pontos crticos e recomendando aes de correo e/ou alternativas de ao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados financeiro-contbeis. Desenvolve, avalia e controla atividades financeiro-contbeis. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

100

Mnimo de 6 anos.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

101

Cargo: Consultor Contbil Financeiro


1. Responsabilidades: Presta consultoria aos ges tores das unidades em relao aos processos / projetos de sua rea de atuao. Elabora, analisa e acompanha relatrios, indicadores, polticas, planos e normas, apontando os pontos crticos e recomendando aes de correo e/ou alternativas de ao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises especiais de alta complexidade, identificando oportunidades de melhorias nos processos, gerando recomendaes com impacto no mdio e longo prazo. Define premissas e determina metodologias de controle para monitoramento e acompanhamento de resultados. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade com autonomia.

102

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

103

Cargo: Analista de Informao I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos na rea de informao e documentao. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados da rea. Desenvolve, avalia e controla atividades referentes informao e documentao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica: Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade sob superviso. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio). 6. Competncias: De acordo com a Descrio de Cargo.

104

Cargo: Analista de Informao II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos na rea de informa o e documentao. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados da rea. Desenvolve, avalia e controla atividades referentes informao e

documentao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano d Ao da rea, no que diz e respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Coleta, analisa, sintetiza e disponibiliza informaes e documentos de interesse do Sistema Indstria. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso direta sobre pessoas. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

105

Mnimo de 4 anos.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

106

Cargo: Analista de Informao III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e implementa polticas, processos e projetos na rea de Informao e Documentao. Seleciona, mantm e atualiza base de dados da rea. Desenvolve, avalia e controla atividades referentes informao e documentao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Coleta, analisa, sintetiza e disponibiliza informaes e documentos de interesse do Sistema Indstria. Emitir relatrios tcnicos, avaliando metodologias e padronizando o desenvolvimento dos processos e projetos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

107

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

108

Cargo: Analista de RH I
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Desenvolve, avalia e controla atividades de suporte gesto de RH. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel ou Licenciatura Plena). 3. Superv iso Exercida:

No exerce superviso direta sobre pessoas. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio).

109

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

110

Cargo: Analista de RH II
1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa, elabora e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Desenvolve, avalia e controla atividades de suporte gesto de RH. Representa, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Elabora, analisa e emite relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao. Acompanha a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharelado ou Licenciatura Plena). Desejvel psgraduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso direta. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso.

111

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

112

Cargo: Analista de RH III


1. Responsabilidades: Elabora, analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Desenvolve, executa e acompanha polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Desenvolve, avalia e controla atividades de suporte gesto de RH. Repres enta, conforme delegao superior, a Entidade em rgos externos pblicos e/ou privados. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Elabora, analisa e emite relatrios tcnicos referentes sua rea de atuao. Acompanha a operacionalizao dos servios por meio de monitoramento dos processos. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharelado ou Licenciatura Plena), com ps -graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos.

113

4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

114

Cargo: Consultor de RH I
1. Responsabilidades: Presta consultoria aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo melhorias na gesto de pessoas. Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento das polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados tcnicos. Desenvolve, avalia e controla atividades de gesto de pessoas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsic as estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel ou Licenciatura de longa durao 4 anos). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos na rea.

115

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

116

Cargo: Consultor de RH II
1. Responsabilidades: Presta consultoria aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo melhorias na gesto de pessoas. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento de polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. Elabora, executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Desenvolve, avalia e controla atividades de gesto de pessoas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharelado ou Licenciatura Plena). Desejvel Psgraduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

117

Mnimo de 4 anos na rea.

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

118

Cargo: Consultor de RH III


1. Responsabilidades: Presta consultoria aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo melhorias na gesto de pessoas. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento de polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. Elabora, executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Desenvolve, avalia e controla atividades de gesto de pessoas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de gesto de pessoas. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel ou Licenciatura plena). 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, sob superviso.

119

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

120

Cargo: Analista de TI
1. Responsabilidades: Monitora a execuo dos processos em produo por meio da verificao peridica de acessos produzidos pelos sistemas de informtica. Atua de acordo com os procedimentos de suporte a operao de sistemas para o cumprimento dos padres estabelecidos pela rea. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como das metas fsicas

estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano (incluindo experincia de estgio). 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

121

Cargo: Analista de Infra-estrutura I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Mantm e monitora o ambiente de rede. Identifica e prope aes corretivas e preventivas do ambiente de rede. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento do ambiente de rede. Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios relativos rede. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos de experincia na rea especfica.

122

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

123

Cargo: Analista de Infra-estrutura II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Identifica, avalia e prope aes corretivas e preventivas no ambiente de rede. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento do ambiente de rede.

Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios


relativos rede. Prope metodologia e tecnologia, que sero disponibilizados nos sistemas de informtica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos de experincia na rea espec fica.

124

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

125

Cargo: Analista de Infra-estrutura III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Identifica, avalia e prope aes corretivas e preventivas no ambiente de rede. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento do ambiente de rede.

Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios


relativos rede. Prope metodologia e tecnologia, que sero disponibilizados nos sistemas de informtica. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), c om ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos.

126

4. Complexidade

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

127

Cargo: Analista de Sistemas I


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Acompanha e desenvolve sistemas de informtica. Identifica e prope aes corretivas e preventivas em sistemas de informtica. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento dos sistemas de informtica. Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios relativos a sistemas de informtica. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso.

128

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos de experincia na rea especfic a. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

129

Cargo: Analista de Sistemas II


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Identifica e prope aes corretivas e preventivas em sistemas de informtica. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento dos sistemas de informtica.

Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios


relativos a sistemas de informtica. Prope metodologia e tecnologia, que sero disponibilizados nos sistemas de informtica. Acompanha e desenvolve sistemas de informtica. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia.

130

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

131

Cargo: Analista de Sistemas III


1. Responsabilidades: Analisa, desenvolve e executa processos / projetos. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Identifica e prope aes corretivas e preventivas em sistemas de informtica. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento dos sistemas de informtica.

Atende solicitaes de resoluo de problemas e requisies de servios


relativos a sistemas de informtica. Prope metodologia e tecnologia, que sero disponibilizados nos sistemas de informtica. Acompanha e desenvolve sistemas de informtica. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos.

132

4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

133

Cargo: Consultor de TI I
1. Responsabilidades: Presta

consultoria,

junto

aos

clientes

da

Unidade,

identificando

necessidades e propondo melhorias em sistemas de informtica. Acompanha o desenvolvimento e homologa soluo com base nas necessidades do cliente. Interage com outros tcnicos na busca do aprimoramento dos sistemas de informtica. Analisa, executa e acompanha relatrios, indicadores, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nos sistemas de informtica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso.

134

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

135

Cargo: Consultor de TI II
1. Responsabilidades: Presta consultoria aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo melhorias em sistemas de informtica. Acompanha o desenvolvimento e homologa soluo com base nas necessidades do cliente. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento de sistemas de informtica. Prope, executa e acompanha relatrios, indicadores, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nos sistemas de informtica. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso.

136

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

137

Cargo: Consultor de TI III


1. Responsabilidades:

Presta consultoria aos clientes da Unidade, identificando necessidades e propondo melhorias em sistemas de informtica. Acompanha, prope tecnologias para desenvolvimento e homologa soluo com base nas necessidades do cliente. Prope, em conjunto com outros tcnicos, solues para o aprimoramento de sistemas de informtica. Analisa e acompanha relatrios, indicadores, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nos sistemas de informtica. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

138

Atua em processos de alta complexidade com autonomia.

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

139

Cargo: Consultor de TI IV
1. Responsabilidades: Presta consultoria, em assuntos de alta complexidade, identificando necessidades e propondo melhorias e inovaes em sistemas de informtica, no ambiente de rede e na estrutura de dados. Implanta tecnologias para desenvolvimento de solues de TI com base nas necessidades do cliente. Prope, em conjunto com outros tcnicos e gestores, solues para o aprimoramento do parque tecnolgico do Sistema Indstria. Desenvolve relatrios, indicadores, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nos sistemas de informtica. Analisa cenrios e perspectivas de novos servios / produtos. Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. 2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao.

3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

140

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos de experincia na rea especfica. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

141

Cargo: Analista de Suporte ao Negcio I


1. Responsabilidades:

Analisa, desenvolve e executa aes de sua rea de atuao. Executa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados de sua rea de atuao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Contribui para a disponibilizao de informaes e relatrios gerenciais dos projetos de sua rea de atuao, de forma a subsidiar as Unidades na tomada de decises.

Coleta as informaes nos Departamentos Regionais, de forma a possibilitar uma anlise gerencial completa sobre o desempenho dos projetos.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 01 ano (incluindo experincia de estgio).

142

6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

143

Cargo: Analista de Suporte ao Negcio II


1. Responsabilidades:

Analisa, desenvolve e executa aes de sua rea de atuao. Elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas. Seleciona, mantm e atualiza base de dados de sua rea de atuao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos de sua rea de atuao. Contribui para a disponibilizao de informaes e relatrios gerenciais dos projetos de sua rea de atuao de forma a subsidiar as Unidades na tomada de decises.

Coleta as informaes nos Departamentos Regionais, de forma a possibilitar uma anlise gerencial completa sobre o desempenho dos projetos.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel). Desejvel ps-graduao.

3. Superviso Exercida:

No exerce superviso.

144

4. Complexidade:

Atua em processos de mdia complexidade, sob superviso, com relativo grau de autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 4 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

145

Cargo: Analista de Suporte ao Negcio III


1. Responsabilidades:

Orienta, analisa, desenvolve e executa aes de sua rea de atuao. Orienta, elabora, analisa e acompanha relatrios, polticas, planos e normas de sua rea de atuao, de forma a subsidiar as Unidades na tomada de decises.

Seleciona, mantm e atualiza base de dados de sua rea de atuao. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Analisa cenrios e perspectivas de novos negcios / produtos. Desenvolve estudos e anlises, identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos, projetos e produtos de sua rea de atuao.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Pode exercer superviso tcnica sobre pessoas, inclusive liderando equipe em processos / projetos. 4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia.

146

5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 6 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

147

Cargo: Especialista de Suporte ao Negcio


1. Responsabilidades:

Orienta, analisa e desenvolve aes de sua rea de atuao. Orienta, analisa e acompanha relatrios, pesquisas, polticas, planos e normas. Apia as gerncias no cumprimento do Plano de Ao da rea, no que diz respeito tanto aos recursos oramentrios como s metas fsicas estabelecidas para o exerccio.

Prope melhorias nos processos de trabalho, sistemas e metodologias para garantir a aderncia s demandas do negcio. Desenvolve estudos, pesquisas e anlises identificando oportunidades de melhorias nas polticas, processos e projetos da sua rea de atuao. Contribui para a definio e o desenvolvimento de estratgias e programas de trabalho para o Sistema Indstria. Produz solues inovadoras com base em atualizao e informao sobre as evolues ocorridas no seu campo de atuao.

2. Formao Acadmica:

Superior Completo (Bacharel), com ps-graduao. 3. Superviso Exercida:

Orienta e supervisiona tecnicamente equipes e grupos, cujos trabalhos exijam excelncia de base conceitual e conhecimentos tcnicos especficos, exercendo liderana em projetos e processos.

148

4. Complexidade:

Atua em processos de alta complexidade, com autonomia. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 8 anos. 6. Competncias:

De acordo com a Descrio de Cargo.

149

Cargo: Auxiliar Operacional I


1. Responsabilidades:

Atua em atividades operacionais simples, tais como: servios de copeira, de garom, de lavador de carro e de ascensorista.

2. Formao Acadmica:

Ensino Fundamental completo. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos muito simples e de baixa complexidade, sob superviso constante. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano (desejvel). 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

150

Cargo: Auxiliar Operacional II


1. Responsabilidades:

Auxilia em atividades administrativas simples. Atua em atividades de recepo e expedio de documentos. Reproduz documentos.

2. Formao Acadmica:

Ensino Fundamental completo. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos padronizados e de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano (desejvel). 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

151

Cargo: Assistente Operacional


1. Responsabilidades:

Atua em atividades de: telefonia, transporte, manuteno em geral, udio e vdeo, suporte a reunies e servios na rea de alimentao (cozinheiro).

2. Formao Acadmica:

Ensino Mdio completo. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos padronizados e de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

152

Cargo: Assistente Administrativo I


1. Responsabilidades:

Realiza e confere relatrios tcnicos de rotina da rea. Apia e executa, em conjunto com os analistas, os processos da sua rea de atuao. Emite relatrios para anlise dos gestores. Apura resultados para subsidiar tomada de deciso. Insere dados em sistemas informatizados.

2. Formao Acadmica:

Ensino Mdio completo. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 1 ano. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

153

Cargo: Assistente Administrativo II


1. Responsabilidades:

Realiza e confere relatrios tcnicos de rotina da rea. Apia e executa, em conjunto com os analistas, os processos da sua rea de atuao. Emite relatrios para anlise dos gestores. Apura resultados para subsidiar tomada de deciso. Insere dados em sistemas informatizados.

2. Formao Acadmica:

Ensino Mdio completo. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso constante. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

154

Cargo: Assistente Tcnico


1. Responsabilidades:

Realiza e confere relatrios tcnicos de rotina da rea. Apia e realiza, em conjunto com os analistas da rea, processos tcnicos. Apura resultados e obtm parmetros para subsidiar tomada de deciso. Atua em outras atividades que requeiram conhecimentos tcnicos especializados.

2. Formao Acadmica:

Ensino Mdio completo com curso tcnico especializado. 3. Superviso Exercida:

No exerce superviso. 4. Complexidade:

Atua em processos de baixa complexidade, sob superviso. 5. Tempo de Experincia:

Mnimo de 2 anos na rea de atuao. 6. Conhecimentos / Habilidades Crticos:

De acordo com a Descrio de Cargo.

155

Cargo: Assistente de Compras


1. Responsabilidades: Executa trabalhos administrativos especializados, contribuindo para o suporte de processos , produtos e servios. Apura resultados por meio de parmetros objetivos para subsidiar tomada de deciso. Compra materiais, bens e servios solicitados, atendendo s especificaes tcnicas, prazos e procedimentos de compras. Rene documentao comprobatria do cumprimento dos procedimentos de compras do Sistema Indstria. 2. Formao Acadmica: Ensino Mdio completo. 3. Superviso Exercida: No exerce superviso. 4. Complexidade: Atua em processos de baixa complexidade. 5. Tempo de Experincia: Mnimo de 1 ano. 6. Competncias: De acordo com a Descrio de Cargo.

156

ANEXO II
TABELA SALARIAL E GRUPOS DE CARGOS

157

Tabela Salarial - SENA I (rea-Fim) Nveis: Tcnico e Operacional

Grade 17 16

Pt mdio 478 404

Cargos Especialista de Desenvolvimento Industrial Analista de Desenvolvimento Industrial III Especialista em Suporte ao Negcio Analista de Desenvolvimento Industrial II Analista de Suporte ao Negcio III Secretria Executiva Analista de Desenvolvimento Industrial I Analista de Suporte ao Negcio II Secretria de Diretoria Analista de Suporte ao Negcio I Secretria de Gerncia Executiva Assistente Tcnico Assistente Administrativo II Assistente Administrativo I Assistente de Atendimento Assistente Operacional Auxiliar Operacional II Auxiliar Operacional I

80%

Faixas Salariais 100% 130%

15

342

14

291

13 12 11 10 9 8 7

248 209 176 147 124 105 91

158

Tabela Salarial Nvel: Gerencial

LI Grupo Salarial 27 26 25 24 Pt mdio 2785 2345 1970 1654 Cargos Superintendente Corporativo Diretor Geral SENAI 80%

Faixas Salariais PM LS 100% 130%

23

1384

Dir. Operaes Superintendente Jurdico Superintendente de Plan. Or. Gesto Superintendente de Serv. Compart. Gerente Executivo Gerente Executivo Gerente Executivo Assessor da Presidncia Gerente Assessor de Diretoria Gerente Gerente

22 21 20 19 18 17

1158 967 807 674 566 478

LI = Limite Inicial PM = Ponto Mdio LS = Limite Superior Tabela Salarial Unidades Corporativas Nveis: Tcnico e Operacional

Grade 18 17

Pt mdio 566 478

Cargos Especialista Jurdico Advogado Especialista

Faixas Salariais 80% 100% 130%

159

16

404

Advogado III * Auditor III Especialista em Comunicao Especialista em Planejamento Executivo de Contas III Jornalista IV Advogado II Analista de Comunicao III Analista de Planejamento III Auditor II Executivo de Contas II Jornalista III Secretria Executiva Advogado I Analista de Comunicao II Analista de Planejamento II Auditor I Executivo de Contas I Jornalista II Secretria de Diretoria Analista de Comunicao I Analista de Planejamento I Jornalista I Secretria de Gerncia Executiva Assistente Tcnico Assistente Administrativo II Assistente Administrativo I Assistente Operacional Auxiliar Operacional II Auxiliar Operacional I

15

342

14

291

13 12 11 10 9 8 7

248 209 176 147 124 105 91

Tabela Salarial - reas Compartilhadas Nveis: Tcnico e Operacional

Grade 17

Pt mdio 478

Cargos Consultor de TI IV Analista de Infra-estrutura III Analista de Sistemas III Consultor de RH III Consultor de TI III Consultor em Arrecadao Consultor Financeiro Mdico III (Perito)

Faixas Salariais 80% 100% 130%

16

404

160

15

342

Analista Administrativo III Analista de Arrecadao III Analista de Informaes III Analista de Infra-estrutura II Analista de Sistemas II Analista de RH III Analista Financeiro III Analista de Compras III Consultor de RH II Consultor de TI II Mdico II Secretria Executiva Analista Administrativo II Analista de Arrecadao II Analista de Informaes II Analista de Infraestrutura I Analista de Sistemas I Analista de RH II Analista Financeiro II Analista de Compras II Consultor de RH I Consultor de TI I Mdico I Secretria da Diretoria Analista Administrativo I Analista de Arrecadao I Analista de Informaes I Analista de Infra-estrutura I Analista de RH I Analista de TI Analista Financeiro I Analista de Compras I Secretria da Gerncia Executiva Assistente Tcnico Assistente de Compras Assistente Administrativo II Assistente Administrativo I Tcnico de Enfermagem Assistente Operacional Auxiliar Operacional II Auxiliar Operacional I

14

291

13

248

12 11 10 9 8 7

209 176 147 124 105 91

161

ANEXO III
CARREIRAS

SENAI 18 17 Especialista de Desenvolvimento Industrial 16 Analista de Desenvolvimento Industrial III 15 14 13 Analista de Desenvolvimento Industrial II Analista de Desenvolvimento Industrial I Analista de Suporte ao Negcio III Analista de Suporte ao Negcio II Analista de Suporte ao Negcio I Especialista de Suporte ao Negcio

162

UNIDADES CORPORATIVAS
18 Especialista Jurdico Advogado Especialista Jornalista IV 16 Auditor III Auditor II Auditor I Advogado III Jornalista III 15 Advogado II Jornalista II 14 Advogado I Analista de Comunicao II Jornalista I Analista de Comunicao I Executivo de Contas I Analista de Planejamento II Analista de Planejamento I Analista de Comunicao III Executivo de Contas II Analista de Planejamento III Especialista em Comunicao Executivo de Contas III Especialista em Planejamento

17

13

reas Compartilhadas

18 17 16 Analista de Sistemas III Analista de Infra-estrutura III 15 Analista de Sistemas II 14 Analista de Analista de Infra-estrutura I Consultor de TI I Analista de Infra-estrutura II Consultor de TI II Analista Financeiro III Analista Financeiro II Secretria (o) Diretoria Secretria (o) Executiva Consultor de TI IV Consultor de TI III

Consultor Financeiro

Secretria (o) Presidncia

163

Sistemas I 13 Analista Financeiro I Secretria (o) Ger. Executiva

18 17 16 Analista de RH III Analista de RH II Analista de RH I Consultor de RH III Consultor de RH II Consultor de RH I Consultor em Arrecadao Analista de Arrecadao III Analista de Arrecadao II Analista de Arrecadao I Analista de Informao III Analista de Informao II Analista de Informao I

15

14 13

Comprador III 15 Comprador II 14 13 Comprador I

Analista Administrativo III Analista Administrativo II Analista Administrativo I

12

Assistente de Compras

Assistente Tcnico

11

Assistente Administrativo II

10

Assistente Administrativo I

Assistente

164

Operacional 8 Auxiliar Operacional II Auxiliar Operacional I

165

You might also like