You are on page 1of 13

As Razes

Tal como uma casa, o Bonsai necessita uma boas fundaes. Tudo aquilo que voc possa fazer para melhorar o vigor e o volume das razes ser reflectido na parte visvel da rvore. Uma estrutura forte, saudvel da raiz geralmente um combinado de, alimento e poda juntamente com um composto (terra) aberto e apropriado. As razes junto ao tronco devem ser expostas, isso d aquela sensao de rvore adulta, poderosa bem ancorada terra. Uma rvore jovem no passa de uma vara espetada no cho sem interesse visual. Este alargamento da raiz chamado de ' Nebari '.

Tal como os ramos, as razes devem estar no sentido radial em torno ao tronco como os raios de uma roda. A estrutura da raiz deve estar o mais perto da rvore quanto possvel, isto , no devem ser demasiado longas, sem se aglomerarem no interior do vaso.

Melhorando as razes dos seus bonsai

Image By: Allen C. Roffey

in "Bonsai Primer"

Na figura acima vemos um sequncia para melhorar as razes num bonsai e para o iniciar o mais perto do tronco possvel, tal como foi dito anteriormente. (a) como a rvore era inicialmente no momento da compra como planta de jardim ou colhida na natureza. (b) Mostra a rvore na primeira poda. Diversas razes principais foram cortadas e tratadas com hormonas de crescimento. (c) a rvore passado um ano. J se notam novos rebentos nas partes cortadas. (d) mostra os cortes restantes das razes iniciais, tambm estes foram tratados. (e) o resultado final, uma estrutura radial boa da raiz, perto do tronco. Se voc se encontrar com uma rvore com uma ausncia da raiz perto do tronco, ou talvez somente de um par de razes grandes em posies pouco visveis, ento ter de induzir novas razes a crescer furando a casca da rvore no sitio onde quer que novas razes nasam e aplicando a as hormonas de crescimento. Esses furos sero depois tapados com musgo ou terra e esperar que novas razes nasam, as quais engrossam com o tempo. Tudo isto so processos demorados.

Ao comprar uma rvore para a converso em bonsai ou colhendo-a na natureza, voc notar que a rvore tem uma raiz principal a apontar para baixo. Essa raiz, que a ancoragem da rvore ao solo, deve ser removida para que a rvore se ajuste num vaso bonsai. Este processo pode necessitar de ser realizado em diversas podas, dependendo do tamanho da raiz a cortar, mas ateno, no podar demasiado as razes sem encurtar a copa da rvore, dever existir um contrapeso entre a copa e a raiz, como vamos explica mais frente.

Poda de razes e replantio


Poda de razes outros daqueles truques misteriosos que o far mestre na arte Bonsai. Reconheo que seja um trabalho que o intimide, o pensamento de cortar o seu bonsai pelas razes limitando-as a um pequeno vaso, no bem assim e tudo somente em beneficio da rvore.

Porque podamos as razes, para manter a rvore mais pequena?. No! A rvore est limitada no espao e a poda de razes algo que se realiza para aumentar o seu vigor e para a manter com sade. Enquanto a rvore cresce as razes estendem, alongam-se e nem toda as so capazes de absorver os nutrientes que a rvore necessita para crescer, de facto esta absoro ocorre principalmente nas suas pontas. Em analogia seria como se voc tentasse beber um pacote de leite atravs de uma palha com 10 metros de comprimento, necessitaria sugar duramente para recolher benefcios. Tambm assim faz a rvore!. Podando os ramos da rvore, produzem-se brotes laterais, podando a raiz, produzem-se razes laterais, cada uma capaz de alimentar e de irrigar a rvore. No necessrio podar as razes de uma rvore todos os anos, como j foi dito, mas seria um descuido deixar uma rvore mais de dois anos sem lhe cortar a massa radicular. Aqueles que tm plantas podem querer saber porque nunca foram informados da poda de razes, sou da opinio, para o fato, que a maioria de fornecedores de plantas no esto cientes dos benefcios desta poda... esta tcnica avanada.

Tempo De Poda
O melhor tempo para a poda da maioria de rvores realizam-se na Primavera, logo que os rebentos apaream mas antes que estes abram, porm as rvores de flor so diferentes. As rvores de flor dividem-se em duas categorias quando chega o tempo da poda, aquelas que florescem antes que sejam abertas as folhas, pr-folha e aquelas que as flores aparecem mais tarde, finais da primavera, quando j tm folhas. As rvores de flor Pr-folha devem ser podadas depois que as flores apaream mas antes que estas estejam abertas, quando as rvores de flor Ps-folha deverem ser podadas antes da abertura da folha. Os mecanismos de poda so simples. Voc necessitar como base: - Uma rea de trabalho. - Bastante composto, mistura de terra adequada espcie, para substituir o que voc remover. - Tesouras afiadas. - Rede de Nylon para tapar os furos de drenagem. - E algum mtodo apropriado para fixar (amarrar) a rvore ao vaso, arame de alumnio para Bonsai o geralmente usado, porm o arame de cobre melhor, porque mais resistente quando torcido. Pessoalmente no utilizo arame de fixao. Coloque a rvore na superfcie de trabalho e retire-a do vaso, este processo mais fcil se deixar secar ligeiramente a terra do vaso. Se a massa das razes cobre todo o interior do vaso, ento est no momento da poda. Dever pentear as razes para as distender e as poder cortar. Remova (corte) aproximadamente 30% da massa total da raiz incluindo o solo. Ao executar este trabalho voc dever ter um pulverizador mo para humedecer as razes de vez em quando e evitar que sequem pois seria a morte da planta.

Se a rvore tiver uma estrutura desigual da raiz, com algumas menores do que outras, remova menos raiz nas partes mais curtas, assim estas crescem mais depressa ficando, com o tempo, os tamanhos homogeneizados.

Na imagem ao lado vemos o tronco desde cim as respectivas razes a cor de laranja e os cor aplicados na massa radicular e na terra em tor das razes principais.

Recorde que as novas razes devero nascer perto da rvore quanto possvel. Corte ento, torno s razes principais, aplicando estes cort em forma de V.

Cubra o fundo do vaso com uma camada de composto aproximadamente 1/3 da profundidade. assente a rvore e adicione o restante solo tendo o cuidado que este ocupe todos os espaos em torno da massa da raiz, usado frequentemente um palito ou pequeno basto de madeira para introduzir a terra no meio das razes. Pressione tudo, no devem ficar bolsas de ar. Quando o solo estiver no lugar, aps a plantao, assegure-se que no fique at borda do vaso mas sim uns milmetros mais baixo para que no momento da rega a gua no escorra para fora arrastando consigo a terra e, pior, no penetrando no terreno. Pulverize a rvore com um fungicida diludo em gua e regue abundantemente, coloque ento a rvore num ponto protegido do sol e do vento por alguns dias. O fungicida sistmico um medicamento que penetra na linfa da planta e a protege de possveis fungos, alis, fungicida sistmico significa isso mesmo.

A posio da rvore no vaso


A rvore deve ser plantada de tal forma no vaso que permita que as razes grossas junto ao tronco sejam visveis. Este o segredo para conferir maturidade ao bonsai.

A rvore deve ser posicionada no vaso de modo que o tronco no fique no centro. Para encontrar a posio adequada recorremos a uma regra matemtica que utilizada no desenho e na pintura, o chamado ponto de ouro. Deve existir um eixo imaginrio no centro do tronco que defina a distancia entre ele e os bordos do vaso achando as duas seces, (A) e (B). A diferena entre a seco mais pequena (A) e a maior (B) deve ser em proporo iguais maior (B) com o todo (C). No entanto as regras existem para serem contornadas e vem-se muitos Bonsai plantados no centro de vasos rectangulares. No entanto nada disto se aplicar aos vasos redondos, onde voc deve sempre plantar a rvore no centro.

Criando um contrapeso entre as razes e a parte area

Image By: Allen C. Roffey

in "Bonsai Primer"

Ao podar as razes deve ter em conta a massa folhar da planta, as razes devem ficar mais curtas quanto menor for o volume da copa da rvore. Nos 3 exemplos acima o desenho central est desproporcional o que levaria morte da planta. O primeiro e terceiro casos so os correctos. Resumindo: Quanto maior for a massa folhar, maiores tero de ser as razes para as poder alimentar

Aramao
J falmos da aramao anteriormente, pouco mais h a dizer a no ser ilustrar os exemplos. O importante que a rvore esteja bem de sade, para tal conta o trabalho feito ao nvel das razes. Como j foi dito as rvores jovens e os Bonsai por terem pouco peso nas suas ramadas, crescem com as pernadas apontando para cima, para contrariar esse crescimento deveremos recorrer ao arame. Na imagem ao lado podemos ver uma pernada que foi rebaixada, isso s possvel com a fora exercida pelo arame que ser retirado logo que a rvore crie a habituao a essa nova forma, o que acontece passados uns meses. Repare que para aramar a pernada o arame deve vir desde baixo e seguro no tronco. O arame envolvido em torno da pernada qual estamos dado forma e que dobrado ento na posio desejada.

Image By: Allen C. Roffey

in "Bonsai Primer"

O tempo que o arame deixado na rvore varia desde algumas semanas para o material do ano, ou seja, pernadas jovens do ano em curso e que ainda so maleveis, at um ano para material maduro. O fio aplicado geralmente em meados do vero, enquanto a rvore est no crescimento activo,. As conferas podem ser deixadas com o arame durante o inverno. Cuidado, no deixar o arame mais do tempo necessrio pois a rvore cresce e engrossa o que faz com que o arame marque irremediavelmente a casca, cortando-a. Estas marcas retiram valor rvore e metem em evidncia a falta de "saber" do bonsasta. Para retirar o arame aconselho a corta-lo e no desenrolar para futuras utilizaes j que o arame deve estar direito e sem dobras no momento de aramar. O fio deve ser aplicado num ngulo aproximadamente de 45 enrolado em espiral com todos os anis dessa espiral a curta distncia uns dos outros para que a sua utilizao seja eficaz.

No aconselhvel tentar alterar o ngulo onde a pernada deixa o tronco, este causar quase certamente uma fractura. Se voc necessitar baixar a pernada, comece num ponto mais separado da sua base. Se tentar comear a curvatura perto do tronco (a), voc pode partir a pernada. Comear a curvatura em (b) muito mais segura, e mais natural, porque somente a que o peso das folhas, nas rvores em plena natureza, fazem dobrar as pernadas. O Bonsai deve imitar as suas irms gigantes e neste caso a razo est a favor.

Arame
O arame apropriado para Bonsai de alumnio, geralmente anodizado com cor castanha. Se voc no tiver acesso ao uso do arame para bonsai pode utilizar arame de cobre recozido para que fique malevel, como tambm j aqui foi dito. O fio de Bonsai est disponvel em espessuras que vo desde 1.5mm at aos 6mm. Deve seleccionar a espessura correcta para o material que vai aramar, tomando conscincia da fora que o arame pode exercer para a educao de determinada pernada ou tronco. Pode acontecer que necessita de uma fora maior do que a que um simples arame possa dar, ento, nestes casos, utilizamos dois arames, um a par do outro.

Outros mtodos para baixar pernadas


A aramao area com arame ou corda, este o processo mais antigo que se conhece e utilizado desde antes do aparecimento do arame. Aqui a espessura do arame no importante, basta que "puxem" para baixo as pernadas que queremos educar.

Podem ser utilizados pesos de chumbo, o que eu utilizo, na ponta dos arames para obrigar as pernadas a curvarem.

Mas o mercado ainda nos oferece outra ferramenta, o grampo. veja como utilizado na figura ao lado. Enquanto os dois ganchos na extremidades da ferramenta sustm a pernada, a parte central empurraa para cima dobrando-a. Veja que as pontas so plastificadas para no ferirem a rvore.

Podando um Bonsai para manter sua forma


Ao desenvolver um bonsai voc encontrar que o alto da rvore tende a crescer mais rapidamente do que a parte de baixo. Voc nunca superar completamente esta tendncia natural pois a planta recebe luz de cima enquanto as pernadas mais abaixo se mantm na sombra e por conseguinte crescem menos. Temos por isso que podar ou desbastar mais periodicamente a parte superior. Na desfolha total ou parcial do Bonsai deve-se proceder primeiro da parte inferior e s duas semanas depois nas pernadas superiores para que estas travem o seu crescimento quando j se esto a desenvolver as pernadas inferiores cortadas anteriormente, caso contrario o processo de desfolha no seria rentvel.

Podar diferencial
Os novos rebentos tendem a crescer em demasia, direitos no dando oportunidade a novos rebentos laterais o que faz com que a rvore fique pobre e com poucos ramos. Como se pode ver na figura ao lado, logo que um rebento atinja um comprimento de 6 folhas, deveremos encurta-lo deixando apenas duas, por cada corte a rvore vai repor naturalmente dois novos ramos, continuando a poda, a copa do nosso Bonsai se ir compondo.

Os Zimbros so tratados da mesma maneira, excepto que os rebentos sero arrancados e no cortados. Nos pinheiros, no entanto, as velas devero crescer mas no totalmente pois alongariam o ramo, ento cortamo-las pela metade, encurtando assim o seu crescimento natural.. Esteticamente fica mal as pernadas cobertas de vegetao ou folhas pelo que deveremos retirar todo o crescimento que nasa fora das almofadas de folhas, como se pode ver na figura abaixo. Outra norma no Bonsai no deixar crescer tambm vegetao na parte inferior das pernadas, a madeira deve ficar vista.

Podando e removendo pernadas


Pode-se dar o caso de termos de retirar uma pernada mais grossa, principalmente quando compramos a rvore num centro de jardinagem ou a colhemos na natureza e tentamos iniciar um projecto, para tal utiliza-se um serrote ou turqueses apropriadas cncavas. Essa ferida deve ficar a "morder" o tronco que, com o tempo, provocar uma cicatriz a que chamamos "Uro" como se pode ver na imagem abaixo. Tambm estes "Uro" do ao Bonsai um aspecto de rvore madura em plena natureza, ferida pelas intempries da sua "longa" vida.

Poda da folha
Com a poda de manuteno, como disse anteriormente, reduzindo os novos rebentos a duas folhas quando estes atinjam um comprimento de seis, a copa da rvore se vai compondo e ramificando. Assim por cada corte a planta gera duas novas pernadas.

Cortando como na figura acima, logo aps um rebento, nascer um nova pernada que tomar uma nova direco. Geralmente nas rvores de folha caduca estes rebentos encontram-se junto ao caule das folhas, so os rebentos que se desenvolvem na Primavera seguinte, o processo de poda serve a estimular esses rebentos. Este o resultado, uma ramificao excelente; resultado de uma poda bem feita. Repare que as pernadas esto bem ramificadas com ramos curtos e bem educados. Nestes ramos no frequente utilizar o arame, a sua educao conseguida s atravs de poda.

Podar Zimbros

Os zimbros no so cortados mas despontados, arrancadas as pontas durante a poca vegetativa. Este processo de compresso mantm as almofadas de folhagem dentro das propores e mais compactas. Nos zimbros de agulhas os novos crescimentos tambm so despontados mo e nunca deixando que se alonguem demasiado. Se a poda viesse efectuada com tesoura, no sitio do corte a vegetao acabaria por secar pois eram cortadas a meio seces de folhas ou agulhas que com este "pinado" no acontece j que elas partem sempre pelo ponto mais fraco.

A ilustrao direita mostra uma seco de almofada do zimbro pronta para ser podada e aproximadamente o que se pode podar.

Podar Pinheiros

Os pinheiros fazem Bonsais maravilhosos, no escondo que so os meu preferidos por vrios aspectos, pena que as espcies mais indicadas no existam no nosso pas, refiro-me ao pinheiro branco, pinheiro vermelho e pinheiro negro, todos japoneses. Na Europa temos o pinheiro silvestre e seguindo esta linha de conferas; os cedros, laricos, abetos e espruces. O Pinheiro manso portugus ( pinus pinea ) no utilizado por ter agulhas demasiado grandes. Existem dois tipos de poda nos pinheiros: poda para encurtar ou no deixar crescer demasiado uma pernada e a poda para gerar novas pernadas. O pinheiro gera "velas" de onde, mais tarde, abriro as agulhas, essas velas podem crescer alguns centmetros, esse ser o crescimento anual de um pinheiro, para travar esse crescimento deve-se cortar as velas principais que nasce na ponta dos ramos pela metade. sabendo que as agulhas de um pinheiro tm um perodo de vida de dois anos, necessrio que todos os anos lhe nasam novas agulhas ou arriscamos a, um dia, termos o nosso Bonsai completamente "despido".

Quanto ao segundo mtodo de poda, trata-se de incentivar o nascimento de novas pernadas. Os pinheiros so capazes de produzir um rebento onde quer que haja uma agulha, mas geralmente os novos rebentos ou gemas somente aparecem na ponta dos ramos. Como pode ver da ilustrao ao lado, a vela central geralmente a maior, este rebento deve ser removido deixando os rebentos laterais que por sua vez se desenvolvero. Cortando os novos ramos que possam nascer das velas deixadas (3) podemos ver em (5) que em cada corte se desenvolveram mais duas velas que daro origem a dois novos ramos.. Continuando assim com este processo de poda em cada pernada do nosso pinheiro, vamos ficar em pouco tempo com uma rvore bem composta, com ramos curtos e cheios de vegetao verde.

You might also like