You are on page 1of 3

Alma Marinheira Plato dizia que existem trs tipos de homens: os mortos, os vivos e os que andam no mar.

Os homens do mar no so pessoas comuns, de fato se diferem dos demais por seus hbitos, sua linguagem e principalmente por estrias e pela solido que carregam. As estrias dos homens do mar ecoam os meados dos sculos VII ao XI onde, nesta poca, os dominadores do mar do norte eram os Vikings que usavam seus famosos navios drago, assim chamados por terem uma cabea de drago na proa, para viajarem do extremo norte ao ocidente, primeiro como guerreiros, e depois como colonos. Essas viagens eram bastante perigosas, tendo em vista que navegar somente pela propulso a vela e a remo no era nada fcil, ainda mais com as fortes tempestades e ondas enormes que surgiam pela proa no decorrer da derrota traada, deixando-os merc da ventura. Sculos aps, partia sob o comando do portugus Vasco da Gama, no reinado de D. Manuel I, a armada de cinco navios que faria uma das viagens mais notveis da era das Grandes Navegaes com intuito de descobrir o mundo. Eram travessias que duravam em mdia seis meses, e no raro, consumiam um tero da tripulao, perdurando enquanto fosse necessrio ou at quando houvesse homens para morrer. Portanto, a vida do mareante nunca foi fcil, desde sempre eram vistos como corajosos homens que se aventuravam mar adentro guiados pelos astros e levados pela fora humana e vento. Muitos dos que iam muitas vezes no voltavam das perigosas expedies, j os que retornavam eram tratados como verdadeiros mitos por terem vencido o tenebroso mar e trazido novas informaes sobre o mundo. Os tempos passaram e, com isto, os navios tiveram sua forma de navegar extremamente modificada; pois se tem hoje equipamentos avanados que facilitam de maneira inimaginvel a navegao, tais como GPS e cartas eletrnicas. Todavia, apesar de todas as mudanas, manteve-se a tradio do homem do mar. No dia de trabalho do marinheiro percebe-se uma diferena em relao ao trabalho em terra. Se fosse possvel ao navio navegar somente de oito horas da manh at as cinco da tarde, podendo fundear ao final do dia para ento recomear tudo no dia seguinte, a jornada de trabalho teria sido como a de terra, porm o navio no pode se dar esse privilgio, j que deve navegar muitas vezes por dia, se prolongando por at meses. Desta forma, durante muito tempo os marinheiros se vo adequando baderna do mar. Estabeleceram-se quartos de servio (quatro horas de trabalho) e diferentes funes para os

tripulantes que se revezam a cada dois quartos. No perodo compreendido entre os toques de alvorada (s 6 horas) e de silncio (s 22 horas), os quartos e seus intervalos so marcados por batidas do Sino de Bordo, feitas ao fim de cada meia hora, sendo uma batida singela para indicar meia hora e uma dobrada para indicar 1 hora, podendo haver combinaes entre estas. Outra importante tradio de marinha refere-se ao uniforme. Todos os Oficiais da Armada de pases que foram aliados da Inglaterra durante as Guerras Napolenicas usam a chamada Volta de Nelson na ltima divisa do uniforme. Em 1797, na Batalha de Santa Cruz de Tenerife, contra a Marinha de Guerra Espanhola, O Almirante Nelson foi atingido por um tiro de mosquete e perdeu grande parte do brao direito e, a partir da, para evitar que a manga do uniforme ficasse pendente e vazia, ele descosturava um pequeno pedao no meio da ltima divisa, dava uma volta e pendurava a manga em um boto no peito: isto ficou conhecido como o N de Nelson. A Real Marinha Britnica desde ento passou a usar, no uniforme de todos os Oficiais, o N de Nelson. A Marinha Portuguesa, aliada dos ingleses, adotou esta tradio, e a nossa Marinha, herdeira de Portugal com a vinda da Corte Portuguesa em 1808, tambm adotou-a at hoje. interessante notar que mesmo as divisas na manga tm uma tradio: foram colocadas pela Marinha Real para evitar que os Oficiais usassem as mangas do uniforme para limpar o rosto suado, limpar o nariz etc. O fato de serem speras evitava que fossem usadas como lenos. Outra importante tradio em referncia ao Pavilho Nacional. Na Marinha de Guerra, a bandeira sempre hasteada de manh exatamente s 08h00min do horrio local, e arriada exatamente no instante do pr do sol, com base em tabelas usadas em todos os rgos de Marinha. H ainda certas simbologias quanto bandeira: quando a mesma encontra-se a meio-mastro sinal de luto. Este costume teve origem na antiga marinha a vela: era usual que os navios, como mostra de pesar pela morte de uma personalidade, desamantilhassem as vergas, de modo a deix-las desalinhadas e pendentes, em diferentes ngulos, e com todos os cabos de laborar, de mastros e vergas folgados e pendentes. Esse aspecto de falso desleixo reflete a tristeza pela morte. Tambm, em um Navio de Guerra, todo militar que entra, durante o dia, ao pisar no portal, volta-se para a popa e faz uma continncia Bandeira, que mesmo no sendo vista por estar oculta por uma torre de artilharia ou de msseis, por exemplo, sempre est na popa, durante o dia. Este gesto importante porque reflete que o militar no serve a um governo, e sim Nao, simbolizada pela Bandeira Nacional.

Se algum est se perguntando at agora o significado de algumas palavras escritas no texto como derrota, fundear e portal porque provavelmente no faz parte do meio martimo, a que entramos em outra singularidade do homem do mar, a sua linguagem. Estas palavras significam rumo, ancorar e porta de entrada do navio, respectivamente, e fazem parte do dialeto marinheiro. Como afirma o Professor Doutor da Lngua Portuguesa e representante da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara, no decorrer da histria nem sempre o vocbulo guarda o seu sentido etimolgico, isto , originrio. Por motivos variados o sentido ultrapassa os limites de sua primitiva esfera semntica e assume valores novos. A linguagem do homem do mar segue essa linhagem, uma fala mpar ao passo que uma palavra no cotidiano, tal como derrota, torna-se outra de sentido totalmente diferente para aqueles que so do mar. No alfabeto no se diz a, b ou c e sim alfa, bravo ou charlie, indo at zulu (z); trata-se de um verdadeiro cdigo internacional, comum a todos os navegantes. Com efeito, h vrios motivos para dizer que o martimo um arqutipo; suas tradies, hbitos, linguagens e estrias so singulares. No obstante, enquanto houver um mar para navegar, l estar ele, o marujo audaz que nada teme (nem mesmo a morte), a no ser a prpria solido do mar azul por ele singrado e que, diferentemente dos vivos que temem a morte e dos mortos que no reclamam da solido, caminham entre as vagas e lembranas saudosas do homem do mar plenamente identificado com sua sina e que, ao entardecer, encostado amurada do navio sente, no fundo de sua alma navegante, os versos de Castro Alves: Mas, como as espumas flutuantes levam, boiando nas solides marinhas, a lgrima saudosa do marujo... possam eles, meus amigos! - efmeros filhos de minh'alma - levar uma lembrana de mim s vossas plagas!

You might also like