You are on page 1of 16

Manual de Formatura 2010

Manual de Formatura

UNIPBFPB

2010

Manual de Formatura 2010

I FORMATURA

SUMRIO

Manual de Formatura 2010

II ORIENTAES PARA OS FORMANDOS 1. Solicitao de Colao de Grau 2. Documentao para a Colao de Grau III INFORMAES PRELIMINARES SOBRE FORMATURA 1. Calendrio das Formaturas 2. Organizao da Formatura 3. Comisso de Formatura 4. Composio das Turmas para as Solenidades 5. Homenageados 6. Convite 7. Escolha do Orador 8. Do Traje 9. Da Placa 10. Simbologia das Cores 11. Mestre de cerimnias IV SOLENIDADE DE FORMATURA 1. A Aula da Saudade 2. Aposio da Placa 3. A solenidade de Colao de Grau - Assinatura da Ata - Acolhida aos presentes - Introduo dos concluintes - Apresentao das autoridades - Instalao da Assemblia - Mensagens - Requerimento de grau - Deferimento - Apresentao da Turma Concluinte - Juramento - Concesso do grau - Proclamao do Aluno Laureado - Certificao dos Homenageados da Turma Concluinte - Chamada Nominal dos Concluintes e Entrega dos Certificados de Concluso de Curso - Encerramento

Manual de Formatura 2010

Manual de Formatura 2010

I FORMATURA A Formatura momento especial na vida do formando por isso a UNIPBFPB criou o presente Manual com procedimentos para o planejamento, a organizao e a execuo da cerimnia de formatura. Todas as solenidades da Instituio devem ser organizadas de acordo com as orientaes estabelecidas neste Manual. Aqui, disponibilizamos as informaes necessrias para que voc realize, com sucesso, a sua formatura orientando as comisses ou representantes de turma com informaes referentes aos procedimentos acadmicos e protocolares. A colao de grau um ato formal, solene e oficial da Instituio que outorga grau aos alunos que concluram o curso superior de Graduao ou Graduao Tecnolgica. A solenidade inclui ainda os discursos e homenagens para uma platia de convidados. Os concluintes vestem a tradicional beca e os professores as vestes talares. A UNIPBFPB sente-se honrada em participar ativamente do ltimo compromisso acadmico dos seus alunos: a FORMATURA. Este um momento de muito orgulho porque apresenta para a comunidade o resultado de anos de trabalho na formao do melhor profissional para o mundo. A colao de grau se faz mediante o juramento pblico (de carter tico-profissional) do aluno e da concesso de grau pelo Diretor Geral. A colao de grau no ser dispensada em nenhuma hiptese. Na impossibilidade de comparecimento do concluinte solenidade oficial de colao de grau, em casos especiais mediante requerimento com justificativas, este poder requerer a colao de grau em separado, a qualquer poca. Para participar da colao de grau em separado preciso preencher requerimento na Central de Atendimento. Deferido o pedido, a concesso do grau ser conferida pelo Diretor Geral da Faculdade, em data e local definidos pela Direo Geral. Somente pode participar da Formatura ou Colar Grau o aluno concluinte que tiver integralizado toda a programao curricular do curso. II ORIENTAES PARA OS FORMANDOS 1. Solicitao de Colao de Grau Para ter seu nome includo na lista dos formandos o aluno concluinte dever preencher e entregar na Central de Atendimento o requerimento de colao de grau, acompanhado do histrico escolar e da situao acadmica, devidamente assinados pela direo do curso, condio obrigatria para ter seu nome includo na lista de formandos, pois no existe incluso automtica. Aps a entrega do requerimento, o aluno concluinte dever voltar a Central de Atendimento no prazo estipulado para confirmar a sua situao de formando.

Manual de Formatura 2010

2. Documentao para a Colao de Grau Convm ressaltar que no poder participar do ato de colao de grau, nem simbolicamente, o aluno que, mesmo tendo seu nome includo no convite, no regularizar a sua vida acadmica, ou seja, no ter cursado com conceitos e freqncia satisfatrios todo o currculo em vigor (disciplinas e carga horria), nem cumprido com todos os compromissos relacionados aos registros acadmicos (registro de notas, entrega de dirios, entre outros). Assim sendo, caso a Secretaria Geral solicite alguma documentao ao aluno este dever providenciar a entrega at dois dias antes da colao de grau. III INFORMAES PRELIMINARES SOBRE FORMATURA 1. Calendrio das Formaturas O calendrio das datas e locais propostos para as solenidades de Colao de Grau e Aposio da Placa so organizados pela Direo Geral, em articulao com a Direo Acadmica, Direo de Curso e Secretaria Geral, observando-se o seguinte: o calendrio ser definido no incio do semestre anterior a realizao das solenidades; o perodo das solenidades para os concluintes do 1 semestre ser a partir da 2 quinzena do ms de julho; o perodo das solenidades para os concluintes do 2 semestre ser a partir da 2 quinzena do ms de janeiro; As datas e locais para a realizao dos demais atos que integram o processo de formatura (Aula da Saudade, Culto Evanglico, Baile e Missa) sero definidos pela Comisso de Formatura se assim o quiserem. 2. Organizao da Formatura O processo de formatura composto por atos oficiais e extra-oficiais. a) O ato oficial a solenidade de colao de grau e Aposio da Placa. A programao, a realizao e a conduo do ato oficial da responsabilidade da Direo Geral, com o apoio da Direo Acadmica e Direes de Curso. b) Os atos extra-oficiais so os eventos de carter religioso (missa, culto evanglico...), a aula da saudade e o baile social. A organizao dos atos extra-oficiais da responsabilidade das turmas concluintes.

3. Comisso de Formatura

Manual de Formatura 2010

A turma de formandos deve constituir uma comisso de formatura integrada por alunos, que dever eleger, preferencialmente por voto, um representante para ser o elo entre formandos e a Instituio e com delegao para a tomada de decises e providncias relativas ao processo de formatura, sempre em articulao com a Direo do Curso. So atribuies da Comisso de Formatura: realizar reunies com os formandos; manter informada a Direo Acadmica, a Direo do Curso e a Secretaria Geral sobre a escolha dos homenageados (patrono, paraninfo, nome da turma), do orador, do juramentista e do requerente de grau; oficializar convites ao homenageados da turma concluinte; providenciar a confeco dos convites e da placa. locao de beca, capelo e servio fotogrfico; outras atribuies.

4. Composio das Turmas para as Solenidades Para fins de solenidade de colao de grau, a Faculdade considera o conjunto de concluintes por curso, independentemente de sua distribuio por turno e turmas da ltima srie do curso. 5. Homenageados Os homenageados sero escolhidos pelos concluintes, sob a superviso da Direo do Curso. So eles: a) Patrono: No discursa. Sugere-se que o Patrono seja algum de repercusso local, estadual ou nacional e que de preferncia tenha alguma relao com a Instituio ou com o curso, como por exemplo, uma pessoa de notrio saber acadmico reconhecido pela competncia e padro de referncia na rea; b) Paraninfo: o padrinho da turma, em geral, um professor, ou profissional da rea, que mantm prestgio incondicional junto turma. a quem compete proferir o discurso dirigido aos formandos. c) Nome da turma: a pessoa que empresta o nome a turma. No discursa. d) Homenagem Pstuma: fazer a devida referncia (in memorian). e) Homenagens Diversas (afetiva, de gratido, especial): professores ou colaboradores merecedores do reconhecimento e a gratido da turma como um todo. No discursa. OBS: Quando o patrono e paraninfo forem do sexo feminino, devero ser intitulados respectivamente de patrona e paraninfa. O termo "patronesse" usado somente em homenagens sociais e filantrpicas.

Manual de Formatura 2010

6. Convite A confeco e impresso dos convites ficam a critrio dos formandos. Aps a deciso a respeito do modelo este deve ser apreciado pelo Diretor do curso antes de ser impresso em definitivo. Alm dos dados da livre escolha dos prprios concluintes, devero constar do convite:
-

Nome da Faculdade Nome do Curso Nome do Presidente da Mantenedora Nome do Diretor Geral Nome do Diretor Acadmico Nome do Diretor do Curso Nome dos homenageados (patrono, paraninfo, nome da turma...) Nome do orador Juramento Nome do juramentista Nome do requerente de grau Nome de todos os formandos em ordem alfabtica.

Cabe Comisso de Formatura encaminhar convite para o Diretor Geral, a Direo Acadmica e para o Diretor do Curso. Compete Faculdade enviar convite especfico para autoridades e presidncia de conselhos regionais, a fim de participarem da solenidade e da composio da mesa. 7. Escolha do Orador O orador dos concluintes ser escolhido previamente dentre os candidatos concorrentes no curso, por uma Comisso especialmente designada pelo Diretor Geral, presidida pelo Diretor do Curso, a quem compete supervisionar e orientar todo o processo de escolha do orador representante dos concluintes. Em razo de a solenidade de concesso do grau se constituir em ato oficial da Faculdade, o orador de cada curso elabora seu discurso com, no mximo, 2 laudas( mximo de 05 minutos de durao) e deve apresentar a redao final do seu discurso Direo do Curso at 72 (setenta e duas) horas antes da solenidade, sem o que poder ser excludo da pauta.

8. Do Traje

Manual de Formatura 2010

Os trajes especiais para o cerimonial de colao de grau denominam-se vestes talares, e tm o objetivo de destacar as pessoas que as utilizam das demais, dando-lhes status. As vestes talares compreendem as vestes reitorais, doutoral e professoral. A capa acadmica, usada pelos formandos, no considerada uma veste talar, mas se insere nos trajes especiais do cerimonial. As vestes talares difereciam-se normalmente pelos complementos e pelas cores ligadas posio hierrquica e ao grau de saber de quem as usa, como podemos observar abaixo: a) Diretor geral: a veste reitoral composta de mura (beca preta), samarra (tnica pendente dos ombros at a altura do cotovelo), cinto e borla, tudo na cor branca, de uso exclusivo do Reitor, e que representa todas as reas do conhecimento e os trs reinos da natureza. BORLA chapu de uso privativo do Reitor/Diretor Geral, em forma de crculo, recoberto de seda, com fios pendentes, representa o poder institucional e temporal inerente ao cargo de Reitor. usado pelo Magnfico Reitor para conferir o grau aos concluintes. Os Reitores podem optar por no us-lo, devendo nesse caso, traz-lo na mo esquerda, colocando-o no centro da mesa, durante o evento.

b) professores: a veste dos professores composta apenas de uma beca longa na cor preta, com pelerine (capa usada sobre os ombros, no corte god guarda-chuva, at a altura dos ombros) na cor da rea do conhecimento do docente. c) alunos concluintes: devem usar beca na cor preta, jabeau branco (espcie de peitilho frente ao peito), faixa na cintura na cor da rea do conhecimento do curso e capelo na cabea. Recomenda-se, por oportuno, que as mulheres usem saia ou cala comprida preta, sapato ou sandlia preta e camisa branca, e os homens usem camisa branca, cala comprida preta, sapato preto e meia social preta. 9. Da Placa Aps a deciso da turma concluinte a respeito do projeto da placa, que deve ser confeccionada com a dimenso de 55cm de altura por 100cm de largura, incluindo-se a moldura, se for o caso, esta deve ser previamente aprovada pelo Diretor do Curso. A confeco e os custos so responsabilidades dos concluintes. 10. Simbologia das Cores No cerimonial, as cores utilizadas nas vestes talares tm os seus significados e representam as diversas reas do conhecimento, ou seja: a) a cor branca exclusiva do Diretor Geral e representa todas as reas do conhecimento; b) a cor cinza exclusiva dos Diretores de Curso;

c) a cor azul representa a rea do conhecimento em cincias humanas e sociais; e) a cor vermelha representa a rea do conhecimento em cincias jurdicas;

Manual de Formatura 2010

d) a cor azul escuro representa a rea do conhecimento em engenharias e cincias exatas; f) a cor verde representa a rea do conhecimento em cincias biolgicas e da sade. 11. Mestre de Cerimnias O mestre de cerimnias o condutor da solenidade de colao de grau. A ele compete conduzir o evento, com segurana, procedendo leitura do roteiro da solenidade, em boa postura e com voz firme. Ele tem a incumbncia de anunciar as fases da cerimnia, identificando os envolvidos em cada uma e acrescentando informaes complementares, quando necessrias.

IV SOLENIDADE DE FORMATURA De acordo com as normas do processo de formatura os atos oficiais que integram o processo de formatura so a aula da saudade, aposio da placa alusiva turma concluinte e a solenidade de concesso de grau. 1. A Aula da Saudade A aula da saudade o ato extra-oficial que consiste no ltimo encontro entre os concluintes e os seus mestres, na condio formal de aluno e professor, significando as despedidas das atividades acadmicas A aula da saudade presidida pelo Diretor do Curso, sendo-lhe facultado, na impossibilidade de sua presena, a indicao de um professor para represent-lo.

A programao de sugesto para a aula da saudade consiste de: a) mensagem de abertura pelo diretor do curso ou seu representante; b) mensagem do aluno concluinte previamente escolhido pela turma para ser o orador da aula da saudade; c) aulamensagem proferida por professor convidado pela turma; d) encerramento pelo diretor do curso ou seu representante.

2. Aposio da Placa

Manual de Formatura 2010

A aposio da placa na Galeria de Honra da Faculdade constitui um registro pblico e permanente da passagem da turma concluinte na Instituio, ao lado de seus dirigentes e homenageados. Alm dos registros da livre escolha dos prprios concluintes (patrono, paraninfo, nome da turma e homenageados professores e colaboradores), devero constar da placa os seguintes dados de caracterizao institucional: a) b) c) d) e) f) g) Nome da Faculdade Nome do Curso Nome do Presidente da Mantenedora Nome do Diretor Geral Nome do Diretor Acadmico Nome do Diretor do Curso Ano de Concluso do Curso

3. A solenidade de Colao de Grau A solenidade de concesso de grau aos concluintes dos cursos de graduao constitui ato oficial, formal e solene da Faculdade, regimentalmente presidido pelo Diretor Geral ou por seu representante legal (Diretor Acadmico ou Diretor de Curso designado), com a presena de dirigentes, autoridades, professores, padrinhos, familiares e convidados dos concluintes e de seus homenageados. A escolha e locao do local da solenidade, decorao, som, limpeza e o que for necessrio para a realizao do evento so de responsabilidade da Faculdade, cabendo aos concluintes apenas a locao de beca, capelo e servio fotogrfico.

- Assinatura da Ata Os concluintes devem comparecer no local da solenidade com uma hora de antecedncia do incio da solenidade e devem dirigir-se ao local de assinatura da ata. A Ata deve ser assinada por todos os formandos, sendo condio imprescindvel para participar da solenidade de colao de grau. - Acolhida aos presentes: O Mestre de Cerimnias faz a saudao inicial a todos os presentes, autoridades acadmicas e autoridades especialmente convidadas, familiares e convidados dos concluintes.

Manual de Formatura 2010

- Introduo dos concluintes: O cortejo de entrada dos concluintes com seus padrinhos e madrinhas ser conduzido por uma comisso composta pelo Diretor Acadmico, pelo Diretor do Curso e pelos homenageados da Turma Concluinte (Patrono, Paraninfo, Nome da Turma). - Apresentao das autoridades O Mestre de Cerimnia faz a apresentao das autoridades que integram a mesa dirigente da Solenidade. - Instalao da Assemblia prerrogativa do Diretor Geral, ou seu substituto, presidir a solenidade e declarar a instalao da Assemblia destinada concesso de grau aos concluintes dos cursos de graduao. No caso da presena do Governador do Estado ou do Presidente da Mantenedora, a estes ser transferida a presidncia da solenidade, obedecendo esta ordem de precedncia. - Mensagens a) o orador da turma concluinte faz seu pronunciamento, em nome dos colegas b) o paraninfo da turma concluinte faz seu pronunciamento aos concluintes. O tempo mximo de durao de cada mensagem, tanto do representante dos concluintes como do paraninfo, de 07 (sete) minutos. - Requerimento de grau: O requerimento de concesso de grau ser dirigido formalmente Solenidade, por representante dos concluintes, e ter o seguinte enunciado: ao Presidente da

Sr. Diretor Geral da Faculdade UNIPBFPB, (nome do Diretor Geral), - Eu, (nome do aluno), representando os meus colegas concluintes, requeiro, na forma da legislao em vigor, que nos seja outorgado o grau relativo ao Curso de (nome do curso), que acabamos de concluir!

Manual de Formatura 2010

- Deferimento: O Presidente da Solenidade defere explicitamente o requerimento do representante dos concluintes. IMPORTANTE: caso o requerimento no obedea aos termos definidos pelo protocolo da Faculdade, este ser indeferido, o que, por conseqncia implicar no encerramento da solenidade, em decorrncia da extino de sua finalidade. - Apresentao da Turma Concluinte: O Mestre de Cerimnias convida o Diretor do Curso para apresentar ao Diretor Geral e a Assemblia Universitria os alunos concluintes aptos a colar grau. Os alunos ficam de p para a apresentao. - Juramento: O juramento solene corresponde ao ato de compromisso do formando em relao profisso que vai futuramente exercer. O Mestre de Cerimnias convida o Juramentista para ir at a tribuna e proferir o juramento em nome da turma. Esse formando dirige-se tribuna e, com o brao direito estendido e mo espalmada, l o juramento. Os demais formandos, em p, tambm com o brao direito estendido e mo espalmada, repetem o juramento e ao final todos repetem a uma s voz, bem alto, a expresso: "ASSIM PROMETO!". - Concesso do grau: O Diretor Geral confere o grau aos concluintes apresentados e declarados aptos, para que os mesmos possam usufruir as prerrogativas profissionais que lhes so outorgadas por lei. - Proclamao do Aluno Laureado A UNIPBFPB instituiu a Medalha e o Diploma de Lurea Estudantil Faculdade UNIPBFPB com o objetivo de premiar o concluinte de cada curso que obteve o melhor rendimento acadmico durante todo o curso. O aluno (a) laureado (a) ser anunciado pelo Diretor do Curso e dever dirigir-se ao Diretor Geral (ou ao seu representante), na mesa dirigente da solenidade, acompanhado (a) de seu padrinho ou madrinha para receber a Medalha e o Diploma a que faz jus pelo aproveitamento relevante demonstrado durante o curso. - Certificao dos Homenageados da Turma Concluinte A Faculdade faz a entrega de Certificados aos homenageados escolhidos pelos concluintes (patrono, paraninfo, nome da turma).

Manual de Formatura 2010

- Chamada Nominal dos Concluintes e Entrega de Diplomas (certificado de concluso de curso) O Mestre de Cerimnias faz a chamada nominal dos concluintes, em ordem alfabtica. Estes, na ordem de chamada, dirigem-se a mesa dirigente da solenidade para receber os Diplomas. - Encerramento O Diretor Geral faz uso da palavra cumprimentando os novos profissionais, seus pais e familiares, agradecendo a presena das autoridades, dos professores e dos convidados especiais dos concluintes e declara encerrada a sesso solene de colao de grau.

Manual de Formatura 2010

Manual de Formatura 2010

You might also like