You are on page 1of 12

02/12/2007

2Fase Exame Discursivo


GeoGraFIa
Caderno de prova Este caderno, com doze pginas numeradas seqencialmente, contm dez questes de Geografia. No abra o caderno antes de receber autorizao. InSTrUeS 1. Verifique se voc recebeu mais dois cadernos de prova. 2. Verifique se seu nome, seu nmero de inscrio e seu nmero do documento de identidade esto corretos nas sobrecapas dos trs cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que tm seu nome e leve-os com voc. 4. Ao receber autorizao para abrir os cadernos, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 5. Todas as respostas devero ser apresentadas nos espaos apropriados, com caneta azul ou preta. No sero consideradas as questes respondidas fora desses locais. InForMaeS GeraIS O tempo disponvel para fazer as provas de cinco horas. Nada mais poder ser registrado aps o trmino desse prazo. Ao terminar, entregue os trs cadernos ao fiscal. Ser eliminado do Vestibular Estadual 2008 o candidato que, durante as provas, utilizar mquinas ou relgios de calcular, aparelhos de reproduo de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie. Ser tambm eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

BOA PROVA!

questo

01

MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Harbra, 2005.

Como pode ser observado na figura, a Terra possui uma inclinao de 2327 em relao ao plano de sua rbita em torno do Sol, o que gera vrios fenmenos fsicos. Aponte duas alteraes, uma no clima e outra na durao dos dias e das noites, que a ausncia dessa inclinao provocaria.

geografia

questo

02

Observe na ilustrao abaixo um modelo de organizao espacial que se disseminou entre muitas metrpoles americanas a partir da dcada de 1920:

Adaptado de SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Identifique duas caractersticas da organizao espacial do Distrito Central de Negcios e apresente duas justificativas para a localizao da rea residencial da populao de renda mdia e alta.

Vestibular Estadual 2008 [Exame Discursivo]

questo

03
PAUL SingER Adaptado de Economia poltica da urbanizao. So Paulo: Brasiliense, 1995.

() hoje j legtimo se colocar a dvida quanto validade da distino entre campo e cidade. No difcil prever uma situao em que a maioria da populao rural, no sentido ecolgico, se dedique a funes urbanas e que a prtica da agricultura em nada se distinga das demais atividades urbanas.
Campo e cidade, apesar de ocuparem diferentes pores do espao geogrfico, so complementares, sendo cada vez mais difcil apontar os limites fsicos e funcionais entre um e outro. Considerando as atividades econmicas, apresente dois exemplos de intercmbio que demonstram a atual relao de interdependncia entre o espao urbano e o rural.

questo

04
A caixa que encolheu a Terra
Veja, 04/04/2007

Convencionou-se dizer que o avio, as telecomunicaes e a Internet viabilizaram a globalizao ao derrubar fronteiras e encurtar distncias. Do ponto de vista do comrcio mundial, no entanto, nenhuma inveno teve mais impacto que o continer aquela grande caixa metlica com tamanho padronizado internacionalmente que pode transportar, por trens, navios e caminhes, produtos to distintos como gros de caf e iPods. Os contineres so uma espcie de heri esquecido da globalizao (...).
Aponte uma conseqncia do uso de contineres para o transporte martimo mundial e explique por que a sua utilizao levou vrias reas porturias decadncia.

Vestibular Estadual 2008 [Exame Discursivo]

questo

05

Cidades disputam Copa de extremos

O mundial de futebol de 2014 deve ser o mais difcil em termos climticos e de logstica da histria do campeonato. Observe o esquema abaixo, com um possvel itinerrio de uma seleo de futebol participante da Copa do Mundo no Brasil.

Adaptado de Folha de So Paulo, 18/08/2007

Tendo em vista as caractersticas naturais do territrio brasileiro, explique as diferenas de temperatura verificadas entre Manaus e Porto Alegre e as diferenas de pluviosidade entre Braslia e Rio de Janeiro.

geografia

questo

06

Atlas Geogrfico Escolar. Rio de Janeiro: iBgE, 2007.

No mapa acima esto assinaladas as trs macrorregies geoeconmicas presentes no territrio brasileiro. Escolha duas delas e apresente uma caracterstica fsica e uma caracterstica socioeconmica que sejam marcantes para a sua individualizao como macrorregies.

Vestibular Estadual 2008 [Exame Discursivo]

questo

07
O Brasil vai se tornar a Arbia Saudita verde?

O Brasil novamente o pas do futuro. Depois de rodar pelo pas e se encantar com o processo de produo do lcool a partir da cana-de-acar, Thomas Friedman, colunista do New York Times e um dos maiores especialistas em Oriente Mdio, voltou para os Estados Unidos convencido de que o Brasil pode se tornar a Arbia Saudita do lcool. A comparao com o maior exportador mundial de petrleo no delirante. O Brasil o pas mais avanado em produo de combustveis de origem vegetal, tambm chamados biocombustveis.
poca, 12/02/2007

Aps vislumbrar a auto-suficincia na produo de petrleo, o Brasil desponta como possvel destaque na utilizao da biomassa como fonte de energia. Cite duas caractersticas do espao fsico brasileiro que favorecem a produo de biomassa no pas. Cite tambm dois riscos, um socioeconmico e outro ambiental, caso se confirme o prognstico apresentado no texto.

geografia

questo

08

A anlise de uma pirmide etria permite identificar numerosas caractersticas socioeconmicas de uma populao, o que pode contribuir para o direcionamento adequado das aes governamentais. Observe as pirmides etrias do Brasil:

VESEnTini, Jos William. Brasil: sociedade e espao. So Paulo: tica, 2006.

Identifique duas mudanas do perfil demogrfico do pas, no perodo considerado, indicando tambm uma poltica pblica adequada a cada uma dessas mudanas.

Vestibular Estadual 2008 [Exame Discursivo]

questo

09
Produto Interno Bruto Estado do Rio de Janeiro 2000

Observe a tabela.

www.cide.rj.gov.br

A economia brasileira, ao longo da dcada de 1990, passou por profundas transformaes com sucessivas privatizaes e maior abertura comercial e financeira para o capital internacional. O Estado do Rio de Janeiro, nesse perodo, reestruturou sua economia com o surgimento de novas reas especializadas, sobretudo nas regies de governo Norte Fluminense e Mdio Paraba, apesar da manuteno da forte concentrao do PIB na Regio Metropolitana. Aponte o setor industrial que mais se desenvolveu no Norte Fluminense e o mais importante do Mdio Paraba, na ltima dcada. Identifique, tambm, dois fatores que explicam a forte concentrao do PIB na Regio Metropolitana.

10

geografia

questo

10

Quatro favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro cresceram 81% em quatro dcadas

Adaptado de O Globo, 03/06/2007

Com base na anlise da imagem acima, apresente dois argumentos que explicam a expanso dessas quatro favelas na rea mais valorizada da cidade.

Vestibular Estadual 2008 [Exame Discursivo]

11

You might also like