You are on page 1of 6

CAPACITOR

O capacitor um componente que tem como sua finalidade a armazenagem de energia eltrica. E como tal irei fala inicialmente como isso seria possvel, como o capacitor feito, e onde cada modelo utilizado. Capacitor polister um capacitor que no possui polaridade. Constitudo de duas folhas de alumnio separadas por um dieltrico de plstico. Vaporiza-se alumnio sobre o polister de forma a se criar uma pequena armadura. A seguir estas fitas so enroladas formando assim o capacitor de polister. Utilizado em circuitos temporizadores, de acoplamento, de atraso, em filtros RC, etc. Capacitor varivel

No tem polaridade, constitudo de dois conjuntos um fixo e um outro mvel de que permiti o ajuste o valor da capacitncia. Utilizado em circuitos de sintonia de radio freqncia e em osciladores. Capacitor cermico

No tem polaridade, constitudo de uma placa (disco) de cermica onde feito um deposito de alumnio para que se possa fazer a solda do componente, depois de feito isso imerso em uma soluo de epxi e aps a secagem e feito o carimbo de identificao.

Voc pode se perguntar, mas qual seria a diferena entre o cermico e o de polister, o simples fato de voc estar utilizando um material que tem um grande poder isolante faz com que para que se tenha um pequeno valor de capacitncia necessrio uma grande tenso. Capacitor eletroltico

Este capacitor tem polaridade. De forma que voc no pode de forma alguma inverter este capacitor, pois ele pode explodir. Na lateral deste capacitor vem impresso o sinal de (-) indicado o plo negativo, mas existe um modelo que no tem nada impresso neste caso voc olhe em qual lado tem uma tampa de borracha, pois este lado o positivo. Que est isolado da carcaa pela borracha. Constitudo de uma caneca de alumnio que servira como base da construo onde uma soluo cida, tambm conhecida como soluo eletroltica colocada dentro da caneca. Em seguida colocada uma lmina fina de alumnio que garante o contato entre a soluo eletroltica e uma segunda armadura. O prximo passo ser fazer com uma corrente eltrica com uma intensidade previamente determinada. Isso faz com que ocorra uma reao qumica que como ela esta ligada diretamente a armadura faz com que haja a armazenagem da energia. Utilizado em tenso continua ou em tenso pulsante, apresenta uma grande capacitncia em relao ao seu volume fsico e so usados em filtros, acoplamento e desacoplamento, temporizadores etc.

Capacitncia
Inicialmente falaremos de capacitncia, o que seria capacitncia? O simples fato que o capacitor tem de armazenar energia damos o nome de capacitncia. Portanto, pelo Sistema Internacional (SI) podemos tirar a seguinte relao.

Onde: C Capacitncia (Farad) Q Carga eltrica (Coulomb) V Tenso (Volt) Quando aplicarmos ima tenso igual a 1 volt(V) e o capacitor armazenar 1 Coulomb(C) (6,28 1018 eltrons), teremos ento uma capacitncia igual a 1 Farad(F). Sabendo que a carga do eltron (e = 1,602 10-19 C). O Farad (homenagem ao fsico ingls Michael Faraday) uma unidade extremamente grande. Por isso, so mais utilizados seus submltiplos. Unidade de capacitncia:

Utilizamos capacitor para diversos fins, como vimos anteriormente. Capacitor em srie e paralelo Como no resistor no capacitor tambm podemos trabalhar com ele em paralelo ou em serie depende da nossa necessidade ou se voc no tem o componente em mo. Uma associao de capacitor pode diminuir o custo final do projeto. Associao srie. A corrente que flui atravs de capacitores em srie a mesma, porm cada capacitor ter uma queda de tenso (diferena de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenas de potencial (tenso) igual a diferena de potencial total. Para conseguir a capacitncia total:

Q igual para todos os Capacitores Q = Q1 = Q2 = Q3 U = U1 + U 2 + U3 As regras de Capacitores em srie so semelhantes aos Resistores em Paralelo. Associao paralela.

Num circuito de capacitores montados em paralelo todos esto sujeitos mesma diferena de potencial (tenso). Para calcular a sua capacidade total (Ce):

Q = Q1 + Q 2 + Q3

C E = C1 + C 2 + C3

U = U1 = U2 = U3

As regras de Capacitores em paralelo so semelhantes aos Resistores em Srie. Associao mista. Na associao mista de capacitores, tem-se capacitores associados em srie e em paralelo. Nesse caso, o capacitor equivalente deve ser obtido, resolvendo-se o circuito em partes, conforme a sua configurao. Por isso, calcule, antes associao de capacitores em srie para aps efetuar o clculo dos capacitores em paralelo.Mas isso no quer dizer que voc no possa fazer o contrrio isso depende de circuito para circuito.

Capacitor em Regime DC.


Vamos considerar o circuito a seguir onde temos uma chave e uma fonte de corrente continua.

Quando fecharmos chave S no instante t=0, comea a circular uma corrente pelo circuito. Esta corrente ira sair do terminal da bateria e entra pelo terminal superior do capacitor C. Ao mesmo tempo em que uma corrente e retirada do terminal inferior do capacitor pelo terminal negativo da bateria desta forma o capacitor vai se carregando aos poucos (armazenando eltrons em suas placas internas).

Quando o capacitor estiver totalmente carregado no existira diferena de potencial (ddp) entre a bateria e o capacitor. Se voc desconectar o capacitor ele permanecera carregado.

Se conectarmos um resistor a este capacitor carregado, constituiremos um caminho para que este capacitor se descarregue (descarga do capacitor). Da a corrente sair da placa positiva percorre o resistor e entra na placa negativa e este processo continua at que todas as cargas sejam retiradas do capacitor.

Carga e descarga do capacitor


Considerando este circuito aonde associamos um resistor e um capacitor em serie.

No primeiro instante, no havia alimentao no capacitor ento com a chave aberta a corrente i=0, e a tenso sobre o capacitor no instante t=0 seria tambm 0V. Quando fecharmos a chave S e a mantivermos fechada por um tempo(t) em segundos(s) voc ira perceber que a tenso aumentou no capacitor quer dizer que a tenso esta acompanhando a carga adquirida por ele. Podemos a partir da. Criar um grfico correspondente ao circuito.

Grfico corrente de carga do capacitor Deste grfico podemos tirar a seguinte relao:

Que seria uma equao da corrente em funo do tempo. O que diz o grfico quando fecharmos chave a corrente sobre o capacitor mxima e conforme o passar do tempo a corrente tende a baixar a 0A. Porque, se voc lembrar no que foi explicado anteriormente ver que quando a tenso sobre o capacitor for mxima e ele ter E=C sendo assim no haver mais ddp ento no a necessidade de se mandar mais corrente para o circuito. Mas qual seria o grfico desta tenso? Para facilitar a sua idia de como seria este grfico darei valores para o capacitor o resistor e para a fonte. A tenso da fonte de Vf = 6V, o valor do capacitor de C = 1000F, e o valor do resistor de R = 10000ohms. Com estes valor ser gerado o grafico abaixo.

O grfico de carga do capacitor foi gerador atravs da seguinte formula.

Onde

= R x C. Se calcularmos para o tempo de 5 segundos a tenso no

capacitor de VC = 2,36V. Foi traada estas coordenadas no grfico acima e se obteve o grfico que esta ao lado do grfico de carga do capacitor. Com 1 temos uma tenso no capacitor correspondente a 63% da tenso total da fonte no nosso caso este valor seria de = 10. Com um tempo de 10s que seria o tempo igual ao valor encontrado de temos Vc = 3,79V. Para se ter o valor do capacitor carregado necessrio de pelo menos 5 que corresponderia a 99% do valor da tenso da fonte que seria correspondente a 5,96V.

You might also like