You are on page 1of 4

O Cdigo Penal e o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) consideram crime deixar uma criana de 6 a 14 anos fora da escola, ferindo,

portanto, seu direito educao.

Quem paga a conta tem o direito de cobrar


Todo e qualquer governo no tem para dar a ningum um nico centavo que no seja arrancado de algum. (Eugnio Gudin)

Acusado de corporativista, o vereador Carlos Giannazi (PT) resolveu debater a questo nos jornais. J que a Comisso de Educao da Cmara Municipal no aceita debater as questes de ensino/aprendizagem, nem mesmo consegue reunir quatro dos sete vereadores para realizar as sesses ordinrias, resolvemos prestar os seguintes esclarecimentos aos paulistanos: 1. Em 11/08/03, o sr. Anderson Cruz (Centro Popular dos Jovens Cidados Brasil Melhor, vinculado ao COEP), denunciou a Comisso de Educao no Jornal da Tarde (SSP-11/08, Educao), citando nominalmente o ver. Giannazi nos seguintes termos: Queremos que o vereador Giannazi defenda os alunos e pais com o mesmo ardor que defende os gays; 2. Em 15/08/03, o ver. Giannazi apresenta a seguinte resposta no Jornal da Tarde (SSP-15/08, Escola): minha atuao como vereador tem se pautado pela defesa intransigente do atendimento da demanda escolar nas escolas pblicas (...) de minha autoria o projeto de lei que cria o Observatrio de Acompanhamento da Demanda Escolar e do Disque-Denncia (...)criou na cidade a campanha Criana fora da escola crime. (...)temos defendido todos os grupos sociais discriminados em nossa cidade: negros, mulheres, idosos, crianas e homossexuais. 3. Em 20/08/03, o sr. Anderson Cruz escreve no Dirio S. Paulo (Dirio do Leitor 20/08, Aumento na Cmara): Um absurdo o projeto de lei do vereador Carlos Giannazi. Se vier a ser aprovado, o diretor e supervisor (que j so marajs) vo receber 25% a mais no salrio a ttulo de transporte. Considerando o que ganham, vai ser um enorme rombo! Pior: eles vo receber este montante sem precisar prestar contas. 4. Em 21/08, o Sr. Anderson Cruz fez o seguinte comentrio no Dirio S. Paulo (Dirio do Leitor 21/08, Crtica a Marta pelos CEUs"): Na porta do gabinete do vereador (...) existe um cartaz (...) criana fora da escola crime. Segundo o vereador (...) h 300 mil crianas sem vaga. Se ele tivesse feito uma ao individual para cada criana sem escola e tivesse movido aes contra a prefeita Marta Suplicy, muito provavelmente, em vez dos faranicos CEUs, ela teria construdo escolas convencionais e resolvido o problema da falta de vagas. Se criana fora da escola crime, por que Giannazi no responsabiliza criminalmente a prefeita pela situao?

5. Em 22/08, o vereador disse, Dirio S. Paulo (Dirio do Leitor 22/08), que o projeto de lei sobre adicional para o transporte foi discutido com todos os sindicatos. 6. Em 24/08, o vereador responde ao Sr. Anderson Cruz no Dirio S. Paulo (Dirio do Leitor 24/08, Direito de usufruir da escola pblica): Anderson da Cruz (...) na carta (...) mostra-se completamente desinformado quanto aos direitos de crianas, adolescentes, jovens e adultos a uma vaga na escola pblica (...). 7. Apresentados os textos publicados nos jornais, o COEP faz as seguintes consideraes: a. Todas as Leis garantem a prioridade absoluta criana e ao adolescente: Artigo 227 da Constituio Federal; artigo 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei Federal 8069/90); e o pargrafo nico do artigo 7 da Lei Orgnica do Municpio de So Paulo. Quem desrespeita a Lei a prefeita que utiliza recursos da Manuteno e Desenvolvimento do Ensino para fazer assistencialismo: busca a servido das mes desesperadas por creche, a gratido dos jovens que foram expulsos das escolas quando eram adolescentes, e o perdo dos idosos que so mal-tratados nos postos de sade, humilhados no transporte pblico e desprezados nos centros-deconvivncia. b. Na CPI da Educao (2001), o vereador pediu a cassao dos direitos polticos dos ex-prefeitos que no cumpriram os gastos mnimos de 30% com a Educao. Por coerncia, deveria pedir a cassao do mandato da atual prefeita pelo mesmo motivo. Alm disso, causa-nos estranheza o fato do vereador defender a vice-presidente do PT, a mesma que pediu sua expulso do partido quando ele votou contra a reduo das verbas do Ensino em 50% (de 30% para 15%). c. O vereador (diretor de escola licenciado) filiado ao Sinpeem (autodenominado sindicato, embora a Carta Sindical seja da Aprofem). Sua atuao corporativista pode ser comprovada atravs dos seguintes Projetos de Lei: PL339/03 (estende as frias de julho e dezembro a todos os funcionrios das escolas); PL475/02 (aumento de salrio para o transporte: 20% para os diretores e 25% para os supervisores... no precisar prestar contas dos gastos); PL543/01 (bnus para o professor que no falta ao trabalho (sic). No sero computadas ausncias... para participar das atividades sindicais); PL408/01 (remunera as ausncias de servidores que freqentam curso de ps-graduao ou doutorado); PL308/01 (idem ao PL475/02); PL266/01 (meia entrada pra os professores); PL226/01 (curso universitrio gratuito para professores). d. Embora o vereador sempre faa propaganda da campanha Vagas Para Todos, ele omite que foi o Frum Municipal de Educao (FME) e a OAB-SP que assumiram o nus de coletar os pedidos de vagas e fazer 850 representaes administrativas e 111 aes judiciais contra o Municpio e o Estado.

i. A Senhora Cremilda Estella Teixeira, presidente do NAPA, foi buscar requerimentos at mesmo dentro da Favela Paraispolis; ii. O Senhor Anderson Cruz levantou demandas na regio da Penha e adjacncias; iii. O Grmio Ser Sudeste, autor de diversas aes contra a falta de vagas, subsidiou o FME e a OAB/SP com uma representao ao Ministrio Pblico feita em 1997 (denunciava a falta de 1000 vagas na Favela Paraispolis). Tambm organizou, digitalizou e imprimiu todas as centenas de representaes. iv. A Sra. Marlene Ferreira da Silva, assessora do vereador atualmente, chegou a recolher centenas de requerimentos para vagas. Todas com o apoio do FME (atravs das entidades) e da OAB/SP. 8. Lembramos que o COEP tambm denunciou o PL144/01 (dispes sobre o ensino religioso nas escolas de ensino fundamental na rede pblica municipal) da seguinte forma: Este projeto oportunista e impertinente, pois alm de favorecer algumas religies, proporcionar discriminao e constrangimento para as crianas (Informativo COE04502 de 23/08/2002). Este projeto favorece as religies mais tradicionais e conservadoras, justamente as que combatem outros dois projetos do vereador: PL227/01 (garante os mesmos direitos previdencirios aos companheiros da unio civil de pessoas do mesmo sexo) e PL165/01 (cria a Coordenadoria Especial dos Homossexuais). 9. Lamentamos que o vereador, formado em Histria, repete uma prtica stalinista: A idia varrer as referncias a 64", ao apresentar projetos de mudana de nomes do Elevado Costa e Silva e do Viaduto 31 de Maro (Jornal da Tarde, 22/08/2003). bom nunca esquecermos de que Stlin, alm de eliminar fisicamente seus adversrios e dissidentes polticos, tambm mandou reescrever os livros de histria e apagar imagens fotogrficas nas quais apareciam os banidos do regime. 10. Como ltimo destaque, lembramos a todos que o Senhor Anderson Cruz teve a coragem de denunciar a prefeita por Crime de Responsabilidade diretamente na Cmara Municipal em outubro de 2002, pois a falta de atendimento dos direitos da Criana e do Adolescente de conhecimento de todo e qualquer cidado. Pena que os vereadores preferiram negociar cargos com a prefeita que temia o pedido de impeachment. Finalmente, o Movimento Comunidade de Olho na Escola Pblica denuncia a omisso da Cmara Municipal nas questes educacionais. A Comisso de Educao, Cultura e Esportes, alm de no realizar suas sesses ordinrias, no exige que a prefeita apresente o Plano Municipal de Educao e que justifique o projeto e os custos dos Centros Educacionais Unificados ao mesmo tempo em que mantm 40 mil crianas nas infernais escolas-de-lata.

(a) Coordenao Mauro Alves da Silva Grmio SER Sudest

Captulo IV - Do Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer

Art. 53 - A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores; IV - direito de organizao e participao em entidades estudantis; V - acesso escola pblica e gratuita prxima de sua residncia. Pargrafo nico. direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais.

You might also like