You are on page 1of 15

A EMPRESA E OS RECURSOS DISPONVEIS

Conceitos fundamentais Cultura Organizacional Estrutura Organizacional Planeamento Implementao Recursos Humanos Recursos Financeiros Matria-prima e Equipamento Management Tempo Marketing

A EMPRESA Gesto Estratgia OS RECURSOS PRODUO


Processo de Transformao Produtividade Eficcia versus Eficincia

Elaborado por Vasco Fonseca

A Empresa e os Recursos disponveis

Conceitos fundamentais
Gesto Processo de planear, organizar e liderar os esforos de uma organizao e seus recursos, para que esta atinja os objectivos para os quais foi idealizada. Recursos (ou factores de produo) Na perspectiva econmica os recursos so chamados de factores de produo, nomeadamente terra, trabalho e capital.

A Empresa e os Recursos disponveis

CULTURA ORGANIZACIONAL
As dez caractersticas base que traduzem uma cultura organizacional

Identificao nfase no grupo Focalizao nas pessoas Integrao departamental Controlo Tolerncia ao risco Critrios de recompensa Tolerncia de conflitos Concepo de sistema aberto Orientao para fins ou meios

A Empresa e os Recursos disponveis

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Departamentalizao
Por funo marketing; finanas; produo; recursos humanos; etc. Por processo ou equipamento Por exemplo uma fbrica de mveis: carpintaria; montagem; acabamentos. Por produtos ou servios Por exemplo um supermercado (produtos de limpeza; frutas e vegetais; bebidas; conservas; etc.). Nos servios podemos pensar numa oficina automvel (mecnica geral; bate-chapas; pintura; etc.) Por cliente Tipo de cliente para o qual vendido o produto ou servio. Imaginese uma empresa de venda de material informtico (clientes individuais; pequenas empresas; grandes empresas). Por localizao Departamentos por reas geogrficas nas quais a empresa desenvolve a sua actividade.

A Empresa e os Recursos disponveis

GESTO ESTRATGIA
Planeamento
Onde ests? - Fazer uma anlise de situao, uma auto-avaliao e uma anlise do concorrente: interno e externo; micro-ambiental e macroambiental. Onde queres chegar? - De acordo com essa avaliao, os objectivos so elaborados. Isto inclui definir os pressupostos base (vista a longo prazo de um futuro possvel), a sua misso (o papel que a organizao tem na sociedade), objectivos gerais (financeiro e estratgico), objectivos de cada unidade estratgica de negcio (financeiro e estratgico), e objectivos tcticos. Como l chegar? - Estes objectivos devem conjuntamente com a anlise de situao sugerir um plano estratgico. Esse plano deve fornecer os detalhes de como alcanar os objectivos.

A Empresa e os Recursos disponveis

GESTO ESTRATGIA
Implementao Estabelecer uma cadeia de comando (estrutura organizacional). Locao de recursos necessrios (humanos, materiais, etc). Atribuir a responsabilidade de tarefas ou de processos especficos aos indivduos ou aos grupos funcionais. Controlar o processo, isto inclui monitorizar resultados, compar-los s melhores prticas, avaliar a eficcia e a eficincia do processo, controlar as variaes, e fazer ajustes ao processo quando necessrio.

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Recursos Humanos

A qualidade dos recursos humanos o maior factor de competitividade de qualquer empresa e as grandes empresas destacam-se principalmente pela gesto apropriada de recursos humanos. Como tal, pode-se afirmar que o ponto mais sensvel de todo o processo de gesto e constitui um dos maiores, se no mesmo o principal, factor de sucesso.

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Recursos financeiros Numa empresa os recursos financeiros subdividem-se em Capitais Prprios (dinheiro investido pelos donos/accionistas e ganhos lquidos anteriores) e Capitais Alheios (emprstimos bancrios). Devem existir disponibilidades de recursos financeiros adequados, no sentido de garantir o pagamento das obrigaes derivadas de operaes correntes da empresa.

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Matria-prima e Equipamento
Os materiais so os recursos base usados na produo. Aplicar os materiais duma forma eficiente e com desperdcios mnimos implica ganhos de produtividade. A gesto de stocks uma componente muito importante da gesto de operaes. Equipamento ser qualquer recurso funcional, pode ser um computador, uma mquina da linha de produo, uma mquina de reboco, etc. Necessitam de manuteno frequente e devem ser substitudos regularmente. O seu valor lquido decresce com o tempo (amortizaes).

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Management
O nvel de conhecimentos do pessoal e a eficincia dos processos implementados so factores fundamentais do sucesso. Com uma cultura de inovao e partilha de informao, nomeadamente de experincias e opinies, nasce uma das maiores determinantes no crescimento da empresa. A comunicao (interna e externa) assume uma importncia crescente no processo de gesto, sendo uma rea estratgica para a obteno de resultados

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Tempo A gesto do tempo cruza-se inevitavelmente com a metodologia adoptada e considerada por muitos autores como o recurso mais escasso de todos. Deve-se ter especial ateno aos tempos de transio (entre actividades), visto que estes so responsveis pela maior parte do tempo perdido. Para ganhar tempo necessrio investir tempo, ou seja, por vezes investir algum tempo a desenvolver capacidades pode livrar-te de andares sempre atrasado nos prazos e evitar horas extra.

A Empresa e os Recursos disponveis

OS RECURSOS
Marketing
Se no facilita uma venda ento no marketing! Subdivide-se em quatro aspectos fundamentais: Produto Inclui a anlise preliminar de todas as caractersticas que o produto/servio deve ter para se tornar apetecvel Preo Refere-se ao processo de estabelecer um preo, incluindo j partida os possveis descontos. Promoo As estratgias adoptadas para informar o potencial cliente sobre as caractersticas do produto. Distribuio (Placement) Estudo da forma e local onde o produto colocado disposio do cliente

A Empresa e os Recursos disponveis

PRODUO
Processo de Transformao

Gesto de operaes envolve planear, organizar, liderar e controlar o Processo de Transformao de recursos (inputs) em novos produtos e/ou servios (outputs).

A Empresa e os Recursos disponveis

PRODUO
Produtividade

Refere-se razo entre a quantidade obtida por unidade de tempo. Pode-se tambm complicar a equao introduzindo factores como a energia e recursos gastos, mas regra geral estes tambm dependem do tempo.

A Empresa e os Recursos disponveis

PRODUO
Eficincia versus Eficcia Eficincia Uso mnimo de recursos por volume de produo (rcio input/output ptimo). Eficcia Atingir os objectivos independentemente da quantidade de recursos aplicados. Por exemplo, pode-se conseguir atingir os objectivos em termos de produtos finais (quantidade e qualidade) mas empregar demasiados recursos nesse processo.

You might also like